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- Eu sou assim... - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Vai ter uma festa! - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

NO QUADRO ABAIXO, FAÇA UM DESENHO DE VOCÊ MESMO OU COLE SUA FOTO.

EU SOU ASSIM...

A passagem de luz pelos materiais - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para explorar (pg. 138 - 139) - BY NC 3.0BR

A passagem de luz pelos materiais

Você estudou que o sentido da visão depende da presença de luz, que entra pela pupila e estimula o interior do olho. Regiões especiais do olho enviam essas informações ao cérebro, que as interpreta. Mas será que a luz consegue atravessar qualquer objeto?

Material

• Uma lanterna

• Um prato de vidro transparente

• Uma folha de papel vegetal e uma folha de papel-cartão

Como fazer

1 Junte-se com um colega para realizar a atividade.

2 Fiquem um de frente para o outro em um local escuro, a uma distância de aproximadamente um metro. Um de vocês dois vai segurar a lanterna, e o outro, os objetos.

3 Comecem pelo prato transparente. O colega encarregado de segurar os objetos deve colocar o prato transparente na frente do corpo e pedir ao colega que ligue a lanterna e a aponte para o prato. Observem se é possível enxergar o corpo através do prato de vidro.

4 Agora repitam a atividade com a folha de papel vegetal na frente do corpo. Por último, repitam a atividade com a folha de papel-cartão.

5 Anote no quadro abaixo os resultados da atividade.

Esses objetos são feitos de materiais diferentes. Cada material tem suas próprias características. Uma dessas características está relacionada à passagem de luz. Os materiais podem ser de três tipos:

• Transparente: material que permite a passagem de luz e possibilita ver com clareza o que está atrás dele. Exemplos: vidro e alguns plásticos.

• Translúcido: material que permite a passagem de uma parte da luz e não permite ver com clareza o que está atrás dele. Exemplo: papel vegetal.

• Opaco: material que não permite a passagem da luz e, portanto, não é possível ver algo que esteja atrás dele. Exemplos: papel-cartão, papel sulfite, madeira.

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

PARA RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, UTILIZE AS INFORMAÇÕES DESTE LIVRO E AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS FAZENDO UMA PESQUISA EM OUTROS LIVROS, REVISTAS, NA INTERNET, ETC. VOCÊ TAMBÉM PODE ENTREVISTAR PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE E CONHECER A OPINIÃO DELES SOBRE O ASSUNTO.

Anexo 5 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Projeto município - BY NC 3.0BR

Complete as informações no quadro:

Apresentação de informações turísticas - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Exercícios - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

Sua tarefa será apresentar um ponto turístico da sua cidade ou que você já tenha visitado em alguma viagem. Para ajudar, siga estes passos.

• Escolha um ponto turístico para apresentar, pode ser na sua cidade ou em alguma outra que você conheça.

• Pesquise as principais informações sobre esse ponto turístico, como dados históricos, datas representativas, etc.

• Escreva um roteiro detalhado do(s) lugar(es) por onde vão passar.

• Estude o que pode ser dito, mas sem decorar, para que sua apresentação seja a mais natural e atrativa possível.

• Procure adaptar o roteiro para atender pessoas de diferentes idades, ou pessoas com necessidades especiais, e destaque informações importantes do local que será mostrado.

Atividade (pg. 74) - Matemática - Módulo 5 - Simetria de reflexão - Exercícios - Simetria de reflexão nos mosaicos das calçadas - BY NC 3.0BR

Vamos retomar a imagem do mosaico do pinhão construído com pedras portuguesas pelos calceteiros da cidade de Curitiba (PR). Nos exercícios anteriores, você verificou que uma forma geométrica pode ter mais de um eixo de simetria, em várias posições: vertical, horizontal e diagonal.

a) Use régua e lápis de cor para traçar todos os eixos de simetria possíveis no mosaico. Um deles já está traçado.

b) Quantos eixos de simetria tem esse mosaico?

Resposta:

b) 8 eixos (apenas um deles já está traçado).

Atividade - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividade - Projeto município - BY NC 3.0BR

• Prossiga a pesquisa sobre a formação do município em que está situada a escola e anote as seguintes informações:

a) Data de fundação.

b) Foi um município planejado ou cresceu espontaneamente? Explique.

c) Razões para a escolha do nome do município.

d) Povos que originalmente viviam nessa região.

e) Uma data histórica importante para o município. Explique sua escolha.

f) Duas fontes históricas que podem ser utilizadas para estudar a história do município.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade - Importância do solo - BY NC 3.0BR

• Relacione as imagens ao uso do solo e descubra alguns dos motivos da importância do solo para a vida.

Resposta:

( B ) Muitas espécies de animais se alimentam da vegetação que cresce no solo, dos frutos que se formam nas árvores e do néctar das flores.

( D ) Sobre o solo são construídas as moradias, as estradas, as escolas, os hospitais, as indústrias, os parques e muito mais.

( A ) No solo, se desenvolvem as plantas cultivadas para alimentar os seres humanos.

( C ) O solo serve de abrigo para várias espécies de animais. Nele, os animais podem se esconder de predadores, criar seus filhotes e se proteger de condições meteorológicas desfavoráveis, como a chuva, a neve ou temperaturas muito altas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividade (pg. 25) - BY NC 3.0BR

Qual estratégia você usaria para resolver as duas situações-problema?

Resposta:

Socialize as respostas. Os alunos poderão usar qualquer estratégia de cálculo mental ou até mesmo o algoritmo que aprenderam no  2 o ano para as resoluções.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Decompor números - BY NC 3.0BR

Observe a decomposição dos números 841 e 1 152.

Complete o quadro decompondo os números nas escritas indicadas.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 4 - Algoritmos da subtração - Atividades - Resolver problemas - BY NC 3.0BR

Cainã é quadrinista. Ele reproduziu 180 cópias da história em quadrinhos que criou para serem vendidas no dia de um grande evento. No primeiro dia, vendeu 47 livros. Quantas cópias sobraram para serem vendidas nos próximos dias desse evento?

Resposta:

Resposta:

180 - 47 = 133

Resposta: Sobraram 133 cópias para serem vendidas nos próximos dias.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 3 - Algoritmos da adição - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Use o algoritmo convencional para calcular as adições:

a) 37 + 47 =

b) 69 + 147 =

c) 56 + 38 =

d) 45 + 49 =

e) 64 + 27 =

f) 71 + 19 =

Resposta:

a) 84

b) 216

c) 94

d) 94

e) 91

f) 90

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividade - Leitura - BY NC 3.0BR

Acompanhe a leitura de um texto sobre as discussões acerca do formato do planeta Terra.

Terra plana? Que história é essa?

A Terra é redonda. É esférica, como uma bola. Não chega a ser uma bola perfeita, mas é quase. Agora, tem gente dizendo por aí que a Terra é plana – como se acreditava láááá no passado! Escuta, ou melhor, leia só.

Antes de começar essa conversa, não custa repetir: a Terra é redonda, tem o formato de uma bola. Se alguém perguntar, pode afirmar, sem qualquer dúvida. O fato de a Terra ser redonda é algo cientificamente comprovado por experimentos. Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muito mais.

Recentemente, em todo mundo (até no Brasil!), pessoas estão se reunindo para defender que a Terra é plana, achatada como uma moeda. Esses defensores foram apelidados de “terraplanistas”.

Cientistas de um lado e terraplanistas de outro

Qualquer afirmação da ciência precisa ser testada muitas vezes, em situações diferentes, por pesquisadores diferentes e precisa também passar pela avaliação de muitos especialistas, até ser considerada uma verdade.

O formato da Terra, por exemplo, deixou muita gente em dúvida milhares de anos atrás. Afinal de contas, se a gente senta na areia da praia e olha para o horizonte, vê uma linha reta. A partir dessa observação somente, muita gente acreditou que a Terra fosse plana mesmo, que acabasse lá, na linha do horizonte.

Acontece que nem sempre a observação mais simples é a correta. Sentados na areia da mesma praia, podemos observar um navio indo em direção à linha do horizonte até ele desaparecer. Desaparecer? Como assim? Será que o navio caiu no abismo do fim do mundo?

Os cientistas têm certeza que não, os terraplanistas acham que sim.

De onde vem a certeza de que a Terra é redonda?

Hoje é muito fácil comprovar que a Terra é redonda. Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao Espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a Terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem.

[...]

Marco Moriconi. Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. Terra plana? Que história é essa? Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/terra-plana-quehistoria-e-essa/. Acesso em: mar. 2020.

• Grife no texto os trechos que citam algumas das provas do formato esférico da Terra.

Resposta:

Os trechos a serem grifados são: “Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muito mais”; “Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a Terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem”.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 9 - Resolução de problemas - Atividade - Coleções - BY NC 3.0BR

Paulo tem uma coleção de motos e carros em miniatura. Há ao todo 20 rodas, e o número de carros é o dobro do número de motos. Quantas motos e quantos carros Paulo tem na sua coleção?

