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Embora de origem incerta, o doce de leite é bastante comum em algumas regiões do Brasil, como Minas Gerais. Em seu preparo, leite e açúcar são colocados em uma panela e levados ao fogo por muito tempo, devendo-se mexê-los constantemente, até que cheguem à consistência correta.
O que acontece com o leite e o açúcar enquanto estão no fogo?
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade BNCC (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou a questão foi capaz de elaborar uma resposta completa, relatando que a água presente no leite e no açúcar é evaporada durante o aquecimento e, por isso, a textura da mistura se altera de maneira irreversível, dando-lhe a consistência típica do doce de leite.
50% O aluno foi capaz de perceber a mudança de textura gerada com o aquecimento, mas não elaborou uma resposta completa que relacionasse a evaporação da água com a mudança de textura da mistura.
0% O aluno não foi capaz de perceber que o aquecimento provoca a evaporação da água presente no leite e no açúcar, causando uma transformação irreversível na consistência da mistura.
O destino do lixo é um dos maiores problemas da sociedade. Uma das soluções indicadas para esse problema se baseia no princípio dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
a) Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
( 1 ) Reduzir ( 2 ) Reutilizar ( 3 ) Reciclar
( ) Aproveita materiais já usados para produzir novos objetos. ( ) É a segunda etapa do processo. ( ) É a etapa mais popular e conhecida do processo. ( ) Procura diminuir a geração de resíduos e o consumo e evitar o desperdício. ( ) Propõe novos usos para um mesmo objeto. ( ) É a primeira e principal etapa dos princípios dos 3Rs. ( ) Seu objetivo é utilizar o máximo possível os objetos antes de descartá-los. ( ) Traz benefícios tanto para a vida pessoal (como a economia de dinheiro) como para o meio ambiente (por economizar recursos). ( ) Separa e envia materiais para centros especializados.
b) Dê um exemplo de atitude que representa cada um dos 3Rs.
Objeto de conhecimento (BNCC) Consumo consciente e reciclagem
Habilidade BNCC (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão associou corretamente toda a segunda coluna de acordo com a primeira e escreveu corretamente um exemplo de cada um dos 3Rs. Uma possibilidade de resposta: (2) Aproveita materiais já usados para produzir novos objetos. (2) É a segunda etapa do processo. (3) É a etapa mais popular e conhecida do processo. (1) Procura diminuir a geração de resíduos e o consumo e evitar o desperdício. (3) Propõe novos usos para um mesmo objeto. (1) É a primeira e principal etapa dos princípios dos 3Rs. (2) Seu objetivo é utilizar o máximo possível os objetos antes de descartá-los. (1) Traz benefícios tanto para a vida pessoal (como a economia de dinheiro) como para o meio ambiente (por economizar recursos). (3) Separa e envia materiais para centros especializados. “Como exemplo de atitude que representa reduzir, podemos utilizar pilhas recarregáveis. Como exemplo de atitude que representa reutilizar, podemos reutilizar embalagens em geral. Como exemplo de atitude que representa reciclar, podemos separar o lixo reciclável (como latas de alumínio) e levar para as usinas de reciclagem.
80% O aluno associou corretamente apenas seis alternativas da coluna e citou os exemplos dos 3Rs, ou associou corretamente toda a segunda coluna de acordo com a primeira, porém exemplificou apenas um dos 3Rs.
50% O aluno associou corretamente toda a segunda coluna de acordo com a primeira, porém não citou nenhum exemplo dos 3Rs, ou associou corretamente apenas quatro alternativas da coluna e citou os exemplos dos 3Rs.
0% O aluno não associou corretamente a coluna e não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Pedro ouviu na televisão que devemos ter cuidado ao passear com nossos cães em dias muito quentes. O calor pode queimar as patas do animal, dependendo da superfície. Por isso, Pedro decidiu passear com seu cachorro na grama do parque, em vez de ir à rua de pedra.
Pedro tomou a melhor decisão? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de Correção
100% O aluno compreendeu que a grama esquenta menos que a rua de pedra. Uma possibilidade de resposta correta: “Pedro deve andar com seu cachorro na grama, porque ela esquenta menos que a rua de pedra.”.
50% O aluno compreendeu que a grama é a superfície mais adequada, porém não justificou sua resposta ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar os alunos ao pátio e pedir para que eles sintam a temperatura de superfícies diferentes (madeira, grama e plástico) que existem na escola. Ao final desta atividade, pedir para que os alunos façam uma lista com os materiais que ficam mais quentes e os que ficam mais frios quando expostos ao Sol.
Olhar diretamente para o Sol não é adequado, pois pode prejudicar a visão e até causar cegueira.
Vale destacar que o excesso de luz nos ambientes também não é bom para a saúde dos olhos.
Escreva dois cuidados que devemos ter em situações com excesso de luminosidade.
Segundo pesquisas científicas realizadas até o momento, apesar de reunir condições bastante adversas à vida, Marte é o planeta do Sistema Solar com maior chance de abrigar seres vivos.
Assinale a alternativa que indica uma característica de Marte necessária para possibilitar a sobrevivência humana no planeta.
Presença de água líquida.
Tamanho do planeta.
Temperatura muito abaixo de zero.
Pouco oxigênio na atmosfera.
Atmosfera com muito gás carbônico.
Objeto de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Justificativas Resposta A
a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a presença de água no estado líquido é fundamental para a existência de vida da forma como a conhecemos. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o tamanho do planeta Marte não é uma condição necessária para possibilitar a existência de vida em Marte. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que temperatura muito abaixo de zero não é uma característica necessária para possibilitar a existência de vida em Marte. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que pouco oxigênio na atmosfera não é uma característica necessária para possibilitar a existência de vida em Marte. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que atmosfera com muito gás carbônico não é uma característica necessária para possibilitar a existência de vida em Marte.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam quais são as condições necessárias à vida que viabilizam a sobrevivência humana fora da Terra. Como forma de retrabalhar esse tema, o professor pode pedir aos estudantes que formem duplas e justifiquem por que as características mencionadas nessa atividade (temperatura muito abaixo de zero, atmosfera com pouco oxigênio e muito gás carbônico) não são favoráveis à sobrevivência dos seres humanos. Em seguida, o professor pode pedir a eles que pesquisem, em jornais e revistas, reportagens sobre as pesquisas realizadas em Marte e as características do planeta que poderiam viabilizar a sobrevivência de seres vivos.
Leia a manchete a seguir:
“Desmatamento vai aquecer clima do planeta mais que o estimado”
Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.
Qual ação pode minimizar os problemas citados na manchete e restabelecer o equilíbrio ambiental?
Promover o reflorestamento, pois uma floresta em crescimento absorve mais gás carbônico do ar do que elimina pela respiração.
Permitir o corte ilegal de árvores altas.
Combater o desmatamento na Floresta Amazônica, a única floresta sujeita aos efeitos do aquecimento global.
Evitar a utilização de madeira proveniente de reflorestamento, já que é produzida por empresas ilegais.
Retirar os animais que vivem nas florestas e levá-los para um zoológico, onde estarão seguros e livres das consequências do desmatamento.
Objeto de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que o reflorestamento é uma medida adotada para repor áreas de vegetação derrubadas e para conter as mudanças climáticas, já que as plantas retiram da atmosfera um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa (o gás carbônico), além de protegerem o solo da incidência direta do Sol e de manterem o ar úmido por conta da liberação de vapor de água.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o corte ilegal de qualquer árvore deve ser combatido para promover a manutenção das florestas e o equilíbrio climático.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que diversas regiões do planeta estão sujeitas aos efeitos do aquecimento global e que é preciso combater o desmatamento das florestas como um todo, para evitar, por exemplo, aumento no período de seca e redução de chuvas nas áreas desmatadas.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que é preciso dar preferência à utilização de madeira de reflorestamento ou certificada e que as empresas que as produzem seguem a legislação ambiental e manejam suas florestas de acordo com padrões aceitos.
e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que transferir animais silvestres do seu hábitat para um zoológico não freia o desmatamento, além de não ser uma prática adequada do ponto de vista ecológico.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram ações que podem contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental e evitar a intensificação do aquecimento global. Com o intuito de promover o debate sobre questões que buscam contribuir para o equilíbrio ambiental, o professor pode dividir a turma em grupos de 5 integrantes e pedir que pesquisem a evolução do desmatamento no Brasil. Em seguida, eles devem montar apresentações com as informações e imagens obtidas, propondo medidas que podem ser implementadas para frear o desmatamento e reestabelecer o equilíbrio ambiental nas regiões já desmatadas.
OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E CIRCULE OS MESES DAS FÉRIAS ESCOLARES.
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção
100%. O aluno identifica que os meses nos quais ele sai de férias são janeiro, julho e dezembro. A resposta pode variar de acordo com o calendário da escola.
50%. O aluno consegue identificar ao menos um mês no qual não há aulas.
0%. O aluno não identifica os meses nos quais há aulas e os meses em que sai de férias.
Observe os animais representados nas imagens a seguir.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
O que está sendo mostrado nas imagens sobre os modos de reprodução desses animais?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno foi capaz de identificar os modos de reprodução ovíparo e vivíparo e as diferenças entre eles Possibilidades de respostas corretas: (1) “As imagens mostram um animal vivíparo, o ser humano, e um animal ovíparo, o jacaré. Os filhotes dos vivíparos se desenvolvem dentro do corpo da mãe, e os filhotes dos ovíparos se desenvolvem dentro do ovo.”.
50% O aluno foi capaz de identificar os modos de reprodução ovíparo e vivíparo, mas não explicou as diferenças entre eles.
0% O aluno não identificou os modos de reprodução dos animais mostrados nas imagens.
Observe a imagem abaixo:
Como são as estações do ano nas regiões próximas à linha vermelha mostrada na imagem? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Habilidade (BNCC) (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão descreveu como são as estações do ano nas regiões próximas à linha do equador e justificou sua resposta. Possibilidade de reposta correta: “Quase não se percebe diferença entre as estações do ano nas regiões próximas do equador porque nessa região há grande incidência de raios solares durante todo o ano.”.
50% O aluno descreveu como são as estações do ano nas regiões próximas à linha do equador, mas não justificou sua resposta e/ou elaborou respostas incompletas (exemplo de resposta incompleta: “Quase não se percebe diferença entre as estações do ano.”).
0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode simular com os alunos os movimentos de rotação e translação da Terra, usando um globo terrestre e uma lanterna. O professor pode destacar a linha do equador e mostrar que a incidência de luz nessa região é alta durante todo o movimento do globo.
Bruno foi acampar com sua família e, após fazer um almoço para eles, esqueceu uma panela exposta ao Sol durante algumas horas. Sua panela era de metal com cabo de plástico, como mostrado na figura.
Qual parte da panela esquentou mais? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) O Sol como fonte de luz e calor
Habilidade (BNCC) (EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de Correção
100% O aluno escreveu que o metal esquenta mais que o plástico e explicou corretamente o porquê. Possibilidade de resposta correta: “O metal da panela esquentará mais que o cabo, pois o metal esquenta mais rapidamente que o plástico.”.
50% O aluno comparou corretamente os materiais e compreendeu que o metal esquenta mais rapidamente que o plástico, porém não justificou sua resposta ou vice-versa.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar alguns objetos de materiais diferentes (como luvas de borracha ou pano, cabos de plástico, colheres de pau, etc.) e expô-los ao Sol por algum tempo. Em seguida, o professor deve sentir se os objetos não estão excessivamente quentes e pedir então aos alunos que, através do tato, avaliem qual está mais quente e qual está mais frio. Os alunos podem relacionar o objeto que esquentou mais e o que esquentou menos ao material do qual são feitos.
JOAQUIM SEPAROU ALGUNS OBJETOS EM DOIS GRUPOS: OBJETOS QUE NÃO SÃO ATRAÍDOS POR ÍMÃS E OBJETOS ATRAÍDOS POR ÍMÃS. VEJA COMO JOAQUIM FORMOU OS GRUPOS:
CADA GRUPO TEM UM OBJETO ERRADO. AJUDE O JOAQUIM: ESCREVA QUAL OBJETO NÃO ESTÁ NO GRUPO CORRETO:
NO GRUPO DOS OBJETOS NÃO ATRAÍDOS POR ÍMÃS:
NO GRUPO DOS OBJETOS ATRAÍDOS POR ÍMÃS:
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno comparou as características dos objetos e identificou que a colher e a borracha estão no grupos errados. Resposta correta: No grupo dos objetos não atraídos por ímãs – Colher; No grupo dos objetos atraídos por ímãs – Borracha.
50%. O aluno comparou as características do objetos, mas só identificou um objeto que está no grupo errado, o que pode indicar que ele não compreende totalmente quais são os materiais que são ou não atraídos por ímãs.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguns ímãs e diferentes objetos do cotidiano. Em seguida, sugere-se que peça aos alunos que montem uma tabela e organizem os objetos que são atraídos e aqueles que não são atraídos pelo ímã. O professor pode discutir com os alunos quais as características que os objetos atraídos pelo ímã têm em comum.
A foto a seguir mostra a aplicação de um produto sintético em uma lavoura.
A aplicação dessas substâncias na agricultura causou:
o aumento da população de insetos que atacam as plantações, prejudicando a produtividade na agricultura.
apenas a morte de insetos praga, não havendo consequências negativas para o ambiente.
a redução na população de insetos, o que é positivo para o equilíbrio no ambiente.
a maior produção de alimentos, mas ocasionou a seleção de pragas agrícolas cada vez mais resistentes.
Objeto de conhecimento Materiais sintéticos
Habilidade (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 13
Justificativas Resposta: D
a O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os agrotóxicos diminuem a população de insetos que atacam as plantações, permitindo um aumento na produção agrícola.
b O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os agrotóxicos também atingem espécies de insetos não consideradas pragas. Esse estudante também não conseguiu identificar consequências negativas do uso de agrotóxicos para o ambiente.
c O estudante que selecionou essa alternativa não compreende que a redução das populações de insetos causam desequilíbrios no ambiente, já que os seres vivos estão inseridos em cadeias e teias alimentares relacionadas.
d O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a aplicação de agrotóxicos nas lavouras possibilita a eliminação de organismos que atacam as plantas, o que favorece o aumento na produção de alimentos. No entanto, o uso excessivo de agrotóxicos pode causar a seleção de pragas agrícolas resistentes, ou seja, com o tempo, determinado agrotóxico pode deixar de ter efeito contra um grupo de insetos, pois já terá se formado uma população de indivíduos resistentes.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O aluno que erra essa questão não compreende os benefícios e os impactos causados pela utilização de agrotóxicos e tem dificuldade de identificar ações humanas podem prejudicar o equilíbrio no ambiente. Para que os benefícios e impactos fiquem mais claros, o professor pode organizar a turma em quatro grupos e propor um debate sobre o uso de defensivos agrícolas. Dois grupos devem defender a utilização dessas substâncias, e os outros dois grupos devem reprovar o uso de agrotóxicos. Antes do debate, cada grupo pode pesquisar dados sobre o tema para elaborar seus argumentos a fim de enriquecer a discussão. No debate, os estudantes deverão avaliar o uso dos agrotóxicos como aplicação da ciência e de suas tecnologias, discutindo suas implicações socioambientais e propondo alternativas baseadas em informações e argumentos.
Assinale a alternativa que indica características dos planetas que estão relacionadas à sobrevivência humana fora da Terra.
Quanto mais distante o planeta estiver do Sol, maiores serão as chances de nele existirem atmosfera e água líquida.
A sobrevivência dos seres humanos seria facilitada em planetas com atmosfera rarefeita, com baixa pressão e pouca concentração de gases.
Planetas que estejam na zona habitável e que tenham água na forma líquida apresentam algumas das condições propícias à vida.
Planetas com baixa incidência de raios solares e sem água líquida, uma vez que é possível obter esse recurso a partir do gelo e cultivar plantas levadas da Terra, conseguem garantir a alimentação do ser humano.
Apesar de distantes da Terra, os planetas gasosos apresentam características semelhantes às do nosso planeta, portanto, o processo de colonização humana seria facilitado.
Objeto de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 12
Justificativas Resposta C
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, para que um planeta tenha condições favoráveis para a sobrevivência humana, ele tem de estar na zona habitável, ou seja, nem muito próximo e nem muito distante do Sol, e sim a uma distância que permita a presença de atmosfera e de água líquida. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que em atmosferas rarefeitas há pouca concentração de gases e a respiração dos seres humanos pode ser comprometida. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a localização na zona habitável e a presença de água no estado líquido são características que um planeta precisa ter para permitir a existência da vida. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, mesmo em uma situação em que fosse possível levar plantas da Terra a outro planeta, poderia haver limitação de luz para o crescimento delas. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os planetas gasosos não apresentam características semelhantes às da Terra, que é um planeta rochoso.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam quais são as condições que viabilizam a sobrevivência humana fora da Terra. Para rever o assunto, o professor pode construir, juntamente com os estudantes, um modelo de Sistema Solar em miniatura, mantendo as proporções aproximadas das distâncias entre os planetas. Em seguida, o professor pode pedir aos estudantes que, mantendo as proporções de distâncias, identifiquem onde ficariam os exoplanetas descobertos até o momento. Por fim, pode ser promovida uma discussão sobre as dificuldades de exploração dos exoplanetas e sobre as características que viabilizariam a sobrevivência humana fora da Terra.
(Fuvest-SP)
Maldito, maldito criador! Por que eu vivo? Por que não extingui, naquele instante, a centelha de vida que você tão desumanamente me concedeu? Não sei! O desespero ainda não se apoderara de mim. Meus sentimentos eram de raiva e vingança. Quando a noite caiu, deixei meu abrigo e vagueei pelos bosques. [...] Oh! Que noite miserável passei eu! Sentia um inferno devorar-me, e desejava despedaçar as árvores, devastar e assolar tudo o que me cercava, para depois sentar-me e contemplar satisfeito a destruição. Declarei uma guerra sem quartel à espécie humana e, acima de tudo, contra aquele que me havia criado e me lançara a esta insuportável desgraça!
SHELLEY, Mary. Frankenstein. 2. ed. Porto Alegre: LPM, 1985.
O trecho acima, extraído de uma obra literária publicada pela primeira vez em 1818, pode ser lido corretamente como uma:
apologia à guerra imperialista, incorporando o desenvolvimento tecnológico do período.
crítica à condição humana em uma sociedade industrializada e de grandes avanços científicos.
defesa do clericalismo em meio à crescente laicização do mundo ocidental.
recusa do evolucionismo, bastante em voga no período.
adesão a ideias e formulações humanistas de igualdade social.
Você estudou que os seres vivos têm um ciclo de vida: nascem, se desenvolvem até a fase adulta, se reproduzem e morrem. Mas, esse ciclo não é igual para todas as espécies; existem diferenças de acordo com o modo de vida de cada um, o tipo de reprodução e o tipo de desenvolvimento. Por exemplo, você viu que existem animais que passam por metamorfose e cujo desenvolvimento vai acontecer por meio de mudanças radicais na forma do corpo. Também existem animais que botam ovos: os filhotes se desenvolvem dentro do ovo e nascem dele; há ainda aqueles cujos fihotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe e nascem dela.
Descreva o ciclo de vida do ser humano, indicando as transformações do corpo que ocorrem ao longo do desenvolvimento.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100% O aluno conseguiu descrever que o ser humano nasce diretamente da mãe e se desenvolve até a fase adulta; durante esse período, aumenta o tamanho do corpo; surgem pelos; aumentam os músculos; ocorrem mudanças na forma do corpo, como aumento do quadril e surgimento de mamas em mulheres, dentre outros. Durante a fase adulta, o ser humano pode se reproduzir e, em determinado momento, morre.
50% O aluno não descreveu corretamente o ciclo de vida do ser humano e as transformações que ocorrem ao longo da vida, ou seja, elaborou uma resposta incompleta.
0% O aluno não descreveu corretamente o ciclo de vida do ser humano e as transformações que ocorrem ao longo da vida.
Maria mora no hemisfério sul e sua amiga Patrícia mora no hemisfério norte. O aniversário de Patrícia está chegando e Maria quer dar uma peça de roupa de presente para a amiga. Como no hemisfério sul, onde Maria mora, agora é verão, ela resolveu presentear a amiga com uma blusa de lã.
Maria acertou no presente? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Habilidade (BNCC) (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão identificou corretamente as estações do ano no hemisfério sul e sabe que no hemisfério norte a estação será a oposta. Uma possibilidade de resposta correta: “Sim, já que no hemisfério sul, onde Maria mora, é verão, no hemisfério norte, onde Patrícia mora, é inverno, portanto, a blusa de lã é um bom presente.”.
50% O aluno identificou as estações do ano no hemisfério sul e norte mas não justificou a resposta. Exemplo de resposta incompleta: “Sim, ela acertou o presente.”.
0% O aluno não respondeu ou deu uma resposta errada, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de determinada época (como o Natal, por exemplo) e pedir que os alunos diferenciem as estações do ano em diferentes países. O professor pode explicar que, apesar de no Brasil ser verão, a decoração dessa época é muito associada ao inverno, que acontece no hemisfério norte nesta mesma época do ano.
Observe as imagens abaixo.
a) Quais instrumentos estão representados nas imagens?
b) Para que servem esses instrumentos?
Objeto de conhecimento (BNCC) Instrumentos óticos
Habilidade (BNCC) (EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que os instrumentos representados na imagem são um telescópio (A) e um binóculo (B) e descreveu adequadamente suas funções. Exemplo de respostas corretas: a) “O instrumento A é um telescópio e o instrumento B é um binóculo.” b) “Os telescópios são construídos para observar, de forma ampliada, o que está além do planeta Terra, possibilitando a observação de características de corpos celestes, como o Sol, a Lua, os planetas e também de estrelas ainda mais distantes. Já os binóculos podem ser utilizados para observar, de forma ampliada, aquilo que está a alguns metros de distância, como passarinhos em uma árvore ou jogadas em um estádio de futebol.”.
50% O aluno respondeu que os instrumentos representados na imagem são um telescópio e um binóculo porém não descreveu adequadamente nenhum deles.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma pesquisa sobre como eram feitos os estudos do Universo antes da invenção dos telescópios. Se possível, o professor pode levar um binóculo para a sala de aula para que os alunos façam observações e verifiquem de forma prática o funcionamento desse tipo de instrumento.
OLHE AS LIXEIRAS.
ESCREVA O NOME DE UM OBJETO QUE VOCÊ PODE COLOCAR NA LIXEIRA:
VERDE (VIDRO):
AMARELA (METAL):
VERMELHA (PLÁSTICO):
AZUL (PAPEL):
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Unidade 4
Grade de correção
100%. O aluno escreveu um objeto para cada tipo de lixeira mostrada na imagem relacionando corretamente o tipo de material que deve ser descartado com o objeto a ser descartado. Uma possibilidade de resposta: Verde (vidro) – copo; Amarela (metal) – clipe; Vermelha (plástico) – garrafa PET; Azul (papel) – folha de caderno.
50%. O aluno escreveu objetos apenas para algumas lixeiras ou não relacionou corretamente alguns objetos a serem descartados com o tipo de material que deve ser descartado na lixeira.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar caixas de papelão para a sala de aula e, junto com os alunos, pintar as caixas de acordo com as cores dos materiais da coleta seletiva. Em seguida, escrever os nomes dos materiais e pedir que os alunos sempre joguem o lixo nas lixeiras referentes ao tipo de material a ser descartado. O professor também pode sugerir que os alunos façam a mesma coisa em casa, enfatizando a importância da reciclagem dos materiais.
A figura a seguir representa uma estação de tratamento da água.
O tratamento da água utiliza diversos processos de separação de misturas para tornar a água potável. Assim, após a captação da água na represa, ela segue o seguinte caminho para o seu tratamento:
• Tanque 1: local onde a água recebe alguns compostos, como sulfato de alumínio, que tem como função aglomerar partículas muito finas de sujeira. Essa etapa é chamada coagulação.
• Tanque 2: local onde a água é agitada lentamente para formar blocos mais pesados de partículas de sujeira.
• Tanque 3: local onde a água fica em repouso e a sujeira sólida formada na etapa anterior se deposita no fundo do tanque.
• Tanque 4: local onde a água passa por camadas de cascalho, carvão e areia, para eliminar partículas muito finas e alguns microrganismos.
Os métodos de separação de misturas que são utilizados nos tanques 3 e 4 são, respectivamente:
ventilação e decantação.
decantação e filtração.
filtração e levigação.
levigação e ventilação.
Objeto de conhecimento Separação de materiais
Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 12
Justificativas Resposta: B
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que na ventilação o ar é usado no processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos e confunde filtração com decantação.
b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu os métodos de separação de misturas utilizados no tratamento de água e identificou que, no tanque 3, ocorre a decantação (partículas sólidas se depositam no fundo do tanque) e, no taque 4, a filtração (partículas são retidas em camadas de materiais) da água.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu o conceito de filtração e/ou que a levigação utiliza corrente de água para separar sólidos de densidades diferentes, o que não ocorre no contexto descrito.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a levigação e a ventilação não são utilizadas nos processos descritos para o tratamento de água.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O estudante que erra essa questão não compreendeu os processos de tratamento da água em uma estação e não conseguiu relacioná-los aos processos de separação de misturas estudados anteriormente. Caso perceba que os estudantes têm dúvidas sobre esse tema, o professor pode simular algumas etapas do tratamento de água. Para isso, deve levar, para a sala de aula ou para o laboratório de Ciências, água com um pouco de terra, sulfato de alumínio, areia, cascalho, algodão e garrafas PET. Primeiramente, o professor pode pedir aos estudantes que façam sugestões de métodos de separação para tornar limpa a água com terra. Em seguida, o professor coloca a água impura em uma garrafa PET cortada ao meio, adiciona uma colher de sulfato de alumínio e mistura bem. A solução deve ser deixada em repouso, para que os flocos formados decantem. Posteriormente, deve ser confeccionado um filtro com a garrafa PET cortada e com a parte da tampa virada de cabeça para baixo; coloca-se o algodão, a areia e o cascalho. O líquido da parte superior obtido da mistura anterior deve ser passado pelo filtro, e a água tratada que resulta do processo deve ser recolhida em outro recipiente. Se possível, o professor também pode programar uma visita a alguma estação de tratamento de água, caso seja viável. Os estudantes não devem manipular o sulfato de alumínio.
Veja, a seguir, um gráfico representando o crescimento do número de pessoas com acesso à internet.
De acordo com o gráfico, podemos deduzir que:
o acesso à internet aumentou no período entre 2007 a 2016, mas teve queda entre os anos de 2010 e 2013, o que pode ter dificultado a comunicação entre as pessoas na época.
a partir de 2015, toda a população mundial passou a ter acesso à internet, o que favoreceu a comunicação entre pessoas do mundo todo.
pelo menos desde 2007 o número de usuários na internet vem crescendo, o que é importante para a comunicação, por exemplo, no mundo do trabalho.
o número de usuários na internet vem aumentando, mas isso não significa que houve melhoria nas comunicações, já que a maioria das pessoas usa a internet apenas para jogos.
Objeto de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 10
Justificativa Resposta: C
a. O estudante interpretou incorretamente o gráfico, já que considerou que houve queda no uso da internet entre 2010 e 2013.
b. O estudante interpretou incorretamente o gráfico. O número de usuários na internet aumentou, mas não alcançou toda a população mundial.
c. O estudante que selecionou essa alternativa interpretou o gráfico corretamente, concluindo que o número de usuários na internet vem aumentando, o que contribui para a comunicação em várias áreas, como no mundo do trabalho.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o aumento na porcentagem da população com acesso à internet contribui para a comunicação em diversas áreas porque o uso da internet não se restringe aos jogos, mas atinge várias áreas, como o mundo do trabalho.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esse item provavelmente tiveram dificuldade em interpretar o gráfico e/ou em avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento da internet. Para tornar esse conteúdo mais claro, o professor pode pedir aos estudantes que pesquisem dados sobre a população com acesso à internet no Brasil ao longo dos anos e construam um gráfico. Em seguida, os estudantes devem pesquisar quais os avanços e as mudanças que o aumento no acesso à internet trouxe para a população.
Pinte os espaços do quadro abaixo que correspondem a cada ser vivo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente
Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção
100%. O aluno demonstra domínio na identificação dos seres vivos e os relaciona às suas características, pintando os espaços adequadamente. A associação foi feita da seguinte forma: “Planta frutífera - laranjeira”, “animal marinho, ameaçado de extinção - tartaruga marinha”, “animal selvagem de quatro patas - zebra”, “planta aquática, vive na superfície da água - vitória-régia”, “animal doméstico, que tem pelos e garras - gato”, “inseto voador que vive em colmeias - abelha”.
80%. O aluno identifica corretamente entre quatro e cinco seres vivos e suas características.
50%. O aluno identifica corretamente até três seres vivos e suas características.
0%. O aluno não identifica nenhum dos seres vivos presentes na atividade e, portanto, não estabelece relação com suas características, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolve.
Todos os dias, em seu café da manhã, Maria come ovos cozidos. Para o preparo, ela coloca o ovo em água fervente e o cozinha por 7 minutos.
As transformações que acontecem com a água e o ovo nesse processo são as mesmas? O que ocorre com cada um?
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade BNCC (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou a questão foi capaz de elaborar uma resposta completa explicando que as transformações que acontecem com a água e o ovo não são as mesmas, pois, quando aquecido, o ovo passa por uma transformação irreversível, o que não ocorre com a água, que apenas muda de estado físico.
80% O aluno foi capaz de perceber que a transformação que ocorre com a água é reversível e que a do ovo é irreversível, mas não elaborou uma resposta completa.
50% O aluno conseguiu explicar apenas o que ocorre com um dos dois produtos (água ou ovo).
0% O aluno não conseguiu perceber que, durante o aquecimento, a água e o ovo passam por transformações reversível e irreversível, respectivamente.
Para analisar uma amostra de sangue, os técnicos de um laboratório utilizam um microscópio. Descreva as características desse instrumento e o seu funcionamento.
Objeto de conhecimento (BNCC) Instrumentos óticos
Habilidade (BNCC) (EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 9
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu as características desse tipo de dispositivo, bem como o seu funcionamento para a observação ampliada de objetos. Exemplo de resposta correta: “Os microscópios são formados por um conjunto de lentes que amplia as imagens, possibilitando que vejamos objetos ou seres vivos muito pequenos que somos incapazes de observar a olho nu.”.
50% O aluno descreveu corretamente apenas as características do microscópio ou apenas o seu funcionamento.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Se possível, o professor pode levar um microscópio para a sala de aula, explicar suas partes para os alunos e colocar alguns objetos para serem observados.
Algumas pessoas possuem deficiência auditiva, ou seja, perda total ou parcial da audição. Essa condição pode ser de nascença, causada por algum acidente ou ainda por um problema de saúde auditiva.
Escreva dois hábitos que prejudicam a saúde auditiva.
Leia o texto a seguir, sobre a produção de lixo eletrônico.
[...] Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas preveem um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas métricas, até 2021. [...]
Nações Unidas no Brasil. 3 jan. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2018.
O crescimento da produção de lixo eletrônico descrito pelo texto
pode ter sido causado pelo incentivo ao controle do consumo de equipamentos eletrônicos.
pode aumentar a poluição do solo, caso o descarte desse material não seja adequado.
é decorrente de eficientes políticas públicas de tratamento de resíduos sólidos.
é consequência da diminuição do consumo de eletrônicos pela população devido à maior consciência socioambiental.
Objeto de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública
Habilidade (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 10
Justificativa Resposta: B
a. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o incentivo ao controle do consumo de equipamentos eletrônicos causa a diminuição e não o aumento na quantidade de lixo eletrônico.
b. O estudante compreendeu que o aumento na quantidade de lixo eletrônico ao longo dos anos pode causar um aumento na poluição dos solos e da água por metais pesados, caso o descarte desse material não seja feito de maneira adequada.
c. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que políticas públicas de tratamento de resíduos sólidos não causam o aumento na quantidade de lixo eletrônico.
d. O estudante que selecionou esta alternativa não interpretou corretamente o texto e não compreendeu que a diminuição do consumo de eletrônicos levaria à diminuição do lixo eletrônico, e não ao aumento dele.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram essa questão provavelmente tiveram dificuldade em interpretar os dados do texto e/ou em analisar indicadores ambientais e os relacionar com o uso de diferentes tecnologias ao longo dos anos. Para retomar esse assunto e sanar as dúvidas dos estudantes, o professor pode questioná-los sobre a quantidade de consumo de eletrônicos nos últimos 10 anos e como e com qual frequência eles e seus familiares descartam aparelhos eletrônicos e digitais que não são mais utilizados. O professor pode propor a criação de um ponto de coleta de lixo eletrônico na escola para que esse tipo de material seja encaminhado para um descarte adequado. Se possível, pode entrar em contato com associações que recolhem lixo eletrônico e o descartam de maneira adequada, para que façam uma palestra para a comunidade escolar.
Preocupado com o efeito estufa e com o aquecimento global, um professor decidiu discutir o tema com a turma e, após o debate, pediu aos estudantes que sugerissem práticas sustentáveis simples que pudessem adotar no cotidiano.
Veja o quadro abaixo:
Quais das práticas listadas podem ter sido sugeridas pelos estudantes?
I e II
III e IV
II e IV
I e IV
I e III
Objeto de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a prática I é sustentável, mas não que é preciso repensar os hábitos de consumo e combater o consumo de produtos supérfluos, pois na produção de mercadorias são gastas matérias-primas e energia e no seu descarte há geração de lixo.
b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a prática III é sustentável, mas não que os consumidores desempenham um papel importante ao selecionar os produtos que compram, pois podem dar preferência a empresas cujas práticas minimizam a emissão de gases do efeito estufa.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que é preciso repensar os hábitos de consumo e combater o consumismo e que as pessoas desempenham um papel importante ao selecionar os produtos que compram, pois podem dar preferência a empresas cujas práticas minimizam a emissão de gases do efeito estufa.
d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a prática I é sustentável, porém não entendeu que consumir sem se preocupar com o impacto ambiental causado pela empresa fornecedora não é uma prática sustentável.
e O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a economia de água por meio de banhos curtos e do conserto de vazamentos e o uso do transporte coletivo para diminuir o consumo de combustíveis fósseis e a liberação de gases tóxicos na atmosfera são práticas sustentáveis que contribuem para restabelecer o equilíbrio ambiental.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram práticas sustentáveis que os cidadãos podem adotar para restabelecer o equilíbrio ambiental. Para retomar o tema, o professor pode pedir aos estudantes que se organizem em grupos de 5 integrantes e que pesquisem e levem para a sala de aula um estudo sobre práticas sustentáveis adotadas em diferentes atividades da sociedade, como, por exemplo, na agropecuária, na indústria, em empresas, na construção civil etc. Depois, as equipes devem discutir quais medidas individuais podem ser adotadas no dia a dia para contribuir com o restabelecimento do equilíbrio ambiental. As reflexões de cada grupo podem ser sistematizadas em uma cartilha de práticas sustentáveis.
Encontre o nome de oito animais no caça-palavras e classifique-os na tabela de acordo com o seu modo de desenvolvimento.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 10
Grade de correção
100% O aluno identificou todos os animais no caça-palavras (jacaré, cachorro, macaco, ser humano, sapo, gafanhoto, galinha, coelho) e classificou-os corretamente na tabela: Ovíparos: jacaré, sapo, gafanhoto, galinha; Vivíparos: cachorro, macaco, ser humano, coelho.
50% O aluno não encontrou todos os animais no caça-palavras e/ou não preencheu a tabela corretamente.
0% O aluno não encontrou todos os animais no caça palavras nem preencheu a tabela corretamente.
(UFRJ – Adaptada)
Nosso futuro comum
No início do novo milênio, organizações não governamentais, ambientalistas e movimentos sociais que integram os mais variados fóruns internacionais têm advertido para o risco, cada vez maior, de que a capacidade de suporte do planeta seja ultrapassada. O esgotamento dos recursos naturais, a redução da biodiversidade e o aquecimento global são algumas das questões intensamente debatidas nas negociações e reuniões internacionais sobre problemas globais, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, o Fórum Social Mundial e o Congresso Internacional da IUCN – União Internacional de Conservação da Natureza.
Relacione o agravamento dos problemas ambientais globais com as tendências de expansão dos padrões de consumo dos países desenvolvidos para o resto do mundo.
Os países desenvolvidos apresentam padrões de consumo fundamentados no intenso uso de fontes não renováveis de energia (carvão, gás natural e petróleo) e em processos produtivos com baixa eficiência no aproveitamento dos recursos naturais. Tais padrões causam diversos impactos na natureza, como a redução indiscriminada da diversidade biológica, aumento nas emissões de gases estufa e ampla poluição atmosférica, hídrica e dos solos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas