Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Antigamente, acreditava-se que o planeta Terra tinha o formato representado na figura A. No entanto, a partir de, aproximadamente, 300 a.C., Aristóteles propôs a teoria de que a Terra apresentava o formato mostrado na figura B.

a) Cite a principal evidência que levou Aristóteles a propor uma teoria sobre o formato esférico da Terra.

b) Qual é o nome da ciência que estuda a Terra e os demais astros celestes?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Tipo de questão Aberta Capítulo 6

Grade de correção 100%  a) O estudante cita o formato curvo ou circular da sombra da Terra projetada na Lua durante os eclipses lunares como a principal evidência que levou Aristóteles a propor que a Terra era esférica. b) O estudante indica que a Astronomia é a ciência que estuda a Terra e os demais astros celestes. 50% O estudante cita apenas o formato curvo ou circular da sombra da Terra projetada na Lua durante os eclipses lunares como a principal evidência que levou Aristóteles a propor que a Terra era esférica ou apenas indica que a Astronomia é a ciência que estuda os astros celestes. 0% O estudante cita equivocadamente uma evidência que levou Aristóteles a propor que a Terra era redonda e não indica que a Astronomia é a ciência que permitiu que Aristóteles concluísse que a Terra apresentava formato esférico.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem os argumentos e evidências que demonstram que a Terra é esférica. Leve para a sala de aula imagens e vídeos de eclipses lunares e peça que observem o formato da sombra da Terra na Lua. Dialogue com eles de modo que considerem a realidade dos tempos de Aristóteles comparando com os recursos que existem hoje. Para isso mostre, se possível, sites e softwares com imagens da Terra tiradas por satélites, evidenciando o formato esférico do planeta. Na época de Aristóteles, as conclusões eram fundamentadas em observações possíveis dos fenômenos da natureza. Com base nessas observações, os cientistas foram construindo suas interpretações que, em alguns casos, não se confirmaram e, em outros, se confirmaram – este é o caso da conclusão de Aristóteles a respeito da forma da Terra. Valorize a importância da história da ciência na construção dos conhecimentos que temos nos dias de hoje.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Os planetas que orbitam o Sol no Sistema Solar têm composições distintas. Os mais próximos do Sol são considerados planetas rochosos e os mais distantes, planetas gasosos.

a) O que pode ter causado essa diferença na formação dos planetas?

b) Qual foi o principal elemento na formação dos planetas rochosos?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica

Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 5

Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que os planetas rochosos, por estarem mais próximos do Sol, se formaram sem água e sem os elementos voláteis dos planetas gasosos. Já nos gasosos, que se encontram em uma região mais afastada do Sol, a condensação de hidrogênio, amônia e metano foi facilitada. b) O estudante identifica corretamente que o principal elemento na formação dos planetas rochosos foi a poeira seca. 50% O estudante identifica corretamente quais foram as diferenças na formação dos planetas ou menciona o principal elemento na formação dos planetas rochosos. 0% O estudante não identifica nem que os planetas do Sistema Solar possuem diferentes formações, dependendo da sua distância em relação ao Sol, nem que a poeira seca é o principal elemento na formação de planetas rochosos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram essas questões podem estar com dificuldade em compreender a formação do Sistema Solar. Para facilitar o desenvolvimento dessa habilidade, sugerimos a construção de um panfleto sobre o Sistema Solar. Eles devem pesquisar a formação, a composição e o posicionamento desse sistema no Universo, além de outras informações que julgarem relevantes. Também precisam encontrar algumas imagens para compor o panfleto. Auxilie-os na montagem do material e na composição do texto, para que seja conciso e claro para o leitor.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

A figura abaixo mostra o esquema de uma cadeia alimentar.

Em uma cadeia alimentar as plantas utilizam a energia da luz, principalmente do Sol, para produzir alimento. O esquema representa, de forma simplificada, uma cadeia alimentar na qual as setas azuis correspondem à energia passando de um elemento para o outro. Sabendo que as plantas estão representadas pela letra A, os animais estão representados pelas letras B e C, quais os termos que podem substituir corretamente as letras A, B e C?



( a )

A – produtores; B – consumidores secundários; C – consumidores primários. 

( b )

A – consumidores secundários; B – produtores; C – consumidores primários. 

( c )

A – consumidores primários; B – consumidores secundários; C – produtores. 

( d )

A – produtores; B – consumidores primários; C – consumidores secundários.

Resposta:

Resposta: D

Objeto de conhecimento (BNCC) Cadeias alimentares simples

Habilidade (BNCC) (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não domina o conceito de consumidores primários e secundários.

B O aluno que seleciona esta alternativa não domina o conceito de produtores, consumidores primários e secundários.

C O aluno que seleciona esta alternativa não domina o conceito de produtores, consumidores primários e secundários.

D O aluno que seleciona esta alternativa sabe identificar os componentes de uma cadeia alimentar e entende o que é produtor, consumidores primário e secundário.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula imagens de diferentes organismos produtores, organismos consumidores primários e também consumidores secundários e solicitar que as utilizem para montar cadeias alimentares.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS

REBECA É DIFERENTE DE LUANA PORQUE



( a )

TEM CABELO LISO.

( b )

TEM OLHOS CLAROS. 

( c )

TEM CABELO RUIVO. 

( d )

TEM CABELO COMPRIDO.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que tanto Rebeca quanto Luana possuem cabelos lisos.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que Rebeca e Luana não possuem olhos claros.

C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que Rebeca possui cabelo ruivo enquanto Luana possui cabelo preto.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que tanto Rebeca quanto Luana possuem cabelos compridos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos para que desenhem duas pessoas que eles conheçam que possuam características físicas diferentes, como o tipo de cabelo, a altura, o peso, entre outras. Em seguida, o professor pode montar um mural com os desenhos dos alunos.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO ANIMAL INDICADO PELA LETRA B?



( a )

É UM ANIMAL ADULTO E TEM PENAS.

( b )

É UM ANIMAL ADULTO E TEM BICO.

( c )

É UM FILHOTE E TEM PELOS.

( d )

É FILHOTE E TEM ESCAMAS.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente

Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o animal indicado pela letra

B na imagem é um filhote, não um adulto, e que esse animal não tem penas.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o animal indicado pela letra B na imagem é um filhote, não um adulto, e que esse animal não tem bico.

C. O aluno reconhece que o animal mostrado pela letra B na imagem é um filhote e tem pelos.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o animal indicado pela letra B na imagem não tem escamas, e sim pelos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de animais adultos e filhotes que podem ser encontrados em fazendas como o porco, a galinha, a vaca, etc. Em seguida, sugere-se que o professor peça aos alunos para descreverem as principais características de cada animal (a cor, se é filhote ou adulto, se bota ovo ou não, o número de pernas, etc.).

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 4º ano - BY NC 3.0BR

Antes da invenção de diversas tecnologias e instrumentos para nos orientar, por exemplo, o GPS (Sistema de posicionamento global, em inglês) e a bússola, era comum a observação da trajetória aparente do Sol e a sombra projetada por um gnômon (relógio de Sol) para se identificar os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Observe a imagem do relógio de Sol que está localizado na cidade de Águas da Prata, no estado de São Paulo, e que marca por volta de 8 horas da manhã.

Marque a alternativa que indica quais pontos cardeais a sombra do ponteiro do relógio representa no início da manhã e no final da tarde. 



( a )

No início da manhã e no final da tarde, a sombra representa a posição oeste. 

( b )

No início da manhã, a sombra representa a posição oeste, e, no final da tarde, a posição leste. 

( c )

No início da manhã, a sombra representa a posição norte, e, no final da tarde, a posição sul. 

( d )

No início da manhã e no final da tarde, a sombra representa a posição norte.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade BNCC (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

a O aluno não consegue identificar os pontos cardeais por meio da trajetória aparente do Sol e da utilização de um gnômon.

b O aluno consegue identificar os pontos cardeais por meio da trajetória aparente do Sol e da utilização de um gnômon.

c O aluno não consegue identificar os pontos cardeais por meio da trajetória aparente do Sol e da utilização de um gnômon.

d O aluno não consegue identificar os pontos cardeais por meio da trajetória aparente do Sol e da utilização de um gnômon.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

A fotografia abaixo mostra um relógio de sol. Nesse instrumento, uma estrutura ereta (gnômon) foi fixada à madeira e as horas colocadas em pontos marcados no entorno.

a) Explique o funcionamento do relógio de sol.

b) É possível observar alguma mudança no comprimento da sombra do gnômon no mesmo horário do dia, porém em diferentes estações do ano? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. 

Tipo de questão Aberta Capítulo 6

Grade de correção 100% a) O estudante responde que a sombra formada pelo gnômon indica a hora do dia. b) O estudante responde que ocorre mudança no comprimento da sombra do gnômon em um mesmo horário do dia, em diferentes estações do ano, em razão do movimento da Terra ao redor do Sol (translação). 50% O estudante apenas responde que a sombra formada pelo gnômon indica a hora do dia ou apenas escreve que ocorre mudança no comprimento da sombra do gnômon em um mesmo horário do dia, em diferentes estações do ano, em razão do movimento da Terra ao redor do Sol (translação). 0% O estudante não responde corretamente que a sombra formada pelo gnômon indica a hora do dia e não afirma nem explica que é possível observar mudança no comprimento da sombra do gnômon no mesmo horário do dia, em diferentes estações do ano.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem o funcionamento do gnômon, cuja projeção da sombra fornece a hora do dia, pois representa a movimentação relativa do Sol no céu. Essa movimentação é relativa porque, na verdade, é a Terra que se movimenta ao redor do Sol e de si mesma. Utilize um gnômon e uma lanterna (representação do Sol) para mostrar aos estudantes como ocorre a mudança da sombra ao longo do dia, relacionando essa mudança com o movimento de rotação da Terra. Mostre também que o movimento de translação da Terra influencia o comprimento da sombra formada pelo gnômon.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

O esquema a seguir representa a formação de um gás na estratosfera.

a) Que gás é esse? Explique a importância desse gás na estratosfera?

b) Como a poluição decorrente da industrialização afeta essa substância?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Camada de ozônio

Habilidade (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

Tipo de questão Aberta Capítulo 5

Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que o gás é o ozônio e explica corretamente que a camada de ozônio presente na estratosfera é importante para reter parte da radiação ultravioleta, impedindo que esses raios cheguem à superfície da Terra. b) O estudante explica corretamente que os gases clorofluorcarbono (CFCs), amplamente emitidos no passado pela indústria, danificam a camada de ozônio, reduzindo a sua espessura. 50% O estudante identifica que o gás é o ozônio e explica apenas que a camada de ozônio presente na estratosfera é importante, pois retém parte da radiação ultravioleta, impedindo que esses raios cheguem diretamente à superfície da Terra, ou explica apenas que os gases clorofluorcarbono (CFCs) danificam a camada de ozônio, reduzindo a sua espessura. 0% O estudante não identifica o gás representado, explica equivocadamente a importância da presença do ozônio na estratosfera e não explica como a poluição decorrente da industrialização afeta a camada de ozônio.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que respondem de maneira equivocada não compreendem o processo de formação do gás ozônio nem a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Solicite que pesquisem a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida no planeta e os fatores que afetam sua presença na atmosfera. Em seguida, proponha a formação de grupos de cinco estudantes para que possam discutir o tema e definir quais ações individuais e coletivas podem ser realizadas com vistas a promover a preservação da camada de ozônio. Solicite que sistematizem o resultado dessa discussão, escrevendo quais ações seriam as mais eficazes para essa finalidade.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM.

A IMAGEM MOSTRA UMA PLANTA



( a )

QUE VIVE NO DESERTO.

( b )

AQUÁTICA E COM FLOR BRANCA. 

( c )

QUE VIVE EMBAIXO DA TERRA.

( d )

TERRESTRE DE COR VERDE.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente.

Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que a planta da imagem se desenvolve em um ambiente aquático e que ele é diferente do ambiente desértico.

B. O aluno reconhece que a planta da imagem se desenvolve no ambiente aquático e que uma das partes dessa planta é a flor e que sua cor é branca.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece o ambiente aquático e que a planta da imagem não está inserida no ambiente terrestre, embaixo do solo.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que a planta da imagem está em um ambiente aquático e que ele é diferente do ambiente terrestre.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de várias espécies de plantas que vivem em ambientes diferentes (desérticos, aquáticos, terrestres, etc.) e pedir que os alunos identifiquem o ambiente em que cada uma se desenvolve a partir de elementos do ambiente presentes na imagem e das características das plantas.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens:

Identifique o que os animais das imagens têm em comum. 



( a )

São carnívoros. 

( b )

São herbívoros. 

( c )

Usam asas para se locomover. 

( d )

Usam tentáculos para se locomover.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características compreende o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o papagaio e a borboleta são animais herbívoros e que somente a coruja é carnívora.

B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o papagaio e a borboleta são animais herbívoros e que somente a coruja é carnívora.

C O aluno que seleciona esta alternativa identifica que todos os animais representados nas imagens possuem asas e que eles as usam para se locomover.

D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os animais mostrados nas imagens possuem patas e asas, e não tentáculos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar que os alunos levem para a sala de aula figuras de diferentes animais e propor um trabalho em grupo, no qual os animais sejam separados em diferentes grupos, de acordo com características semelhantes (por exemplo, grupos de animais que se locomovem com patas, animais que são carnívoros, etc.). Em seguida, sugere-se que o professor e os alunos façam um registro coletivo do que foi discutido, elaborando um cartaz com os grupos de animais com semelhanças. O professor também pode promover um trabalho em grupo, para que os alunos identifiquem o modo de locomoção e alimentação dos animais que são encontrados no entorno da escola. Retome o que são tentáculos, são estruturas presentes em animais como o polvo e a lula, caso perceba que muitos alunos não dominam o significado da palavra.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM.

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE AS CRIANÇAS ?



( a )

COR DO CABELO.

( b )

COR DOS OLHOS.

( c )

USAM ÓCULOS.

( d )

COMPRIMENTO DO CABELO.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as crianças da imagem não têm a mesma cor do cabelo.

B. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que todas as crianças da imagem têm olhos escuros.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que não são todas as crianças da imagem que usam óculos.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as crianças da imagem não têm o cabelo do mesmo tamanho.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que cada aluno faça uma lista com as características físicas semelhantes e diferentes que possuem em comparação com os colegas de sala de aula (como cor e tipo de cabelo, cor dos olhos, etc.).

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS QUATRO MENINAS DA IMAGEM ABAIXO.

QUAL CARACTERÍSTICA FÍSICA É COMUM ENTRE ELAS? ASSINALE COM UM X A OPÇÃO CORRETA. 



( a )

A COR DA PELE. 

( b )

A ALTURA. 

( c )

A COR DO CABELO 

( d )

A COR DOS OLHOS.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade BNCC (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que a cor da pele das meninas é diferente.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que as meninas têm alturas diferentes.

C. O aluno que seleciona esta alternativa consegue identificar a característica física comum entre as meninas da imagem, isto é, todas têm cabelos pretos.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que a cor dos olhos das meninas é diferente.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Uma usina termelétrica foi construída às margens de um rio. Verificou-se que essa usina funcionava perfeitamente, mas algumas espécies de peixes desse rio estavam morrendo, o que prejudicava o equilíbrio do ecossistema local.

O que pode ter causado a morte dos peixes?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia

Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção 100% O estudante explica corretamente que o aumento da temperatura da água do rio, causado pela usina termelétrica pela liberação da água aquecida das caldeiras, pode ser a causa da morte dos peixes.

50% O estudante explica corretamente que a morte dos peixes está relacionada com o funcionamento da usina termelétrica, mas não identifica que isso ocorre, especificamente, pelo aumento da temperatura da água do rio em função da liberação da água aquecida das caldeiras da usina.

0% O estudante não relaciona a morte dos peixes com o aumento da temperatura da água do rio causado pelo funcionamento da usina termelétrica.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram êxito nesse item não compreendem os impactos socioambientais que podem ser causados por usinas de geração de energia elétrica. Proponha a formação de três grupos de estudantes. Um grupo deverá pesquisar a respeito das semelhanças e diferenças entre alguns tipos de usina instalados para a geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas, etc.). O outro grupo deverá pesquisar a respeito dos impactos socioambientais causados pela instalação e funcionamento desses tipos de usina. Cada grupo deverá compartilhar suas ideias com os demais colegas da classe.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

O ser humano sempre olhou para o céu com curiosidade e muitas indagações. Com o passar do tempo, foi percebendo que algumas observações tinham relação com fenômenos da Terra. Por exemplo, os povos antigos compreenderam que os movimentos do Sol e da Terra estavam relacionados às estações do ano. A partir dessa compreensão, passaram a utilizar esse conhecimento em muitas de suas atividades cotidianas.

a) Cite dois exemplos de atividades dos povos antigos que utilizavam o conhecimento sobre os astros.

b) Como a observação das constelações foi importante para esses povos.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Astronomia e cultura

Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 5

Grade de correção 100% a) O estudante cita corretamente dois exemplos de atividades influenciadas pelo movimento dos astros, como: época de colheita e de plantio, orientação no espaço, no tempo etc. b) O estudante indica que a observação das constelações auxiliou alguns povos antigos em atividades como pesca, agricultura, navegações, produção de calendários etc. 50% O estudante cita corretamente atividades dos povos antigos influenciadas pelos astros, porém não cita a importância da observação de constelações para esses povos; ou vice-versa. 0% O estudante não cita corretamente atividades dos povos antigos influenciadas pelos astros e pela observação de constelações.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram essas questões, provavelmente, estão com dificuldade em relacionar as leituras do céu às necessidades de diferentes povos. Para facilitar o desenvolvimento da habilidade, organize a classe em grupos de quatro estudantes e solicite que pesquisem os diferentes calendários elaborados com base na leitura do céu. Em seguida, eles devem organizar apresentações que serão mostradas em classe, explicando como cada observação das constelações auxiliou a organização dos calendários.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Telma gosta de patinar todos os dias com as suas amigas, enquanto Érica fica em casa sentada assistindo televisão todos os dias. Sabendo que Érica e Telma possuem a mesma idade, para suprir as necessidades energéticas das duas crianças é preciso que:



( a )

Érica consuma a mesma quantidade de alimentos energéticos do que Telma. 

( b )

Érica e Telma consumam os mesmos tipos de alimentos, de todas as categorias e nas mesmas quantidades. 

( c )

Telma consuma mais alimentos energéticos do que Érica. 

( d )

Telma consuma menos alimentos energéticos do que Érica.

Resposta:

Resposta C

Objetos de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo Hábitos alimentares

Habilidade (BNCC) (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, como Telma faz exercícios físicos regularmente, ela precisa ingerir mais alimentos energéticos que Érica.

B O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que Érica e Telma precisam ingerir quantidades diferentes de alimentos: Telma precisa de mais alimentos energéticos do que Érica.

C O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que Telma precisa ingerir mais alimentos energéticos do que Érica.

D O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que Telma precisa ingerir mais alimentos energéticos, uma vez que ela pratica exercícios físicos regularmente.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que citem hábitos saudáveis (comer salada e frutas, praticar esportes, passar protetor solar, etc.) e não saudáveis (comer alimentos industrializados, não praticar atividade física, não comer salada e frutas, etc.). Após todos os alunos citarem pelo menos um hábito de cada categoria (saudável e não saudável), eles devem propor soluções para tornar seus hábitos mais saudáveis.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Com base no gráfico a seguir, responda ao que se pede.

a) Quais são os gases representados por X e Y no gráfico?

b) Cite e explique um exemplo de fenômeno que pode alterar a quantidade do gás Y no ar.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Composição do ar

Habilidade (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

Tipo de questão Aberta Capítulo 5

Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que o gás X é o nitrogênio, presente em maior quantidade no ar, e que o gás Y é o oxigênio. b) O estudante cita corretamente um fenômeno que altera a quantidade de gás oxigênio no ar, por exemplo, a respiração, a combustão, a fotossíntese, etc. A respiração, por exemplo, altera a quantidade de gás oxigênio do ar porque utiliza esse gás durante o processo respiratório. 50% O estudante identifica corretamente os gases X e Y, ou cita e explica um exemplo de fenômeno que altera a quantidade de gás oxigênio no ar. 0% O estudante identifica equivocadamente os gases X e Y e não cita nem explica um exemplo de fenômeno que não altera a quantidade de gás oxigênio no ar.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que respondem de maneira equivocada apresentam dificuldade em reconhecer quais são os principais gases que compõem o ar e os fatores que alteram sua composição. Solicite que pesquisem a variação da concentração do gás carbônico, do ozônio e do metano na atmosfera do nosso planeta nas últimas décadas do século XX. Em seguida, promova um debate a fim de possibilitar que os estudantes discutam quais fenômenos naturais e/ou antrópicos influenciaram a alteração da concentração desses gases atmosféricos

Alguns sites que podem ser utilizados para obter mais informações para o debate e para guiar os estudantes, enriquecendo a discussão:

- https://www.eea.europa.eu/pt/sinais-da-aea/sinais-2013/artigos/as-alteracoes-climaticase-o-ar - http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar - https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122066/1/09-ar.pdf - https://www.ecycle.com.br/2949-poluicao-do-ar-atmosferica - https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/07/qual-o-impacto-da-poluicao-do-ar-na-saude

Acesso em: set. 2018.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Você sabia que é possível utilizar a energia gerada pela força da gravidade para acender uma lâmpada? Para isso, pode-se, por exemplo, puxar um saco contendo algo pesado, elevando-o a uma certa altura e, em seguida, deixá-lo cair, atraído pela força de gravidade. Dessa forma, ocorre transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética que é, por sua vez, transformada em energia elétrica por um gerador. Essa energia elétrica é capaz de acender uma lâmpada.

a) A fonte de energia responsável pelo funcionamento dessa lâmpada é classificada como renovável ou não renovável?

b) Cite outro equipamento que utiliza uma fonte de energia que apresenta essa mesma classificação.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia

Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Grade de correção 100% - a) O estudante explica corretamente que a fonte de energia utilizada é renovável, uma vez que a fonte é a força muscular da pessoa que eleva o saco contendo material pesado.  b) O estudante cita corretamente um exemplo de outra fonte de energia renovável, como uma bateria solar ou uma lanterna manual.

50% O estudante menciona somente que a fonte de energia utilizada é a força muscular da pessoa que eleva o saco contendo material pesado, mas não cita corretamente um outro exemplo de fonte de energia renovável.

0% O estudante não explica corretamente que a fonte de energia renovável utilizada é a força muscular da pessoa que eleva o saco contendo material pesado e não cita corretamente um exemplo de outra fonte de energia renovável, como uma bateria solar ou uma lanterna manual.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram êxito nesse item não entendem a diferença entre fonte renovável e não renovável de energia. Solicite aos estudantes que deem exemplos de fontes que geram energia na escola e em residências. Em seguida, solicite que identifiquem quais dessas fontes de energia são renováveis e quais não são renováveis.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

A imagem mostra um falcão capturando um coelho, que estava se alimentando de folhas de plantas.

Como podemos classificar os animais da imagem quanto ao tipo de alimentos que comem? 



( a )

O coelho e o falcão são carnívoros. 

( b )

O coelho e o falcão são herbívoros. 

( c )

O coelho é carnívoro e o falcão é herbívoro. 

( d )

O coelho é herbívoro e o falcão é carnívoro.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a diferença entre um animal carnívoro e um animal herbívoro.

B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a diferença entre um animal carnívoro e um animal herbívoro.

C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a diferença entre um animal carnívoro e um animal herbívoro.

D O aluno que seleciona esta alternativa compreende a diferença entre um animal carnívoro e um animal herbívoro.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar outras figuras de animais para a sala de aula e identificar, junto com os alunos, quais são animais herbívoros ou carnívoros. Em seguida, sugere-se que o professor faça um registro coletivo do que foi discutido. Além disso, o professor pode promover excursões em zoológicos e santuários de animais da região para que os alunos possam identificar diferentes características do modo de vida dos animais observados.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Os sistemas são formados por um conjunto de órgãos que, juntos, realizam determinada função no organismo. Entre os sistemas existe interação e um exemplo disso é a interação de três sistemas para a nutrição do organismo. O primeiro sistema transforma os alimentos ingeridos em partículas minúsculas: os nutrientes. O segundo, chamado sistema circulatório, transporta esses nutrientes para todas as células do corpo. Já o terceiro sistema é responsável por realizar as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente, possibilitando a entrada de oxigênio nas células - gás essencial para a obtenção de energia - e havendo liberação para o ambiente de gás carbônico, como resíduo.

Os nomes do primeiro e do terceiro sistemas abordados no texto são:



( a )

sistema digestório e sistema circulatório. 

( b )

sistema digestório e sistema respiratório. 

( c )

sistema circulatório e sistema respiratório. 

( d )

sistema respiratório e sistema circulatório.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 2

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o sistema digestório faz a transformação dos alimentos em nutrientes, mas não sabe qual o sistema que transporta os nutrientes para o corpo nem o sistema que transforma esses nutrientes em energia.

B O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o sistema digestório faz a transformação dos alimentos em partículas minúsculas de nutrientes e que o sistema respiratório está relacionado às trocas gasosas e obtenção de energia por parte das células.

C O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o sistema respiratório atua nas trocas gasosas e está relacionado à obtenção de energia por parte das células, mas não reconhece as funções dos sistemas digestório e circulatório.

D O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece a função de nenhum dos sistemas citados.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que descrevam o caminho do alimento desde a boca, quando é triturado pelos dentes, até a chegada dos nutrientes a nossas células, quando são utilizados para produzir energia. Os alunos devem citar o nome dos órgãos envolvidos nesse percurso, salientando suas principais funções.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.

PEDRO SABE QUE É IMPORTANTE CUIDAR DO PRÓPRIO CORPO. POR ISSO, ELE DEVE: 



( a )

DEIXAR AS UNHAS DAS MÃOS E DOS PÉS CRESCEREM. 

( b )

LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES. 

( c )

EVITAR TOMAR BANHO SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL. 

( d )

PREPARAR SEU LANCHE SEM LAVAR AS MÃOS.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano

Habilidade BNCC (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, para manter a saúde do corpo, é preciso cortar as unhas das mãos e dos pés.

B. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que lavar as mãos antes das refeições é um hábito de higiene importante para manter o corpo saudável.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, para manter o corpo saudável, é preciso tomar banho.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, para manter o corpo saudável, é preciso lavar as mãos antes das refeições.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 5º ano - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo mostra a bandeira do Brasil.

Podemos identificar que a constelação circulada na bandeira do Brasil é a: 



( a )

Constelação de Escorpião. 

( b )

Constelação da Ursa Maior. 

( c )

Constelação de Libra. 

( d )

Constelação do Cruzeiro do Sul.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento (BNCC) Constelações e mapas celestes

Habilidade BNCC (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

a O aluno que selecionou esta alternativa não reconhece o traçado da constelação de Escorpião e o traçado da constelação do Cruzeiro do Sul.

b O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece o traçado da constelação da Ursa Maior e o traçado da constelação do Cruzeiro do Sul.

c O aluno que selecionou esta alternativa não reconhece o traçado da constelação de Libra e o traçado da constelação do Cruzeiro do Sul.

d O aluno que optou por esta alternativa identifica corretamente o traçado da constelação do Cruzeiro do Sul.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Atualmente, temos opção de abastecer os automóveis com combustíveis obtidos a partir de recursos naturais renováveis e sustentáveis, ao contrário do que ocorria anteriormente, quando os combustíveis disponíveis eram obtidos apenas a partir de recursos naturais não renováveis.

Cite dois exemplos de combustíveis obtidos a partir de recursos naturais renováveis, que podem ser utilizados por esses meios de transporte.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia

Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção 100% O estudante cita corretamente os tipos de combustíveis obtidos a partir de recursos naturais renováveis que podem ser utilizados para o abastecimento de automóveis como, por exemplo, etanol, hidrogênio, eletricidade (carros elétricos), biodiesel, biogás.

50% O estudante cita somente um combustível obtido a partir de recurso natural renovável.

0% O estudante cita equivocadamente combustíveis, como gasolina, diesel e gás natural, obtidos a partir de recursos naturais não renováveis.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram sucesso nesse item podem não entender a diferença entre fonte de energia renovável e não renovável. Peça que eles pesquisem exemplos de combustíveis que são utilizados em diferentes meios de transporte das cidades. Em seguida, solicite que identifiquem quais desses combustíveis são obtidos a partir de recursos naturais renováveis e quais são obtidos de recursos naturais não renováveis.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

O cometa Lovejoy foi descoberto em 2011 e passou a 140 mil quilômetros de distância da superfície do Sol. A foto a seguir foi tirada por um astronauta da NASA e mostra o cometa próximo ao horizonte da Terra.

a) Quais são as partes que formam esse corpo celeste?

b) Cite dois outros corpos celestes que orbitam o Sol.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica

Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 5

Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que o cometa é formado por corpo, coma (ou cabeleira) e cauda. b) O estudante cita outros dois corpos celestes que estão em órbita ao redor do Sol, como os planetas, planetas anões e asteroides. 50% O estudante identifica que as partes do cometa são: corpo, coma (ou cabeleira) e cauda, mas não sabe citar planetas, planetas anões e asteroides como exemplos de outros corpos celestes que giram ao redor do Sol; ou vice-versa. 0% O estudante não sabe identificar as partes de um cometa, nem planetas, planetas anões e asteroides como exemplos de corpos celestes que orbitam o Sol.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram essas questões podem não conhecer a estrutura e a composição dos cometas e dos corpos celestes que orbitam o Sol. Para auxiliá-los na compreensão desse tema, sugerimos a leitura com eles do seguinte texto: . Se for possível, projete o texto em tela para que, ao realizar sua leitura, as imagens auxiliem no entendimento do assunto. Outra opção é levar para a sala de aula as imagens impressas. Leia o texto com a turma e promova uma discussão com a classe, esclarecendo eventuais dúvidas.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Pensando em oferecer uma alimentação equilibrada aos seus clientes, um restaurante elaborou um cardápio com quatro opções de pratos:

• Opção 1: Arroz, feijão e alface.

• Opção 2: Arroz, feijão e ovo.

• Opção 3: Batata, arroz e alface.

• Opção 4: Batata, arroz e ovo.

Qual opção de prato é constituída por alimentos cujas funções principais sejam energética, construtora e reguladora? 



( a )

Opção 1. 

( b )

Opção 2. 

( c )

Opção 3. 

( d )

Opção 4.

Resposta:

Objetos de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo Hábitos alimentares

Habilidade (BNCC) (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o arroz é um alimento cuja função principal é energética, que o feijão é um alimento cuja função principal é de construção e que a alface é um alimento cuja função principal é reguladora.

B O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o arroz é um alimento cuja função principal é energética e o feijão é um alimento cuja função principal é construtora, mas não percebeu que o ovo é um alimento cuja função principal é construtora.

C O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que a alface é um alimento cuja função principal é reguladora, mas não percebeu que o arroz e a batata são alimentos preferencialmente energéticos.

D O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que o feijão é um alimento cuja função principal é construtora, mas não percebeu que o arroz e a batata são alimentos preferencialmente energéticos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos para montarem um cardápio que deve ter pelo menos três refeições, sendo que cada refeição deve conter pelo menos um alimento preferencialmente energético, um preferencialmente construtor e um preferencialmente regulador. Após os cardápios serem montados, os alunos devem comparar as refeições sugeridas e discutir sobre quais são as mais saudáveis e por quê.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

O esquema abaixo mostra os principais componentes de uma cadeia alimentar.

Sabendo que o consumidor representado pelo número 3 só come vegetais, o quadro fica completo se substituirmos os números: 



( a )

1 por bactérias; 2 por carnívoros e 3 por herbívoros. 

( b )

1 por carnívoros; 2 por bactérias e 3 por herbívoros. 

( c )

1 por herbívoros; 2 por bactérias e 3 por carnívoros. 

( d )

1 por carnívoros; 2 por herbívoros e 3 por bactérias.

Resposta:

Resposta: A

Objeto de conhecimento (BNCC) Cadeias alimentares simples

Habilidade (BNCC) (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 1

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa sabe identificar e associar seres vivos representantes de cada um dos passos de uma cadeia alimentar, assim como reconhecer os hábitos alimentares dos consumidores.

B O aluno que seleciona esta alternativa trocou um consumidor por um decompositor, e pode não ter compreendido de forma clara esses dois conceitos.

C O aluno que seleciona esta alternativa apresenta dificuldades em reconhecer os hábitos alimentares e o papel dos seres vivos na cadeia alimentar.

D O aluno que seleciona esta alternativa tem dificuldade em associar o papel de um ser vivo na cadeia alimentar e os hábitos alimentares.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar à sala de aula figuras de diferentes seres vivos herbívoros, consumidores e decompositores, principalmente da região em que os alunos vivem. Sugere-se falar sobre o comportamento dos animais consumidores na natureza, ressaltando seus hábitos alimentares. Pode-se também pedir que os alunos associem os grupos representados nas imagens a seus papéis em uma cadeia alimentar, montando um esquema semelhante ao apresentado na questão.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe a figura abaixo.

Sobre o movimento dos astros mostrados na figura, podemos afirmar que: 



( a )

as estrelas não mudam de posição no céu. 

( b )

a mudança de posição das estrelas no céu ocorre devido à rotação da Terra. 

( c )

a mudança de posição das estrelas no céu ocorre devido à rotação do Sol. 

( d )

as estrelas se movimentam ao redor da Terra.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da terra

Habilidade BNCC (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

a O aluno que selecionou esta alternativa não reconhece o movimento de rotação da Terra.

b O aluno que selecionou esta opção reconhece que o movimento de rotação da Terra faz com que a posição das estrelas no céu se altere.

c O aluno que indicou esta alternativa não reconhece que a alteração da posição das estrelas no céu está relacionada à rotação da Terra sobre o seu próprio eixo, e não à rotação do Sol.

d O aluno que escolheu esta alternativa não reconhece que a alteração da posição das estrelas no céu está relacionada à rotação da Terra sobre o seu próprio eixo, e não ao movimento das estrelas ao redor da Terra.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

A Terra é composta de três camadas, que apresentam diferentes características. A tabela a seguir mostra as espessuras aproximadas de cada uma dessas camadas.

a) Quais são os aspectos físicos da crosta, do manto e do núcleo?

b) Utilizando uma escala em que 1 centímetro represente 25 quilômetros, qual será, em centímetros, a espessura de cada uma das camadas da Terra? E quantas vezes o núcleo é mais espesso que a crosta terrestre?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Tipo de questão Aberta Capítulo 7

Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que a crosta é formada por rochas e pelo solo, a maior parte do manto é formada por material com aspecto pastoso e aquecido pelo núcleo, e o núcleo subdivide-se em duas camadas: núcleo externo, que é líquido, e núcleo interno, que é sólido. b) O estudante responde que, levando em consideração a escala indicada, as espessuras dessas camadas da Terra são de 2 cm (crosta), 114 cm (manto) e 138 cm (núcleo). O núcleo é 69 vezes mais espesso que a crosta terrestre. 50% O estudante identifica corretamente apenas os aspectos físicos das camadas (crosta, manto e núcleo) ou apenas calcula corretamente a espessura das camadas da Terra na escala indicada e a relação entre a espessura do núcleo e da crosta terrestre. Unindo as duas questões, pode-se também considerar que ele acertou metade do que foi pedido como um todo. Por exemplo, ele pode ter acertado apenas o aspecto da crosta e errado os demais, e ter acertado todos os cálculos. 0% O estudante não responde corretamente quais são os aspectos físicos das camadas da Terra (crosta, manto e núcleo) e não calcula corretamente a espessura das camadas da Terra na escala indicada nem a relação entre a espessura do núcleo e da crosta terrestre.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não sabem identificar as características das diferentes camadas que formam a estrutura da Terra e não compreendem noções de escala. Peça que desenhem, em uma cartolina, uma representação das camadas que compõem o planeta Terra. Instrua-os a desenhar as camadas de acordo com a espessura de cada uma delas, utilizando uma escala fornecida na atividade, em que 1 cm representa 25 km. Por fim, peça que descrevam as principais características do núcleo, do manto e da crosta terrestre.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Estudantes do 7º ano de determinado colégio perceberam, ao visitar uma estufa de cultivo de hortaliças, que a temperatura em seu interior estava mais elevada em relação à temperatura externa. Essa observação despertou na turma a lembrança de um fenômeno semelhante que ocorre naturalmente no planeta Terra, o efeito estufa.

a) Quais são os dois principais gases que intensificam o efeito estufa?

b) Cite uma atividade que contribui para o aumento da concentração de cada um desses gases na atmosfera.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Efeito estufa

Habilidade (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Tipo de questão Aberta Capítulo 6

Grade de correção​ 100% a) O estudante identifica corretamente que os dois principais gases que intensificam o efeito estufa são o gás carbônico e o gás metano. b) O estudante cita corretamente uma atividade que contribui para o aumento da concentração de gás carbônico (aumento da queima de combustíveis fósseis, desmatamento, etc.) e de gás metano (produção e transporte de gás natural, criação de gado, etc.). 50% O estudante identifica apenas os principais gases que intensificam o efeito estufa, ou cita apenas atividades que contribuem para o aumento da concentração deles na atmosfera. 0% O estudante identifica equivocadamente os principais gases que intensificam o efeito estufa e não cita exemplos de atividades que contribuem para o aumento da concentração do gás carbônico e do gás metano na atmosfera.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados​ Os estudantes que respondem de maneira equivocada não identificam os principais gases relacionados à intensificação do efeito estufa nem as atividades antrópicas que contribuem para o aumento da concentração deles na atmosfera. Organize-os em grupos e proponha que pesquisem a respeito do processo natural do efeito estufa, qual é sua importância para a vida na Terra e quais fatores contribuem para sua intensificação. Em seguida, solicite que cada grupo entreviste pessoas da comunidade do entorno da escola perguntando sobre atitudes individuais e coletivas que podem ser tomadas para minimizar o agravamento do efeito estufa. Discuta com os estudantes as opiniões que foram obtidas nas entrevistas e avalie com eles quais são pertinentes ou não. Por fim, proponha que cada grupo elabore uma cartilha com base no que foi discutido sobre o assunto.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

EM UMA ATIVIDADE, A PROFESSORA PEDIU AOS ALUNOS PARA ESCREVEREM DUAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM ENTRE AS CRIANÇAS DAS IMAGENS:

VEJA O QUE OS ALUNOS ESCREVERAM:

CONSIDERANDO O QUE OS ALUNOS ESCREVERAM, QUAL É O NOME DO ALUNO QUE ESCREVEU CORRETAMENTE DUAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM ENTRE AS CRIANÇAS DA IMAGEM?



( a )

BRENO.

( b )

DANIELA.

( c )

PAULA.

( d )

TIAGO.

Resposta:

Resposta: B

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que apenas uma das crianças da imagem usa óculos.

B. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que as duas crianças da imagem possuem cabelo curto e olhos escuros.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que apenas uma das crianças da imagem usa óculos e que nenhuma delas possui olhos claros.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que nenhuma das crianças da imagem possui cabelo comprido.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula diferentes figuras de pessoas e pedir aos alunos para que descrevam suas características físicas. Ao final, o professor pode pedir aos alunos para que troquem seus cadernos e corrijam as anotações dos colegas.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens.

Os animais das imagens nasceram da barriga das suas mães. Com a observação das imagens, você sabe como esses animais serão alimentados logo após o nascimento? 



( a )

Eles serão alimentados de plantas. 

( b )

Eles serão alimentados de pequenos animais. 

( c )

Eles serão alimentados de frutas. 

( d )

Eles serão alimentados do leite das mães.

Resposta:

Resposta D

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 2

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que todos os animais representados na figura se alimentam do leite que sai das mamas das suas mães.

B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que todos os animais representados na figura se alimentam do leite que sai das mamas das suas mães.

C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que todos os animais representados na figura se alimentam do leite que sai das mamas das suas mães.

D O aluno que seleciona esta alternativa identificou que os filhotes serão alimentados pelo leite da mãe logo após o nascimento.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Sugere-se que o professor proponha que os alunos observem os animais domésticos e descrevam de onde eles nascem (ovos ou barriga da mãe) e quais alterações eles sofrem desde o nascimento até a fase adulta e, mais importante ainda, relacionar ao fato dos que nascem da barriga da mãe utilizarem o leite materno como alimento. O professor também pode promover excursões em fazendas e santuários de animais da sua região, para que os alunos possam realizar observações de animais.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas