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Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Analise a figura a seguir.

Com base na análise da figura, pode-se concluir que a vacinação é um(uma):



( a )

medida que não evita a incidência de doenças na população e uma estratégia ineficiente para a melhoria da saúde pública. 

( b )

estratégia eficiente para melhorar os indicadores de saúde pública quando a maior parte da população é vacinada. 

( c )

alternativa eficaz para minimizar a incidência de doenças em grande parcela da população, mas não é capaz de erradicar doenças. 

( d )

procedimento de política pública que não necessita do envolvimento de grande parcela da população, pois a imunização de poucas pessoas garante a manutenção da saúde coletiva.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública

Habilidade (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 3

Justificativas Resposta: B 

a. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem que a vacinação é uma medida que evita a incidência de doenças na população e uma estratégia eficiente para a melhoria da saúde pública quando ocorre o engajamento de grande parcela da população.

b. Os estudantes que selecionam esta alternativa compreendem que, quando grande parcela da população é imunizada, a vacinação pode ser considerada uma estratégia eficiente para a manutenção da saúde coletiva e o controle de doenças infecciosas.

c. Os estudantes que selecionam esta alternativa compreendem que a vacinação é uma medida eficaz para minimizar a incidência de doenças em grande parcela da população, mas não compreendem que a vacinação pode, sim, erradicar doenças na população. Devido às campanhas de vacinação, o Brasil conseguiu a erradicação da poliomielite e da varíola.

d. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem que para garantir a manutenção da saúde coletiva é necessário haver o engajamento de grande parte da população.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente não compreendem qual é a importância da vacinação para a saúde pública. Organize a turma em grupos de quatro integrantes e peça que entrevistem ao menos duas pessoas da comunidade escolar e do ambiente familiar para saber a opinião delas sobre a vacinação obrigatória e se elas concordam que essa medida é eficaz para garantir a manutenção da saúde pública. Em seguida, solicite aos alunos que revejam, com auxílio do Livro do Estudante e de outras fontes, a maneira como a vacina atua no organismo e como é importante no contexto da população. Por fim, promova um debate com a turma sobre a importância da vacinação para a saúde pública por meio da análise da opinião das pessoas entrevistadas.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir, que representa a incidência de raios solares sobre a Terra.

Quaisfatores influenciam a diferença entre as estações do ano nos hemisférios observados na imagem?



( a )

Inclinação do eixo da Terra e rotação do Sol ao redor da Terra. 

( b )

Inclinação do eixo da Terra e translação da Terra ao redor do Sol. 

( c )

Rotação do Sol ao redor da Terra e translação da Terra em torno do próprio eixo. 

( d )

Rotação da Terra ao redor do Sol e translação da Terra em torno do próprio eixo.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Sistema Sol, Terra e Lua

Habilidade (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 4

Justificativas a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que é a Terra que gira ao redor do Sol e que seu movimento de rotação está relacionado à variação do dia e da noite, e não à diferença de estações no ano. b O estudante compreende que as diferentes estações do ano ocorrem devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol e ao fato de a Terra estar inclinada em relação ao próprio eixo. c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que é a Terra que gira em torno do Sol, e não o contrário. d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o movimento da Terra ao redor do Sol é a translação, e que o movimento da Terra em torno do próprio eixo é a rotação.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente apresentam dificuldade na compreensão dos conceitos de translação e rotação, e de que a inclinação do eixo da Terra é responsável pela ocorrência das estações do ano. Leve para a sala de aula imagens de uma cidade do hemisfério norte e de outra do hemisfério sul, em uma mesma época do ano, e mostre-as aos estudantes. Informe em qual época do ano as imagens foram obtidas e peça que eles identifiquem qual é a cidade do hemisfério norte e qual é a do hemisfério sul. Em seguida, relacione as diferenças observadas com a inclinação do eixo terrestre.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe as fotos mostradas abaixo e cite um aspecto positivo e um aspecto negativo da vida urbana em cidades grandes, em diferentes épocas.

Resposta:

Objeto de conhecimento Cidades

Habilidade Identificar aspectos positivos e negativos da vida urbana em diferentes épocas.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão citou um aspecto positivo e um negativo de cada época apresentada nas fotos. Por exemplo: início do século XX – os aspectos positivos seriam a menor poluição atmosférica e temperaturas mais amenas; o aspecto negativo seria menos opções de transporte; início do século XXI – os aspectos positivos seriam mais opções de transporte e moradia; os aspectos negativos seriam menos cobertura vegetal e aumento da temperatura.

50% O aluno escreveu corretamente apenas um aspecto positivo ou um aspecto negativo da vida urbana em cada época.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode abordar em sala de aula alguns aspectos positivos e negativos do processo de urbanização, citando situações do próprio município onde se situa a escola ou, no caso de se tratar de uma escola em área rural, da área urbana mais próxima.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

As bonecas são brinquedos muito antigos. As bonecas do passado costumavam ser feitas com materiais diferentes dos das bonecas de hoje em dia.

Nos dias de hoje, qual é o material mais comum com o qual as bonecas são fabricadas?

E antigamente, que material costumava-se usar na confecção de bonecas?

Resposta:

Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais

Habilidade (EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Tipo de questão Aberta Capítulo 8

Grade de correção

100%. O aluno que acerta esta questão indica que antigamente as bonecas costumavam ser feitas predominantemente de pano, e, nos dias de hoje, são feitas predominantemente de plástico.

50%. O aluno responde de que material costumavam ser feitas as bonecas antigamente (pano) ou de que material geralmente são feitas hoje em dia (plástico).

0%. O aluno não responde ou indica materiais diferentes de pano (para as bonecas de antigamente) e plástico (para bonecas atuais).

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode trazer imagens de vários objetos do cotidiano que antigamente eram feitos de materiais diferentes, embora desempenhem funções similares nos dias de hoje. Com base nessas figuras, o professor pode promover uma discussão acerca dos objetos, dos materiais com os quais são feitos e de suas funções.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS DOIS COPOS DAS FOTOGRAFIAS E PREENCHA A LEGENDA.

AO SER JOGADO FORA, QUAL COPO DEMORA MAIS PARA SE DESFAZER NO AMBIENTE?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 12

Grade de correção

100%. O estudante identificou de qual material cada copo é feito (vidro e plástico) e percebeu que o vidro demora mais tempo para se desfazer no ambiente que o plástico.

50%. O estudante identificou de qual material cada copo é feito, mas não soube responder qual demora mais para se desfazer no ambiente.

0%. O estudante não identificou de qual material cada copo é feito e também não soube responder qual demora mais para se desfazer no ambiente.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Professor, leve para a sala de aula copos feitos de diferentes materiais e peça aos estudantes que vejam e sintam suas características (forma, textura, cor, transparência etc.). Em seguida, peça aos estudantes que pesquisem o tempo de duração de cada material no ambiente.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Analise as opções a seguir a respeito de aspectos relacionados ao lixo urbano, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.

(  ) A destinação inadequada do lixo pode gerar vários problemas ambientais, como a poluição do solo e da água e o entupimento de bueiros.

(  ) O lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, e, quando coletado separadamente, pode ser utilizado para produção de adubo orgânico ou energia elétrica.

(  ) A preocupação em reduzir a produção de lixo é desnecessária, pois todo esse material é reciclado, fortalecendo a economia local.

A sequência correta de classificação das alternativas, de cima para baixo, é:



( a )

V, F, F.

( b )

F, V, F.

( c )

V, V, F.

( d )

F, V, V.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Preservação da biodiversidade

Habilidade (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4

Justificativas Resposta: C

a. O estudante que opta por esse item não compreende que a segunda afirmativa é verdadeira. b. O estudante que seleciona esse item não compreende que a primeira afirmativa é verdadeira. c. O estudante compreende que: a primeira opção é verdadeira, pois a destinação inadequada do lixo pode promover diversos problemas socioambientais, uma vez que esse material tem grande potencial para poluir o solo, bloquear a passagem de água nos bueiros e nas galerias pluviais, dentre outros; a segunda afirmativa é verdadeira, pois lixo orgânico, um material de origem biológica (animal ou vegetal), pode ser utilizado na produção de adubo; e a terceira opção é falsa, pois a reciclagem do lixo ainda é insuficiente no Brasil d. O estudante que seleciona esse item não compreende que a primeira afirmativa é verdadeira e a terceira afirmativa é falsa, pois nem todo lixo é reciclável e a reciclagem do lixo ainda é insuficiente, inclusive no Brasil.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em compreender ações sustentáveis relacionadas à produção e destinação do lixo. Se julgar pertinente e houver oportunidade junto à escola, proponha aos estudantes que separem o lixo reciclável do lixo orgânico produzido no colégio durante um mês, com a utilização de luvas de proteção. Em seguida, solicite que façam um levantamento da quantidade de cada material que poderá ser reciclado ou reaproveitado (plástico, vidro, metal e papel) e produzam um gráfico de barras para cada um deles. Se possível, envolva o(a) professor(a) de Matemática nessa atividade. Tendo o gráfico pronto, eles podem analisá-lo para terem uma referência visual da proporção dos diferentes materiais que são descartados e da consequência desse descarte. É provável que o plástico seja o material mais significativo, o que pode gerar uma reflexão sobre a redução do uso desse material na escola.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Após a realização de exames oftalmológicos, Mário descobriu que as imagens dos objetos são formadas à frente de sua retina, e Rafaela descobriu que as imagens se formam depois de sua retina. Para corrigir esses problemas de visão, Mário e Rafaela deveriam usar lentes corretivas. As opções de lentes estão esquematizadas a seguir.

Representação esquemática dos dois tipos de lentes comumente utilizados para a correção de problemas de visão, mostrando como os raios de luz são refletidos por elas. Cores fantasia.

De acordo com a situação apresentada, quais são, respectivamente, os tipos de lentes corretivas que Mário e Rafaela devem usar? 



( a )

Divergente e convergente. 

( b )

Divergente e divergente. 

( c )

Convergente e divergente. 

( d )

Convergente e convergente.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Lentes corretivas

Habilidade (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4

Justificativas Resposta: A

a De acordo com o diagnóstico, Mário tem miopia, e a correção para esse problema é feita com lentes divergentes. Rafaela tem hipermetropia, pois não consegue enxergar objetos próximos; neste caso, a correção é feita com lentes convergentes.

b O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que Rafaela tem hipermetropia, sendo necessário o uso de lentes convergentes para a correção desse problema de visão.

c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que Mário tem miopia e Rafaela hipermetropia, sendo necessário o uso de lentes divergentes e convergentes, respectivamente, para a correção desses problemas de visão.

d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que, no caso de Mário, as lentes corretivas recomendas são as divergentes, pois ele tem miopia.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem o funcionamento do olho humano, nem como ocorrem os problemas de visão e quais são os tipos de lentes que podem ser utilizadas para corrigir esses problemas. Inicie uma discussão em sala de aula perguntando aos estudantes o que eles sabem sobre os problemas de visão (miopia, hipermetropia). Pergunte se alguém apresenta um desses problemas e peça que conte como enxerga os objetos quando não está usando lentes de correção. Em seguida, mostre esquemas que ilustram como enxergam as pessoas com visão normal e com os problemas citados. Apresente à turma também como funcionam as lentes de correção para cada um desses problemas de visão.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe a fotografia a seguir. Explique de que são feitos os alimentos que você vê na imagem. Procure usar os termos “sólido”, “líquido” e “gasoso” em sua resposta.

Resposta:

Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais Misturas

Habilidade Identificar o estado físico de componentes de misturas. Elaborar quadros de síntese compostos das informações “objeto” e “de que é feito” a partir da análise da constituição de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta Capítulo 8

Grade de correção

100%. O aluno indicou corretamente sobre a imagem: dentro da xícara há uma mistura de líquidos (café, água) e sólidos (açúcar) e bolhas de ar na superfície, contribuindo para a formação da espuma; já ao lado há uma combinação de sólidos (farinha de trigo, açúcar, fermento, pedaços de chocolate).

50%. O aluno indicou corretamente cerca de metade dos componentes que aparecem na imagem.

0%. O aluno não respondeu ou identificou menos da metade dos componentes.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode trazer imagens de vários objetos e misturas. Com base nelas, pode promover uma discussão sobre de que são feitos.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

CITE ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: QUAIS DOS ANIMAIS ABAIXO TÊM HÁBITOS DIURNOS?

E QUAIS TÊM HÁBITOS NOTURNOS?

DEPOIS, COM A AJUDA DO PROFESSOR, FAÇA UM DESENHO OU ESCREVA SUA RESPOSTA.

Resposta:

Objeto de conhecimento Escalas de tempo.

Habilidade (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Tipo de questão Aberta Capítulo 7

Grade de correção

100%. O aluno foi capaz de identificar corretamente os animais de hábitos diurnos (o macaco e o cachorro) e noturnos (a lagartixa, o gato e a coruja).

50%. O aluno foi capaz de identificar corretamente pelo menos um total de três animais de hábitos diurnos e noturnos no total.

0%. O aluno não respondeu à questão ou foi capaz de identificar corretamente menos que três animais de hábitos diurnos e noturnos no total.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras ou vídeos de animais diurnos e noturnos, evidenciando suas características e seus hábitos.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Laís quer produzir sons com três copos de vidro, água e uma colher de metal. Para isso, ela preencheu os copos com água e utilizou a colher para bater levemente neles. Nos copos desenhados a seguir, pinte a quantidade de água que ela deve colocar em cada um para produzir sons bem diferentes uns dos outros.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Produção de som

Habilidade (BNCC) (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Tipo de questão Aberta Capítulo 12

Grade de correção

100% O estudante percebeu que quanto maior a diferença no nível de água entre os copos, maior a diferença dos sons produzidos, portanto, uma possibilidade de resposta é: pintar um copo com pouca (ou sem) água, um quase cheio e outro intermediário.

50% O estudante pintou os copos de forma que dois ficaram com níveis muito parecidos, pois pode não ter compreendido que quanto maior a diferença no nível de água entre os copos, maior a diferença dos sons produzidos.

0% O estudante não pintou os copos ou pintou todos no mesmo nível, pois não compreendeu que quanto maior a diferença no nível de água entre os copos, maior a diferença dos sons produzidos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar outras formas de produzir sons, por exemplo, colocando diferentes objetos em latas metálicas e comparando os sons produzidos ao agitá-las. Ele pode pedir aos estudantes que testem o som de acordo com o tipo de objeto e a quantidade colocados dentro da lata.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Leia as situações a seguir, as quais contêm exemplos de atividades humanas que contribuem para alterações climáticas.

I. O chuveiro elétrico é responsável por grande parte do consumo de energia elétrica em uma residência.

II. O escapamento dos veículos elimina grandes quantidades de gás carbônico, o qual é considerado um gás de efeito estufa.

III. Um problema encontrado na região Norte do Brasil é o desmatamento da região Amazônica, que tem impacto negativo na biodiversidade local.

IV. Um dos principais problemas ambientais do mundo é a quantidade de lixo gerado, que aumenta a cada ano.

Relacione esses exemplos com as possíveis medidas de mitigação das alterações climáticas:

( ) Diminuição de consumo e reciclagem.

( ) Reflorestamento.

( ) Uso de energia solar.

( ) Uso de transporte coletivo ou alternativo, como bicicletas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:



( a )

I, III, II, IV. 

( b )

II, IV, III, I. 

( c )

III, I, IV, II. 

( d )

IV, III, I, II.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir.

Para se locomover, um cachorro necessita que um impulso elétrico ative os músculos, que, por sua vez, movem os ossos. Assim, fica evidente que os sistemas ____________ e ______________ trabalham em conjunto, sendo controlados pelo sistema ______________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase acima. 



( a )

respiratório; muscular; esquelético 

( b )

muscular; esquelético; nervoso 

( c )

nervoso; muscular; esquelético 

( d )

muscular; esquelético; respiratório

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Habilidade (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5

Justificativas Resposta: B

a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a locomoção é resultado da ação integrada entre os sistemas muscular e esquelético, sendo sua atividade controlada pelo sistema nervoso.

b A locomoção ocorre pela interação entre diferentes sistemas que atuam juntos: o sistema muscular, o sistema esquelético e o sistema nervoso, que envia os estímulos necessários para a ação.

c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o sistema nervoso é que controla os sistemas muscular e esquelético.

d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a atividade do sistema locomotor é controlada pelo sistema nervoso e não pelo sistema circulatório.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem que a interação entre os sistemas muscular, esquelético e nervoso possibilita a locomoção. Divida os estudantes em grupos e peça a cada grupo que monte um modelo dos ossos do braço humano de modo simplificado, evidenciando a articulação entre braço e antebraço em duas partes – uma para o antebraço e outra para o braço, unidas por uma dobradiça. O modelo pode ser feito com madeira ou outro material mais duro. Peça que pensem em como representar o bíceps e o tríceps no modelo, o que pode ser feito com dois elásticos presos a ganchos. Com os modelos prontos, solicite que expliquem a atuação conjunta da musculatura (os dois elásticos) com o esqueleto (partes duras do modelo) no movimento de dobrar o antebraço sobre o braço e de abaixar o antebraço. Os estudantes podem representar também o estímulo nervoso que comanda a contração do bíceps que, por sua vez, promove o dobramento do antebraço sobre o braço. O tríceps atua em antagonismo com o bíceps: quando o bíceps contrai, o tríceps relaxa; e vice-versa. Os modelos que cada grupo montou podem ser utilizados em algum evento na escola, caso se pense em uma exposição dos trabalhos escolares elaborados no ano letivo.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

CIRCULE OS ACESSÓRIOS UTILIZADOS PARA A HIGIENE DO CORPO:

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano

Habilidade (BNCC) (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 12

Grade de correção

100%. O estudante reconheceu quais objetos são necessários para a higiene do corpo (escova de dentes, sabonete, xampu e cortador de unhas), reconhecendo a diferença entre hábitos de higiene e de alimentação.

50%. O estudante não reconheceu alguns objetos necessários para a higiene do corpo ou não soube diferenciar objetos utilizados em hábitos de higiene daqueles utilizados em hábitos de alimentação.

0%. O estudante não reconheceu nenhum objeto necessário para a higiene do corpo e não soube diferenciar objetos utilizados em hábitos de higiene daqueles utilizados em hábitos de alimentação.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode aproveitar a questão anterior e associar os hábitos de higiene com diferentes partes do corpo com os objetos necessários para essa finalidade. O professor pode questionar os estudantes sobre a finalidade de cada objeto e pedir-lhes que digam como seria manter a higiene do corpo sem cada um.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Veja as imagens abaixo.

Em qual dessas áreas a sensação térmica será maior? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento Cidades; áreas verdes; ilhas de calor

Habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno escreveu que a sensação térmica será maior na área urbana por não ter praticamente nenhuma cobertura vegetal. A vegetação, além de favorecer a ocorrência de áreas sombreadas, contribui para aumentar a umidade na atmosfera, proporcionando uma sensação térmica mais agradável.

50% O aluno escreveu que a sensação térmica será maior na área urbana, mas não explicou por quê.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem quais são as áreas verdes da região onde moram. Depois, os alunos devem explicar qual é a importância da cobertura vegetal para a qualidade de vida dos moradores de áreas urbanas.

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Algumas pessoas possuem deficiência auditiva, ou seja, perda total ou parcial da audição. Essa condição pode ser de nascença, causada por algum acidente ou ainda por um problema de saúde auditiva.

Escreva dois hábitos que prejudicam a saúde auditiva.

Resposta:

Objeto de conhecimento Saúde auditiva e visual

Habilidade (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno pode citar hábitos, como: ouvir música em volume elevado, trabalhar com materiais ou equipamentos que fazem barulho intenso sem proteção auricular, entre outros.

50% O aluno escreveu apenas um tipo de hábito que prejudica a saúde auditiva.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos organizem uma lista de hábitos que podem melhorar, a fim de cuidarem mais efetivamente da saúde auditiva.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

O crack é uma droga que contém substâncias psicoativas com efeito estimulante. Esse efeito dura pouco tempo, o que leva o usuário a querer fazer uso da droga em quantidade ou frequência cada vez maiores.

Assinale a alternativa que melhor explica a ação do crack no sistema nervoso humano. 



( a )

A atuação do crack está relacionada à parte central do sistema nervoso, onde promove inversão no sentido de transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. 

( b )

O crack atua nas sinapses, impedindo o retorno do neurotransmissor dopamina para o interior do neurônio. 

( c )

O crack atua no dendrito do neurônio, reduzindo a liberação de dopamina na sinapse. 

( d )

O crack inativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando menos dopamina.​

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Habilidade (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 3

Justificativas  Resposta: B

a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o crack não ocasiona a inversão no sentido de transmissão dos impulsos nervosos nos neurônios.

b Substâncias psicoativas de drogas como o crack impedem o retorno da dopamina da sinapse para o interior dos neurônios; portanto, esse neurotransmissor permanece mais tempo na sinapse, prolongando assim a sensação de prazer do usuário.

c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o crack não reduz a liberação de dopamina pelos neurônios. O que ocorre é que ele impede o retorno da dopamina da sinapse para o interior dos neurônios e, portanto, esse neurotransmissor permanece mais tempo na sinapse, prolongando assim a sensação de prazer do usuário. 

d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o crack não inativa o sistema de recompensa no cérebro. Ao contrário, ele impede o retorno da dopamina da sinapse para o interior dos neurônios, fazendo com que esse neurotransmissor permaneça mais tempo na sinapse, prolongando assim a sensação de prazer do usuário.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem como substâncias psicoativas, como as contidas no crack, afetam o funcionamento normal do sistema nervoso. Em sala de aula, retome com os estudantes a atuação normal dos neurotransmissores, quais são os neurotransmissores e o papel de cada um deles nas sinapses. Peça que simulem, por meio de esquemas, o que acontece com a dopamina nas sinapses, evidenciando que ela deixa de retornar para o neurônio e como isso interfere na transmissão do impulso nervoso. Em seguida, divida a turma em grupos e solicite que montem modelos de dois neurônios utilizando massa de modelar ou qualquer outro material, como pequenas peças de encaixe, para explicar a ação da dopamina em situações normais e da dopamina em pessoas que usam crack. Cada grupo deve exibir o modelo produzido e a respectiva explicação para os demais estudantes e discutir as dúvidas que eventualmente surjam de modo coletivo. Em sala de aula, exiba documentários que abordem os efeitos das drogas em usuários e discuta com eles a importância desses conhecimentos na vida de todos para orientar melhor as escolhas de cada um. Analise também o que leva uma pessoa a usar drogas com substâncias psicoativas e, se possível, convide um profissional da área da saúde (médico ou psicólogo, por exemplo) para conversar com a turma e dirimir possíveis dúvidas.

Ápis - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

a) A sombra do primeiro quadro está aproximadamente em que direção?

b) Quais são as diferenças entre as sombras dos três quadros? Como você explicaria essas diferenças?

Resposta:

Objeto de conhecimento Pontos cardeais

Habilidade (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno que acertou a questão conseguiu identificar que, se o Sol nasce no leste, a sombra projetada no primeiro quadro deve estar a oeste. Além disso, também percebeu que as sombras mostradas diferem no tamanho e na posição, em função da posição do Sol no céu em diferentes momentos do dia. Exemplos: “A sombra do primeiro quadro está a oeste” ou “A diferença entre as sombras está no tamanho e na posição delas, porque o Sol ocupa diferentes posições no céu durante o dia”.

50% O aluno respondeu corretamente a apenas um dos itens.

0% O aluno não soube responder ao que foi solicitado no enunciado ou não escreveu nenhuma resposta.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que determinem os pontos cardeais de alguns locais importantes da região em que a escola está localizada a partir da análise das sombras de um gnômon projetadas em diferentes horários do dia

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Laura trabalha em uma fábrica e sempre utiliza os objetos mostrados na imagem para a manutenção de sua saúde visual e auditiva.

a) Qual é o nome dos objetos de proteção utilizados por Laura?

b) Como esses objetos ajudam a proteger a visão e a audição?

c) Dê um exemplo de situação em que cada um desses objetos deve ser usado.

Resposta:

Objeto de conhecimento Saúde auditiva e visual

Habilidade (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno escreveu que os objetos de proteção da imagem são os óculos de proteção e o protetor auricular. Os óculos de proteção evitam que partículas causem ferimentos aos olhos, enquanto os protetores auriculares não deixam que as orelhas fiquem expostas ao ruído excessivo do ambiente. Os alunos podem exemplificar diversas situações em que esses objetos podem ser usados, ao manipular roçadeiras, marteletes, na construção civil etc.

50% O aluno identificou corretamente os objetos retratados e explicou como eles ajudam a proteger a visão ou a audição, mas não deu sequer um exemplo de situação em que devem ser usados.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguns objetos que podem ser usados para cuidar da saúde visual e auditiva e, na sequência, discutir com a turma as situações em que esses objetos devem ser usados.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

APÓS TERMINAR A LIÇÃO DE CASA, MARINA ABRIU A JANELA DO SEU QUARTO E VIU A PAISAGEM MOSTRADA NA FIGURA ABAIXO.

A MÃE DE MARINA, AO ENTRAR NO QUARTO E OBSERVAR A JANELA ABERTA, DISSE QUE JÁ ERA TARDE E QUE JÁ TINHA PASSADO DA HORA DE MARINA DORMIR.

EXPLIQUE ORALMENTE PARA O SEU PROFESSOR: COMO A MÃE DE MARINA SABIA SE ERA MANHÃ, TARDE OU NOITE? E POR QUE MARINA DEVE DORMIR NESSE PERÍODO? FAÇA UM DESENHO OU ESCREVA SUA RESPOSTA, COM A AJUDA DO PROFESSOR.

Resposta:

Objeto de conhecimento Escalas de tempo.

Habilidade (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Tipo de questão Aberta Capítulo 7

Grade de correção

100%. O aluno que acertou essa questão foi capaz de indicar que o período representado na imagem é o noturno e que os seres humanos costumam dormir à noite, assim como outros seres vivos de hábitos diurnos.

50%. O aluno foi capaz de compreender que o período representado na imagem é o noturno, mas não justificou por que Marina precisava dormir nesse período.

0%. O aluno não apresentou nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens do céu obtidas em diferentes horários do dia, a fim de discutir com os alunos as mudanças que podem ser observadas entre os períodos diurno e noturno. Além disso, pode também pedir aos alunos que descrevam suas atividades diárias. Pode ser dado ênfase ao fato de os seres humanos estarem incluídos no grupo dos seres com hábitos diurnos.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir.

As correntes marítimas formadas próximo à linha do equador indicada na imagem:



( a )

deslocam-se mais lentamente que as correntes marítimas formadas nas regiões polares, por apresentarem maior densidade.

( b )

distribuem calor e umidade ao longo de seu trajeto, promovendo equilíbrio entre regiões frias e quentes e entre regiões secas e úmidas. 

( c )

são correntes frias que, por terem temperaturas mais baixas, não geram muita umidade, tornando o ar em suas proximidades mais seco. 

( d )

transportam nutrientes presentes nos fundos dos mares para as regiões mais superficiais, promovendo um aumento do número de animais nesses locais.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Clima

Habilidade (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 6

Justificativas a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as correntes marítimas formadas ao redor da linha do equador são quentes e menos densas, além de se deslocarem mais rapidamente que as correntes formadas nas regiões polares. b O estudante compreende que as correntes marítimas que se movimentam ao redor da linha do equador são quentes e distribuem calor e umidade ao longo de seu trajeto, impedindo que regiões frias fiquem ainda mais frias, que regiões quentes fiquem ainda mais quentes, que regiões secas fiquem ainda mais secas e que regiões úmidas fiquem ainda mais úmidas. c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as correntes marítimas que se formam ao redor da linha do equador são quentes e úmidas. d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as correntes marítimas que se formam ao redor da linha do equador são quentes e que as correntes que transportam os nutrientes do fundo dos mares para a superfície são frias.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem as características das correntes marítimas e sua relação com os climas regionais. Divida a turma em grupos de cinco estudantes e entregue um mapa-múndi para cada grupo. Peça que eles representem a movimentação aproximada das correntes frias com caneta azul e das correntes quentes com caneta vermelha. Em seguida, solicite que os estudantes discutam a importância dessa movimentação para o equilíbrio entre as diferentes regiões da Terra e que proponham hipóteses do que aconteceria com o clima dessas regiões se não houvesse tal movimentação.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

A taxa de mortalidade infantil é um indicador demográfico que reflete as condições socioeconômicas e o nível de desnutrição da população. Ela é uma medida eficaz na avaliação da saúde pública no Brasil, em conjunto com outros indicadores de saúde, como o saneamento básico, a taxa de natalidade, entre outros. Com base em seus conhecimentos sobre os indicadores de saúde pública brasileiros, indique a alternativa incorreta.



( a )

O saneamento básico está incluído em um conceito mais abrangente, chamado saneamento ambiental, que engloba como os seres humanos se relacionam com o ambiente e o impactam. 

( b )

A taxa de mortalidade infantil auxilia o poder público a compreender como está a saúde das crianças do país. 

( c )

No Brasil, a coleta de esgoto é realizada em todos os municípios do país e não existem esgotos a céu aberto, como se observa em outros países. 

( d )

A análise das taxas de natalidade e de mortalidade permitem saber se uma população está aumentando ou diminuindo.

Resposta:

Unidade Temática Vida e evolução

Objeto(s) de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública

Habilidade (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4

Justificativas Resposta: C 

a. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem que a afirmativa está correta porque o conceito de saneamento ambiental engloba o de saneamento básico.

b. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem que a afirmativa está correta porque, por meio das taxas de mortalidade, é possível saber se as crianças estão em boas condições de saúde ou não.

c. Os estudantes que selecionam esta alternativa compreendem que a afirmativa está incorreta porque no Brasil, infelizmente, ainda existem muitas regiões sem coleta de esgoto e com esgotos a céu aberto, que contribuem para a piora da saúde da população.

d. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem que a afirmativa está correta porque as taxas de natalidade e de mortalidade permitem saber se a população está aumentando ou diminuindo.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente não conseguem analisar nem comparar diferentes indicadores das condições de saúde de uma comunidade. Organize a turma em quatro grupos; cada grupo deve pesquisar informações sobre indicadores de saúde, de serviços, ambientais ou demográficos da comunidade, da cidade ou do estado onde a escola está inserida. Em seguida, peça a cada grupo que elabore uma reportagem sobre esse assunto (escrita, compondo uma página ou, se possível, em vídeos curtos de, no máximo, 5 minutos) e compartilhem as informações com o restante da turma.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS DO QUADRO.

PARA TER SAÚDE, É IMPORTANTE MANTER ALGUNS HÁBITOS, COMO ASSOAR O ____________ E ESCOVAR OS ______________ APÓS AS REFEIÇÕES. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE CORTAR AS __________ E SE ALIMENTAR CORRETAMENTE PARA MANTER O _____________ SAUDÁVEL.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano

Habilidade (BNCC) (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 12

Grade de correção

100%. O estudante compreende que alguns cuidados de higiene são específicos para algumas partes do corpo, como assoar o nariz, escovar os dentes e cortar as unhas, e que todos os cuidados citados contribuem para a saúde do corpo como um todo.

50%. O estudante compreende que alguns cuidados de higiene são específicos para algumas partes do corpo, mas não associa todas as partes corretamente.

0%. O estudante não compreende que alguns cuidados de higiene são específicos para algumas partes do corpo, nem que os cuidados citados contribuem para a saúde do corpo como um todo.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que grifem as ações relacionadas a hábitos saudáveis e verificar se eles compreendem seus significados. Os estudantes podem anotar com que frequência realizam cada hábito de higiene para avaliar depois se é o suficiente para manter o corpo saudável.

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Olhar diretamente para o Sol não é adequado, pois pode prejudicar a visão e até causar cegueira.

Vale destacar que o excesso de luz nos ambientes também não é bom para a saúde dos olhos.

Escreva dois cuidados que devemos ter em situações com excesso de luminosidade.

Resposta:

Objeto de conhecimento Saúde auditiva e visual

Habilidade (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno escreveu dois cuidados que devemos ter em ambientes com luz excessiva, como usar óculos escuros ou reduzir a luminosidade, quando possível.

50% O aluno escreveu apenas um cuidado que devemos ter em ambientes com luz excessiva.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar filtros visuais para a sala de aula a fim de que seus alunos simulem olhar para o Sol. Ele deve usar a atividade para reforçar que não se deve olhar diretamente para o Sol e ainda incitar uma discussão a respeito de outras fontes luminosas intensas para as quais não devemos olhar diretamente.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

As imagens abaixo mostram problemas enfrentados por pessoas que vivem nos grandes centros urbanos:

a) Quais são esses problemas?

b) Cite uma solução para reduzi-los.

Resposta:

Objeto de conhecimento Cidades

Habilidade Discriminar os problemas enfrentados pelos moradores das grandes cidades.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno identificou os problemas mostrados nas imagens (trânsito e poluição) e sugeriu possíveis soluções, como a construção de ciclovias, o investimento no transporte público e a preservação de áreas verdes.

50% O aluno identificou apenas um problema e/ou solução.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que comparem os problemas existentes nas grandes cidades, pequenas cidades e áreas rurais, procurando discutir possíveis soluções.

Ápis - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Um marinheiro usou uma bússola para construir um mapa e esconder seu tesouro. Após muito tempo, esse marinheiro voltou ao local onde havia enterrado o tesouro. No entanto, como ele não tinha mais uma bússola, o marinheiro usou um gnômon para se localizar.

O marinheiro encontrará facilmente seu tesouro? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento Pontos cardeais

Habilidade (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno que acertou a questão elaborou uma resposta completa, constando nela que o marinheiro não encontrará facilmente seu tesouro, uma vez que a bússola indica o norte-sul magnético e a partir do gnômon podemos inferir o norte-sul geográfico, e eles são ligeiramente diferentes entre si.

50% O aluno respondeu que o marinheiro não encontrará facilmente seu tesouro, mas não soube explicar o motivo.

0% O aluno não soube responder ao que foi solicitado no enunciado ou não escreveu nenhuma resposta.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma brincadeira de caça ao tesouro. A turma deve ser dividida em dois grupos. Em um primeiro momento, cada grupo deve esconder um objeto e desenhar um mapa do tesouro, considerando os pontos cardeais. Após essa primeira atividade, os grupos deverão trocar os mapas e tentar encontrar o tesouro do outro grupo, de acordo com a localização determinada no mapa.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir:

A poluição atmosférica pode ser definida como qualquer forma de matéria ou energia com intensidade, concentração, tempo ou características que possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e à qualidade de vida da comunidade.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Qualidade do ar. Disponível em: acesso em: 16 nov. 2018

Qual ação, individual ou coletiva, pode ser tomada para minimizar esse tipo de poluição?



( a )

Evitar a utilização dos meios de transporte coletivos.

( b )

Utilizar meios alternativos de transporte, como bicicletas.

( c )

Reduzir a cobertura vegetal, aumentando os níveis de O2.

( d )

Criar campanhas de incentivo ao uso de veículos individuais, como carros e motocicletas.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Preservação da biodiversidade

Habilidade (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4

Justificativas Resposta: B

a. O estudante que seleciona esse item não compreende que evitar o transporte coletivo incentiva a população a utilizar mais veículos próprios, o que pode colaborar para o aumento da poluição atmosférica. Assim, o transporte coletivo é uma boa opção. b. O estudante compreende que uma ação que pode ser realizada por qualquer cidadão é optar por meios de transporte que não utilizem combustíveis fósseis, e a bicicleta tem sido uma alternativa para esse fim. c. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que os vegetais liberam O2 durante a fotossíntese e que a redução da cobertura vegetal diminuiria os níveis de gás oxigênio na atmosfera. d. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o incentivo à utilização de veículos individuais não reduz a emissão de gases poluentes da atmosfera.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados  Os estudantes que erram esta questão provavelmente estão com dificuldade em identificar ações que podem minimizar a poluição atmosférica. Debata com os estudantes o que é poluição ambiental e peça que eles apontem os agentes causadores da poluição, bem como estratégias para minimizar a poluição atmosférica. À medida que respondem, registre no quadro os pontos abordados por eles. Proponha uma campanha de conscientização na escola, e peça que os estudantes confeccionem painéis com o que foi discutido em sala de aula para que sejam apresentados à comunidade escolar.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

O desenvolvimento de ____________ possibilitou muitos avanços na área de saúde pública e privada. ____________ como o portal do IBGE são muito úteis para o armazenamento e a divulgação de dados sobre a população brasileira. Esses dados podem ser utilizados para calcular, por exemplo, ____________ de saúde aplicando a abordagem ____________, que é fundamental para o processamento do grande volume de informação disponível.

As lacunas são corretamente completadas com as seguintes expressões, respectivamente:



( a )

big data – indicadores digitais – as tecnologias digitais – das plataformas digitais 

( b )

indicadores digitais – big data – as plataformas digitais – dos indicadores digitais 

( c )

tecnologias digitais – as plataformas digitais – os indicadores – do big data 

( d )

plataformas digitais – tecnologias digitais – os big data – de indicadores digitais

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública

Habilidade (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4

Justificativas Resposta: C 

a. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem as diferenças entre big data, indicadores e plataformas digitais. O desenvolvimento de tecnologias digitais possibilitou vários avanços na área de saúde pública e privada, as plataformas digitais são utilizadas para a coleta e análise de dados, possibilitando a construção de diversos indicadores (de saúde, serviços, ambientais e demográficos). O big data é uma abordagem que tem sido usada para analisar grande volume de dados.

b. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem as diferenças entre big data, indicadores e plataformas digitais. O desenvolvimento de tecnologias digitais possibilitou vários avanços na área de saúde pública e privada, as plataformas digitais são utilizadas para a coleta e utilização de dados, possibilitando a construção de diversos indicadores (de saúde, de serviços, ambientais e demográficos). O big data é uma abordagem que tem sido usada para o processamento e análise do grande volume de dados.

c. Os estudantes que selecionam esta alternativa compreendem que o desenvolvimento de tecnologias digitais possibilitou vários avanços na área de saúde pública e privada, que as plataformas digitais são utilizadas para a coleta e utilização de dados, possibilitando a construção de diversos indicadores (de saúde, de serviços, ambientais e demográficos). Além disso, compreendem que o big data é uma abordagem que tem sido utilizada para o processamento e análise do grande volume de dados.

d. Os estudantes que selecionam esta alternativa não compreendem as diferenças entre big data, indicadores e plataformas digitais. O desenvolvimento de tecnologias digitais possibilitou vários avanços na área de saúde pública e privada, as plataformas digitais são utilizadas para a coleta e utilização de dados, possibilitando a construção de diversos indicadores (de saúde, serviços, ambientais e demográficos). O big data é uma abordagem que tem sido usada para o processamento e análise do grande volume de dados.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente não compreendem como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Proponha a organização da turma em quatro grupos. Solicite a cada grupo que pesquise um avanço na área de saúde pública e/ou individual que ocorreu devido ao uso de tecnologias digitais. Por fim, solicite aos grupos que compartilhem o resultado da pesquisa com o restante da turma, debatendo a respeito.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Os esquimós são um povo que constrói casas feitas com blocos de gelo, conhecidas como iglus. Veja abaixo a ilustração de um iglu.

Nós, que moramos no Brasil, um país considerado muito quente, poderíamos viver em iglus como os esquimós? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais

Habilidade (EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Tipo de questão Aberta Capítulo 8

Grade de correção

100%. O aluno que acertou esta questão respondeu que não, nós não poderíamos morar em iglus no Brasil, pois esse tipo de construção feita de gelo iria derreter devido às temperaturas elevadas daqui.

50%. O aluno responde que não poderíamos viver em iglus no Brasil, mas não consegue justificar sua resposta.

0%. O aluno não responde ou afirma incorretamente que no Brasil poderíamos viver em iglus.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode trazer para a sala de aula imagens de várias construções e, com isso, promover uma discussão: “De que materiais essas construções são feitas? Como seriam se fossem utilizados outros materiais?”.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO SEU PROFESSOR, LEIA O TEXTO A SEGUIR.

PELA MANHÃ, PEDRINHO OLHOU PELA JANELA E VIU QUE O DIA ESTAVA ENSOLARADO. ELE ESTAVA ANSIOSO. ERA SÁBADO, DIA TRÊS DE MAIO, O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO. PEDRINHO TORCEU PARA QUE O TEMPO CONTINUASSE ASSIM, QUENTE E SEM CHUVAS, PARA BRINCAR COM SEUS AMIGUINHOS.

EXPLIQUE ORALMENTE PARA O SEU PROFESSOR: QUAIS SÃO OS TERMOS E EXPRESSÕES RELACIONADOS AO TEMPO METEOROLÓGICO CITADOS NO TEXTO?

E QUAIS SÃO OS TERMOS E EXPRESSÕES RELACIONADOS AO TEMPO CRONOLÓGICO CITADOS NO TEXTO?

DEPOIS, COM A AJUDA DO SEU PROFESSOR, ESCREVA SUA RESPOSTA.

Resposta:

Objeto de conhecimento Meteorologia.

Habilidade Diferenciar termos referentes a tempo meteorológico de termos relacionados a tempo cronológico (horas, dias, semanas etc.).

Tipo de questão Aberta Capítulo 7

Grade de correção

100%. O aluno que acertou essa questão foi capaz de diferenciar os termos e expressões que se referem ao tempo meteorológico (ensolarado, quente, sem chuvas) daqueles que se referem ao tempo cronológico (manhã, dia, sábado, três de maio etc.).

50%. O aluno indicou entre seis e quatro palavras corretamente.

0%. O aluno indicou menos de quatro palavras corretamente ou não respondeu o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que identifiquem palavras e expressões relacionadas ao tempo meteorológico em boletins meteorológicos de jornais e palavras e expressões relacionadas ao tempo cronológico nestes mesmos boletins ou em outras seções do jornal. Além disso, o professor pode questionar os alunos sobre como cada um desses “tempos” pode ser medido/visualizado: calendário, presença ou ausência de luz solar, termômetro, medidores volumétricos de água da chuva, relógio, cronômetro etc.

Ápis - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

João e sua família foram passar as férias em Israel e ficaram hospedados na casa de amigos que são judeus.

Além da diferença do dia de descanso, que para os judeus é o sábado e não o domingo, indique outras duas características que podem ser observadas no calendário judaico.

Resposta:

Objeto de conhecimento Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Habilidade (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 10

Grade de correção

100% O aluno que acertou a questão elaborou uma resposta completa, explicando que a quantidade de dias do ano é diferente e também que o calendário judaico combina os ciclos do Sol e da Lua. Exemplo: “No calendário judaico, a quantidade de dias do ano é diferente e ele se baseia nos ciclos da Lua e do Sol”.

50% O aluno identificou apenas uma característica diferente no calendário judaico. Exemplos: “A quantidade de dias do ano é diferente” ou “Usa os ciclos da Lua e do Sol”.

0% O aluno não soube responder ao que foi solicitado no enunciado ou não escreveu nenhuma resposta.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode dividir a turma em grupos e pedir a cada que pesquise um tipo diferente de calendário, detalhando como é constituído e em qual cultura ele é utilizado. Em seguida, cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas