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Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Veja a imagem.

Observe a sombra da árvore. Sabendo que o norte está à frente da pessoa que tirou a foto, em qual período do dia a foto foi tirada: de manhã ou à tarde? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão identificou o período em que a foto foi tirada e justificou a resposta. Possibilidade de resposta correta: “A foto foi tirada no período da tarde, pois a sombra da árvore está voltada para o lado leste e isso significa que o Sol está no lado oeste.”.

50% O aluno identificou a posição da sombra em relação aos pontos cardeais e a associou à posição do Sol no período da tarde, mas não explicou o motivo e/ou elaborou respostas incompletas (exemplo de resposta: “À tarde.”).

0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode desenhar ou colocar uma bússola no chão da sala de aula e pedir aos alunos que indiquem a posição da sombra dos objetos durante a manhã e à tarde.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo mostra uma flauta de pã, instrumento musical formado por vários tubos de madeira com diferentes comprimentos.

a) Como é possível produzir sons com esse instrumento?

b) Por que é importante que os tubos de madeira desse instrumento tenham diferentes comprimentos?

Resposta:

Objeto de conhecimento Produção de som Habilidade

(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno escreveu que é possível produzir sons com esse instrumento soprando os tubos de madeira e que a diferença no comprimento desses tubos é importante porque permite produzir diferentes tipos de sons.

50% O aluno escreveu que é possível produzir sons com esse instrumento soprando os tubos de madeira, mas não explicou por que é importante que os tubos de madeira desse instrumento tenham diferentes comprimentos.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar materiais recicláveis para os alunos produzirem um instrumento semelhante a uma flauta de pã. Em seguida, ao tocarem a flauta, eles perceberão a importância de os tubos terem comprimentos diferentes. Selecionar previamente a sucata que será apresentada aos alunos. Os objetos que serão manipulados por eles devem ter sido higienizados e não oferecer risco à segurança.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Observe o esquema a seguir.

O esquema acima é um exemplo de como o equilíbrio termodinâmico interfere na manutenção da vida na Terra. Esse processo é conhecido como fluxo de:



( a )

calor entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a transferência da energia térmica gerada pelo Sol para os níveis tróficos do ecossistema. 

( b )

energia entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a transformação e a conservação da energia no ecossistema. 

( c )

matéria entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a reciclagem constante de substâncias orgânicas no ecossistema. 

( d )

biomassa entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, havendo a destruição de matéria pelos organismos decompositores.

Resposta:

Objeto de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9

Justificativa Resposta: B

a. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema não representa o fluxo de calor entre os níveis tróficos e que não há geração de energia pelo Sol, e sim transformação de energia química em energia térmica.

b. O estudante compreendeu que o esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos e que, de acordo com a primeira lei da Termodinâmica, a energia não é criada nem destruída, e sim transformada.

c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema não representa o fluxo de matéria entre os níveis tróficos, já que não há transferência de matéria do Sol para os produtores.

d. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema não representa o fluxo de biomassa entre os níveis tróficos e que não ocorre transferência de biomassa entre o Sol e os produtores. Além disso, não há destruição de matéria pelos organismos decompositores.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram este item provavelmente tiveram dificuldade em compreender a relação entre os conceitos das leis da Termodinâmica com o fluxo de energia entre os seres vivos. Para demonstrar aos estudantes as leis da Termodinâmica em sistemas vivos, procure levar para a aula uma planta cultivada em frasco de vidro e avaliar as trocas de energia. Faça perguntas como: “De onde vem a energia? Como pode ser perdida a energia das plantas?”. Procure enfatizar para os estudantes que as trocas de calor e energia seguem as leis da Termodinâmica; lembre a eles que o sistema é aberto, mas há conservação da energia total.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Para facilitar seus estudos, um estudante organizou um quadro sobre fontes de energia e algumas de suas características que lhe chamaram a atenção.

Os termos que substituem corretamente X, Y e Z no quadro são:



( a )

X: Energia hídrica; Y: Energia eólica; Z: Energia solar.

( b )

X: Energia hídrica; Y: Energia solar; Z: Energia de biomassa. 

( c )

X: Combustíveis fósseis; Y: Energia eólica; Z: Energia solar.

( d )

X: Combustíveis fósseis; Y: Energia solar; Z: Energia eólica. 

( e )

X: Energia das marés; Y: Energia eólica; Z: Energia geotérmica.

Resposta:

Objeto de conhecimento Fontes e tipos de energia

Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa classificou, equivocadamente, a energia hídrica como uma fonte não renovável e poluente (é importante salientar também que energia não é um combustível e, portanto, não pode ser queimada) e não compreendeu as características das energias renováveis eólica e solar.

b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a energia solar é renovável e pode ser usada na forma de energia térmica ou energia fotovoltaica; porém, classificou equivocadamente a energia hídrica como uma fonte não renovável e poluente (é importante salientar também que energia não é um combustível e, portanto, não pode ser queimada), e a energia de biomassa como uma fonte que gera poluição sonora e pode matar aves.

c O estudante que selecionou esta alternativa identificou corretamente os combustíveis fósseis como não renováveis, cuja queima gera poluição atmosférica e aumento do aquecimento global, mas, de forma equivocada, atribuiu à energia eólica características da energia solar, e vice-versa.

d O estudante que selecionou esta alternativa classificou corretamente os combustíveis fósseis como poluentes e não renováveis; a energia solar como renovável e que pode ser utilizada nas residências para gerar energia térmica e elétrica; e a energia eólica como renovável, geradora de poluição sonora e de riscos para as aves.

e O estudante que selecionou esta alternativa classificou, equivocadamente, a energia das marés como não renovável e poluente (é importante salientar também que energia não é um combustível e, portanto, não pode ser queimada), atribuiu à energia eólica características da energia solar e atribuiu à energia geotérmica características da eólica.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não classificaram corretamente as fontes de energia renováveis e não renováveis e não compreenderam as características de cada uma delas. Com o intuito de sanar as eventuais dúvidas persistentes sobre o tema, o professor pode dividir a turma em grupos de 5 estudantes e solicitar que cada um pesquise as principais fontes de energia usadas em diferentes países(Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Japão etc.). Os grupos devem apontar se o país utiliza fontes de energia renováveis ou não renováveis como principal fonte energética, quais as características de cada uma delas e quais as consequências do emprego dessas fontes para o planeta.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

Veja as peças de roupa a seguir.

Qual conjunto de roupa, de camiseta e calça, você escolheria para usar em um dia de sol e calor? Por que essa foi a sua escolha?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor

Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100%. O aluno escolhe a blusa branca e a calça jeans, e explica em sua resposta que as superfícies claras absorvem menos o calor e são mais recomendadas em dias quentes.

80%. O aluno escolhe as duas peças claras, corretamente, mas não consegue estabelecer relação entre a sua escolha e o fato de as superfícies claras absorverem a luz solar de maneira diferente das superfícies escuras.

50%. O aluno escolhe apenas uma peça de roupa correta (blusa branca e calça preta ou blusa preta e calça jeans), demonstrando que não compreende o efeito da radiação solar em diferentes superfícies.

0%. O aluno não escolhe nenhuma das combinações de peças corretamente, demonstrando não ter compreendido o assunto que está sendo abordado no enunciado.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E ESCREVA O PERÍODO DO DIA NO QUAL ELAS FORAM RETRATADAS: MANHÃ, TARDE OU NOITE.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo

Habilidade (BNCC) (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100%. O aluno consegue identificar o período do dia no qual cada umas das fotografias foi tirada: noite, tarde e manhã.

50%. O aluno consegue identificar o período noturno, porém pode confundir o período da tarde e o da manhã.

0%. O aluno não consegue identificar os períodos do dia.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

As férias começaram e Luiz vai brincar no parque com seus amigos. Na hora de escolher a roupa, ele ficou em dúvida sobre qual dos dois conjuntos de roupa, mostrados na figura, deveria usar.

Qual dos conjuntos de roupa Luiz deve usar para não sentir muito calor? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor

Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).

Tipo de questão Aberta

Unidade 9

Grade de Correção

100% O aluno escreveu que o conjunto de roupa 1 é o mais adequado para usar no parque porque absorve menos radiação solar. Possibilidades de respostas corretas: (1) “Luiz deve escolher o conjunto 1, que esquenta menos que o conjunto 2.”; (2) “Luiz deve escolher o conjunto 1 para ir ao parque, porque ele absorve menos radiação solar.”.

50% O aluno compreendeu que o conjunto 1 é o mais adequado para ir ao parque, porém, não soube descrever o motivo.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode distribuir revistas e pedir aos alunos que observem que tipo de roupa as pessoas estão usando nas fotos. Em seguida, pedir aos alunos que comparem as cores, indicando quais roupas devem absorver mais radiação solar e as estações do ano mais adequadas para utilizar cada uma delas.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

O gnômon é um dos instrumentos astronômicos mais antigos construído pelo homem. Os primeiros eram apenas uma vara fincada na vertical, no chão. A sombra dessa vara gerada pelo Sol permitia que as pessoas observassem a passagem do tempo.

É possível determinar os pontos norte e sul com esse instrumento ou somente os pontos leste e oeste? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade (BNCC) (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão identificou que é possível determinar os pontos norte e sul a partir das posições do leste e do oeste. Possibilidade de resposta correta: “É possível determinar os pontos norte e sul com o gnômon, porque, se o leste estiver à direita, o norte estará à frente e o sul atrás.”.

50% O aluno identificou que é possível determinar os pontos norte e sul a partir das posições do leste e do oeste, mas não explicou o motivo e/ou elaborou respostas incompletas. Exemplo de resposta incompleta: “É possível.”.

0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que utilizem objetos escolares como gnômon e identifiquem, de forma aproximada, os pontos cardeais com a luz solar do momento.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Estudantes discutiram impactos ambientais em um debate sobre a Revolução Industrial. O grupo 1 afirmou que os gases produzidos na queima de carvão mineral não contribuíram para aumentar o efeito estufa, mas sim para a chuva ácida. O grupo 2 considerou que a queima de carvão mineral pode contribuir tanto para o efeito estufa quanto para a chuva ácida:

O grupo de estudantes que está correto é:



( a )

o grupo 1, porque os gases liberados na combustão de carvão mineral contribuem para a chuva ácida, mas não para o efeito estufa. 

( b )

o grupo 1, porque a combustão de carvão libera apenas vapor de água, que é inofensivo. 

( c )

o grupo 2, porque os gases liberados na queima do carvão contribuem tanto para o aumento do efeito estufa como para a formação da chuva ácida. 

( d )

o grupo 2, porque a combustão do carvão mineral causa o aumento na emissão dos gases oxigênio e nitrogênio, contribuindo para a intensificação do efeito estufa e da chuva ácida.

