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Qual a diferença entre um ecossistema e um bioma? Cite um exemplo para cada um.
Objeto de conhecimento (BNCC) Biomas brasileiros
Habilidade Entender o que são biomas.
Tipo de questão Aberta
Unidade 3
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que um ecossistema é a interação de seres vivos e elementos não vivos em um tipo de ambiente (exemplo: manguezal) e que um bioma é o agrupamento de vários ecossistemas (exemplos: Mata Atlântica, Caatinga e Pampas). Exemplo de resposta correta: “Um manguezal é um exemplo de um ecossistema, pois há interação entre seres vivos e elementos não vivos. A Caatinga é um bioma, pois agrupa muitos ecossistemas diferentes.”.
50% O aluno compreendeu apenas um dos conceitos, e não explicou ou se equivocou ao explicar o outro conceito. Exemplo de resposta: “No ecossistema ocorre a interação entre os seres vivos e os elementos não vivos, como ocorre no manguezal.”. Ou “Bioma é o agrupamento de vários ecossistemas diferentes, como, por exemplo, a Caatinga.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu ao enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos diversas imagens de diferentes biomas e ecossistemas, e pedir que eles ressaltem as diferenças entre cada um deles. Ao final da atividade, pode-se compilar as respostas e verificar os tipos de elementos que foram usados para explicar cada um deles
Identifique os três grupos abaixo e escreva três exemplos de animais em cada um deles.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Conhecer alguns grupos de animais invertebrados.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno identificou corretamente os três grupos de animais descritos nos quadros e foi capaz de escrever adequadamente três animais que se encaixam em cada um deles. Uma possibilidade de resposta correta: “Grupo 1: insetos (formiga, cupim, abelha); Grupo 2: aracnídeos (aranha, escorpião, carrapato); Grupo 3: moluscos (caracol, lesma, polvo).”.
50% O aluno identificou corretamente os três grupos de animais descritos nos quadros, porém não escreveu três exemplos de animais em cada grupo ou errou parte do nome dos grupos ou dos exemplos de animais.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma brincadeira em sala de aula em que ele sorteia o nome dos alunos e um grupo de invertebrados. O aluno sorteado tem que falar um exemplo de animal daquele grupo sem repetir os animais que foram anteriormente citados. O aluno que não conseguir falar o nome ou errar o animal sai do jogo, o último aluno é o vencedor.
Observe a imagem abaixo:
a) Quais estados físicos da água podem ser observados na imagem?
b) Dê o nome da mudança de estado físico da água representada na imagem.
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades físicas dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
Observação A questão aborda apenas a parte da habilidade referente ao conhecimento sobre as mudanças de estado físico da água.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou os estados físicos da água representados na imagem e o nome da mudança de estado físico. Exemplos de respostas corretas: a) “A imagem mostra a água nos estados sólido e líquido.”; b) “A mudança de estado físico representada é a fusão.”.
50% O aluno respondeu corretamente a apenas um dos itens.
0% O aluno não identificou corretamente os estados físicos da água representados nas imagens nem o nome da mudança de estado físico ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para que os alunos digam onde na natureza e na vida doméstica ocorrem os processos de fusão, vaporização, condensação e solidificação da água. Caso a escola tenha equipamento, o professor poderá mostrar aos alunos a vaporização que ocorre em um recipiente com água fervente e a condensação desse vapor em uma superfície mais fria. O professor deve estar atento para não deixar os alunos perto de chamas. Se necessário, poderá pedir ajuda de outros funcionários da escola.
Observe as duas fotos a seguir, que mostram paisagens presentes no território brasileiro:
a) Os ecossistemas representados nas figuras A e B pertencem a quais biomas brasileiros? Caracterize-os quanto ao clima e à paisagem.
b) Dê um exemplo de ser vivo presente no ecossistema A e aponte adaptações que esse organismo apresenta para viver em seu habitat.
Objeto de conhecimento Diversidade de ecossistemas
Habilidade (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 3
Grade de correção
✓ a) O estudante identificou o bioma A como Caatinga e associou a ele as seguintes características: clima quente e longos períodos de seca; nos períodos secos, muitas plantas perdem as folhas e a paisagem fica com aspecto árido; a vegetação é adaptada à baixa disponibilidade de água e há diversos tipos de cactos. O estudante também identificou o bioma B como Pantanal e associou a ele as seguintes características: clima quente e úmido no verão e frio e seco no inverno; paisagem com vários trechos alagados na época das chuvas; vegetação variada, com presença de espécies típicas de biomas próximos, como Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além da vegetação das lagoas e rios.
b) O estudante indicou um ser vivo típico do ecossistema A, apontando relevantes adaptações ao ambiente. Como exemplo de ser vivo da Caatinga o estudante pode mencionar os cactos, que apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver por longos períodos de seca. Essas plantas apresentam as folhas reduzidas a espinhos, o que diminui a perda de água por transpiração.
X a) O estudante identificou, equivocadamente, os ecossistemas e seus respectivos biomas representados em A e B e não identificou características marcantes desses ecossistemas relacionadas à paisagem e ao clima.
b) O estudante não relacionou a característica da Caatinga à sua flora e fauna específicas e/ou não conseguiu citar espécies que lá habitam.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não reconheceram as características de dois dos principais biomas brasileiros e nem sabem dar exemplos de seres vivos presentes na Caatinga. Para retomar o assunto com os estudantes e sanar as dúvidas daqueles que não responderam corretamente à questão, o professor pode levar para a sala de aula diversos jornais e revistas, de onde serão recortadas imagens dos biomas brasileiros. A turma pode ser organizada em seis grupos e cada um deve montar um cartaz de um bioma brasileiro específico (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado, Caatinga, Pantanal), utilizando as imagens selecionadas. Nos cartazes, os estudantes devem acrescentar informações sobre vegetação, fauna, regimes hídricos e localização no território brasileiro.
Carla e Mateus assistiram a uma palestra sobre diversidade sexual. O palestrante expôs que há pessoas que buscam relacionamentos exclusivamente com pessoas do sexo oposto, apresentando-se como heterossexuais. Já outras pessoas buscam relacionamentos exclusivamente com pessoas do mesmo sexo, apresentando-se como homossexuais.
Carla concluiu que pessoas com comportamento diferente do seu não merecem respeito. Já Mateus considerou imprescindível respeitar as pessoas, independentemente do comportamento sexual ou afetivo de cada um.
O pensamento de Carla contribui para a construção de uma sociedade mais justa? E o de Mateus?
Justifique sua resposta.
Objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 3
Grade de correção ✓ O estudante compreendeu que o pensamento de Carla não contribui para a construção de uma sociedade mais justa, enquanto o de Mateus contribui porque, para haver justiça social, é preciso combater quaisquer formas de discriminação e preconceito.
X O estudante não reconheceu a discriminação expressa no pensamento de Carla e, equivocadamente, o considera favorável à construção de uma sociedade mais justa e/ou o estudante não identificou o posicionamento de Mateus como contrário a discriminações.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam que as diferentes orientações sexuais e afetivas das pessoas devem ser respeitadas. Para conscientizar os estudantes sobre o respeito à diversidade como forma de promover justiça social, o professor pode pedir que os estudantes pesquisem na internet e em revistas impressas notícias abordando casos de discriminação e preconceito, por exemplo, contra homossexuais. Em seguida, o professor pode mediar um debate para que os estudantes argumentem sobre a importância de haver o respeito entre todos, independentemente da orientação sexual e afetiva de cada um, para a construção de uma sociedade mais justa.
OBSERVE OS AMBIENTES DAS IMAGENS.
A) OS AMBIENTES DAS IMAGENS SÃO NATURAIS OU MODIFICADOS?
B) ESCREVA UMA CARACTERÍSTICA DE CADA UM DELES.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente.
Habilidade Reconhecer a diferença entre ambientes naturais e ambientes modificados.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de Correção
100%. O aluno compreende que a diferença entre os dois ambientes é que o ambiente 1 é modificado e o ambiente 2 é natural e escreveu uma característica de cada um dos ambientes. Uma possibilidade de resposta: a) “O ambiente 1 é modificado e o ambiente 2 é natural.” b) “O ambiente 1 sofreu muitas mudanças pela ação do ser humano e o ambiente 2 sofreu pouca ou nenhuma alteração pelo ser humano.”.
50%. O aluno compreende a diferença entre os dois ambientes e escreveu corretamente qual é qual, porém não escreveu uma característica de cada um deles. Outra possibilidade é o aluno inverter os ambientes 1 e 2. Nesse caso, o aluno compreende a diferença entre os dois ambientes e escreveu uma característica de cada um deles, porém se confundiu com a numeração.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode listar diferentes ambientes naturais e modificados da região próxima de onde os alunos moram e questionar que tipos de ambientes são. Além disso, o professor pode levar para a sala de aula imagens e vídeos de diferentes ambientes e pedir aos alunos para que identifiquem cada um deles.
Complete a tabela abaixo escrevendo exemplos de misturas que podem ser separadas por meio de cada processo listado na coluna à esquerda.
Objeto de conhecimento (BNCC) Misturas
Habilidade (BNCC) (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Tipo de questão Aberta
Unidade 5
Grade de correção
100% O aluno conseguiu preencher a tabela corretamente. Exemplos de resposta correta: Decantação: água + areia, água + açúcar em excesso; Filtração: pó de café + bebida café, água + impurezas; Catação: feijão + sujeiras, separação de material reciclado; Evaporação: sal + água do mar.
50% O aluno conseguiu exemplificar apenas dois processos de separação de misturas.
0% O aluno não conseguiu exemplificar nenhum dos tipos de misturas, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode realizar pequenos experimentos em sala de aula para que os alunos observem como ocorre cada tipo de separação de misturas.
Observe a figura, que representa a estrutura geral do solo.
Agora, analise as afirmativas a seguir:
I. O solo compõe parte da litosfera.
II. O solo é formado pelo desgaste das rochas da superfície da Terra.
III. Embora possam ser encontrados água, ar e organismos vivos no solo, esses elementos não são considerados parte dele.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
II apenas.
em I e II apenas.
em I, II e III.
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativas Resposta: C
a O estudante não compreendeu que o solo é formado pelo desgaste das rochas e que a água, o ar e os organismos vivos do solo também são considerados parte dele.
b O estudante não compreendeu que o solo faz parte da litosfera e que a água, o ar e os organismos vivos do solo também são considerados parte dele.
c O estudante compreendeu que o solo é formado pelo desgaste das rochas, que ele faz parte da litosfera e que a afirmativa III está incorreta, pois a água, o ar e organismos vivos encontrados no solo também são considerados parte dele.
d O estudante não compreendeu que o ar, a água e os organismos do solo também fazem parte da sua composição.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Se o professor identificar um maior número de erros relacionados ao processo de formação do solo, cabe retomar o assunto em sala incluindo algum novo experimento. Uma sugestão é trazer para a aula um fragmento de rocha sedimentar, como o arenito, e mostrar aos estudantes que esse fragmento se esfarela e pode passar a constituir parte do solo (resultado da erosão); o professor pode providenciar também um pedaço de piso com musgo ou ir com os alunos até a área externa da escola para observar a formação de solo entre o musgo e o piso. Caso os estudantes não tenham compreendido que o solo pertence à litosfera, cabe rever algumas imagens e modelos com a representação das camadas da Terra. E, caso a dificuldade tenha sido compreender que a água, o ar e os animais que vivem no solo também são parte dele, o professor pode levar os estudantes para alguma área verde da escola ou do entorno, para que eles observem e anotem, no caderno, os animais invertebrados que vivem no solo, como formigas e minhocas. Para que os estudantes possam tocar no solo, deverão ser providenciadas luvas. Em sala de aula, o professor pode solicitar aos estudantes que formulem hipóteses sobre a importância da presença desses animais para a fertilidade do solo e para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Em uma família, a mãe e o filho têm uma característica recessiva condicionada por um único par de alelos nos autossomos. O pai e a filha não possuem essa característica.
A respeito dessa característica, é possível inferir que nessa família:
a mãe e a filha são homozigotas.
a mãe e a filha são heterozigotas.
a mãe é heterozigota e a filha é homozigota.
a mãe é homozigota e a filha é heterozigota.
só é possível definir que a mãe é homozigota.
Objeto de conhecimento Hereditariedade
Habilidade (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativas Resposta D
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a filha necessariamente é heterozigota para essa característica; como a mãe apresenta a característica, ela só pode ser homozigota recessiva, e um de seus alelos recessivos será transferido para sua filha; se a filha recebe um dos alelos recessivos da mãe e não apresenta a característica, significa que é heterozigota. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a mãe é homozigota para essa característica, pois ela apresenta a característica recessiva. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a mãe é homozigota, pois possui a característica recessiva, e a filha é heterozigota, pois não apresenta a característica. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que, como a mãe apresenta a característica, ela só pode ser homozigota recessiva, e um de seus alelos recessivos será transferido para sua filha; se a filha recebe um dos alelos recessivos da mãe e não apresenta a característica, significa que é heterozigota e recebeu o alelo dominante do pai. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que é possível deduzir o genótipo da filha com base no genótipo da mãe, já que a característica que a mãe apresenta é recessiva e esta não se manifesta na filha.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não associaram os gametas à transmissão das características hereditárias e não consideraram as ideias sobre hereditariedade de Mendel para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias. Com a participação dos estudantes, o professor pode resolver coletivamente a atividade do gabarito, atribuindo a letra c à característica (ou seja, considerando que a mãe é cc e a filha Cc). Em seguida, os estudantes podem formar grupos com quatro integrantes para resolver problemas de transmissão de características hereditárias distribuídos pelo professor.
A professora de Tiago fez um experimento em laboratório de ciências. Ela trouxe um balde cheio de água e 6 cubos maciços do mesmo tamanho de diferentes materiais, sendo eles:
• Isopor • Borracha • Alumínio • Ferro • Madeira de Pinus • Vidro
Os alunos pesaram separadamente os cubos na balança de precisão que ficava no laboratório e anotaram em um papel o material dos cubos em ordem crescente de peso. Depois, verificaram quais cubos afundaram e quais não afundaram quando colocados no balde com água. Eles observaram que o isopor, a madeira e a borracha flutuavam na água. O ferro, o alumínio e o vidro afundavam.
Observando o resultado do experimento e os dados obtidos pelos alunos, responda: Qual a relação entre o peso de um objeto e sua facilidade em afundar? Por que os cubos de alguns materiais flutuaram e outros afundaram?
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades físicas dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF05CI01) Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 5
Grade de correção
100% O aluno que respondeu corretamente percebeu que, apesar de serem do mesmo tamanho, os cubos não possuem a mesma massa, ou mesmo “peso”. Cada material tem uma propriedade que determina se vai ou não flutuar no balde de água. O aluno também percebeu que quanto mais massa um corpo tiver, considerando o mesmo volume, mais denso ele será, e mais dificilmente vai flutuar. Para responder à segunda pergunta, o aluno aplicou o conceito que acabou de construir: os cubos que flutuam são menos densos que a água, e os que afundam são mais densos que a água.
50% O aluno respondeu corretamente apenas a uma das questões.
0% O aluno não entendeu ou não respondeu corretamente às duas questões.
Lucas leu em um jornal que, no final de 2017, alguns moradores de Goiânia e de sua Região Metropolitana ficaram sem água por mais de 20 dias. Segundo a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), o rio Meia Ponte e o Ribeirão Lajes apresentaram redução em sua quantidade de água e isso prejudicou o abastecimento de água na região.
Considerando o ciclo hidrológico da água, que fase dele está mais fraca que o desejado pela população da cidade e fez com que os rios estejam com menor volume de água?
Objeto de conhecimento (BNCC) Ciclo hidrológico
Habilidade (BNCC) (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou essa questão conseguiu associar a redução na quantidade de água dos rios à falta de chuvas, ou precipitação, que é uma das fases do ciclo da água. Exemplo de resposta correta: “A redução da quantidade de água dos rios deve-se à falta de chuvas na região, prejudicando o abastecimento de água da região.”.
50% O aluno conseguiu associar a redução na quantidade de água dos rios com a falta de chuvas, mas elaborou respostas incompletas (exemplo: “Falta de chuvas.”).
0% O aluno não conseguiu associar a redução na quantidade de água dos rios à falta de chuvas na região ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar como as variações no ciclo hidrológico podem causar problemas à população, mostrando imagens de regiões de seca e enchentes, enfatizando que tanto o excesso de chuvas como sua falta podem causar complicações às atividades humanas. Peça para que os alunos pesquisem e listem consequências boas e ruins de secas e enchentes. Caso haja dúvidas por parte dos alunos, o professor poderá explicar a diferença entre inundações e enchentes.
OBSERVE A IMAGEM.
QUAL É A PARTE DO CORPO INDICADA PELA SETA? PARA QUE USAMOS ESSA PARTE DO CORPO?
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Observações A questão refere-se apenas a seguinte parte da habilidade: Localizar e nomear partes do corpo humano e explicar suas funções.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno identificou a parte do corpo indicada pela seta na imagem e escreveu corretamente para que a usamos. Uma possibilidade de resposta: “É a boca. A boca é usada para falar.”.
50%. O aluno identificou corretamente a parte do corpo indicada pela seta na imagem, mas não escreveu ou não escreveu corretamente para que a usamos. Ou o aluno não identificou corretamente a parte do corpo indicada pela seta na imagem, mas escreveu corretamente para que a usamos. Possibilidades de resposta incompleta: “Boca.” ou “Serve para comer e falar.”.
0%. O aluno não nomeou a parte do corpo humano indicada pela seta na imagem nem escreveu uma de suas funções, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens do corpo humano e, em seguida, escrever em algumas etiquetas adesivas as partes do corpo humano e, em outras, as funções de cada uma dessas partes. Sugere-se que o professor peça para que os alunos colem as etiquetas correspondentes às partes do corpo das imagens e correlacionem, também, as respectivas funções de cada uma dessas partes.
Relacione as características A, B, C e D com os biomas brasileiros de 1, 2, 3 e 4.
A) Maior bioma do Brasil, que apresenta a maior rede hidrográfica do mundo e uma alta biodiversidade. Tem plantas como guaraná, seringueira e castanheira-do-pará e animais como araracanga, jaguatirica e pirarucu.
B) Localizado no Brasil central. Muitas de suas árvores têm troncos retorcidos e casca grossa. Alguns dos animais que vivem aí são o lobo-guará, a arara-vermelha e a ema.
C) Cobria todo o litoral do país, mas, por causa da exploração, hoje resta apenas 8,5% da floresta original. Ainda assim, é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo e inclui espécies como as bromélias, a pitanga e a preguiça-detrês-dedos.
D) É um bioma exclusivo do Brasil, com temperaturas elevadas e solo bastante seco. O cacto mandacaru é uma de suas plantas mais conhecidas. Alguns dos animais que vivem aí são a suçuarana e o tatupeba.
1) Cerrado
2) Caatinga
3) Floresta Amazônica
4) Mata Atlântica
Objeto de conhecimento (BNCC) Biomas brasileiros
Habilidade (BNCC) Conhecer algumas características e a biodiversidade da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
Tipo de questão Aberta
Unidade 3
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão relacionou as alternativas da seguinte forma: A3; B-1; C-4; D-2.
50% O aluno confundiu as características do Cerrado com as da Caatinga (biomas secos) ou confundiu as características da Mata Atlântica com as da Floresta Amazônica (biomas úmidos), já que esses biomas apresentam muitas características semelhantes entre si.
0% O aluno errou três ou quatro respostas ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que preparem um “jogo da memória” da seguinte forma: a cada bioma corresponderá um par de cartas; em uma das cartas escreve-se o nome do bioma; na outra carta, escreve-se uma característica do bioma ou um desenho dele.
Durante uma aula de Ciências, alguns estudantes fizeram as seguintes afirmações, para explicar fenômenos naturais, como terremotos, tsunamis e vulcões:
Alice: Os terremotos e tsunamis são mais frequentes nas regiões de encontro das placas tectônicas porque, quando elas entram em contato, ocorre a produção de intensas vibrações.
Gustavo: Os vulcões podem se originar do choque entre duas placas, que provoca o derretimento de parte de uma delas e a formação de grandes reservatórios de gases e magma submetidos a alta pressão.
Carina: No Brasil, os tremores e abalos que ocorrem são de baixa intensidade, pois, como o território brasileiro é extenso, o efeito das ondas sísmicas é amenizado.
Wiliam: Os tsunamis resultam de correntes de ar muito fortes, vindas do oceano, que deslocam enormes massas de água, provocando ondas gigantescas.
São verdadeiras as afirmações formuladas apenas por:
Alice e Carina.
Alice e Gustavo.
Carina e Wiliam.
Gustavo e Wiliam.
Objeto de conhecimento Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa Resposta: B
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmação de Carina está incorreta, uma vez que os abalos são raros porque o Brasil localiza-se no meio de uma placa tectônica – a placa Sul-americana –, longe das regiões de encontro de placas. Os abalos que ocorrem são leves porque são devidos a falhas no interior das placas ou porque são apenas reflexos de terremotos que ocorreram em outras áreas.
b. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que as afirmações de Alice e Gustavo estão corretas, já que os terremotos e tsunamis são mais frequentes em regiões de encontros de placas tectônicas e os vulcões podem se originar do derretimento de parte dessas placas, formando grandes reservatórios subterrâneos de gases e magma submetidos a altas pressões. Ele compreendeu também que as afirmações de Carina e Wiliam estão incorretas, já que a posição do Brasil, no meio de uma placa tectônica, é o principal motivo para os abalos sísmicos no país serem pouco intensos, e que não são correntes de ar que provocam o deslocamento das enormes massas de água, gerando ondas gigantescas(tsunamis), e sim os movimentos da crosta sob os oceanos.
c. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que as afirmações de Carina e Wiliam estão incorretas, já que a posição do Brasil, no meio de uma placa tectônica, é o principal motivo para os abalos sísmicos no país serem pouco intensos, e que não são correntes de ar que provocam o deslocamento das enormes massas de água, gerando ondas gigantescas (tsunamis), e sim os movimentos da crosta sob os oceanos.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmação de Wiliam está incorreta, pois os tsunamis resultam de ondas sísmicas que se propagam em rochas que estão sob o oceano; são essas fortes vibrações que deslocam enormes massas de água, e não correntes de ar muito fortes.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não interpretaram corretamente fenômenos naturais como terremotos, vulcões e tsunamis, nem justificaram a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil. Para que o conteúdo seja assimilado também pelos estudantes que ainda ficaram com dúvidas, o professor pode exibir um vídeo sobre o movimento das placas tectônicas e sobre a formação e a erupção dos vulcões. Em seguida, pode organizar a turma em grupos de cinco integrantes e pedir que façam uma pesquisa sobre os países e as regiões onde os vulcões, terremotos e tsunamis são mais frequentes. Depois, o professor pode entregar a cada grupo um mapa que mostre as placas tectônicas e pedir aos estudantes que relacionem as regiões pesquisadas com a localização nas placas tectônicas.
Quatro amigas que estão na puberdade conversavam sobre as transformações observadas em seus corpos. As falas a seguir revelam que algumas delas se confundiram ao falar sobre o tema.
Maria: Antes de menstruar pela primeira vez, meu corpo cresceu rapidamente e minhas mamas começaram a se desenvolver.
Alice: Alguns dias depois de menstruar, fico com TPM, tenho dor de cabeça e me sinto nervosa, deprimida e com dificuldade de concentração.
Juliana: A menstruação ocorre pela eliminação de parte do endométrio, o tecido que reveste a parte interna do útero e é formado por células e sangue.
Clara: Durante a puberdade não há produção dos hormônios progesterona e estrógeno. Por esse motivo, não podemos engravidar.
Quais amigas explicaram corretamente as transformações que ocorrem na puberdade?
Juliana e Clara.
Maria e Juliana.
Clara e Maria.
Juliana e Alice.
Alice e Maria.
Objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 2
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Clara está incorreta porque, na puberdade, os hormônios da hipófise, glândula do sistema nervoso, estimulam os ovários a produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Estes dois hormônios são responsáveis pela produção do ovócito secundário, que pode ser fecundado por um espermatozoide, resultando em gravidez. Além disso, o estudante não compreendeu que a explicação de Maria está correta pois, antes de menstruar pela primeira vez, a menina geralmente passa por um estirão de crescimento acompanhado do desenvolvimento das mamas.
b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu corretamente que as explicações de Maria e de Juliana estão corretas. Nas meninas, um dos primeiros sinais do início da puberdade é o aumento das mamas e o estirão de crescimento. E quando não ocorre a fecundação (união do espermatozoide com o ovócito), parte do endométrio do útero é eliminada pela vagina, caracterizando a menstruação.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Clara está incorreta porque, na puberdade, os hormônios da hipófise, glândula do sistema nervoso, estimulam os ovários a produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Esses dois hormônios são responsáveis pela liberação do ovócito secundário, que pode ser fecundado por um espermatozoide e resultar em gravidez. Além disso, não compreendeu que a explicação de Juliana está correta e que a menstruação ocorre devido ao processo de descamação do endométrio.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Alice está incorreta porque a tensão pré-menstrual (TPM) ocorre em torno de uma semana antes da menstruação, e não depois da menstruação. Além disso, não percebeu que a explicação de Maria está correta e que, antes de menstruar pela primeira vez, a menina geralmente passa por um estirão de crescimento acompanhado do desenvolvimento das mamas.
e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Alice está incorreta porque a tensão pré-menstrual (TPM) ocorre em torno de uma semana antes da menstruação, e não depois da menstruação. Além disso, não compreendeu que a explicação de Juliana está correta, pois a menstruação ocorre devido a um processo de descamação do endométrio.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não reconheceram as transformações que ocorrem no corpo das meninas durante a puberdade. Para que os estudantes compreendam melhor o que ocorre no corpo das meninas na puberdade, o professor pode promover uma discussão com os estudantes pautada nos seguintes questionamentos:
• O que é menstruação? • Quais são os principais hormônios envolvidos nesse processo? • De que forma o sistema nervoso comanda a produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona? Como esses hormônios atuam na liberação de ovócitos?
OBSERVE A IMAGEM.
ESCREVA DUAS PARTES DO CORPO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO USANDO PARA COMER O BOLO.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Observações A questão refere-se apenas a seguinte parte da habilidade: Localizar e nomear partes do corpo humano.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno localizou e nomeou corretamente duas partes do corpo usadas pelas crianças da imagem durante a refeição. Uma possibilidade de resposta: “As crianças usam a mão para segurar o bolo e a boca para comê-lo”.
50%. O aluno localizou e nomeou corretamente apenas uma das partes do corpo usadas pelas crianças da imagem durante a refeição. Uma possibilidade de resposta incompleta: “As crianças usam a boca para comer o bolo”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos citarem outras atividades que fazem com as mãos, como escrever, brincar, escovar os dentes.
OBSERVE A IMAGEM DO URSO.
ESCREVA O NOME DE UM DOS SERES VIVOS E O NOME DE UM DOS ELEMENTOS NÃO VIVOS REPRESENTADOS NA IMAGEM.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente.
Habilidade Diferenciar ser vivo de elemento não vivo.
Tipo de questão Aberta Unidade 3
Grade de Correção
100%. O aluno foi capaz de escrever corretamente o nome de um ser vivo e um elemento não vivo representado na imagem. Uma possibilidade de resposta correta: “Um ser vivo é o urso e o elemento não vivo é a água.”.
50%. O aluno escreveu apenas o nome do ser vivo ou apenas do elemento não vivo representado na imagem.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma brincadeira em que ele divide os alunos da sala em dois grupos e a cada vez um dos alunos fala o nome de um elemento vivo sem poder repetir os que já foram ditos (os alunos do mesmo grupo podem ajudar uns aos outros). O grupo que conseguir falar o maior número de seres vivos diferentes é o vencedor.
Paula adora viajar e conhecer locais em que a vegetação nativa é abundante e há diversidade de animais. Por isso, ela está planejando a próxima visita a uma unidade de conservação (UC).
a) Por que em unidades de conservação turistas, como Paula, têm mais chances de conhecer a natureza preservada?
b) Se Paula quiser conhecer o dia a dia de comunidades tradicionais que exploram economicamente os recursos naturais, qual tipo de UC deve visitar: de proteção integral ou de uso sustentável? Explique.
Objeto de conhecimento Preservação da biodiversidade
Habilidade (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 5
Grade de correção ✓ a) O estudante identificou que nas unidades de conservação há restrições de uso determinadas por lei e que o principal objetivo dessas áreas é conservar e valorizar os recursos naturais, como a biodiversidade e as fontes de água, além de beneficiar algumas comunidades tradicionais. Por esses motivos, nessas unidades a natureza se mantém mais preservada do que em áreas sem restrições de uso. b) O estudante identificou a unidade de conservação de uso sustentável como a opção recomendada, pois nesse tipo de UC é permitida a exploração econômica dos recursos naturais de forma sustentada, enquanto na outra categoria essa atividade é proibida. X a) O estudante não associou as restrições de uso determinadas por lei para as unidades de conservação à maior conservação ambiental dessas áreas. b) O estudante não compreendeu as diferenças entre os dois principais tipos de unidade de conservação (de proteção integral e de uso sustentável) e não identificou que na UC de uso sustentável é permitida a exploração econômica dos recursos naturais de forma sustentada.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreendem a relevância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e não diferenciaram as duas principais categorias de UCs (unidades de conservação de proteção integral e unidade de conservação de uso sustentável). Com o intuito de tornar esse conhecimento mais significativo, o professor pode pedir aos estudantes que façam uma pesquisa sobre as unidades de conservação mais próximas da escola e redijam um parágrafo abordando qual tipo e objetivo ela apresenta. Se possível, marque uma visita educacional ao local.
Amonites são animais marinhos extintos que apresentavam uma concha em espiral. Em uma região, um cientista encontrou fósseis de amonites a uma profundidade de 5 metros e constatou que pertenciam à era mesozoica. Observe a figura e a tabela e depois responda às questões.
a) Considerando que o fóssil de amonite realmente data da era mesozoica, qual a idade aproximada das rochas da camada B em milhões de anos?
b) Os outros fósseis representados na figura devem ser mais antigos ou mais recentes que os amonites? Por quê?
c) Por que o fato de os amonites serem animais que produzem concha deve ter ajudado na formação desses fósseis?
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção ✓ a) O estudante compreendeu a imagem dos estratos rochosos e a tabela com as eras e os períodos geológicos e identificou, corretamente, que os amonites devem ter entre 144 milhões e 248 milhões de anos. b) O estudante identificou, corretamente, que os outros fósseis estão em camadas mais profundas e, por essa razão, devem ser mais antigos que os amonites. c) O estudante explicou que os fósseis só se formam em condições especiais, pois, normalmente, um cadáver é comido ou decomposto. As estruturas duras, como as conchas dos amonites são mais resistentes e, portanto, apresentam mais chance de formarem fósseis. X a) O estudante não relacionou a idade das camadas de sedimentos à idade dos fósseis; e não conseguiu identificar na tabela os anos correspondentes à era mezosoica (mencionada no enunciado). b) O estudante não reconheceu que as camadas mais profundas são mais antigas, assim como os fósseis encontrados nelas. c) O estudante não soube justificar a ocorrência mais frequente de fósseis de partes duras de organismos, como é o caso das conchas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Verificar, entre os estudantes que não responderam corretamente às questões, quais os erros mais frequentes, que podem estar mais relacionados ao item a, ao item b ou ao item c. Os erros relacionados ao item a podem estar associados a falhas de interpretação da imagem e à não compreensão da tabela com os tempos geológicos. Nesse caso, o professor deve alterar seu planejamento para que possa inserir um maior número de exercícios e práticas de interpretação de figuras e tabelas. Já os erros relacionados ao item b podem indicar, provavelmente, que o estudante não entendeu o processo de formação dessas camadas. Pode ser interessante, nesse caso, revisitar com os alunos a deposição de sedimentos em camadas e a formação de rochas sedimentares. Por fim, caso a maior concentração de erros esteja no item c, talvez seja interessante rever com os estudantes o processo de formação dos fósseis, já que os alunos que erram essa questão parecem não ter entendido as condições raras nas quais os fósseis se formam. Para sanar essas dificuldades, talvez seja interessante desenvolver uma atividade prática com os estudantes que simule a deposição de sedimentos em um recipiente. Na atividade, os estudantes podem ligar um cronômetro e ir adicionando em um recipiente, em uma ordem específica, diferentes substratos (areia, terra, farinha, pedrinhas de aquário, serragem, etc.) e, ao longo do processo, incluir alguns fragmentos de rocha que representem fósseis. Ao final, discutir sobre os substratos mais antigos e mais recentes fazendo uma relação direta com o tempo do cronômetro e a presença de fósseis.
Nas cidades construídas pelo ser humano, grande parte da cobertura vegetal original do local é retirada e o terreno é, muitas vezes, impermeabilizado por pavimentação, como o asfalto, por exemplo. Segundo você, há alguma relação entre a retirada da vegetação, a impermeabilização do terreno e um maior risco de inundação das cidades durante as chuvas fortes? Explique.
Objeto de conhecimento (BNCC) Ciclo hidrológico
Habilidade (BNCC) (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou essa questão conseguiu relacionar o risco de inundações nas cidades à retirada da vegetação original e à impermeabilização do terreno. Possibilidade de resposta correta: “Sim, há uma relação. A retirada da vegetação e a impermeabilização do terreno nas cidades diminui a área disponível para a infiltração de água no solo. Assim a água escoa em grande quantidade na superfície, o que pode resultar em inundações.”
50% O aluno respondeu que existe relação entre a retirada da vegetação, a impermeabilização do terreno e o risco de inundações durante as chuvas, mas não soube explicar a associação. Exemplo de resposta incompleta: “Sim.”.
0% O aluno não viu relação entre a retirada da vegetação para a construção de cidades e o risco de inundações durante as chuvas ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode falar com os alunos sobre o desmatamento que ocorreu no Brasil desde sua colonização até os dias de hoje, podendo utilizar mapas que ilustrem a diferença entre a cobertura vegetal original em nosso território e a existente atualmente. Ele poderá comentar com os alunos sobre as consequências negativas que o desmatamento trouxe à natureza e à vida humana. Depois, poderá pedir para que os alunos façam cartazes para uma campanha contra o desmatamento.
Os animais das imagens estão divididos em grupos.
Qual o número e o nome do grupo que representa os animais mais numerosos da natureza? Esses animais são vertebrados ou invertebrados?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Avaliar a proporção de animais vertebrados e invertebrados na natureza.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno compreendeu que o grupo dos animais mais numerosos da natureza é o dos insetos e identificou que eles estão representados no grupo 1. Além disso, o aluno compreendeu que os insetos são animais invertebrados. Uma possibilidade de resposta correta: “O número do grupo que representa os animais mais numerosos da natureza é o número 1. Eles são animais invertebrados.”.
50% O aluno compreendeu que o grupo dos animais mais numerosos da natureza é o dos insetos e identificou que eles estão representados no grupo 1, porém escreveu que os insetos são vertebrados ou, embora tenha escolhido outro grupo como mais numeroso, identificou corretamente que o grupo escolhido é de invertebrados (moluscos e cnidários) ou de vertebrados (peixes).
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Caso a escola disponha de algum acervo entomológico, o professor pode levar para a sala de aula e mostrar a diversidade de animais aos alunos. Alternativamente, o mesmo pode ser feito por meio de figuras e/ou vídeos.
OBSERVE AS IMAGENS.
ESCREVA UMA PARTE DO CORPO QUE CADA CRIANÇA ESTÁ USANDO PARA BRINCAR.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Observações A questão refere-se apenas a seguinte parte da habilidade: Localizar e nomear partes do corpo humano.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno localizou e nomeou corretamente uma parte do corpo que cada criança está usando para brincar. Uma possibilidade de resposta: “Pedro está usando os braços para brincar. Carlos está usando as pernas para brincar. Daniel está usando as pernas para brincar”.
50%. O aluno localizou e nomeou corretamente as partes do corpo que duas ou que apenas uma das crianças das imagens está usando para brincar. Uma possibilidade de resposta incompleta: “Pedro está usando os braços para brincar. Carlos está usando as pernas para brincar”.
0%. O aluno não escreveu as partes do corpo que as crianças da imagem estão usando para brincar, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos citarem outras coisas que fazem com as mãos ou as pernas, como escrever, brincar, escovar os dentes.
Ao fazer um trabalho sobre o continente africano, Rafaela recortou um mapa-múndi e destacou os continentes africano e sul-americano, posicionando-os lado a lado. Nesse momento, verificou que eles se encaixavam.
Qual a possível explicação para a observação de Rafaela?
Há sinais de que esses continentes estão se movimentando um em direção ao outro, de modo que tendem a se encaixar futuramente.
Os atuais continentes da Terra, incluindo a África e a América do Sul, estiveram unidos há milhões de anos.
A observação de Rafaela é apenas uma coincidência, pois as posições dos continentes da Terra não se alteram ao longo dos anos.
As placas tectônicas se movem, porém isso não altera a posição dos continentes, cujos contornos são moldados a partir do desgaste e da erosão das rochas e do solo.
Objeto de conhecimento Placas tectônicas e deriva continental
Habilidade (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa Resposta: B
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a África e a América do Sul estão cada vez mais distantes uma da outra, e não se aproximando.
b. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que, de acordo com a teoria da deriva dos continentes, todos os continentes estiveram unidos no passado geológico e aos poucos foram se desconectando. Esse processo ainda está ativo, de modo que novas configurações dos continentes podem ser observadas ao longo da história da Terra.
c. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que as posições dos continentes mudam ao longo do tempo, pois eles estão inseridos na crosta terrestre, que se movimenta constantemente.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os continentes fazem parte das placas tectônicas e que, quando estas se movem, os continentes também se movem.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não compreenderam a teoria da deriva continental e não justificaram o “encaixe” dos continentes sul-americano e africano. Para que os estudantes compreendam melhor a teoria da deriva dos continentes, o professor pode organizar a turma em grupos de quatro estudantes e entregar um mapa-múndi para cada grupo. Os estudantes devem recortar os continentes e, como um quebra-cabeças, encaixá-los para ter uma ideia de como era a Pangeia. Em seguida, os estudantes devem explicar o motivo da separação dos continentes e propor como imaginam que será a posição dos continentes daqui a milhões de anos.
Associe as ações da primeira coluna aos respectivos conceitos da segunda coluna.
1 – Obtenção de mudas de plantas a partir de brotos em caules subterrâneos. 2 – Formação de filhotes de cães a partir da união entre espermatozoide e ovócito. 3 – União de gametas masculinos com gametas femininos por meio da polinização. 4 – Uma bactéria se divide, formando duas novas bactérias.
( ) Reprodução sexuada com formação de novos indivíduos geneticamente diferentes dos pais. ( ) Reprodução sexuada com desenvolvimento de novos indivíduos geneticamente diferentes a partir do processo de germinação de sementes. ( ) Reprodução assexuada com formação de novos indivíduos geneticamente iguais, acoplados ao progenitor. ( ) Reprodução assexuada que ocorre rapidamente, gerando novos indivíduos geneticamente iguais.
Marque a alternativa que mostra a sequência correta da segunda coluna, de cima para baixo.
2, 3, 1, 4.
3, 1, 4, 2.
2, 3, 4, 1.
4, 1, 2, 3.
3, 2, 4, 1.
Objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa associou corretamente as ações aos respectivos conceitos. Ele compreendeu que: brotos do caule subterrâneo de uma planta podem dar origem a novos indivíduos geneticamente iguais por meio da reprodução assexuada; a fecundação em cães ocorre pela união do gameta masculino com o feminino (reprodução sexuada), formando novos indivíduos geneticamente diferentes dos pais; na reprodução sexuada das plantas angiospermas ocorre a união dos gametas masculino e feminino, gerando novos indivíduos, que se desenvolvem a partir de sementes, geneticamente diferentes; as bactérias reproduzem-se assexuadamente em um processo rápido de bipartição que gera indivíduos geneticamente idênticos.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu as formas de reprodução sexuada e assexuada e não associou corretamente as informações das duas colunas.
c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu a reprodução sexuada em plantas angiospermas e em animais e reconheceu que bactérias e plantas podem se reproduzir de forma assexuada e gerar indivíduos geneticamente idênticos. Porém, ele não reconheceu a velocidade de reprodução das bactérias e não identificou que os caules subterrâneos podem manter os brotos acoplados à planta-mãe.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu as formas de reprodução sexuada e assexuada e não associou corretamente as informações das duas colunas.
e O estudante que selecionou esta alternativa não identificou que a germinação de sementes é um processo associado à polinização e não diferenciou os processos de reprodução sexuada em animais e plantas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram as características dos diferentes processos reprodutivos em diferentes organismos. Como forma de evidenciar essa diferença, o professor pode pedir que os estudantes recortem de revistas imagens de diferentes seres vivos. Em seguida, pode orientá-los a identificara forma como esses seres vivos se reproduzem (sexuada e/ou assexuada) e se os descendentes serão geneticamente iguais ou diferentes. Por fim, pode discutir com a turma quais são as vantagens e as desvantagens adaptativas e evolutivas de cada processo de reprodução. O professor também pode citar a grande velocidade com a qual as bactérias se reproduzem de forma assexuada.
RELACIONE CADA PLANTA COM A RESPECTIVA PARTE QUE COMEMOS DELA.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente. Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar as partes comestíveis das plantas representadas nas imagens: mandioca – raiz; laranja – fruto e repolho – folhas.
50%. O aluno consegue identificar algumas partes comestíveis das plantas representadas, mas pode confundir qual parte do vegetal é a mandioca.
0%. O aluno não consegue identificar as partes da planta que estão representadas.
A POLUIÇÃO DOS RIOS, MARES E LAGOS PELO DESPEJO DE ESGOTO É UMA GRANDE AMEAÇA.
A) O QUE PODEMOS FAZER PARA CUIDAR DAS ÁGUAS E DOS AMBIENTES?
B) CITE DUAS AÇÕES QUE VOCÊ PODE FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente.
Habilidade Reconhecer a importância de cuidar dos ambientes e da água, identificando ações que contribuem para sua preservação.
Tipo de questão Aberta Unidade 5
Grade de Correção
100%. O aluno citou ações para a preservação dos corpos de água e ações que ele pode fazer para economizar água. Resposta correta: a) “Tratar o esgoto antes de ser despejado nos rios, mares e lagos.” e b) “Posso economizar água tomando banhos rápidos ou fechando a torneira ao escovar os dentes.”.
50%. O aluno citou as ações para economizar água, mas não respondeu quais ações podemos fazer para cuidar das águas e dos ambientes ou vice e versa.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para que os alunos montem cartazes com ações que permitem a economia de água. O professor, pode, ainda, levar imagens de rios, lagos e mares poluídos, devido ao despejo inadequado de esgoto, tanto no Brasil quanto no mundo, e ressaltar a importância de cuidar dos corpos de água.
Relacione os animais das imagens abaixo com as suas respectivas representações de esqueletos.
O que, nas imagens, comprova que esses animais são vertebrados?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Identificar o crânio e a coluna vertebral de alguns animais vertebrados.
Tipo de questão Aberta
Unidade 3
Grade de correção
100% O aluno relacionou corretamente cada um dos animais e respondeu adequadamente o que ele observou para descobrir que animais eram. Relação correta: B, C e A, respectivamente. Uma possibilidade de resposta correta para a pergunta: “O que fez com que eu pudesse descobrir que esses animais são vertebrados foram a coluna vertebral, o crânio e os outros ossos.”.
50% O aluno escreveu corretamente o nome de cada um dos animais, mas não respondeu como fez para descobrir que os animais eram vertebrados, ou então errou a identificação de um dos animais.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar que os alunos pintem a coluna vertebral e o crânio de cada um dos animais representados na questão. Além disso, caso a escola disponha, o professor pode levar esqueletos de diferentes animais para a sala de aula para que os alunos observem o crânio e a coluna vertebral de cada um deles (alternativamente, o mesmo pode ser feito por meio de figuras). O ideal seria apresentar esqueletos de animais que ainda não foram discutidos em sala de aula.
Analise as afirmações a seguir sobre a atmosfera:
I. A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra.
II. A atmosfera é composta unicamente de gás oxigênio e vapor de água.
III. Os gases atmosféricos têm massa, ocupam lugar no espaço e exercem pressão sobre a superfície terrestre.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4
Justificativas Resposta: B
a O estudante não compreendeu que a atmosfera contém outros gases além do oxigênio e vapor de água e que os gases têm massa, ocupam lugar no espaço e exercem pressão.
b O estudante compreendeu que a atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e que esses gases têm massa, ocupam lugar no espaço e exercem pressão sobre a superfície terrestre.
c O estudante não compreendeu que a atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e que ela é composta por outros gases além do oxigênio e do vapor de água.
d O estudante não compreendeu que a atmosfera contém outros gases além do oxigênio e vapor de água.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Se o professor verificar uma maior porcentagem de erros relacionados às propriedades dos gases (afirmação III), cabe um novo planejamento de aulas incluindo mais algumas atividades práticas que retomem esse conteúdo. Uma possibilidade é comparar o “peso” de uma bexiga vazia com o “peso” de uma bexiga cheia pendurando cada uma delas em uma ponta de um cabide. Caso haja mais erros relacionados às características da atmosfera, tal como a sua localização e composição (afirmações I e II), o professor pode retomar o conteúdo exposto anteriormente, mostrando imagens do planeta Terra que demonstrem a atmosfera envolvendo-o e relembrando a existência do gás carbônico e do gás nitrogênio na atmosfera. Pode-se falar ainda, rapidamente, sobre os gases envolvidos na respiração, na fotossíntese e no processo de fixação do nitrogênio.
De acordo com a primeira lei de Mendel, cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorre em dose simples.
Selecione a alternativa correta sobre essa lei.
As características hereditárias são transmitidas da geração parental para os descendentes por meio dos genes.
A geração parental herda os genes dos descendentes.
Os fatores são recebidos dos indivíduos paterno e materno, sendo que cada um contribui com dois fatores de cada par.
O que Mendel chamou de fatores são os cromossomos.
Nos gametas, os fatores ocorrem em dose simples porque durante a formação das células reprodutivas ocorre a mitose.
Objeto de conhecimento Hereditariedade
Habilidade (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativas Resposta A
a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que as características hereditárias são transmitidas da geração parental aos descendentes por meio dos genes. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a geração parental transmite os genes aos descendentes. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os descendentes recebem de cada indivíduo da geração parental um fator de cada par. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os fatores, assim denominados por Mendel, correspondem aos alelos de um gene. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que durante a formação das células reprodutivas ocorre a meiose, e por isso cada gameta contém apenas a metade do número de cromossomos das outras células do corpo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam os princípios da primeira lei de Mendel. Para reforçar esse conceito, o professor pode organizar os estudantes em grupos de cinco integrantes e pedir que revejam as explicações sobre o trabalho e as descobertas de Mendel. Em seguida, o professor pode representar no quadro de giz alguns cruzamentos (de ervilhas ou de porquinhos-da-índia, por exemplo) e, com a participação dos estudantes, explicar conceitos como geração parental, descendente, fatores/genes, heterozigoto e homozigoto.
OBSERVE A IMAGEM.
O LIXO QUE MOSTRA A IMAGEM FOI DESCARTADO CORRETAMENTE? O QUE PODE SER FEITO PARA QUE SITUAÇÕES COMO ESSA NÃO OCORRAM?
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente.
Habilidade Identificar ações que contribuem para o tratamento do lixo.
Tipo de questão Aberta Unidade 5
Grade de Correção
100%. O aluno compreende que a imagem mostra o descarte incorreto do lixo e indica ações de descarte correto do lixo. Uma possibilidade de resposta correta: “O lixo mostrado na imagem não foi descartado corretamente. Para não ocorrer situações como essa, podemos descartar o lixo em lixeiras e ainda separar o material reciclado do lixo orgânico.”.
50%. O aluno compreende que a imagem mostra o descarte incorreto do lixo, porém não cita as ações que podem ser tomadas para que situações como essa não voltem a acontecer ou vice-versa. Uma possibilidade de resposta incompleta: “O lixo mostrado na imagem não foi descartado corretamente.”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de ambientes com lixo descartado de forma incorreta. Em seguida, o professor pode pedir para que os alunos listem ações que podem fazer para que situações como a mostrada nas imagens não voltem a ocorrer.
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