Menu

Português: Linguagens

Ensino médio - Volume 1 | Língua Portuguesa ● 400 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Destaques da obra:

- Autor reconhecido e obra líder do mercado.

- Divisão muito clara de cada um dos eixos, de forma muito organizada e fácil de trabalhar.

- Segue uma ordem cronológica, com unidades norteadas pelas escolas literárias (da Idade Média ao Mundo Contemporâneo).

- Linguagem que estabelece um vínculo com a realidade do aluno.

- Propõe textos contemporâneos em todos os eixos.

- Ao final do livro apresenta um índice remissivo.

Eixo de Literatura:

- Estabelece diálogos entre diferentes linguagens nas seções Imagem em Foco e Texto e Contexto.

- O estudo do contexto histórico é feito a partir de paineis de textos de Filosofia, História e História da Literatura, na seção O Texto e o Contexto em Perspectiva Multidisciplinar.

Eixo de Produção de texto:

- A cada capítulo de produção de texto, o livro trabalha um gênero textual diferente.

- Apresenta seções que orientam passo a passo como produzir, revisar e reescrever o texto (Seção Planejamento do texto, Revisão do texto e reescrita).

Eixo de Interpretação de texto: destaque para Interpretação de texto, que possui capítulos específicos.

Eixo Uso e Reflexão (Gramática): o estudo da gramática é visto como um meio de compreender e produzir textos orais e escritos. 

Enem/Vestibulares

- Prepare-se para o Enem e Vestibulares: no início dos capitulos de Interpretação de texto, é apresentado um exercicio retirado do Enem ou Vestibulares.

- Ao final de cada unidade são abordadas, além de questões de preparação, reflexões que incentivam o aluno a conhecer as habilidades e competências exigidas no ENEM e outros Vestibulares. 

Manual do Professor

- Manual do professor colorido.

- Apresenta a estrutura do livro no manual, com orientações muito detalhadas a respeito dos eixos, seções e projetos ao final das unidades.

- Traz sugestões de leitura e filmes extraclasse, com roteiros de leitura e indicações de como o professor pode trabalhar aqueles livros e filmes.

- Apresentação do livro, na Seção Conheça seu livro.

Capítulos:

  • Português - Unidade 1 - A literatura na Baixa Idade Média
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 1 - O que é literatura?
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 2 - Introdução aos gêneros do discurso
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 3 - Linguagem; comunicação e interação
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 4 - O poema
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 5 - A linguagem do Trovadorismo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 6 - O texto teatral escrito
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 7 - As variedades linguísticas
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 8 - A produção literária medieval
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 9 - Figuras de linguagem
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 10 - Competência leitora e habilidades de leitura
  • Português - Unidade 1 - Vivências
  • Português - Unidade 2 - História social do Classicismo
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 1 - A linguagem do Classicismo renascentista
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 2 - O relato pessoal
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 3 - Texto e discurso - Intertexto e interdiscurso
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 4 - O Classicismo em Portugal
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 5 - Hipertexto e gêneros digitais: o e-mail; o blog e o comentário
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 6 - Introdução à semântica
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 7 - O Quinhentismo no Brasil
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 8 - A observação; a análise e a identificação
  • Português - Unidade 2 - Vivências
  • Português - Unidade 3 - Barroco: A arte da indisciplina
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 1 - A linguagem do Barroco
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 2 - Os gêneros instrucionais
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 3 - Sons e letras
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 4 - O Barroco no Brasil
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 5 - O resumo
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 6 - A expressão escrita: ortografia - divisão silábica
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 7 - O seminário
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 8 - A expressão escrita: acentuação
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 9 - Justificação e conclusão
  • Português - Unidade 3 - Vivências
  • Português - Unidade 4 - História social do Arcadismo
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 1 - A linguagem do Arcadismo
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 2 - O debate regrado público
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 3 - Estrutura de palavras
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 4 - O Arcadismo no Brasil
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 5 - O artigo de opinião
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 6 - Formação de palavras
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 7 - A explicação e a demonstração
  • Português - Unidade 4 - Vivências

Sobre os Autores

Thereza Cochar Magalhães

Professora graduada e licenciada em Português e Francês pela FFCL de Araraquara, SP. Mestra em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara, SP. Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.

William Cereja

Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Linguística Aplicada e  Estudos da Linguagem na  PUC-SP. Professor da rede particular de ensino em São Paulo, capital.