Menu

Um anarquista no sótão

Ivan Jaf - 144 páginas

Código da coleção: 0324L20602

Sinopse

Final da agitada década de 1960. Aos 9 anos, Tadeu perde o avô, mas ganha um grande e improvável amigo: Donato, um ex-combatente anarquista da Guerra Civil Espanhola e antigo morador da pensão de seus avós. Enquanto o menino entra em contato com o universo adulto e se questiona sobre as complexidades da vida, o velho, do alto da sua experiência, exibe uma visão irreverente da existência humana e um repertório infindável de fábulas para contar e ilustrar seu pensamento. As divertidas conversas que Tadeu e Donato mantêm ao longo dos anos ajudam o garoto a ver o mundo com olhos mais maduros e críticos. Ambientada no Rio de Janeiro e tendo como pano de fundo a efervescência política e cultural das décadas de 1960 e 1970, a história criada por Ivan Jaf leva o leitor a uma verdadeira viagem no tempo e a uma (re)descoberta da sabedoria que as fábulas contêm.

 

Categoria: 1 - 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental

Tema: Autoconhecimento, sentimentos e emoções; Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Diálogos com a história e a filosofia

Gênero literário: Novela

Ilustrador: Guazzelli
Minibio do ilustrador: Guazzelli é gaúcho. Formou-se em Artes Plásticas pela UFRGS, é quadrinista, ilustrador editorial e diretor de arte em cinema de animação. Fez mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Participou de exposições em diversos países e tem livros publicados aqui no Brasil, na Espanha e na França.

Acessar manual do professor

Sobre os Autores

Ivan Jaf

Ivan Jaf nasceu no Rio de Janeiro, em 1957. Atualmente, dedica-se à literatura infantojuvenil e tem mais de sessenta livros de ficção, quadrinhos e peças de teatro. Estudou Comunicação e Filosofia. Foi fotógrafo e pintor até começar a escrever roteiros de histórias em quadrinhos para revistas do Brasil e da Itália.

Assista à Videoaula: