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- pg. 123 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OS QUADRINHOS A SEGUIR ESTÃO MOSTRANDO UM DIA NA VIDA DE RUI, MAS OS ACONTECIMENTOS ESTÃO FORA DE ORDEM!

• COM UM COLEGA, ORDENE CORRETAMENTE A SEQUÊNCIA.

Resposta:

Professor, organize a turma em duplas para que coloquem em ordem o dia do personagem. Caso queira, a atividade pode ser feita coletivamente de modo que você conduza a observação. 1 - Ele está de pijama e se espreguiçando (o que indica que acabou de acordar). 2 – Ainda de pijama ele está escovando os dentes. 3 – Ele está brincando. 4 – Rui está lavando as mãos antes de almoçar. 5 – Rui está almoçando. 6 – Ao fim do dia, ele está tomando banho. Analise com os alunos a sequência temporal que determina que esses hábitos de higiene são práticas diárias (começar o dia, antes de comer, lavar-se depois de brincar, fim do dia, etc.).

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

QUE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL DEVEMOS TER PARA MANTER A SAÚDE DO CORPO? 

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

COM OS RESULTADOS DA PESQUISA, PRODUZA PANFLETOS, CARTAZES, JORNAIS, REVISTAS, VÍDEOS OU ENCENE UMA PEÇA DE TEATRO INFORMANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DE BONS HÁBITOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE.

Atividade 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 16) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA? VAMOS RETOMÁ-LA.

OUÇA A LEITURA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 96 - 97) - BY NC 3.0BR

CONTE QUANTAS FIGURAS GEOMÉTRICAS DE CADA TIPO APARECEM NO QUADRO.

AGORA, REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA FIGURA:

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 70 - 73) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

COPIE DO POEMA A PALAVRA QUE RIMA COM:

A) BONECA 

B) QUEIMADA 

C) ARMÁRIO 

D) FIGURINHA 

Resposta:

a) Sapeca.

b) Dourada.

c) Canário.

d) Cirandinha.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 75 - 76) - BY NC 3.0BR

SIGA AS PISTAS INDICADAS PELO PROFESSOR E DESCUBRA O LOCAL DO TESOURO.

• DEPOIS, REGISTRE QUAL ERA O TESOURO.

Resposta:

Após a descoberta do local do tesouro, os alunos deverão compor o registro: caixa de Matemática.

Atividade 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 120 - 121) - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS PEIXES E CONTINUE AS SEQUÊNCIAS COM MAIS QUATRO ELEMENTOS.

Resposta:

Atividade 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividade (pg. 125) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, CONSTRUA UM ORIGAMI DE PEIXE. OBSERVE O PASSO A PASSO DAS DOBRAS NO PAPEL.

Atividade 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 131 - 133) - BY NC 3.0BR

USE O MATERIAL CUISENAIRE E FAÇA COMPOSIÇÕES DA BARRA DO 6 USANDO OUTRAS DUAS BARRAS. DEPOIS, PINTE NA MALHA QUADRICULADA TODAS AS POSSIBILIDADES.

Resposta:

Composição da barra do 6:

Barras amarela e branca.

Barras lilás e vermelha.

Barras verde-clara e verde-clara.

Barras branca e amarela.

Barras vermelha e lilás.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividade - Leitura - BY NC 3.0BR

Acompanhe a leitura de um texto sobre as discussões acerca do formato do planeta Terra.

Terra plana? Que história é essa?

A Terra é redonda. É esférica, como uma bola. Não chega a ser uma bola perfeita, mas é quase. Agora, tem gente dizendo por aí que a Terra é plana – como se acreditava láááá no passado! Escuta, ou melhor, leia só.

Antes de começar essa conversa, não custa repetir: a Terra é redonda, tem o formato de uma bola. Se alguém perguntar, pode afirmar, sem qualquer dúvida. O fato de a Terra ser redonda é algo cientificamente comprovado por experimentos. Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muito mais.

Recentemente, em todo mundo (até no Brasil!), pessoas estão se reunindo para defender que a Terra é plana, achatada como uma moeda. Esses defensores foram apelidados de “terraplanistas”.

Cientistas de um lado e terraplanistas de outro

Qualquer afirmação da ciência precisa ser testada muitas vezes, em situações diferentes, por pesquisadores diferentes e precisa também passar pela avaliação de muitos especialistas, até ser considerada uma verdade.

O formato da Terra, por exemplo, deixou muita gente em dúvida milhares de anos atrás. Afinal de contas, se a gente senta na areia da praia e olha para o horizonte, vê uma linha reta. A partir dessa observação somente, muita gente acreditou que a Terra fosse plana mesmo, que acabasse lá, na linha do horizonte.

Acontece que nem sempre a observação mais simples é a correta. Sentados na areia da mesma praia, podemos observar um navio indo em direção à linha do horizonte até ele desaparecer. Desaparecer? Como assim? Será que o navio caiu no abismo do fim do mundo?

Os cientistas têm certeza que não, os terraplanistas acham que sim.

De onde vem a certeza de que a Terra é redonda?

Hoje é muito fácil comprovar que a Terra é redonda. Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao Espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a Terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem.

[...]

Marco Moriconi. Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. Terra plana? Que história é essa? Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/terra-plana-quehistoria-e-essa/. Acesso em: mar. 2020.

• Grife no texto os trechos que citam algumas das provas do formato esférico da Terra.

Resposta:

Os trechos a serem grifados são: “Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muito mais”; “Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a Terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem”.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades (pg. 155) - BY NC 3.0BR

Que detalhes do planeta você observa nesta imagem?

Resposta:

Pode-se notar que a Terra é esférica. Na cor azul, identificamos os mares e os oceanos; em branco, as nuvens; e, em marrom e verde, a parte de solo que forma os continentes e as ilhas.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades (pg. 184) - BY NC 3.0BR

Observe a imagem representando o planeta Terra.

Indique onde estão as partes líquidas e as partes sólidas.

A imagem mostra onde há mais água na Terra. Contudo, há outros lugares onde ela está presente. Onde será que ela está?

Resposta:

A água está presente nos continentes, na forma de rios e lagos. Pergunte do que são formadas as grandes nuvens vistas na imagem: são pequeninas gotas de água na atmosfera (peça que escrevam na imagem).

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e leia as legendas. Depois escreva se o ambiente aquático é de: água doce, água salgada ou água salobra.

Resposta:

a) Água doce.

b) Água salobra.

c) Água doce.

d) Água salgada.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade (pg. 196) - BY NC 3.0BR

Solo é o lugar onde pisamos, construímos as cidades e onde as plantas se desenvolvem. Há solo nas cidades, no campo, nas florestas e na praia. Há muitos tipos de solos. Será que eles são iguais? Como o solo é formado? O que existe nele? Algo de que nem nos damos conta é de que há riquezas minerais no solo, bem como uma infinidade de seres vivos. Acompanhe na imagem alguns exemplos.

Resposta:

Professor, converse com os alunos e verifique o que sabem sobre os solos. Mostre a imagem e leia a descrição da importância do solo para cada um dos seres vivos representados.

A passagem de luz pelos materiais - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para explorar (pg. 138 - 139) - BY NC 3.0BR

A passagem de luz pelos materiais

Você estudou que o sentido da visão depende da presença de luz, que entra pela pupila e estimula o interior do olho. Regiões especiais do olho enviam essas informações ao cérebro, que as interpreta. Mas será que a luz consegue atravessar qualquer objeto?

Material

• Uma lanterna

• Um prato de vidro transparente

• Uma folha de papel vegetal e uma folha de papel-cartão

Como fazer

1 Junte-se com um colega para realizar a atividade.

2 Fiquem um de frente para o outro em um local escuro, a uma distância de aproximadamente um metro. Um de vocês dois vai segurar a lanterna, e o outro, os objetos.

3 Comecem pelo prato transparente. O colega encarregado de segurar os objetos deve colocar o prato transparente na frente do corpo e pedir ao colega que ligue a lanterna e a aponte para o prato. Observem se é possível enxergar o corpo através do prato de vidro.

4 Agora repitam a atividade com a folha de papel vegetal na frente do corpo. Por último, repitam a atividade com a folha de papel-cartão.

5 Anote no quadro abaixo os resultados da atividade.

Esses objetos são feitos de materiais diferentes. Cada material tem suas próprias características. Uma dessas características está relacionada à passagem de luz. Os materiais podem ser de três tipos:

• Transparente: material que permite a passagem de luz e possibilita ver com clareza o que está atrás dele. Exemplos: vidro e alguns plásticos.

• Translúcido: material que permite a passagem de uma parte da luz e não permite ver com clareza o que está atrás dele. Exemplo: papel vegetal.

• Opaco: material que não permite a passagem da luz e, portanto, não é possível ver algo que esteja atrás dele. Exemplos: papel-cartão, papel sulfite, madeira.

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

PARA RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, UTILIZE AS INFORMAÇÕES DESTE LIVRO E AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS FAZENDO UMA PESQUISA EM OUTROS LIVROS, REVISTAS, NA INTERNET, ETC. VOCÊ TAMBÉM PODE ENTREVISTAR PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE E CONHECER A OPINIÃO DELES SOBRE O ASSUNTO.

Atividade - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividades - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

Comparação de tipos de solo

Forme grupo com os colegas e descubra a cor, a composição e a textura de alguns tipos de solo, observando e manipulando diferentes amostras.

Glossário Textura: refere-se ao tamanho das partículas (“grãos”) que formam o solo.

Material

• Três amostras de diferentes tipos de solo (de jardim, de horta, areia de parquinho, do entorno da escola, etc.)

• Três bandejas plásticas ou de isopor reutilizado

• Folhas de jornal

• Lupa (opcional)

• Borrifador com água

• Duas peneiras de diferentes tramas (grossa e fina)

• Três etiquetas

Procedimento

1. Forre a mesa de trabalho com as folhas de jornal. Sobre elas, organize as bandejas.

2. Identifique os recipientes com etiquetas numeradas.

3. Despeje um punhado da amostra do solo 1 em uma das bandejas. Repita esse procedimento com as outras amostras.

4. Analise a cor e registre-a na tabela abaixo.

5. Agora manipule as amostras de solo. Procure observar o tamanho das partículas que as compõem e a presença de restos vegetais (raízes, folhas, gravetos, entre outros elementos). Se possível, use a lupa durante a observação.

6. Passe cada amostra de solo, separadamente, em uma peneira de trama grossa. Em seguida, passe o solo peneirado pela peneira de trama fina.

7. Observe os materiais que ficaram retidos na peneira grossa. Depois, os que ficaram retidos na peneira fina. Finalmente, observe os que passaram por ambas as peneiras. Anote suas observações na tabela, na linha composição.

8. Manipule novamente as amostras de solo, procurando perceber, através do tato, se são mais ou menos ásperas ou se são macias.

9. Borrife um pouco de água em um punhado da amostra. Esfregue-a entre os dedos, de preferência com a mão que você não utiliza para escrever. Qual é a sensação que você tem ao toque? Anote na linha textura.

 

Resposta:

Atividade 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 24 - 25) - BY NC 3.0BR

VEJA COMO AS LETRAS PODEM SER TRAÇADAS: O PONTO NA COR VERMELHA INDICA O COMEÇO DO REGISTRO E A SETA MOSTRA A DIREÇÃO A SER SEGUIDA.

• AGORA, TRACE CADA LETRA DO ALFABETO.

Atividade 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 58 - 59) - BY NC 3.0BR

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO   MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

CONTORNE NA PARLENDA A PALAVRA MINDINHO.

Resposta:

Essa proposta parte da análise de uma única palavra (mindinho) com o objetivo de focar na relação grafema/fonema. Veja se todos localizaram a palavra na parlenda.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Vamos brincar (pg. 67) - BY NC 3.0BR

O MESTRE MANDOU

FIQUE ATENTO AOS COMANDOS DIREITA, ESQUERDA, FRENTE E ATRÁS. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E PARTICIPE DA BRINCADEIRA.

Resposta:

No Módulo 1, os alunos realizaram a brincadeira “O mestre mandou”. Nesta proposta, o professor deverá observar os alunos que ainda precisam de ajuda na identificação das direções direita e esquerda, e ainda inserimos os referenciais “frente” e “atrás”.

Sugerimos a realização da atividade em um lugar aberto, como pátio ou quadra, e com auxílio de um profissional da escola, como o professor de educação física. Organize os alunos em quatro ou cinco fileiras, em pé e olhando para a mesma direção. Peça que o auxiliar fique de costas para os alunos, de modo que seus movimentos sirvam de referência para eles.

Posicione-se à frente dos alunos e explique que eles terão de se movimentar dando um passo de cada vez, de acordo com os comandos. Inicie a brincadeira falando “À frente” e espere os alunos darem o respectivo passo. Siga com os comandos “Atrás”, “À esquerda” e “À direita” e aguarde os passos para essas direções.

Quando completar os quatro comandos, peça ao auxiliar que se posicione atrás dos alunos, que devem se virar 90 graus. Repita todos os comandos, um de cada vez, de forma alternada: atrás, à direita, à frente, à esquerda. Neste momento, o auxiliar não servirá de modelo; somente fará a observação dos movimentos, verificando se algum aluno apresentou dificuldade.

Oriente os alunos a se virarem 90 graus novamente e repita os comandos. Corrija aqueles que errarem, mas deixe-os permanecer na brincadeira. À medida que a atividade avançar e os alunos demonstrarem mais domínio nos movimentos, você pode diversificar e ampliar a série de comandos. Por exemplo: à esquerda, à esquerda, à direita, atrás, à frente, à frente, à esquerda.

É importante que os alunos mudem a posição do corpo antes de iniciar uma série de comandos para que possam construir a noção de que a lateralidade do corpo não se altera, mesmo quando estamos em diferentes posições. Nessa faixa etária, as crianças ainda estão se apropriando desse conceito; portanto, é necessário explorar atividades como essas várias vezes.

Após a exploração desses referenciais, proponha a continuidade da brincadeira, trabalhando agora com as emoções. Explique aos alunos que podemos vivenciar as emoções de diferentes formas; mas, quando usamos o corpo e o rosto para nos expressar, outras pessoas conseguem identificar como estamos nos sentindo: felizes, tristes, surpresos, com raiva ou medo, etc.

Para entender como isso acontece, ao ouvirem o comando “O mestre mandou” e a respectiva emoção, eles deverão fazer movimentos com o corpo e o rosto de modo a expressar tal sentimento. Permita que se expressem como desejarem. Por fim, ressalte que as expressões corporais usadas por eles deram indícios desses sentimentos. Exemplifique a partir da vivência: quando “O mestre mandou ficar feliz”, eles sorriram e deram risadas.

Atividade 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 79 - 82) - BY NC 3.0BR

ESCREVA A PALAVRA QUE NA PARLENDA RIMA COM OITO.

Resposta:

Biscoito. 

Atividade 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 123) - BY NC 3.0BR

ESCREVA DUAS PALAVRAS QUE RIMEM COM NADAR E MAR.

Resposta:

Respostas possíveis: amar, sonhar, pular, saltar, pegar.

Atividade 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 146 - 147) - BY NC 3.0BR

RESPONDA ÀS PERGUNTAS UTILIZANDO NÚMEROS.

a) QUANTOS MENINOS HÁ NA TURMA?

b) QUANTAS MENINAS HÁ NA TURMA?

c) SE A CANTIGA FOI CANTADA UMA VEZ PARA CADA NOME DE UM COLEGA DA CLASSE, QUANTAS VEZES ELA FOI CANTADA?

Resposta:

A resposta dependerá do número de alunos da sala e da composição de meninos e meninas.

Atividade 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 137 - 138) - BY NC 3.0BR

AO MANUSEAR BRINQUEDOS, É POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ MUITA DIFERENÇA ENTRE ELES. OS BRINQUEDOS A SEGUIR FORAM AGRUPADOS DE ACORDO COM O MATERIAL USADO NA FABRICAÇÃO. VEJA.

OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E AGRUPE OS BRINQUEDOS QUE VOCÊ E OS COLEGAS TROUXERAM DE CASA.

Resposta:

Resposta de acordo com os brinquedos apresentados.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividade - Mão na massa - BY NC 3.0BR

Tanto no lançamento de naves tripuladas como no de naves não tripuladas, é sempre utilizado um foguete para levar o veículo ao espaço.

Imagine que sua equipe seja responsável por enviar um satélite para a órbita ao redor da Terra. Para isso, vocês devem construir um foguete para transportá-lo. Veja alguns modelos a seguir.

Material

• Papéis tamanho A4

• Tesoura com pontas arredondadas

• Fita adesiva

• Canudo

Procedimento

1. Dobre o papel em quatro partes.

2. Corte ao longo das dobras.

3. Pegue um dos retângulos e enrole-o em volta do canudo, sem apertar muito. Depois retire o canudo e use a fita adesiva para prender o papel.

4. Aperte uma das extremidades para fazer a ponta do foguete e feche-a com fita adesiva.

5. Pegue uma outra folha, dobre-a ao meio e recorte dois triângulos para fazer as aletas.

6. Prenda cada uma das aletas com fita adesiva no corpo do foguete.

7. Coloque o canudo no foguete. Agora ele está pronto para ser lançado! Aguarde as orientações do professor.

Modelo de montagem

Atividade 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Terra: o planeta azul - BY NC 3.0BR

Quais informações sobre a Terra é possível aprender ao observar o globo terrestre?

Resposta:

Pode-se aprender sobre o formato esférico da Terra, quantos e quais são os oceanos da Terra, observar a relação entre a porção de água e de continentes. Pode-se também localizar ilhas e países, bem como algumas de suas cidades.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Leia um trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, que mostra o momento em que uma gotinha de água conversa com a garota Carolina sobre a poluição das águas.

Aventuras de uma gota d’água

[...]

A gotinha sorriu com simpatia. E contou:

— À medida que eu, minhas irmãs, os pobres peixes e muitos outros animais e plantas fomos avançando cidade adentro, começamos a receber, de todos os lados, imundícies de vários tipos: esgotos, água suja das fábricas, lixo, sujeiras de toda sorte. Os peixes logo começaram a morrer aos milhares.

[...]

— Falamos que um rio é morto quando nele não há peixes nem outros seres vivos, por causa da poluição. [...]

— Uma água com vida é uma água saudável, que não tem poluição [...]. Na água vivem muitos seres vivos: algas e animais microscópicos; pequeninos seres transparentes, como as pulgas-d’água; vermes aquáticos, semelhantes a minúsculas minhoquinhas vermelhas, de que os peixes gostam tanto; larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos, como libélulas e lavadeiras; camarões, caranguejos, peixes...

— Jacarés! — completou a menina.

— Sim, até jacarés, lontras, capivaras. Todos esses animais vivem na água e da água, alguns respirando o seu oxigênio, outros apenas comendo o que é produzido na água. Mas tudo isso, veja bem, só é possível em uma água saudável, limpa, bem arejada. [...]

Samuel Murgel Branco. Aventuras de uma gota d’água. 3. edição reformulada. 7. impressão. São Paulo: Moderna, 2011. p. 35 e 52. (Coleção Viramundo).

Agora responda:

Após ler o trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, o que pode causar a poluição da água?

Resposta:

Esgotos, água suja das fábricas e lixo.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividade - Importância do solo - BY NC 3.0BR

• Relacione as imagens ao uso do solo e descubra alguns dos motivos da importância do solo para a vida.

Resposta:

( B ) Muitas espécies de animais se alimentam da vegetação que cresce no solo, dos frutos que se formam nas árvores e do néctar das flores.

( D ) Sobre o solo são construídas as moradias, as estradas, as escolas, os hospitais, as indústrias, os parques e muito mais.

( A ) No solo, se desenvolvem as plantas cultivadas para alimentar os seres humanos.

( C ) O solo serve de abrigo para várias espécies de animais. Nele, os animais podem se esconder de predadores, criar seus filhotes e se proteger de condições meteorológicas desfavoráveis, como a chuva, a neve ou temperaturas muito altas.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Conhecer os astros - BY NC 3.0BR

Uma fotógrafa tirou várias fotografias durante diferentes momentos do dia: de manhã, de tarde e à noite.

a) Descubra e escreva em qual período as fotografias foram tiradas.

b) Quais corpos celestes podem ser vistos no céu somente durante a noite?

c) E durante o dia?

d) Que elementos podem ser observados tanto no céu diurno como no céu noturno?

e) Que outra diferença pode ser notada no céu durante diferentes momentos do dia?

Resposta:

a) 

                                              Noite                                                                                          Tarde

                                          Manhã                                                                                              Noite

b) As estrelas (com exceção do Sol), os planetas, os meteoros e os cometas.

c) O Sol.

d) A Lua (com exceção da lua cheia) e as nuvens.

e) Nos diferentes momentos do dia, é possível observar a intensidade de luz solar e a alteração na cor do céu. No início da manhã, a coloração do céu vai passando de cinza para azul. No final da tarde, a cor do céu vai se tornando alaranjada, até que chega a noite, em que o céu se torna escuro.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas