Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
OS ANIMAIS DE HÁBITOS DIURNOS SÃO MAIS ATIVOS DURANTE O DIA, ENQUANTO OS ANIMAIS DE HÁBITOS NOTURNOS SÃO MAIS ATIVOS DURANTE A NOITE. OBSERVE AS IMAGENS DOS ANIMAIS ABAIXO E ASSINALE SE ELES TÊM HÁBITOS DIURNOS OU NOTURNOS.
ELEMENTOS REPRESENTADOS EM TAMANHOS NÃO PROPORCIONAIS ENTRE SI.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar os hábitos de cada um dos animais mostrados nas imagens: coruja – noturno; morcego – noturno; beija-flor – diurno; panda – diurno.
50%. O aluno consegue identificar os hábitos de metade dos animais representados nas fotografias.
0%. O aluno não consegue identificar quais animais possuem hábitos diurnos e quais possem hábitos noturnos.
OBSERVE AS IMAGENS.
A) QUAL OBJETO É LISO?
B) E QUAL É MAIS MOLE?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno observou corretamente os objetos indicando que o objeto liso é o copo e que o objeto mole é o cadarço. Uma possibilidade de resposta: a) “O copo é liso.” b) “Os cadarços são moles.”.
50%. O aluno foi capaz de indicar corretamente apenas a característica de um dos objetos. Uma possibilidade de resposta incompleta: a) “O copo.” Ou b) “Os cadarços”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode separar a turma em grupos e entregar imagens de alguns objetos. Em seguida, o professor pode solicitar aos alunos que escrevam em tiras de papel algumas características de cada objeto. Na sequência, os grupos podem trocar as imagens e as tiras de papel com as características. Ao receberem as novas imagens, o grupo deverá associar as tiras de papel com as características aos objetos das imagens.
Todos os dias pela manhã Maurício vai a pé para a escola. Nesta semana percebeu que na ida a sua sombra está bem à sua frente. Quando voltou para casa, às três horas da tarde, notou que a sombra também ia bem à sua frente. A figura mostra a casa do Maurício vista de cima.
a) Qual a explicação para essa observação de Maurício?
b) Ao sair de casa pela manhã, que direção Maurício tem que tomar para chegar à escola?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão associou as posições das sombras à posição do Sol. Possibilidade de resposta correta: a) “Se pela manhã a sombra estava na frente, é porque o Sol estava atrás dele. Assim, o leste está atrás dele e o oeste está na frente. Na volta, já no meio da tarde, se a sombra está na frente é porque o Sol está atrás, assim, o oeste está atrás.”; b) “A escola do Maurício fica em direção ao Oeste.”.
50% O aluno associou corretamente o movimento do Maurício em direção ao oeste, mas não explicou o porquê. Pode também ter indicado a direção errada da escola de Maurício.
0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode montar um relógio de sol junto com os alunos. Os alunos devem escolher um local adequado (com boa incidência solar), produzir um gnômon e descobrir a direção oesteleste com esse método.
Algumas substâncias foram misturadas de acordo com a figura a seguir.
Sobre essas misturas, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Dentro do recipiente A existe apenas uma mistura homogênea, pois o sal e a areia se dissolvem na água, formando uma única fase.
II. Dentro do recipiente B existe uma mistura heterogênea: o óleo flutua sobre a água, assim como o petróleo flutua sobre a água do mar.
III. Dentro do recipiente C existe uma mistura heterogênea, pois o álcool e a água não se misturam.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I.
II.
Objeto de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas
Habilidade (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 11
Justificativas Resposta: D
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que no recipiente C há uma mistura homogênea, pois o álcool e a água se misturam.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que no recipiente A há uma mistura heterogênea, pois, embora o sal se dissolva na água, a areia não se mistura, formando uma outra fase no sistema e caracterizando uma mistura heterogênea.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que no recipiente A há uma mistura heterogênea, pois, embora o sal se dissolva na água, a areia não se mistura, formando uma outra fase no sistema e caracterizando uma mistura heterogênea. Esse estudante também não reconhece a mistura de água e óleo como heterogênea.
d O estudante compreendeu a diferença de misturas homogêneas e heterogêneas e as classificou corretamente. No recipiente A há uma mistura heterogênea, pois a areia não se dissolve na solução de água com sal, havendo formação de duas fases distintas; no recipiente B há uma mistura heterogênea, pois o óleo é insolúvel em água, havendo formação de duas fases distintas, e no recipiente C há uma mistura homogênea, pois o álcool e a água se misturam.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que erra essa questão não compreende a diferença entre mistura homogênea e heterogênea e/ou não consegue identificar esses tipos de mistura em ilustrações. O professor pode fazer uma atividade demonstrativa de misturas homogêneas e heterogêneas, levando, para a sala de aula ou para o laboratório de Ciências, diferentes materiais (água, sal de cozinha, areia, óleo, açúcar, álcool, etc.) e alguns recipientes transparentes. Os alunos devem sugerir misturas e criar hipóteses sobre como elas serão classificadas. Ao final, os estudantes deverão desenhar as misturas feitas pelo professor, verificando se suas hipóteses estavam corretas. Para demonstrar que as misturas heterogêneas podem ser formadas por um número maior de fases (além de apenas duas), o professor pode criar uma ”torre de líquidos”. Para isso, deve providenciar e levar, para a sala de aula, uma proveta ou uma garrafa PET transparente, glucose de milho, detergente colorido, água com corante ou suco (em pó), óleo e álcool com corante. As substâncias devem ser colocadas na proveta/garrafa nessa ordem, formando uma mistura heterogênea com 5 fases distintas.
