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Considere que em uma região o preço do kWh é R$ 0,50. Um ventilador de 110 W que fica ligado 8 horas por dia gera um custo mensal de energia de:
R$ 132,00.
R$ 15,00.
R$ 13,20.
R$ 3,08.
R$ 55,00.
Objetos de conhecimento Transformação de energia Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não calculou corretamente o custo mensal de energia elétrica do ventilador. É provável que ao converter a unidade de medida da potência de watt para quilowatt ele tenha dividido o valor obtido por 100, e não por 1.000.
b O estudante que selecionou esta alternativa não calculou corretamente o custo mensal de energia elétrica do ventilador.
c O estudante que selecionou esta alternativa multiplicou o valor da potência pelo tempo de uso para encontrar a energia utilizada em um mês: 110 x 8h x 30 dias = 26.400 Wh = 26,4 kWh. Logo, se o valor do kWh é R$ 0,50, o custo mensal de energia do ventilador será de 26,4 x 0,5 = R$ 13,20.
d O estudante que selecionou esta alternativa não calculou corretamente o custo mensal de energia elétrica do ventilador. É provável que tenha calculado o custo semanal de energia em vez do custo mensal.
e O estudante que selecionou esta alternativa não calculou corretamente o custo mensal de energia elétrica do ventilador. É provável que tenha multiplicado o valor da potência pelo preço do quilowatt-hora.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não calcularam corretamente o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência e tempo médio de uso. Para compreender melhor como se faz esse cálculo, o professor pode retomar as explicações sobre potência e depois fornecer aos estudantes a potência de alguns eletrodomésticos, pedir que estimem o tempo médio de uso desses equipamentos em sua casa e calculem os custos semanal e mensal de cada um. Em seguida, eles podem fazer os mesmos cálculos, desta vez estipulando valores menores para o tempo médio de uso, o que lhes permitirá avaliar o impacto dos equipamentos no consumo doméstico mensal.
Durante um exame de raio X, a parte do corpo radiografada é atingida por radiação eletromagnética. Como tecidos diferentes têm capacidades diversas em barrar a passagem dos raios X, no filme fotográfico forma-se uma imagem com diferentes tonalidades, como observado na figura a seguir.
De acordo com a imagem, qual estrutura do corpo barra mais a passagem dos raios X?
Os ossos.
A pele.
Os músculos.
A cartilagem.
O sangue.
Objeto de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidade (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na Medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativas Resposta A
a O estudante que selecionou esta alternativa identificou, pela observação da imagem, que os ossos são a estrutura em destaque, pois apresentam cor mais clara; as regiões mais claras correspondem às partes do corpo que praticamente não foram atravessadas pelos raios X, portanto, os ossos são a estrutura que mais barra a passagem dos raios X. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a pele é atravessada mais facilmente pelos raios X e que as regiões mais claras da imagem correspondem aos ossos, a estrutura do corpo pela qual os raios X têm mais dificuldade em atravessar e que, portanto, barra a passagem da maior parte desses raios. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as regiões correspondentes aos músculos não se apresentam como as mais claras. Assim, essa não é a estrutura das mãos que mais barra a passagem dos raios X. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as regiões correspondentes às cartilagens não se apresentam como as mais claras. Assim, essa não é a estrutura das mãos que mais barra a passagem dos raios X. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as regiões correspondentes aos locais de circulação do sangue não se apresentam como as mais claras. Assim, essa não é a estrutura das mãos que mais barra a passagem dos raios X.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não interpretaram os resultados de um exame de raio X e não reconheceram a relevância desse tipo de exame no diagnóstico de problemas ósseos. Para sanar as eventuais dúvidas, o professor pode pedir aos estudantes que pesquisem imagens de equipamentos de raios X e de pacientes sendo radiografados, as aplicações da radiografia na Medicina e em outras áreas e os cuidados necessários ao lidar com esse tipo de radiação. Por fim, o professor pode levar radiografias do corpo humano para a sala de aula e pedir aos estudantes que identifiquem quais estruturas barram mais a passagem dessa radiação e quais permitem sua passagem com maior facilidade.
Leia o texto a seguir.
A contaminação dos alimentos ocorre devido à presença de microrganismos (bactérias, fungos, leveduras, vírus, entre outros), causando mau cheiro, sabor ruim e modificando a aparência natural dos alimentos. Em alguns casos, o alimento se encontra contaminado, mas as modificações não são perceptíveis, o que é ainda mais perigoso.
Disponível em: . Acesso em: 25 dez. 2017.
O processo descrito é um reflexo da ação natural dos microrganismos, responsáveis pela decomposição de matérias orgânicas. Qual das afirmativas abaixo descreve os cuidados que devemos ter para prevenir o processo explicado no texto?
Higienizar corretamente os alimentos e guardar todos eles em armários.
Higienizar corretamente os amentos e guardar todos eles na geladeira.
Higienizar corretamente os alimentos e guardar apenas os que precisam ser refrigerados na geladeira.
Não higienizar os alimentos e guardar apenas os que precisam ser refrigerados na geladeira.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade BNCC (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que alguns tipos de alimento devem ser refrigerados.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que não são todos os tipos de alimento que devem ser refrigerados.
c O aluno que seleciona esta alternativa compreende que se devem higienizar os alimentos e guardar na geladeira apenas aqueles que precisam ser refrigerados.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que se devem higienizar os alimentos.
Observe a imagem.
Como o peixe mostrado na imagem se locomove?
Saltando, com o auxílio das pernas.
Nadando, com o auxílio das nadadeiras.
Voando, com o auxílio das nadadeiras.
Nadando, com o auxílio das pernas.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Grade de correção
a O aluno que seleciona esta alternativa não identifica qual é modo de locomoção dos peixes, nem qual é a função da nadadeira.
b O aluno reconhece que o modo de locomoção dos peixes e a parte que auxilia na locomoção.
c O aluno que seleciona esta alternativa não identifica qual é modo de locomoção dos peixes, nem a função das guelras e da nadadeira.
d O aluno que seleciona esta alternativa identifica qual é modo de locomoção dos peixes, mas não reconhece a função da nadadeira.
A imagem abaixo mostra as diferentes fases da Lua, em ordem de acontecimento.
Qual alternativa apresenta as fases da Lua mostradas pelos números 1, 2, 3 e 4 da imagem?
1 – Lua crescente; 2 – Lua cheia; 3 – Lua minguante; 4 – Lua nova.
1 – Lua minguante; 2 – Lua cheia; 3 – Lua crescente; 4 – Lua nova.
1 – Lua crescente; 2 – Lua nova; 3 – Lua minguante; 4 – Lua cheia.
1 – Lua nova; 2 – Lua minguante; 3 – Lua cheia; 4 – Lua crescente.
Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua
Habilidade (BNCC) (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 8
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu corretamente as fases da Lua, na ordem de ocorrência em que foram mostradas nas imagens.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a diferença de ordem de ocorrência entre as fases quarto minguante e quarto crescente.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a diferença entre as fases nova e cheia.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu nenhuma das fases da Lua.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem sobre a influência das fases da Lua em fenômenos naturais como as marés, o acasalamento de insetos, o crescimento de plantações, etc. Os alunos podem produzir cartazes com as informações encontradas ou podem apresentar seus resultados oralmente para a classe. O professor pode lembrar aos alunos que, para habitantes do hemisfério Sul da Terra, a lua crescente tem formato de “C”, enquanto a decrescente tem formato de “D”. Observe que a fase Quarto-Crescente é diferente da Lua na fase crescente. Quarto-Crescente é aquele momento em que a Lua apresenta exatamente metade de seu disco iluminado. Crescente se refere a todos aqueles dias em que o disco lunar iluminado está crescendo. De modo análogo, se fala em fase Quarto-Minguante e fase decrescente ou minguante.
Os copos representados na figura estão com a mesma quantidade de água e foram colocados na presença da luz do Sol durante duas horas.
O que irá ocorrer com a temperatura da água após esse período?
A temperatura da água no copo de cor azul-clara será maior do que a temperatura da água nos outros dois copos.
A temperatura da água no copo de cor preta será maior do que a temperatura da água nos outros dois copos.
A temperatura da água nos copos de cor preta e cor branca será maior do que a temperatura da água no copo de cor azul-clara.
A temperatura da água no copo de cor branca será maior do que a temperatura da água nos outros dois copos.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 9
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a absorção da radiação é maior em objetos negros do que naqueles de cor azul-clara ou branca.
B O aluno que seleciona esta alternativa compreende que o copo de cor preta irá absorver mais radiação e esquentar mais que os outros.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a absorção da radiação é maior em objetos negros do que naqueles de cor azul-clara ou branca.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o copo branco é o que absorve menos radiação e esquenta menos que os outros.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a escola três copos (de preferência das mesmas cores dos copos representados na imagem), colocar a mesma quantidade de água nos três copos e deixá-los expostos à luz do Sol por duas horas e, em seguida, pedir para que os alunos, utilizando um termômetro, verifiquem a temperatura da água dos três copos. Sugerimos ao professor que faça antes a experiência para comprovar se, em sua região e época do ano, as diferenças de temperatura serão significativas a ponto dos alunos perceberem nos termômetros.
Observe a figura a seguir.
Todos os sistemas de um organismo interagem entre si. Ainda assim, alguns sistemas são mais diretamente envolvidos em determinadas funções e ações. Quais são os sistemas que atuam diretamente e de forma conjunta para que a lebre realize o movimento ilustrado?
Ósseo, muscular e nervoso.
Endócrino e sensorial.
Muscular e urinário.
Sensorial, endócrino e ósseo.
Objeto de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Habilidade (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 10
Justificativas Resposta: A
a O estudante compreendeu que os principais sistemas envolvidos no movimento realizado pela lebre são os sistemas ósseo, muscular e nervoso.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o sistema endócrino não atua diretamente no movimento realizado pela lebre.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o sistema urinário não atua diretamente no movimento realizado pela lebre.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o sistema endócrino não atua diretamente no movimento realizado pela lebre, mas que a musculatura é essencial para a locomoção do animal. Embora o sistema sensorial tenha importância indireta, ele não é essencial para o movimento.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso o índice de erros desta questão seja alto, o professor pode usar outros exemplos de animais e de seus movimentos, utilizando fotografias ou vídeos, sempre mostrando a interação entre os três sistemas em foco. Além disso, é possível propor aos estudantes que façam diferentes movimentos, como sentar, escrever, respirar, levantar, pular, etc., pedindo que prestem atenção em seus próprios corpos e na forma como pensam em realizar e efetivamente realizam os movimentos (consciência corporal). Em seguida, o professor pode pedir aos estudantes que identifiquem quais partes do corpo humano estão diretamente envolvidos na realização desses movimentos. Aproveite para enfatizar que, embora não estejam envolvidos diretamente nos movimentos, outros sistemas são fundamentais para que a movimentação seja possível, contribuindo para o equilíbrio geral do organismo. Por fim, o professor pode instigar os estudantes a formular hipóteses sobre as possíveis consequências de problemas no funcionamento de algum desses sistemas.
O esquema a seguir é uma representação de uma garrafa térmica.
Sobre esse dispositivo e seu funcionamento foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Essas garrafas possuem uma ampola de vidro de parede dupla, dentro da qual existe vácuo (ou ar rarefeito). O vácuo entre as paredes atua como um isolante, impedindo a transmissão de calor por convecção e condução.
II. Suportes internos são utilizados para sustentar a ampola de vidro. Como esses suportes só possuem essa função, eles não precisam ser constituídos de um material isolante.
III. As paredes internas da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por condução.
IV. A tampa desse tipo de garrafa deve ser feita preferencialmente de materiais como espuma plástica ou cortiça.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Objeto de conhecimento Formas de propagação do calor
Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8
Justificativa Resposta: B
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os suportes que sustentam a ampola de vidro devem ser feitos de material isolante (espuma plástica ou cortiça), pois eles devem dificultar a troca de calor entre a bebida e o ambiente externo por meio de condução.
b. O estudante compreendeu que as afirmativas I e IV estão corretas, pois um dos princípios de funcionamento de uma garrafa térmica é a utilização do vácuo como um isolante térmico, impedindo a transmissão de calor pelos processos de condução e convecção entre a bebida e o meio externo, conservando assim a bebida quente (ou fria) por mais tempo; e que a tampa é feita de material isolante para diminuir a transmissão de calor por condução. Além disso, compreendeu que as afirmativas II e III estão incorretas, pois os suportes que sustentam a ampola de vidro devem ser feitos de material isolante e as paredes internas da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por irradiação e não por condução.
c. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os suportes que sustentam a ampola de vidro devem ser feitos de material isolante (espuma plástica ou cortiça), ), pois eles devem dificultar a troca de calor entre a bebida e o ambiente externo por meio de condução. O estudante também não compreendeu as formas de propagação de calor, já que não considerou corretas as afirmativas I e IV e concluiu erroneamente que as paredes internas da garrafa são espelhadas para evitar o fluxo de calor por condução, quando o processo correto a ser evitado é a irradiação.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu as formas de propagação de calor e não entendeu que as paredes internas da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por irradiação e não por condução.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esse item provavelmente não compreendeu bem as formas de propagação de calor e não conseguiu entender o princípio de funcionamento e os materiais empregados em uma garrafa térmica. Para exemplificar melhor esse mecanismo para os estudantes e sanar eventuais dúvidas, o professor pode realizar com os estudantes uma atividade de construção de uma garrafa térmica simples. Para isso, o professor pode organizar a turma em grupos de 4 integrantes e cada grupo deverá construir a própria garrafa térmica. O professor deverá levar, para cada grupo, duas garrafas de plástico de 500 mL, dois pedaços de plástico bolha (de tamanho suficiente para envolver a garrafa), uma folha de papel alumínio, uma rolha de cortiça adequada para a garrafa escolhida e uma fita isolante. O professor deve, então, instruir os estudantes na construção da garrafa térmica: inicialmente, eles devem fixar, com a fita isolante, o papel alumínio ao redor de uma das garrafas com a parte fosca voltada para dentro. Em seguida, eles devem fixar, também com a fita isolante, a primeira camada de plástico bolha com as bolhas voltadas para fora. A segunda camada de plástico bolha deve ser colada com as bolhas voltadas para dentro, de forma que elas fiquem “encaixadas” entre as bolhas da primeira camada. Por fim, os estudantes devem passar a fita isolante ao redor de toda a garrafa, para dar sustentação às camadas e para fornecer um pequeno isolamento extra. Cada grupo deverá encher as duas garrafas (a térmica e a de plástico comum) com água gelada e deixá-las em repouso por duas horas. Após esse tempo, os estudantes poderão verificar que a água da garrafa térmica estará mais fria que a da garrafa de plástico. Durante a atividade, o professor pode questionar o motivo da utilização dos materiais escolhidos, pedindo aos estudantes que expliquem como eles atuam no isolamento térmico da bebida.
Observe a imagem.
A forma do corpo de alguns insetos sofre mudanças radicais ao longo da vida. Essa mudança é chamada de metamorfose. O que acontece na vida desse animal durante a fase de larva?
A larva deposita os ovos em uma planta.
A larva não se alimenta até a fase da pupa.
A larva se alimenta e se desenvolve até a fase de pupa.
A larva saiu da pupa para dar origem à borboleta
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Grade de correção
a O aluno que selecionou esta alternativa não identificou que os ovos são depositados pela borboleta adulta.
b O aluno que selecionou esta alternativa confundiu a fase da larva com a fase da pupa.
c O aluno que selecionou esta alternativa reconheceu que, nessa fase, a larva se alimenta e se desenvolve até a fase de pupa.
d O aluno que selecionou esta alternativa se confundiu ao acreditar que a lagarta sai da pupa, quando, na verdade, se transforma em pupa.
OBSERVE AS IMAGENS.
AS BUCHAS DE BANHO E O SABONETE SÃO DIFERENTES POR QUÊ:
AS BUCHAS SÃO DURAS E O SABONETE É MOLE.
AS BUCHAS SÃO MACIAS E O SABONETE É LISO.
AS BUCHAS SÃO LISAS E O SABONETE É ÁSPERO.
AS BUCHAS SÃO PESADAS E O SABONETE É LEVE.
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 4
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende as características dos objetos, nem as compara corretamente.
B. O aluno que seleciona essa alternativa compreende as características dos objetos e as compara corretamente.
C. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende as características dos objetos, nem as compara corretamente.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende as características dos objetos, nem as compara corretamente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula imagens de revistas ou que desenhem objetos que costumam utilizar durante ou após o banho (sabonete, bucha, toalha, escova de cabelo, etc.). Em seguida, sugere-se que o professor peça aos alunos que descrevam as características desses objetos e as compare entre si.
Quando o Sol estava na posição mais alta no céu, Marcela foi passear na praia. Ao colocar seus pés descalços na areia, sentiu que a superfície estava bem quente.
Se Marcela sair da areia e colocar os seus pés na água do mar, ela vai perceber que a
areia esquenta mais lentamente que a água do mar.
água do mar está mais quente do que a areia.
água do mar está tão quente quanto a areia.
areia está mais quente que a água do mar.
Resposta D
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 9
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a areia esquenta mais facilmente do que a água do mar.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a água do mar vai estar mais fria do que a areia.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a água do mar vai estar mais fria do que a areia.
D O aluno que seleciona esta alternativa compreende que, pelo fato de a areia esquentar mais facilmente do que a água do mar, a areia vai estar mais quente que a água do mar.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode colocar um copo com areia e outro com água durante algum tempo no Sol e pedir que os alunos coloquem as mãos para sentir o que está mais quente. Em seguida, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão para esse experimento. É importante que o professor teste a temperatura da areia e da água nos dois copos antes de pedir aos alunos para tocá-las.
De maneira geral, para proteger nossa saúde auditiva, é importante ter o hábito de
escutar música com fones de ouvidos em um volume elevado.
secar as orelhas após o banho com uma toalha macia.
conversar com os colegas em locais muito barulhentos.
evitar o uso de protetores auriculares em qualquer situação.
Observe a panela a seguir:
Os materiais utilizados na confecção de uma panela como a da figura possuem funções específicas. Sobre os materiais dessa panela, pode-se dizer que:
uma tampa de metal seria mais eficiente para conservar os alimentos quentes dentro da panela, em comparação com a tampa de vidro.
o vidro conserva mais o calor que o metal, logo, uma panela toda de vidro iria cozinhar os alimentos mais rápido que a panela da figura.
o cabo da panela é feito de plástico, pois esse material é um isolante térmico e impede que as pessoas se queimem ao tocá-lo.
a panela é feita de metal porque esse material é um condutor e assim permite a passagem de calor da chama para os alimentos por convecção.
Objeto de conhecimento Formas de propagação do calor
Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8
Justificativa Resposta: C
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o metal é um condutor e que uma tampa de metal promoveria uma maior perda de calor dos alimentos para o ambiente quando comparada a uma tampa de vidro, que se comporta como um isolante térmico.
b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o vidro é um isolante térmico e que uma panela toda de vidro dificultaria a transferência de calor da chama para os alimentos, tornando o cozimento mais lento.
c. O estudante compreendeu que o plástico é um material isolante (ameniza a transferência de calor por condução da panela para a mão das pessoas) e que, por isso, é adequado para constituir os cabos da panela.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu as formas de propagação de calor e define, erroneamente, a transferência de calor por meio de um material sólido como convecção, quando o correto, nesse caso, é o processo de condução.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esse item provavelmente não compreendeu bem a utilização de materiais condutores e isolantes em determinadas aplicações do cotidiano, tal como a utilização de uma panela. Para que os conceitos de material isolante e de condutor térmico sejam reforçados, assim como as aplicações práticas desses conceitos, o professor pode realizar para os estudantes um experimento demonstrativo que evidencia a diferença entre um material condutor e um isolante. Para isso, o professor deve levar para a sala de aula duas fontes de calor seguras de serem manuseadas em sala (duas velas ou resistências elétricas, por exemplo), uma barra metálica e outra de madeira. O professor deve aquecer, simultaneamente, uma das extremidades de cada uma das barras utilizando as duas velas acesas ou as resistências elétricas e medir as temperaturas das barras nas extremidades opostas, com o auxílio de um termômetro e tomando os devidos cuidados. Os estudantes devem anotar no quadro as temperaturas obtidas e explicar as diferenças observadas de acordo com a condutividade dos materiais. Os estudantes não devem manipular as velas ou outros materiais incandescentes ou aquecidos.
O uso de drogas é um tema presente em diversos momentos e contextos da sociedade. Entretanto, o uso de drogas lícitas, como álcool, fumo e medicamentos, costuma ser menos criticado que o de drogas ilícitas, como maconha e cocaína. Todas essas substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso porque:
alteram a ação dos neurotransmissores, interferindo no funcionamento normal do sistema nervoso.
estimulam a comunicação entre os neurotransmissores.
afetam apenas a medula espinal, preservando os neurônios do encéfalo.
estimulam a produção de neurônios, o que faz com que o usuário tenha sensação de prazer e relaxamento.
Objeto de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Habilidade (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8
Justificativas Resposta: A
a O estudante compreendeu que as substâncias psicoativas citadas no texto atuam no sistema nervoso alterando a ação dos neurotransmissores, o que afeta a comunicação entre os neurônios. As drogas depressoras diminuem as atividades do sistema nervoso, enquanto as drogas estimulantes aumentam a atividade desse sistema.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os neurotransmissores fazem a comunicação entre neurônios e não entre si.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as substâncias psicoativas citadas no texto alteram a ação dos neurotransmissores, afetando todo o sistema nervoso.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as substâncias psicoativas citadas no texto não estimulam a produção de neurônios.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Além de o uso de drogas ser um tema delicado, tanto do ponto de vista biológico como social, a ação das substâncias psicoativas é variada, e algumas informações não verdadeiras já podem ter sido ouvidas pelas estudantes. Portanto, abra um momento para que eles tirem suas dúvidas sobre o assunto, especialmente se o índice de respostas corretas tiver sido baixo. Depois, é interessante que o professor organize os estudantes em grupos de cinco integrantes. Cada grupo deve pesquisar os efeitos de um tipo de droga (lícita ou ilícita) sobre o sistema nervoso, focando, além dos prejuízos para a saúde do indivíduo, os prejuízos sociais, econômicos e para a saúde pública decorrentes do uso delas. O professor pode solicitar que cada grupo confeccione um cartaz ou vídeo sobre o assunto e que apresente, para o restante da turma e para a comunidade da escola, o material produzido.
As fotos abaixo mostram duas praças localizadas na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Qual dessas duas praças favorece a manutenção do ciclo hidrológico e por quê?
A Praça da Liberdade, porque ela possui ampla cobertura vegetal, que ajuda a escoar a água para o solo e a manter as temperaturas mais amenas.
A Praça da Liberdade, porque ela possui cobertura de cimento, que impermeabiliza o solo.
A Praça Rui Barbosa, porque ela possui ampla cobertura vegetal, que ajuda a escoar a água para o solo e a manter as temperaturas mais amenas.
A Praça Rui Barbosa, porque ela possui cobertura de cimento, que impermeabiliza o solo.
Resposta: a
Objeto de conhecimento (BNCC) Ciclo hidrológico
Habilidade BNCC (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Justificativa
a. O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu a diferença na cobertura vegetal das duas praças e que esse tipo de cobertura é importante para o ciclo da água, pois ajuda a escoar a água para o solo e a manter as temperaturas mais amenas.
b. O aluno que seleciona esta alternativa provavelmente confundiu as duas praças e não compreendeu que a cobertura vegetal é importante para o ciclo da água, pois ajuda a escoar a água para o solo e a manter as temperaturas mais amenas.
c. O aluno que seleciona esta alternativa provavelmente confundiu as duas praças.
d. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que a cobertura vegetal é importante para o ciclo da água, pois ajuda a escoar a água para o solo e a manter as temperaturas mais amenas.
Os higrômetros são dispositivos que medem a umidade do ar e, muitas vezes, são acoplados em aparelhos que medem também a temperatura. Geralmente, um fio com um sensor fica em contato com o ar e os valores de temperatura e umidade são informados na tela do aparelho. Laura ligou um desses aparelhos na parte da manhã e à noite e observou as seguintes medições:
Com base nesses valores, Laura concluiu que:
a maior umidade do ar no período da manhã amenizou um pouco mais a temperatura elevada.
o mecanismo de resfriamento do organismo e a evaporação do suor são facilitados durante a manhã.
a sensação térmica de que a noite foi mais fria que a manhã se deve à menor umidade do ar naquele período.
o equilíbrio térmico fez com que o fluxo da temperatura do ambiente para o corpo fosse igual nos dois períodos.
Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8
Justificativa Resposta: C
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu a diferença entre temperatura e sensação térmica. No exemplo dado, a temperatura de manhã e à noite é a mesma, ou seja, ela não foi amenizada em nenhum período, o que mudou foi a sensação térmica provocada pela diferença da umidade, menor à noite do que de manhã.
b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que uma maior umidade do ar dificulta a evaporação do suor e prejudica o mecanismo de resfriamento do organismo.
c. O estudante compreendeu o conceito de sensação térmica e que, no exemplo dado, a noite parece ser mais fria que a manhã devido à menor umidade do ar, o que faz com que o suor de nosso corpo evapore com mais facilidade transferindo mais rapidamente o calor do corpo para o ambiente.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que ocorre um fluxo de calor e não de temperatura do corpo para o ambiente. Além disso, não compreendeu o efeito da umidade na sensação térmica.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esse item provavelmente não compreendeu bem os conceitos de sensação térmica, temperatura e calor. Considerando que os estudantes ainda tenham muitas dúvidas relacionadas a esses conceitos, o professor pode pedir a eles que, individualmente, busquem dados reais sobre a temperatura, a umidade do ar e a velocidade dos ventos em dias diferentes. Os estudantes devem anotar os dados e qual a sensação térmica sentida no dia. Em seguida, devem relacionar os dados obtidos com a sensação térmica percebida, para compreender como esses fatores influenciam a sensação de frio e de calor.
OBSERVE OS OBJETOS PRESENTES NA FOTOGRAFIA ABAIXO.
ASSINALE COM UM X A ALTERNATIVA NA QUAL OS OBJETOS SÃO FEITOS COM O MESMO MATERIAL DOS OBJETOS MOSTRADOS NA IMAGEM.
A CANETA E O LÁPIS.
A COLHER E AS MOEDAS.
O CADERNO E A AGENDA.
A GARRAFA DE ÁGUA E A CADEIRA.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade BNCC (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa identifica que a caneta é feita predominantemente de plástico, porém confunde o principal material do lápis, que é a madeira.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que o material da colher e das moedas é o metal, enquanto que na fotografia do enunciado os objetos são de plástico.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que o caderno e a agenda têm o papel como principal material.
D. O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que a garrafa e a cadeira são feitas de plástico, o mesmo material dos objetos mostrados na fotografia do enunciado.
Observe as fotos abaixo.
Qual dessas superfícies é mais confortável para brincar sem sapatos em um dia ensolarado?
Areia.
Asfalto.
Grama.
Terra.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade BNCC (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 10
Justificativa
a. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o calor do Sol não consegue penetrar na areia, ficando só na superfície, e, por isso, a areia se aquece muito rapidamente, causando desconforto para caminhar em dias de calor.
b. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, por ter uma superfície escura, o asfalto absorve muito calor e aquece bastante.
c. O aluno que seleciona essa alternativa compreende que a água absorvida pela grama faz com que sua temperatura se equilibre. Dessa forma, torna-se mais confortável caminhar na grama descalço em dias de muito calor.
d. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a superfície de terra se aquece muito rapidamente com as radiações solares, causando desconforto para caminhar em dias de muito Sol.
JOANA QUER FAZER UM VESTIDO CONFORTÁVEL. ELA TEM OS SEGUINTES MATERIAIS: VIDRO, TECIDO, PLÁSTICO E PAPEL. QUAL DESSES MATERIAIS DEVE SER USADO POR JOANA PARA FAZER O VESTIDO?
TECIDO, PORQUE É FLEXÍVEL.
PAPEL, PORQUE É FINO.
PLÁSTICO, PORQUE É LEVE.
VIDRO, PORQUE É TRANSPARENTE.
Resposta: A
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 4
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa consegue comparar as características dos materiais e identificar a mais adequada para fazer um vestido.
B. O aluno que seleciona essa alternativa não consegue identificar o material e a característica mais adequada para fazer um vestido.
C. O aluno que seleciona essa alternativa não consegue identificar o material e a característica mais adequada para fazer um vestido.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não consegue identificar o material e a característica mais adequada para fazer um vestido.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que montem uma lista de objetos que podem ser encontrados em diferentes cômodos da casa, como objetos do banheiro, objetos da cozinha, objetos do quarto, etc. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos que indiquem qual é o melhor material para confecção de cada um dos objetos listados, explicando a escolha com base nas características dos materiais.
Marília montou um relógio de sol e observou a sombra do gnômon às 10 horas da manhã até as 3 horas da tarde. Em que horário a sombra tinha o seu maior comprimento?
10 horas.
12 horas.
13 horas.
15 horas.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 8
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, durante o dia, quanto mais afastado do meio-dia estivermos, maior será o comprimento da sombra.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o Sol atinge sua altura máxima ao meio-dia e é nesse horário que a sombra do gnômon terá o menor comprimento.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, durante o dia, quanto mais afastado do meio-dia estivermos, maior será o comprimento da sombra.
D O aluno que seleciona esta alternativa compreende que, no período de observação, a maior sombra se dará às 15 horas, pois é o horário em que o Sol está à menor altura.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para sala de aula imagens de relógios de sol horizontais, marcando diferentes horários, e pedir aos alunos que identifiquem os diferentes comprimentos da sombra do gnômon em função da hora do dia.
Imagine que você está batendo uma colher de metal em pratos feitos com os materiais listados abaixo.
Ao bater em qual desses pratos será produzido um som menos claro e de volume menor?
Prato de metal.
Prato de vidro.
Prato de isopor.
Prato de madeira.
A transmissão e a recepção de informações, assim como hábitos da sociedade, foram profundamente modificados com o advento de novas tecnologias e a aplicação das radiações eletromagnéticas. Sobre esse tema, leia as afirmações a seguir.
I. Nas estações de rádio, as ondas sonoras captadas pelo microfone são convertidas em sinais elétricos e posteriormente em ondas eletromagnéticas que podem ser enviadas a um satélite; o satélite capta essas ondas e as envia para os aparelhos de rádio de vários locais, ampliando o acesso das pessoas à música e à informação.
II. Pela aplicação das radiações eletromagnéticas nas telecomunicações, equipamentos como rádio, telefone e aparelhos conectados à internet são mantidos em funcionamento, acelerando a comunicação entre as pessoas e facilitando o acesso à informação.
III. O desenvolvimento de serviços executados por máquinas, como os caixas eletrônicos, só trouxe vantagens, pois facilitou e agilizou o atendimento dos clientes, dispensando os funcionários das empresas da realização das tarefas executadas pelas máquinas.
IV. O acesso à internet pouco afetou a produção e a disseminação do conhecimento científico, pois pesquisadores de diferentes regiões já contavam com outros recursos, como o telefone, para trabalhar de maneira colaborativa à distância.
V. As fibras ópticas aperfeiçoaram as telecomunicações, pois as ondas eletromagnéticas se propagam em seu interior com velocidades maiores do que nos fios metálicos, agilizando o transporte de dados, como mensagens telefônicas, sinal de televisão e internet a cabo.
As afirmações corretas são:
II, III e V
I, II e V
I, III e V
I e V
II e IV
Objeto de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidade (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativas Resposta B
a O estudante que selecionou esta afirmativa não compreendeu que a afirmação I é correta e a afirmação III é errada, pois o desenvolvimento de serviços executados por máquinas também trouxe desvantagens, como o desemprego dos funcionários que deixaram de exercer as funções que desempenhavam. b O estudante que selecionou esta alternativa reconheceu que os itens I, II e V estão corretos e que os itens III e IV estão errados, pois o desenvolvimento de serviços executados por máquinas também trouxe desvantagens, como o desemprego dos funcionários que deixaram de exercer as funções que desempenhavam; além disso, o acesso à internet modificou sobremaneira a pesquisa científica, dado que ficou muito mais fácil trabalhar de forma colaborativa com pessoas distantes e a produção e a disseminação de conhecimento foram afetadas pela troca rápida de informação. c O estudante que selecionou esta afirmativa não compreendeu que a afirmação II é correta e que a afirmação III é incorreta, pois o desenvolvimento de serviços executados por máquinas também trouxe desvantagens, como o desemprego dos funcionários que deixaram de exercer as funções que desempenhavam. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmação II também é correta. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as afirmativas II e V são corretas e que as afirmações III e IV são erradas, pois o desenvolvimento de serviços executados por máquinas também trouxe desvantagens, como o desemprego dos funcionários que deixaram de exercer as funções que desempenhavam; além disso, o acesso à internet possibilitou a pesquisadores de diversos locais do mundo trabalhar de maneira colaborativa à distância e mudou o modo de produção e disseminação do conhecimento científico.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam os principais mecanismos envolvidos na transmissão e na recepção de imagem e som, os quais revolucionaram os sistemas de comunicação humana, e não identificaram mudanças de hábito da sociedade decorrentes das novas formas de armazenar e transportar informações. Para deixar esses aspectos mais claros, o professor pode dividir a turma em seis grupos e pedir que pesquisem notícias sobre como as novas tecnologias e as radiações eletromagnéticas modificaram a vida das pessoas (os hábitos individuais e o convívio coletivo). Depois que cada equipe discutir o que acha sobre as notícias selecionadas, pode ser feito um debate sobre como os sistemas de comunicação humana foram modificados ao longo do tempo e como essas mudanças provocaram mudanças nos hábitos da população.
Uma escola está trocando a televisão das salas de aula e a direção quer comprar o aparelho que mais economiza energia. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que indica o nível de eficiência energética dos aparelhos, vai orientar os funcionários na hora da compra.
Veja o quadro abaixo, que mostra as informações de cada modelo pesquisado.
Qual marca de televisão eles devem escolher?
Telão.
Visual.
TVisão.
Vejabem.
Televisiva.
Objetos de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não interpretou corretamente a etiqueta e não compreendeu que a categoria E indica a menor eficiência energética do televisor.
b O estudante que selecionou esta alternativa não interpretou corretamente a etiqueta e não compreendeu que os modelos Televisiva e Vejabem (de categorias A e B, respectivamente) são mais econômicos do que o modelo Visual (da categoria C).
c O estudante que selecionou esta alternativa não interpretou corretamente a etiqueta e não compreendeu que os modelos Televisiva, Vejabem e Visual (das categorias A, B e C, respectivamente) são mais econômicos do que o modelo TVisão (da categoria D).
d O estudante que selecionou esta alternativa não interpretou corretamente a etiqueta e não compreendeu que o modelo Televisiva (da categoria A) é mais econômico do que o modelo Vejabem (da categoria B).
e O estudante que selecionou esta alternativa interpretou corretamente a etiqueta e reconheceu que a categoria A indica maior eficiência energética (ou seja, maior economia de energia), enquanto a categoria E representa a menor eficiência energética e, portanto, maior gasto de energia.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não interpretaram corretamente a etiqueta de nível de eficiência energética dos aparelhos e não selecionaram equipamentos elétricos segundo critérios de sustentabilidade. Para que os estudantes fiquem cientes do funcionamento e da importância da etiqueta, o professor pode levar para a sala de aula imagens de etiquetas de conservação de energia de diferentes equipamentos e interpretá-las com os estudantes. Depois, pode orientá-los a comparar o consumo de energia de equipamentos com níveis de eficiência energética diferentes, como geladeiras muito eficientes (categoria A) e menos eficientes (categoria C). Os estudantes podem calcular o consumo anual de energia dos dois equipamentos e verificar que, a longo prazo, a compra da geladeira mais eficiente é financeiramente mais vantajosa.
PARA ORGANIZAR NOSSOS DIAS E NOSSOS COMPROMISSOS, UTILIZAMOS ALGUNS DOS OBJETOS MOSTRADOS ABAIXO:
QUAL DESSES OBJETOS É USADO PARA MEDIR O TEMPO EM HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS?
AGENDA.
CALENDÁRIO.
CALCULADORA.
RELÓGIO.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade BNCC (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que a agenda é utilizada para organizar compromissos ao longo dos dias, e não para medir o tempo.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que o calendário é utilizado para medir o tempo em dias, semanas e meses, e não em horas, minutos e segundos.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que a calculadora não é um objeto utilizado para medir o tempo, e sim para realizar cálculos matemáticos.
D. O aluno que seleciona esta alternativa consegue identificar que o relógio é o objeto utilizado para medir o tempo em horas, minutos e segundos.
Observe as imagens abaixo.
As estações do ano representadas nas imagens ocorrem pelo fato de a
Terra girar ao redor do Sol e o seu eixo de rotação ser inclinado.
Terra girar ao redor de seu próprio eixo (rotação).
Lua girar ao redor da Terra com seu eixo de rotação inclinado.
Lua girar ao redor do Sol com o seu eixo inclinado.
Objeto de conhecimento (BNCC) Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Habilidade (BNCC) (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 9
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa compreende que as estações do ano ocorrem porque o eixo de rotação da Terra é inclinado e porque ela orbita o Sol.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que não é o movimento de rotação da Terra que explica as estações do ano.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o movimento da Lua ao redor da Terra não determina a ocorrência das estações do ano.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o movimento da Lua ao redor do Sol não determina a ocorrência das estações do ano.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode simular os movimentos de rotação e translação da Terra com uma lanterna e um globo terrestre ou bola de isopor e mostrar aos alunos como as estações do ano estão associadas ao eixo de rotação inclinado da Terra enquanto orbita o Sol.
Na aula de Ciências sobre as fases da Lua, cada aluno fez uma afirmação. Acompanhe:
Qual dos alunos fez a afirmação correta?
Camila.
Daniel.
Fátima.
Rodrigo.
Resposta D
Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua
Habilidade (BNCC) (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 8
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, na fase de Lua crescente, somente parte do disco da Lua pode ser observado.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que podemos observar a Lua em sua fase de Lua minguante e, provavelmente, confundiu as fases de Lua minguante e Lua nova.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, na Lua cheia, conseguimos ver a Lua justamente porque o lado iluminado pelo Sol está voltado para a Terra.
D O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que, na fase de Lua nova, não conseguimos observar a Lua porque o seu lado iluminado pelo Sol não está voltado para a Terra.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que realizem um trabalho individual de observação das fases da Lua todas as noites, ao longo de dois meses, identificando a fase observada a cada noite, a fim de compreender a periodicidade dessas fases.
Uma funcionária de um parque de diversões deseja encontrar um pequeno boneco amarelo que uma das crianças perdeu na piscina de bolinhas. Essa piscina contém bolinhas vermelhas, azuis e verdes e, para encontrar o boneco, será necessário iluminar o ambiente com uma lanterna, pois já é noite. A funcionária tem à sua disposição lanternas que emitem luz de diferentes cores e monocromáticas (de uma cor só).
Qual luz a funcionária deve utilizar para facilitar a busca?
Amarela, pois vai observar as bolinhas amarelas e o boneco preto.
Azul, pois vai observar as bolinhas azuis e o boneco amarelo.
Verde, pois vai observar as bolinhas pretas e o boneco verde.
Amarela, pois vai observar as bolinhas pretas e o boneco amarelo.
Vermelha, pois vai observar as bolinhas pretas e o boneco vermelho.
Objeto de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidade (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 10
Justificativas Resposta D
a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a melhor opção é utilizar a luz amarela para localizar o boneco, mas se confundiu ao atribuir as cores aos objetos, pois, com a luz amarela, a funcionária verá o boneco amarelo e as bolinhas pretas. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a cor de um objeto depende das frequências de luz que ele reflete e da luz que o ilumina. Como as bolinhas azuis refletem a luz azul, elas parecerão azuis, enquanto o boneco e as bolinhas de outra cor absorverão a luz azul e parecerão pretos. Portanto, a luz azul não é adequada para a localização do boneco. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a cor de um objeto depende das frequências de luz que ele reflete e da luz que o ilumina. Como as bolinhas verdes refletem a luz verde, elas parecerão verdes, enquanto o boneco e as bolinhas de outra cor absorverão a luz verde e parecerão pretos. Portanto, a luz verde não é adequada para a localização do boneco. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a melhor opção é utilizar a luz amarela. A cor de um objeto depende das frequências de luz que ele reflete e da luz que o ilumina. Como o boneco reflete a luz amarela, ele é visto nessa cor, e, como as bolinhas absorvem a luz amarela, elas parecem pretas; desse modo, o objeto amarelo ficará em destaque, facilitando sua localização. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a cor de um objeto depende das frequências de luz que ele reflete e da luz que o ilumina. Como as bolinhas vermelhas refletem a luz vermelha, elas parecerão vermelhas, enquanto o boneco e as bolinhas de outra cor absorverão a luz vermelha e parecerão pretos. Portanto, a luz vermelha não é adequada para a localização do boneco.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam que a cor de um objeto depende das frequências de luz que ele absorve e reflete e da luz que o ilumina. Com o intuito de solucionar as dúvidas remanescentes, o professor pode levar para a sala de aula papel-celofane de cores diferentes (filtro de cores), uma lanterna e objetos coloridos. Em seguida, deve colocar um papel colorido cobrindo a saída de luz da lanterna e iluminar algum objeto (se necessário, dobre o papel várias vezes para que o filtro de cores funcione melhor). Pode repetir o processo trocando as cores dos papéis. Por fim, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, escrevam um pequeno parágrafo indicando as cores absorvidas e refletidas em cada caso, explicando o observado em cada caso.
Um grupo de estudantes sugeriu algumas ações para diminuir o consumo de energia em uma escola.
Qual das medidas abaixo pode ter sido proposta por eles?
Pintar as paredes das salas de aula com tinta de cor escura.
Instalar torneiras elétricas nos banheiros.
Utilizar lâmpadas LED nos ambientes da escola.
Instalar sensores que mantêm as luzes acesas durante o dia.
Manter as cortinas fechadas durante as aulas.
Objetos de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que paredes pintadas com tons escuros escurecem os ambientes, o que acarreta maior consumo de energia elétrica pelo uso mais frequente das lâmpadas do ambiente.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as torneiras elétricas consomem energia elétrica.
c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que as lâmpadas LED são mais econômicas porque sua eficiência luminosa é maior do que a de outros tipos de lâmpadas, como as incandescentes e as fluorescentes.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que é preciso utilizar a luz natural dos ambientes e apenas acender as lâmpadas quando a iluminação natural não for suficiente. Os sensores são usados para promover justamente o contrário do que a medida afirma: manter as luzes apagadas quando o ambiente está naturalmente iluminado.
e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que deixar as cortinas fechadas durante as aulas escurece os ambientes, o que resulta em maior consumo de energia elétrica pelo uso mais frequente das lâmpadas do ambiente.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam quais ações coletivas contribuem para otimizar o uso de energia elétrica. Para continuar a discutir o assunto, o professor pode pedir aos estudantes que percorram a escola em busca de situações que representam economia ou desperdício de energia e depois discutir em sala algumas alternativas para minimizar o desperdício.
De que se alimenta o animal mostrado na fotografia?
De animais, apenas.
De vegetais, apenas.
De animais e de vegetais.
De fungos, apenas.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Grade de correção
a O aluno que selecionou esta alternativa não identificou que o boi é um herbívoro.
b O aluno identificou que o boi é um animal herbívoro e, portanto, se alimenta de vegetais.
c O aluno que selecionou esta alternativa não identificou que o boi é um animal herbívoro.
d O aluno que selecionou esta alternativa não identificou que o boi é um animal herbívoro.
Veja os quatro pontos A, B, C e D na imagem abaixo.
Quais dos pontos mostram regiões onde há menos distinção entre as estações do ano (inverno, verão, primavera e outono)?
A e B.
C e D.
A e C.
B e D.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Habilidade (BNCC) (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 9
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que nas regiões A e B as estações do ano são bem definidas, por estarem mais distantes da linha do equador.
B O aluno que seleciona esta alternativa compreende que há menor percepção das estações do ano nas regiões C e D, por estarem mais próximas à linha do equador.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que na região A as estações do ano são bem definidas, por estar mais distante da linha do equador.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que na região B as estações do ano são bem definidas, por estar mais distante da linha do equador.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de épocas do ano diferentes em um mesmo país, em países localizados próximos e afastados da linha do equador. Em seguida, pedir aos alunos que identifiquem quais países estão mais próximos e quais estão mais afastados dessa linha, analisando a variação das estações do ano.
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