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Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Nos domicílios, estabelecimentos industriais e comercias ao redor do planeta, os óleos de fritura são bastante utilizados para fins de preparação de alimentos. Este óleo é um produto com tempo determinado de uso [...] e seu resíduo, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas – como em rios, riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários [...].

Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.

Considerando a mistura formada pela água e pelo óleo, responda:

a) A mistura é classificada como homogênea ou heterogênea?

b) Cite um método adequado que pode ser utilizado para separar os componentes da mistura mencionada no texto. Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto de conhecimento Separação de materiais

Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Tipo de questão Aberta Capítulo 12

Grade de correção ✓ a) O estudante classificou, corretamente, a mistura de água e óleo como heterogênea, já que são formadas duas fases distintas. b) O estudante citou, corretamente, que o método adequado para separar a mistura heterogênea entre a água e o óleo é a decantação. Esse método é possível porque a mistura é heterogênea e a água é mais densa do que o óleo. X a) O estudante classificou, equivocadamente, a mistura formada entre água e óleo como homogênea, ou não conseguiu identificar a mistura mencionada pelo texto. b) O estudante não compreendeu como separar a mistura entre água e óleo e citou um método de separação de misturas inadequado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou a questão não compreendeu as características e a classificação de uma mistura de água e óleo e/ou não conseguiu selecionar um método adequado para a separação dessa mistura. Pode ser que tenham ficado dúvidas sobre o conceito de densidade, importante para a resolução desta questão. Caso necessário, deve-se revisar tal conceito. O professor ainda pode pedir aos estudantes que, em grupos de cinco, façam uma pesquisa sobre o descarte de óleos, por exemplo de cozinha, na água; eles devem propor campanhas de conscientização sobre o descarte adequado do óleo de cozinha, indicando possibilidades de reaproveitamento desse material. O professor também pode discutir com os estudantes a inviabilidade de se realizar o processo de decantação em grandes volumes de água, como nos casos de derramamento de petróleo no mar.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe os seres vivos abaixo.

Elementos representados de forma não proporcional entre si

Complete as frases a seguir:

• O ____________________ é um animal doméstico.

• Da ___________________ podemos colher alimentos.

• O ___________________ é um animal que vive em ambiente aquático.

• Nas florestas podemos encontrar animais selvagens como o ___________.

• O ___________________ vive em ninhos.

• A ___________________ necessita de água e luz para se desenvolver.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente

Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100%. O aluno completa corretamente todas as frases, demonstrando que consegue compreender algumas características relacionadas à vida de plantas e animais. As lacunas devem ser preenchidas na seguinte ordem: “cachorro”, “macieira”, “golfinho”, “leão”, “pássaro”, “orquídea”.

80%. O aluno consegue completar corretamente quatro frases, demonstrando que compreende a maior parte das características relacionadas à vida de plantas e animais.

50%. O aluno completa três frases corretamente, demonstrando que não tem domínio completo sobre as características de plantas e animais e a vida cotidiana delas.

0%. O aluno não completa as frases corretamente, demonstrando que não assimilou as características dos animais e plantas já trabalhadas.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 4º ano - BY NC 3.0BR

Os materiais podem sofrer transformações reversíveis ou irreversíveis.

Transformação reversível: o material sofre alteração em seu formato, aparência ou estado, mas pode retornar à forma original.

Transformação irreversível: o material sofre alteração em seu formato, aparência ou estado e não pode retornar à forma original.

De acordo com as definições acima, escreva se os processos a seguir são reversíveis ou irreversíveis.

a) Água em estado líquido colocada no congelador da geladeira para que se torne gelo.

b) Ovo de galinha cozido.

c) Papel queimado no fogo.

d) Barra de chocolate derretida.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis

Habilidade (BNCC) (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que os materiais podem sofrer alterações reversíveis ou irreversíveis e respondeu corretamente a todos os itens. Resposta correta: a) Reversível. b) Irreversível. c) Irreversível. d) Reversível.

50% O aluno respondeu corretamente a metade das alternativas.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade referida.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Júlia está com deficiência de vitamina D. E para isso precisa tomar mais sol, porque a vitamina D precisa disso para ser absorvida pelo corpo. Júlia estuda pela manhã e passa a tarde em casa, onde há cômodos com janelas voltadas para o leste, oeste e sul.

Em qual cômodo Júlia deve estudar enquanto estiver em casa, para tomar sol: no cômodo com janela para o leste, para o oeste ou para o sul? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

​100% O aluno que acertou esta questão identificou a posição do Sol no período da tarde. Possibilidades de respostas corretas: (1) “Júlia deve estudar no cômodo com a janela voltada para oeste, porque à tarde o Sol está para o lado do oeste.”; (2) “Júlia deve ficar no quarto com a janela para oeste, porque durante a tarde o Sol caminha para o oeste.”.

50% O aluno identificou a posição do Sol no período da tarde, mas não explicou a escolha do cômodo. Exemplo de resposta: Júlia deve estudar no cômodo com a janela voltada para oeste.”

0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar uma bússola para a sala de aula e pedir aos alunos que indiquem a trajetória do Sol e o horário de maior incidência de raios solares na janela da sala.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

João sai de casa para ir à escola às 6 horas e volta para sua casa ao meio-dia. Ele observou que o tamanho de sua sombra muda nesses diferentes horários do dia.

Em qual desses horários do dia João irá perceber que sua sombra está menor? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de Correção

100% O aluno compreende que a sombra de João estará menor ao meio-dia e explicou corretamente o porquê. Uma possibilidade de resposta correta: “A sombra de João estará menor ao meio-dia porque nesse horário o Sol está mais alto no céu.”.

50% O aluno escreveu apenas que a sombra de João estará menor ao meiodia, mas não explicou o porquê ou vice-versa.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar os alunos para o pátio da escola no início de um dia de aula. Pedir para que eles marquem no chão o tamanho da sombra do colega nesse horário. Ao final do dia de aula, voltar com os alunos para o pátio e falar para eles compararem o tamanho anterior de suas sombras com o do momento. Por fim, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão sobre a influência das posições do Sol sobre o tamanho das sombras das pessoas e dos objetos.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

A PANELA E AS TOALHAS FORAM FEITAS COM MATERIAIS DIFERENTES. POR ISSO, A PANELA É __________________________ E AS TOALHAS SÃO __________________________.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Unidade 4

Grade de correção

100%. O aluno identificou corretamente uma característica dos materiais da panela e outra das toalhas e preencheu corretamente as lacunas. Resposta correta: A panela e as toalhas foram feitas com materiais diferentes. Por isso, a panela é dura e as toalhas são macias.”.

50%. O aluno identificou corretamente uma característica dos materiais de apenas um dos objetos, ou da panela ou das toalhas, e não preencheu uma das lacunas.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos listarem alguns objetos presentes na sala de aula e, em pares, compararem as características dos objetos listados pelo outro colega.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Maria levou a avó para fazer um eletrocardiograma, exame que avalia o ritmo e a velocidade dos batimentos cardíacos. A avó de Maria ficou muito surpresa com a tecnologia usada no exame.

Maria comentou com ela que as tecnologias digitais possibilitaram muitos avanços na medicina.

a) Cite dois avanços tecnológicos, no campo da saúde, que Maria poderia oferecer como exemplo para a avó.

b) Como esses avanços impactaram a qualidade de vida das pessoas?

Resposta:

Objeto de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública

Habilidade (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

Tipo de questão Aberta Capítulo 10

Grade de correção

a) O estudante citou corretamente avanços tecnológicos no campo da saúde, por exemplo: ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética; utilização de órgãos artificiais; cadeiras computadorizadas para deficientes, etc.

b) O estudante poderia mencionar que avanços na eletrônica e/ou informática tornaram os equipamentos médicos mais eficazes, facilitando o diagnóstico dos pacientes e assim melhorando a qualidade de vida das pessoas.

X a) O estudante não soube citar ou citou equivocadamente exemplos de técnicas aplicadas na área da saúde.

b) O estudante não compreendeu como os avanços tecnológicos podem impactar a qualidade de vida das pessoas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não conseguiram identificar como avanços em áreas do conhecimento não diretamente correlatas à área da saúde podem contribuir para melhores equipamentos médicos e tecnologia da saúde. Para aprimorar o desenvolvimento dessa habilidade, podem ser realizadas atividades de pesquisa em grupo ou exibições de material audiovisual que abordem o desenvolvimento histórico de equipamentos médicos, por exemplo: equipamentos de raio-X, materiais cirúrgicos e técnicas de diagnóstico sorológico.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda às questões.

O debate sobre a proibição de produtos plásticos descartáveis, que vem ganhando força na União Europeia, serve de exemplo para o Brasil. [...] A União Europeia propôs a proibição da comercialização de produtos plásticos descartáveis que são usados apenas uma vez e possuem alternativas com materiais mais sustentáveis ou biodegradáveis. Entre eles, estão cotonetes, canudos, garrafas, mexedores de café e talheres.

Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2018.

a) Qual a origem do plástico? Que benefícios esse material trouxe para a sociedade?

b) Cite um prejuízo ao meio ambiente causado pelo plástico que justifique a proposta de proibição de produtos plásticos descartáveis.

Resposta:

Objeto de conhecimento Materiais sintéticos

Habilidade (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Tipo de questão Aberta Capítulo 13

Grade de correção ✓ a) O estudante identificou o plástico como um material sintético feito de derivados de petróleo e associou, corretamente, a produção desse material ao desenvolvimento científico e tecnológico, explicando que sua produção tem o objetivo de melhorar e facilitar a vida da população. Alguns exemplos de aplicações de plásticos que melhoraram e facilitaram a vida da sociedade são: fraldas, seringas descartáveis, equipamentos eletrônicos mais leves e baratos. b) O estudante reconheceu que o plástico não é decomposto por bactérias e fungos e que esse material demora centenas de anos para ser degradado. Reconhece também que plásticos poluem a água e o solo, podendo, por exemplo, causar a morte de seres vivos que ingiram esses materiais. X a) O estudante não identificou o plástico como um material sintético feito de derivados de petróleo e/ou não associou a produção desse material ao desenvolvimento científico e tecnológico. O estudante pode ainda não ter reconhecido que o plástico trouxe alguns benefícios para a sociedade, embora também tenha trazido problemas. b) O estudante não compreendeu os impactos ambientais causados pelo uso de materiais plásticos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esta questão não associou a utilização de materiais plásticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, e/ou não reconheceu os problemas ambientais decorrentes de sua utilização. Para que os estudantes conheçam mais sobre os impactos ambientais do plástico, o professor pode pedir que, individualmente, façam uma pesquisa sobre a “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”, que é um imenso acúmulo de lixo, principalmente de origem plástica. Essa “ilha” pesa cerca de 87 mil toneladas e tem dimensões de três vezes o estado da Bahia. Em seguida, para a conscientização ambiental em relação ao uso de plástico, o professor pode exibir em sala documentários a respeito dos impactos ambientais causados pelo acúmulo de plástico no meio ambiente, como o intitulado “ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta” (Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2018). Posteriormente, pode-se fazer uma roda de discussão em sala de aula, pedindo aos estudantes que deem sugestões de medidas a serem tomadas para minimizar o uso de materiais plásticos, desenvolvendo a competência de agir coletivamente, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões socioambientais, com base em princípios sustentáveis.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as fotografias abaixo. Esses animais têm características semelhantes e outras diferentes. É possível formar grupos de animais semelhantes? Quais grupos você formaria e quais características usaria para formá-los?

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 11

Grade de correção

100% O aluno identificou semelhanças entre a joaninha e a borboleta, que são insetos e animais invertebrados, possuem asas e voam. e entre o gato e o chimpanzé, que são mamíferos e animais vertebrados, com pelos no corpo e quatro membros.

50% O aluno elaborou uma resposta incompleta.

0% O aluno não identificou as características que os animais mostrados na fotografia têm em comum.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

A figura mostra um relógio de Sol, que é usado para medir a passagem das horas.

Como é possível saber as horas usando o tipo de relógio mostrado na figura?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de Correção

100% O aluno escreveu que é possível saber as horas no relógio de Sol olhando a sombra formada pela haste de acordo com a posição do Sol. Uma possibilidade de resposta correta: “A sombra formada pela haste mostra as horas no relógio de Sol.”.

50% O aluno escreveu uma resposta incompleta. Por exemplo: “Pela sombra”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode construir, junto com os alunos, um relógio de Sol. Para isso, o professor pode utilizar um papelão para escrever as horas do dia e posicionar uma vareta (para fazer a função do ponteiro) de forma perpendicular ao papelão. Ele deverá encontrar a posição certa da sombra da vareta no papelão comparando com as horas de um relógio. No dia seguinte, sem necessidade de nenhum relógio, este relógio de Sol poderá indicar as horas certas. Esse tipo simples de relógio de Sol funciona, mas a sua posição tem que ser corrigida ao longo do ano, em função das mudanças na trajetória diurna do Sol.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Quando são 8 horas da manhã aqui no Brasil, e estamos tomando café da manhã, são 20 horas no Japão, e os japoneses estão jantando.

a) O que faz com que, enquanto seja dia no Brasil, seja noite no Japão?

b) A alternância entre dia e noite em qualquer lugar do mundo é causada por qual tipo de movimento da Terra?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra

Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que o que faz com que seja dia no Brasil e noite no Japão é o fato de que, por estarem localizados em lados opostos da Terra, a luz solar incide em momentos diferentes nos dois países, devido ao movimento de rotação da Terra. Exemplo de respostas corretas: a) “O que faz com que enquanto seja dia no Brasil seja noite no Japão é o fato estarem localizados em lados opostos do globo e a luz solar incidir em momentos diferentes nos dois países.”; b) “O movimento da Terra que causa a alternância entre os dias e as noites é a rotação.”.

50% O aluno compreendeu e respondeu corretamente a apenas um dos itens.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula um globo terrestre e uma lanterna (para simular a luz do Sol) reproduzindo, mediante o movimento do globo, uma situação em que seja dia no Brasil e noite no Japão. Ao dar sequência ao movimento, os alunos irão perceber também que, enquanto for dia no Japão, será noite no Brasil.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe os objetos mostrados nas imagens abaixo:

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

Como você pode utilizar todos os materiais das imagens, de forma conjunta, para produzir sons?

Resposta:

Objeto de conhecimento Produção de som

Habilidade (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno escreveu uma forma correta de produzir sons usando os três objetos da imagem, de forma conjunta. Resposta possível: Prender as duas extremidades de um pedaço de barbante em dois pregos fixados a uma madeira. Deixar o barbante bem esticado. Para produzir o som, é só puxar o barbante para ele vibrar.

50% O aluno escreveu uma forma correta de produzir sons usando apenas dois objetos da imagem, de forma conjunta.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar diferentes tipos de objetos e materiais para a sala de aula e, com a colaboração dos alunos, inventar instrumentos e produzir sons com esses objetos.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Classifique as fontes de energia listadas a seguir classificando-as como renováveis (R) ou não renováveis (N) de acordo com o tipo de recurso natural que cada uma utiliza.

1. Energia eólica 2. Energia nuclear 3. Energia hídrica 4. Energia solar 5. Energia de biomassa 6. Energia das marés

A sequência que corresponde à classificação correta das fontes de energia listadas, respectivamente, é:



( a )

N - N - R - N- R - R

( b )

R - N - N - R - N - R 

( c )

R - N - R - R - R - R 

( d )

N - R - N - N - N - N 

( e )

R - R - R - R - R – R

Resposta:

Objeto de conhecimento Fontes e tipos de energia

Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as energias eólica e solar são renováveis.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as energias hídrica e de biomassa são renováveis.

c O estudante que selecionou esta alternativa classificou corretamente as fontes de energia renováveis (eólica, hídrica, solar, de biomassa e das marés) e não renováveis (energia nuclear).

d O estudante que selecionou esta alternativa não classificou corretamente as fontes de energia renováveis e não renováveis. Ele inverteu as definições e considerou as fontes de energia renováveis como não renováveis, e vice-versa.

e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a energia nuclear não é renovável.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram corretamente as fontes de energia renováveis e não renováveis. Com o intuito de tornar esses conceitos mais claros, o professor pode dividir a turma em grupos de 5 estudantes e organizar um jogo. A cada rodada, um grupo e uma fonte de energia são sorteados; o grupo sorteado deve citar duas características da fonte de energia selecionada: se é renovável ou não, se utiliza combustíveis fósseis, se gera impactos no ambiente etc. Se acertar todas as características, ganha um ponto. Se errar, os outros grupos podem pedir a palavra e dar as informações corretas, ganhando pontos. O professor pode incluir no jogo a fonte de energia termelétrica, que é abastecida principalmente por combustíveis fósseis (e, nesse caso, é considerada não renovável), mas que também pode ser abastecida de biomassa (energia renovável).

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Na tentativa de encontrar explicações sobre o Universo, a Terra e o Sistema Solar, pensadores e povos da Antiguidade observavam a Lua, o Sol e os demais astros visíveis no céu. Esse costume é adotado até hoje por certos povos para orientá-los em diferentes aspectos, como em decisões de plantio e colheita ou na contagem do tempo.

Sobre essas observações, é correto afirmar que:



( a )

As constelações podem ser vistas em determinado momento em qualquer lugar da Terra. 

( b )

Em uma região distante da linha do equador, o horário em que as constelações surgem ao anoitecer é o mesmo ao longo do ano. 

( c )

De acordo com a cultura greco-romana antiga, os planetas eram associados às divindades de sua mitologia. 

( d )

O calendário ocidental adotado atualmente tem como base a observação da Lua. 

( e )

As estrelas mudam de posição ao longo da noite, não servindo como guias de navegação.

Resposta:

Objeto de conhecimento Astronomia e cultura

Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 11

Justificativas Resposta C

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, devido ao formato aproximadamente esférico da Terra, as constelações só podem ser vistas em um dos hemisférios terrestres. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, em regiões distantes da linha do equador, o horário em que as constelações surgem no céu, ao anoitecer, varia no decorrer do ano, indicando o início das diferentes estações. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que para os antigos gregos e romanos, o Sol e os planetas eram considerados divinos, recebendo, por esse motivo, nomes de deuses de sua mitologia. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o calendário ocidental adotado atualmente é o solar. Os calendários islâmico, judaico e chinês são exemplos de calendários lunares. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o movimento das estrelas no céu permite que elas sejam utilizadas como pontos de referência, servindo como guia para a navegação.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não relacionaram diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas. Para retomar o assunto, o professor pode dividir a turma em grupos com cinco integrantes e pedir que cada equipe pesquise as interpretações de fenômenos celestes de diferentes povos (como a mitologia greco-romana, leitura de constelações pelos índios guaranis, a cultura maia, etc.). Em seguida, o professor pode solicitar que cada grupo elabore um cartaz para expor o que pesquisou para o restante da turma.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Relacione as características apresentadas nos quadros com os animais mostrados nas imagens.

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 11

Grade de correção

100% O aluno conseguiu relacionar corretamente as características dos animais e percebeu que uma característica pode se aplicar a mais de um animal. Presença de penas: beija-flor; presença de pelos: leão e cachorro; presença de escamas: peixe; presença de antenas: borboleta; pode voar: beija-flor e borboleta; vive no ambiente aquático: peixe e orca; vive no ambiente terrestre: leão, cachorro, besouro, borboleta e ave.

50% O aluno não relacionou corretamente todas as características e/ou não fez a classificação de vertebrados/ invertebrados corretamente.

0% O aluno não conseguiu relacionar as características apresentadas com os animais retratados nas fotografias nem classificá-los em vertebrados e invertebrados.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

As figuras abaixo mostram indústrias automobilísticas em diferentes épocas, evidenciando uma forte mudança no mundo do trabalho.

a) Compare as duas imagens e cite a principal mudança no processo de produção de automóveis.

b) Analise como as relações de trabalho podem ter mudado após as inovações das indústrias automobilísticas.

Resposta:

Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Habilidade (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

Tipo de questão Aberta Capítulo 10

Grade de correção

a) O estudante descreveu corretamente que a principal mudança que se observa nas figuras é a automação da indústria automobilística. Explicou que, nesse processo, muitas pessoas que realizavam tarefas nas indústrias foram substituídas por máquinas e equipamentos, como computadores e robôs

b) Com a utilização de máquinas cada vez mais modernas, muitas pessoas acabaram perdendo o emprego na linha de montagem, havendo uma mudança profunda nos postos de trabalho.

X a) O estudante não conseguiu comparar as imagens sobre produção de veículos e não retratou o processo de automação da indústria automobilística.

b) O estudante não explicou como o processo de automação na indústria automobilística impactou as relações de trabalho.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão podem ter dificuldade em avaliar como o desenvolvimento de novas tecnologias afeta as relações de trabalho. Para desenvolver essa habilidade, o professor pode organizar a turma em grupos de até 4 estudantes e solicitar uma pesquisa sobre a automação e as mudanças dos postos de trabalho nos séculos XIX e XX. Pode ser feito um trabalho interdisciplinar com História, avaliando as mudanças nas relações de trabalho entre os séculos XIX e XX.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Complete o quadro com o que se pede.

Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno que acertou a questão foi capaz de preencher adequadamente todo o quadro, apresentando pelo menos uma característica para cada animal. Possíveis respostas corretas: “Peixe: pode comer vegetais, algas e pequenos animais; locomove-se nadando e vive na água. Borboleta: alimenta-se do néctar das flores, voa e vive em ambiente terrestre. Cobra: pode se alimentar de aves, mamíferos, anfíbios e répteis, rasteja e vive em ambiente terrestre. Ave: pode se alimentar de frutos, sementes e pequenos animais, voa e vive em ambiente terrestre. Tigre: se alimenta de outros animais, anda e vive em ambiente terrestre.”.

50% O aluno consegue preencher o quadro parcialmente.

0% O aluno não conseguiu completar o quadro.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.

PINTE DE AMARELO A CENA QUE ACONTECE DE MANHÃ, DE VERMELHO A QUE ACONTECE À TARDE E DE AZUL A QUE ACONTECE NO PERÍODO NA NOITE.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo

Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 11

Grade de correção

100%. O aluno consegue identificar o período com base no que ocorre em cada uma das cenas: garota e mãe almoçando – tarde (vermelho); garota acordando – manhã (amarelo); e garota indo dormir – noite (azul).

50%. O aluno consegue identificar o período de ao menos uma cena com base no que ocorre nela, mas pode confundir os períodos da manhã e da tarde devido à presença do Sol, por exemplo.

0%. O aluno não consegue identificar os períodos do dia com base nos acontecimentos em cada ilustração.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Larissa pediu para seu pai acender uma vela.

Ela manteve o olhar voltado para a vela, porém na frente de sua linha de visão, colocou três objetos:

• uma sacola plástica branca;

• um pedaço de cartolina;

• um copo cheio de água.

O que Larissa viu em cada uma dessas situações? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais

Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção

100% O aluno respondeu que a luz: atravessará a sacola plástica branca (nesse caso, a vela será vista sem nitidez porque a sacola é um corpo translúcido); não conseguirá atravessar a cartolina (nesse caso, a vela não será vista em razão de a cartolina ser um corpo opaco); atravessará o copo com água (nesse caso, a vela será vista com nitidez porque o copo com água é transparente). 

50% O aluno indicou corretamente o que a menina viu em cada situação, sem, porém, justificar sua resposta.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar aos alunos alguns exemplos de objetos opacos, translúcidos e transparentes e, na sequência, pedir que os classifiquem, indicando as evidências que os levaram a fazer cada classificação.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Ao acordar, Pedro olhou a janela e percebeu que o Sol estava bem baixo no céu, próximo ao horizonte. Depois de tomar o café da manhã, reparou que o Sol estava um pouco mais alto no céu. Na hora do almoço, viu que o Sol estava ainda mais alto. Durante a tarde, Pedro continuou verificando a posição do Sol e percebeu que o Sol foi ficando cada vez mais baixo no céu até o anoitecer.

O que faz com que possamos observar o Sol em diferentes posições no céu ao longo do dia?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra

Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que o movimento do Sol no céu durante um dia está relacionado ao movimento da Terra em torno do próprio eixo (rotação). Exemplo de resposta correta: “O movimento de rotação da Terra faz com que possamos observar o Sol em diferentes posições no céu ao longo do dia.”.

50% O aluno compreendeu que o Sol não se move ao redor da Terra, porém não soube explicar o porquê e nem qual movimento da Terra possibilita que observemos as diferenças na posição do Sol durante o dia.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode explicar aos alunos que antigamente as pessoas contavam as horas do dia utilizando um relógio de Sol, cujo funcionamento está baseado no movimento de rotação da Terra. Sugere-se montar, junto com os alunos, um relógio de Sol no pátio da escola.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Imagine uma situação hipotética em que a Terra passou por alterações bruscas e, em poucos dias, a sobrevivência da espécie humana no planeta estará ameaçada. A única alternativa para garantir a continuidade da vida humana é a migração para outro planeta.

Se você fosse encarregado de escolher outro planeta para ser colonizado, quais características levaria em consideração ao fazer essa escolha? Cite três características.

Resposta:

Objeto de conhecimento Vida humana fora da Terra

Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 12

Grade de correção ✓ O estudante identificou as características essenciais para a manutenção da vida humana, citando, por exemplo, presença de atmosfera com características semelhantes às da Terra (gás oxigênio em quantidade adequada para permitir a respiração dos seres vivos, efeito estufa moderado, etc.), existência de água líquida, disponibilidade adequada de luz, temperatura adequada, viabilidade de transporte das pessoas até o planeta selecionado, etc. X O estudante não identificou características que um planeta deve ter para garantir a sobrevivência dos seres humanos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam as condições que um planeta deve apresentar para permitir a sobrevivência de seres humanos. Para rediscutir essas questões, o professor pode organizar uma roda de conversa e pedir que os estudantes apresentem suas ideias sobre a existência de vida fora da Terra. À medida que as ideias forem sendo expostas, o professor pode incentivar os estudantes a identificar as características necessárias para a existência de vida humana e justificar a importância de cada uma delas.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

O texto a seguir descreve a rotina de um habitante de uma cidade brasileira.

Acorda às 6 horas da manhã, toma um banho quente de 25 minutos e se arruma. Embora tenha carro, utiliza o transporte público para ir trabalhar. Durante o trabalho, usa um copo descartável novo toda vez que vai beber água. Ao voltar para casa, janta e, ao limpar a cozinha, separa o lixo para colocá-lo em lixeiras de coleta seletiva. Em seguida, toma outro banho quente de 25 minutos e deita na cama. Liga a televisão, porém não assiste a nenhum programa pois está conversando no celular. Desliga o telefone, desliga o televisor, apaga todas as luzes da casa e vai dormir.

De acordo com o texto acima, responda:

a) Quais atitudes desse habitante são sustentáveis e quais não são? Explique sua resposta.

b) Qual atitude sustentável desse habitante contribui, diretamente, para o controle da poluição atmosférica? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto de conhecimento Clima

Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 9

Grade de correção ✓ a) O estudante classificou como atitudes sustentáveis do habitante: usar o transporte público, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera; praticar a coleta seletiva, reaproveitando materiais e minimizando a necessidade de extrair recursos da natureza; apagar as luzes e desligar os aparelhos elétricos antes de dormir, economizando energia elétrica. As atitudes não sustentáveis identificadas pelo estudante são: tomar banhos longos, gastando mais energia elétrica e água do que o necessário; usar vários copos descartáveis ao longo do dia, gerando lixo desnecessário; deixar aparelhos elétricos ligados sem que estejam sendo usados, desperdiçando energia elétrica.

b) O estudante identificou que a atitude do habitante que contribui diretamente para o controle da poluição atmosférica é o uso do transporte público. Quanto maior o número de carros particulares circulando nas ruas, mais intensa é a queima de combustíveis fósseis e maior é a emissão de poluentes atmosféricos.

X a) O estudante não classificou e/ou não justificou as atitudes sustentáveis e não sustentáveis. b) O estudante não identificou o uso do transporte coletivo como a prática sustentável que contribui diretamente para a diminuição da emissão de poluentes atmosféricos, resultando em melhor qualidade do ar.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não diferenciaram atitudes sustentáveis e não sustentáveis e/ou não as relacionaram a alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. Para retomar o assunto, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, registrem as atividades que realizam ao longo de uma semana e incluam dados relacionados à sustentabilidade dessas ações, como: tempo gasto no banho, número de sacolas de lixo geradas pela família por dia, uso de transporte público ou particular para ir até a escola, o número de lâmpadas e televisores ligados e por quanto tempo, entre outras informações. Em seguida, o professor pode pedir-lhes que avaliem as atividades realizadas, classificando-as como sustentáveis e não sustentáveis, e que proponham alternativas para este último tipo.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe as caixas abaixo.

Se você tivesse que cuidar de uma planta, deixaria a caixa aberta ou fechada? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente Plantas

Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100%. O aluno compreende a importância da luz solar e da água para o desenvolvimento das plantas e elabora sua resposta explicando que deixaria a planta na caixa aberta, porque, assim, ele poderia adicionar água e a planta receberia luz solar, o que garantiria sua sobrevivência.

50%. O aluno identifica apenas um dos fatores ausentes (água ou luz) se a planta estiver na caixa fechada e relata que a planta não sobrevive.

0%. O aluno não compreende que, se a planta estiver em uma caixa fechada, faltará luz e água para que ela possa sobreviver.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OS ANIMAIS DE HÁBITOS DIURNOS SÃO MAIS ATIVOS DURANTE O DIA, ENQUANTO OS ANIMAIS DE HÁBITOS NOTURNOS SÃO MAIS ATIVOS DURANTE A NOITE. OBSERVE AS IMAGENS DOS ANIMAIS ABAIXO E ASSINALE SE ELES TÊM HÁBITOS DIURNOS OU NOTURNOS.

ELEMENTOS REPRESENTADOS EM TAMANHOS NÃO PROPORCIONAIS ENTRE SI.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 11

Grade de correção

100%. O aluno consegue identificar os hábitos de cada um dos animais mostrados nas imagens: coruja – noturno; morcego – noturno; beija-flor – diurno; panda – diurno.

50%. O aluno consegue identificar os hábitos de metade dos animais representados nas fotografias.

0%. O aluno não consegue identificar quais animais possuem hábitos diurnos e quais possem hábitos noturnos.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

A) QUAL OBJETO É LISO?

B) E QUAL É MAIS MOLE?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Unidade 4

Grade de correção

100%. O aluno observou corretamente os objetos indicando que o objeto liso é o copo e que o objeto mole é o cadarço. Uma possibilidade de resposta: a) “O copo é liso.” b) “Os cadarços são moles.”.

50%. O aluno foi capaz de indicar corretamente apenas a característica de um dos objetos. Uma possibilidade de resposta incompleta: a) “O copo.” Ou b) “Os cadarços”.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode separar a turma em grupos e entregar imagens de alguns objetos. Em seguida, o professor pode solicitar aos alunos que escrevam em tiras de papel algumas características de cada objeto. Na sequência, os grupos podem trocar as imagens e as tiras de papel com as características. Ao receberem as novas imagens, o grupo deverá associar as tiras de papel com as características aos objetos das imagens.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Todos os dias pela manhã Maurício vai a pé para a escola. Nesta semana percebeu que na ida a sua sombra está bem à sua frente. Quando voltou para casa, às três horas da tarde, notou que a sombra também ia bem à sua frente. A figura mostra a casa do Maurício vista de cima.

a) Qual a explicação para essa observação de Maurício?

b) Ao sair de casa pela manhã, que direção Maurício tem que tomar para chegar à escola?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão associou as posições das sombras à posição do Sol. Possibilidade de resposta correta: a) “Se pela manhã a sombra estava na frente, é porque o Sol estava atrás dele. Assim, o leste está atrás dele e o oeste está na frente. Na volta, já no meio da tarde, se a sombra está na frente é porque o Sol está atrás, assim, o oeste está atrás.”; b) “A escola do Maurício fica em direção ao Oeste.”.

50% O aluno associou corretamente o movimento do Maurício em direção ao oeste, mas não explicou o porquê. Pode também ter indicado a direção errada da escola de Maurício.

0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode montar um relógio de sol junto com os alunos. Os alunos devem escolher um local adequado (com boa incidência solar), produzir um gnômon e descobrir a direção oesteleste com esse método.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Algumas substâncias foram misturadas de acordo com a figura a seguir.

Sobre essas misturas, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Dentro do recipiente A existe apenas uma mistura homogênea, pois o sal e a areia se dissolvem na água, formando uma única fase.

II. Dentro do recipiente B existe uma mistura heterogênea: o óleo flutua sobre a água, assim como o petróleo flutua sobre a água do mar.

III. Dentro do recipiente C existe uma mistura heterogênea, pois o álcool e a água não se misturam.

É correto apenas o que se afirma em:



( a )

II e III.

( b )

I e II.

( c )

I.

( d )

II.

Resposta:

Objeto de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas

Habilidade (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 11

Justificativas Resposta: D

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que no recipiente C há uma mistura homogênea, pois o álcool e a água se misturam.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que no recipiente A há uma mistura heterogênea, pois, embora o sal se dissolva na água, a areia não se mistura, formando uma outra fase no sistema e caracterizando uma mistura heterogênea.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que no recipiente A há uma mistura heterogênea, pois, embora o sal se dissolva na água, a areia não se mistura, formando uma outra fase no sistema e caracterizando uma mistura heterogênea. Esse estudante também não reconhece a mistura de água e óleo como heterogênea.

d O estudante compreendeu a diferença de misturas homogêneas e heterogêneas e as classificou corretamente. No recipiente A há uma mistura heterogênea, pois a areia não se dissolve na solução de água com sal, havendo formação de duas fases distintas; no recipiente B há uma mistura heterogênea, pois o óleo é insolúvel em água, havendo formação de duas fases distintas, e no recipiente C há uma mistura homogênea, pois o álcool e a água se misturam.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que erra essa questão não compreende a diferença entre mistura homogênea e heterogênea e/ou não consegue identificar esses tipos de mistura em ilustrações. O professor pode fazer uma atividade demonstrativa de misturas homogêneas e heterogêneas, levando, para a sala de aula ou para o laboratório de Ciências, diferentes materiais (água, sal de cozinha, areia, óleo, açúcar, álcool, etc.) e alguns recipientes transparentes. Os alunos devem sugerir misturas e criar hipóteses sobre como elas serão classificadas. Ao final, os estudantes deverão desenhar as misturas feitas pelo professor, verificando se suas hipóteses estavam corretas. Para demonstrar que as misturas heterogêneas podem ser formadas por um número maior de fases (além de apenas duas), o professor pode criar uma ”torre de líquidos”. Para isso, deve providenciar e levar, para a sala de aula, uma proveta ou uma garrafa PET transparente, glucose de milho, detergente colorido, água com corante ou suco (em pó), óleo e álcool com corante. As substâncias devem ser colocadas na proveta/garrafa nessa ordem, formando uma mistura heterogênea com 5 fases distintas.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Durante uma aula de Ciências, um professor citou estas três situações:

I. No funcionamento de um automóvel, parte da energia térmica da queima do combustível é transformada em trabalho.

II. Em uma máquina a vapor, a água recebe calor da fonte de aquecimento e passa para o estado gasoso.

III. O resfriamento de uma bebida ocorre pela transferência de calor do gelo para a bebida.

De acordo com as leis da Termodinâmica, estão corretas apenas as situações:



( a )

I e II. 

( b )

I e III. 

( c )

II e III. 

( d )

I, II e III.

Resposta:

Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9

Justificativa Resposta: A

a. O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que, de acordo com as leis da Termodinâmica, as situações I e II estão corretas e que a situação III está incorreta, pois a transferência de energia ocorre do corpo mais quente para o corpo mais frio, e assim a bebida perde calor para o gelo, e não o oposto.

b. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a água de uma máquina a vapor recebe calor de uma fonte de aquecimento, tornando-se vapor, e também não percebeu que a situação III está incorreta, uma vez que não ocorre transferência de calor do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.

c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a situação I está correta, já que parte da energia térmica da queima do combustível é transformada em trabalho. Além disso, não compreendeu que a situação III está incorreta, uma vez que não ocorre transferência de calor do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.

d. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a situação III está incorreta, pois não ocorre transferência de calor do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão tiveram dificuldade para avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico no funcionamento de máquinas térmicas. Com o intuito de reforçar esse conteúdo, o professor pode relembrar com a turma o conceito de equilíbrio termodinâmico e o funcionamento das máquinas térmicas e pedir aos estudantes que tentem identificar situações cotidianas ou propostas de experimentos que utilizem os mesmos princípios. Em seguida, na sala de aula, o professor pode anotar, no quadro, os exemplos citados pelos estudantes e pedir que expliquem como as situações estão relacionadas com o equilíbrio termodinâmico.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe as sombras abaixo.

Por que as sombras são diferentes em tamanho e posição?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100%. O aluno compreende a movimentação da Terra ao redor do Sol, descrevendo o movimento aparente dele. Em sua reposta, descreve que o Sol parece se mover no céu e sua posição sobre os objetos ou pessoas modifica suas sombras: durante a manhã e a tarde as sombras são maiores e ao meio-dia quase não se observam sombras.

50%. O aluno menciona que a posição do Sol interfere na formação das sombras, mas não elabora uma resposta completa e não cita o movimento aparente do Sol no céu.

0%. O aluno não registra nenhuma informação correta que relacione a posição do Sol com a formação das sombras.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Heloísa sentou debaixo da sombra de uma árvore às 10 horas, para ler um livro.

Ao meio-dia, ela observou que a sombra dessa árvore estava maior ou menor do que às 10 horas? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento do Sol no céu

Habilidade (BNCC) (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de Correção

100% O aluno compreende que a sombra da árvore será menor ao meio-dia e explicou corretamente o porquê. Uma possibilidade de resposta correta: “A sombra da árvore estará menor ao meio-dia porque nesse horário o Sol está mais alto no céu.”.

50% O aluno escreveu apenas que a sombra será menor ao meio-dia, mas não explicou o porquê ou vice-versa.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos observem o tamanho da sombra de diferentes objetos encontrados na escola (como mesas, bancos, brinquedos do parquinho, etc.) ao longo dos horários de aula. No fim do dia de aula, o professor pode construir, junto com os alunos, uma conclusão sobre a influência das posições do Sol sobre o tamanho das sombras dos objetos observados.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas