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Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

A BOLA DE BASQUETE É DIFERENTE DAS BOLAS DE PLÁSTICO PORQUE



( a )

A BOLA DE BASQUETE É MAIS MACIA DO QUE AS BOLAS DE PLÁSTICO.

( b )

A BOLA DE BASQUETE É MAIS PESADA DO QUE AS BOLAS DE PLÁSTICO.

( c )

A BOLA DE BASQUETE É MAIS LEVE DO QUE AS BOLAS DE PLÁSTICO.

( d )

A BOLA DE BASQUETE É MAIS TRANSPARENTE DO QUE AS BOLAS DE PLÁSTICO.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 4

Justificativa

A. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a bola de basquete não é mais macia do que as bolas de plástico.

B. O aluno que seleciona essa alternativa compreende que a bola de basquete é mais pesada do que a das bolas de plástico.

C. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a bola de basquete é mais pesada do que as bolas de plástico.

D. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a bola de basquete não é transparente.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula bolas feitas de materiais diferentes, como bolas de gude, bolas de plástico e bolas de borracha. Em seguida, ele pode pedir aos alunos que comparem suas características e semelhanças. O professor também pode colocá-las na água, para mostrar que as bolas podem boiar ou afundar, dependendo do material de que são feitas.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Leia as frases abaixo sobre a importância dos mananciais e identifique a alternativa correta.



( a )

Os mananciais não são as principais fontes de água para o consumo. 

( b )

A água retirada dos mananciais é diretamente utilizada para consumo. 

( c )

Rios, açudes, lagos e lençóis freáticos são exemplos de mananciais. 

( d )

A vegetação ao redor dos mananciais não precisa de proteção especial.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento Necessidade de saneamento básico

Habilidade Reconhecer a importância dos mananciais.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 7

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a principal função dos mananciais, que é a de fornecer água para o consumo.

B O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, em muitas ocasiões, mesmo se tratando de água potável, a água retirada dos mananciais deve ser tratada antes de ser distribuída para consumo.

C O aluno que seleciona esta alternativa consegue identificar os corpos d’água – mananciais – que fornecem água para consumo e outras atividades.

D O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que a vegetação em torno dos mananciais, se comprometida, pode afetar diretamente a captação de água.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem os principais mananciais de sua cidade ou região e produzam cartazes mostrando as principais características de cada um deles. Além disso, os cartazes podem indicar medidas que auxiliam na preservação dos mananciais.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Maria vai fazer uma cirurgia para retirar um dente. O médico informou que, para isso, seria necessário injetar uma anestesia local e ela deixaria de sentir apenas a boca, o que evitaria a dor causada pela extração do dente.

O efeito causado pela anestesia ocorre devido ao (à)



( a )

maior liberação de neurotransmissores.

( b )

maior velocidade de transmissão de impulsos nervosos.

( c )

bloqueio na transmissão do impulso nervoso até o cérebro.

( d )

inativação completa do encéfalo.

Resposta:

Objeto de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Habilidade (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8

Justificativas Resposta: C

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os neurotransmissores estimulam os neurônios e conduzem os impulsos nervosos.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a maior transmissão dos impulsos nervosos deixaria a dor mais intensa, o que é o efeito oposto da anestesia.

c O estudante compreendeu que a perda de sensibilidade à dor, causada pela anestesia, ocorre devido ao bloqueio na comunicação entre os sistemas nervoso e sensorial.

d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o encéfalo não é inativado por uma anestesia local.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes podem apresentar dúvidas em relação ao momento de atuação da anestesia e sobre quais são as estruturas afetadas por ela. Utilizando uma ilustração das estruturas envolvidas no processo, o professor pode solicitar aos estudantes que formulem hipóteses sobre como ocorre o efeito da anestesia para evitar a dor, ao mesmo tempo que utilizam o esquema. Após chegarem a conclusões, o professor pode pedir aos estudantes que façam um desenho que resuma a integração do sistema nervoso com as ações sensoriais e motoras do corpo e pedir que apontem as áreas que são inibidas pela anestesia.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(     ) As pirâmides do Egito puderam ser construídas graças ao uso de máquinas simples, como plano inclinado, cunhas, alavancas e outros.

(     ) No passado, as alavancas eram utilizadas como balanças rudimentares.

(     ) A roda com eixo possuía muitas aplicações, mas nos dias atuais a sua utilização não é muito frequente.

(     ) Em uma construção, para transportar um grande volume de material, é utilizado um carrinho de mão, que facilita esse transporte por tornar a força potente menor que a força resistente.

A sequência correta das afirmativas é:



( a )

V, F, V, F. 

( b )

V, V, F, V. 

( c )

F, V, F, V. 

( d )

V, F, F, V.

Resposta:

Objeto de conhecimento Máquinas simples

Habilidade (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 7

Justificativa Resposta: B

a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que uma alavanca pode ser utilizada para equilibrar pesos e, consequentemente, pode funcionar como uma balança. Também não percebeu que a roda com eixo é amplamente utilizada nos dias atuais e está presente em diversas máquinas mais complexas, como em relógios, carros, maquinários industriais e outros. Além disso, o estudante não compreendeu que o uso do carrinho de mão torna a força potente menor que a resistente para que o operador dessa máquina simples consiga carregar uma carga mais pesada aplicando menos força.

b. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que, mesmo rudimentares, as máquinas simples propiciaram a construção de estruturas gigantescas, já que facilitaram o transporte e a quebra de rochas e de outros materiais utilizados nas construções. O estudante também compreendeu que uma alavanca interfixa, com o ponto fixo apoiado no centro da barra, pode ser utilizada para equilibrar pesos, funcionando, assim, como uma balança rudimentar. Além disso, o estudante percebeu que a roda com eixo é amplamente utilizada nos dias atuais e está presente em diversas máquinas complexas. Por fim, o estudante reconheceu que o carrinho de mão é utilizado para transportar grandes volumes de materiais justamente porque, com esse tipo de instrumento, a força potente é menor que a resistente, o que facilita o transporte desses materiais.

c. O estudante que selecionou essa alternativa não associou estruturas grandiosas como as pirâmides do Egito ao uso de ferramentas simples como cunha, plano inclinado e alavanca.

d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que uma alavanca pode ser utilizada para equilibrar pesos e, consequentemente, pode funcionar como uma balança.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esse item provavelmente não compreendeu bem a aplicação das máquinas simples ao longo da história e/ou não compreendeu as forças envolvidas na utilização desses instrumentos. Para reforçar os conceitos não aprendidos pelos estudantes, o professor pode pesquisar desenhos, animações ou filmes que retratem a criação e/ou a utilização de diferentes máquinas simples e exibi-los aos estudantes em sala de aula. Caso não haja recursos para transmissão de vídeos, o professor pode pedir aos estudantes que assistam em casa ou em bibliotecas multimídia. O professor deve pedir aos estudantes que registrem em seus cadernos as máquinas simples que eles identificaram no(s) vídeo(s) e, em seguida, pode desenhar no quadro os instrumentos identificados, mostrando aos estudantes como as forças atuam sobre eles.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 4º ano - BY NC 3.0BR

Dois amigos decidiram fazer um piquenique. Rafael levou leite e achocolatado para fazer uma bebida à base de chocolate e Mariana levou algumas frutas para fazer uma salada de frutas.

A bebida feita por Rafael e a salada de frutas feita por Mariana são exemplos de:



( a )

elementos 

( b )

materiais.

( c )

misturas. 

( d )

nutrientes.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento (BNCC) Misturas

Habilidade BNCC (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 10

Justificativa

a O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que o leite com achocolatado e a salada de frutas são misturas, e não elementos.

b O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que o leite com achocolatado e a salada de frutas são misturas, e não materiais.

c O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o leite com achocolatado e a salada de frutas são misturas.

d O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que o leite com achocolatado e a salada de frutas são misturas, e não nutrientes.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

A qual grupo pertencem os animais representados nas imagens? Quais são as características comuns a todos eles? 



( a )

Grupo dos peixes. Presença de bico e escamas. 

( b )

Grupo das aves. Presença de penas e asas. 

( c )

Grupo dos mamíferos. Presença de pelos e asas. 

( d )

Grupo dos anfíbios. Presença de pelos e escamas.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 11

Grade de correção

a O aluno que selecionou esta alternativa não identificou a que grupo pertencem os animais representados nas imagens nem suas características externas.

b O aluno identificou que os animais representados nas imagens pertencem ao grupo das aves e que têm como características comuns a presença de penas e asas.

c O aluno que selecionou esta alternativa não identificou a que grupo pertencem os animais nem suas características externas.

d O aluno que selecionou esta alternativa não identificou a que grupo pertencem os animais representados nas imagens nem suas características externas.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

João estava em uma praia da América do Sul, em um horário próximo ao pôr do Sol. Para registrar o momento, ele tirou a foto abaixo:

Considere que João estava no continente destacado no mapa abaixo:

Observando o mapa e a rosa dos ventos que há nele, tudo indica que o oceano que aparece na foto que João tirou é o: 



( a )

Oceano Índico. 

( b )

Oceano Pacífico. 

( c )

Oceano Atlântico. 

( d )

Oceano Antártico.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Observação Esta questão não avalia a habilidade da BNCC por completo, pois não aborda o uso da sombra de uma vara (gnômon) para a identificação dos pontos cardeais.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 8

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que o Sol se põe no oeste e que o oceano Índico não banha a América do Sul.

B O aluno que seleciona esta alternativa identifica que o Sol se põe no oeste e que o oceano localizado a oeste da América do Sul é o Pacífico.

C O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que o Sol se põe no oeste e o oceano Atlântico está a leste da América do Sul.

D O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que o Sol se põe no oeste e que o oceano Antártico está ao sul da América do Sul.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode usar animações e vídeos para mostrar aos alunos a movimentação da Terra ao redor do Sol, mostrando o motivo de o Sol sempre nascer no leste e se pôr no oeste. Em seguida, pedir aos alunos que identifiquem os pontos cardeais em um mapa ou em um globo terrestre.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem abaixo.

Qual é o movimento da Terra representado pela seta amarela na imagem?



( a )

Rotação, que é o movimento da Terra ao redor do Sol. 

( b )

Rotação, que é o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo. 

( c )

Translação, que é o movimento da Terra ao redor do Sol. 

( d )

Translação, que é o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra

Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 8

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que a seta amarela representa o movimento de rotação, mas não compreendeu que a rotação é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, e não ao redor do Sol.

B O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que a seta amarela representa o movimento de rotação, que é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo.

C O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que a seta amarela representa o movimento de rotação e não de translação, e que a rotação é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, e não ao redor do Sol.

D O aluno que seleciona esta alternativa, apesar de compreender que a imagem representa o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, associa esse movimento ao termo translação e não ao termo correto, rotação.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que, com um globo terrestre e uma lanterna, representem os movimentos de rotação e de translação da Terra. Além disso, o professor pode pedir para os alunos representarem cada um desses movimentos por desenhos no caderno ou na lousa.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

ESSES DOIS OBJETOS SÃO:



( a )

COMPRIDOS.

( b )

FEITOS DE VIDRO.

( c )

TRANSPARENTES.

( d )

FEITOS DE METAL.

Resposta:

Resposta: D

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 4

Justificativa

A. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os objetos da imagem não são compridos.

B. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os objetos da imagem são feitos de metal, e não de vidro.

C. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que os objetos da imagem são opacos.

D. O aluno que seleciona essa alternativa compreende que as chaves e as moedas são feitas de metal.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula diferentes objetos do cotidiano e pedir aos alunos que comparem suas características em comum. Em seguida, o professor pode colar etiquetas em alguns potes com os nomes dos tipos de materiais (plástico, madeira, metal, etc.) e pedir aos alunos que separem os objetos nos potes referentes aos materiais com que os objetos foram fabricados.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Em geral, as pessoas costumam associar a exposição à radiação a prejuízos à saúde. No entanto, nem sempre essa afirmação constitui uma verdade. Os raios gama, por exemplo, são um tipo de radiação que também podem ser utilizados em favor da saúde dos seres humanos.

Leia as afirmações a seguir sobre os raios gama.

I. – Podem destruir células dos organismos, prejudicando a saúde dos indivíduos.

II. – São usados para esterilizar alimentos.

III. – São usados nas radiografias comuns.

IV. – São usados para combater tumores.

V. – São capazes de cortar tecidos do corpo humano, sendo úteis em cirurgias.

Quais afirmações são verdadeiras?



( a )

I, II e III. 

( b )

II, III e V. 

( c )

Todas as alternativas são verdadeiras. 

( d )

II, III, IV e V. 

( e )

I, II e IV.

Resposta:

Objeto de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde

Habilidade (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas Resposta E

a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que as afirmações I e II são verdadeiras, mas não compreendeu que a afirmação III é falsa (as radiografias comuns são produzidas com raios X) e a afirmativa IV é verdadeira. b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a afirmativa II é verdadeira, mas não reconheceu que as afirmativas I e IV também são, nem identificou que as afirmativas III e V são falsas (as radiografias comuns são produzidas com raios X e os raios gama não são usados em cirurgias para cortar tecidos; no segundo caso, o estudante pode ter confundido a aplicação desses raios com a do laser). c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as afirmativas III e V são falsas (as radiografias comuns são produzidas com raios X e os raios gama não são usados em cirurgias para cortar tecidos; no segundo caso, o estudante pode ter confundido a aplicação desses raios com a do laser). d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que as afirmações II e IV são verdadeiras, mas não reconheceu que a alternativa I também é verdadeira e que a alternativa V é falsa (os raios gama não são usados em cirurgias para cortar tecidos). e O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que os raios gama podem prejudicar a saúde dos seres humanos, mas também têm aplicações na Medicina e na conservação dos alimentos. Ele identificou que as afirmativas III e V são falsas, pois as radiografias comuns são produzidas com raios X e os raios gama não são usados em cirurgias para cortar tecidos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam os efeitos da radiação gama sobre a saúde humana e a aplicação de radiações eletromagnéticas como radiação gama, raios X e laser na Medicina. Para complementar o conteúdo, o professor pode pedir aos estudantes que pesquisem acidentes decorrentes da exposição à radiação gama, como o do césio, ocorrido em Goiânia, de Chernobyl e Fukushima, indicando os efeitos causados à saúde humana. Em seguida, os estudantes podem pesquisar sobre as aplicações dos raios gama na Medicina, na conservação de alimentos, no combate a pragas, entre outras. Por fim, pode ser feito um debate sobre os riscos e os benefícios desse tipo de radiação.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir:

Quando saímos de uma piscina temos a sensação de frio, mesmo quando a água e o ar estão em uma mesma temperatura, ou seja, em _________ térmico. Isso acontece porque a água na superfície da pele, ao evaporar, provoca um fluxo de ________ do nosso corpo para o ambiente e, consequentemente, sentimos frio. Assim, temos a ________ térmica de que _______ do ar é menor que a da água.

Qual alternativa contém a sequência dos termos que completam corretamente as lacunas?



( a )

equilíbrio; calor; sensação; o calor. 

( b )

regime; temperatura; energia; o calor. 

( c )

equilíbrio; calor; sensação; a temperatura. 

( d )

contato; temperatura; sensação; a temperatura.

Resposta:

Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Habilidade (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8

Justificativa Resposta: C

a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que “temperatura” é uma medida da energia cinética média das partículas de um corpo e que essa energia média não deve ser confundida com o termo “calor”, que é a energia térmica em trânsito entre corpos com diferentes temperaturas.

b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu o conceito de equilíbrio térmico e utilizou erroneamente o termo “regime térmico” para descrever dois corpos em contato que estão em uma mesma temperatura. O estudante confundiu os termos “calor” e “temperatura” e não compreendeu que “temperatura” é uma medida da energia cinética média das partículas de um corpo e que esse termo não deve ser utilizado para definir uma transferência de energia térmica, a qual é definida pelo termo “calor”. Além disso, o estudante não compreendeu o conceito de sensação térmica, confundindo-o com o termo “energia térmica”.

c. O estudante compreendeu que o termo adequado para descrever dois corpos em contato e que estão em uma mesma temperatura é o “equilíbrio térmico”. O estudante também compreendeu que “calor” é o termo correto para descrever a energia que passa do nosso corpo para a água na superfície da pele (na situação descrita). Além disso, o estudante identificou que, quando perdemos energia na forma de calor, a temperatura do nosso corpo diminui e temos a “sensação térmica” de que a “temperatura” do ambiente ao nosso redor está menor.

d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu o conceito de “equilíbrio térmico” e não entendeu que o termo “contato térmico” não garante que dois corpos estejam em uma mesma temperatura. O estudante também confundiu os termos “calor” e “temperatura” e não compreendeu que “temperatura” é uma medida da energia cinética média das partículas de um corpo e que esse termo não deve ser utilizado para definir uma transferência de energia.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esse item provavelmente não compreendeu bem os conceitos de equilíbrio térmico, temperatura, calor e/ou sensação térmica. Para sanar as eventuais dúvidas restantes, o professor pode levar canecas de porcelana e de alumínio para a sala de aula, organizar a turma em grupos de 6 estudantes e entregar uma caneca de cada material para cada grupo. O professor deve levar água gelada, suficiente para colocar um pouco em cada uma das canecas de todos os grupos, e aguardar alguns minutos para que a água atinja o equilíbrio térmico com as canecas. Os estudantes devem então segurar as duas canecas (a de porcelana e a de alumínio) ao mesmo tempo e informar ao professor em qual delas a água está mais gelada. O professor pode levar dois termômetros e mostrar aos estudantes que a água, apesar de não parecer, possui a mesma temperatura nas duas canecas. A partir disso, o professor pode explicar que o alumínio é um bom condutor térmico e que, por isso, o fluxo de calor da mão para a caneca é mais rápido, promovendo a sensação térmica de que a água da caneca de alumínio está mais gelada que a da caneca de porcelana. Em seguida, os estudantes deverão colocar o dedo diretamente na água das duas canecas e informar novamente em qual delas a água está mais gelada ou se parece estar em uma mesma temperatura. O professor deve explicar que esse último procedimento simula a medição de temperatura e os estudantes poderão verificar que a água nas duas canecas está em temperaturas próximas, contrariando a sensação térmica da parte inicial do experimento. O professor também deve explicar, ao longo do experimento, o conceito de temperatura e calor e pedir aos estudantes que indiquem o sentido do fluxo de calor (da mão para a caneca).

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe os animais abaixo.

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

O que os animais representados têm em comum? 



( a )

São animais com escamas. 

( b )

São animais com bico. 

( c )

São animais com pelos. 

( d )

São animais com nadadeiras.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 11

Grade de correção

a O aluno que selecionou esta alternativa não identificou corretamente as características externas dos animais representados, pois eles não têm escamas.

b O aluno que selecionou esta alternativa não identificou corretamente as características externas dos animais representados, pois eles não têm bico.

c O aluno que selecionou esta alternativa identificou corretamente que os animais retratados possuem pelos.

d O aluno que selecionou esta alternativa não identificou corretamente as características externas dos animais representados, pois eles não têm nadadeiras.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo mostra um relógio de sol. Observe que a vareta projeta uma sombra, indicando as horas. Aproximadamente, que horas ele está marcando? Da manhã ou da tarde?



( a )

1 h 30 min da tarde. 

( b )

7 h 30 min da manhã. 

( c )

2 h 30 min da tarde. 

( d )

9 h 30 min da manhã.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 8

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compara corretamente a marcação da sombra, entendendo que ela estava entre 13 h e 14 h.

B O aluno que seleciona esta alternativa não leu corretamente a marcação da sombra, entendendo que ela estava entre 7 h e 8 h.

C O aluno que seleciona esta alternativa não leu corretamente a marcação da sombra, entendendo que ela estava entre 14 h e 15 h.

D O aluno que seleciona esta alternativa leu corretamente o horário e compreende que o Sol nasce do lado leste e, portanto, a sua sombra é projetada no lado oposto.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode montar um relógio de sol com os alunos e pedir que eles identifiquem os horários marcados. Se for necessário, explique a eles os sistemas de marcação de 24 horas e de 12 horas nos relógios. Eles devem ter clareza de que uma alternativa usual é se referir aos horários da tarde como variando de 1 h a 12 h em vez de 13 h a 24 h.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Podemos produzir sons quando batemos um bastão de madeira em um copo contendo algum líquido, como no copo na imagem abaixo.

Se quisermos que o som produzido ao batermos na lateral desse copo seja mais agudo, o que devemos fazer? 



( a )

Alterar a quantidade de água do copo. 

( b )

Bater mais vigorosamente no copo. 

( c )

Bater menos vigorosamente no copo. 

( d )

Usar a mesma quantidade de um líquido colorido dentro do copo.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Leia as frases abaixo sobre o tratamento e a distribuição de água.

1. A água é filtrada em tanques com pedras, areia e carvão, que retêm as partículas de sujeira.

2. A água é retirada dos reservatórios e bombeada para a estação de tratamento.

3. Adiciona-se cloro e a água limpa é armazenada e distribuída para consumo através do encanamento.

4. Adiciona-se sulfato de alumínio para a formação de flocos, que vão para o fundo do tanque.

A ordem correta indicando o tratamento e distribuição é:



( a )

2-3-1-4. 

( b )

3-2-4-1. 

( c )

2-4-1-3. 

( d )

2-4-3-1.

Resposta:

Objeto de conhecimento Necessidade de saneamento básico

Habilidade Conhecer como a água é tratada e distribuída.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 7

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, antes de ser considerada limpa e própria para a distribuição, a água precisa passar por uma série de tratamentos, incluindo a floculação por meio de sulfato de alumínio.

B O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que é preciso, primeiramente, captar a água para que seja tratada.

C O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu as diferentes etapas de captação e tratamento da água.

D O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, antes de ser tratada com cloro, a água passa por uma série de filtros.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar à sala de aula materiais com os quais os alunos, em grupos, podem construir uma maquete que represente todas as etapas do tratamento e distribuição de água. Os grupos podem apresentar suas maquetes ao restante da turma e explicar as etapas envolvidas no processo de captação, tratamento e até mesmo a distribuição da água.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Qual dos objetos abaixo não é atravessado pela luz? Faça um círculo na alternativa correta.

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.



( a )

Para-brisa. 

( b )

Copo de vidro transparente. 

( c )

Vaso de barro. 

( d )

Garrafa PET.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Maria acorda cedo toda manhã por causa da forte claridade do Sol atravessando sua janela. Para que lado do horizonte a janela do seu quarto está apontada?



( a )

Norte.

( b )

Sul. 

( c )

Leste.

( d )

Oeste.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Observação Esta questão não avalia a habilidade da BNCC por completo, pois não aborda o uso da sombra de uma vara (gnômon) para a identificação dos pontos cardeais.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 8

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não identifica corretamente a região do nascer do Sol, que é o lado leste.

B O aluno que seleciona esta alternativa identifica erroneamente que o Sol nasce no lado do sul.

C O aluno que seleciona esta alternativa identifica corretamente que a janela de Maria está apontada para o lado leste, que é a região do horizonte do nascer do Sol.

D O aluno que seleciona esta alternativa acha erroneamente que o Sol nasce no lado oeste. Está é a região do pôr do Sol.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que observem a posição do Sol da janela da sala de aula no início da manhã ou no fim da tarde e identifiquem os pontos cardeais. Pode-se sugerir que os alunos realizem essa mesma atividade a partir das janelas de suas casas. Professor, reforce para os alunos o fato de que o Sol não nasce no leste todos os dias. Ele nasce no leste apenas dois dias do ano, nos equinócios de primavera e outono. Por isso tomamos o cuidado de escrever que o Sol nasce no lado do leste e não no leste. O mesmo vale para o seu ocaso; ele se põe no lado do oeste, ao redor dele e não necessariamente nele.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Um estudante de física montou e testou o circuito elétrico representado abaixo. Inicialmente, todas as lâmpadas do circuito estavam acesas. No entanto, no decorrer do experimento, a lâmpada F queimou.

Qual lâmpada para de funcionar devido à queima da lâmpada F?



( a )

Lâmpada A. 

( b )

Lâmpada B. 

( c )

Lâmpada C. 

( d )

Lâmpada D. 

( e )

Lâmpada E.

Resposta:

Objeto de conhecimento Circuitos elétricos

Habilidade (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 7

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa identificou que a lâmpada A está associada em série com a lâmpada F. Assim, se a corrente elétrica deixar de passar pelo fio em que a lâmpada F está ligada, também deixará de passar pela lâmpada A.

b O estudante que selecionou esta alternativa não percebeu que, embora a corrente elétrica deixe de passar na porção do circuito em que as lâmpadas A e F estão associadas em série, ela continua passando pela outra parte do circuito, composta pelas lâmpadas B, C, D e E.

c O estudante que selecionou esta alternativa provavelmente observou que a lâmpada C está associada em série com a lâmpada F, mas não observou a outra parte do circuito, cuja corrente continua passando (com as lâmpadas B, C, D e E).

d O estudante que selecionou esta alternativa não identificou que a lâmpada D está associada em paralelo com a lâmpada F e por isso não será afetada pela interrupção da corrente na parte do circuito composta pelas lâmpadas A e F.

e O estudante que selecionou esta alternativa não identificou que a lâmpada E está associada em paralelo com a lâmpada F e por isso não será afetada pela interrupção da corrente na parte do circuito composta pelas lâmpadas A e F.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam o funcionamento de um circuito associado em série ou em paralelo. Para esclarecer os efeitos reais do circuito exposto nesta questão, o professor pode levar para a sala de aula pilhas/baterias, fios, soquetes e lâmpadas de baixa tensão (equivalente à tensão da pilha/bateria escolhida) para que os estudantes montem o circuito ilustrado na questão. Uma das lâmpadas pode ser retirada para que eles observem o que acontece com as outras.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Lucas e Amanda conversavam sobre as radiações eletromagnéticas e selecionaram algumas situações cotidianas em que essas radiações estão presentes. Porém, na hora de elaborar a lista de exemplos, abaixo, eles cometeram alguns erros.

I. – Radiação recebida por um aparelho receptor de GPS: micro-ondas.

II. – Radiação emitida por radares: ondas de rádio.

III. – Radiação percebida por binóculos de visão noturna: infravermelho.

IV. – Radiação emitida pelos corpos na forma de calor: ultravioleta.

V. – Radiação emitida por uma antena de estação de televisão a um satélite: micro-ondas.

VI. – Radiação emitida por um aparelho de ultrassonografia: ultrassom.

Assinale a alternativa que identifica os erros.



( a )

IV – A radiação emitida é a infravermelha; V – a radiação emitida é de ondas de rádio; VI – Os aparelhos de ultrassonografia não emitem radiação eletromagnética. 

( b )

I – A radiação emitida é de ultrassom; IV – Os corpos não emitem radiação eletromagnética. 

( c )

II – A radiação emitida é de micro-ondas; IV – A radiação emitida é a infravermelha; VI – Os aparelhos de ultrassonografia não emitem radiação eletromagnética. 

( d )

II – A radiação emitida é de micro-ondas; IV – A radiação emitida é a infravermelha. 

( e )

II – A radiação emitida é de micro-ondas; III – A radiação emitida é de raios gama.

Resposta:

Objeto de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde

Habilidade (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas Resposta C

a O estudante que selecionou esta alternativa identificou o erro das alternativas IV e VI, mas não percebeu que a alternativa V é correta e que a alternativa II é errada, já que os radares emitem micro-ondas. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as alternativas I, III e V são corretas; que as alternativas II e IV são erradas (a radiação emitida por um radar é de micro-ondas e a radiação emitida pelos corpos na forma de calor é de raios infravermelhos) e que os aparelhos de ultrassonografia não emitem radiação eletromagnética e não deveriam estar na lista. c O estudante que selecionou esta alternativa classificou as radiações eletromagnéticas por suas fontes e aplicações e reconheceu que nos exames de ultrassom não há emissão de radiação eletromagnética, pois o ultrassom é uma onda mecânica. d O estudante que selecionou esta alternativa identificou o erro dos itens II e IV, mas não compreendeu que o item VI também deve ser incluído na resposta, pois os aparelhos de ultrassonografia não emitem radiação eletromagnética. e O estudante que selecionou esta alternativa identificou o erro do item II, mas não compreendeu que o item III é correto, que o item IV é incorreto (a radiação emitida pelos corpos na forma de calor é a infravermelha) e o item VI também é incorreto, pois aparelhos de ultrassonografia não emitem radiação eletromagnética (o ultrassom é uma onda mecânica).

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram as radiações eletromagnéticas de acordo com suas fontes e aplicações. Para esclarecer essas fontes e aplicações, o professor pode solicitar aos estudantes que, individualmente, listem quatro equipamentos utilizados no cotidiano que eles acham que dependem de radiações eletromagnéticas para funcionar e indiquem quais frequências de ondas eles acham que são utilizadas ou geradas durante seu funcionamento. Em seguida, os estudantes devem se reunir em grupos de cinco pessoas e discutir e pesquisar se suas hipóteses estavam certas.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe o desenho do crescimento de uma planta.

O que acontece durante o crescimento da planta? 



( a )

A planta pode crescer no escuro. 

( b )

A planta absorve água e nutrientes do solo pela raiz. 

( c )

A planta usa as folhas como enfeite. 

( d )

A planta tem seu alimento produzido pelo caule.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente Plantas

Habilidade BNCC (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 12

Justificativa

a. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a luz do Sol, assim como a água, é importante para que a planta produza seu próprio alimento.

b. O aluno que seleciona essa alternativa compreende que a raiz é responsável pela absorção da água e dos nutrientes do solo, os quais são importantes para o desenvolvimento da planta.

c. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as folhas da planta servem de receptores da luz do Sol.

d. O aluno que seleciona essa alternativa se confunde com as funções do caule, que sustenta as folhas e os frutos e conduz a água e os nutrientes para toda a planta.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

O DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE. EM CADA UM DELES REALIZAMOS ATIVIDADES DIFERENTES.

QUAL DAS ATIVIDADES ABAIXO É REALIZADA NO PERÍODO DA NOITE? ASSINALE COM X A ALTERNATIVA CORRETA. 



( a )

VER O PÔR DO SOL. 

( b )

IR À ESCOLA. 

( c )

JANTAR COM A FAMÍLIA. 

( d )

TOMAR CAFÉ DA MANHÃ.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo

Habilidade BNCC (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 10

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que ver o pôr do sol é uma atividade que só pode ser realizada durante a tarde.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que ir à escola é uma atividade realizada durante a manhã ou a tarde.

C. O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que jantar com a família é uma atividade realizada à noite.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que tomar café da manhã é uma atividade realizada durante a manhã.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Na imagem, a sombra da pessoa que está andando de bicicleta está sendo formada à frente dela.

Nesse horário do dia, o Sol está 



( a )

ao lado esquerdo da pessoa da imagem. 

( b )

ao lado direito da pessoa da imagem. 

( c )

à frente da pessoa da imagem. 

( d )

atrás da pessoa da imagem.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associálas ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 8

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não entende a relação entre a posição do Sol e a sombra de objetos. Se o Sol estivesse ao lado esquerdo da pessoa da imagem, sua sombra seria projetada à sua direita.

B O aluno que seleciona esta alternativa não entende a relação entre a posição do Sol e a sombra de objetos. Se o Sol estivesse ao lado direito da pessoa da imagem, sua sombra seria projetada à sua esquerda.

C O aluno que seleciona esta alternativa não entende a relação entre a posição do Sol e a sombra de objetos. Se o Sol estivesse à frente da pessoa da imagem, sua sombra seria projetada atrás dessa pessoa.

D O aluno que seleciona esta alternativa entende que, se a sombra está sendo formada à frente da pessoa da imagem, o Sol está posicionado atrás dessa pessoa.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que observem de qual lado suas sombras são formadas no momento em que vão para a escola e no momento em que saem da escola. Na aula seguinte, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão sobre o que foi observado.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Um aluno do 3º ano aprendeu, em sala de aula, a identificar corpos transparentes, translúcidos e opacos.

Querendo investigar um pouco mais sobre as propriedades dos materiais, ele decidiu realizar alguns testes. Então pegou um espelho e uma lanterna (fonte de luz) e, em um quarto escuro, direcionou um feixe de luz para um espelho.

Qual foi a conclusão desse aluno após realizar esse teste?



( a )

A luz atravessa muito bem o espelho, por isso ele é opaco. 

( b )

A luz desvia do espelho. 

( c )

A luz atravessa um pouco o espelho, por isso ele é translúcido. 

( d )

A luz é refletida pelo espelho.

Resposta:

Resposta: D

Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais

Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 7

Justificativa

a O aluno que seleciona esta alternativa indica erroneamente que a luz atravessa corpos opacos.

b O aluno que seleciona esta alternativa afirma erroneamente que a luz desvia e não incide no espelho.

c O aluno que seleciona esta alternativa afirma incorretamente que o espelho é translúcido e que a luz pode atravessar o espelho.

d O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a luz não atravessa o espelho, mas é refletida por ele .

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode organizar os alunos em grupos e solicitar que manipulem objetos especulares (tanto espelhos como objetos de metal), a fim de promoverem a reflexão da luz.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Um jovem costureiro estava com dificuldades para passar linhas pelas agulhas. Ao fazer uma consulta, o médico oftalmologista disse que ele precisa usar óculos com o tipo de lente ilustrado a seguir.

Considerando a dificuldade relatada pelo costureiro e o tipo de lente indicado pelo médico, é possível concluir que o costureiro tem qual problema de visão?



( a )

Miopia.

( b )

Catarata.

( c )

Daltonismo.

( d )

Hipermetropia.

Resposta:

Objeto de conhecimento Lentes corretivas

Habilidade (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9

Justificativas Resposta: D

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, para a correção da miopia, são utilizadas lentes divergentes, e não convergentes; e que a miopia dificulta o foco de objetos distantes, e não próximos.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a catarata ocorre devido à perda da transparência da lente do olho e que o uso de lentes convergentes não corrige esse problema de visão.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o daltonismo não é corrigido pelo uso de lentes convergentes, uma vez que esse problema dificulta a identificação das cores.

d O estudante identificou que o problema de visão corrigido pelo uso de lentes convergentes é a hipermetropia, que faz o costureiro ter dificuldade para enxergar objetos que estão próximos, como a agulha e a linha.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O objetivo desta atividade é verificar se os estudantes identificam os problemas de visão e as respectivas soluções para melhorá-la. É importante que esses problemas sejam tratados com naturalidade, uma vez que são relativamente comuns na população. Para explicar a importância da visão de forma mais prática e complementar, o professor pode propor aos estudantes que, sentados em suas carteiras na sala de aula e com os olhos vendados, eles tentem realizar atividades do dia a dia como escrever, comer e conversar. Em seguida, o professor pode propor uma discussão para que eles exponham suas experiências e as dificuldades que sentiram. Considerando que os estudantes tiveram dificuldade em associar a lente corretiva com o problema de visão proposto nesta questão, o professor ainda pode pedir a eles que resumam quais lentes corretivas são indicadas para os diferentes problemas de visão e sanar possíveis dúvidas que surjam durante as explicações.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

A principal função de uma máquina de lavar roupas é transformar energia elétrica em energia:



( a )

sonora. 

( b )

hídrica. 

( c )

térmica. 

( d )

cinética. 

( e )

luminosa.

Resposta:

Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia

Habilidade (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 8

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu a principal função da máquina de lavar: transformar energia elétrica em cinética, a qual movimenta o tambor do aparelho e possibilita a lavagem das roupas. Embora nesse processo seja gerada energia sonora, a conversão de energia elétrica em sonora não é a principal função da máquina de lavar roupa.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu a principal função da máquina de lavar: transformar energia elétrica em energia cinética. Como a lavagem é feita com água, é possível que ele considere, equivocadamente, que o equipamento é movido a energia hídrica.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu a principal função da máquina de lavar: transformar energia elétrica em energia cinética. A energia cinética movimenta o tambor do aparelho e possibilita a lavagem das roupas. Embora nesse processo seja gerado calor (energia térmica), a conversão de energia elétrica em térmica não é a principal função da máquina de lavar roupas.

d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu a principal função da máquina de lavar: transformar energia elétrica em cinética.

e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu a principal função da máquina de lavar: transformar energia elétrica em cinética. No caso das máquinas de lavar com visor luminoso, embora a energia elétrica seja convertida em luminosa, essa não é a principal função do equipamento.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram equipamentos elétricos residenciais de acordo com a principal transformação de energia que realizam. Com o intuito de rever o assunto e sanar as eventuais dúvidas, o professor pode fazer um passeio com os estudantes pela escola, pedindo para identificarem aparelhos elétricos (como geladeira, lâmpadas, microfone, projetores, computadores, rádio etc.) e classificarem a transformação de energia que esses equipamentos realizam.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

CÍNTIA GOSTA DE BRINCAR COM AS AMIGAS DEPOIS DO ALMOÇO E ANTES DE O SOL SE PÔR.

ASSINALE COM UM X O PERÍODO DO DIA EM QUE CÍNTIA GOSTA DE BRINCAR. 



( a )

MANHÃ. 

( b )

TARDE. 

( c )

NOITE. 

( d )

MADRUGADA.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo

Habilidade BNCC (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 10

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que a manhã é período do dia anterior ao almoço.

B. O aluno que seleciona esta alternativa identifica que o período depois do almoço e antes de o sol se pôr é a tarde.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que a noite é período do dia após o pôr do sol.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que a madrugada faz parte da noite e é quando a maior parte das pessoas dormem.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe na foto a sombra da árvore durante a manhã.

Por que, durante a tarde, a sombra da árvore mudará de lugar e de tamanho? 



( a )

Porque as sombras se formam de acordo com a inclinação do Sol no céu. 

( b )

Porque as sombras sempre aumentam quando o Sol se movimenta. 

( c )

Porque as sombras desaparecem quando é meio-dia. 

( d )

Porque as sombras não dependem de luz para surgir.

Resposta:

Resposta: A

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade BNCC (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 10

Justificativa

a. O aluno que seleciona essa alternativa demonstra ter compreendido que a rotação da Terra faz com que a posição do Sol se altere no céu e, por isso, as sombras variam de tamanho e posição durante o do dia.

b. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que é a Terra que se movimenta, e não o Sol.

c. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, ao meio-dia, o Sol está mais alto no céu e as sombras são menores.

d. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que as sombras surgem a partir de uma fonte de luz, seja natural (do Sol), seja artificial (de uma lanterna, por exemplo).

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

AS FOLHAS DE UM LIVRO SÃO FEITAS DE PAPEL. QUE OUTRO OBJETO TAMBÉM É FEITO DE PAPEL?



( a )

O LÁPIS.

( b )

O COPO.

( c )

O CADERNO.  

( d )

O SAPATO.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 4

Justificativa

A. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o lápis é feito de madeira e, portanto, não é feito do mesmo material que o livro.

B. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o copo não pode ser feito de papel, como o livro.

C. O aluno que seleciona essa alternativa compreende que o caderno e o livro são feitos de papel.

D. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o sapato não é feito do mesmo material que o livro.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que escolham um objeto de seu material escolar, como o lápis, a borracha ou o caderno. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos que façam uma lista de objetos do cotidiano que sejam feitos com o mesmo material de cada objeto escolhido por eles.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe a fotografia, tirada logo pela manhã.

Ao longo de um dia ensolarado, a sombra do objeto, mostrado na imagem, irá 



( a )

permanecer do mesmo tamanho. 

( b )

desaparecer às 9 horas. 

( c )

ficar do mesmo lado o dia todo. 

( d )

se tornar menor ao meio-dia.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 8

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não entende que a sombra dos objetos muda de comprimento ao longo do dia.

B O aluno que seleciona esta alternativa não entende que, em um dia ensolarado, a sombra dos objetos não desaparece às 9 horas.

C O aluno que seleciona esta alternativa não entende que a sombra dos objetos muda de lado ao longo do dia, de acordo com a posição do Sol.

D O aluno que seleciona esta alternativa entende que ao meio-dia a sombra dos objetos é a menor do dia, porque o Sol está mais alto no céu.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos para analisarem a sombra de um objeto durante um dia inteiro. O professor pode solicitar que os alunos desenhem, em seus cadernos, a posição e o tamanho da sombra desse objeto no início da manhã, ao meio-dia e ao final da tarde.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Durante uma aula de Ciências, o professor mostrou a ilustração abaixo para três estudantes.

Os estudantes fizeram as seguintes afirmações sobre a ação mostrada na ilustração:

• Lívia: Os tendões unem os músculos aos ossos, possibilitando a realização do movimento, independentemente do sistema nervoso.

• Pedro: Os músculos da perna se contraem e geram movimento, independentemente dos ossos.

• Mauro: O sistema nervoso envia impulsos nervosos aos músculos para que se contraiam e movimentem os ossos da perna.

Está correto apenas o que foi afirmado por:



( a )

Lívia.

( b )

Pedro e Mauro.

( c )

Mauro.

( d )

Lívia e Pedro.

Resposta:

Objeto de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Habilidade (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 10

Justificativas Resposta: C

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu o papel do sistema nervoso na coordenação de ossos e músculos na realização dos movimentos.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmação de Pedro está incorreta, já que os ossos são fundamentais no movimento.

c O estudante compreendeu que o movimento só é possível por causa da coordenação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso: os músculos, ao receberem os impulsos nervosos enviados pelo sistema nervoso, se contraem e movimentam os ossos da perna.

d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu o papel do sistema nervoso na coordenação de ossos e músculos na realização dos movimentos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso tenham ocorrido muitos erros nesta questão, o professor deve verificar quais foram os aspectos que causaram mais dúvidas nos estudantes. Para isso, o professor pode pedir a eles que deem exemplos de situações nas quais os sistemas muscular, ósseo e nervoso atuam de forma integrada para realizar movimentos em diferentes animais, além do ser humano. Diante das respostas, o professor pode identificar as possíveis incoerências e dúvidas. Caso perceba que as maiores dúvidas estão relacionadas com a integração entre esses sistemas, o professor pode sugerir aos alunos que façam uma pesquisa em que cada um escolha um animal e investigue como ele se locomove. Além disso, é possível apresentar vídeos que mostrem a integração entre os sistemas em questão, facilitando o entendimento da realização dos movimentos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas