Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Para analisar uma amostra de sangue, os técnicos de um laboratório utilizam um microscópio. Descreva as características desse instrumento e o seu funcionamento.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Instrumentos óticos

Habilidade (BNCC) (EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

Tipo de questão Aberta

Unidade 9

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu as características desse tipo de dispositivo, bem como o seu funcionamento para a observação ampliada de objetos. Exemplo de resposta correta: “Os microscópios são formados por um conjunto de lentes que amplia as imagens, possibilitando que vejamos objetos ou seres vivos muito pequenos que somos incapazes de observar a olho nu.”.

50% O aluno descreveu corretamente apenas as características do microscópio ou apenas o seu funcionamento.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Se possível, o professor pode levar um microscópio para a sala de aula, explicar suas partes para os alunos e colocar alguns objetos para serem observados.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Algumas pessoas possuem deficiência auditiva, ou seja, perda total ou parcial da audição. Essa condição pode ser de nascença, causada por algum acidente ou ainda por um problema de saúde auditiva.

Escreva dois hábitos que prejudicam a saúde auditiva.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, sobre a produção de lixo eletrônico.

[...] Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas preveem um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas métricas, até 2021. [...]

Nações Unidas no Brasil. 3 jan. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2018.

O crescimento da produção de lixo eletrônico descrito pelo texto



( a )

pode ter sido causado pelo incentivo ao controle do consumo de equipamentos eletrônicos. 

( b )

pode aumentar a poluição do solo, caso o descarte desse material não seja adequado. 

( c )

é decorrente de eficientes políticas públicas de tratamento de resíduos sólidos. 

( d )

é consequência da diminuição do consumo de eletrônicos pela população devido à maior consciência socioambiental.

Resposta:

Objeto de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública

Habilidade (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 10

Justificativa Resposta: B

a. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o incentivo ao controle do consumo de equipamentos eletrônicos causa a diminuição e não o aumento na quantidade de lixo eletrônico.

b. O estudante compreendeu que o aumento na quantidade de lixo eletrônico ao longo dos anos pode causar um aumento na poluição dos solos e da água por metais pesados, caso o descarte desse material não seja feito de maneira adequada.

c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que políticas públicas de tratamento de resíduos sólidos não causam o aumento na quantidade de lixo eletrônico.

d. O estudante que selecionou esta alternativa não interpretou corretamente o texto e não compreendeu que a diminuição do consumo de eletrônicos levaria à diminuição do lixo eletrônico, e não ao aumento dele.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram essa questão provavelmente tiveram dificuldade em interpretar os dados do texto e/ou em analisar indicadores ambientais e os relacionar com o uso de diferentes tecnologias ao longo dos anos. Para retomar esse assunto e sanar as dúvidas dos estudantes, o professor pode questioná-los sobre a quantidade de consumo de eletrônicos nos últimos 10 anos e como e com qual frequência eles e seus familiares descartam aparelhos eletrônicos e digitais que não são mais utilizados. O professor pode propor a criação de um ponto de coleta de lixo eletrônico na escola para que esse tipo de material seja encaminhado para um descarte adequado. Se possível, pode entrar em contato com associações que recolhem lixo eletrônico e o descartam de maneira adequada, para que façam uma palestra para a comunidade escolar.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Preocupado com o efeito estufa e com o aquecimento global, um professor decidiu discutir o tema com a turma e, após o debate, pediu aos estudantes que sugerissem práticas sustentáveis simples que pudessem adotar no cotidiano.

Veja o quadro abaixo:

Quais das práticas listadas podem ter sido sugeridas pelos estudantes?



( a )

I e II 

( b )

III e IV 

( c )

II e IV 

( d )

I e IV 

( e )

I e III

Resposta:

Objeto de conhecimento Clima

Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a prática I é sustentável, mas não que é preciso repensar os hábitos de consumo e combater o consumo de produtos supérfluos, pois na produção de mercadorias são gastas matérias-primas e energia e no seu descarte há geração de lixo.

b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a prática III é sustentável, mas não que os consumidores desempenham um papel importante ao selecionar os produtos que compram, pois podem dar preferência a empresas cujas práticas minimizam a emissão de gases do efeito estufa.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que é preciso repensar os hábitos de consumo e combater o consumismo e que as pessoas desempenham um papel importante ao selecionar os produtos que compram, pois podem dar preferência a empresas cujas práticas minimizam a emissão de gases do efeito estufa.

d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a prática I é sustentável, porém não entendeu que consumir sem se preocupar com o impacto ambiental causado pela empresa fornecedora não é uma prática sustentável.

e O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a economia de água por meio de banhos curtos e do conserto de vazamentos e o uso do transporte coletivo para diminuir o consumo de combustíveis fósseis e a liberação de gases tóxicos na atmosfera são práticas sustentáveis que contribuem para restabelecer o equilíbrio ambiental.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram práticas sustentáveis que os cidadãos podem adotar para restabelecer o equilíbrio ambiental. Para retomar o tema, o professor pode pedir aos estudantes que se organizem em grupos de 5 integrantes e que pesquisem e levem para a sala de aula um estudo sobre práticas sustentáveis adotadas em diferentes atividades da sociedade, como, por exemplo, na agropecuária, na indústria, em empresas, na construção civil etc. Depois, as equipes devem discutir quais medidas individuais podem ser adotadas no dia a dia para contribuir com o restabelecimento do equilíbrio ambiental. As reflexões de cada grupo podem ser sistematizadas em uma cartilha de práticas sustentáveis.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Encontre o nome de oito animais no caça-palavras e classifique-os na tabela de acordo com o seu modo de desenvolvimento.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno identificou todos os animais no caça-palavras (jacaré, cachorro, macaco, ser humano, sapo, gafanhoto, galinha, coelho) e classificou-os corretamente na tabela: Ovíparos: jacaré, sapo, gafanhoto, galinha; Vivíparos: cachorro, macaco, ser humano, coelho.

50% O aluno não encontrou todos os animais no caça-palavras e/ou não preencheu a tabela corretamente.

0% O aluno não encontrou todos os animais no caça palavras nem preencheu a tabela corretamente.

Questão 02 - Geografia - Atividades Interdisciplinares - Atividades - BY NC 3.0BR

(UFRJ – Adaptada)

Nosso futuro comum

No início do novo milênio, organizações não governamentais, ambientalistas e movimentos sociais que integram os mais variados fóruns internacionais têm advertido para o risco, cada vez maior, de que a capacidade de suporte do planeta seja ultrapassada. O esgotamento dos recursos naturais, a redução da biodiversidade e o aquecimento global são algumas das questões intensamente debatidas nas negociações e reuniões internacionais sobre problemas globais, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, o Fórum Social Mundial e o Congresso Internacional da IUCN – União Internacional de Conservação da Natureza.

Relacione o agravamento dos problemas ambientais globais com as tendências de expansão dos padrões de consumo dos países desenvolvidos para o resto do mundo.

Resposta:

Os países desenvolvidos apresentam padrões de consumo fundamentados no intenso uso de fontes não renováveis de energia (carvão, gás natural e petróleo) e em processos produtivos com baixa eficiência no aproveitamento dos recursos naturais. Tais padrões causam diversos impactos na natureza, como a redução indiscriminada da diversidade biológica, aumento nas emissões de gases estufa e ampla poluição atmosférica, hídrica e dos solos.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Bruno foi acampar com sua família e, após fazer um almoço para eles, esqueceu uma panela exposta ao Sol durante algumas horas. Sua panela era de metal com cabo de plástico, como mostrado na figura.

Qual parte da panela esquentou mais? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor

Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).

Tipo de questão Aberta

Unidade 9

Grade de Correção

100% O aluno escreveu que o metal esquenta mais que o plástico e explicou corretamente o porquê. Possibilidade de resposta correta: “O metal da panela esquentará mais que o cabo, pois o metal esquenta mais rapidamente que o plástico.”.

50% O aluno comparou corretamente os materiais e compreendeu que o metal esquenta mais rapidamente que o plástico, porém não justificou sua resposta ou vice-versa.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar alguns objetos de materiais diferentes (como luvas de borracha ou pano, cabos de plástico, colheres de pau, etc.) e expô-los ao Sol por algum tempo. Em seguida, o professor deve sentir se os objetos não estão excessivamente quentes e pedir então aos alunos que, através do tato, avaliem qual está mais quente e qual está mais frio. Os alunos podem relacionar o objeto que esquentou mais e o que esquentou menos ao material do qual são feitos.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

JOAQUIM SEPAROU ALGUNS OBJETOS EM DOIS GRUPOS: OBJETOS QUE NÃO SÃO ATRAÍDOS POR ÍMÃS E OBJETOS ATRAÍDOS POR ÍMÃS. VEJA COMO JOAQUIM FORMOU OS GRUPOS:

CADA GRUPO TEM UM OBJETO ERRADO. AJUDE O JOAQUIM: ESCREVA QUAL OBJETO NÃO ESTÁ NO GRUPO CORRETO:

NO GRUPO DOS OBJETOS NÃO ATRAÍDOS POR ÍMÃS:

NO GRUPO DOS OBJETOS ATRAÍDOS POR ÍMÃS:

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Unidade 4

Grade de correção

100%. O aluno comparou as características dos objetos e identificou que a colher e a borracha estão no grupos errados. Resposta correta: No grupo dos objetos não atraídos por ímãs – Colher; No grupo dos objetos atraídos por ímãs – Borracha.

50%. O aluno comparou as características do objetos, mas só identificou um objeto que está no grupo errado, o que pode indicar que ele não compreende totalmente quais são os materiais que são ou não atraídos por ímãs.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguns ímãs e diferentes objetos do cotidiano. Em seguida, sugere-se que peça aos alunos que montem uma tabela e organizem os objetos que são atraídos e aqueles que não são atraídos pelo ímã. O professor pode discutir com os alunos quais as características que os objetos atraídos pelo ímã têm em comum.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

A foto a seguir mostra a aplicação de um produto sintético em uma lavoura.

A aplicação dessas substâncias na agricultura causou:



( a )

o aumento da população de insetos que atacam as plantações, prejudicando a produtividade na agricultura.

( b )

apenas a morte de insetos praga, não havendo consequências negativas para o ambiente.

( c )

a redução na população de insetos, o que é positivo para o equilíbrio no ambiente.

( d )

a maior produção de alimentos, mas ocasionou a seleção de pragas agrícolas cada vez mais resistentes.

Resposta:

Objeto de conhecimento Materiais sintéticos

Habilidade (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 13

Justificativas Resposta: D

a O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os agrotóxicos diminuem a população de insetos que atacam as plantações, permitindo um aumento na produção agrícola.

b O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os agrotóxicos também atingem espécies de insetos não consideradas pragas. Esse estudante também não conseguiu identificar consequências negativas do uso de agrotóxicos para o ambiente.

c O estudante que selecionou essa alternativa não compreende que a redução das populações de insetos causam desequilíbrios no ambiente, já que os seres vivos estão inseridos em cadeias e teias alimentares relacionadas.

d O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a aplicação de agrotóxicos nas lavouras possibilita a eliminação de organismos que atacam as plantas, o que favorece o aumento na produção de alimentos. No entanto, o uso excessivo de agrotóxicos pode causar a seleção de pragas agrícolas resistentes, ou seja, com o tempo, determinado agrotóxico pode deixar de ter efeito contra um grupo de insetos, pois já terá se formado uma população de indivíduos resistentes.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O aluno que erra essa questão não compreende os benefícios e os impactos causados pela utilização de agrotóxicos e tem dificuldade de identificar ações humanas podem prejudicar o equilíbrio no ambiente. Para que os benefícios e impactos fiquem mais claros, o professor pode organizar a turma em quatro grupos e propor um debate sobre o uso de defensivos agrícolas. Dois grupos devem defender a utilização dessas substâncias, e os outros dois grupos devem reprovar o uso de agrotóxicos. Antes do debate, cada grupo pode pesquisar dados sobre o tema para elaborar seus argumentos a fim de enriquecer a discussão. No debate, os estudantes deverão avaliar o uso dos agrotóxicos como aplicação da ciência e de suas tecnologias, discutindo suas implicações socioambientais e propondo alternativas baseadas em informações e argumentos.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que indica características dos planetas que estão relacionadas à sobrevivência humana fora da Terra.



( a )

Quanto mais distante o planeta estiver do Sol, maiores serão as chances de nele existirem atmosfera e água líquida. 

( b )

A sobrevivência dos seres humanos seria facilitada em planetas com atmosfera rarefeita, com baixa pressão e pouca concentração de gases. 

( c )

Planetas que estejam na zona habitável e que tenham água na forma líquida apresentam algumas das condições propícias à vida. 

( d )

Planetas com baixa incidência de raios solares e sem água líquida, uma vez que é possível obter esse recurso a partir do gelo e cultivar plantas levadas da Terra, conseguem garantir a alimentação do ser humano. 

( e )

Apesar de distantes da Terra, os planetas gasosos apresentam características semelhantes às do nosso planeta, portanto, o processo de colonização humana seria facilitado.

Resposta:

Objeto de conhecimento Vida humana fora da Terra

Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 12

Justificativas Resposta C

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, para que um planeta tenha condições favoráveis para a sobrevivência humana, ele tem de estar na zona habitável, ou seja, nem muito próximo e nem muito distante do Sol, e sim a uma distância que permita a presença de atmosfera e de água líquida. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que em atmosferas rarefeitas há pouca concentração de gases e a respiração dos seres humanos pode ser comprometida. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a localização na zona habitável e a presença de água no estado líquido são características que um planeta precisa ter para permitir a existência da vida. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, mesmo em uma situação em que fosse possível levar plantas da Terra a outro planeta, poderia haver limitação de luz para o crescimento delas. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os planetas gasosos não apresentam características semelhantes às da Terra, que é um planeta rochoso.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam quais são as condições que viabilizam a sobrevivência humana fora da Terra. Para rever o assunto, o professor pode construir, juntamente com os estudantes, um modelo de Sistema Solar em miniatura, mantendo as proporções aproximadas das distâncias entre os planetas. Em seguida, o professor pode pedir aos estudantes que, mantendo as proporções de distâncias, identifiquem onde ficariam os exoplanetas descobertos até o momento. Por fim, pode ser promovida uma discussão sobre as dificuldades de exploração dos exoplanetas e sobre as características que viabilizariam a sobrevivência humana fora da Terra.

Questão 01 - Geografia - Atividades Interdisciplinares - Atividades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Maldito, maldito criador! Por que eu vivo? Por que não extingui, naquele instante, a centelha de vida que você tão desumanamente me concedeu? Não sei! O desespero ainda não se apoderara de mim. Meus sentimentos eram de raiva e vingança. Quando a noite caiu, deixei meu abrigo e vagueei pelos bosques. [...] Oh! Que noite miserável passei eu! Sentia um inferno devorar-me, e desejava despedaçar as árvores, devastar e assolar tudo o que me cercava, para depois sentar-me e contemplar satisfeito a destruição. Declarei uma guerra sem quartel à espécie humana e, acima de tudo, contra aquele que me havia criado e me lançara a esta insuportável desgraça!

SHELLEY, Mary. Frankenstein. 2. ed. Porto Alegre: LPM, 1985.

O trecho acima, extraído de uma obra literária publicada pela primeira vez em 1818, pode ser lido corretamente como uma:



( a )

apologia à guerra imperialista, incorporando o desenvolvimento tecnológico do período.

( b )

crítica à condição humana em uma sociedade industrializada e de grandes avanços científicos.

( c )

defesa do clericalismo em meio à crescente laicização do mundo ocidental.

( d )

recusa do evolucionismo, bastante em voga no período.

( e )

adesão a ideias e formulações humanistas de igualdade social.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas