Menu

Historiar

Ensino fundamental 2 - Manual do Professor 6º ano | História

Código da coleção: 0032P20042

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

A coleção Historiar, reformulada em sua 3ª. Edição, contempla as demandas trazidas pela Base Nacional Comum Curricular e aproxima os conteúdos da disciplina da realidade do aluno e das necessidades do professor. Os conteúdos são apresentados de maneira sintética e objetiva, com uma linguagem leve e de fácil compreensão em uma estrutura ágil. Por sua vez, a proposta da História Integrada articula temas da História do Brasil com os de outras sociedades, em uma organização ao mesmo tempo cronológica e temática.  A compreensão de processos históricos, a experimentação e o estudo do espaço social, bem como a relação entre presente e passado, estão no centro da proposta do material. A coleção valoriza os conhecimentos dos alunos, que são mobilizados sempre que necessários, estabelecendo relações entre passado e presente para aproximar os assuntos estudados em sala de aula da vida real dos estudantes.Outro ponto de destaque é o trabalho com diferentes fontes históricas, escritas e não escritas, apresentando para os alunos textos e imagens atraentes que irão consolidar habilidades fundamentais para a alfabetização histórica. Para o professor, a nova edição da coleção Historiar traz em cada conjunto de página dupla as Competências e Habilidades preconizadas pela BNCC que são trabalhadas. As atividades têm caráter processual, formativo e participativo e promovem o desenvolvimento de conhecimentos, valores e atitudes e desenvolvem as habilidades de falar em público, argumentar, produzir textos e mídias sociais, incentivando que os alunos atuem no meio em que vivem exercendo a cidadania.O Manual do Professor Digital oferece Sequências Didáticas e recursos Audiovisuais que irão facilitar a preparação das aulas e auxiliar na sistematização de informações e as Avaliações e Fichas de Acompanhamento permitem verificar os avanços individuais e coletivos no trabalho com Competência e Habilidades de BNCC.

Capítulos:

  • História - Unidade 1 - Capítulo 1 - História: ação e reflexão
  • História - Unidade 1 - Capítulo 2 - Origens da humanidade
  • História - Unidade 1 - Capítulo 3 - Primeiros povos da América
  • História - Unidade 2 - Capítulo 4 - América antiga
  • História - Unidade 2 - Capítulo 5 - Mesopotâmia
  • História - Unidade 2 - Capítulo 6 - Egito antigo e Reino de Cuxe
  • História - Unidade 3 - Capítulo 7 - Grécia antiga: das origens à polis
  • História - Unidade 3 - Capítulo 8 - Grécia antiga: vivências culturais
  • História - Unidade 3 - Capítulo 9 - Roma antiga: a construção de um império
  • História - Unidade 3 - Capítulo 10 - Roma antiga: vivências culturais
  • História - Unidade 4 - Capítulo 11 - Império Bizantino
  • História - Unidade 4 - Capítulo 12 - Formação da Europa feudal
  • História - Unidade 4 - Capítulo 13 - Transformações na Europa feudal
  • História - Unidade 4 - Capítulo 14 - Mundo islâmico
  • História - Projeto temático: universo escolar

Historiar

Sobre os Autores

Gilberto Cotrim

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em História pela Faculdade de Educação da USP. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mack-SP). Professor de História na rede particular de ensino. Advogado inscrito na OAB de São Paulo.

Jaime Rodrigues

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP). Professor de História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ex-professor de História nas redes pública e particular de ensino.