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As figuras a seguir representam máquinas de tecelagem usadas em dois momentos diferentes da história.
a) Cite uma vantagem e uma desvantagem das máquinas utilizadas na fábrica de tecelagem em relação ao tear manual no processo de produção de tecidos.
b) Qual das duas formas de produção poderia poluir mais o ambiente? De quais maneiras?
Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção
✓ a) O estudante citou, corretamente, uma vantagem e uma desvantagem da utilização das máquinas, por exemplo: vantagens – aumento na velocidade de produção, redução do custo do processo, maior acesso da população aos tecidos e roupas, etc.; desvantagens – poluição ambiental, maior consumo de energia, possibilidade de perda de postos de trabalho.
b) O estudante pode afirmar que a introdução de máquinas pode causar impactos ao meio ambiente pela liberação de gases tóxicos e pela contaminação por óleo e outros tipos de lixo industrial, enquanto o tear é uma forma mais limpa de produção de tecidos.
X a) O estudante não soube citar ou citou de forma equivocada vantagens e desvantagens da utilização de máquinas a vapor na fabricação de tecidos.
b) O estudante não soube relacionar o uso de máquinas com os impactos ambientais ou não soube fundamentar a resposta com argumentos válidos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram essa questão provavelmente não conseguiram relacionar o uso de máquinas na fabricação de produtos industriais com os impactos ao meio ambiente. Para aprimorar esse conteúdo, o professor pode pedir aos estudantes, organizados em grupos de até 5 integrantes, que façam uma pesquisa sobre as vantagens e desvantagens econômicas e socioambientais da utilização de máquinas térmicas no período histórico da Revolução Industrial. Em seguida, o professor pode organizar um debate, no qual os estudantes devem discutir a utilização desse tipo de máquina, apresentando os pontos positivos e os negativos.
LEIA O RELATO DE LEANDRO SOBRE SUA ROTINA.
EU ACORDO BEM CEDO E ME ARRUMO PARA IR À ESCOLA.
TOMO CAFÉ DA MANHÃ COM A MINHA FAMÍLIA E MEU PAI ME LEVA ATÉ A PORTA DA ESCOLA.
AS AULAS ACABAM AO MEIO-DIA E JÁ ESTÁ NA HORA DE ALMOÇAR! VOU PARA CASA E ALMOÇO COM A MINHA MÃE.
À TARDE, EU BRINCO EM CASA E LEIO UM LIVRO.
À NOITE, MEUS PAIS CHEGAM DO TRABALHO. EU TOMO BANHO, JANTO COM A MINHA FAMÍLIA E VOU DORMIR. NO OUTRO DIA COMEÇA TUDO OUTRA VEZ...
PINTE AS ATIVIDADES QUE LEANDRO FAZ DE MANHÃ:
___ ACORDAR
___ BRINCAR
___ LER UM LIVRO
___ TOMAR BANHO
___ JANTAR
___ IR À ESCOLA
___ TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
___ SE ARRUMAR
___ ALMOÇAR
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar as atividades que Leandro realiza de manhã: acordar, se arrumar, tomar café da manhã e ir à escola.
50%. O aluno consegue identificar algumas atividades que Leandro realiza de manhã, porém pode classificar o almoço como uma atividade que é realizada antes do meio dia, por exemplo.
0%. O aluno não consegue identificar o período da manhã no relato de Leandro e pinta atividades realizadas em outros períodos do dia.
Renato precisa comprar uma panela para cozinhar alimentos, mas está em dúvida em relação ao material de que ela deve ser feita. Qual é o material mais adequado para resistir ao fogo e transmitir calor à comida? Explique o motivo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (BNCC) (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno identifica como materiais adequados o metal, a pedra e a cerâmica, e consegue explicar que os escolheu por serem resistentes ao fogo e transmitirem calor à comida.
50% O aluno consegue identificar os materiais resistentes ao fogo, mas não consegue explicar o motivo de sua escolha.
0% O aluno não identifica nenhum material adequado para a panela, indicando materiais não resistentes ao fogo.
A foto abaixo mostra o nascer do Sol sobre um lago. Imagine que você tirou essa foto, ou seja, o Sol nascente está à sua frente.
a) Se você abrir os dois braços, esticando-os para os lados, para qual ponto cardeal estará apontando o seu braço direito? E o esquerdo?
b) Se essa foto fosse do pôr do Sol, suas respostas seriam diferentes? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente os pontos cardeais. Possibilidade de resposta correta: a) “O braço direito estará apontando para o sul e o esquerdo para o norte.”; b) “Se a foto fosse do pôr do Sol, os pontos cardeais seriam o oposto porque o oeste estaria na minha frente.”.
50% O aluno identificou corretamente os pontos cardeais, mas não identificou que no pôr do Sol eles seriam diferentes e/ou elaborou respostas incompletas. Exemplo de resposta: a) “O braço direito estará apontando para o sul e o esquerdo para o norte.”; ou b) “Se a foto fosse do pôr do Sol os pontos cardeais seriam o oposto porque o oeste estaria na frente.”.
0% O aluno não identificou corretamente os pontos cardeais, nem que no pôr do Sol esses pontos seriam diferentes, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode sugerir aos alunos que tirem fotos do nascer ou pôr do Sol de suas casas ou de outros lugares e que, por meio dessas fotos, indiquem a direção dos pontos cardeais em cada localização.
Alice estava brincando de caça ao tesouro com seus amigos. O mapa que levaria Alice até o tesouro continha as seguintes instruções:
• O tesouro está guardado sob a sombra da árvore principal da cidade.
• O tesouro só pode ser encontrado às 15 horas.
Entusiasmada com a brincadeira, Alice saiu à procura do tesouro às 9 horas. Quando encontrou a árvore e viu a sombra, ela começou a investigar o local em busca do tesouro. No entanto, ela não o encontrou.
Por que Alice não conseguiu encontrar o tesouro?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de Correção
100% O aluno compreende que Alice estava procurando no lugar errado porque ao longo do dia a sombra da árvore muda de lugar. Possibilidades de respostas corretas: (1) “Alice não conseguiu encontrar o tesouro porque a sombra da árvore muda de lugar ao longo do dia e ela deveria observar a sombra às 15 horas, como apontava o mapa do tesouro.”; (2) “Alice não conseguiu encontrar o tesouro porque a sombra da árvore às 9 horas está em um local diferente da sombra às 15 horas.”.
50% O aluno compreende que Alice estava procurando no horário errado, porém não explicou o motivo do horário estar errado.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que observem a posição do Sol e o movimento da sombra de uma árvore ao longo de um dia ensolarado. Os alunos devem fazer anotações e depois discutir sobre a influência das diferentes posições do Sol na mudança de posição da sombra. O tamanho da sombra da árvore também deve ser observado ao longo do dia e relacionado com a posição do sol.
OBSERVE AS IMAGENS.
SEPARE OS OBJETOS EM DOIS GRUPOS. NO PRIMEIRO GRUPO, ESCREVA OS NOMES DOS OBJETOS FEITOS DE TECIDO. NO SEGUNDO GRUPO, ESCREVA OS NOMES DOS OBJETOS FEITOS DE METAL.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno comparou os materiais dos quais são feitos os objetos e separou-os corretamente nos dois grupos. Resposta correta: “Objetos feitos de tecido = camiseta e meias. Objetos feitos de metal = tesoura e clipe”.
50%. O aluno foi capaz de comparar os materiais dos quais são feitos os objetos e separá-los em dois grupos, mas se esqueceu de algum objeto ou errou o material de algum objeto. Uma possibilidade de resposta incompleta: “Objetos feitos de tecido = camiseta. Objetos feitos de metal = tesoura”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens e/ou objetos de diferentes materiais e pedir que os alunos os agrupem em caixas diferentes, de acordo com o material de que são feitos.
Durante a construção de uma usina hidrelétrica, forma-se um grande reservatório de água na região, como o da usina de Tucuruí, no Pará.
Vista aérea da usina hidrelétrica de Tucuruí, localizada no município de Tucuruí, estado do Pará.
a) Cite dois impactos socioambientais causados pela instalação desse tipo de usina.
b) Cite uma diferença entre as usinas hidrelétricas e as usinas de energia nuclear.
Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção ✓ a) O estudante citou corretamente dois impactos socioambientais causados pela instalação das usinas hidrelétricas, como: o alagamento de cidades, de campos de agricultura e de áreas de criação de animais; a transferência da população humana para outras áreas; o surgimento de conflitos com comunidades tradicionais locais, como as de etnia indígena, afetadas pela construção da usina; a destruição da flora e da fauna da região; o risco de acidentes, como o rompimento de barragens. b) O estudante citou uma diferença entre as usinas hidrelétricas e nucleares, como: o fato de as nucleares não dependerem do alagamento de grandes áreas, como as hidrelétricas; o uso de um recurso renovável nas usinas hidrelétricas (a água dos rios) e o uso de um recurso não renovável nas nucleares (combustível nuclear); o risco de acidentes com substâncias radioativas e a geração de resíduos nucleares nas usinas.
X a) O estudante não citou dois impactos socioambientais causados pela instalação das usinas hidrelétricas. b) O estudante não identificou uma diferença entre as usinas hidrelétricas e as nucleares.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os impactos socioambientais causados pelas usinas hidrelétricas e não pontuaram as características de usinas hidrelétricas e nucleares. Para complementar o conteúdo, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, pesquisem notícias sobre impactos socioambientais causados por usinas, como acidentes em usinas nucleares, problemas com a fauna decorrentes da construção de usinas eólicas e hidrelétricas etc. Após essa pesquisa, pode ser conduzida uma discussão sobre vantagens e desvantagens de cada usina de geração de energia elétrica.
As figuras abaixo mostram indústrias automobilísticas em diferentes épocas, evidenciando uma forte mudança no mundo do trabalho.
a) Compare as duas imagens e cite a principal mudança no processo de produção de automóveis.
b) Analise como as relações de trabalho podem ter mudado após as inovações das indústrias automobilísticas.
Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Tipo de questão Aberta Capítulo 10
Grade de correção
✓ a) O estudante descreveu corretamente que a principal mudança que se observa nas figuras é a automação da indústria automobilística. Explicou que, nesse processo, muitas pessoas que realizavam tarefas nas indústrias foram substituídas por máquinas e equipamentos, como computadores e robôs
b) Com a utilização de máquinas cada vez mais modernas, muitas pessoas acabaram perdendo o emprego na linha de montagem, havendo uma mudança profunda nos postos de trabalho.
X a) O estudante não conseguiu comparar as imagens sobre produção de veículos e não retratou o processo de automação da indústria automobilística.
b) O estudante não explicou como o processo de automação na indústria automobilística impactou as relações de trabalho.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão podem ter dificuldade em avaliar como o desenvolvimento de novas tecnologias afeta as relações de trabalho. Para desenvolver essa habilidade, o professor pode organizar a turma em grupos de até 4 estudantes e solicitar uma pesquisa sobre a automação e as mudanças dos postos de trabalho nos séculos XIX e XX. Pode ser feito um trabalho interdisciplinar com História, avaliando as mudanças nas relações de trabalho entre os séculos XIX e XX.
Complete o quadro com o que se pede.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno que acertou a questão foi capaz de preencher adequadamente todo o quadro, apresentando pelo menos uma característica para cada animal. Possíveis respostas corretas: “Peixe: pode comer vegetais, algas e pequenos animais; locomove-se nadando e vive na água. Borboleta: alimenta-se do néctar das flores, voa e vive em ambiente terrestre. Cobra: pode se alimentar de aves, mamíferos, anfíbios e répteis, rasteja e vive em ambiente terrestre. Ave: pode se alimentar de frutos, sementes e pequenos animais, voa e vive em ambiente terrestre. Tigre: se alimenta de outros animais, anda e vive em ambiente terrestre.”.
50% O aluno consegue preencher o quadro parcialmente.
0% O aluno não conseguiu completar o quadro.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
PINTE DE AMARELO A CENA QUE ACONTECE DE MANHÃ, DE VERMELHO A QUE ACONTECE À TARDE E DE AZUL A QUE ACONTECE NO PERÍODO NA NOITE.
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar o período com base no que ocorre em cada uma das cenas: garota e mãe almoçando – tarde (vermelho); garota acordando – manhã (amarelo); e garota indo dormir – noite (azul).
50%. O aluno consegue identificar o período de ao menos uma cena com base no que ocorre nela, mas pode confundir os períodos da manhã e da tarde devido à presença do Sol, por exemplo.
0%. O aluno não consegue identificar os períodos do dia com base nos acontecimentos em cada ilustração.
Larissa pediu para seu pai acender uma vela.
Ela manteve o olhar voltado para a vela, porém na frente de sua linha de visão, colocou três objetos:
• uma sacola plástica branca;
• um pedaço de cartolina;
• um copo cheio de água.
O que Larissa viu em cada uma dessas situações? Justifique sua resposta.
Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno respondeu que a luz: atravessará a sacola plástica branca (nesse caso, a vela será vista sem nitidez porque a sacola é um corpo translúcido); não conseguirá atravessar a cartolina (nesse caso, a vela não será vista em razão de a cartolina ser um corpo opaco); atravessará o copo com água (nesse caso, a vela será vista com nitidez porque o copo com água é transparente).
50% O aluno indicou corretamente o que a menina viu em cada situação, sem, porém, justificar sua resposta.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar aos alunos alguns exemplos de objetos opacos, translúcidos e transparentes e, na sequência, pedir que os classifiquem, indicando as evidências que os levaram a fazer cada classificação.
Ao acordar, Pedro olhou a janela e percebeu que o Sol estava bem baixo no céu, próximo ao horizonte. Depois de tomar o café da manhã, reparou que o Sol estava um pouco mais alto no céu. Na hora do almoço, viu que o Sol estava ainda mais alto. Durante a tarde, Pedro continuou verificando a posição do Sol e percebeu que o Sol foi ficando cada vez mais baixo no céu até o anoitecer.
O que faz com que possamos observar o Sol em diferentes posições no céu ao longo do dia?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que o movimento do Sol no céu durante um dia está relacionado ao movimento da Terra em torno do próprio eixo (rotação). Exemplo de resposta correta: “O movimento de rotação da Terra faz com que possamos observar o Sol em diferentes posições no céu ao longo do dia.”.
50% O aluno compreendeu que o Sol não se move ao redor da Terra, porém não soube explicar o porquê e nem qual movimento da Terra possibilita que observemos as diferenças na posição do Sol durante o dia.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode explicar aos alunos que antigamente as pessoas contavam as horas do dia utilizando um relógio de Sol, cujo funcionamento está baseado no movimento de rotação da Terra. Sugere-se montar, junto com os alunos, um relógio de Sol no pátio da escola.
Imagine uma situação hipotética em que a Terra passou por alterações bruscas e, em poucos dias, a sobrevivência da espécie humana no planeta estará ameaçada. A única alternativa para garantir a continuidade da vida humana é a migração para outro planeta.
Se você fosse encarregado de escolher outro planeta para ser colonizado, quais características levaria em consideração ao fazer essa escolha? Cite três características.
Objeto de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção ✓ O estudante identificou as características essenciais para a manutenção da vida humana, citando, por exemplo, presença de atmosfera com características semelhantes às da Terra (gás oxigênio em quantidade adequada para permitir a respiração dos seres vivos, efeito estufa moderado, etc.), existência de água líquida, disponibilidade adequada de luz, temperatura adequada, viabilidade de transporte das pessoas até o planeta selecionado, etc. X O estudante não identificou características que um planeta deve ter para garantir a sobrevivência dos seres humanos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam as condições que um planeta deve apresentar para permitir a sobrevivência de seres humanos. Para rediscutir essas questões, o professor pode organizar uma roda de conversa e pedir que os estudantes apresentem suas ideias sobre a existência de vida fora da Terra. À medida que as ideias forem sendo expostas, o professor pode incentivar os estudantes a identificar as características necessárias para a existência de vida humana e justificar a importância de cada uma delas.
O texto a seguir descreve a rotina de um habitante de uma cidade brasileira.
Acorda às 6 horas da manhã, toma um banho quente de 25 minutos e se arruma. Embora tenha carro, utiliza o transporte público para ir trabalhar. Durante o trabalho, usa um copo descartável novo toda vez que vai beber água. Ao voltar para casa, janta e, ao limpar a cozinha, separa o lixo para colocá-lo em lixeiras de coleta seletiva. Em seguida, toma outro banho quente de 25 minutos e deita na cama. Liga a televisão, porém não assiste a nenhum programa pois está conversando no celular. Desliga o telefone, desliga o televisor, apaga todas as luzes da casa e vai dormir.
De acordo com o texto acima, responda:
a) Quais atitudes desse habitante são sustentáveis e quais não são? Explique sua resposta.
b) Qual atitude sustentável desse habitante contribui, diretamente, para o controle da poluição atmosférica? Justifique sua resposta.
Objeto de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção ✓ a) O estudante classificou como atitudes sustentáveis do habitante: usar o transporte público, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera; praticar a coleta seletiva, reaproveitando materiais e minimizando a necessidade de extrair recursos da natureza; apagar as luzes e desligar os aparelhos elétricos antes de dormir, economizando energia elétrica. As atitudes não sustentáveis identificadas pelo estudante são: tomar banhos longos, gastando mais energia elétrica e água do que o necessário; usar vários copos descartáveis ao longo do dia, gerando lixo desnecessário; deixar aparelhos elétricos ligados sem que estejam sendo usados, desperdiçando energia elétrica.
b) O estudante identificou que a atitude do habitante que contribui diretamente para o controle da poluição atmosférica é o uso do transporte público. Quanto maior o número de carros particulares circulando nas ruas, mais intensa é a queima de combustíveis fósseis e maior é a emissão de poluentes atmosféricos.
X a) O estudante não classificou e/ou não justificou as atitudes sustentáveis e não sustentáveis. b) O estudante não identificou o uso do transporte coletivo como a prática sustentável que contribui diretamente para a diminuição da emissão de poluentes atmosféricos, resultando em melhor qualidade do ar.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não diferenciaram atitudes sustentáveis e não sustentáveis e/ou não as relacionaram a alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. Para retomar o assunto, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, registrem as atividades que realizam ao longo de uma semana e incluam dados relacionados à sustentabilidade dessas ações, como: tempo gasto no banho, número de sacolas de lixo geradas pela família por dia, uso de transporte público ou particular para ir até a escola, o número de lâmpadas e televisores ligados e por quanto tempo, entre outras informações. Em seguida, o professor pode pedir-lhes que avaliem as atividades realizadas, classificando-as como sustentáveis e não sustentáveis, e que proponham alternativas para este último tipo.
Observe as caixas abaixo.
Se você tivesse que cuidar de uma planta, deixaria a caixa aberta ou fechada? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno compreende a importância da luz solar e da água para o desenvolvimento das plantas e elabora sua resposta explicando que deixaria a planta na caixa aberta, porque, assim, ele poderia adicionar água e a planta receberia luz solar, o que garantiria sua sobrevivência.
50%. O aluno identifica apenas um dos fatores ausentes (água ou luz) se a planta estiver na caixa fechada e relata que a planta não sobrevive.
0%. O aluno não compreende que, se a planta estiver em uma caixa fechada, faltará luz e água para que ela possa sobreviver.
No Brasil, a falta de chuva em algumas regiões e o aumento do consumo de energia elétrica fazem com que a energia gerada nas usinas hidrelétricas seja insuficiente para abastecer os consumidores. Nesse caso, as usinas termelétricas são acionadas.
As termelétricas podem gerar energia elétrica a partir de dois tipos de combustíveis. Identifique-os e indique uma desvantagem na utilização de cada um deles.
Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção ✓ O estudante identifica os combustíveis fósseis e a biomassa como fontes de energia das usinas termelétricas e indica uma desvantagem na utilização de cada um deles, como o fato de os combustíveis fósseis serem um recurso não renovável e de sua queima poluir a atmosfera, e de a biomassa ser de difícil armazenamento e menos eficiente na geração de energia do que os combustíveis fósseis.
X O estudante não identificou os combustíveis que podem ser utilizados nas usinas termelétricas e não indicou uma desvantagem do uso de cada um deles.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os combustíveis utilizados em usinas termelétricas e não indicaram uma desvantagem do uso de cada um. Para consolidar esses conceitos, o professor pode fazer um jogo de adivinhação com a turma, em que ele dá informações sobre determinado combustível ou forma de geração de energia e os estudantes tentam adivinhar do que se trata (por exemplo, em relação às termelétricas: os principais combustíveis dessas usinas não são renováveis; a energia elétrica é gerada a partir da movimentação de turbinas por vapor d’água; não são a principal forma de obtenção de energia no Brasil etc.).
Leia o trecho de um texto e responda à questão.
Na beira do lago, pássaros e formigas se despediram, e um jacaré que ali estava se ofereceu para fazer a travessia.
Lenira Almeida Heck. As abelhas e as formigas. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2017.
Como se locomovem os animais mencionados no texto? E como o modo de locomoção deles se relaciona com o ambiente em que vivem?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno associa corretamente a forma de locomoção e o ambiente em que os animais vivem. Possibilidade de resposta correta: (1) “Os pássaros voam e andam para se locomover; por voarem, podem viver nas árvores. As formigas andam para se locomover e por isso vivem na terra. O jacaré anda pela terra e também é capaz de nadar, por isso vive em ambiente terrestre, mas sempre próximo a rios e lagos.”.
50% O aluno associaa corretamente a forma de locomoção e o ambiente onde esses animais vivem, mas não elabora uma resposta completa.
0% O aluno não identifica as formas de locomoção dos animais nem de associa com o ambiente em que vivem.
Observe as duas plantas abaixo.
Agora, organize as frases a seguir nas tabelas, de acordo com o que você acredita que aconteceu em cada situação.
• A terra era apropriada.
• A terra estava seca e sem nutrientes.
• A planta estava em um lugar escuro.
• Faltou água para a planta se desenvolver.
• A planta foi exposta à luz solar.
• A planta recebeu água diariamente.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno preenche as tabelas corretamente e demonstra ter compreendido o que acontece com as plantas na presença e na ausência de água e luz. Planta 1: “A terra estava seca e sem nutrientes”; “A planta estava em lugar escuro”; “Faltou água para a planta se desenvolver”. Planta 2: “A terra era apropriada”, “A planta foi exposta à luz solar”, “A planta recebeu água diariamente”.
80%. O aluno estabelece a relação correta de duas frases em cada coluna, e assim comete dois erros no total.
50%. O aluno estabelece a relação correta de apenas uma frase em cada coluna.
0%. O aluno não relaciona corretamente nenhuma das seis frases, demonstrando não ter compreendido o que foi solicitado na questão.
As imagens a seguir representam o céu visto de um mesmo ponto da Terra em horários diferentes.
a) Que movimento da Terra possibilita observarmos a diferença de iluminação representada nas imagens?
b) Qual corpo celeste é responsável por essa iluminação?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que o movimento da Terra que possibilita observarmos a diferença de iluminação nas duas imagens é a rotação e que o componente do sistema solar responsável pela diferença de iluminação é o Sol. Além disso, compreendeu também que, mesmo em dias nublados, o Sol está iluminando a Terra e justificou corretamente sua resposta. Exemplo de resposta correta: a) “O movimento que possibilita observarmos a diferença de iluminação nas duas imagens é a rotação.”; b) “O corpo celeste responsável pela iluminação da Terra é o Sol.”.
50% O aluno compreendeu e respondeu corretamente a apenas um dos itens.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode discutir com os alunos sobre a importância da luz do Sol para a vida na Terra. Além disso, o professor pode explicar aos alunos que em alguns países, devido à sua posição na Terra, a duração dos dias e das noites varia conforme a época do ano, o que reflete nos hábitos de vida das pessoas. O professor pode solicitar aos alunos que pesquisem sobre o assunto.
A imagem abaixo mostra a sombra de uma estátua com formato de mão.
a) O que é necessário para fazer uma sombra como essa?
b) Essa sombra é gerada em razão de a estátua ser um corpo translúcido, transparente ou opaco? Justifique sua resposta.
Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno escreveu que, para projetar uma sombra, é necessário ter uma fonte de luz e um corpo que não seja atravessado pela luz. Além disso, explicitou que a estátua é um corpo opaco, pois ele impede a passagem da luz.
50% O aluno indicou que, para projetar uma sombra, é necessário ter uma fonte de luz e um corpo, mas não explicitou que este último deve ser opaco; ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode incentivar os alunos a produzirem sombras a partir da manipulação de diferentes corpos. Eles podem utilizar como corpos opacos diferentes recortes em cartolina. A turma pode, inclusive, desenvolver um projeto de teatro de sombras.
No Sistema Solar, além dos planetas, os corpos menores também giram ao redor do Sol.
a) Como são classificados os planetas de acordo com sua composição e proximidade com o Sol?
b) Dê três exemplos de corpos menores e uma característica de cada um deles.
Objetos de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica
Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção ✓ a) O estudante classificou os planetas mais próximos do Sol e compostos principalmente por rochas como planetas interiores ou rochosos, e os planetas mais afastados do Sol e que possuem muito mais matéria gasosa do que sólida como planetas gasosos ou gigantes gasosos. b) O estudante citou três exemplos de corpos menores e suas características. Possibilidades de exemplo: asteroides são corpos que parecem rochas grandes, apresentam formato irregular e se formaram durante a origem do Sistema Solar; cometas são corpos formados por gelo e poeira que se originaram nas áreas mais externas do Sistema Solar, permanecendo em órbitas distantes do Sol; meteoroides são pedaços de rocha localizados fora da atmosfera terrestre: quando são atraídos pela Terra e atravessam a atmosfera, deixam rastros de luz e são chamados meteoros, e quando atingem a superfície da Terra são chamados meteoritos. X a) O estudante não classificou os planetas em interiores ou rochosos e gasosos ou gigantes gasosos. b) O estudante não citou exemplos corretos de corpos celestes menores e suas características.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram os planetas em dois grupos principais (planetas rochosos e gasosos) e não identificaram exemplos nem as características de corpos celestes menores. Para consolidar o conteúdo, o professor pode dividir a turma em cinco grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre um dos seguintes assuntos: planetas rochosos, planetas gasosos, asteroides, cometas e meteoros. Em seguida, o professor pode solicitar que cada grupo redija uma reportagem fictícia sobre o tema pesquisado. Por fim, os grupos devem apresentar as reportagens elaboradas para o restante da turma.
Leia o texto a seguir.
Nos domicílios, estabelecimentos industriais e comercias ao redor do planeta, os óleos de fritura são bastante utilizados para fins de preparação de alimentos. Este óleo é um produto com tempo determinado de uso [...] e seu resíduo, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas – como em rios, riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários [...].
Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.
Considerando a mistura formada pela água e pelo óleo, responda:
a) A mistura é classificada como homogênea ou heterogênea?
b) Cite um método adequado que pode ser utilizado para separar os componentes da mistura mencionada no texto. Justifique sua resposta.
Objeto de conhecimento Separação de materiais
Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Tipo de questão Aberta Capítulo 12
Grade de correção ✓ a) O estudante classificou, corretamente, a mistura de água e óleo como heterogênea, já que são formadas duas fases distintas. b) O estudante citou, corretamente, que o método adequado para separar a mistura heterogênea entre a água e o óleo é a decantação. Esse método é possível porque a mistura é heterogênea e a água é mais densa do que o óleo. X a) O estudante classificou, equivocadamente, a mistura formada entre água e óleo como homogênea, ou não conseguiu identificar a mistura mencionada pelo texto. b) O estudante não compreendeu como separar a mistura entre água e óleo e citou um método de separação de misturas inadequado.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou a questão não compreendeu as características e a classificação de uma mistura de água e óleo e/ou não conseguiu selecionar um método adequado para a separação dessa mistura. Pode ser que tenham ficado dúvidas sobre o conceito de densidade, importante para a resolução desta questão. Caso necessário, deve-se revisar tal conceito. O professor ainda pode pedir aos estudantes que, em grupos de cinco, façam uma pesquisa sobre o descarte de óleos, por exemplo de cozinha, na água; eles devem propor campanhas de conscientização sobre o descarte adequado do óleo de cozinha, indicando possibilidades de reaproveitamento desse material. O professor também pode discutir com os estudantes a inviabilidade de se realizar o processo de decantação em grandes volumes de água, como nos casos de derramamento de petróleo no mar.
Observe os seres vivos abaixo.
Elementos representados de forma não proporcional entre si
Complete as frases a seguir:
• O ____________________ é um animal doméstico.
• Da ___________________ podemos colher alimentos.
• O ___________________ é um animal que vive em ambiente aquático.
• Nas florestas podemos encontrar animais selvagens como o ___________.
• O ___________________ vive em ninhos.
• A ___________________ necessita de água e luz para se desenvolver.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente
Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno completa corretamente todas as frases, demonstrando que consegue compreender algumas características relacionadas à vida de plantas e animais. As lacunas devem ser preenchidas na seguinte ordem: “cachorro”, “macieira”, “golfinho”, “leão”, “pássaro”, “orquídea”.
80%. O aluno consegue completar corretamente quatro frases, demonstrando que compreende a maior parte das características relacionadas à vida de plantas e animais.
50%. O aluno completa três frases corretamente, demonstrando que não tem domínio completo sobre as características de plantas e animais e a vida cotidiana delas.
0%. O aluno não completa as frases corretamente, demonstrando que não assimilou as características dos animais e plantas já trabalhadas.
Os materiais podem sofrer transformações reversíveis ou irreversíveis.
Transformação reversível: o material sofre alteração em seu formato, aparência ou estado, mas pode retornar à forma original.
Transformação irreversível: o material sofre alteração em seu formato, aparência ou estado e não pode retornar à forma original.
De acordo com as definições acima, escreva se os processos a seguir são reversíveis ou irreversíveis.
a) Água em estado líquido colocada no congelador da geladeira para que se torne gelo.
b) Ovo de galinha cozido.
c) Papel queimado no fogo.
d) Barra de chocolate derretida.
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (BNCC) (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que os materiais podem sofrer alterações reversíveis ou irreversíveis e respondeu corretamente a todos os itens. Resposta correta: a) Reversível. b) Irreversível. c) Irreversível. d) Reversível.
50% O aluno respondeu corretamente a metade das alternativas.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade referida.
Júlia está com deficiência de vitamina D. E para isso precisa tomar mais sol, porque a vitamina D precisa disso para ser absorvida pelo corpo. Júlia estuda pela manhã e passa a tarde em casa, onde há cômodos com janelas voltadas para o leste, oeste e sul.
Em qual cômodo Júlia deve estudar enquanto estiver em casa, para tomar sol: no cômodo com janela para o leste, para o oeste ou para o sul? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou a posição do Sol no período da tarde. Possibilidades de respostas corretas: (1) “Júlia deve estudar no cômodo com a janela voltada para oeste, porque à tarde o Sol está para o lado do oeste.”; (2) “Júlia deve ficar no quarto com a janela para oeste, porque durante a tarde o Sol caminha para o oeste.”.
50% O aluno identificou a posição do Sol no período da tarde, mas não explicou a escolha do cômodo. Exemplo de resposta: Júlia deve estudar no cômodo com a janela voltada para oeste.”
0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar uma bússola para a sala de aula e pedir aos alunos que indiquem a trajetória do Sol e o horário de maior incidência de raios solares na janela da sala.
João sai de casa para ir à escola às 6 horas e volta para sua casa ao meio-dia. Ele observou que o tamanho de sua sombra muda nesses diferentes horários do dia.
Em qual desses horários do dia João irá perceber que sua sombra está menor? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de Correção
100% O aluno compreende que a sombra de João estará menor ao meio-dia e explicou corretamente o porquê. Uma possibilidade de resposta correta: “A sombra de João estará menor ao meio-dia porque nesse horário o Sol está mais alto no céu.”.
50% O aluno escreveu apenas que a sombra de João estará menor ao meiodia, mas não explicou o porquê ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar os alunos para o pátio da escola no início de um dia de aula. Pedir para que eles marquem no chão o tamanho da sombra do colega nesse horário. Ao final do dia de aula, voltar com os alunos para o pátio e falar para eles compararem o tamanho anterior de suas sombras com o do momento. Por fim, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão sobre a influência das posições do Sol sobre o tamanho das sombras das pessoas e dos objetos.
OBSERVE AS IMAGENS.
A PANELA E AS TOALHAS FORAM FEITAS COM MATERIAIS DIFERENTES. POR ISSO, A PANELA É __________________________ E AS TOALHAS SÃO __________________________.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno identificou corretamente uma característica dos materiais da panela e outra das toalhas e preencheu corretamente as lacunas. Resposta correta: A panela e as toalhas foram feitas com materiais diferentes. Por isso, a panela é dura e as toalhas são macias.”.
50%. O aluno identificou corretamente uma característica dos materiais de apenas um dos objetos, ou da panela ou das toalhas, e não preencheu uma das lacunas.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos listarem alguns objetos presentes na sala de aula e, em pares, compararem as características dos objetos listados pelo outro colega.
Maria levou a avó para fazer um eletrocardiograma, exame que avalia o ritmo e a velocidade dos batimentos cardíacos. A avó de Maria ficou muito surpresa com a tecnologia usada no exame.
Maria comentou com ela que as tecnologias digitais possibilitaram muitos avanços na medicina.
a) Cite dois avanços tecnológicos, no campo da saúde, que Maria poderia oferecer como exemplo para a avó.
b) Como esses avanços impactaram a qualidade de vida das pessoas?
Objeto de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública
Habilidade (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Tipo de questão Aberta Capítulo 10
Grade de correção
✓ a) O estudante citou corretamente avanços tecnológicos no campo da saúde, por exemplo: ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética; utilização de órgãos artificiais; cadeiras computadorizadas para deficientes, etc.
b) O estudante poderia mencionar que avanços na eletrônica e/ou informática tornaram os equipamentos médicos mais eficazes, facilitando o diagnóstico dos pacientes e assim melhorando a qualidade de vida das pessoas.
X a) O estudante não soube citar ou citou equivocadamente exemplos de técnicas aplicadas na área da saúde.
b) O estudante não compreendeu como os avanços tecnológicos podem impactar a qualidade de vida das pessoas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não conseguiram identificar como avanços em áreas do conhecimento não diretamente correlatas à área da saúde podem contribuir para melhores equipamentos médicos e tecnologia da saúde. Para aprimorar o desenvolvimento dessa habilidade, podem ser realizadas atividades de pesquisa em grupo ou exibições de material audiovisual que abordem o desenvolvimento histórico de equipamentos médicos, por exemplo: equipamentos de raio-X, materiais cirúrgicos e técnicas de diagnóstico sorológico.
Leia o texto a seguir e responda às questões.
O debate sobre a proibição de produtos plásticos descartáveis, que vem ganhando força na União Europeia, serve de exemplo para o Brasil. [...] A União Europeia propôs a proibição da comercialização de produtos plásticos descartáveis que são usados apenas uma vez e possuem alternativas com materiais mais sustentáveis ou biodegradáveis. Entre eles, estão cotonetes, canudos, garrafas, mexedores de café e talheres.
Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2018.
a) Qual a origem do plástico? Que benefícios esse material trouxe para a sociedade?
b) Cite um prejuízo ao meio ambiente causado pelo plástico que justifique a proposta de proibição de produtos plásticos descartáveis.
Objeto de conhecimento Materiais sintéticos
Habilidade (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Tipo de questão Aberta Capítulo 13
Grade de correção ✓ a) O estudante identificou o plástico como um material sintético feito de derivados de petróleo e associou, corretamente, a produção desse material ao desenvolvimento científico e tecnológico, explicando que sua produção tem o objetivo de melhorar e facilitar a vida da população. Alguns exemplos de aplicações de plásticos que melhoraram e facilitaram a vida da sociedade são: fraldas, seringas descartáveis, equipamentos eletrônicos mais leves e baratos. b) O estudante reconheceu que o plástico não é decomposto por bactérias e fungos e que esse material demora centenas de anos para ser degradado. Reconhece também que plásticos poluem a água e o solo, podendo, por exemplo, causar a morte de seres vivos que ingiram esses materiais. X a) O estudante não identificou o plástico como um material sintético feito de derivados de petróleo e/ou não associou a produção desse material ao desenvolvimento científico e tecnológico. O estudante pode ainda não ter reconhecido que o plástico trouxe alguns benefícios para a sociedade, embora também tenha trazido problemas. b) O estudante não compreendeu os impactos ambientais causados pelo uso de materiais plásticos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esta questão não associou a utilização de materiais plásticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, e/ou não reconheceu os problemas ambientais decorrentes de sua utilização. Para que os estudantes conheçam mais sobre os impactos ambientais do plástico, o professor pode pedir que, individualmente, façam uma pesquisa sobre a “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”, que é um imenso acúmulo de lixo, principalmente de origem plástica. Essa “ilha” pesa cerca de 87 mil toneladas e tem dimensões de três vezes o estado da Bahia. Em seguida, para a conscientização ambiental em relação ao uso de plástico, o professor pode exibir em sala documentários a respeito dos impactos ambientais causados pelo acúmulo de plástico no meio ambiente, como o intitulado “ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta” (Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2018). Posteriormente, pode-se fazer uma roda de discussão em sala de aula, pedindo aos estudantes que deem sugestões de medidas a serem tomadas para minimizar o uso de materiais plásticos, desenvolvendo a competência de agir coletivamente, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões socioambientais, com base em princípios sustentáveis.
Observe as fotografias abaixo. Esses animais têm características semelhantes e outras diferentes. É possível formar grupos de animais semelhantes? Quais grupos você formaria e quais características usaria para formá-los?
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100% O aluno identificou semelhanças entre a joaninha e a borboleta, que são insetos e animais invertebrados, possuem asas e voam. e entre o gato e o chimpanzé, que são mamíferos e animais vertebrados, com pelos no corpo e quatro membros.
50% O aluno elaborou uma resposta incompleta.
0% O aluno não identificou as características que os animais mostrados na fotografia têm em comum.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas