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Questões Encontradas:

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Identifique qual das atitudes abaixo não nos ajuda a evitar doenças causadas por microrganismos. 



( a )

Ir aos postos de saúde para tomar vacinas. 

( b )

Ir ao médico quando sentir dores no corpo. 

( c )

Não lavar as frutas e verduras antes de comê-las. 

( d )

Lavar bem as mãos antes de todas as refeições.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos

Habilidade (BNCC) (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 2

Justificativa

A O aluno que marca esta alternativa não compreende a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por vírus e bactérias.

B Para o aluno que seleciona esta alternativa não está clara a importância de prestar atenção a dores no corpo e da ajuda médica.

C O aluno que marca esta alternativa entende que lavar os alimentos antes de seu consumo representa uma medida adequada para a prevenção de doenças.

D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a importância de lavar as mãos antes de todas as refeições.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que, com o uso de cartolinas e lápis coloridos, produzam cartazes listando todas as atitudes e medidas adequadas para a prevenção de doenças. Esses cartazes podem ser espalhados pela sala de aula e pela escola e os alunos podem ser incentivados a realizar uma pequena campanha de conscientização na escola, em suas casas ou em sua comunidade.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM.

QUAL É A PARTE DA PLANTA INDICADA PELA SETA?



( a )

A FLOR. 

( b )

O FRUTO.

( c )

A RAIZ. 

( d )

O CAULE.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.

Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.

Observações A questão refere-se apenas à seguinte parte da habilidade: identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 2

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar a raiz como a parte indicada pela seta e a confunde com a flor da planta.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar a raiz como a parte indicada pela seta e a confunde com o fruto da planta.

C. O aluno que seleciona esta alternativa identifica corretamente a raiz como a parte da planta indicada pela seta na imagem.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar a raiz como a parte indicada pela seta e a confunde com o caule.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de diferentes tipos de raiz. Em seguida, sugere-se que o professor peça aos alunos para desenharem a raiz da planta de que mais gostaram e escreverem qual a função desempenhada por essa parte da planta.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Identifique a característica dos materiais mostrados nas três fotografias abaixo.



( a )

Translúcido, transparente e opaco. 

( b )

Transparente, opaco e transparente. 

( c )

Opaco, transparente e translúcido. 

( d )

Transparente, opaco e translúcido.

Resposta:

RESPOSTA D Objeto de conhecimento (BNCC) Efeitos da luz nos materiais

Habilidade BNCC (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Tipo de questão  Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativa

a. O aluno que seleciona esta alternativa terá errado todas as respostas, indicando que pode não compreender totalmente as características dos materiais.

b. O aluno que seleciona esta alternativa provavelmente confundiu-se quanto à característica do copo da fotografia 3, que é translúcido, em vez de transparente.

c. O aluno que seleciona esta alternativa provavelmente confundiu as características transparente e opaco dos objetos das fotografias 1 e 2.

d. O aluno que seleciona esta alternativa compreende as características dos materiais quanto à luminosidade que incide sobre eles.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.

ASSINALE COM UM X A AFIRMAÇÃO CORRETA SOBRE A IMAGEM. 



( a )

A BOLA ESTÁ ABAIXO DO MENINO. 

( b )

AS BANDEIRINHAS ESTÃO ACIMA DO MENINO. 

( c )

A BOLA ESTÁ NA MÃO DIREITA DO MENINO. 

( d )

AS BANDEIRINHAS ESTÃO NA MÃO DIREITA DO MENINO.

Resposta:

Resposta: C

Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano

Habilidade BNCC (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que a bola está à direita do menino.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não conseguiu identificar que as bandeirinhas estão à esquerda do menino.

C. O aluno que seleciona esta alternativa consegue identificar que a bola está na mão direita do menino.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que as bandeirinhas estão à esquerda do menino.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Biogás é um combustível proveniente da decomposição de matéria orgânica na ausência de oxigênio. Para a sua produção, podem ser utilizados restos de alimentos, resíduos de madeira, bagaço da cana-de-açúcar, esterco de animais, etc. Considerando o processo de formação do biogás, podemos afirmar que:



( a )

sua geração depende de recursos escassos na natureza, fazendo com que seu uso seja inviável.

( b )

é oriundo de uma fonte de energia renovável, visto que é oriundo da decomposição de biomassa. 

( c )

seu uso não contribui para a redução de materiais que seriam destinados a aterros sanitários.

( d )

é oriundo de uma fonte de energia não renovável, pois a biomassa utilizada no seu processo de geração pode demorar milhões de anos para se formar na natureza.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia

Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 7

Justificativas a O estudante que seleciona essa alternativa não reconhe corretamente a disponibilidade dos recursos que podem ser utilizados na geração do biogás.

b O estudante compreende que os recursos utilizados na produção do biogás são fontes renováveis de energia gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos de origem vegetal ou animal que se decompõem em pouco tempo.

c O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que os recursos utilizados na produção do biogás são, geralmente, resíduos da indústria agropecuária ou de outras instalações que seriam destinados a aterros sanitários.

d O estudante que seleciona essa alternativa não identifica corretamente que a biomassa é uma fonte de energia renovável.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram êxito nesse item podem ter dificuldade em reconhecer a diferença entre fonte de energia renovável e não renovável, assim como os seus outros aspectos que impactam a natureza. Solicite que os estudantes pesquisem um tipo de combustível e identifiquem sua fonte de energia, classificando-a como renovável ou não renovável, suas aplicações e seus impactos no meio ambiente e na sociedade.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

No Universo, muitos planetas possuem satélites naturais, que giram ao seu redor, ou seja, que os orbitam. É o caso do planeta Terra, que possui a Lua como satélite natural. Dentre os planetas do Sistema Solar, aqueles que não possuem satélites naturais girando ao seu redor são:



( a )

Vênus e Marte. 

( b )

Urano e Netuno. 

( c )

Mercúrio e Vênus. 

( d )

Mercúrio e Netuno.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica

Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 5

Justificativas Resposta C

a O estudante que seleciona esta alternativa acredita, equivocadamente, que os planetas mais próximos da Terra não possuem um satélite natural. b O estudante que seleciona esta alternativa acredita, equivocadamente, que os planetas mais distantes do Sol não possuem um satélite natural. c O estudante compreende que os únicos planetas que não possuem satélites naturais são Mercúrio e Vênus. d O estudante que seleciona esta alternativa acredita, equivocadamente, que o planeta mais próximo e o mais distante do Sol não possuem satélite natural.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão podem estar com dificuldade em compreender a estrutura do Sistema Solar e de cada planeta. Para propiciar o desenvolvimento da habilidade, proponha que façam uma pesquisa acerca da influência da Lua no planeta Terra e, depois, formulem hipóteses sobre o que poderia acontecer à Terra se a Lua deixasse de existir. Peça que apresentem suas hipóteses e esclareça eventuais dúvidas com a turma.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens.

Escreva como os animais que aparecem nas imagens se locomovem.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Aberta

Unidade 1

Grade de correção

100% O aluno identificou corretamente o modo de locomoção dos três animais das imagens. Uma possibilidade de resposta correta é: “A onça usa as patas para andar. A gaivota usa as asas para voar. O peixe usa nadadeiras para se locomover.”.

50% O aluno identificou corretamente o modo de locomoção de apenas dois dos animais das imagens.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras de diferentes animais e pedir que os alunos identifiquem e separem os animais nos seguintes grupos: animais que se locomovem usando asas, animais que se locomovem usando patas, animais que se locomovem usando nadadeiras e animais que não se locomovem (apenas se movimentam).

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem abaixo de uma cadeia alimentar.

Esta cadeia está incompleta. Cite a categoria de organismo que não aparece no esquema, mas que existe em qualquer cadeia alimentar. Escreva também qual é o papel dessa categoria de organismo.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Cadeias alimentares simples

Habilidade (BNCC) (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Tipo de questão Aberta

Unidade 1

Grade de correção

100% O aluno escreve corretamente a categoria que está faltando e explica a importância dessa categoria nas cadeias alimentares. Exemplo de resposta correta: “Estão faltando os decompositores. São necessários porque permitem que os restos de seres vivos que morreram apodreçam e que, dessa forma, os seus sais minerais voltem ao ambiente.

50% O aluno escreveu que estão faltando os decompositores, mas não explicou a importância desses organismos. Exemplo de resposta incompleta: “Estão faltando os decompositores.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Se for necessário reforçar a noção da decomposição, usar a mesma estratégia proposta para a questão 4, permitindo que frutos diversos apodreçam e observando os resultados.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 5º ano - BY NC 3.0BR

O ser humano utiliza instrumentos ópticos para ampliar imagens de elementos muito pequenos ou aproximar a imagem de elementos que estão muito distantes.

Quais dos instrumentos acima são mais indicados para observar as estrelas do céu?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Instrumentos óticos

Habilidade (BNCC) (EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 1

Grade de correção

100% O aluno identificou a luneta e o binóculo como instrumentos indicados para observar as estrelas do céu.

50% O aluno identificou apenas um dos instrumentos indicados para observar as estrelas do céu.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou apresentou resposta incorreta para o que foi solicitado no enunciado.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo representa o planeta Terra. Identifique duas características do planeta, que podem ser observadas na figura.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características da Terra

Habilidade BNCC (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

Tipo de questão  Aberta Capítulo 1

Grade de correção

100% O aluno identificou duas características do planeta Terra que podem ser observadas na figura. Destacou, por exemplo, o formato esférico, o predomínio da cor azul dos oceanos e a presença de nuvens.

50% O aluno identificou apenas uma característica do planeta Terra.

0% O aluno não identificou nenhuma característica do planeta Terra.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Observe a fotografia de um eclipse lunar e avalie as afirmações a seguir.

I. O eclipse lunar é um fenômeno em que o Sol cobre a Lua e ocorre de quatro em quatro anos.

II. A sombra da Terra projetada na Lua é uma evidência de que a Terra é esférica.

III. O eclipse lunar é uma evidência de que os astros celestes têm formato plano.

IV. A Lua é um astro que orbita em torno da Terra.

Indique a alternativa correta



( a )

I e II

( b )

III e IV

( c )

I, II e III

( d )

II e IV

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6

Justificativas Resposta: D

a O estudante que seleciona esta alternativa compreende que a sombra da Terra projetada na Lua é uma evidência da esfericidade da Terra; mas não compreende que a Lua orbita ao redor da Terra e o eclipse lunar acontece pelo alinhamento do Sol, da Terra e da Lua; e que este tipo de eclipse não ocorre de quatro em quatro anos.

b O estudante que seleciona esta alternativa não entende que a sombra da Terra projetada na Lua é uma evidência da esfericidade da Terra e não de que os astros têm formato plano, mas compreende que a Lua é um astro que orbita em torno da Terra.

c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende: que a Lua orbita ao redor da Terra; que o eclipse lunar acontece pelo alinhamento do Sol, da Terra e da Lua e não ocorre de quatro em quatro anos; e que o eclipse lunar não é uma evidência de que os astros têm formato plano.

d O estudante que seleciona esta alternativa compreende que a sombra da Terra projetada na Lua é uma evidência da esfericidade da Terra e que a Lua orbita ao redor da Terra.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entendem como ocorrem os movimentos de translação da Terra e da Lua, o que ocasiona os eclipses lunares, que são as evidências de que planeta Terra é redondo. Faça uma experiência prática que simule o que ocorre com a Terra em relação ao Sol e à Lua no movimento de translação. Será preciso um palito, uma bola de isopor (ou algum objeto esférico para representar a Terra) e uma fonte de iluminação (lanterna). Espete o palito na bola de isopor e ilumine-a com a lanterna. Ao rodar o palito rodará também a bola de isopor, mostrando assim como acontece o movimento de rotação que a Terra faz em torno do próprio eixo. Para representar o movimento de translação, gire a bola de isopor lentamente ao redor da fonte de iluminação, demonstrando que a Terra, ao girar em torno do Sol, ocasiona as quatro estações do ano. Em seguida, simule os eclipses solar e lunar posicionando os astros alinhados.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre por causa da presença de gases que retêm a radiação infravermelha emitida pelo Sol, deixando a temperatura na Terra favorável ao desenvolvimento de seres vivos. No entanto, diversas atividades realizadas pelos seres humanos têm contribuído para a intensificação do efeito estufa, o que pode comprometer a vida no planeta.

Uma atividade que contribui para reduzir o agravamento desse fenômeno é:



( a )

a proibição do uso de produtos contendo CFC, que aumentam a emissão de gás ozônio para a atmosfera. 

( b )

a retirada de catalisadores dos automóveis, que aumentam a emissão de gases poluentes, como o metano. 

( c )

a substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis, como o etanol. 

( d )

a redução na poluição de rios com produtos tóxicos de indústrias que aumentam a evaporação da água.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento feito estufa

Habilidade (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6

Justificativa Resposta: C

a. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a proibição do uso de produtos contendo CFC contribui para diminuir os danos à camada de ozônio, e não para controlar a intensificação do efeito estufa.

b. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a retirada de catalisadores dos automóveis contribui para a intensificação do efeito estufa, e não para sua redução.

c. O estudante compreende que a substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis contribui para reduzir a emissão de gás carbônico para a atmosfera e, assim, controlar a intensificação do efeito estufa.

d. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o aumento na evaporação de água contribui para a intensificação do efeito estufa, uma vez que o vapor de água também é um componente que colabora para a ocorrência desse fenômeno.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados​ Os estudantes que respondem de maneira equivocada não identificam os principais gases relacionados à intensificação do efeito estufa e quais atividades antrópicas contribuem para o aumento da concentração deles na atmosfera. Proponha que formem grupos e pesquisem a respeito do mecanismo natural do efeito estufa, qual é a importância desse fenômeno para a vida na Terra e quais ações praticadas pelos seres humanos contribuem para sua intensificação.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Quando nos alimentamos, é importante mastigarmos bem os alimentos, que recebem, ao mesmo tempo, um suco digestivo, a saliva. Outros sucos digestivos serão acrescentados ao alimento, mais adiante, no sistema digestório.

a) Que papel tem o suco digestivo?

b) Tanto o sistema digestório quanto o respiratório contribuem para um processo essencial do organismo, que ocorre no interior de cada célula. Que processo é esse?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão respondeu corretamente aos itens. Exemplo de resposta correta: a) “Os sucos digestivos permitem que os nutrientes dos alimentos sejam convertidos em partículas muito pequenas, que poderão ser absorvidas.”; b) “O processo é a obtenção de energia pela célula.”.

50% O aluno respondeu corretamente a apenas um dos itens.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado nos enunciados, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem uma doença decorrente da má alimentação que pode afetar tanto o sistema respiratório como o circulatório. Os alunos podem apresentar seus resultados em sala de aula e discutir sobre os sintomas e as formas de prevenção de cada doença.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM.

A) ESCREVA UMA CARACTERÍSTICA FÍSICA QUE AS PESSOAS DA FOTOGRAFIA TÊM EM COMUM:

B) ESCREVA UMA CARACTERÍSTICA FÍSICA QUE AS PESSOAS DA FOTOGRAFIA TÊM DE DIFERENTE:

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100% O aluno escreveu corretamente uma característica que as pessoas da fotografia têm em comum e uma característica que elas têm de diferente. Algumas possibilidades de respostas: a) “Uma característica física que as pessoas da foto têm em comum é a posição dos olhos.”; b) (1) “Uma característica que as pessoas da fotografia têm de diferente é a altura.”.

50% O aluno escreveu corretamente apenas uma semelhança ou uma diferença entre as pessoas da fotografia.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma brincadeira em que divide os alunos em dois grupos. A cada rodada da brincadeira, um aluno de cada grupo deverá ser vendado e os demais colegas deverão apontar, uma a uma, diferentes características de um colega do grupo para que o aluno vendado adivinhe quem é o aluno que está sendo descrito. O grupo do aluno que acertar mais rápido ganha uma rodada da brincadeira. O grupo que acertar mais vezes, ganha a brincadeira.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

A caça predatória de lobos causou um desequilíbrio na cadeia alimentar mostrada abaixo.

O que pode ter acontecido com a quantidade de coelhos, ratos e capim, por causa da diminuição da população de lobos?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Cadeias alimentares simples

Habilidade (BNCC) (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Tipo de questão Aberta

Unidade 1

Grade de correção

100% O aluno escreveu corretamente o que aconteceria com a quantidade de cada um dos componentes da cadeia alimentar. Exemplo de resposta correta: “Com o desaparecimento dos lobos, a quantidade de ratos e coelhos aumentou, diminuindo a quantidade de capim.”.

50% O aluno incluiu em sua resposta apenas dois dos três organismos. Exemplo de resposta: “Com o desaparecimento dos lobos, a quantidade de ratos e coelhos aumentou.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que, em grupos, criem uma história em quadrinhos sobre o desequilíbrio ecológico apresentado na questão. Instruir os alunos que, em seus desenhos, deixem bastante claro a diferença nas quantidades de cada ser vivo antes e depois do desequilíbrio.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

Nas imagens, os animais que apresentam antenas são: 



( a )

o burro, o coelho e o macaco. 

( b )

a formiga, a joaninha e o camarão. 

( c )

o burro, a joaninha e o camarão. 

( d )

a formiga, o coelho e a joaninha.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade 2

Justificativa

A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o burro, o coelho e o macaco possuem orelhas e não antenas.

B O aluno que seleciona esta alternativa identifica corretamente os animais representados nas imagens que possuem antenas (formiga, joaninha e camarão).

C O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o burro possui orelhas, e não antenas.

D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o coelho possui orelhas e não antenas.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor que os alunos observem os animais encontrados no entorno da escola e os agrupem conforme as seguintes características externas: presença ou ausência de antenas; presença ou ausência de pernas; presença ou ausência de asas, etc.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS CRIANÇAS DA IMAGEM:

TODAS AS CRIANÇAS DA IMAGEM



( a )

TÊM A MESMA ALTURA.

( b )

TÊM OS OLHOS CLAROS.

( c )

TÊM O MESMO TIPO DE CABELO.

( d )

SABEM CANTAR.

Resposta:

Resposta: D

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as crianças da imagem possuem alturas diferentes.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que nem todas as crianças da imagem possuem olhos claros.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que as crianças da imagem possuem tipos diferentes de cabelo.

D. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que todas as crianças da imagem estão cantando.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos para indicarem uma característica física que toda a turma possui em comum e uma que toda a classe possui de diferente. Além disso, o professor pode levar imagens de pessoas para a sala de aula, agrupar essas figuras de forma que todas as imagens representem pessoas com características físicas bem diferentes entre si e solicitar aos alunos que apontem características em comum e características diferentes. Na escolha das imagens, o professor pode separar os grupos de imagens de acordo com a atividade em comum que as pessoas estejam realizando, como a mesma profissão ou um mesmo esporte. Esse critério de divisão pode ser interessante para demonstrar que, mesmo que as pessoas sejam diferentes fisicamente, elas podem realizar tarefas semelhantes.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

BRINCAR É MUITO BOM! MAS É PRECISO TOMAR CUIDADO PARA NÃO SE MACHUCAR QUANDO ESTÁ BRINCANDO.

PARA EVITAR ACIDENTES, VOCÊ DEVE: 



( a )

BRINCAR EM LAJES E SACADAS SEM PROTEÇÃO. 

( b )

BRINCAR EM LOCAIS ONDE EXISTEM FIOS DESENCAPADOS. 

( c )

BRINCAR COM OBJETOS CORTANTES, COMO FACAS E TESOURAS. 

( d )

BRINCAR NA PISCINA OU NO MAR SOMENTE ACOMPANHADO POR UM ADULTO.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Prevenção de acidentes domésticos

Habilidade BNCC (EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 3

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que brincar em lajes e sacadas sem proteção é perigoso, pois há grande risco de queda.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que brincar em locais onde existem fios desencapados é perigoso, pois há grande risco de choque elétrico.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que brincar com objetos cortantes, como facas e tesouras, é perigoso, pois há grande risco de se cortar ou se perfurar.

D. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que para evitar acidentes só deve brincar na piscina ou no mar com a presença de um adulto.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Eratóstenes foi o filósofo e matemático grego que analisou a projeção da sombra de um gnômon nas cidades de Alexandria e Siena.

Na análise desse filósofo, foi possível:



( a )

deduzir que a Terra girava em torno do Sol e estimar a distância da Terra até o Sol.

( b )

deduzir que a Terra é esférica, pela diferença na projeção da sombra nas duas cidades, e calcular o diâmetro da Terra.

( c )

deduzir que a Terra é plana, pela diferença na projeção da sombra nas duas cidades, e estimar a área da Terra.

( d )

concluir que o Sol ilumina igualmente as duas cidades e, por isso, o tamanho das sombras em ambas é igual.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra

Habilidade (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6

Justificativas Resposta: B

a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as análises de Eratóstenes a respeito das sombras de um gnômon permitiram que ele concluísse que a Terra é esférica e estimasse sua circunferência.

b O estudante que seleciona esta alternativa compreende que Eratóstenes deduziu que a Terra era esférica, ao observar as diferenças nas sombras de um gnômon em duas cidades diferentes e no mesmo horário, e que isso o levou a conseguir calcular o diâmetro da Terra.

c O estudante que seleciona esta alternativa compreende que Eratóstenes errou ao concluir que a Terra era plana, e entende, equivocadamente, que isso se deu porque as projeções das sombras nas duas cidades eram diferentes, e não iguais.

d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende, por ser a Terra esférica, as projeções das sombras nas duas cidades, em um mesmo horário, têm que ser diferentes. Portanto a afirmação que consta neste item não poderia estar correta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não compreendem que foram as observações de Eratóstenes sobre as sombras de um gnômon em cidades diferentes que permitiram que ele concluísse que a Terra é esférica. Peça a eles que, individualmente, pesquisem sobre as teorias que supunham que a Terra fosse plana e quais eram os argumentos utilizados para embasar essa teoria. Em seguida, solicite que selecionem evidências de que a Terra é esférica, que possam refutar a teoria da Terra plana. Em classe, promova uma roda de conversa a respeito do tema, esclarecendo as dúvidas que surgirem.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Analise as afirmativas a seguir, a respeito da camada de ozônio, e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas:

(_____)A camada de ozônio é muito importante para a vida na Terra, pois reduz a intensidade da radiação ultravioleta que chega às camadas mais baixas da atmosfera, onde a maioria dos seres vivos habita.

(_____)Os CFCs, compostos presentes em diversos equipamentos no passado, são prejudiciais para a camada de ozônio, pois o cloro presente em suas moléculas reage com o ozônio (O3), formando moléculas de gás oxigênio (O2).

(_____)A poluição decorrente das atividades realizadas pelos setores produtivos, como as indústrias, contribuiu para o aumento da camada de ozônio em função da crescente emissão desse gás para a atmosfera.

(_____)Um exemplo de atitude coletiva que ajuda a minimizar a redução da camada de ozônio é dar preferência à utilização de equipamentos eletrônicos, tais como refrigerador e arcondicionado, que não contenham CFCs.

(_____)Os impropriamente chamados “buracos” na camada de ozônio são locais onde essa camada é mais fina, o que ocasiona maior retenção da radiação. Essas regiões localizam-se principalmente próximas à linha do Equador, onde há maior incidência dos raios solares.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:



( a )

V, F, F, V, F 

( b )

F, V, V, F, V 

( c )

V, F, V, F, V 

( d )

V, V, F, V, F

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Camada de ozônio

Habilidade (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5

Justificativa Resposta: D

a. O estudante que seleciona esta sequência não compreende que a segunda afirmativa está correta.

b. O estudante que seleciona esta sequência não compreende que a primeira afirmativa está correta; que a terceira afirmativa está incorreta, pois a poluição industrial contribuiu para a redução da camada de ozônio, em virtude da emissão de CFCs; que a quarta afirmativa está correta; e que a quinta afirmativa está incorreta, visto que a redução da espessura na camada de ozônio tem como consequência menor retenção da radiação ultravioleta e que isso é observado na Antártida, e não próximo do Equador.

c. O estudante que seleciona esta sequência não compreende que a segunda afirmativa está correta; que a terceira afirmativa está incorreta, pois a poluição industrial contribuiu para a redução da espessura da camada de ozônio, em virtude da emissão de CFCs; que a quarta afirmativa está correta; e que a quinta afirmativa está incorreta, já que a redução da espessura da camada de ozônio tem como consequência menor retenção da radiação e é mais observada na Antártida, e não no Equador

d. O estudante que seleciona esta sequência compreende que a primeira, a segunda e a quarta afirmativas estão corretas e que a terceira e a quinta afirmativas estão incorretas, pois a poluição industrial contribuiu para a redução da espessura da camada de ozônio em virtude da emissão de CFCs, e o adelgaçamento na camada de ozônio, mais observado na Antártida, tem como consequência menor retenção da radiação.  

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados​ Os estudantes que respondem de maneira equivocada não compreendem a importância da camada de ozônio e como o processo de industrialização afeta sua preservação. Proponha que pesquisem a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida na Terra e os fatores que afetam sua presença na atmosfera. Em seguida, organize a turma em grupos e solicite que discutam quais ações individuais e coletivas podem ser realizadas para promover a preservação da camada de ozônio. Solicite que cada grupo elabore uma reportagem (na forma escrita, em uma página, ou em um vídeo curto com duração em torno de dois minutos, se possível) abordando o que foi discutido acerca desse tema. As reportagens produzidas pelos grupos devem ser apresentadas em classe para que todos troquem ideias sobre o assunto.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Um exemplo de nutriente necessário é o ferro. Pessoas com baixos níveis desse elemento no organismo podem apresentar uma doença conhecida como anemia. Quando ingerimos alimentos que contêm ferro, ele é absorvido pelo sangue e transportado para as células pela circulação.

a) Em que órgão do sistema digestório ocorre a absorção da maioria dos nutrientes como o ferro?

b) Que evento principal ocorre no intestino grosso?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Observação Esta questão não trabalha a habilidade da BNCC completa, pois aborda apenas características dos sistemas circulatório e digestório.

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno respondeu corretamente a esta questão. Exemplo de resposta correta: a) “A absorção da maioria dos nutrientes no sistema digestório ocorre no intestino delgado.”; b) “No intestino grosso, ocorre a reabsorção de parte da água e a formação das fezes.”.

50% O aluno respondeu corretamente apenas um dos dois itens citados. Exemplo de resposta: a) “A absorção da maioria dos nutrientes no sistema digestório ocorre no intestino delgado.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que retomem as funções das diversas partes do sistema digestório e pesquisem o motivo pelo qual o ferro é fundamental para o organismo humano. Em seguida, poderão buscar exemplos de alimentos ricos em ferro.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM DE UM PÁSSARO.

ESCREVA TRÊS CARACTERÍSTICAS DO ANIMAL DA IMAGEM.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente

Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100%. O aluno escreveu corretamente três características do animal mostrado na imagem. Uma possibilidade de resposta: “O pássaro tem bico, asas e penas.”.

50%. O aluno escreveu apenas uma ou duas características do animal mostrado na imagem. Por exemplo: “O pássaro tem bico e asas.”.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para sala de aula ilustrações de diferentes animais que estão relacionados à vida cotidiana dos alunos e pedir que eles descrevam as principais características desses animais. Sugere-se que o professor faça um registro coletivo do que foi discutido por meio da elaboração, junto com os alunos, de um cartaz com as ilustrações dos animais que foram trabalhados na aula.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS DAS CRIANÇAS:

COLOQUE C PARA CORRETO OU I PARA INCORRETO:

(   ) ANA E MARIA TÊM OS OLHOS ESCUROS.

(   ) GABRIELA E MARIA NÃO TÊM CABELO LISO.

(   ) LUCAS E GABRIELA TÊM CABELO ESCURO.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100%. O aluno comparou adequadamente as características físicas das crianças e identificou corretamente todas as afirmativas indicando quando estavam corretas ou incorretas. Resposta correta: I, C, C.

50%. O aluno identificou corretamente apenas uma ou duas das afirmativas quanto a estarem corretas ou incorretas.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou identificou erroneamente todas as afirmativas quanto a estarem corretas ou incorretas, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras de pessoas com características físicas iguais e diferentes e pedir aos alunos para que formem grupos com características em comum, de forma a estimular a comparação entre as figuras. Além disso, o professor pode solicitar aos alunos que façam um desenho deles e de um colega da classe evidenciando uma semelhança e uma diferença que eles possuam entre si.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 4º ano - BY NC 3.0BR

Um aluno queria identificar os pontos cardeais utilizando uma bússola. Como ele não tinha uma em mãos, resolveu criar uma bússola caseira usando uma agulha, um ímã, uma rolha e um copo com água. Após magnetizar a agulha com o ímã, o aluno prendeu a agulha na rolha e a colocou no copo com água. Observe abaixo a imagem que representa o resultado dessa atividade.

Qual posição a agulha está indicando? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais

Habilidade BNCC (EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 1

Grade de correção

100% O aluno compreende que a agulha indica a posição norte-sul, pois as bússolas são atraídas pelo polo magnético da Terra, que está localizado no extremo norte do planeta.

50% O aluno é capaz de identificar a posição norte-sul, porém, sua justificativa está incorreta ou incompleta.

0% O aluno não é capaz de identificar a posição correta da agulha.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO.

FAÇA UM X NO OBJETO ÁSPERO E UM CIRCULE O OBJETO MACIO.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 2

Grade de correção

100%. O aluno consegue identificar que o material do qual é feito o ursinho é macio, enquanto o abacaxi possui uma casca áspera.

0%. O aluno não consegue identificar que os dois objetos são de materiais diferentes e, que, por isso, possuem características diferentes: o ursinho de pelúcia é macio, enquanto o abacaxi é áspero.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Uma empresa instalou uma estação para o abastecimento de baterias de sua frota de carros elétricos, como mostra a foto.

Carros elétricos em uma estação de abastecimento com painéis solares fotovoltaicos.

Qual transformação de energia é realizada nessa estação para que os carros sejam abastecidos?



( a )

Energia solar em energia eólica. 

( b )

Energia solar em energia elétrica. 

( c )

Energia hídrica em energia eólica. 

( d )

Energia elétrica em energia hídrica.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia

Habilidade (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 7

Justificativas a O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que os painéis solares fotovoltaicos captam a energia proveniente dos raios solares e, por meio de um inversor interativo, converte a energia captada em energia elétrica, aproveitada para carregar as baterias dos carros. Não compreende também que energia eólica é energia do vento, e o que se pretende obter é energia elétrica.

b O estudante compreende que os painéis solares captam a energia proveniente dos raios solares e, por meio de um inversor interativo, essa energia captada é transformada em energia elétrica, aproveitada para carregar as baterias dos carros.

c O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que os painéis solares fotovoltaicos captam a energia proveniente dos raios solares e que, por meio de um inversor interativo, transforma essa energia captada em energia elétrica, aproveitada para carregar as baterias dos carros. Provavelmente, ele tem dificuldade em reconhecer os tipos de energia associados aos processos descritos anteriormente.

d O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que os painéis solares têm a função de captar a energia proveniente dos raios solares e que, por meio de um inversor interativo, transformam essa energia em energia elétrica, aproveitada para carregar as baterias dos carros. Provavelmente, ele tem dificuldade em reconhecer os tipos de energia associados aos processos descritos anteriormente.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não responderam corretamente a esse item não reconhecem os tipos de energia envolvidos no processo de geração de energia elétrica a partir de placas solares fotovoltaicas. Solicite aos estudantes que levem para a sala de aula reportagens a respeito de equipamentos que utilizam diversas fontes de energia. Peça que eles classifiquem a fonte de energia como renovável ou não renovável. Em seguida, discuta com eles os tipos de energia e suas transformações envolvidos no funcionamento dos equipamentos escolhidos.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

A arqueoastronomia busca entender como as civilizações antigas compreendiam a astronomia. No Brasil, está muito relacionada à arte rupestre, pois nesses desenhos os povos antigos mostravam como viviam, como se relacionavam com o ambiente e os demais seres vivos e como realizavam suas atividades. Qual das atividades a seguir eram influenciadas pela astronomia nas civilizações antigas?



( a )

Reprodução. 

( b )

Agricultura. 

( c )

Pintura corporal. 

( d )

Fabricação de ferramentas.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Astronomia e cultura

Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 5

Justificativas Resposta B

a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que nas civilizações antigas a reprodução não estava relacionada à astronomia. b O estudante que seleciona esta alternativa compreende que nas civilizações antigas a agricultura estava relacionada à astronomia. c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que nas civilizações antigas a pintura corporal não estava relacionada à astronomia. d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que nas civilizações antigas a fabricação de ferramentas não estava relacionada à astronomia.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão podem estar com dificuldade em identificar quais atividades podem ser influenciadas pela observação das estrelas e demais astros do Universo. Para desenvolver a habilidade, organize a classe em grupos de cinco estudantes, solicite que pesquisem e deem exemplos de como os povos antigos utilizavam o conhecimento sobre os astros para se orientar, explicando também como o avanço tecnológico permitiu a evolução dos mecanismos de orientação temporal e espacial, uma vez que atualmente não usamos os astros para nos orientarmos. Peça-lhes que apresentem suas pesquisas e discuta o tema com a turma, esclarecendo eventuais dúvidas.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS.

ESCREVA DUAS CARACTERÍSTICAS DE CADA ANIMAL.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente

Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100%. O aluno escreveu duas características corretas dos animais apresentados nas imagens. Por exemplo: “O porco tem rabo e pelos.”; “A galinha tem penas e bico.”.

50%. O aluno escreveu as características corretas de somente um dos animais apresentados nas imagens ou então escreveu apenas uma característica correta de cada animal.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode dividir os alunos em grupos e propor a seguinte brincadeira: cada grupo escolhe um animal para ser imitado enquanto os colegas tentam adivinhar qual é o nome do animal. Ao final das apresentações, sugere-se que o professor faça um registro coletivo, junto com os alunos, das principais características dos animais que foram imitados durante a brincadeira.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Analise as imagens e responda.

Como são chamados os seres vivos que comem todos os tipos de alimentos que aparecem nas imagens? Escreva um exemplo de um animal que se alimenta de carne e vegetais.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Tipo de questão Aberta

Unidade 1

Grade de correção

100% O aluno escreveu que os animais que comem carne e vegetais são onívoros e escreveu um exemplo de um animal onívoro. Uma possibilidade de resposta correta é: “Os animais que se alimentam de carne e vegetais são onívoros. Um exemplo de animal onívoro é o ser humano.".

50% O aluno escreveu que os animais que comem carne e vegetais são onívoros, mas não escreveu um exemplo de um animal onívoro.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de diferentes tipos de alimentos e solicitar que os alunos identifiquem quais deles são de origem animal ou de origem vegetal. Em seguida, sugere-se que o professor peça que os alunos citem exemplos de animais que comem cada tipo de alimento, classificando-os como herbívoros, carnívoros ou onívoros.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 5º ano - BY NC 3.0BR

Uma noite, Arthur observou a Lua cheia. Aproximadamente 7 dias depois, observou a Lua minguante no céu noturno. Diante disso, exclamou “Nossa, como a Lua muda de forma!”. A afirmação de Arthur está correta? Explique.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Periodicidade das fases da Lua

Habilidade (BNCC) (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 1

Grade de correção

100% O aluno reconheceu que a Lua não muda de forma, e explicou que o que muda é a porção iluminada, conforme a sua posição ao longo da órbita.

50% O aluno reconheceu que a Lua não muda de forma e que o que muda é a porção iluminada, mas não explicou a razão disso acontecer.

0% O aluno não reconheceu que a Lua não muda de forma.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas