Menu

Português: Linguagens

Ensino médio - Volume 2 | Língua Portuguesa ● 416 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Destaques da obra:

- Autor reconhecido e obra líder do mercado.

- Divisão muito clara de cada um dos eixos, de forma muito organizada e fácil de trabalhar.

- Segue uma ordem cronológica, com unidades norteadas pelas escolas literárias (da Idade Média ao Mundo Contemporâneo).

- Linguagem que estabelece um vínculo com a realidade do aluno.

- Propõe textos contemporâneos em todos os eixos.

- Ao final do livro apresenta um índice remissivo.

Eixo de Literatura:

- Estabelece diálogos entre diferentes linguagens nas seções Imagem em Foco e Texto e Contexto.

- O estudo do contexto histórico é feito a partir de paineis de textos de Filosofia, História e História da Literatura, na seção O Texto e o Contexto em Perspectiva Multidisciplinar.

Eixo de Produção de texto:

- A cada capítulo de produção de texto, o livro trabalha um gênero textual diferente.

- Apresenta seções que orientam passo a passo como produzir, revisar e reescrever o texto (Seção Planejamento do texto, Revisão do texto e reescrita).

Eixo de Interpretação de texto: destaque para Interpretação de texto, que possui capítulos específicos.

Eixo Uso e Reflexão (Gramática): o estudo da gramática é visto como um meio de compreender e produzir textos orais e escritos. 

Enem/Vestibulares

- Prepare-se para o Enem e Vestibulares: no início dos capitulos de Interpretação de texto, é apresentado um exercicio retirado do Enem ou Vestibulares.

- Ao final de cada unidade são abordadas, além de questões de preparação, reflexões que incentivam o aluno a conhecer as habilidades e competências exigidas no ENEM e outros Vestibulares. 

Manual do Professor

- Manual do professor colorido.

- Apresenta a estrutura do livro no manual, com orientações muito detalhadas a respeito dos eixos, seções e projetos ao final das unidades.

- Traz sugestões de leitura e filmes extraclasse, com roteiros de leitura e indicações de como o professor pode trabalhar aqueles livros e filmes.

- Apresentação do livro, na Seção Conheça seu livro.

Capítulos:

  • Português - Unidade 1 - História social do Romantismo. A poesia
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 1 - A linguagem e o anúncio piblicitário
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 2 - O cartaz e o anúncio publicitário
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 3 - O substantivo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 4 - O Romantismo no Brasil: primeira geração
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 5 - O texto de campanha comunitária
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 6 - O adjetivo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 7 - O Ultrarromantismo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 8 - A mesa-redonda
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 9 - O artigos e o numeral
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 10 - O Condoreirismo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 11 - O pronome
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 12 - A comparação e amemorização
  • Português - Unidade 1 - Vivências
  • Português - Unidade 2 - O Romantismo. A prosa
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 1 - O romance romântico e a identidade nacional. O romance indianista
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 2 - O verbo
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 3 - O romance regional
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 4 - O conto
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 5 - O advérbio
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 6 - O romance urbano
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 7 - Palavras relacionais; a preposição e a conjunção
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 8 - A prosa gótica
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 9 - A notícia
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 10 - A interjeição
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 11 - Levantamento de hipóteses e relação
  • Português - Unidade 2 - Vivências
  • Português - Unidade 3 - História social do Realismo; do Naturalismo e do Parnasianismo
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 1 - A linguagem do Realismo; do Naturalismo e do Parnasianismo
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 2 - A entrevista
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 3 - O modelo morfossintático - o sujeito e o predicado
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 4 - O Realismo e o Naturalismo no Brasil
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 5 - A reportagem
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 6 - Termos ligados ao verbo: objeto direto; objeto indireto; adjunto adverbial
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 7 - O Parnasianismo no Brasil
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 8 - O predicativo - Tipos de predicado
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 9 - Panorama da literatura portuguesa do século XIX
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 10 - Inferência e interpretação
  • Português - Unidade 3 - Vivências
  • Português - Unidade 4 - História social do Simbolismo
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 1 - A linguagem do Simbolismo
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 2 - A crítica
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 3 - Tipos de sujeito
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 4 - O Simbolismo no Brasil
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 5 - O editorial
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 6 - Termos ligados ao nome: adjunto adnominal e complemento nominal\
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 7 - Termos ligados ao nome: aposto e vocativo
  • Português - Unidade 4 - Vivências

Sobre os Autores

Thereza Cochar Magalhães

Professora graduada e licenciada em Português e Francês pela FFCL de Araraquara, SP. Mestra em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara, SP. Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.

William Cereja

Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Linguística Aplicada e  Estudos da Linguagem na  PUC-SP. Professor da rede particular de ensino em São Paulo, capital.