Resposta:

Socialize as estratégias dos alunos. Há 4 carros e 2 motos.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Terra: o planeta azul - BY NC 3.0BR

Quais informações sobre a Terra é possível aprender ao observar o globo terrestre?

Resposta:

Pode-se aprender sobre o formato esférico da Terra, quantos e quais são os oceanos da Terra, observar a relação entre a porção de água e de continentes. Pode-se também localizar ilhas e países, bem como algumas de suas cidades.

- pg. 123 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OS QUADRINHOS A SEGUIR ESTÃO MOSTRANDO UM DIA NA VIDA DE RUI, MAS OS ACONTECIMENTOS ESTÃO FORA DE ORDEM!

• COM UM COLEGA, ORDENE CORRETAMENTE A SEQUÊNCIA.

Resposta:

Professor, organize a turma em duplas para que coloquem em ordem o dia do personagem. Caso queira, a atividade pode ser feita coletivamente de modo que você conduza a observação. 1 - Ele está de pijama e se espreguiçando (o que indica que acabou de acordar). 2 – Ainda de pijama ele está escovando os dentes. 3 – Ele está brincando. 4 – Rui está lavando as mãos antes de almoçar. 5 – Rui está almoçando. 6 – Ao fim do dia, ele está tomando banho. Analise com os alunos a sequência temporal que determina que esses hábitos de higiene são práticas diárias (começar o dia, antes de comer, lavar-se depois de brincar, fim do dia, etc.).

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

QUE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL DEVEMOS TER PARA MANTER A SAÚDE DO CORPO? 

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

COM OS RESULTADOS DA PESQUISA, PRODUZA PANFLETOS, CARTAZES, JORNAIS, REVISTAS, VÍDEOS OU ENCENE UMA PEÇA DE TEATRO INFORMANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DE BONS HÁBITOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE.

Anúncio publicitário - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Viajar é bom demais - Exercícios - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

Anúncio publicitário

Neste capítulo, você viu anúncios publicitários de dois estados brasileiros. Agora é a sua vez de produzir um anúncio publicitário sobre o seu município para mostrar todo o potencial turístico do lugar em que você mora.

Planejamento

Reúna-se com alguns colegas e, em grupo, sigam as etapas abaixo.

• Pensem no que há de mais legal em seu município e que seria interessante para um turista conhecer.

• Reúnam imagens (fotografias ou desenhos) que representem esse lugar e que sejam atraentes.

• Elaborem um texto curto e objetivo sobre o município para convencer o leitor a conhecê-lo.

Atividade (pg. 133) - Matemática - Módulo 8 - Medidas de tempo - Exercícios - Horários diferentes no mesmo instante - BY NC 3.0BR

Você percebeu que, no mesmo instante em que Miguel e sua mãe trocavam mensagens, a cidade de São Paulo, no Brasil, e a cidade de Adelaide, na Austrália, estavam em horários diferentes?

Mais uma vez, volte à abertura deste Módulo para responder aos itens a seguir.

• Qual era o dia do mês, da semana e o horário da cidade de São Paulo, no momento em que Miguel conversava com sua mãe?

• Qual era o dia do mês, da semana e o horário da cidade de Adelaide, no momento em que a mãe conversava com Miguel?

• Qual das cidades estava com horário à frente? Quanto à frente?

Resposta:

• Dia 12, quarta-feira, 8 h da noite.

• Dia 13, quinta-feira, 9 h 30 min.

• Adelaide. 13 h 30 min.

Atividade (pg. 79) - Matemática - Módulo 5 - Simetria de reflexão - Atividades - Classificação dos polígonos - BY NC 3.0BR

Observe as representações dos sólidos geométricos. Em seguida escreva o nome da forma geométrica plana que está colorida em cada uma das representações.

Resposta:

retângulo / triângulo / retângulo

Atividade - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividades - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

Comparação de tipos de solo

Forme grupo com os colegas e descubra a cor, a composição e a textura de alguns tipos de solo, observando e manipulando diferentes amostras.

Glossário Textura: refere-se ao tamanho das partículas (“grãos”) que formam o solo.

Material

• Três amostras de diferentes tipos de solo (de jardim, de horta, areia de parquinho, do entorno da escola, etc.)

• Três bandejas plásticas ou de isopor reutilizado

• Folhas de jornal

• Lupa (opcional)

• Borrifador com água

• Duas peneiras de diferentes tramas (grossa e fina)

• Três etiquetas

Procedimento

1. Forre a mesa de trabalho com as folhas de jornal. Sobre elas, organize as bandejas.

2. Identifique os recipientes com etiquetas numeradas.

3. Despeje um punhado da amostra do solo 1 em uma das bandejas. Repita esse procedimento com as outras amostras.

4. Analise a cor e registre-a na tabela abaixo.

5. Agora manipule as amostras de solo. Procure observar o tamanho das partículas que as compõem e a presença de restos vegetais (raízes, folhas, gravetos, entre outros elementos). Se possível, use a lupa durante a observação.

6. Passe cada amostra de solo, separadamente, em uma peneira de trama grossa. Em seguida, passe o solo peneirado pela peneira de trama fina.

7. Observe os materiais que ficaram retidos na peneira grossa. Depois, os que ficaram retidos na peneira fina. Finalmente, observe os que passaram por ambas as peneiras. Anote suas observações na tabela, na linha composição.

8. Manipule novamente as amostras de solo, procurando perceber, através do tato, se são mais ou menos ásperas ou se são macias.

9. Borrife um pouco de água em um punhado da amostra. Esfregue-a entre os dedos, de preferência com a mão que você não utiliza para escrever. Qual é a sensação que você tem ao toque? Anote na linha textura.

 

Resposta:

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade (pg. 196) - BY NC 3.0BR

Solo é o lugar onde pisamos, construímos as cidades e onde as plantas se desenvolvem. Há solo nas cidades, no campo, nas florestas e na praia. Há muitos tipos de solos. Será que eles são iguais? Como o solo é formado? O que existe nele? Algo de que nem nos damos conta é de que há riquezas minerais no solo, bem como uma infinidade de seres vivos. Acompanhe na imagem alguns exemplos.

Resposta:

Professor, converse com os alunos e verifique o que sabem sobre os solos. Mostre a imagem e leia a descrição da importância do solo para cada um dos seres vivos representados.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividade - Registro do jogo (pg. 19) - BY NC 3.0BR

Vamos retomar o jogo da página de abertura deste Módulo, em que a turma de Maria, do 3º ano, jogava Nunca 10 com o ábaco de pinos.

Nunca 10 com o ábaco

Materiais (por grupo)

• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)

• um ábaco de pinos verticais

Modo de jogar

1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.

2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.

3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.

4. Cada participante, na sua vez, joga os dois dados e soma os pontos obtidos. Cada ponto no dado vale 1 argola ou 1 unidade. Em seguida, pega a quantidade de peças na cor estabelecida para representar no ábaco a ordem das unidades.

5. A cada 10 argolas no pino que representa a ordem das unidades, o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 argola da cor estabelecida para a ordem das dezenas e colocar essa argola no pino seguinte.

6. Quando um jogador completar 10 argolas no pino que representa a ordem das dezenas, deverá trocá-las por 1 argola da cor designada para a ordem das centenas.

7. Em seguida, o jogador passa o ábaco para o próximo participante, que repete o processo.

8. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da ordem das unidades de milhar

Registro do jogo

Anote no quadro o resultado obtido no final do jogo.

Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? Por quê?

Resposta:

Respostas de acordo com os pontos dos alunos no jogo.

Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? 9

Por quê? Porque, sempre que agrupamos 10 unidades ou mais, trocamos 10 delas por 1 dezena, 10 dezenas por 1 centena e assim por diante.

 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Compor números - BY NC 3.0BR

Vamos relembrar a composição dos números.

Componha os números formados por:

a) 300 + 70 + 6 =

b) 700 + 8 =

c) 300 + 70 =

d) 600 + 70 =

e) 200 + 10 + 1 =

f) 100 + 90 + 5 =

g) 2 000 + 700 + 50 =

h) 1 300 + 50 =

i) 3 000 + 200 + 30 =

j) 1 000 + 20 =

k) 5 000 + 5 =

l) 4 000 + 50 =

Resposta:

a) 300 + 70 + 6 = 376

b) 700 + 8 = 708

c) 300 + 70 = 370

d) 600 + 70 = 670

e) 200 + 10 + 1 = 211

f) 100 + 90 + 5 = 195

g) 2 000 + 700 + 50 = 2750

h) 1 300 + 50 = 1350

i) 3 000 + 200 + 30 = 3230

j) 1 000 + 20 = 1020

k) 5 000 + 5 = 5005

l) 4 000 + 50 = 4050

 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 4 - Algoritmos da subtração - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Faça o que se pede em cada item.

a) Dê o registro matemático das situações a seguir.

De 15 tirar 6:

De 32 tirar 9:

De 56 tirar 30:

De 70 tirar 15: 

b) Assinale com X a alternativa correta.

• A diferença entre 900 e 123 é:

A) 887

B) 883

C) 787

D) 777

• De 324 quanto falta para chegar a 514?

A) 180

B) 190

C) 200

D) 210

Resposta:

a) De 15 tirar 6: 15 - 6

De 32 tirar 9: 32 - 9

De 56 tirar 30: 56 - 30

De 70 tirar 15: 70 - 15

b) • D

•  B

Atividade 01 - Matemática - Módulo 4 - Algoritmos da subtração - Atividade - Vamos jogar: Nunca 10 ao contrário - BY NC 3.0BR

Nunca 10 ao contrário

Materiais (por grupo)​ • dois dados comuns (de 1 a 6 pontos) • peças do material base 10 • um ábaco de papel

Modo de jogar 1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas. 2. O grupo inicia o jogo com uma placa do material base 10, ou seja, 100 pontos para iniciar o jogo. O material é comum a todos os jogadores. 3. Na sua vez, o jogador joga os 2 dados e calcula a soma dos pontos marcados nas faces voltadas para cima. 4. O jogador deve retirar do material a quantidade de pontos obtida. Caso o material não permita retirar a quantidade exata de cubinhos, o jogador da vez deve trocar a placa por barras e cubinhos equivalentes na primeira jogada e, nas próximas, a(s) barra(s) pelos cubinhos necessários para realizar a retirada. 5. Após cada jogada, o jogador passa o material que sobrou para o jogador seguinte e retoma os procedimentos anteriores. 6. Ganha o jogo o primeiro jogador que, na sua vez de jogar, conseguir retirar todas as peças ou ficar com apenas 1 cubinho sobre a mesa.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividade - Mão na massa - BY NC 3.0BR

Tanto no lançamento de naves tripuladas como no de naves não tripuladas, é sempre utilizado um foguete para levar o veículo ao espaço.

Imagine que sua equipe seja responsável por enviar um satélite para a órbita ao redor da Terra. Para isso, vocês devem construir um foguete para transportá-lo. Veja alguns modelos a seguir.

Material

• Papéis tamanho A4

• Tesoura com pontas arredondadas

• Fita adesiva

• Canudo

Procedimento

1. Dobre o papel em quatro partes.

2. Corte ao longo das dobras.

3. Pegue um dos retângulos e enrole-o em volta do canudo, sem apertar muito. Depois retire o canudo e use a fita adesiva para prender o papel.

4. Aperte uma das extremidades para fazer a ponta do foguete e feche-a com fita adesiva.

5. Pegue uma outra folha, dobre-a ao meio e recorte dois triângulos para fazer as aletas.

6. Prenda cada uma das aletas com fita adesiva no corpo do foguete.

7. Coloque o canudo no foguete. Agora ele está pronto para ser lançado! Aguarde as orientações do professor.

Modelo de montagem

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades (pg. 155) - BY NC 3.0BR

Que detalhes do planeta você observa nesta imagem?

Resposta:

Pode-se notar que a Terra é esférica. Na cor azul, identificamos os mares e os oceanos; em branco, as nuvens; e, em marrom e verde, a parte de solo que forma os continentes e as ilhas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 2 - Adicionar e subtrair - Atividades - Cálculo mental da subtração - BY NC 3.0BR

Use a estratégia que quiser para resolver as subtrações por meio de cálculo mental. Registre como pensou.

a) 70 - 22 =

b) 58 - 34 =

c) 98 - 25 =

d) 200 - 55 =

e) 120 - 26 =

f ) 200 - 140 =

Resposta:

a) 48

70 - 22 = 48.

Uma estratégia possível:

70 - 20 = 50; 50 - 2 = 48.

b) 24

58 - 34 = 24.

Uma estratégia possível: 34 para chegar a 40 → 6; 40 para chegar a 50 → 10; 50 para chegar a 58 → 8; 6 + 10 + 8 = 24.

c) 73

98 - 25 = 73.

Uma estratégia possível:

98 - 3 = 95; 95 - 25 = 70; 70 + 3 = 73.

d) 145

200 - 55 = 145.

Uma estratégia possível:

200 - 50 = 150; 150 - 5 = 145.

e) 94

120 - 26 = 94.

Uma estratégia possível:

120 - 20 = 100; 100 - 6 = 94.

f) 60

200 - 140 = 60.

Uma estratégia possível:

140 para chegar a 150 → 10; 150 para chegar a 200 → 50; 10 + 50 = 60.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas