Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - A Genética e as leis de Mendel - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia a notícia a seguir.

Inovação reduz efeitos das mudanças climáticas

[...] Para minimizar os danos das mudanças climáticas, a biotecnologia tem se dedicado ao desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas resistentes a estresses abióticos, como a salinidade e a falta de água. O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) reuniu alguns dos mais promissores trabalhos de engenharia genética que podem contribuir para a preservação desse precioso recurso.

Uma das estratégias usadas pelos pesquisadores é identificar genes que possam ser utilizados para aumentar a eficiência do uso da água em plantas.

É exatamente o caso do Ripe (do inglês Realizing Increased Photosynthetic Efficiency for sustainable increases in crop yield), grupo que tem como objetivo melhorar a eficiência da fotossíntese para incrementar o rendimento de culturas agrícolas por meio da engenharia genética.

Fundado em 2012, o Ripe já conseguiu ampliar a capacidade fotossintética de plantas, resultando em uma produtividade 15% maior. O próximo passo é reunir em uma só planta o avanço já conquistado com a capacidade de economia de água.

Isso seria feito por meio da manipulação do gene responsável pela produção da proteína PsbS, que provoca o fechamento dos estômatos – poros microscópicos que controlam a entrada e saída de gases nas folhas das plantas.

São esses órgãos que permitem a entrada do dióxido de carbono [gás carbônico], utilizado como combustível para a fotossíntese e a evaporação da água. Controlar geneticamente o fechamento dos estômatos poderia diminuir a perda de água da planta.

No Brasil, a preservação da água também é uma preocupação dos pesquisadores. Algumas instituições já apresentam resultados promissores, a exemplo do Instituto Agronômico (IAC), que identificou uma série de genes que podem ser usados no desenvolvimento de plantas transgênicas com resistência à seca. Já há resultados com canas-de-açúcar.

Outro bom exemplo de aplicação desta tecnologia vem da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou um gene do café que confere resistência à seca. Em uma planta modelo, os resultados foram animadores. O próximo passo é inserir e testar esse gene em plantas de interesse agronômico como soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, arroz e algodão.

Na Embrapa Soja, em colaboração com o Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas), os esforços resultaram em uma soja geneticamente modificada com resistência à seca [Figura 15]. Testes de campo apontam que a produtividade da soja transgênica aumentou cerca de 13% quando comparada a uma variedade não modificada. Apesar disso, ainda são necessários mais testes para a planta chegar ao mercado. [...]

INOVAÇÃO reduz efeitos das mudanças climáticas. Diário do Comércio. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2019.

Com base na leitura do texto, converse com o professor e os colegas sobre a importância da Genética para o desenvolvimento da agricultura.

Resposta:

Espera-se que os alunos reconheçam a aplicabilidade da Genética na identificação de genes e no desenvolvimento de espécies vegetais com características favoráveis economicamente, como resistência à seca e a pragas, cor, sabor, tamanho, etc., e vejam nessa técnica uma possibilidade de introdução do plantio em regiões com escassez de água. Comente com eles as pesquisas que buscam desenvolver variedades de plantas com maior valor nutritivo e as implicações que os transgênicos podem trazer para a agricultura. É possível desenvolver a Competência específica 1 de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular, relacionada à compreensão das Ciências da Natureza como empreendimento humano.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Genética molecular - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Qual é a importância do projeto Genoma Humano para a Genética molecular?

Resposta:

O projeto Genoma Humano foi responsável pelo sequenciamento completo de nosso DNA. Esses dados promoveram avanços nos estudos genéticos, permitindo reconhecer a sequência de um gene e auxiliar no diagnóstico de doenças e identificação de mutações.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Na aula de laboratório, a professora levou algumas amostras de sangue para tipagem sanguínea e realizou o seguinte experimento: pingou duas gotas de cada tipo de sangue em quatro placas. Em seguida, em cada placa, pingou soro anti-A em uma das gotas de sangue e soro anti-B na outra (Figura 20). Utilize essas informações para responder à questão.

Explique por que ocorreu aglutinação em algumas gotas de sangue quando o soro foi aplicado.

Resposta:

O soro possui aglutininas (anti-A ou anti-B) que, quando entram em contato com os aglutinogênios presentes nas hemácias das amostras de sangue, provocam aglutinação.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que é evolução?

Resposta:

No sentido biológico, evolução corresponde às modificações das espécies ao longo do tempo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

A vida como ela será

Transformações que o homem impôs ao ambiente vão determinar o jogo da evolução nos próximos milhões de anos. Eis o que a ciência diz sobre o futuro da vida sobre a terra.

Daqui a mais ou menos 1 bilhão de anos, a Terra não será mais habitável. No limite do seu material combustível, o Sol estará se expandindo. A elevação da temperatura no terceiro planeta do sistema solar tornará inviável a sobrevivência de qualquer criatura. Isso significa que a vida em nosso mundo já ultrapassou a meia-idade. Estamos – nós, seres vivos – mais perto do fim que do começo. No tempo que resta, que cara terá a vida sobre a Terra? Que espécies surgirão e quais estarão fadadas a desaparecer na trilha das mudanças evolucionárias? E por quanto tempo ainda viveremos – nós, seres humanos – para presenciar essas mudanças? 

Não há resposta segura para tais perguntas. Qualquer cientista criterioso dirá que projeções são quase impossíveis em um processo tão complexo como é a evolução. “É muito difícil fazer predições sobre o futuro evolucionário, porque o processo é multifatorial”, explica Francisco Salzano, professor de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ou seja, os seres vivos mudam segundo fatores intrínsecos (basicamente, ligados ao seu repertório genético) e extrínsecos (em especial, aqueles relacionados ao meio ambiente). Entre essas duas ordens de fatores, há muito lugar para acidentes imprevisíveis. É o caso, por exemplo, do meteoro que, segundo a hipótese mais aceita, acabou com o reinado dos dinossauros há 65 milhões de anos. 

Algumas tendências, no entanto, podem ser identificadas a partir do que vemos acontecer hoje. A principal força evolucionária em ação sobre o planeta atualmente é o ser humano. O homem extermina animais selvagens e cria cada vez mais gado. Devasta florestas inteiras e delimita reservas naturais. Sua habilidade tecnológica e cultural conquistou uma posição virtualmente absoluta sobre as demais espécies. Seus pouquíssimos inimigos naturais não são predadores, mas parasitas que precisam dele para sobreviver e se propagar – basta pensar no rato ou no vírus HIV.

Sobretudo, o ser humano tem colocado em prática uma das mais poderosas forças evolucionárias: a extinção. Nossa breve porém industriosa passagem pela Terra produziu uma lista extensa de perdedores e um seleto grupo de vencedores. [...]

A vida selvagem é a grande perdedora. Mesmo que consigamos conservar o pouco que restou de florestas e outros hábitats naturais – o que é muito improvável já que o crescimento populacional tende a exercer uma pressão cada vez maior sobre esses espaços –, em grande parte eles serão museus vivos, reunindo criaturas condenadas. A situação é ainda mais delicada para os animais de grande porte, que precisam de largos espaços para se propagar. 

[...]

Nós mesmos ainda estamos sujeitos à seleção natural? Estamos evoluindo? Muitos cientistas acreditam que a evolução humana já não se dá no terreno da biologia, mas da cultura, com regras muito diferentes. A medicina permitiu que indivíduos de constituição mais fraca e, em alguns casos, até mesmo portadores de doenças hereditárias possam viver e procriar, escapando assim da seleção natural que, no mundo selvagem, abrevia a linhagem dos geneticamente destituídos. 

A VIDA como ela será. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2019.

Glossário Antrópico: relativo às modificações provocadas pelo ser humano no ambiente.

Com base na leitura do texto, converse com o professor e os colegas sobre a importância dos processos evolutivos para a história da vida na Terra e como eles podem ser influenciados por ações antrópicas.

Resposta:

Professor, é importante lembrar que a seleção natural atuou desde o início e ao longo de toda a história da vida determinando quais formas eram mais aptas ao ambiente em que viviam e que, portanto, persistiriam, constituindo os ancestrais das formas de vida atuais. Enfatize que esse é um processo contínuo, que permanecerá ocorrendo ao longo dos próximos anos. Estimule o debate sobre a influência do ser humano no processo evolutivo da nossa e de outras espécies e como a extinção de espécies pode afetar a biodiversidade.  

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Soluções para problemas ambientais - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia a notícia a seguir.

Estudo faz revelação preocupante sobre o Acordo de Paris

[...]

É necessário um verdadeiro mutirão global para reduzir significativamente os gases de efeito estufa lançados todos os anos na atmosfera. Tentar frear o aquecimento global para que fique abaixo dos 2 °C preestabelecidos exige que cada um faça sua parte. Foi o mecanismo que a ONU escolheu para o Tratado de Paris: cada país colabora como pode. Só que uma pesquisa acaba de revelar que essa tática não está funcionando tão bem quanto se imaginava.

Para entrar no tratado internacional, cada país teve que criar sua versão do documento chamado oficialmente de NDC (Contribuições Determinadas em Nível Nacional). Eles nada mais são do que a formalização dos planos de ação climática em que os países se comprometem a reduzir suas emissões domésticas — e prestam contas sobre como pretendem fazer isso. Cada país tem liberdade para escolher sua própria estratégia.

O problema é que, [...] sem uma padronização clara definindo um denominador comum para as metas, fica difícil compará-las — ou mesmo identificar se não passam de pura enrolação. É o que demonstra um estudo [...] que aponta a falta de consistência e transparência em diversos planos de ação climática nacionais.

[...] Para entender o que estava errado, os cientistas categorizaram e padronizaram as tais NDCs. Vamos iniciar tomando como exemplo o caso de Rússia, Índia e Paquistão. Todos se comprometeram em reduzir suas emissões em um percentual determinado. Mas a Rússia usou como parâmetro as emissões de um ano-base do passado, enquanto a Índia definiu um critério atrelado ao PIB, e o Paquistão prometeu não lançar uma certa quantidade de carbono na atmosfera tomando como base um cenário “business as usual” [em que nada muda ao longo do tempo] [...].

As análises demonstraram que todos os três países tomados como “modelos” [...] irão aumentar substancialmente suas emissões até 2030. “Descobrimos que a América do Norte e a UE são as únicas regiões visando reduções absolutas nas emissões”, afirma [Lewis] King [autor principal do estudo]. “No Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, aumentos substanciais são esperados.”

Os autores da pesquisa [...] concluíram que o formato de NDC que produz os resultados mais eficientes é o comprometimento de redução absoluta com ano-alvo e ano-base. É aquilo a que se propôs o Brasil: nossa meta é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 2025 para 37% abaixo dos níveis de 2005. As outras três categorias citadas aumentam as emissões entre 29% e 53%.

[...]

OLIVEIRA, A. J. Estudo faz revelação preocupante sobre o Acordo de Paris. Superinteressante. Disponível em:  .  Acesso em: 13 set. 2019.

No que diz respeito à redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, ações individuais e coletivas são fundamentais para alcançar objetivos sustentáveis. Converse com os colegas e discutam: quais atitudes individuais podem colaborar com o cumprimento dos termos do Acordo de Paris? Qual é a importância desse tipo de pacto internacional? 

Resposta:

Professor, com esta atividade procure desenvolver a Competência geral 7 da BNCC, que trata da capacidade de argumentação e defesa de ideias que promovam a consciência ambiental e o consumo responsável. Comente que tratados internacionais como o Acordo de Paris contribuem para impulsionar setores, por exemplo, os de energias limpas, agricultura de baixo carbono e redução do desmatamento, facilitando o desenvolvimento de ações que visam reduzir emissões de gases para evitar as catástrofes climáticas que colocam em risco os ecossistemas e as próximas gerações de seres vivos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A vida surgiu na Terra há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Sugere-se que as primeiras formas de vida tenham sido organismos procarióticos unicelulares. Ao longo do tempo, esses organismos teriam incorporado DNA e outros organismos, como bactérias, que deram origem a mitocôndrias e cloroplastos (Figura 33).

a)  Identifique e explique o processo que levou esses organismos primitivos a apresentar mitocôndrias e cloroplastos no interior das células eucarióticas.

b) Qual dos organismos apresentados tem maior probabilidade de ser ancestral dos animais atuais? Justifique.

Resposta:

a) O processo é a endossimbiose, no qual bactérias foram incorporadas por outros organismos unicelulares dando origem, posteriormente, às mitocôndrias e aos cloroplastos.

b) O organismo eucariótico A, pois os animais atuais têm células eucarióticas não fotossintetizantes, ou seja, que não possuem cloroplasto. A presença de mitocôndrias permitiu maior geração de energia por essas células, o que mais tarde possibilitou a formação de organismos pluricelulares.

O processo é a endossimbiose, em que seres unicelulares procarióticos, em algum momento, foram incorporados por outros organismos unicelulares e tornaram-se organelas celulares. Essa relação mutualística favoreceu a sobrevivência dos organismos e deu origem a diferentes mecanismos energéticos. 

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Ampliar imagens - Exercícios - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

QUANDO VOCÊ MOVE A LUPA PARA MAIS PERTO DO OBJETO, O QUE ACONTECE?

Resposta:

É possível ver melhor o objeto e seus detalhes.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A luz e as sombras - Exercícios (pg. 156) - BY NC 3.0BR

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE PETER PAN? NA VERSÃO EM DESENHO ANIMADO PARA O CINEMA, HÁ UMA CENA EM QUE A SOMBRA DE PETER PAN SE DESCOLA DE SEUS PÉS E PASSA A TER VIDA PRÓPRIA.

É POSSÍVEL A SOMBRA ESCAPAR DE UMA PESSOA? POR QUÊ?

Resposta:

Não é possível que uma sombra escape, pois ela não tem vida própria.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - O teatro de sombras - Exercícios (pg. 169) - BY NC 3.0BR

ACABOU A LUZ NESTA CASA! VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

QUAIS FONTES DE LUZ ESTÃO SENDO MOSTRADAS NA IMAGEM?

  

Resposta:

Luz de vela, luz de lanterna, luz de fogão e luz da Lua.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sol e sombras - Exercício - Experimentando: Observações do Sol e das sombras - BY NC 3.0BR

Observações do Sol e das sombras

Nesta atividade, com seus colegas, você fará observações da posição aparente do Sol e das sombras formadas ao longo do ano.

Material

• 1 haste de 1,2 m de comprimento (pode ser um cabo de vassoura) • 1 balde, ou um objeto similar, com areia (opcional, caso não seja possível fincar o cabo de vassoura diretamente no chão) • 1 trena ou fita métrica

Procedimento

a) Combine com o professor o horário mais adequado para a realização das observações das sombras projetadas pela haste. É importante que as observações sejam realizadas sempre em períodos diferentes do dia (manhã e tarde). Os horários das medições realizadas pela manhã devem ser sempre os mesmos, assim como os horários das medições feitas à tarde.

b) Para fazer as observações, escolha um local da escola que seja aberto. Esse local terá de ser o mesmo durante todo o ano.

c) Finque o cabo de vassoura no chão (superfície plana e horizontal), deixando-o na posição vertical. Caso não seja possível fincá-lo no chão, utilize um balde com areia, lembrando que o cabo não pode ficar inclinado. Esse cabo funcionará como um gnômon.

d) Em seguida, é preciso observar o lado onde “nasce o Sol” e identificá-lo como "horizonte leste” e onde “se põe o Sol” e identificá-lo como “horizonte oeste”. Uma vez determinados esses dois horizontes, anote para que sentido a sombra da haste se dirigiu. Depois, meça o tamanho da sombra e anote. Se for possível, tire fotografias e não se esqueça de organizá-las e identificá-las adequadamente.

Representação esquemática de uma medição do experimento (A) e do esboço que deve ser registrado a cada medição (B).

e) Repita esse procedimento a cada 14 dias (a cada duas semanas), sempre nos mesmos horários em todas as medições diárias. Nas aulas do último bimestre deste ano, esses dados serão analisados por você e seus colegas.

Atenção

• No local escolhido não pode haver sombra de árvores, de casas ou de outras estruturas que atrapalhem suas observações. • A altura da parte exposta do cabo de vassoura deve ser a mesma em todas as medições feitas durante o ano.

Registro

Para o registro dos dados obtidos, você utilizará uma tabela, conforme o modelo abaixo. Para mais informações sobre como produzi-la, siga as instruções da seção Em casa.

Resposta:

Professor, caso seja difícil para a turma fazer as observações em períodos diferentes, programe pelo menos duas medições em um mesmo período, no começo e no final do período de aulas do dia, por exemplo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercícios (pg. 308) - BY NC 3.0BR

O que acontece com a água líquida das roupas lavadas depois de algum tempo que elas são colocadas no varal?

Resposta:

Uma possível resposta dos alunos é que a água das roupas seca. Diante dessa resposta, cabe questioná-los sobre o que significa a palavra “secar”, conduzindo a discussão para esclarecer que, neste caso, “secar” é a forma mais comum de se dizer que a água líquida se transforma em vapor de água.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Calcule as densidades dos materiais e preencha a tabela abaixo.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Teste - BY NC 3.0BR

Um estudante analisou a propriedade de três materiais:

Material A: quando colocado em um frasco não tem seu formato alterado.

Material B: quando colocado dentro de um frasco, espalha-se por todo o espaço disponível.

Material C: quando colocado dentro de um frasco, tem seu formato alterado, mas seu volume permanece o mesmo.

Os estados físicos dos materiais A, B e C são, respectivamente:



( a )

líquido, sólido e gasoso.

( b )

gasoso, sólido e líquido.

( c )

sólido, gasoso e líquido.

( d )

sólido, líquido e gasoso.

( e )

gasoso, líquido e sólido.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O registro do processo investigativo - Teste - BY NC 3.0BR

Entre as características observadas numa vela acesa, pode-se dizer que, quando comparada a uma vela apagada:



( a )

O comprimento modificou-se lentamente durante a observação, diminuindo aproximadamente 1,5 cm em 10 minutos.

( b )

A parafina que escorreu voltou a ser sólida enquanto a vela ainda estava acesa.

( c )

O corpo da vela se aqueceu por inteiro, isto é, de uma extremidade à outra, enquanto estava queimando.

( d )

A chama tinha uma cor em degradê, de um vermelho intenso em sua base até um amarelo-claro brilhante em sua ponta.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - A Genética e as leis de Mendel - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A cor da porção suculenta do caju (pseudofruto) é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona a cor amarela, e o alelo dominante, a cor vermelha. Qual é a porcentagem esperada para a coloração dos pseudofrutos dos cajueiros resultantes de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?



( a )

50% de cajus vermelhos e 50% de cajus amarelos.

( b )

25% de cajus vermelhos e 75% de cajus amarelos.

( c )

75% de cajus vermelhos e 25% de cajus amarelos.

( d )

100% de cajus vermelhos.

( e )

100% de cajus amarelos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Existem algumas proteínas na superfície das hemácias que caracterizam o tipo sanguíneo segundo o sistema ABO. Qual é o nome dessa proteína?

Resposta:

A proteína presente na superfície da hemácia é chamada aglutinogênio.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Em seu livro A origem das espécies, Darwin também cita o processo de seleção artificial, também conhecido como reprodução seletiva. Esse processo é utilizado há muito tempo por agricultores e criadores de animais, que induzem cruzamentos entre indivíduos específicos para selecionar características de interesse comercial.

Veja, a seguir, alguns exemplos de como a interferência humana contribuiu para a seleção artificial de algumas espécies (Figura 22):

Com base nos exemplos apresentados, converse com os colegas e o professor sobre os benefícios e prejuízos causados pela seleção artificial. Se necessário, pesquise outros exemplos dessa técnica em livros e na internet.

Resposta:

Professor, espera-se que os alunos reconheçam que o surgimento de novas espécies por meio da seleção artificial pode contribuir para a agricultura, selecionando indivíduos com características de interesse comercial, como maior produção de frutos, frutos mais doces, maior ou menor produção de sementes, etc.  Porém, a seleção artificial reduz a variabilidade das populações, o que pode ser desvantajoso caso ocorram mudanças no ambiente, além de favorecer o aparecimento de mutações e doenças genéticas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Sobre Lamarck, foi proposta a frase a seguir:

“Quem disse que Lamarck está errado? Ele só errou o alvo”.

SOARES, Rafael. Quem disse que Lamarck está errado? Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.

Com base no que foi apresentado sobre o lamarckismo, descreva algumas contribuições dessa teoria para o entendimento da evolução dos seres vivos.

Resposta:

Lamarck foi o primeiro cientista a propor explicações sobre o evolucionismo. Apesar de contradições quanto à lei do uso e desuso e sobre a hereditariedade, o naturalista refutou a ideia do fixismo e percebeu a influência do meio sobre a evolução das espécies.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Conservação da biodiversidade - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique o que são unidades de conservação.

Resposta:

As unidades de conservação são áreas naturais protegidas pela legislação e têm o objetivo de conservar e preservar o meio ambiente.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Tanto os conhecimentos provenientes da Biologia molecular como os conhecimentos sobre o sequenciamento gênico corroboram a teoria da endossimbiose, formulada por Lynn Margulis em 1970. Essa teoria tem impactos significativos no estudo da evolução das espécies. Aponte a alternativa que indica os processos metabólicos dos seres vivos atuais que foram significativamente alterados pela endossimbiose.



( a )

Processos energéticos, como fotossíntese e respiração, uma vez que algumas organelas, como cloroplastos e mitocôndrias, teriam sua origem na incorporação de células procarióticas.

( b )

Digestão celular, uma vez que as mitocôndrias estão relacionadas à quebra de alimentos absorvidos pela célula.

( c )

Absorção de nutrientes, uma vez que as células primitivas provavelmente não tinham membrana plasmática, que, por sua vez, teria se originado a partir da fusão de uma célula.

( d )

Movimentação celular, já que uma célula anterior à fusão simbiótica seria incapaz de sintetizar o citoesqueleto composto de proteínas.

( e )

Reprodução, uma vez que moléculas como o RNA e o DNA não poderiam ter surgido em um organismo isolado, em um período anterior à fusão proposta pela teoria endossimbiótica.

Resposta:

Alternativa a.

A endossimbiose alterou o mecanismo energético da célula, dando origem à fotossíntese e à respiração celular. 

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Soluções para problemas ambientais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

[...] As emissões de gases de efeito estufa ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia: na agricultura, por meio da preparação da terra para plantio e aplicação de fertilizantes; na pecuária, por meio do tratamento de dejetos animais e pela fermentação entérica do gado; no transporte, pelo uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural; no tratamento dos resíduos sólidos, pela forma como o lixo é tratado e disposto; nas florestas, pelo desmatamento e degradação de florestas; e nas indústrias, pelos processos de produção, como cimento, alumínio, ferro e aço, por exemplo. [...]

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Governo Federal. Efeito estufa e aquecimento global. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2019.

Cite ações individuais que podem contribuir para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Resposta:

Pode-se citar: redução do consumo de bens associada à reutilização e à reciclagem, uso de transportes alternativos aos automóveis, redução da geração de lixo, etc.

Apesar de a questão se referir especificamente a ações individuais, como a substituição do automóvel por meios alternativos de transporte, é importante os alunos compreenderem que essas ações devem estar atreladas a políticas públicas e ações governamentais.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A luz e as sombras - Atividades (pg. 157) - BY NC 3.0BR

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR A ATIVIDADE PEGA-PEGA DE SOMBRAS.

A) O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE SE FORME UMA SOMBRA?

B) O QUE FOI NECESSÁRIO FAZER PARA IMPEDIR QUE A SUA SOMBRA FOSSE “PEGA” POR UM COLEGA?

Resposta:

a) Para ocorrer a formação da sombra é preciso haver uma fonte de luz (no caso, o Sol), um objeto (por exemplo, as crianças) e um anteparo, ou seja, um local onde a sombra vai aparecer, como o chão, a parede, etc.

b) Para evitar que a sombra fosse “pega”, foi necessário prever a direção correta da formação da sombra e, assim, movimentar o corpo para mudar a posição.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o céu - Exercícios (pg. 141) - BY NC 3.0BR

NA CENA, QUE DIFERENÇAS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR ENTRE O CÉU À NOITE E O CÉU DURANTE O DIA?

Resposta:

Noite: o céu está escuro; é possível ver a Lua cheia e estrelas. Dia: o Sol está no céu, sua presença ilumina a paisagem; o céu está azul-claro e é possível ver nuvens, mas não se veem as outras estrelas e a Lua.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Nossa estrela: o Sol - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ESTUDOU NESTAS AULAS, COMPLETE AS FRASES A SEGUIR.

A) O SOL É UMA

B) O SOL PRODUZ MUITA

C) A ENERGIA DO SOL PRODUZ _____ E _____, QUE CHEGAM AO NOSSO PLANETA.

Resposta:

A) O SOL É UMA ESTRELA .

B) O SOL PRODUZ MUITA ENERGIA.

C) A ENERGIA DO SOL PRODUZ LUZ E CALOR, QUE CHEGAM AO NOSSO PLANETA.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercícios - Experimentando: Mudanças de estado físico da água - BY NC 3.0BR

Mudanças de estado físico da água

Neste experimento, você vai analisar a mudança de estado físico da água em uma situação específica.

Material

• 1 copo de vidro • cubos de gelo

Procedimento

a) Coloque alguns cubos de gelo no copo.

b) Coloque o copo em algum lugar em que incidam raios solares.

c) Observe o que ocorre depois de certo tempo.

O que ocorre com os cubos de gelo com o passar do tempo? Qual era o estado físico dos cubos de gelo no início do experimento? E no final?

Resposta:

Os cubos de gelo derretem, ou seja, deixam o estado sólido e passam ao estado líquido.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sol e sombras - Exercício em casa - BY NC 3.0BR

Elabore a tabela de registros em seu caderno, de forma organizada, para todas as observações previstas ao longo do ano. Ela deve ter no mínimo 15 linhas para preenchimento, correspondentes a, pelo menos, 15 observações durante o ano. Na tabela, devem ser registrados os dados coletados nas medições e deve ser realizado um esboço da sombra na posição em que ela aparece no chão.

Resposta:

Oriente os alunos a elaborar a tabela de registro em casa, conforme o modelo na seção Experimentando.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercício em casa - BY NC 3.0BR

Na atividade experimental você notou gotas de água líquida no lado de fora do copo. Essas gotas são resultado da passagem do vapor de água do ar para o estado líquido, ao entrar em contato com a superfície fria do copo.

Um aluno, ao ver o fenômeno, propôs outra explicação para o aparecimento das gotas de água líquida: A água líquida do lado de fora do copo é resultado do derretimento do gelo dentro do copo. O que ocorreu foi que ela atravessou a parede do copo de dentro para fora.

Proponha um experimento que possa testar a hipótese proposta pelo aluno.

Resposta:

Resposta pessoal. Um teste possível é colocar água líquida à temperatura ambiente dentro do copo e observar se ela consegue atravessar sua parede.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Teste - BY NC 3.0BR

Uma investigação científica costuma envolver o chamado método científico. Considerando as etapas que comumente são adotadas pelos cientistas, podemos afirmar que:



( a )

O processo se inicia com a realização de experimentos para a coleta de dados que levarão a uma ou mais conclusões.

( b )

As hipóteses são estabelecidas após observações de fenômenos que geram perguntas ao investigador.

( c )

As hipóteses são feitas posteriormente à coleta de dados, por experimentos, que buscam comprová-las.

( d )

Após a realização de observações de um fenômeno se estabelecem conclusões que poderão ser testadas nos experimentos.

Resposta:

Esse teste trabalha com o resumo das etapas do método científico.

Alternativa b.

a. Incorreta. Um processo investigativo inicia-se com a observação de um ou mais fenômenos e uma proposta de hipótese para explicá-los, que vai ser testada pelo experimento em si.

c. Incorreta. As hipóteses são levantadas antes da realização dos experimentos, que buscam, na verdade, testá-las.

d. Incorreta. A partir de observações de fenômenos são estabelecidas hipóteses, e não conclusões, pois estas só podem ser obtidas depois dos experimentos que testarão as hipóteses.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O registro do processo investigativo - Exercício (pg. 295) - BY NC 3.0BR

 Sabendo que atualmente as velas são feitas com derivados do petróleo, podemos dizer que, de certa forma, o petróleo ajudou a salvar as baleias? Por quê?

Resposta:

As velas atuais são feitas de parafina – um derivado do petróleo – e, por esse motivo, podemos dizer que as baleias foram “salvas” pelo petróleo, na medida em que sua caçada diminuiu muito em razão da menor demanda por sua gordura como matéria-prima para as velas.

Ressalte, porém, que as baleias continuaram a ser caçadas por outros motivos, como pela sua carne, mas que tratados internacionais a partir dos anos 1970-1980 diminuíram muito sua caça, possibilitando a recuperação de populações de várias espécies. No entanto, mais recentemente, em 2019, alguns países como o Japão já deixaram a comissão que protege as baleias e reiniciaram sua caça.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas