Menu

A coleção completa para o Novo Ensino Médio

Pautado no desenvolvimento de habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na organização dos componentes curriculares em quatro áreas do conhecimento, o Novo Ensino Médio propõe a redistribuição da carga horária do segmento e pretende flexibilizar a oferta de ensino, com a possibilidade de aprofundamento em itinerários formativos, incentivando o protagonismo e a autonomia dos estudantes.

Atendendo às demandas desse marco na educação, apresentamos o novo Conecte LIVE, uma solução educacional que visa à formação integral dos estudantes, tornando-os aptos a compreender melhor o mundo e a fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, ética, consciência crítica e responsabilidade.

Destaques da Coleção

PROJETOS INTEGRADORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO, CONECTANDO AS DISCIPLINAS

Coleção que auxilia a transição à BNCC

Projeto:

Presente em todas as obras, a seção oferece a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e habilidades coletivamente.

Perspectivas:

Nesta seção, os alunos serão convidados a refl etir sobre seu projeto de vida por meio de leituras e atividades que abordam temas contemporâneos.

Sugestões de sites, textos, aplicativo e outros meios:

que possibilitam aprofundar os conteúdos em estudo.

Complementos

FAQ

Por que o formato volume único?
A BNCC, para a etapa do Ensino Médio, não propõe explicitamente uma estrutura seriada, como ocorre no Ensino Fundamental, isto é, as competências e as habilidades de cada área do conhecimento podem ser trabalhadas e retrabalhadas sob diferentes aspectos ao longo dos três anos do Ensino Médio. Por essa razão, a estrutura do livro do estudante no formato de volume único busca oferecer um material flexível, que permite diversos arranjos de conteúdo, com propostas de desenvolvimento de competências e habilidades no decorrer do Ensino Médio, de modo que todos os agentes do processo educacional possam se organizar de acordo com o propósito escolar.
Por que uma coleção organizada em componentes curriculares?
Embora na BNCC os componentes curriculares estejam agrupados em áreas de conhecimento, o documento esclarece que “essa organização não exclui necessariamente as disciplinas, com suas especificidades e saberes próprios historicamente construídos” (BNCC, p. 470). Assim, nossa opção visa ao desenvolvimento das competências e das habilidades das áreas do conhecimento sem, no entanto, romper com o modelo praticado em grande parte da rede de ensino do Brasil. Acreditamos que essa pode ser uma estratégia eficaz para a implementação da proposta do Novo Ensino Médio em sala de aula de modo consistente e flexível.
Como o Conecte LIVE pode favorecer o trabalho com habilidades e competências?
Por meio de um mapeamento completo das habilidades da BNCC do Ensino Médio por área exploradas ao longo da obra. Além desse importante recurso de planejamento, no início de cada capítulo do livro, você e os estudantes poderão consultar a(s) habilidade(s) abordada(s) nas diferentes situações didáticas propostas. Desenvolver habilidades e competências não prescinde dos objetos de conhecimento, e estes, por sua vez, tornam-se mais significativos à medida que são trabalhados com essa abordagem. Com base nessa relação, este material didático busca, nos objetos de conhecimento próprios das disciplinas, elementos para o desenvolvimento das habilidades e das competências de cada área. Consequentemente, nesta coleção, o trabalho com as competências gerais da BNCC também é observado e se empenha em apoiar e estimular atitudes de colaboração, cooperação, responsabilidade social (propostas de Projeto), assim como auxiliar no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes (seção Perspectivas).
Como o Conecte LIVE pode auxiliar na preparação dos estudantes para o Enem e para outros processos de ingresso ao Ensino Superior?
Além de questões produzidas pelos autores com base em anos de experiência em sala de aula, esta obra conta com uma seleção consistente e diversificada de questões do Enem e dos principais vestibulares do país, tanto no Livro do Estudante como no Caderno de Atividades. E para a retomada de pontos importantes, temos o Caderno de Revisão como ferramenta eficiente em estudos dirigidos ou autônomos.

Por meio da adoção dos livros didáticos das editoras Saraiva e Atual, a escola mantém a sua identidade e pode se tornar uma parceira da par Plataforma Educacional, que conta com uma série de serviços como o acesso à plataforma digital Plurall, bem como o apoio da assessoria pedagógica e de marketing escolar.

quero saber mais sobre a Par

Acesse todos os
conteúdos digitais