Menu

Ligamundo - Arte

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 2º ano | Arte ● 112 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Informações Livro

Coleção adota concepção de livro-mapa, no qual cada docente pode traçar sua proposta de ensino, se apropriando dos conteúdos e abordagens apresentados da maneira mais adequada para cada turma e para cada professor em seus propósitos, considerando sua formação, sua metodologia e os contextos escolares que habita. Além disso, traz uma abordagem das linguagens artísticas que visa proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências para os letramentos múltiplos, possibilitando que participem de modo crítico na sociedade.

Destaques da obra

- Coleção organizada pelo conceito de livro-mapa.

- Abrange conteúdos das artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas e híbridas, como circo, cinema e a arte digital.

- Busca proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades para os letramentos múltiplos, possibilitando que participem de modo crítico na sociedade.

- Propõe curadoria diversa e diversos momentos de experimentação artística. Os diversos caminhos possíveis para percorrer o livro possibilitam vivências e experiências que visam levar os estudantes a refletir sobre si mesmos, sobre o mundo em que vivem e sobre sua atuação no contexto em que estão inseridos.

Principais impactos com a BNCC

- A coleção apresenta como a BNCC é trabalhada a cada seção do livro, destacando objeto de conhecimento e habilidade relacionada.

- Todas as habilidades da BNCC previstas para o Ensino Fundamental I são trabalhadas ao longo da coleção.

- Seção do Manual do Professor dedicada à evidenciar o trabalho com objetos de conhecimento e habilidades da BNCC, detalhando os destaques dados ao longo do livro do aluno.

Manual do Professor

- Apresenta reflexão sobre o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Histórico das linguagens artísticas com o ensino formal.

- Proposta teórico-metodológica da coleção, visando auxiliar o professor que trabalhe com a obra.

- Apresenta organização da obra e como trabalhar com o conceito de livro-mapa.

- Apresenta orientações específicas acompanhadas de reproduções do livro do aluno, dentre as quais, orientações para condução de atividades, textos complementares e sugestões de atividades complementares. Também faz remissão aos objetos de conhecimento e habilidades da BNCC trabalhados em cada seção.

Capítulos:

  • Arte - Unidade 1 - Arte de todos os jeitos
  • Arte - Unidade 2 - Arte e transformação

Sobre o(a) Autor(a)

Caio Paduan

Bacharel em Artes Cênicas, com ênfase em Interpretação Teatral, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Pedagogia Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduando da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Professor em cursos de formação de atores e dançarinos profissionais e no Ensino Fundamental em escolas particulares.

Taiana Machado

Graduada em Música pela Unirio. Mestra em Educação pela UFRJ. Professora em escolas particulares e em projetos  culturais na rede municipal do Rio de Janeiro. Professora associada ao Instituto d’O Passo. Preparadora vocal e professora de canto em grupos teatrais e corais.

Valquiria Prates

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Mestra em Acessibilidade e Políticas Públicas de Educação pela Faculdade de Educação da USP. Doutoranda em Arte-Educação pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” (Unesp-SP). Curadora e professora em universidades, escolas e instituições culturais.

Rafael Presto

Graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP. Atuou como professor de teatro e percussão em escolas públicas e particulares. Realizou oficinas no Caps do SUS e no Serviço de Medida Socioeducativa em São Paulo. Teatrista do Coletivo de Galochas. Autor e ilustrador de livros na área de Arte e Teatro.