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Observe as imagens a seguir.
Qual dos objetos, mostrados nas figuras, irá aquecer mais rapidamente se ficar exposto ao Sol?
Prato de cor clara.
Copo transparente.
Panela de cor escura.
Panela de cor clara.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 9
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que objetos de cor clara esquentam mais lentamente do que objetos de cor escura quando expostos ao Sol.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que objetos transparentes esquentam mais lentamente do que objetos de cor escura quando expostos ao Sol.
C O aluno que seleciona esta alternativa compreende que objetos de cor escura esquentam mais rapidamente do que objetos de cor clara quando expostos ao Sol.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que objetos de cor clara esquentam mais lentamente do que objetos de cor escura quando expostos ao Sol.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode colocar folhas de papel de diferentes cores (claras e escuras) expostas ao Sol. Em seguida, o professor deve sentir se as folhas de papel não estão excessivamente quentes e pedir que os alunos coloquem as mãos nessas folhas e percebam qual está mais quente. Por fim, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão para esse experimento.
Observe os hábitos de algumas crianças.
• Maria sempre usa um pequeno bastão com algodão na ponta para limpar as orelhas, colocando-o bem fundo nelas.
• João sempre usa um protetor auricular quando vai visitar seu pai no trabalho, pois o ruído por lá é muito intenso.
• Carla, sempre que assiste à televisão, fica posicionada bem próxima a ela para enxergar melhor.
Qual(is) criança(s) demonstra(m) ter cuidados com sua saúde auditiva ou visual?
João e Carla.
Maria e João.
Somente João.
Somente Maria.
O gráfico a seguir representa a proporção de consumo de fontes de energia renováveis e não renováveis no Brasil.
Com base nas informações do gráfico, responda:
a) Quais fontes citadas são renováveis e quais não são renováveis?
b) Identifique a principal fonte de energia utilizada no Brasil e explique como é empregada para gerar energia elétrica.
Objeto de conhecimento Fontes e tipos de energia
Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção ✓ a) O estudante classificou as energias hídrica, eólica, solar e de biomassa como renováveis e as energias nuclear e fóssil como não renováveis. b) O estudante identificou corretamente que a principal fonte de energia utilizada no Brasil é a hídrica, a qual é empregada nas usinas hidrelétricas para gerar energia elétrica conforme ocorre a queda d’água dos reservatórios movimentando as turbinas da usina.
X a) O estudante não classificou ou classificou equivocadamente as fontes de energia renováveis e não renováveis. b) O estudante não interpretou corretamente o gráfico e não identificou a principal fonte de energia utilizada no Brasil. Ele não explicou como a energia hídrica é usada para gerar energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram quais fontes de energia são renováveis e quais não são renováveis e como a energia elétrica pode ser obtida nas usinas hidrelétricas. Para rediscutir o assunto, o professor pode dividir a turma em 6 grupos e pedir que cada um pesquise as fontes de energia representadas no gráfico. Essa pesquisa deve conter informações sobre o tipo de recurso utilizado para a obtenção da energia, a quantidade de reservas existentes, a velocidade de consumo dos recursos e vantagens e desvantagens do uso dessa fonte de energia. Em seguida, cada equipe deve preparar uma apresentação sobre o tema pesquisado e expor seu trabalho aos colegas.
Pedro fez um longo passeio de motocicleta e, ao descer do veículo, encostou na parte indicada na figura a seguir e acabou se queimando.
a) Considerando que a motocicleta é um exemplo de máquina térmica, como o calor foi gerado nesse veículo?
b) Mesmo com a motocicleta desligada, o escapamento ainda permanece quente por alguns minutos. Por que o escapamento esquenta e depois demora para voltar à temperatura ambiente?
Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção
✓ a) O estudante explicou, corretamente, que o calor foi gerado pela queima do combustível – em motos, a gasolina é o combustível mais usado e pode ser citada pela turma. Além disso, os estudantes podem mencionar que parte da energia proveniente da queima do combustível é liberada na forma de calor, por isso o escapamento aquece.
b) O estudante explicou, corretamente, que o aquecimento ocorre durante o funcionamento da moto devido às trocas de calor entre o motor e o escapamento. Assim, o tempo necessário para resfriar o escapamento depende das trocas de calor entre o escapamento e o ambiente externo.
X a) O estudante não identificou que a liberação de calor ocorre durante o processo de geração de energia térmica pela queima do combustível.
b) O estudante não relacionou o funcionamento do motor com o aquecimento do escapamento da motocicleta e/ou não compreendeu que existem trocas de calor entre o escapamento e o motor e entre o escapamento e o meio externo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão tiveram dificuldade em avaliar o equilíbrio termodinâmico e as trocas de calor nas máquinas térmicas. Para diminuir essa dificuldade, o professor pode realizar um experimento em sala de aula utilizando os seguintes materiais: uma chaleira ou bule, uma vela ou fósforo, um catavento e um pouco de água. O professor deve colocar água no bule, tampá-lo, aquecer o fundo e direcionar o bico para o catavento, que deverá se movimentar com a emissão de vapor de água pelo bico do bule. Em seguida, podem ser feitas perguntas sobre o que ocorreu, abordando as transferências de energia, a liberação de calor e o trabalho exercido pelo gás.
Observe na imagem a seguir os filhotes de uma espécie de animal.
Essa espécie é:
ovípara, em que o filhote se desenvolve dentro do corpo da mãe.
ovípara, em que o filhote se desenvolve dentro do ovo.
vivípara, em que o filhote se desenvolve dentro do corpo da mãe.
vivípara, em que o filhote se desenvolve por brotos.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Grade de correção
a O aluno que selecionou esta alternativa não compreendeu que, em animais ovíparos, o desenvolvimento ocorre dentro dos ovos.
b O aluno que selecionou esta alternativa compreendeu que aves são animais ovíparos.
c O aluno que selecionou esta alternativa não compreendeu que aves são ovíparas.
d O aluno que selecionou esta alternativa não sabe que aves são ovíparas e também desconhece o conceito de vivíparo.
Ao planejar uma viagem, o motorista deve estar atento à posição do Sol, já que é bastante incômodo e perigoso ficar de frente para o Sol durante a maior parte da viagem. A família de Rita vai viajar para outra cidade, que fica a leste de onde moram.
a) Qual período o motorista deve escolher para viajar e evitar ficar de frente para o Sol durante a viagem: no começo da manhã ou no final da tarde? Por quê?
b) E no dia de voltar para a casa, qual horário ele deve escolher: começo da manhã ou final da tarde?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou as posições do Sol no período da manhã e da tarde e os melhores horários para a viagem da família. Possibilidade de resposta correta: a) “Na ida, o motorista deve escolher o final da tarde, para que o Sol esteja no sentido oposto ao do movimento do carro durante a viagem.”; b) “E na volta, o começo da manhã.”
50% O aluno identificou as posições do Sol no período da manhã e da tarde e o melhor horário para a viagem de ida, mas se esqueceu da volta e/ou elaborou respostas incompletas. Exemplo de resposta: a) “Na ida o motorista deve escolher o final da tarde, para que o Sol esteja no sentido oposto ao do movimento do carro durante a viagem.”.
0% O aluno não identificou as posições do Sol no período da manhã e da tarde, nem os melhores horários para a viagem, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que registrem a posição do Sol durante seus trajetos para ir e voltar da escola (seja de carro, ônibus ou a pé). Em seguida, pedir aos alunos que identifiquem qual o sentido da viagem em cada um dos trajetos.
Observe os objetos mostrados nas imagens abaixo:
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
a) Classifique cada objeto mostrado nas imagens, como transparente, translúcido ou opaco.
b) Explique: o que acontece com a luz quando atinge cada um desses objetos?
Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno deve indicar que os objetos são: Imagem 1: opaco; Imagem 2: transparente; Imagem 3: translúcido. Também deve responder que a luz: não atravessa os corpos opacos (formando sombra); atravessa objetos transparentes (permitindo a visão do que está do outro lado); e, finalmente, atravessa corpos translúcidos, porém, nesse caso, não vemos com nitidez através deles.
50% O aluno classificou corretamente os corpos em opaco, transparente e translúcido, respectivamente, mas não explicou o que ocorre quando a luz incide sobre eles; ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar aos alunos uma lista de diferentes objetos e solicitar que, em grupos, os alunos os classifiquem em opacos, transparentes ou translúcidos.
OBSERVE A IMAGEM.
ANA OLHOU PARA O COPO E JÁ DESCOBRIU O QUE A MÃE COLOCOU DENTRO. ISSO PORQUE O COPO É FEITO DE UM MATERIAL:
____ R _____ NS ____ A _____EN _____E.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno identificou que a característica do copo que permite ver o seu conteúdo é a transparência e preencheu corretamente que o copo é feito de um material transparente. Resposta correta: TRANSPARENTE.
50% O aluno identificou que a característica do copo que permite ver o seu conteúdo é a transparência, mas não preencheu corretamente todas as letras da palavra “transparente”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que descrevam as características dos objetos que utilizam durante o café da manhã (copos, xícaras, colheres, pratos, etc.). Em seguida, o professor pode pedir aos alunos que troquem suas anotações e comparem as características dos objetos que utilizam com as dos objetos que os colegas utilizam.
O Sol, uma estrela, tem um ciclo de nascimento, vida e morte.
a) Descreva resumidamente como se forma uma estrela.
b) Explique como o Sol se transformará em uma gigante vermelha e quais serão as consequências desse processo para o planeta Terra.
Objetos de conhecimento Ordem de grandeza astronômica Evolução estelar
Habilidade (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção ✓ a) O estudante analisou corretamente o ciclo evolutivo do Sol com base nas etapas da evolução das estrelas : inicialmente ocorre um agrupamento de partículas que acabam formando imensas nuvens de gás e poeira (as nebulosas interestelares) cada vez mais compactas; devido às altas temperatura e pressão no centro das nebulosas, ocorre a fusão nuclear, que consiste na junção de átomos e formação de novos átomos com produção de muita energia, inclusive a energia luminosa que origina o brilho das estrelas. b) O estudante explicou a transformação do Sol em gigante vermelha e as consequências desse processo para a Terra: uma vez formadas, estrelas, como o Sol, passam por uma série de transformações e começam a ficar menores conforme o processo de fusão diminui; essa contração faz a temperatura aumentar e o processo de fusão nuclear passa a acontecer nas camadas mais externas do astro; essa nova fusão nuclear gera aumento de tamanho e diminuição da temperatura, até que a estrela se transforme em uma gigante vermelha. Estima-se que essa transformação do Sol ocorrerá daqui a cerca de cinco bilhões de anos e o calor provocará a evaporação de toda a água da Terra e a eliminação da vida. X a) O estudante não descreveu as etapas de formação de uma estrela. b) O estudante não explicou a transformação do Sol em gigante vermelha e não reconheceu as consequências desse processo para a Terra.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam as etapas do ciclo evolutivo do Sol e não identificaram quais são as consequências desse processo para o planeta Terra. Para que os estudantes reflitam mais sobre o tema, o professor pode exibir para a turma dois documentários disponíveis no site da TV Escola: “ABC da Astronomia – Sol” e “ABC DA ASTRONOMIA – Estrelas”, disponíveis, respectivamente, em: • • Acesso em: 5 nov. 2018. Em seguida, o professor pode discutir com os estudantes quais são as etapas da evolução do Sol e os efeitos desse processo para o planeta Terra.
No Brasil, a falta de chuva em algumas regiões e o aumento do consumo de energia elétrica fazem com que a energia gerada nas usinas hidrelétricas seja insuficiente para abastecer os consumidores. Nesse caso, as usinas termelétricas são acionadas.
As termelétricas podem gerar energia elétrica a partir de dois tipos de combustíveis. Identifique-os e indique uma desvantagem na utilização de cada um deles.
Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção ✓ O estudante identifica os combustíveis fósseis e a biomassa como fontes de energia das usinas termelétricas e indica uma desvantagem na utilização de cada um deles, como o fato de os combustíveis fósseis serem um recurso não renovável e de sua queima poluir a atmosfera, e de a biomassa ser de difícil armazenamento e menos eficiente na geração de energia do que os combustíveis fósseis.
X O estudante não identificou os combustíveis que podem ser utilizados nas usinas termelétricas e não indicou uma desvantagem do uso de cada um deles.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os combustíveis utilizados em usinas termelétricas e não indicaram uma desvantagem do uso de cada um. Para consolidar esses conceitos, o professor pode fazer um jogo de adivinhação com a turma, em que ele dá informações sobre determinado combustível ou forma de geração de energia e os estudantes tentam adivinhar do que se trata (por exemplo, em relação às termelétricas: os principais combustíveis dessas usinas não são renováveis; a energia elétrica é gerada a partir da movimentação de turbinas por vapor d’água; não são a principal forma de obtenção de energia no Brasil etc.).
Leia o trecho de um texto e responda à questão.
Na beira do lago, pássaros e formigas se despediram, e um jacaré que ali estava se ofereceu para fazer a travessia.
Lenira Almeida Heck. As abelhas e as formigas. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2017.
Como se locomovem os animais mencionados no texto? E como o modo de locomoção deles se relaciona com o ambiente em que vivem?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno associa corretamente a forma de locomoção e o ambiente em que os animais vivem. Possibilidade de resposta correta: (1) “Os pássaros voam e andam para se locomover; por voarem, podem viver nas árvores. As formigas andam para se locomover e por isso vivem na terra. O jacaré anda pela terra e também é capaz de nadar, por isso vive em ambiente terrestre, mas sempre próximo a rios e lagos.”.
50% O aluno associaa corretamente a forma de locomoção e o ambiente onde esses animais vivem, mas não elabora uma resposta completa.
0% O aluno não identifica as formas de locomoção dos animais nem de associa com o ambiente em que vivem.
Observe as duas plantas abaixo.
Agora, organize as frases a seguir nas tabelas, de acordo com o que você acredita que aconteceu em cada situação.
• A terra era apropriada.
• A terra estava seca e sem nutrientes.
• A planta estava em um lugar escuro.
• Faltou água para a planta se desenvolver.
• A planta foi exposta à luz solar.
• A planta recebeu água diariamente.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100%. O aluno preenche as tabelas corretamente e demonstra ter compreendido o que acontece com as plantas na presença e na ausência de água e luz. Planta 1: “A terra estava seca e sem nutrientes”; “A planta estava em lugar escuro”; “Faltou água para a planta se desenvolver”. Planta 2: “A terra era apropriada”, “A planta foi exposta à luz solar”, “A planta recebeu água diariamente”.
80%. O aluno estabelece a relação correta de duas frases em cada coluna, e assim comete dois erros no total.
50%. O aluno estabelece a relação correta de apenas uma frase em cada coluna.
0%. O aluno não relaciona corretamente nenhuma das seis frases, demonstrando não ter compreendido o que foi solicitado na questão.
As imagens a seguir representam o céu visto de um mesmo ponto da Terra em horários diferentes.
a) Que movimento da Terra possibilita observarmos a diferença de iluminação representada nas imagens?
b) Qual corpo celeste é responsável por essa iluminação?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que o movimento da Terra que possibilita observarmos a diferença de iluminação nas duas imagens é a rotação e que o componente do sistema solar responsável pela diferença de iluminação é o Sol. Além disso, compreendeu também que, mesmo em dias nublados, o Sol está iluminando a Terra e justificou corretamente sua resposta. Exemplo de resposta correta: a) “O movimento que possibilita observarmos a diferença de iluminação nas duas imagens é a rotação.”; b) “O corpo celeste responsável pela iluminação da Terra é o Sol.”.
50% O aluno compreendeu e respondeu corretamente a apenas um dos itens.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode discutir com os alunos sobre a importância da luz do Sol para a vida na Terra. Além disso, o professor pode explicar aos alunos que em alguns países, devido à sua posição na Terra, a duração dos dias e das noites varia conforme a época do ano, o que reflete nos hábitos de vida das pessoas. O professor pode solicitar aos alunos que pesquisem sobre o assunto.
A imagem abaixo mostra a sombra de uma estátua com formato de mão.
a) O que é necessário para fazer uma sombra como essa?
b) Essa sombra é gerada em razão de a estátua ser um corpo translúcido, transparente ou opaco? Justifique sua resposta.
Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno escreveu que, para projetar uma sombra, é necessário ter uma fonte de luz e um corpo que não seja atravessado pela luz. Além disso, explicitou que a estátua é um corpo opaco, pois ele impede a passagem da luz.
50% O aluno indicou que, para projetar uma sombra, é necessário ter uma fonte de luz e um corpo, mas não explicitou que este último deve ser opaco; ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode incentivar os alunos a produzirem sombras a partir da manipulação de diferentes corpos. Eles podem utilizar como corpos opacos diferentes recortes em cartolina. A turma pode, inclusive, desenvolver um projeto de teatro de sombras.
No Sistema Solar, além dos planetas, os corpos menores também giram ao redor do Sol.
a) Como são classificados os planetas de acordo com sua composição e proximidade com o Sol?
b) Dê três exemplos de corpos menores e uma característica de cada um deles.
Objetos de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica
Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção ✓ a) O estudante classificou os planetas mais próximos do Sol e compostos principalmente por rochas como planetas interiores ou rochosos, e os planetas mais afastados do Sol e que possuem muito mais matéria gasosa do que sólida como planetas gasosos ou gigantes gasosos. b) O estudante citou três exemplos de corpos menores e suas características. Possibilidades de exemplo: asteroides são corpos que parecem rochas grandes, apresentam formato irregular e se formaram durante a origem do Sistema Solar; cometas são corpos formados por gelo e poeira que se originaram nas áreas mais externas do Sistema Solar, permanecendo em órbitas distantes do Sol; meteoroides são pedaços de rocha localizados fora da atmosfera terrestre: quando são atraídos pela Terra e atravessam a atmosfera, deixam rastros de luz e são chamados meteoros, e quando atingem a superfície da Terra são chamados meteoritos. X a) O estudante não classificou os planetas em interiores ou rochosos e gasosos ou gigantes gasosos. b) O estudante não citou exemplos corretos de corpos celestes menores e suas características.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram os planetas em dois grupos principais (planetas rochosos e gasosos) e não identificaram exemplos nem as características de corpos celestes menores. Para consolidar o conteúdo, o professor pode dividir a turma em cinco grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre um dos seguintes assuntos: planetas rochosos, planetas gasosos, asteroides, cometas e meteoros. Em seguida, o professor pode solicitar que cada grupo redija uma reportagem fictícia sobre o tema pesquisado. Por fim, os grupos devem apresentar as reportagens elaboradas para o restante da turma.
Assinale a alternativa que contém apenas atitudes que contribuem para a redução do lixo.
Reciclar e reutilizar materiais; utilizar o lixo orgânico em composteiras ou em biodecompositores geradores de energia.
Utilizar pratos e copos descartáveis; comprar somente produtos com embalagens plásticas.
Descartar o lixo em sacolas plásticas; reaproveitar embalagens plásticas.
Descartar o lixo em lixões.
Objeto de conhecimento Necessidade de saneamento básico
Habilidade Refletir sobre as atitudes que contribuem para a redução do lixo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu as práticas adequadas para a redução do lixo descartado, como a reciclagem, o reúso e a produção de energia limpa.
B O aluno que seleciona esta alternativa não reconheceu a grande quantidade de lixo gerado com a utilização de produtos descartáveis e embalagens plásticas.
C O aluno que seleciona esta alternativa reconheceu o papel positivo de se reaproveitar embalagens plásticas, mas não reconhece as sacolas plásticas como fonte de acúmulo de lixo.
D O aluno que seleciona esta alternativa se equivocou ao reconhecer os lixões como uma forma de reduzir a quantidade de lixo descartado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que indaguem seus familiares e amigos sobre como eles descartam o lixo e se tentam, de alguma forma, reduzir a quantidade de lixo produzido. Os alunos podem confeccionar cartazes com instruções para a redução do lixo e fixá-los em diferentes locais da escola, para orientação de toda a comunidade escolar.
OBSERVE AS IMAGENS.
QUAIS BRINQUEDOS MOSTRADOS NA IMAGEM SÃO DUROS?
O CUBO MÁGICO E A BONECA DE PANO.
O CARRINHO DE MADEIRA E O CUBO MÁGICO.
A MASSA DE MODELAR E A BONECA DE PANO.
A MASSA DE MODELAR E O CARRINHO DE MADEIRA
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 4
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a boneca, por ser de pano, não é considerada dura e, por isso, não possui a mesma característica do cubo mágico.
B. O aluno que seleciona essa alternativa compreende que o carrinho de madeira e o cubo mágico são os brinquedos que podem ser considerados duros entre as quatro opções.
C. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a massa de modelar e a boneca não são consideradas duras.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a massa de modelar não é dura.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem o brinquedo de que mais gostam para a sala de aula. Em seguida, sugere-se que o professor peça aos alunos que identifiquem de que material é feito cada brinquedo e comparem com os brinquedos dos colegas.
Durante uma aula de Ciências, a professora propôs uma atividade experimental que consistia em misturar alguns componentes e observar se seriam formadas misturas homogêneas ou heterogêneas. Veja o roteiro esquematizado no quadro a seguir:
Complete a última coluna do quadro, indicando, para cada recipiente, se foi formada uma mistura homogênea ou heterogênea.
Objeto de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas
Habilidade (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
Tipo de questão Aberta Capítulo 11
Grade de correção ✓ O estudante compreendeu o tipo de mistura formada pela combinação dos componentes e classificou, corretamente, as misturas 1, 3 e 4 como heterogêneas e a mistura 2 como homogênea. X O estudante classificou equivocadamente as misturas, o que evidencia que ele ainda não domina as diferenças entre uma mistura homogênea e uma mistura heterogênea. O estudante que identifica a mistura do recipiente 4 como homogênea pode não ter atentado para a quantidade de sal que foi colocada na mistura. Assim, ele entende corretamente que o sal é solúvel em água, mas não reconhece que há um limite de sal que pode ser dissolvido. Se houver sal em excesso, forma-se uma mistura heterogênea.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou essa questão provavelmente não compreendeu os conceitos de mistura homogênea e mistura heterogênea e/ou não conseguiu classificar o tipo de mistura formada pela combinação de dois materiais específicos. Para facilitar a visualização, o professor pode reproduzir o experimento proposto na questão. Para isso, deve levar, para a sala de aula ou para o laboratório de Ciências, os materiais descritos na tabela (água, óleo, areia, açúcar refinado e sal de cozinha) e copos transparentes. Antes de realizar a atividade, o professor pode pedir aos estudantes que elaborem, individualmente, as suas hipóteses sobre o tipo de mistura formada em cada combinação de materiais e as registrem no caderno. O professor pode demonstrar que a água e o sal e a água formam uma mistura homogênea desde que o sal esteja em pequena quantidade. O mesmo acontece com o açúcar. Já a areia e o óleo sempre vão formar com a água misturas heterogêneas, porque esses compostos não se misturam com ela.
Os povos indígenas da etnia tupi, assim como outros povos, de culturas distintas, perceberam que as flutuações cíclicas de fenômenos naturais como o dia e a noite, as fases da Lua e as estações do ano tinham influência direta nas atividades de caça, pesca, coleta e lavoura. Considerando que os tupis, a princípio, utilizavam apenas suas observações da natureza como base para identificarem o melhor período de plantio e de colheita, explique como eles poderiam planejar a plantação e a colheita dos alimentos baseando-se na observação das constelações no céu.
Objeto de conhecimento Astronomia e cultura
Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção ✓ O estudante explicou corretamente que algumas constelações são visíveis no céu em determinados horários e épocas do ano, indicando o início das estações. Dessa forma, os agricultores poderiam saber as estações do ano e determinar o melhor momento para a plantação e a colheita dos alimentos. X O estudante não explicou a relação entre a observação das constelações no céu no decorrer do ano com a mudança de estações e os períodos favoráveis para plantação e colheita.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam como a observação das constelações do céu poderia ser utilizada para o planejamento de atividades agrícolas da cultura tupi. Como forma de retomar o tema, o professor pode pedir que os estudantes pesquisem sobre quatro diferentes constelações identificadas pelos tupis (uma constelação para cada estação do ano) e o período do ano em que são visíveis do Brasil. Se possível, o professor ainda poderia solicitar que os estudantes também verificassem, além das constelações conhecidas pelos tupis, as constelações identificadas pelos ocidentais atualmente e, depois, comparassem as constelações e as histórias por trás de ambas. Com intuito de verificar que esse conhecimento pode ser aplicado até mesmo no contexto de vida dos estudantes, o professor pode dividir a turma em quatro grupos e pedir que cada grupo se baseie em uma das constelações pesquisadas para simular o planejamento da plantação e colheita de alimentos. Por fim, cada grupo deve expor suas conclusões para o restante da turma.
A figura a seguir representa uma pessoa que deixou a torneira aberta enquanto ensaboava pratos de louça com sabão biodegradável.
Do ponto de vista ambiental, a pessoa da imagem está cometendo um erro, que poderia ser evitado. Qual é esse erro e sua possível consequência?
A pessoa está usando pratos de louça em vez de pratos descartáveis. Como consequência, mais lixo será gerado.
A pessoa está lavando a louça após utilizá-la, quando se sabe que ela não deveria ser lavada. Como consequência, a água do mundo irá acabar, pois não devemos utilizar nem uma gota de água no nosso dia a dia.
A pessoa está desperdiçando água limpa ao deixar a torneira aberta. Como consequência, água limpa desnecessária se mistura com a água suja do esgoto e mais esgoto precisa ser tratado.
A pessoa está utilizando sabão biodegradável ao lavar a louça. Como consequência, o sabão não será decomposto no ambiente.
Resposta: c
Objeto de conhecimento (BNCC) Consumo consciente
Habilidade BNCC (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Justificativa
a. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que utilizar pratos de louça, em vez de descartáveis, gera menos lixo.
b. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que não é um erro utilizar água nas atividades diárias, desde que seja utilizada de forma consciente.
c. O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que deixar a torneira aberta desperdiça água e aumenta o volume de esgoto a ser tratado.
d. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que o sabão biodegradável é decomposto no ambiente.
Marcos sai de casa às 6 horas, nesse horário ele observa que a sombra de sua casa está do lado direito. Quando retorna às 18 horas, Marcos novamente observa a sombra formada por sua casa. As figuras abaixo indicam a posição que o Sol está no céu nesses dois horários.
A posição da sombra formada pela casa de Marcos às 18 horas será a mesma formada pela casa às 6 horas? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de Correção
100% O aluno compreende que a posição da sombra mudou de lugar devido ao movimento do Sol. Possibilidades de respostas corretas: (1) “A sombra vai estar à esquerda da imagem da casa às 18 horas, porque o Sol foi para o outro lado.”; (2) “A sombra da casa mudou de posição para a esquerda da imagem por causa do movimento do Sol.”.
50% O aluno compreende que a posição da sombra mudou de lugar, porém não explicou o motivo e/ou elaborou respostas incompletas (“Não.”). Ou então, o aluno explicou corretamente, mas errou a referência espacial (lado direito e lado esquerdo).
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que tomem como ponto de referência um objeto fixo, no entorno da escola, e observem a posição do Sol em horários diferentes do dia. Com base nessas informações, o professor pode iniciar uma discussão sobre por que essa posição muda ao longo do dia.
Em uma das fases de tratamento, o esgoto passa por grades de diferentes tamanhos, começando com grades com aberturas maiores e terminando em grades com aberturas pequenas. Para que serve essa etapa do tratamento de esgoto?
Objeto de conhecimento Necessidade de saneamento básico
Habilidade Conhecer como é tratado o esgoto.
Tipo de questão Aberta
Unidade 7
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente que as grades, cada vez mais finas, possuem a função de reter ou filtrar as partículas de tamanhos diferentes que podem ser encontradas no esgoto. Exemplo de resposta correta: “Os tanques com diferentes grades possuem o papel de filtrar as partículas de tamanhos diferentes do esgoto recolhido das cidades.”.
50% O aluno identificou corretamente que as grades servem para reter partículas, mas não mencionou que, para reter partículas de tamanhos diferentes, existem grades com tamanhos diferentes, ou o aluno respondeu à questão de forma incompleta, por exemplo: “Filtrar a sujeira.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode questionar aos alunos sobre como deve ser a coleta de esgoto da escola ou como deve ser o tratamento de esgoto em sua cidade. O professor pode, também, promover uma visita a uma estação de tratamento de água ou de esgoto. Como opção, o professor pode exibir para a turma vídeos que mostrem as etapas de tratamento.
Observe as figuras a seguir e leia atentamente as legendas.
Identifique as evidências da ocorrência de transformações químicas em cada uma das figuras.
Objeto de conhecimento Transformações químicas
Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Tipo de questão Aberta Capítulo 11
Grade de correção ✓ O estudante identificou, corretamente, que, na figura A, a evidência da ocorrência de transformação química é a liberação de energia e a mudança no aspecto do papel (queima); na figura B, a evidência é a formação de bolhas (efervescência) no líquido; na figura C, a evidência é a formação de um sólido (amarelo) e a mudança de cor; e, na figura D, a evidência são as mudanças na cor e na textura do metal. X O estudante identificou, equivocadamente, evidências da ocorrência de transformação química nas figuras A, B, C e D, apontando aspectos que não permitem evidenciar que se tratam de transformações químicas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou essa questão não compreendeu uma ou mais evidências da ocorrência de transformações químicas nas imagens. No caso da figura A, é importante notar que os materiais misturados são o papel e o gás oxigênio do ar. No início, é comum haver dificuldades em identificar transformações químicas. Este é um momento interessante para se realizar uma atividade prática que pode facilitar muito a visualização dessas transformações. O professor pode levar para a sala de aula, ou para o laboratório de Ciências, bicarbonato de sódio, vinagre, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada e recipientes transparentes. Em seguida, deve misturar o bicarbonato de sódio e o vinagre em um recipiente e mostrar para os estudantes. Em outro recipiente, deve dissolver completamente um comprimido de permanganato de potássio em 40 mL de água, misturar 20 mL de vinagre nessa solução e, posteriormente, adicionar 20 mL de solução de água oxigenada na solução roxa, que se tornará incolor. Os estudantes devem observar as misturas e identificar as evidências que indicam a ocorrência de transformações químicas em cada uma das misturas realizadas.
As figuras a seguir representam máquinas de tecelagem usadas em dois momentos diferentes da história.
a) Cite uma vantagem e uma desvantagem das máquinas utilizadas na fábrica de tecelagem em relação ao tear manual no processo de produção de tecidos.
b) Qual das duas formas de produção poderia poluir mais o ambiente? De quais maneiras?
Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção
✓ a) O estudante citou, corretamente, uma vantagem e uma desvantagem da utilização das máquinas, por exemplo: vantagens – aumento na velocidade de produção, redução do custo do processo, maior acesso da população aos tecidos e roupas, etc.; desvantagens – poluição ambiental, maior consumo de energia, possibilidade de perda de postos de trabalho.
b) O estudante pode afirmar que a introdução de máquinas pode causar impactos ao meio ambiente pela liberação de gases tóxicos e pela contaminação por óleo e outros tipos de lixo industrial, enquanto o tear é uma forma mais limpa de produção de tecidos.
X a) O estudante não soube citar ou citou de forma equivocada vantagens e desvantagens da utilização de máquinas a vapor na fabricação de tecidos.
b) O estudante não soube relacionar o uso de máquinas com os impactos ambientais ou não soube fundamentar a resposta com argumentos válidos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram essa questão provavelmente não conseguiram relacionar o uso de máquinas na fabricação de produtos industriais com os impactos ao meio ambiente. Para aprimorar esse conteúdo, o professor pode pedir aos estudantes, organizados em grupos de até 5 integrantes, que façam uma pesquisa sobre as vantagens e desvantagens econômicas e socioambientais da utilização de máquinas térmicas no período histórico da Revolução Industrial. Em seguida, o professor pode organizar um debate, no qual os estudantes devem discutir a utilização desse tipo de máquina, apresentando os pontos positivos e os negativos.
LEIA O RELATO DE LEANDRO SOBRE SUA ROTINA.
EU ACORDO BEM CEDO E ME ARRUMO PARA IR À ESCOLA.
TOMO CAFÉ DA MANHÃ COM A MINHA FAMÍLIA E MEU PAI ME LEVA ATÉ A PORTA DA ESCOLA.
AS AULAS ACABAM AO MEIO-DIA E JÁ ESTÁ NA HORA DE ALMOÇAR! VOU PARA CASA E ALMOÇO COM A MINHA MÃE.
À TARDE, EU BRINCO EM CASA E LEIO UM LIVRO.
À NOITE, MEUS PAIS CHEGAM DO TRABALHO. EU TOMO BANHO, JANTO COM A MINHA FAMÍLIA E VOU DORMIR. NO OUTRO DIA COMEÇA TUDO OUTRA VEZ...
PINTE AS ATIVIDADES QUE LEANDRO FAZ DE MANHÃ:
___ ACORDAR
___ BRINCAR
___ LER UM LIVRO
___ TOMAR BANHO
___ JANTAR
___ IR À ESCOLA
___ TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
___ SE ARRUMAR
___ ALMOÇAR
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar as atividades que Leandro realiza de manhã: acordar, se arrumar, tomar café da manhã e ir à escola.
50%. O aluno consegue identificar algumas atividades que Leandro realiza de manhã, porém pode classificar o almoço como uma atividade que é realizada antes do meio dia, por exemplo.
0%. O aluno não consegue identificar o período da manhã no relato de Leandro e pinta atividades realizadas em outros períodos do dia.
Renato precisa comprar uma panela para cozinhar alimentos, mas está em dúvida em relação ao material de que ela deve ser feita. Qual é o material mais adequado para resistir ao fogo e transmitir calor à comida? Explique o motivo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (BNCC) (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno identifica como materiais adequados o metal, a pedra e a cerâmica, e consegue explicar que os escolheu por serem resistentes ao fogo e transmitirem calor à comida.
50% O aluno consegue identificar os materiais resistentes ao fogo, mas não consegue explicar o motivo de sua escolha.
0% O aluno não identifica nenhum material adequado para a panela, indicando materiais não resistentes ao fogo.
A foto abaixo mostra o nascer do Sol sobre um lago. Imagine que você tirou essa foto, ou seja, o Sol nascente está à sua frente.
a) Se você abrir os dois braços, esticando-os para os lados, para qual ponto cardeal estará apontando o seu braço direito? E o esquerdo?
b) Se essa foto fosse do pôr do Sol, suas respostas seriam diferentes? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente os pontos cardeais. Possibilidade de resposta correta: a) “O braço direito estará apontando para o sul e o esquerdo para o norte.”; b) “Se a foto fosse do pôr do Sol, os pontos cardeais seriam o oposto porque o oeste estaria na minha frente.”.
50% O aluno identificou corretamente os pontos cardeais, mas não identificou que no pôr do Sol eles seriam diferentes e/ou elaborou respostas incompletas. Exemplo de resposta: a) “O braço direito estará apontando para o sul e o esquerdo para o norte.”; ou b) “Se a foto fosse do pôr do Sol os pontos cardeais seriam o oposto porque o oeste estaria na frente.”.
0% O aluno não identificou corretamente os pontos cardeais, nem que no pôr do Sol esses pontos seriam diferentes, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode sugerir aos alunos que tirem fotos do nascer ou pôr do Sol de suas casas ou de outros lugares e que, por meio dessas fotos, indiquem a direção dos pontos cardeais em cada localização.
Alice estava brincando de caça ao tesouro com seus amigos. O mapa que levaria Alice até o tesouro continha as seguintes instruções:
• O tesouro está guardado sob a sombra da árvore principal da cidade.
• O tesouro só pode ser encontrado às 15 horas.
Entusiasmada com a brincadeira, Alice saiu à procura do tesouro às 9 horas. Quando encontrou a árvore e viu a sombra, ela começou a investigar o local em busca do tesouro. No entanto, ela não o encontrou.
Por que Alice não conseguiu encontrar o tesouro?
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu
Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 8
Grade de Correção
100% O aluno compreende que Alice estava procurando no lugar errado porque ao longo do dia a sombra da árvore muda de lugar. Possibilidades de respostas corretas: (1) “Alice não conseguiu encontrar o tesouro porque a sombra da árvore muda de lugar ao longo do dia e ela deveria observar a sombra às 15 horas, como apontava o mapa do tesouro.”; (2) “Alice não conseguiu encontrar o tesouro porque a sombra da árvore às 9 horas está em um local diferente da sombra às 15 horas.”.
50% O aluno compreende que Alice estava procurando no horário errado, porém não explicou o motivo do horário estar errado.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que observem a posição do Sol e o movimento da sombra de uma árvore ao longo de um dia ensolarado. Os alunos devem fazer anotações e depois discutir sobre a influência das diferentes posições do Sol na mudança de posição da sombra. O tamanho da sombra da árvore também deve ser observado ao longo do dia e relacionado com a posição do sol.
OBSERVE AS IMAGENS.
SEPARE OS OBJETOS EM DOIS GRUPOS. NO PRIMEIRO GRUPO, ESCREVA OS NOMES DOS OBJETOS FEITOS DE TECIDO. NO SEGUNDO GRUPO, ESCREVA OS NOMES DOS OBJETOS FEITOS DE METAL.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno comparou os materiais dos quais são feitos os objetos e separou-os corretamente nos dois grupos. Resposta correta: “Objetos feitos de tecido = camiseta e meias. Objetos feitos de metal = tesoura e clipe”.
50%. O aluno foi capaz de comparar os materiais dos quais são feitos os objetos e separá-los em dois grupos, mas se esqueceu de algum objeto ou errou o material de algum objeto. Uma possibilidade de resposta incompleta: “Objetos feitos de tecido = camiseta. Objetos feitos de metal = tesoura”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens e/ou objetos de diferentes materiais e pedir que os alunos os agrupem em caixas diferentes, de acordo com o material de que são feitos.
Durante a construção de uma usina hidrelétrica, forma-se um grande reservatório de água na região, como o da usina de Tucuruí, no Pará.
Vista aérea da usina hidrelétrica de Tucuruí, localizada no município de Tucuruí, estado do Pará.
a) Cite dois impactos socioambientais causados pela instalação desse tipo de usina.
b) Cite uma diferença entre as usinas hidrelétricas e as usinas de energia nuclear.
Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção ✓ a) O estudante citou corretamente dois impactos socioambientais causados pela instalação das usinas hidrelétricas, como: o alagamento de cidades, de campos de agricultura e de áreas de criação de animais; a transferência da população humana para outras áreas; o surgimento de conflitos com comunidades tradicionais locais, como as de etnia indígena, afetadas pela construção da usina; a destruição da flora e da fauna da região; o risco de acidentes, como o rompimento de barragens. b) O estudante citou uma diferença entre as usinas hidrelétricas e nucleares, como: o fato de as nucleares não dependerem do alagamento de grandes áreas, como as hidrelétricas; o uso de um recurso renovável nas usinas hidrelétricas (a água dos rios) e o uso de um recurso não renovável nas nucleares (combustível nuclear); o risco de acidentes com substâncias radioativas e a geração de resíduos nucleares nas usinas.
X a) O estudante não citou dois impactos socioambientais causados pela instalação das usinas hidrelétricas. b) O estudante não identificou uma diferença entre as usinas hidrelétricas e as nucleares.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os impactos socioambientais causados pelas usinas hidrelétricas e não pontuaram as características de usinas hidrelétricas e nucleares. Para complementar o conteúdo, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, pesquisem notícias sobre impactos socioambientais causados por usinas, como acidentes em usinas nucleares, problemas com a fauna decorrentes da construção de usinas eólicas e hidrelétricas etc. Após essa pesquisa, pode ser conduzida uma discussão sobre vantagens e desvantagens de cada usina de geração de energia elétrica.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas