Menu

A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying

Maria Tereza Maldonado - 96 páginas

Código da coleção: 0371L20602

Sinopse

Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying.
Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o “mundo real”. No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta.
Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?

 

Categoria: 2 - 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Tema: Cultura digital no cotidiano do adolescente

Gênero literário: Novela

Ilustradora: Manuela Eichner
Manuela Eichner nasceu em Arroio do Tigre (RS) em 1984. Ela vive e trabalha em São Paulo. Artista multimídia, bacharel em Artes Plásticas pela UFRGS e integrante do Coletivo de Arte Mergulho. Atualmente edita publicações de arte independentes e trabalha em jornais, como a Folha de S.Paulo, e revistas, como a Trip.

Acessar manual do professor

Sobre os Autores

Maria Tereza Maldonado

Maria Tereza Maldonado nasceu em 1949, no Rio de Janeiro (RJ). Psicóloga de profissão, trabalha com projetos sociais voltados a crianças e adolescentes. Possui mais de quarenta livros publicados.

Assista à Videoaula: