Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
AS PLANTAS PRODUZEM SEU PRÓPRIO ALIMENTO. O QUE ELAS PRECISAM PARA PRODUZIR SEU ALIMENTO?
ÁGUA, LUZ E AR.
ÁGUA E AR.
LUZ, AR E TERRA.
LUZ E TERRA.
Resposta: A
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 2
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a planta precisa de água, luz e ar para produzir seu alimento.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a planta precisa, além de água e de ar, de luz para produzir seu próprio alimento.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a planta depende de água, além de luz e de ar, para produzir seu alimento.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a planta depende, além de luz, de água e de ar para produzir seu alimento.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode fazer um experimento, em sala de aula, para mostrar aos alunos a importância da água e da luz para o desenvolvimento das plantas. Para isso, sugere-se que o professor coloque sementes de alguma planta para germinar em vasinhos com terra, na presença e ausência de luz e água. É importante testar previamente sementes das plantas a serem utilizadas neste experimento, a fim de se testar a viabilidade destas para esta aula.
A Lua recebe denominações diferentes de acordo com sua aparência no céu.
Observe a figura acima e identifique as fases da Lua que são mostradas.
1 – Grande, 2 – Decrescente, 3 – Crescente e 4 – Alta.
1 – Cheia, 2 – Pequena, 3 – Alta e 4 – Decrescente.
1 – Cheia, 2 – Minguante, 3 – Nova, 4 – Crescente.
1 – Cheia, 2 – Crescente, 3 – Nova, 4 – Minguante.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua
Habilidade BNCC (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que marcou esta opção não identifica a nomenclatura nem o formato aparente de cada fase da Lua.
b O aluno que escolheu esta opção não identifica a nomenclatura nem o formato aparente de cada fase da Lua.
c O aluno que marcou esta opção identifica corretamente a nomenclatura e o formato aparente de cada fase da Lua: 1 – Cheia, 2 – Minguante, 3 – Nova, 4 – Crescente.
d O aluno que assinalou esta opção não identifica a nomenclatura nem o formato aparente de cada fase da Lua.
Leia a seguir o título de uma manchete:
Terremoto de magnitude 6,1 mata três e deixa dezenas de feridos no Japão
Fonte: Terremoto de magnitude 6,1 mata três e deixa dezenas de feridos no Japão. El País Brasil. Disponível em: . Acesso em: set. 2018.
a) Explique como ocorre esse fenômeno natural.
b) Fenômenos semelhantes podem ser observados no Brasil? Explique.
Objeto(s) de conhecimento Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 7
Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que os terremotos são fenômenos naturais oriundos da alteração nas placas tectônicas. As camadas de rocha da litosfera são pressionadas umas contra as outras, até o ponto em que não resistem mais à pressão e ocorre uma ruptura, gerando grande deslocamento de rochas. b) O estudante explica corretamente que terremotos de magnitude mais elevada, como o descrito na manchete, são raros no Brasil porque nosso território se encontra distante das bordas da placa tectônica na qual está inserida, onde os terremotos são mais intensos e frequentes. 50% O estudante explica corretamente apenas como ocorre esse fenômeno natural ou apenas a rara ocorrência de terremotos de magnitude mais elevada no Brasil em razão de o país ocupar uma posição distante das bordas das placas tectônicas. 0% O estudante explica equivocadamente como ocorre esse fenômeno natural e não explica a rara ocorrência de terremotos de magnitude mais elevada no Brasil em razão de o país ocupar uma posição distante das bordas das placas tectônicas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que respondem de maneira equivocada não compreendem como os terremotos ocorrem e quais fatores contribuem para que esses fenômenos raramente aconteçam no Brasil. Proponha aos estudantes que pesquisem a respeito da incidência de terremotos no Brasil e nos outros países da América do Sul. Utilize um mapa para mostrar a América do Sul inserida na placa tectônica Sul-americana e as placas tectônicas limítrofes a ela. Incentive os estudantes a mostrar no mapa quais países da América do Sul apresentam maior e menor incidência de terremotos. Por fim, discuta com a turma a relação entre a posição de cada país na placa Sul-americana e a maior ou menor incidência de terremotos neles.
O Sol surgiu há bilhões de anos, mas não existirá para sempre. De acordo com os cientistas, a morte do Sol está prevista para daqui a sete bilhões de anos. No entanto, antes de morrer, ele passará por várias modificações, como a troca do principal combustível das fusões nucleares, responsáveis pela geração de energia nessa estrela.
a) Explique como ocorre a geração de energia no Sol.
b) Após o fim do combustível utilizado, qual substância passará a exercer essa função?
Objeto(s) de conhecimento Ordem de grandeza astronômica Evolução estelar
Habilidade (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 5
Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que a energia proveniente do Sol vem de fusões nucleares, nas quais átomos de hidrogênio são transformados em átomos de hélio. b) O estudante responde corretamente que após o fim dos átomos de hidrogênio, o Sol utilizará os átomos de hélio na fusão nuclear. 50% O estudante não explica corretamente a origem da energia proveniente do Sol ou não sabe qual substância exercerá essa função quando esse combustível se extinguir. 0% O estudante não explica nem a origem da energia proveniente do Sol, nem a substância que a substituirá. Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esses itens podem não compreender o processo de geração de energia que ocorre no Sol. Para facilitar o desenvolvimento da habilidade, proponha a eles que construam uma linha do tempo, apontando as fases de existência do Sol desde seu nascimento até sua morte.
