A coleção Trilhas da Matemática apresenta o desenvolvimento gradativo de competências e habilidade propostas pela BNCC. De forma clara e objetiva, desenvolve diferentes modalidades de raciocínio (indutivo, dedutivo, recursivo, etc.) para que os alunos possam aplicá-los na resolução de problemas, que aparecem em destaque nas seções "Desvendando enigma" e "Análise da resolução". A comunicação matemática é constantemente estimulada através de textos, esquemas, fluxogramas, etc., fazendo com que os alunos se apropriem, gradativamente, da linguagem matemática formal. Além disso, a seção "Tecnologia digital" possibilita que os alunos tenham contato com outros tipos de linguagens, próprias das ferramentas tecnológicas apresentadas. Em toda a obra procura-se fazer com que os alunos reconheçam a Matemática como uma criação humana em constante evolução, cujos conceitos e procedimentos são historicamente situados, estabelecendo relações entre diferentes campos da Matemática e entre a Matemática e outras áreas de conhecimento por meio de textos, seções e atividades. Isso possibilita que os alunos reconheçam a Matemática como um instrumento para a inserção cidadã na sociedade, tanto por seu caráter formativo como por permitir uma leitura crítica da realidade, favorecendo o desenvolvimento pessoal dos alunos através de trabalho colaborativo, de atitudes éticas e de respeito à diversidade cultural.