Resposta:

Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9

Justificativa Resposta: C

a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o grupo 1 está incorreto, pois os gases emitidos pela queima de carvão contribuíram tanto para a chuva ácida, quanto para a intensificação do efeito estufa.

b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que as máquinas usadas no período da Revolução Industrial emitiam gases relacionados ao efeito estufa, como o gás carbônico, produzido na queima do carvão.

c. O estudante compreendeu que o grupo 2 estava correto, já que a combustão do carvão mineral contribui tanto para a formação de chuva ácida, liberando ácido carbônico e ácido sulfúrico no ambiente, como para a intensificação do efeito estufa, com o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que, apesar de o grupo 2 estar correto, não houve aumento na emissão dos gases oxigênio e nitrogênio. Além disso, esses gases não são considerados gases de efeito estufa.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esse item provavelmente tiveram dificuldade em avaliar problemas socioambientais causados pela produção e pelo uso de materiais e máquinas durante a Revolução Industrial que utilizavam o carvão como combustível. Para desenvolver esta habilidade, o professor pode pedir aos estudantes que, em grupos de até 5 pessoas, façam pesquisas sobre os conceitos de efeito estufa e chuva ácida e os tipos de gases que causam ou intensificam esses processos. Depois da pesquisa, o professor pode reunir os estudantes para uma apresentação, em formato de feira de Ciências, dos dados obtidos.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Os ingredientes necessários para fazer uma massa de pão, como farinha, fermento e ovos, foram misturados e deixados em repouso por alguns minutos.

Para verificar se a massa já estava pronta para ir ao forno, o padeiro colocou uma bolinha de massa em um copo com água e ela afundou. Então, ele deixou a massa em repouso por mais um tempo, repetiu o procedimento e a bolinha flutuou. Ele concluiu então que a massa já podia ser levada ao forno.

As seguintes afirmações foram feitas sobre esse fato:

I. O repouso foi necessário para que o fermento agisse, provocando uma transformação química que produziu gás carbônico, que será responsável pelos furinhos da massa do pão.

II. Na produção do pão, só ocorre transformação química após a massa ser levada ao forno e assada.

III. A mistura da farinha com os ovos, sem a presença do fermento, não constitui uma transformação química.

É correto apenas o que se afirma em:



( a )

I.

( b )

II e III.

( c )

I e III.

( d )

I, II e III.

Resposta:

Objeto de conhecimento Transformações químicas

Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 11

Justificativas Resposta: C

a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que o uso do fermento implica uma transformação química, reconhecida pela produção de gás, mas não compreendeu que a simples mistura de ingredientes sem o fermento não constitui uma transformação química.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que ocorre transformação química, com a liberação de gás carbônico, antes de a massa ir ao forno, devido à ação do fermento. Também não compreendeu que a simples mistura de ingredientes sem o fermento não constitui uma transformação química.

c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que as afirmativas I e III estão corretas, já que o repouso da massa permite a ação do fermento, que promove uma transformação química, produzindo gás carbônico. A expansão desse gás no forno é que forma os furinhos no pão. Além disso, também reconheceu que a simples mistura de ovos com farinha sem o fermento não constitui uma transformação química.

d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que ocorre transformação química, com a liberação de gás carbônico, antes de a massa ir ao forno, devido à ação do fermento.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou esta questão não compreendeu bem as evidências que indicam uma transformação química. Para auxiliar no processo de sedimentação do conceito, o professor pode fazer um experimento que evidencie a transformação química causada pela ação do fermento biológico. Possibilidade de experimento: levar, para a sala de aula, uma garrafa PET pequena, um pouco de água, açúcar e fermento biológico. Para iniciar o experimento, as substâncias devem ser colocadas dentro da garrafa e um balão de festa deve ser preso ao gargalo (ou à boca) da garrafa, amarrado com barbante ou linha. Deve-se esperar alguns minutos para que a reação inicie e que seja possível observar o balão se encher, devido à produção de gás carbônico, além de se sentir o cheiro característico de álcool, ambos resultantes da fermentação: processo em que as leveduras do fermento quebram o açúcar.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe a ilustração abaixo. Ela representa a metamorfose dos sapos. Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.

Quais transformações corporais que acontecem ao longo da vida dos sapos você consegue identificar na ilustração?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 11

Grade de correção

100% O aluno identificou que os sapos nascem de ovos na forma de girinos, não possuem membros para locomoção, têm o corpo alongado e se locomovem nadando. Ao longo do desenvolvimento, formam-se os membros e a cauda do girino desparece, até que, na fase adulta, o sapo não apresenta cauda, possui quatro membros bem desenvolvidos, e a locomoção se dá por meio de saltos.

50% O aluno não descreveu todas as transformações com os sapos representadas na ilustração, somente parte delas.

0% O aluno não listou nenhuma transformação representada na ilustração.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Ana e Carlos resolveram pintar o canil do seu cachorro. Eles têm uma tinta de cor escura e outra de cor clara, mas não sabem qual cor devem usar para que a casa fique mais fresca durante o dia.

Qual das duas cores eles devem usar? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor

Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).

Tipo de questão Aberta

Unidade 9

Grade de Correção

100% O aluno escreveu que Ana e Carlos devem usar a tinta de cor clara para pintar o canil e explicou corretamente o porquê. Uma possibilidade de resposta correta: “Ana e Carlos devem usar a tinta de cor clara para pintar o canil porque esquenta menos com a luz do Sol.”.

50% O aluno compreendeu que a tinta de cor clara é a que deve ser usada, mas não explicou o porquê ou vice-versa.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos levem objetos de cor clara e de cor escura para a sala de aula. Depois, pedir para que eles deixem os objetos expostos ao Sol e, após um tempo, toquem a superfície de cada objeto, com o devido cuidado. Ao final da atividade, o professor pode, junto com os alunos, formular uma conclusão sobre o que foi realizado.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Laura trabalha em uma fábrica e sempre utiliza os objetos mostrados na imagem para a manutenção de sua saúde visual e auditiva.

a) Qual é o nome dos objetos de proteção utilizados por Laura?

b) Como esses objetos ajudam a proteger a visão e a audição?

c) Dê um exemplo de situação em que cada um desses objetos deve ser usado.

Resposta:

Objeto de conhecimento Saúde auditiva e visual

Habilidade (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno escreveu que os objetos de proteção da imagem são os óculos de proteção e o protetor auricular. Os óculos de proteção evitam que partículas causem ferimentos aos olhos, enquanto os protetores auriculares não deixam que as orelhas fiquem expostas ao ruído excessivo do ambiente. Os alunos podem exemplificar diversas situações em que esses objetos podem ser usados, ao manipular roçadeiras, marteletes, na construção civil etc.

50% O aluno identificou corretamente os objetos retratados e explicou como eles ajudam a proteger a visão ou a audição, mas não deu sequer um exemplo de situação em que devem ser usados.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguns objetos que podem ser usados para cuidar da saúde visual e auditiva e, na sequência, discutir com a turma as situações em que esses objetos devem ser usados.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Leia as informações sobre o Sistema Solar e assinale a alternativa correta.



( a )

A força que mantém astros como os planetas, asteroides e cometas girando ao redor do Sol é a força de translação. 

( b )

Marte é um planeta gasoso. 

( c )

O Sistema Solar faz parte da Via Láctea, uma das muitas galáxias que existem no Universo. 

( d )

Urano é um exemplo de planeta que não realiza a rotação. 

( e )

Os corpos menores não têm mobilidade.

Resposta:

Objetos de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica

Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 12

Justificativas Resposta C

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a força que mantém astros como planetas, asteroides e cometas girando ao redor do Sol é a força gravitacional (força da gravidade) e que a translação não é uma força, mas o tipo de movimento que esses astros realizam ao redor do Sol. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que Marte é um planeta rochoso. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que o Sistema Solar faz parte de uma das muitas galáxias que existem no Universo (a Via Láctea). d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que todos os planetas realizam a rotação, inclusive Urano. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os corpos menores, tais como os asteroides, giram em torno do Sol.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não descreveram a composição e a estrutura do Sistema Solar e não compreenderam que ele faz parte de uma das galáxias do Universo. Para retomar o assunto, o professor pode dividir a turma em dez grupos e pedir que cada grupo pesquise informações e imagens sobre um dos temas a seguir: planetas do Sistema Solar, Plutão (um planeta-anão) e corpos menores. Em seguida, o professor pode solicitar que cada grupo faça uma apresentação para os outros colegas, expondo as informações sobre o tema pesquisado. Por fim, a turma pode desenhar a representação esquemática dos planetas e do Sol no Sistema Solar e montar um mural com esse esquema e as imagens e informações sobre os planetas.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

A prefeitura de um município encomendou um estudo sobre as condições ambientais de sua região pois precisa instalar uma estação de geração de energia elétrica. Foram obtidas as seguintes informações:

• O rio que atravessa o município é volumoso, mas não há grandes áreas que poderiam ser alagadas. • Chove muito na região e com frequência o céu fica nublado. • O município está localizado em uma região de muitos ventos. • O município não é banhado pelo mar, nem fica próximo da costa brasileira. • Há uma reserva de carvão mineral nas proximidades que pode ser explorada. 

As autoridades do município e a população desejam que a estação geradora funcione a partir de uma fonte renovável de energia e que não lance gases poluentes na atmosfera.

De acordo com as informações descritas no texto, qual seria a melhor fonte para gerar energia elétrica nesse município?



( a )

A energia solar. 

( b )

A energia eólica. 

( c )

A energia hídrica. 

( d )

A energia das marés. 

( e )

Os combustíveis fósseis.

Resposta:

Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia

Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o município não possui boa iluminação natural, pois as nuvens bloqueiam parte da luz solar que incide sobre a superfície terrestre.

b O estudante compreendeu que a utilização da energia eólica seria a melhor opção, pois é uma fonte de energia renovável, não poluente, e o município está localizado em uma região de muitos ventos.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, apesar da existência de um rio volumoso no município, não há áreas para grandes alagamentos, o que inviabiliza a instalação de uma hidrelétrica.

d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu a impossibilidade de aproveitar a energia das marés pois o município não é banhado pelo mar, nem está próximo da costa brasileira.

e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o carvão é um recurso não renovável e que sua queima polui o ar.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram o tipo de usina mais adequado para determinada região tomando como base as características ambientais locais e as preferências da comunidade. O professor pode dividir a turma em grupos de 4 integrantes e designar a cada equipe um local (cidade, estado ou país) em que determinada fonte de energia (solar, eólica, hídrica, das marés, geotérmica ou de combustíveis fósseis) seja utilizada. Eles devem pesquisar as características ambientais da região que favorecem o uso dessa fonte de energia ou, em certos casos, impõem limitações à sua utilização (como exemplos do segundo caso: um parque eólico destruído por ter sido instalado em região de ventos excessivamente fortes ou uma hidrelétrica que funciona com capacidade muito reduzida por estar em região de relevo quase plano e com rio de pouca vazão). Cada grupo deve apresentar as informações que coletou e a turma pode debater as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem abaixo.

a) A imagem representa várias fotos de um satélite natural ou artificial da Terra?

b) Por que em alguns dias conseguimos ver a Lua toda e em alguns dias apenas uma parte dela?

c) Em qual fase da Lua é mais difícil a sua observação?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua

Habilidade (BNCC) (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão respondeu que a Lua é considerada um satélite natural porque ela não é um objeto produzido pelo ser humano, como os satélites artificiais; a Lua é um corpo celeste que orbita a Terra. Além disso, compreendeu que às vezes observamos apenas parte da face da Lua voltada para a Terra porque ela se movimenta ao redor da Terra, alternando a visualização de sua face iluminada pelo Sol. O aluno compreendeu ainda que durante a Lua Nova é mais difícil observá-la porque nessa fase a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, fazendo com que a face não iluminada da Lua esteja voltada diretamente para a Terra. Nesta fase, ela é visível durante o dia, graças à luz que a Terra reflete e que chega à Lua. Exemplo de respostas corretas: a) “A figura representa a Lua, um satélite natural, que gira em torno do planeta Terra.”; b) “Dependendo da época do mês, observamos a Lua toda ou apenas parte dela porque ela se movimenta ao redor da Terra e, como não possui luz própria, vemos apenas parte de sua face iluminada pelo Sol, dependendo de sua posição.”; c) “Na fase de Lua Nova é mais dificil observar a Lua porque ela passa por nós durante o dia e o lado iluminado pelo Sol não está voltado para a Terra.”.

50% O aluno compreendeu e respondeu corretamente a apenas um dos itens.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que desenhem as quatro fases da Lua, identificando cada uma delas. Além disso, o professor pode exibir para a turma um vídeo mostrando a passagem das fases da Lua de forma acelerada. Explique a eles como é possível, às vezes, ver a Lua Nova durante o dia.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

A) QUAL FOI O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER A CADEIRA E A MESA?

B) ESSE MATERIAL É _______________________________. POR ISSO, SERVE PARA FABRICAR CADEIRAS E MESAS.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Unidade 4

Grade de correção

100%. O aluno comparou as características da mesa e da cadeira das imagens e identificou que ambas foram feitas de madeira e preencheu a lacuna com uma característica correta desse tipo de material. Uma possibilidade de resposta: a) “A cadeira e a mesa são feitas de madeira.” e b) “Esse material é duro. Por isso, serve para fabricar cadeiras e mesas.”.

50%. O aluno comparou as características da mesa e da cadeira das imagens e identificou que ambas foram feitas de madeira, mas não preencheu a lacuna com uma característica correta desse tipo de material. Ou então, o aluno escreveu apenas uma característica do material e não o identificou.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de objetos do material escolar dos alunos, feitos de diferentes materiais (apontadores de metal e de plástico, mochilas de pano e de plástico, etc.). Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para compararem as características dos objetos das imagens com as características do objeto pertencente ao aluno.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Leia a receita de bolo descrita a seguir.

Ingredientes:

• 3 ovos inteiros;

• 100 mL de óleo de girassol;

• 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;

• 1 xícara de aveia;

• 1 colher de sopa de fermento em pó;

• 1 xícara de uva passa sem semente;

• 3 maçãs grandes sem casca.

Modo de preparo:

• Bata no liquidificador todos os ingredientes, com exceção das frutas.

• Misture as frutas à massa.

• Em uma forma untada, despeje a mistura.

• Leve ao forno com temperatura de 180 °C por 30 minutos.

O produto final mencionado no texto representa:



( a )

uma transformação física, pois no processo ocorre apenas a mistura dos ingredientes.

( b )

uma transformação química, evidenciada pelas mudanças na textura, no odor e no sabor do bolo pronto em relação à massa crua.

( c )

uma transformação física, já que no processo houve apenas a mudança de estado físico da massa, que era líquida e se tornou sólida.

( d )

uma transformação química em que apenas as frutas reagem entre si, dando origem a um novo material: o bolo.

Resposta:

Objeto de conhecimento Transformações químicas

Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 11

Justificativas Resposta: B

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os ingredientes do bolo sofrem uma transformação química quando misturados e aquecidos no forno, o que é evidenciado por mudanças nas características da mistura, como textura, odor e sabor.

b O estudante compreendeu que a produção do bolo representa uma transformação química, que tem como evidências, por exemplo, as mudanças nas características da massa, como textura, odor e sabor.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o processo representa uma transformação química e não apenas uma mudança de estado físico da matéria.

d O aluno que selecionou esta alternativa não compreendeu que as frutas não reagem entre si, mas que a mistura dos ingredientes se transforma dentro do forno, com o aumento da temperatura.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou essa questão não compreendeu as evidências que permitem afirmar que, na produção do bolo, ocorreu uma transformação química. Para que esse processo fique mais claro para os estudantes, o professor pode fazer com eles, no laboratório de Ciências ou na cozinha da escola, essa receita ou outra que envolva calor (com uso do forno ou do fogão), para evidenciar as mudanças na textura, no odor e no sabor típicas das transformações químicas. Apenas o professor deve manipular os materiais quentes ou cortantes. Os estudantes não devem mexer no fogão, no forno ou em materiais cortantes. Outra sugestão é propor um processo simplificado de produção de queijo. Para isso, deve-se aquecer 1 litro de leite até a fervura e, em seguida, acrescentar vinagre ou suco de limão até que o leite comece a coalhar. Por fim, os estudantes podem propor métodos para separar o queijo do soro, realizar essa separação, salgar e enformar o queijo produzido. O professor deve atentar para que os estudantes tenham princípios básicos de higiene. Também nessa atividade, os estudantes não devem mexer no fogão, no forno ou em materiais cortantes.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Relacione a segunda coluna com a primeira:

( ) Galáxia                             I. O planeta Terra está inserido nela, que tem esse nome pois parece uma mancha leitosa no céu.

( ) Via Láctea                        II. A soma de tudo o que existe fisicamente.

( ) Sistema Solar                  III. Aglomerado de estrelas, nuvens de gás, poeira e outros corpos celestes.

( ) Universo                           IV. Conjunto formado pelo Sol e por todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional.

A sequência correta da associação da segunda coluna com a primeira, de cima para baixo, é:



( a )

I, III, II, IV. 

( b )

III, I, II, IV. 

( c )

IV, I, III, II. 

( d )

I, III, IV, II. 

( e )

III, I, IV, II.

Resposta:

Objetos de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica

Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 11

Justificativas Resposta E

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu os conceitos de galáxia, Via Láctea, Sistema Solar e Universo e errou todas as associações. b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os conceitos de galáxia e Via Láctea, mas inverteu as definições dos conceitos de Sistema Solar e Universo. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os conceitos de Via Láctea e Universo, mas inverteu as definições dos conceitos de galáxia e Sistema Solar. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os conceitos de Sistema Solar e Universo, mas inverteu as definições de galáxia e Via Láctea. e O estudante compreendeu os conceitos de galáxia, Via Láctea, Sistema Solar e Universo e localizou o Sistema Solar na galáxia Via Láctea, que faz parte do Universo.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam a composição e a estrutura do Sistema Solar, nem o localizaram na galáxia Via Láctea, que, assim como bilhões de outras, faz parte do Universo. Para elucidar as dúvidas, o professor pode pedir que os estudantes construam um modelo para representar a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas e corpos menores). Em seguida, o professor pode pedir que os estudantes consultem uma representação da localização do Sistema Solar na Via Láctea e perguntar se existem outras galáxias além da Via Láctea. Por fim, os estudantes devem refletir sobre o significado do conceito de Universo.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Veja nos quadros algumas características gerais sobre a alimentação dos animais. Em seguida, selecione aquelas que são importantes para os grupos de animais listados na tabela e escreva-as na coluna correspondente.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 12

Grade de correção

100% O aluno identificou corretamente as características sobre alimentação específicas de cada grupo de animal apresentado na tabela: Aves: Bico que ajuda a capturar outros animais ou a segurar frutos e sementes; Primatas: Mãos habilidosas que ajudam a segurar o alimento e levá-lo à boca; Insetos: Antenas que auxiliam na percepção do ambiente e na obtenção de alimento; Anfíbios: Língua comprida, o que auxilia na captura de outros animais.

50% O aluno não identificou a maioria das características e cometeu mais de quatro erros ao preencher a tabela.

0% O aluno não identificou as características de cada grupo de animal.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe a fotografia abaixo.

a) Que tipo de local a imagem retrata?

b) Esse local é adequado para despejar lixo? Justifique.

Resposta:

Objeto de conhecimento Necessidade de saneamento básico

Habilidade Conhecer as formas de tratamento e de destino do lixo.

Tipo de questão Aberta

Unidade 7

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente que o local retratado na figura, o lixão, não representa um local adequado para o depósito de lixo. Exemplo de resposta correta: a) “O local retratado é um lixão.”; b) “O lixão não é um local adequado para despejar lixo. Isso porque tanto o solo como os lençóis freáticos sofrem contaminação.”.

50% O aluno identificou corretamente que a figura representa o lixão e que este não é um local adequado para o destino de lixo, no entanto, ele não explicou os motivos pelos quais o lixão não é um local adequado para o descarte.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que pesquisem sobre o destino do lixo no local onde eles vivem. Além disso, pode-se discutir com os alunos a respeito da coleta seletiva de lixo e como isso afeta os locais para os quais o lixo é destinado.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Imagine que sua turma está organizando um teatro de fantoches e que você será o responsável pela produção dos sons.

Em determinada cena, é preciso fazer o som da chuva caindo, com trovões ao fundo, e o som do galope de um cavalo.

a) Quais objetos ou materiais você utilizaria para imitar os sons da chuva, do trovão e do galope do cavalo?

b) De que forma você usaria cada um desses objetos ou materiais para produzir esses sons?

Resposta:

Objeto de conhecimento Produção de som

Habilidade (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno escreveu maneiras plausíveis de produzir cada um desses sons. Resposta possível: O som da chuva pode ser produzido com estalos de vários dedos. O som do trovão pode ser produzido com uma forte batida em um material metálico ou em uma folha de cartolina. O som do galope do cavalo pode ser feito com o barulho de palmas ou com o choque periódico entre dois objetos sólidos, como dois pedaços de madeira.

50% O aluno indicou como produzir apenas um ou dois sons da cena do teatro de fantoches.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que discutam entre si, em grupos, métodos de produção de sons comuns em um teatro, utilizando alguns materiais disponíveis na escola. Eles podem descobrir os sons por experimentação e testes (ao fazerem ”bater” diferentes materiais uns contra os outros, por exemplo).

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

A) OS BRINQUEDOS FORAM FEITOS COM O MESMO TIPO DE MATERIAL?

(   ) SIM (   ) NÃO

B) O BONECO FOI FEITO DE __________________________ E O PALHAÇO FOI FEITO DE _____________________________.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Unidade 4

Grade de correção

100%. O aluno identificou que os brinquedos mostrados na imagem foram feitos com materiais diferentes assinalando a opção “sim” e preencheu as lacunas com os materiais dos quais esses brinquedos foram feitos. Resposta correta no item b: O boneco foi feito de plástico e o palhaço foi feito de tecido.

50%. O aluno identificou que os brinquedos mostrados na imagem foram feitos com materiais diferentes assinalando a opção “sim”, mas não preencheu as lacunas com os materiais dos quais esses brinquedos foram feitos ou vice-versa.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula brinquedos variados, feitos com diferentes tipos de materiais (bola de gude e de borracha; bonecas de pano e de plástico; etc.) e pedir que os alunos separem os brinquedos em grupos de acordo com características semelhantes. Em seguida, o professor pode pedir para os alunos explicarem como eles definiram os grupos.

Teláris - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Em uma usina termelétrica, a queima de combustíveis fósseis aquece a água e seu vapor gerado impulsiona a turbina da usina, que está conectada diretamente ao gerador elétrico. Em uma usina hidrelétrica, suas turbinas, conectadas também aos geradores elétricos, giram impulsionadas pela queda da água do rio. Já em uma usina eólica, o vento faz com que a hélice da usina se movimente e acione o gerador elétrico.

Qual característica é comum aos três tipos de usinas citadas no texto?



( a )

A utilização de fontes renováveis para geração de energia elétrica. 

( b )

A liberação de gases que contribuem para a intensificação do efeito estufa. 

( c )

O alagamento de grandes áreas para a instalação e o funcionamento da usina. 

( d )

A energia elétrica produzida é utilizada na iluminação de vias e espaços públicos. 

( e )

A emissão de gases que podem se combinar com o vapor de água do ar e formar a chuva ácida.

Resposta:

Objetos de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia

Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 9

Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as termelétricas utilizam combustíveis fósseis, uma fonte de energia não renovável.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as usinas eólicas não lançam na atmosfera gases que intensificam o efeito estufa. Embora as hidrelétricas não utilizem combustíveis fósseis, se a vegetação da área do reservatório não for retirada antes do alagamento, pode haver decomposição da matéria orgânica e produção de gás metano, de efeito estufa.

c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que uma característica exclusiva das usinas hidrelétricas é o alagamento de uma grande área para sua instalação e funcionamento.

d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que todas as usinas citadas geram energia elétrica, que pode ser distribuída aos municípios e usada para iluminar vias e espaços públicos.

e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os gases que formam a chuva ácida são produzidos e liberados quando há queima de carvão ou petróleo e seus derivados, combustíveis utilizados somente nas termelétricas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram nem compararam as características das diferentes usinas de geração de energia elétrica e não avaliaram os benefícios e os impactos socioambientais que elas causam. Para retomar o tema, o professor pode dividir a turma em grupos de 6 integrantes e pedir que cada grupo faça um desenho que represente a geração de energia em uma das três usinas (termelétrica, eólica e hidrelétrica) e a distribuição da energia a casas, empresas, vias públicas e estabelecimentos rurais de um município. Nos desenhos, devem indicar a fonte da energia (combustível fóssil, vento ou água), se o recurso é renovável ou não e se a usina gera poluição ambiental.

Teláris - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Analise as afirmações abaixo sobre o ciclo evolutivo do Sol.

I. A vida na Terra será pouco afetada quando o Sol se transformar em gigante vermelha.

II. Após se transformar em anã branca, o Sol dará origem a uma explosão de supernova.

III. Quando se transformar em gigante vermelha, o Sol aumentará seu diâmetro de 100 a 200 vezes.

IV. O Sol foi formado a partir da fusão de núcleos de átomos de hidrogênio, formando o átomo de hélio e liberando grande quantidade de energia.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):



( a )

III. 

( b )

I e III. 

( c )

II e IV. 

( d )

III e IV. 

( e )

IV.

Resposta:

Objetos de conhecimento Ordem de grandeza astronômica Evolução estelar

Habilidade (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 11

Justificativas Resposta D

a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a afirmativa III está correta, mas não considerou que a afirmativa IV também está correta. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmação I está incorreta, uma vez que quando o Sol se transformar em gigante vermelha, a água líquida da Terra irá evaporar com o calor impossibilitando a presença de vida nos parâmetros conhecidos até hoje. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmação está incorreta, uma vez que a explosão de supernovas ocorre apenas com estrelas que possuem massa quatro vezes maior que a do Sol, e esse processo ocorre depois que elas originam gigantes vermelhas. d O estudante conseguiu analisar corretamente todas as alternativas relacionadas ao ciclo evolutivo do Sol e compreendeu que as alternativas III e IV estão corretas. e O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a afirmação IV está correta, mas não considerou que a afirmação III também está correta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta. O professor pode pedir que os estudantes se organizem em equipes com 5 integrantes e façam uma pesquisa sobre a origem e a evolução das estrelas, com foco no Sol. Em seguida, a turma pode montar um mural coletivo com imagens das etapas do ciclo evolutivo do Sol e as implicações de cada etapa para o planeta Terra.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem abaixo.

De acordo com a imagem, qual estação do ano está ocorrendo no hemisfério norte? Após seis meses, qual será a estação do ano nesse mesmo hemisfério?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Habilidade (BNCC) (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

Tipo de questão Aberta

Unidade 9

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente as estações do ano no hemisfério norte. Possibilidade de resposta correta: “É verão no hemisfério norte e após seis meses será inverno.”.

50% O aluno identificou corretamente a estação do ano no hemisfério norte na imagem, mas não identificou a estação após seis meses e/ou elaborou respostas incompletas. Exemplo de resposta incompleta: “É verão no hemisfério norte.”.

0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar imagens de diferentes países em uma mesma época do ano (por exemplo, janeiro no hemisfério norte e no sul), mostrando a diferença das estações de acordo com a posição dos países na Terra.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe o calendário lunar do mês de novembro.

a) De acordo com o calendário acima, quantas fases diferentes da Lua observamos no período de um mês?

b) Escreva a fase da Lua que é possível observar no céu em cada uma das datas a seguir:

1 de março:

9 de março:

17 de março:

24 de março:

31 de março:

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua

Habilidade (BNCC) (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Tipo de questão Aberta

Unidade 8

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que no período de um mês ocorrem muitas fases da Lua, mas quatro dessas fases lunares recebem nomes especiais. Exemplo de respostas corretas: a) “No período de um mês podemos observar quatro fases principais da Lua.”; b) “1 de março: Lua cheia; 9 de março: Lua minguante; 17 de março: Lua nova; 24 de março: Lua crescente; 31 de março: Lua cheia.”.

50% O aluno compreendeu que no período de um mês ocorrem quatro fases da Lua que recebem nomes especiais, porém não relacionou as datas com as fases da Lua indicadas no calendário.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula exemplos de atividades humanas que são influenciadas ou organizadas de acordo com as fases da Lua, como a pesca. Os nomes dessas quatro fases não correspondem ao total de fases da Lua. Eles correspondem a instantes de mudança de um aspecto para outro, mas a cada instante a Lua está em uma fase diferente

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM.

A) QUAL FOI O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER OS BARQUINHOS?

B) ESCREVA O NOME DE OUTRO OBJETO QUE TAMBÉM PODE SER FEITO COM ESSE MESMO MATERIAL.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Unidade 4

Grade de correção

100%. O aluno identificou o material com o qual os barquinhos mostrados na imagem foram feitos e escreveu outro objeto que é feito com esse mesmo material. Uma possibilidade de resposta: a) “Os barquinhos foram feitos com papel.” e b) “O caderno.”.

50%. O aluno identificou o material com o qual os barquinhos mostrados na imagem foram feitos, mas não escreveu outro objeto que também é feito com esse mesmo material ou vice-versa.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode escrever em etiquetas algumas características de diversos materiais (leve, macio, liso, etc.) e entregar aos alunos diferentes objetos (como caneta, caderno, tesoura, etc.). Em seguida, o professor pode pedir aos alunos que relacionem cada objeto com as características escritas nas etiquetas e citem outros objetos com as mesmas características.

Teláris - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

As figuras a seguir representam uma das transformações que ocorreram nos meios de transporte ao longo do tempo.

Em relação a essa transformação é correto afirmar:



( a )

O motor a vapor foi substituído pelo motor de combustão interna. 

( b )

O combustível fóssil foi substituído por um combustível renovável. 

( c )

O sistema empregado na locomotiva deixou de ser utilizado. 

( d )

A poluição do ar diminuiu com a utilização do caminhão como meio de transporte.

Resposta:

Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9

Justificativa Resposta: A

a. O estudante compreendeu que as figuras representam uma transformação nos meios de transporte na qual o motor a vapor utilizado nas locomotivas foi substituído pelo motor de combustão interna, presente nos caminhões.

b. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o carvão utilizado nas locomotivas a vapor foi substituído por derivados do petróleo, nos motores de combustão interna, e que ambos os combustíveis são fósseis.

c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, apesar do desenvolvimento dos motores de combustão interna, o motor a vapor continuou a ser utilizado em algumas máquinas térmicas.

d. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a utilização dos motores de combustão interna não contribuiu para a diminuição da poluição do ar, pois esse tipo de motor também emite gases poluentes na queima do combustível.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esse item provavelmente tiveram dificuldade em avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pelo uso de diferentes combustíveis e máquinas térmicas ao longo dos anos. O professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, façam uma pesquisa sobre questões econômicas e problemas socioambientais causados pela primeira e pela segunda etapas da Revolução Industrial. Em seguida, os estudantes devem relacionar essas questões à substituição da máquina a vapor pelo motor de combustão interna e indicar as vantagens e desvantagens dessa substituição. Os resultados da pesquisa podem ser apresentados em feiras de Ciências.

Teláris - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Nos garimpos, para separar o ouro da areia, uma corrente de água passa por uma espécie de rampa ou por uma bacia, fazendo com que as partículas de areia, menos densas, sejam arrastadas pela água. O ouro, por ser mais denso, fica depositado no fundo. Qual o método de separação de misturas narrado no texto?



( a )

Decantação, que permite separar misturas heterogêneas de dois sólidos.

( b )

Filtração, que utiliza um filtro para separar sólidos de tamanhos diferentes.

( c )

Levigação, que utiliza corrente de água para separar sólidos de densidades diferentes.

( d )

Dissolução fracionada, que permite separar sólidos de diferentes solubilidades em água.

Resposta:

Objeto de conhecimento Separação de materiais

Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 11

Justificativas Resposta: C

a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a decantação não é um método de separação de misturas heterogêneas de dois sólidos, mas sim de misturas de líquidos ou de misturas entre sólidos e líquidos. Dessa forma, a decantação não seria adequada para separar o ouro da areia.

b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a filtração não é um método adequado para separar dois sólidos, e sim um sólido de um líquido.

c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que um método de separação de misturas adequado para separar sólidos de densidades diferentes, como a areia e o ouro, pode ser a levigação, que utiliza uma corrente de água para arrastar o sólido menos denso (areia) e recuperar o sólido mais denso (ouro), que fica depositado no fundo.

d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a dissolução fracionada é um método de separação inadequado nesse caso, pois tanto a areia quanto o ouro são insolúveis em água.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que errou essa questão não consegue selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos e, provavelmente, não compreendeu como ocorre o processo de separação de sólidos de densidades diferentes utilizando a levigação. Para esclarecer possíveis dúvidas e facilitar a visualização do método de separação por levigação, o professor pode levar para a escola um balde, uma canaleta, uma mangueira e uma mistura de folhas e pedras. A atividade pode ser feita no pátio ou em alguma outra área externa da escola. Para isso, deve colocar a mistura das folhas e pedras dentro da canaleta, o balde em uma das extremidades e passar uma corrente de água a partir da outra extremidade, com o auxílio da mangueira ou de um outro balde cheio de água. As folhas serão arrastadas pela água até o balde vazio, e as pedras, por serem mais densas, tendem a permanecer na canaleta. Também é possível demonstrar para os estudantes outras formas de separação de misturas, como a destilação fracionada, usada para separar uma mistura de açúcar e areia, por exemplo; a filtração, utilizada para separar o café do pó; e a decantação, para separar água e areia.

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