Fernanda costumava comer apenas alimentos industrializados e tomar suco industrializado em diversas refeições do seu dia. Com o passar do tempo, sua mãe percebeu que a criança estava apresentando diversos problemas de saúde, causados pela falta de nutrientes essenciais.
Refeições mais nutritivas e saudáveis, que poderiam ajudar a melhorar os problemas de saúde de Fernanda, poderiam ser compostas, dentre outros alimentos, de
refrigerante, arroz integral e batatas fritas.
arroz integral, carne de frango e salada.
hambúrguer, refrigerante e chocolate.
batatas fritas, arroz branco e suco de fruta natural.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Hábitos alimentares
Habilidade (BNCC) (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que refrigerante e batatas fritas não são alimentos considerados saudáveis e nutritivos.
B O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que arroz integral, carne de frango e saladas variadas podem ser parte de uma refeição nutritiva e saudável.
C O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que hambúrgueres, refrigerante e chocolate não são alimentos considerados saudáveis e nutritivos.
D O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que batatas fritas e arroz branco não são alimentos considerados saudáveis.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar folhetos de supermercado para a sala de aula e pedir aos alunos que observem os alimentos anunciados e citem aqueles que são considerados saudáveis e aqueles que não são considerados saudáveis e nutritivos.
Se deixarmos um pão guardado em um armário muito tempo, uma camada cinza ou esverdeada começa a aparecer em cima dele. Essa camada é composta de fungos. O que vai acontecer com esse pão?
Entrar em decomposição pela ação dos microrganismos.
Ficar endurecido com a ação dos fungos.
Ficar flexível com a ação dos microrganismos.
Alterar o seu sabor para melhor.
Resposta: A
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 2
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a presença dos fungos está relacionada com a decomposição do pão.
B Não está clara para o aluno que seleciona esta alternativa a função dos fungos na decomposição da matéria orgânica.
C O aluno que marca esta alternativa não compreende a função dos seres decompositores na natureza.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende qual a ação dos decompositores e que o alimento sob a ação de fungos não deve ser consumido.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode fazer o seguinte experimento com os alunos: em um recipiente com tampa, colocar chumaços de algodão molhado junto com frutas, legumes ou pães; pode-se usar um recipiente para cada tipo de alimento para que os alunos tenham a oportunidade de observar diferentes tipos de fungos decompositores. Observar com os alunos todos os dias se aparecem manchas, mofos e bolores nos alimentos e anotar as conclusões no caderno. É importante ressaltar para eles o risco do uso de alimentos contaminados por fungos e comentar que alguns fungos podem ser usados como alimentos e outros não.
LEIA O BALÃO DE FALA DAS MENINAS E DESCUBRA O QUE CADA UMA DELAS MAIS GOSTA DE FAZER DEPOIS DA AULA.
SOBRE AS MENINAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
AS TRÊS MENINAS SÃO DIFERENTES ENTRE SI.
SÓ JOANA É DIFERENTE, POIS É DEFICIENTE VISUAL.
APENAS MARIA É DIFERENTE, POIS GOSTA MUITO DE DORMIR.
ELAS SÃO IGUAIS, POIS SÃO MENINAS DA MESMA IDADE.
Resposta: A
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade BNCC (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa é capaz de identificar a diversidade de características físicas e pessoais entre as meninas.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a deficiência visual não é a única característica que difere uma menina da outra.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que gostos pessoais variam de uma pessoa para outra e que essa não é a única característica que difere uma menina das demais.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, apesar de terem a mesma idade, as meninas são diferentes.
Você já deve ter observado que os astronautas, quando estão no espaço, sempre usam trajes espaciais, como na imagem a seguir, apropriados para a sobrevivência do ser humano em condições extremas.
Explique qual é a necessidade de utilização desse traje, levando em consideração as características do ambiente espacial e as condições necessárias à vida.
Objeto(s) de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção 100% O estudante explica corretamente que, se os astronautas não usassem esse traje, correriam perigos, como: o vácuo poderia causar a expansão no interior do corpo, danificando órgãos (pressão atmosférica); a falta de oxigênio poderia causar danos fatais a seu cérebro; a radiação solar poderia causar-lhes queimaduras gravíssimas; a radiação espacial poderia danificar as células de seu corpo; a baixa ou a alta temperatura do Espaço poderia causar sua morte. 50% O estudante explica parcialmente a necessidade de uso desses trajes especiais pelos astronautas. 0% O estudante não explica a necessidade de uso desses trajes especiais pelos astronautas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão podem não compreender as condições necessárias para a sobrevivência dos seres humanos fora do planeta Terra. Para contribuir com o desenvolvimento da habilidade, solicite que eles se reúnam em grupos de quatro integrantes e discutam entre si quais são as condições necessárias à vida na Terra. Peça que listem as conclusões a que chegaram. Em seguida, promova uma discussão com a turma, apresentando dados sobre alguns planetas do Sistema Solar, como: temperatura, tipo de superfície, tipo de gases predominantes, presença de atividade vulcânica e geológica, presença de alguns elementos químicos (C, H, O, N, P e S) etc. O objetivo desta atividade é fazê-los compararem as características dos planetas à lista de condições para a sobrevivênia da vida como a conhecemos. Sugerimos este endereço eletrônico para você consultar as informações sobre os planetas: (acesso em: nov. 2018).
Os governantes da Noruega, um dos países da Escandinávia, se reuniram para discutir a respeito da instalação de uma usina geradora de energia elétrica em uma cidade no norte do país. Essa cidade, na qual o inverno não costuma ser ameno, não recebe grande quantidade de luz solar durante seis meses do ano. Além disso, os rios que recortam a paisagem dessa região, em sua maioria, correm em terrenos quase planos, não apresentando quedas d´água. No entanto, os ventos que atingem a região são fortes e constantes.
a) Considerando as condições do clima e do relevo da região, qual é o tipo de usina mais adequado para ser instalado nessa cidade?
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem da utilização desse tipo de usina.
Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção 100% a) O estudante cita corretamente que o tipo de usina mais adequado para ser instalado nessa cidade é a usina eólica. b) O estudante cita corretamente uma vantagem da utilização de usinas eólicas como, por exemplo, o fato de o vento ser uma fonte renovável de energia, não haver emissão de poluentes nesse tipo de usina, não haver necessidade de manutenção constante dos aerogeradores, etc. Além disso, cita corretamente uma desvantagem da utilização de usinas eólicas, por exemplo, o fato de a instalação desse tipo de usina causar poluição sonora e visual, a necessidade de utilização de extensas áreas de terra para que haja distância segura entre um aerogerador e outro, etc.
50% O estudante menciona corretamente que o tipo de usina mais adequado para ser instalado nessa cidade é a usina eólica, mas não cita corretamente uma vantagem e uma desvantagem da utilização desse tipo de usina.
0% O estudante responde um tipo de usina inadequado e não cita corretamente uma vantagem e uma desvantagem da utilização desse tipo de usina.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não responderam corretamente a esse item estão com dificuldade em avaliar os aspectos dos tipos de usinas geradoras de energia elétrica, suas vantagens e desvantagens, assim como a adequação às características da localidade em que são instaladas. Solicite aos estudantes que pesquisem a respeito das condições do relevo e do clima da região, cidade ou estado em que a escola está inserida. Em seguida, discuta com eles quais tipos de usina para a geração de energia elétrica são mais adequados para serem instalados, considerando as condições geoclimáticas de determinada localidade. Por fim, solicite que os estudantes avaliem quais impactos socioambientais podem ser ocasionados pela instalação e funcionamento desses tipos de usina.
OBSERVE A IMAGEM:
AS CRIANÇAS DA IMAGEM TÊM DE SEMELHANTE
O CABELO LISO.
OS OLHOS ESCUROS
O CABELO LOIRO.
O CABELO COMPRIDO.
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que algumas das crianças da imagem possuem cabelo crespo.
B. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que todas as crianças da imagem possuem olhos escuros.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que algumas das crianças da imagem possuem cabelo preto, castanho ou ruivo.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que algumas das crianças da imagem possuem cabelo curto.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode dividir os alunos em grupos e pedir para que eles escrevam duas características semelhantes entre todos do grupo e duas que todos possuem de diferente. Em seguida, o professor pode comparar as características descritas pelos diferentes grupos e discutir com eles se elas continuam sendo semelhanças ou passam a ser diferenças quando analisadas no contexto da turma inteira.
OBSERVE AS IMAGENS DE UM MAMOEIRO E DO MAMÃO.
O MAMÃO É O FRUTO DO MAMOEIRO. QUAL É A FUNÇÃO DO MAMÃO?
ABSORVER ÁGUA DO SOLO.
SUSTENTAR A PLANTA.
PROTEGER A SEMENTE.
FIXAR A PLANTA NO SOLO.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.
Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Observações A questão refere-se apenas à seguinte parte da habilidade: identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 2
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a função do fruto e a confunde com a função da raiz da planta.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a função do fruto e a confunde com a função do caule da planta.
C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a função do fruto é proteger a semente da planta.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a função do fruto e a confunde com a função da raiz da planta.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar diferentes tipos de frutos que ocorrem na região e mostrar como as sementes ficam protegidas dentro dos frutos. Sugere-se também que o professor leve uma planta para a sala de aula a fim de que os alunos identifiquem as outras partes do vegetal.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
MARQUE COM UM X A PARTE DO CORPO CORRESPONDE À LETRA A DA IMAGEM.
NARIZ
BOCA
BRAÇO
JOELHO
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade BNCC (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar a parte do corpo que corresponde à letra A da imagem e a confunde com o nariz.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar a parte do corpo que corresponde à letra A da imagem e a confunde com a boca
C. O aluno que seleciona esta alternativa consegue identificar que a parte do corpo que corresponde à letra A da imagem é o braço.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar a parte do corpo que corresponde à letra A da imagem e a confunde com o joelho.
A poluição luminosa geralmente ocorre nas cidades quando há excesso de iluminação.
O que esse tipo de poluição dificulta enxergar?
As estrelas do céu no período da noite.
O Sol no céu no período da manhã.
As estrelas do céu no período da tarde.
O Sol no céu no período da noite.
RESPOSTA A Objeto de conhecimento (BNCC) Observação do céu
Habilidade BNCC (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 3
Justificativa
a. O aluno que seleciona esta alternativa reconhece que a poluição sonora dificulta ver as estrelas no céu no período da noite.
b. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a poluição luminosa não dificulta ver o Sol.
c. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as estrelas não aparecem no céu no período da tarde.
d. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o Sol não aparece no céu no período da noite.
Considere que cientistas descobriram um planeta da galáxia Andrômeda que possui condições de vida semelhantes às do planeta Terra.
Seria possível estabelecer uma colônia com seres humanos nesse planeta? Selecione argumentos para explicar sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção 100% O estudante responde corretamente que, por mais que haja um planeta com condições propícias à vida do ser humano, a distância entre as galáxias é da ordem de milhões de anos-luz, o que tornaria inviável sua colonização por seres humanos. 50% O estudante responde corretamente que seria inviável estabelecer uma colônia com seres humanos nesse planeta, mas não justifica ou justifica incorretamente sua resposta. 0% O estudante responde, equivocadamente, que é viável estabelecer essa colônia com seres humanos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão podem não compreender que viagens entre galáxias levariam séculos e não seriam possíveis no tempo de vida do ser humano. Com o propósito de auxiliar o desenvolvimento da habilidade, proponha que eles pesquisem a distância da Terra à galáxia Andrômeda e quanto tempo acham que demoraria para chegar lá. Deixe que discutam entre si e façam suas suposições. Em seguida, apresente os dados reais, de modo que compreendam que não é possível um ser humano fazer essa viagem durante sua vida. Como a velocidade da nave espacial mais rápida já construída pelo ser humano gira em torno de 77km/s e levando em consideração que a distância da Terra a Andrômeda é de aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz, uma viagem intergaláctica demoraria cerca de 98 milhões de séculos.
Um eletricista deseja montar um circuito elétrico com três lâmpadas, de forma que, se uma das lâmpadas apagar, as outras permanecerão acesas.
a) O eletricista deve fazer uma associação dessas três lâmpadas em série ou em paralelo? Justifique sua resposta.
b) Nesse tipo de associação, a tensão elétrica nas três lâmpadas será igual ou diferente?
Objeto(s) de conhecimento Circuitos elétricos
Habilidade (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que o eletricista deve fazer uma associação em paralelo, porque dessa maneira todas as lâmpadas estarão ligadas diretamente à fonte geradora de energia. Assim, se uma das lâmpadas apagar as outras continuarão acesas. b) O estudante responde corretamente que na associação em paralelo a tensão elétrica será igual nas três lâmpadas.
50% O estudante explica corretamente o motivo pelo qual o eletricista deve fazer uma associação em paralelo das três lâmpadas, mas não cita que nesse tipo de associação a tensão elétrica será igual nas três lâmpadas.
0% O estudante não explica corretamente por que o eletricista deve construir esse tipo de associação e não responde corretamente que nesse tipo de associação a tensão elétrica será igual nas lâmpadas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram sucesso nesse item não compreendem aspectos do funcionamento de circuitos elétricos, como as associações em série e em paralelo. Leve para a sala de aula um conjunto de lâmpadas do tipo pisca-pisca, que são comumente utilizadas para ornamentar árvores de Natal. Mostre aos estudantes o pisca-pisca funcionando normalmente. Em seguida, discuta com eles se as lâmpadas desse pisca-pisca funcionariam se uma delas queimasse. Mencione que essas lâmpadas são associadas em série. Pergunte se esse tipo de associação seria adequado para instalações elétricas residenciais, considerando as características de cada tipo de associação. Por fim, peça que os estudantes deem exemplos de outros tipos de circuito elétrico que podem ser observados no dia a dia, identificando se os elementos desses circuitos apresentam associação em série ou associação em paralelo.
Observe a imagem abaixo. A seta número 5 representa o passo inicial de um fenômeno muito importante para os seres vivos de um ecossistema. Qual é esse fenômeno?
O início do ciclo da matéria.
O início do fluxo de energia.
O final do fluxo de energia.
O término da decomposição.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Cadeias alimentares simples
Habilidade (BNCC) (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
A O aluno que marca esta alternativa não relacionou a energia da luz solar com o fluxo unidirecional de energia, mas sim com o ciclo das substâncias transmitidas nas cadeias alimentares.
B O aluno que seleciona esta alternativa compreende que o número 5 representa o início do fluxo de energia.
C O aluno, ao escolher esta alternativa, não compreendeu a luz solar como o início do fluxo de energia nas cadeias alimentares.
D O aluno que seleciona esta alternativa não levou em conta que a decomposição não precisa de luz para acontecer.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Para reforçar o papel da luz solar no fluxo de energia, o professor pode fazer o seguinte experimento: colocar uma planta na presença da luz solar e outra planta no escuro; regar as plantas com uma quantidade suficiente de água para que elas possam crescer; depois de alguns dias, pedir aos alunos que observem o que aconteceu com cada planta. Espera-se que a planta que teve contato com a luz do Sol cresça mais do que a que não teve. Relembrar que a planta, para crescer, precisou tanto da energia luminosa como da água e do gás carbônico, presente no ar atmosférico.
Observe as fotos a seguir.
Agora responda às perguntas:
a) Cite uma diferença a respeito do funcionamento dos tipos de usina mostrados nas fotos.
b) Explique um impacto ambiental que pode ser causado pelo funcionamento de cada uma dessas usinas.
Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção 100% a) O estudante cita corretamente que uma diferença existente entre o funcionamento de usinas termelétricas e as nucleares é que, enquanto as termelétricas utilizam a combustão para a geração de energia elétrica, as termonucleares utilizam a fissão nuclear (divisão de núcleo atômico) para isso. b) O estudante explica que as usinas termelétricas podem impactar negativamente o meio ambiente, por exemplo, pela liberação de poluentes para a atmosfera por causa da queima de combustíveis fósseis, etc. Já as usinas termonucleares podem ocasionar danos ambientais se houver acidentes que contaminem solo, água, ar, animais e até pessoas com resíduos radioativos.
50% O estudante responde adequadamente a uma das alternativas, ou cita corretamente uma diferença entre o funcionamento de uma usina termelétrica e uma usina termonuclear, ou não explica um impacto ambiental que pode ser causado pelo funcionamentos de cada uma dessas usinas.
0% O estudante não cita corretamente uma diferença entre o funcionamento de uma usina termelétrica e uma usina termonuclear e não explica um impacto ambiental que pode ser causado pelo funcionamento de cada uma dessas usinas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram sucesso nesse item não compreendem como ocorre o funcionamento de diferentes tipos de usina para a geração de energia elétrica e os impactos ambientais que podem ser causados por seu funcionamento. Solicite aos estudantes que pesquisem quais são os principais tipos de usina que compõem a matriz energética do Brasil. Proponha que eles expliquem se essa matriz energética é adequada ou não às condições geoclimáticas do nosso país e à sustentabilidade ambiental.
A maior parte da superfície do planeta Terra é coberta por água, que forma uma camada denominada hidrosfera. Nessa camada, a água está distribuída em diferentes ambientes, como em oceanos, mares, rios, lagos, geleiras e lençóis freáticos (águas subterrâneas).
a) Além da hidrosfera, de que é formada a superfície terrestre?
b) Que camada está localizada acima da superfície terrestre? Qual é sua principal composição?
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Tipo de questão Aberta Capítulo 7
Grade de correção 100% a) O estudante identifica que a superfície terrestre é formada por crosta terrestre, que são as rochas e o solo, além da hidrosfera. b) O estudante explica que a atmosfera é uma camada gasosa que envolve o planeta Terra. 50% O estudante apenas identifica corretamente que a superfície terrestre é formada por crosta terrestre, que são as rochas e o solo, além da hidrosfera; ou apenas explica que a atmosfera é uma camada gasosa que envolve o planeta Terra. 0% O estudante não identifica corretamente que a superfície terrestre é formada por crosta terrestre, que são as rochas e o solo, além da hidrosfera; nem explica que a atmosfera é uma camada gasosa que envolve o planeta Terra.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem quais são as camadas que compõem o planeta Terra. Leve para a sala de aula um globo terrestre para mostrar a eles que as partes em azul representam a presença de água em nosso planeta, formando uma região denominada hidrosfera, e que as camadas na cor marrom representam a crosta, composta de rochas e do solo. Explique a eles que, envolvendo a superfície da Terra, está a atmosfera, camada gasosa que possibilita que respiremos, por exemplo. Essa camada protege o planeta das camadas superiores que são inviáveis à vida.
OBSERVE A IMAGEM.
DO QUE O SER VIVO MOSTRADO NA FIGURA PRECISA PARA PRODUZIR SEU ALIMENTO?
SOMENTE AR.
SOMENTE ÁGUA.
SOMENTE ÁGUA E LUZ.
ÁGUA, LUZ E AR.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 2
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as plantas também precisam de água e luz para produzir seu alimento.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a planta também precisa de luz e ar para produzir seu alimento.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a planta também precisa de ar para produzir seu alimento.
D. O aluno compreende que a planta precisa de ar, luz e água para produzir seu alimento.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode montar, junto com os alunos, um experimento para mostrar a germinação das plantas. Para isso, é interessante que o professor leve para a sala de aula três plântulas de feijão já germinadas, em vaso, e forneça a um dos vasos água e luz. O segundo vaso será regado, porém, coberto de forma a não receber luz. Um terceiro vaso pode receber luz, mas não ser regado. Os alunos deverão observar, após 10 dias, em que caso a plântula se desenvolveu normalmente.
Observe as imagens.
Após saírem dos ovos, o que acontece com os filhotes dos animais das imagens?
Os filhotes do pato e da tartaruga ficam nos ninhos e são alimentados pelos pais.
Os filhotes do pato e da tartaruga saem do ninho e seguem em direção ao mar.
Os filhotes do pato ficam no ninho e são alimentados pelos pais, já os filhotes da tartaruga recém-nascidos saem dos ovos e vão para o mar.
Os filhotes do pato saem dos ovos e vão para o mar, já os filhotes da tartaruga recém-nascidos ficam e são alimentados pelos pais no ninho até aprenderem a voar.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 2
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que somente os filhotes do pato permanecem no ninho.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que somente os filhotes da tartaruga saem do ninho em direção ao mar.
C O aluno que seleciona esta alternativa compreende que os filhotes do pato permanecem no ninho e dependem dos pais para se alimentar, enquanto os filhotes das tartarugas saem do ninho e vão para o mar.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os filhotes do pato permanecem no ninho e dependem dos pais para se alimentar, enquanto os filhotes das tartarugas saem do ninho e vão para o mar.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras de diferentes animais ovíparos e descrever as principais alterações que cada um desses seres vivos sofre após sair do ovo, evidenciando que, mesmo que todos sejam ovíparos, o desenvolvimento pode ser diferente de acordo com o grupo ao qual o animal pertence. Sugere-se também que o professor peça para os alunos desenharem diferentes espécies de animais com seus filhotes.
OBSERVE A IMAGEM.
AS DUAS CRIANÇAS DA IMAGEM TÊM
MESMA ALTURA.
CABELO CURTO.
CABELO ESCURO.
OLHOS CLAROS.
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as crianças da imagem não têm a mesma altura.
B. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que as duas crianças da imagem possuem cabelo curto.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que apenas uma das crianças da imagem possui cabelo escuro.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que apenas uma das crianças da imagem possui olhos claros.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de crianças com características físicas diferentes e pedir aos alunos para que encontrem semelhanças e diferenças entre elas. Ao final, o professor pode conversar com os alunos e enfatizar o respeito às diferenças.
Fósseis são registros de seres vivos que habitaram nosso planeta no passado. Observe, a seguir, a fotografia de um fóssil.
a) Em que tipo de rocha são formados os fósseis?
b) Por que a formação de fósseis ocorre nesse tipo de rocha?
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 8
Grade de correção 100% a) O estudante reconhece que o processo de fossilização ocorre em rochas sedimentares. b) O estudante explica que a formação de fósseis ocorre em rochas sedimentares porque esse tipo de rocha se forma pela deposição de sedimentos ao longo do tempo. Assim, quando um organismo morre, o corpo dele é encoberto por camadas de sedimentos no decorrer de diferentes períodos geológicos. 50% O estudante identifica corretamente que o processo de fossilização ocorre em rochas sedimentares, mas não explica por que a formação de fósseis ocorre nesse tipo de rocha. 0% O estudante não identifica que o processo de fossilização ocorre em rochas sedimentares e não explica corretamente por que a formação de fósseis ocorre nesse tipo de rochas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem como ocorre o processo de fossilização. Com a finalidade de mostrar a eles como esse processo acontece, simule a formação de um fóssil. O mais fácil de demostrar é o processo de fossilização em que fica o molde do corpo. Para isso, leve para a sala de aula os seguintes materiais: massa de modelar (pode-se substituir por argila e adaptar a atividade aqui descrita) para simular o sedimento. Leve também várias conchas de duas valvas (bivalves) de espécies variadas, com as valvas abertas. Divida os estudantes em grupos e, para cada grupo, deixe um conjunto massa de modelar e valvas. O número de valvas pode diferir entre os grupos, mas pondere pelo menos cinco valvas por grupo. Solicite aos estudantes que espalhem parte da massa de modelar sobre uma superfície plana e pressionem sobre ela algumas das valvas de molusco de modo que fiquem bem fixas à massa. Em seguida, peça que removam as conchas e vejam a impressão que elas deixaram na massa. Essa impressão vai corresponder ao fóssil daquele animal. Depois, solicite aos grupos que troquem as montagens entre si para que cada grupo descubra os fósseis produzidos pelos colegas. Em seguida, peça que associem o molde do fóssil à concha que o produziu. Ao final da aula, esquematize com os estudantes todas as etapas do processo de fossilização que é feito por impressão e explique a eles que existem outros processos de fossilização além desse.
Analisando a figura com o contorno dos continentes, um estudante ficou intrigado com a semelhança entre algumas regiões.
Qual é a explicação mais aceita atualmente para a semelhança entre as costas dos continentes 1 e 2 representados no mapa?
Objeto(s) de conhecimento Placas tectônicas e deriva continental
Habilidade (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Tipo de questão Aberta Capítulo 7
Grade de correção 100% O estudante explica corretamente que, de acordo com a teoria da deriva continental, a semelhança entre a costa da América do Sul e da África pode ser explicada pelo fato de que essa porção do continente americano e o africano estiveram unidos no passado, quando havia um continente único, denominado Pangeia. Como decorrência do movimento das placas tectônicas, os continentes foram se afastando até ocupar as posições atuais. 50% O estudante indica apenas que existiu um supercontinente denominado Pangeia ou explica apenas que, em função do movimento das placas tectônicas, foram formados os atuais continentes. 0% Os estudantes explicam equivocadamente o motivo da semelhança entre as costas da América do Sul e da África.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que respondem de maneira equivocada não compreendem a semelhança do formato entre as costas brasileira e africana como resultado do movimento das placas tectônicas. Convide-os a formar grupos e forneça um mapa-múndi para cada grupo. Solicite que eles recortem os continentes atuais e, de posse desses recortes, tentem montar os continentes do passado: Gondwana e Laurásia e, em seguida, a Pangeia. Durante a atividade, discuta com a turma conceitos relacionados aos movimentos das placas tectônicas e as consequências deles para a configuração atual dos continentes. Recomendamos o site a seguir, que apresenta alguns vídeos sobre esse assunto: (acesso: set. 2018). Se houver disponibilidade, os vídeos podem ser exibidos para os estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
A obesidade é uma doença que atinge diversas pessoas ao redor do planeta. Algumas pessoas podem desenvolver outras doenças devido a um grau elevado de obesidade.
Qual das alternativas abaixo apresenta possíveis soluções para a obesidade ou ajuda a prevenila?
Substituir o consumo de alimentos naturais e frescos por alimentos industrializados.
Consumir muitos alimentos naturais e frescos e fazer exercícios regularmente.
Fazer dieta sem consultar um médico ou nutricionista.
Alimentar-se com conservas enlatadas e praticar exercícios físicos uma vez por mês.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Hábitos alimentares
Habilidade (BNCC) (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que substituir alimentos frescos por alimentos industrializados não irá prevenir a obesidade, mas poderá até causar o efeito contrário.
B O aluno que seleciona esta alternativa compreende que manter uma alimentação baseada em produtos naturais e frescos e fazer exercícios físicos regularmente são medidas que podem prevenir a obesidade.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que fazer dietas por conta própria, sem procurar um nutricionista ou um médico, é algo perigoso para a saúde, mesmo que leve ao emagrecimento.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que uma alimentação baseada em conservas enlatadas aliada à prática de exercícios físicos pouco regular não combate nem previne a obesidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem quais outros fatores podem desencadear a obesidade além da má alimentação, como problemas genéticos, problemas hormonais, etc.
Observe as imagens.
O que os animais que aparecem nas imagens têm em comum?
Penas.
Pelos.
Escamas.
Carapaça.
Resposta A
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 2
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa compreende que os animais mostrados nas imagens apresentam penas como revestimento externo do corpo.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as aves apresentam penas, e não pelos como revestimento externo do corpo.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as aves apresentam penas, e não escamas como revestimento externo do corpo.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as aves apresentam penas como revestimento externo do corpo, e não têm carapaça.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras de diferentes animais para que os alunos possam comparar o revestimento externo do corpo deles. Em seguida, sugere-se que os alunos organizem os animais das imagens apresentadas em grupos, levando em consideração características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas, etc.).
Muitas vezes relacionamos os microrganismos às doenças, mas alguns deles podem ser usados na produção de alimentos, medicamentos, entre outros produtos do nosso dia a dia. Observe as imagens abaixo:
Qual tipo de microrganismos é usado na produção desses alimentos?
Bactérias.
Fungos microscópicos.
Vírus.
Protozoários
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 2
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa pode ter compreendido que bactérias podem ser utilizadas na produção de determinados tipos de alimentos, mas não sabe que a produção de pães e queijos ocorre com a ajuda de fungos microscópicos.
B O aluno que marca esta alternativa reconhece dois alimentos em cuja produção participam fungos microscópicos.
C Os tipos de atividades realizadas pelos vírus não ficaram claros para o aluno que marca esta alternativa.
D O aluno que marca esta alternativa não compreendeu que protozoários não são utilizados na produção de alimentos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de diferentes produtos que têm microrganismos envolvidos em sua produção. Ressaltar que as bactérias e os fungos, além de serem importantes organismos decompositores, podem estar presentes em alguns alimentos, permitindo a produção de alguns medicamentos e determinados tipos de combustíveis. Fazer uma lista na lousa com diversos usos dos microrganismos e pedir para que os alunos anotem em seus cadernos.
ANTIGAMENTE, MUITAS CRIANÇAS FAZIAM SEUS PRÓPRIOS BRINQUEDOS USANDO MATERIAIS QUE ENCONTRAVAM EM CASA.
COM QUAL TIPO DE MATERIAL O BRINQUEDO DA IMAGEM FOI FEITO?
MADEIRA.
VIDRO.
PAPEL.
METAL.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais
Habilidade BNCC (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 3
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que o material utilizado para fazer o brinquedo mostrado na figura não é madeira.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que o material utilizado para fazer o brinquedo mostrado na figura não é vidro.
C. O aluno que seleciona esta alternativa consegue identificar que o material utilizado para fazer o brinquedo mostrado na figura é papel.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que o material utilizado para fazer o brinquedo mostrado na figura não é metal.
Observe a figura a seguir, que mostra a posição em que um paleontólogo encontrou dois fósseis durante uma escavação.
Levando em consideração como ocorre o processo de fossilização, e a cor das camadas usadas no esquema para representar diferentes períodos geológicos, você diria que o fóssil A é de um organismo que viveu num período anterior ou posterior ao que viveu o organismo cujo fóssil está representado por B? Explique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 8
Grade de correção 100% O estudante afirma que possivelmente o fóssil A é mais antigo que o fóssil B; e explica que os fósseis A e B provavelmente são de períodos geológicos diferentes, uma vez que, após a formação do fóssil A, ocorreu a deposição de novas camadas de sedimento, as quais foram se consolidando de modo que formaram uma rocha sedimentar. 50% O estudante compreende, de forma correta, que o fóssil A é de um organismo que viveu em um período anterior ao B, mas não explica o motivo. 0% O estudante não compreende que os fósseis A e B provavelmente são de períodos geológicos diferentes e não explica o motivo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem como ocorre o processo de fossilização. Faça alguns cartões, escrevendo em cada um deles uma etapa do processo de fossilização de um animal. Exemplos de etapas: o animal morre; é soterrado com uma camada de sedimentos; o esqueleto soterrado sofre substituição por minerais; novas camadas de sedimento são depositadas sobre as camadas mais antigas; há a consolidação dos sedimentos; há a formação de rocha sedimentar. Em seguida, separe a turma em grupos de cinco estudantes, entregue os cartões aos grupos e solicite que ordenem os cartões de acordo com o processo de fossilização. No caso do exemplo, o processo de fossilização é por substituição, o que é diferente do processo de fossilização por impressão. Comente isso com os estudantes de modo que ampliem a visão deles a respeito dos processos de fossilização.
Um pesquisador brasileiro encontrou um fóssil de determinada espécie animal em uma região ao leste do Brasil. Outro grupo de cientistas, que estava trabalhando na região oeste da África, encontrou um fóssil dessa mesma espécie.
a) Relacione esse fato com a teoria da tectônica de placas.
b) Como o estudo das rochas também pode evidenciar essa teoria?
Objeto(s) de conhecimento Placas tectônicas e deriva continental
Habilidade (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Tipo de questão Aberta Capítulo 7
Grade de correção 100% a) O estudante relaciona corretamente a evidência paleontológica com a teoria da tectônica de placas, segundo a qual uma porção do continente americano (América do Sul) e o africano estiveram unidos no passado b) O estudante indica corretamente que as rochas de regiões complementares dos continentes apresentam origem, estrutura e idade semelhantes, evidenciando a teoria da deriva continental. 50% O estudante relaciona apenas a evidência paleontológica observada pelos pesquisadores com a teoria da deriva continental ou indica apenas que as rochas evidenciam que os continentes estiveram unidos no passado 0% O estudante relaciona equivocadamente a evidência paleontológica observada pelos pesquisadores com a teoria da tectônica de placas e não indica que as rochas evidenciam que os continentes estiveram unidos no passado.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que respondem de maneira equivocada não compreendem as diferentes evidências de que os continentes estiveram unidos no passado. Solicite que pesquisem a respeito das evidências paleontológicas e geológicas que justificam a semelhança existente entre o formato das costas brasileira e africana. Se possivel, realize uma leitura coletiva do seguinte texto: (acesso em: set. 2018). Comente os principais pontos do texto e esclareça as dúvidas dos estudantes.
A respiração envolve os processos de inspiração e expiração, que permitem que as trocas gasosas aconteçam nos pulmões.
Em uma gincana, o professor pediu aos alunos que escrevessem frases que descrevam corretamente o que ocorre na respiração. Quatro alunos escreveram quatro frases diferentes. Qual você escolheria como correta?
No processo de inspiração ocorre a saída de ar dos pulmões.
No processo de expiração ocorre a entrada de ar nos pulmões.
Durante a inspiração a caixa torácica se contrai e o diafragma se expande.
Nas trocas gasosas, o oxigênio é absorvido pelo sangue e o gás carbônico é devolvido à atmosfera.
Resposta D
Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Observação Esta questão não trabalha a habilidade da BNCC completa, pois aborda apenas características do sistema respiratório.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 2
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não entende que na inspiração o ar entra nos pulmões.
B O aluno que seleciona esta alternativa não entende que na expiração o ar sai dos pulmões.
C O aluno que seleciona esta alternativa não entende que na inspiração a caixa torácica se expande e o diafragma se contrai.
D O aluno que seleciona esta alternativa sabe que, no processo de trocas gasosas, o oxigênio que entra nos pulmões é absorvido pelo sangue e o gás carbônico do sangue acaba sendo liberado para o ambiente exterior.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode dividir a turma em dois grupos. Um grupo deve ficar responsável por desenhar em um dos lados da lousa o percurso do ar na inspiração. O outro grupo deve desenhar na outra metade da lousa o percurso do ar na expiração. Após essa atividade, o professor pode estimular uma discussão sobre a importância do sistema respiratório.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas