Menu

Ligamundo - Ciências

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 1º ano | Ciências ● 96 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

A coleção é dividida em unidades, sendo o volume do 1º ano composto de 4 unidades, e os volumes do 2º, 3º, 4º e 5º ano compostos de 9 unidades. Cada unidade cria situações em que o aluno realiza atividades: expõe suas ideias, lê textos de diferentes linguagens, investiga, preenche tabelas, escreve, desenha. Essas atividades começam na abertura da unidade e permeiam todo o desenvolvimento do conteúdo, em especial nas seções: Agora é com você, Vamos investigar, Vamos falar sobre..., Autoavaliação e Conectando saberes. Além dessas, a coleção também apresenta a seção Sugestões, na qual os alunos encontram recomendações de livros, vídeos, músicas e sites relacionados ao tema da unidade. 

Destaques da obra

A coleção foi pensada de modo a oferecer um processo de ensino e aprendizagem de Ciências baseado em contextualização, conteúdos significativos, levantamento dos conhecimentos prévios, problematizações, interdisciplinaridade, autoavaliação, trabalho colaborativo, aprendizagem significativa, investigação, domínio de linguagens, convívio social, cidadania, inclusão científica, uso de recursos tecnológicos, capacidade de análise crítica, consciência ambiental, educação científica e outras. 

Principais impactos com a BNCC

Todos os objetos de conhecimento e as habilidades previstas pela BNCC em Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental estão contemplados, além de um conjunto de conteúdos adicionais que favorecem a ampliação desses objetos e habilidades. 

Manual do Professor

O Manual do Professor apresenta Orientações gerais, em um total de 32 páginas, nas quais estão em destaque quadros para cada um dos anos com os objetos de conhecimento e as habilidades trabalhadas, e a Reprodução do livro do estudante com orientações específicas, com os objetivos da unidade, as habilidades da BNCC trabalhadas, o desenvolvimento de cada aula, e sugestões para o professor e para o aluno.

Capítulos:

  • Ciências - Unidade 1 - Como eu sou; como nós somos
  • Ciências - Unidade 2 - Você e o seu corpo
  • Ciências - Unidade 3 - Vamos contar o tempo?
  • Ciências - Unidade 4 - Um mundo de objetos!

Sobre o(a) Autor(a)

Sonelise Auxiliadora Cizoto

Bacharel em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Pós-graduada em Educação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (Metrocamp), São Paulo. Professora de graduação e pós-graduação nas áreas de Psicologia e Educação.

Débora Cristina de Assis Godoy

Bacharel em Pedagogia e especialista em Alfabetização pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora e coordenadora de Ensino Fundamental da rede particular de ensino na região de Campinas, São Paulo.

César da Silva Júnior

Licenciado em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Biologia da rede particular de ensino de São Paulo

Sezar Sasson

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP. Professor e supervisor de Biologia.

Paulo Sérgio Bedaque Sanches

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP. Licenciado em Física pela Faculdade de Educação da USP (habilitação em Física, Química e Matemática). Mestre em Educação a Distância pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned) - Cátedra Unesco, Madri, Espanha.