Durante uma aula de Ciências, um professor citou estas três situações:
I. No funcionamento de um automóvel, parte da energia térmica da queima do combustível é transformada em trabalho.
II. Em uma máquina a vapor, a água recebe calor da fonte de aquecimento e passa para o estado gasoso.
III. O resfriamento de uma bebida ocorre pela transferência de calor do gelo para a bebida.
De acordo com as leis da Termodinâmica, estão corretas apenas as situações:
I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9
Justificativa Resposta: A
a. O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que, de acordo com as leis da Termodinâmica, as situações I e II estão corretas e que a situação III está incorreta, pois a transferência de energia ocorre do corpo mais quente para o corpo mais frio, e assim a bebida perde calor para o gelo, e não o oposto.
b. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a água de uma máquina a vapor recebe calor de uma fonte de aquecimento, tornando-se vapor, e também não percebeu que a situação III está incorreta, uma vez que não ocorre transferência de calor do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.
c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a situação I está correta, já que parte da energia térmica da queima do combustível é transformada em trabalho. Além disso, não compreendeu que a situação III está incorreta, uma vez que não ocorre transferência de calor do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.
d. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a situação III está incorreta, pois não ocorre transferência de calor do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão tiveram dificuldade para avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico no funcionamento de máquinas térmicas. Com o intuito de reforçar esse conteúdo, o professor pode relembrar com a turma o conceito de equilíbrio termodinâmico e o funcionamento das máquinas térmicas e pedir aos estudantes que tentem identificar situações cotidianas ou propostas de experimentos que utilizem os mesmos princípios. Em seguida, na sala de aula, o professor pode anotar, no quadro, os exemplos citados pelos estudantes e pedir que expliquem como as situações estão relacionadas com o equilíbrio termodinâmico.
Observe as sombras abaixo.
Por que as sombras são diferentes em tamanho e posição?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno compreende a movimentação da Terra ao redor do Sol, descrevendo o movimento aparente dele. Em sua reposta, descreve que o Sol parece se mover no céu e sua posição sobre os objetos ou pessoas modifica suas sombras: durante a manhã e a tarde as sombras são maiores e ao meio-dia quase não se observam sombras.
50%. O aluno menciona que a posição do Sol interfere na formação das sombras, mas não elabora uma resposta completa e não cita o movimento aparente do Sol no céu.
0%. O aluno não registra nenhuma informação correta que relacione a posição do Sol com a formação das sombras.
Heloísa sentou debaixo da sombra de uma árvore às 10 horas, para ler um livro.
Ao meio-dia, ela observou que a sombra dessa árvore estava maior ou menor do que às 10 horas? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de Correção
100% O aluno compreende que a sombra da árvore será menor ao meio-dia e explicou corretamente o porquê. Uma possibilidade de resposta correta: “A sombra da árvore estará menor ao meio-dia porque nesse horário o Sol está mais alto no céu.”.
50% O aluno escreveu apenas que a sombra será menor ao meio-dia, mas não explicou o porquê ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos observem o tamanho da sombra de diferentes objetos encontrados na escola (como mesas, bancos, brinquedos do parquinho, etc.) ao longo dos horários de aula. No fim do dia de aula, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão sobre a influência das posições do Sol sobre o tamanho das sombras dos objetos observados.
Observe a imagem abaixo.
a) A imagem representa várias fotos de um satélite natural ou artificial da Terra?
b) Por que em alguns dias conseguimos ver a Lua toda e em alguns dias apenas uma parte dela?
c) Em qual fase da Lua é mais difícil a sua observação?
Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua
Habilidade (BNCC) (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão respondeu que a Lua é considerada um satélite natural porque ela não é um objeto produzido pelo ser humano, como os satélites artificiais; a Lua é um corpo celeste que orbita a Terra. Além disso, compreendeu que às vezes observamos apenas parte da face da Lua voltada para a Terra porque ela se movimenta ao redor da Terra, alternando a visualização de sua face iluminada pelo Sol. O aluno compreendeu ainda que durante a Lua Nova é mais difícil observá-la porque nessa fase a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, fazendo com que a face não iluminada da Lua esteja voltada diretamente para a Terra. Nesta fase, ela é visível durante o dia, graças à luz que a Terra reflete e que chega à Lua. Exemplo de respostas corretas: a) “A figura representa a Lua, um satélite natural, que gira em torno do planeta Terra.”; b) “Dependendo da época do mês, observamos a Lua toda ou apenas parte dela porque ela se movimenta ao redor da Terra e, como não possui luz própria, vemos apenas parte de sua face iluminada pelo Sol, dependendo de sua posição.”; c) “Na fase de Lua Nova é mais dificil observar a Lua porque ela passa por nós durante o dia e o lado iluminado pelo Sol não está voltado para a Terra.”.
50% O aluno compreendeu e respondeu corretamente a apenas um dos itens.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que desenhem as quatro fases da Lua, identificando cada uma delas. Além disso, o professor pode exibir para a turma um vídeo mostrando a passagem das fases da Lua de forma acelerada. Explique a eles como é possível, às vezes, ver a Lua Nova durante o dia.
OBSERVE AS IMAGENS.
A) QUAL FOI O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER A CADEIRA E A MESA?
B) ESSE MATERIAL É _______________________________. POR ISSO, SERVE PARA FABRICAR CADEIRAS E MESAS.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno comparou as características da mesa e da cadeira das imagens e identificou que ambas foram feitas de madeira e preencheu a lacuna com uma característica correta desse tipo de material. Uma possibilidade de resposta: a) “A cadeira e a mesa são feitas de madeira.” e b) “Esse material é duro. Por isso, serve para fabricar cadeiras e mesas.”.
50%. O aluno comparou as características da mesa e da cadeira das imagens e identificou que ambas foram feitas de madeira, mas não preencheu a lacuna com uma característica correta desse tipo de material. Ou então, o aluno escreveu apenas uma característica do material e não o identificou.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de objetos do material escolar dos alunos, feitos de diferentes materiais (apontadores de metal e de plástico, mochilas de pano e de plástico, etc.). Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para compararem as características dos objetos das imagens com as características do objeto pertencente ao aluno.
Leia a receita de bolo descrita a seguir.
Ingredientes:
• 3 ovos inteiros;
• 100 mL de óleo de girassol;
• 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;
• 1 xícara de aveia;
• 1 colher de sopa de fermento em pó;
• 1 xícara de uva passa sem semente;
• 3 maçãs grandes sem casca.
Modo de preparo:
• Bata no liquidificador todos os ingredientes, com exceção das frutas.
• Misture as frutas à massa.
• Em uma forma untada, despeje a mistura.
• Leve ao forno com temperatura de 180 °C por 30 minutos.
O produto final mencionado no texto representa:
uma transformação física, pois no processo ocorre apenas a mistura dos ingredientes.
uma transformação química, evidenciada pelas mudanças na textura, no odor e no sabor do bolo pronto em relação à massa crua.
uma transformação física, já que no processo houve apenas a mudança de estado físico da massa, que era líquida e se tornou sólida.
uma transformação química em que apenas as frutas reagem entre si, dando origem a um novo material: o bolo.
Objeto de conhecimento Transformações químicas
Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 11
Justificativas Resposta: B
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os ingredientes do bolo sofrem uma transformação química quando misturados e aquecidos no forno, o que é evidenciado por mudanças nas características da mistura, como textura, odor e sabor.
b O estudante compreendeu que a produção do bolo representa uma transformação química, que tem como evidências, por exemplo, as mudanças nas características da massa, como textura, odor e sabor.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o processo representa uma transformação química e não apenas uma mudança de estado físico da matéria.
d O aluno que selecionou esta alternativa não compreendeu que as frutas não reagem entre si, mas que a mistura dos ingredientes se transforma dentro do forno, com o aumento da temperatura.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou essa questão não compreendeu as evidências que permitem afirmar que, na produção do bolo, ocorreu uma transformação química. Para que esse processo fique mais claro para os estudantes, o professor pode fazer com eles, no laboratório de Ciências ou na cozinha da escola, essa receita ou outra que envolva calor (com uso do forno ou do fogão), para evidenciar as mudanças na textura, no odor e no sabor típicas das transformações químicas. Apenas o professor deve manipular os materiais quentes ou cortantes. Os estudantes não devem mexer no fogão, no forno ou em materiais cortantes. Outra sugestão é propor um processo simplificado de produção de queijo. Para isso, deve-se aquecer 1 litro de leite até a fervura e, em seguida, acrescentar vinagre ou suco de limão até que o leite comece a coalhar. Por fim, os estudantes podem propor métodos para separar o queijo do soro, realizar essa separação, salgar e enformar o queijo produzido. O professor deve atentar para que os estudantes tenham princípios básicos de higiene. Também nessa atividade, os estudantes não devem mexer no fogão, no forno ou em materiais cortantes.
Relacione a segunda coluna com a primeira:
( ) Galáxia I. O planeta Terra está inserido nela, que tem esse nome pois parece uma mancha leitosa no céu.
( ) Via Láctea II. A soma de tudo o que existe fisicamente.
( ) Sistema Solar III. Aglomerado de estrelas, nuvens de gás, poeira e outros corpos celestes.
( ) Universo IV. Conjunto formado pelo Sol e por todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional.
A sequência correta da associação da segunda coluna com a primeira, de cima para baixo, é:
I, III, II, IV.
III, I, II, IV.
IV, I, III, II.
I, III, IV, II.
III, I, IV, II.
Objetos de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica
Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Justificativas Resposta E
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu os conceitos de galáxia, Via Láctea, Sistema Solar e Universo e errou todas as associações. b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os conceitos de galáxia e Via Láctea, mas inverteu as definições dos conceitos de Sistema Solar e Universo. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os conceitos de Via Láctea e Universo, mas inverteu as definições dos conceitos de galáxia e Sistema Solar. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os conceitos de Sistema Solar e Universo, mas inverteu as definições de galáxia e Via Láctea. e O estudante compreendeu os conceitos de galáxia, Via Láctea, Sistema Solar e Universo e localizou o Sistema Solar na galáxia Via Láctea, que faz parte do Universo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam a composição e a estrutura do Sistema Solar, nem o localizaram na galáxia Via Láctea, que, assim como bilhões de outras, faz parte do Universo. Para elucidar as dúvidas, o professor pode pedir que os estudantes construam um modelo para representar a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas e corpos menores). Em seguida, o professor pode pedir que os estudantes consultem uma representação da localização do Sistema Solar na Via Láctea e perguntar se existem outras galáxias além da Via Láctea. Por fim, os estudantes devem refletir sobre o significado do conceito de Universo.
Veja nos quadros algumas características gerais sobre a alimentação dos animais. Em seguida, selecione aquelas que são importantes para os grupos de animais listados na tabela e escreva-as na coluna correspondente.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção
100% O aluno identificou corretamente as características sobre alimentação específicas de cada grupo de animal apresentado na tabela: Aves: Bico que ajuda a capturar outros animais ou a segurar frutos e sementes; Primatas: Mãos habilidosas que ajudam a segurar o alimento e levá-lo à boca; Insetos: Antenas que auxiliam na percepção do ambiente e na obtenção de alimento; Anfíbios: Língua comprida, o que auxilia na captura de outros animais.
50% O aluno não identificou a maioria das características e cometeu mais de quatro erros ao preencher a tabela.
0% O aluno não identificou as características de cada grupo de animal.
Observe a fotografia abaixo.
a) Que tipo de local a imagem retrata?
b) Esse local é adequado para despejar lixo? Justifique.
Objeto de conhecimento Necessidade de saneamento básico
Habilidade Conhecer as formas de tratamento e de destino do lixo.
Tipo de questão Aberta
Unidade 7
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente que o local retratado na figura, o lixão, não representa um local adequado para o depósito de lixo. Exemplo de resposta correta: a) “O local retratado é um lixão.”; b) “O lixão não é um local adequado para despejar lixo. Isso porque tanto o solo como os lençóis freáticos sofrem contaminação.”.
50% O aluno identificou corretamente que a figura representa o lixão e que este não é um local adequado para o destino de lixo, no entanto, ele não explicou os motivos pelos quais o lixão não é um local adequado para o descarte.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que pesquisem sobre o destino do lixo no local onde eles vivem. Além disso, pode-se discutir com os alunos a respeito da coleta seletiva de lixo e como isso afeta os locais para os quais o lixo é destinado.
Imagine que sua turma está organizando um teatro de fantoches e que você será o responsável pela produção dos sons.
Em determinada cena, é preciso fazer o som da chuva caindo, com trovões ao fundo, e o som do galope de um cavalo.
a) Quais objetos ou materiais você utilizaria para imitar os sons da chuva, do trovão e do galope do cavalo?
b) De que forma você usaria cada um desses objetos ou materiais para produzir esses sons?
Objeto de conhecimento Produção de som
Habilidade (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno escreveu maneiras plausíveis de produzir cada um desses sons. Resposta possível: O som da chuva pode ser produzido com estalos de vários dedos. O som do trovão pode ser produzido com uma forte batida em um material metálico ou em uma folha de cartolina. O som do galope do cavalo pode ser feito com o barulho de palmas ou com o choque periódico entre dois objetos sólidos, como dois pedaços de madeira.
50% O aluno indicou como produzir apenas um ou dois sons da cena do teatro de fantoches.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que discutam entre si, em grupos, métodos de produção de sons comuns em um teatro, utilizando alguns materiais disponíveis na escola. Eles podem descobrir os sons por experimentação e testes (ao fazerem ”bater” diferentes materiais uns contra os outros, por exemplo).
OBSERVE AS IMAGENS.
A) OS BRINQUEDOS FORAM FEITOS COM O MESMO TIPO DE MATERIAL?
( ) SIM ( ) NÃO
B) O BONECO FOI FEITO DE __________________________ E O PALHAÇO FOI FEITO DE _____________________________.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno identificou que os brinquedos mostrados na imagem foram feitos com materiais diferentes assinalando a opção “sim” e preencheu as lacunas com os materiais dos quais esses brinquedos foram feitos. Resposta correta no item b: O boneco foi feito de plástico e o palhaço foi feito de tecido.
50%. O aluno identificou que os brinquedos mostrados na imagem foram feitos com materiais diferentes assinalando a opção “sim”, mas não preencheu as lacunas com os materiais dos quais esses brinquedos foram feitos ou vice-versa.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula brinquedos variados, feitos com diferentes tipos de materiais (bola de gude e de borracha; bonecas de pano e de plástico; etc.) e pedir que os alunos separem os brinquedos em grupos de acordo com características semelhantes. Em seguida, o professor pode pedir para os alunos explicarem como eles definiram os grupos.
A figura mostra um relógio de Sol, que é usado para medir a passagem das horas.
Como é possível saber as horas usando o tipo de relógio mostrado na figura?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de Correção
100% O aluno escreveu que é possível saber as horas no relógio de Sol olhando a sombra formada pela haste de acordo com a posição do Sol. Uma possibilidade de resposta correta: “A sombra formada pela haste mostra as horas no relógio de Sol.”.
50% O aluno escreveu uma resposta incompleta. Por exemplo: “Pela sombra”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode construir, junto com os alunos, um relógio de Sol. Para isso, o professor pode utilizar um papelão para escrever as horas do dia e posicionar uma vareta (para fazer a função do ponteiro) de forma perpendicular ao papelão. Ele deverá encontrar a posição certa da sombra da vareta no papelão comparando com as horas de um relógio. No dia seguinte, sem necessidade de nenhum relógio, este relógio de Sol poderá indicar as horas certas. Esse tipo simples de relógio de Sol funciona, mas a sua posição tem que ser corrigida ao longo do ano, em função das mudanças na trajetória diurna do Sol.
Quando são 8 horas da manhã aqui no Brasil, e estamos tomando café da manhã, são 20 horas no Japão, e os japoneses estão jantando.
a) O que faz com que, enquanto seja dia no Brasil, seja noite no Japão?
b) A alternância entre dia e noite em qualquer lugar do mundo é causada por qual tipo de movimento da Terra?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que o que faz com que seja dia no Brasil e noite no Japão é o fato de que, por estarem localizados em lados opostos da Terra, a luz solar incide em momentos diferentes nos dois países, devido ao movimento de rotação da Terra. Exemplo de respostas corretas: a) “O que faz com que enquanto seja dia no Brasil seja noite no Japão é o fato estarem localizados em lados opostos do globo e a luz solar incidir em momentos diferentes nos dois países.”; b) “O movimento da Terra que causa a alternância entre os dias e as noites é a rotação.”.
50% O aluno compreendeu e respondeu corretamente a apenas um dos itens.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula um globo terrestre e uma lanterna (para simular a luz do Sol) reproduzindo, mediante o movimento do globo, uma situação em que seja dia no Brasil e noite no Japão. Ao dar sequência ao movimento, os alunos irão perceber também que, enquanto for dia no Japão, será noite no Brasil.
Observe os objetos mostrados nas imagens abaixo:
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Como você pode utilizar todos os materiais das imagens, de forma conjunta, para produzir sons?
Objeto de conhecimento Produção de som
Habilidade (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno escreveu uma forma correta de produzir sons usando os três objetos da imagem, de forma conjunta. Resposta possível: Prender as duas extremidades de um pedaço de barbante em dois pregos fixados a uma madeira. Deixar o barbante bem esticado. Para produzir o som, é só puxar o barbante para ele vibrar.
50% O aluno escreveu uma forma correta de produzir sons usando apenas dois objetos da imagem, de forma conjunta.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar diferentes tipos de objetos e materiais para a sala de aula e, com a colaboração dos alunos, inventar instrumentos e produzir sons com esses objetos.
Classifique as fontes de energia listadas a seguir classificando-as como renováveis (R) ou não renováveis (N) de acordo com o tipo de recurso natural que cada uma utiliza.
1. Energia eólica 2. Energia nuclear 3. Energia hídrica 4. Energia solar 5. Energia de biomassa 6. Energia das marés
A sequência que corresponde à classificação correta das fontes de energia listadas, respectivamente, é:
N - N - R - N- R - R
R - N - N - R - N - R
R - N - R - R - R - R
N - R - N - N - N - N
R - R - R - R - R – R
Objeto de conhecimento Fontes e tipos de energia
Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as energias eólica e solar são renováveis.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as energias hídrica e de biomassa são renováveis.
c O estudante que selecionou esta alternativa classificou corretamente as fontes de energia renováveis (eólica, hídrica, solar, de biomassa e das marés) e não renováveis (energia nuclear).
d O estudante que selecionou esta alternativa não classificou corretamente as fontes de energia renováveis e não renováveis. Ele inverteu as definições e considerou as fontes de energia renováveis como não renováveis, e vice-versa.
e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a energia nuclear não é renovável.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram corretamente as fontes de energia renováveis e não renováveis. Com o intuito de tornar esses conceitos mais claros, o professor pode dividir a turma em grupos de 5 estudantes e organizar um jogo. A cada rodada, um grupo e uma fonte de energia são sorteados; o grupo sorteado deve citar duas características da fonte de energia selecionada: se é renovável ou não, se utiliza combustíveis fósseis, se gera impactos no ambiente etc. Se acertar todas as características, ganha um ponto. Se errar, os outros grupos podem pedir a palavra e dar as informações corretas, ganhando pontos. O professor pode incluir no jogo a fonte de energia termelétrica, que é abastecida principalmente por combustíveis fósseis (e, nesse caso, é considerada não renovável), mas que também pode ser abastecida de biomassa (energia renovável).
Na tentativa de encontrar explicações sobre o Universo, a Terra e o Sistema Solar, pensadores e povos da Antiguidade observavam a Lua, o Sol e os demais astros visíveis no céu. Esse costume é adotado até hoje por certos povos para orientá-los em diferentes aspectos, como em decisões de plantio e colheita ou na contagem do tempo.
Sobre essas observações, é correto afirmar que:
As constelações podem ser vistas em determinado momento em qualquer lugar da Terra.
Em uma região distante da linha do equador, o horário em que as constelações surgem ao anoitecer é o mesmo ao longo do ano.
De acordo com a cultura greco-romana antiga, os planetas eram associados às divindades de sua mitologia.
O calendário ocidental adotado atualmente tem como base a observação da Lua.
As estrelas mudam de posição ao longo da noite, não servindo como guias de navegação.
Objeto de conhecimento Astronomia e cultura
Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Justificativas Resposta C
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, devido ao formato aproximadamente esférico da Terra, as constelações só podem ser vistas em um dos hemisférios terrestres. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, em regiões distantes da linha do equador, o horário em que as constelações surgem no céu, ao anoitecer, varia no decorrer do ano, indicando o início das diferentes estações. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que para os antigos gregos e romanos, o Sol e os planetas eram considerados divinos, recebendo, por esse motivo, nomes de deuses de sua mitologia. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o calendário ocidental adotado atualmente é o solar. Os calendários islâmico, judaico e chinês são exemplos de calendários lunares. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o movimento das estrelas no céu permite que elas sejam utilizadas como pontos de referência, servindo como guia para a navegação.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não relacionaram diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas. Para retomar o assunto, o professor pode dividir a turma em grupos com cinco integrantes e pedir que cada equipe pesquise as interpretações de fenômenos celestes de diferentes povos (como a mitologia greco-romana, leitura de constelações pelos índios guaranis, a cultura maia, etc.). Em seguida, o professor pode solicitar que cada grupo elabore um cartaz para expor o que pesquisou para o restante da turma.
Relacione as características apresentadas nos quadros com os animais mostrados nas imagens.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100% O aluno conseguiu relacionar corretamente as características dos animais e percebeu que uma característica pode se aplicar a mais de um animal. Presença de penas: beija-flor; presença de pelos: leão e cachorro; presença de escamas: peixe; presença de antenas: borboleta; pode voar: beija-flor e borboleta; vive no ambiente aquático: peixe e orca; vive no ambiente terrestre: leão, cachorro, besouro, borboleta e ave.
50% O aluno não relacionou corretamente todas as características e/ou não fez a classificação de vertebrados/ invertebrados corretamente.
0% O aluno não conseguiu relacionar as características apresentadas com os animais retratados nas fotografias nem classificá-los em vertebrados e invertebrados.
Veja a imagem.
Observe a sombra da árvore. Sabendo que o norte está à frente da pessoa que tirou a foto, em qual período do dia a foto foi tirada: de manhã ou à tarde? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou o período em que a foto foi tirada e justificou a resposta. Possibilidade de resposta correta: “A foto foi tirada no período da tarde, pois a sombra da árvore está voltada para o lado leste e isso significa que o Sol está no lado oeste.”.
50% O aluno identificou a posição da sombra em relação aos pontos cardeais e a associou à posição do Sol no período da tarde, mas não explicou o motivo e/ou elaborou respostas incompletas (exemplo de resposta: “À tarde.”).
0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode desenhar ou colocar uma bússola no chão da sala de aula e pedir aos alunos que indiquem a posição da sombra dos objetos durante a manhã e à tarde.
A imagem abaixo mostra uma flauta de pã, instrumento musical formado por vários tubos de madeira com diferentes comprimentos.
a) Como é possível produzir sons com esse instrumento?
b) Por que é importante que os tubos de madeira desse instrumento tenham diferentes comprimentos?
Objeto de conhecimento Produção de som Habilidade
(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno escreveu que é possível produzir sons com esse instrumento soprando os tubos de madeira e que a diferença no comprimento desses tubos é importante porque permite produzir diferentes tipos de sons.
50% O aluno escreveu que é possível produzir sons com esse instrumento soprando os tubos de madeira, mas não explicou por que é importante que os tubos de madeira desse instrumento tenham diferentes comprimentos.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar materiais recicláveis para os alunos produzirem um instrumento semelhante a uma flauta de pã. Em seguida, ao tocarem a flauta, eles perceberão a importância de os tubos terem comprimentos diferentes. Selecionar previamente a sucata que será apresentada aos alunos. Os objetos que serão manipulados por eles devem ter sido higienizados e não oferecer risco à segurança.
Observe o esquema a seguir.
O esquema acima é um exemplo de como o equilíbrio termodinâmico interfere na manutenção da vida na Terra. Esse processo é conhecido como fluxo de:
calor entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a transferência da energia térmica gerada pelo Sol para os níveis tróficos do ecossistema.
energia entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a transformação e a conservação da energia no ecossistema.
matéria entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a reciclagem constante de substâncias orgânicas no ecossistema.
biomassa entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a destruição de matéria pelos organismos decompositores.
Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9
Justificativa Resposta: B
a. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema não representa o fluxo de calor entre os níveis tróficos e que não há geração de energia pelo Sol, e sim transformação de energia química em energia térmica.
b. O estudante compreendeu que o esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos e que, de acordo com a primeira lei da Termodinâmica, a energia não é criada nem destruída, e sim transformada.
c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema não representa o fluxo de matéria entre os níveis tróficos, já que não há transferência de matéria do Sol para os produtores.
d. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema não representa o fluxo de biomassa entre os níveis tróficos e que não ocorre transferência de biomassa entre o Sol e os produtores. Além disso, não há destruição de matéria pelos organismos decompositores.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram este item provavelmente tiveram dificuldade em compreender a relação entre os conceitos das leis da Termodinâmica com o fluxo de energia entre os seres vivos. Para demonstrar aos estudantes as leis da Termodinâmica em sistemas vivos, procure levar para a aula uma planta cultivada em frasco de vidro e avaliar as trocas de energia. Faça perguntas como: “De onde vem a energia? Como pode ser perdida a energia das plantas?”. Procure enfatizar para os estudantes que as trocas de calor e energia seguem as leis da Termodinâmica; lembre a eles que o sistema é aberto, mas há conservação da energia total.
Para facilitar seus estudos, um estudante organizou um quadro sobre fontes de energia e algumas de suas características que lhe chamaram a atenção.
Os termos que substituem corretamente X, Y e Z no quadro são:
X: Energia hídrica; Y: Energia eólica; Z: Energia solar.
X: Energia hídrica; Y: Energia solar; Z: Energia de biomassa.
X: Combustíveis fósseis; Y: Energia eólica; Z: Energia solar.
X: Combustíveis fósseis; Y: Energia solar; Z: Energia eólica.
X: Energia das marés; Y: Energia eólica; Z: Energia geotérmica.
Objeto de conhecimento Fontes e tipos de energia
Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa classificou, equivocadamente, a energia hídrica como uma fonte não renovável e poluente (é importante salientar também que energia não é um combustível e, portanto, não pode ser queimada) e não compreendeu as características das energias renováveis eólica e solar.
b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a energia solar é renovável e pode ser usada na forma de energia térmica ou energia fotovoltaica; porém, classificou equivocadamente a energia hídrica como uma fonte não renovável e poluente (é importante salientar também que energia não é um combustível e, portanto, não pode ser queimada), e a energia de biomassa como uma fonte que gera poluição sonora e pode matar aves.
c O estudante que selecionou esta alternativa identificou corretamente os combustíveis fósseis como não renováveis, cuja queima gera poluição atmosférica e aumento do aquecimento global, mas, de forma equivocada, atribuiu à energia eólica características da energia solar, e vice-versa.
d O estudante que selecionou esta alternativa classificou corretamente os combustíveis fósseis como poluentes e não renováveis; a energia solar como renovável e que pode ser utilizada nas residências para gerar energia térmica e elétrica; e a energia eólica como renovável, geradora de poluição sonora e de riscos para as aves.
e O estudante que selecionou esta alternativa classificou, equivocadamente, a energia das marés como não renovável e poluente (é importante salientar também que energia não é um combustível e, portanto, não pode ser queimada), atribuiu à energia eólica características da energia solar e atribuiu à energia geotérmica características da eólica.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram corretamente as fontes de energia renováveis e não renováveis e não compreenderam as características de cada uma delas. Com o intuito de sanar as eventuais dúvidas persistentes sobre o tema, o professor pode dividir a turma em grupos de 5 estudantes e solicitar que cada um pesquise as principais fontes de energia usadas em diferentes países(Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Japão etc.). Os grupos devem apontar se o país utiliza fontes de energia renováveis ou não renováveis como principal fonte energética, quais as características de cada uma delas e quais as consequências do emprego dessas fontes para o planeta.
Veja as peças de roupa a seguir.
Qual conjunto de roupa, de camiseta e calça, você escolheria para usar em um dia de sol e calor? Por que essa foi a sua escolha?
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno escolhe a blusa branca e a calça jeans, e explica em sua resposta que as superfícies claras absorvem menos o calor e são mais recomendadas em dias quentes.
80%. O aluno escolhe as duas peças claras, corretamente, mas não consegue estabelecer relação entre a sua escolha e o fato de as superfícies claras absorverem a luz solar de maneira diferente das superfícies escuras.
50%. O aluno escolhe apenas uma peça de roupa correta (blusa branca e calça preta ou blusa preta e calça jeans), demonstrando que não compreende o efeito da radiação solar em diferentes superfícies.
0%. O aluno não escolhe nenhuma das combinações de peças corretamente, demonstrando não ter compreendido o assunto que está sendo abordado no enunciado.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E ESCREVA O PERÍODO DO DIA NO QUAL ELAS FORAM RETRATADAS: MANHÃ, TARDE OU NOITE.
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar o período do dia no qual cada umas das fotografias foi tirada: noite, tarde e manhã.
50%. O aluno consegue identificar o período noturno, porém pode confundir o período da tarde e o da manhã.
0%. O aluno não consegue identificar os períodos do dia.
As férias começaram e Luiz vai brincar no parque com seus amigos. Na hora de escolher a roupa, ele ficou em dúvida sobre qual dos dois conjuntos de roupa, mostrados na figura, deveria usar.
Qual dos conjuntos de roupa Luiz deve usar para não sentir muito calor? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de Correção
100% O aluno escreveu que o conjunto de roupa 1 é o mais adequado para usar no parque porque absorve menos radiação solar. Possibilidades de respostas corretas: (1) “Luiz deve escolher o conjunto 1, que esquenta menos que o conjunto 2.”; (2) “Luiz deve escolher o conjunto 1 para ir ao parque, porque ele absorve menos radiação solar.”.
50% O aluno compreendeu que o conjunto 1 é o mais adequado para ir ao parque, porém, não soube descrever o motivo.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode distribuir revistas e pedir aos alunos que observem que tipo de roupa as pessoas estão usando nas fotos. Em seguida, pedir aos alunos que comparem as cores, indicando quais roupas devem absorver mais radiação solar e as estações do ano mais adequadas para utilizar cada uma delas.
O gnômon é um dos instrumentos astronômicos mais antigos construído pelo homem. Os primeiros eram apenas uma vara fincada na vertical, no chão. A sombra dessa vara gerada pelo Sol permitia que as pessoas observassem a passagem do tempo.
É possível determinar os pontos norte e sul com esse instrumento ou somente os pontos leste e oeste? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou que é possível determinar os pontos norte e sul a partir das posições do leste e do oeste. Possibilidade de resposta correta: “É possível determinar os pontos norte e sul com o gnômon, porque, se o leste estiver à direita, o norte estará à frente e o sul atrás.”.
50% O aluno identificou que é possível determinar os pontos norte e sul a partir das posições do leste e do oeste, mas não explicou o motivo e/ou elaborou respostas incompletas. Exemplo de resposta incompleta: “É possível.”.
0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que utilizem objetos escolares como gnômon e identifiquem, de forma aproximada, os pontos cardeais com a luz solar do momento.
Estudantes discutiram impactos ambientais em um debate sobre a Revolução Industrial. O grupo 1 afirmou que os gases produzidos na queima de carvão mineral não contribuíram para aumentar o efeito estufa, mas sim para a chuva ácida. O grupo 2 considerou que a queima de carvão mineral pode contribuir tanto para o efeito estufa quanto para a chuva ácida:
O grupo de estudantes que está correto é:
o grupo 1, porque os gases liberados na combustão de carvão mineral contribuem para a chuva ácida, mas não para o efeito estufa.
o grupo 1, porque a combustão de carvão libera apenas vapor de água, que é inofensivo.
o grupo 2, porque os gases liberados na queima do carvão contribuem tanto para o aumento do efeito estufa como para a formação da chuva ácida.
o grupo 2, porque a combustão do carvão mineral causa o aumento na emissão dos gases oxigênio e nitrogênio, contribuindo para a intensificação do efeito estufa e da chuva ácida.
Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9
Justificativa Resposta: C
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o grupo 1 está incorreto, pois os gases emitidos pela queima de carvão contribuíram tanto para a chuva ácida, quanto para a intensificação do efeito estufa.
b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que as máquinas usadas no período da Revolução Industrial emitiam gases relacionados ao efeito estufa, como o gás carbônico, produzido na queima do carvão.
c. O estudante compreendeu que o grupo 2 estava correto, já que a combustão do carvão mineral contribui tanto para a formação de chuva ácida, liberando ácido carbônico e ácido sulfúrico no ambiente, como para a intensificação do efeito estufa, com o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que, apesar de o grupo 2 estar correto, não houve aumento na emissão dos gases oxigênio e nitrogênio. Além disso, esses gases não são considerados gases de efeito estufa.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esse item provavelmente tiveram dificuldade em avaliar problemas socioambientais causados pela produção e pelo uso de materiais e máquinas durante a Revolução Industrial que utilizavam o carvão como combustível. Para desenvolver esta habilidade, o professor pode pedir aos estudantes que, em grupos de até 5 pessoas, façam pesquisas sobre os conceitos de efeito estufa e chuva ácida e os tipos de gases que causam ou intensificam esses processos. Depois da pesquisa, o professor pode reunir os estudantes para uma apresentação, em formato de feira de Ciências, dos dados obtidos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas