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Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM DE UMA PLANTA.

A) QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DA LUZ PARA ESSE SER VIVO?

B) ALÉM DA ÁGUA E DA LUZ, O QUE MAIS É IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DA PLANTA?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas

Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.

Tipo de questão Aberta Unidade 2

Grade de correção

100%. O aluno relatou corretamente a importância da luz e da água para a sobrevivência da planta, bem como da necessidade do ar para a produção de seu alimento. Uma possibilidade de resposta: a) “A planta precisa de água e luz para produzir seu alimento.”. E b) “O ar.”.

50%. O aluno escreveu corretamente apenas uma das questões.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de plantas bem cuidadas e saudáveis e depois imagens de plantas murchas e sem vida. À medida que for apresentando as imagens, sugere-se que o professor instigue os alunos com perguntas como: “O que vocês acham que aconteceu com as plantas para ficarem murchas? Por quê?”, para que eles possam entender o que acontece com as plantas na ausência de água e luz.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Qual dos tipos de postes mostrados nas fotografias é melhor para evitar a poluição luminosa? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Efeitos da luz nos materiais

Habilidade (BNCC) (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Tipo de questão Aberta Capítulo 1

Grade de correção​

100% O aluno identificou que o poste da fotografia 1 é o melhor para evitar a poluição luminosa, justificando a reposta com a existência do chapéu ou do material translúcido que cobre a lâmpada.

50% O aluno identificou que o poste da fotografia 1 é o melhor para evitar a poluição luminosa, mas não explicou o motivo.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta sobre o que foi solicitado no enunciado ou, se escreveu, identificou incorretamente a fotografia que identifica o poste que melhor evita a poluição luminosa.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Para combater o desconforto estomacal causado pela acidez excessiva, costuma-se utilizar o leite de magnésia, o qual é composto por uma mistura de água e hidróxido de magnésio, formando um líquido branco e espesso. No estômago, o hidróxido de magnésio [Mg(OH)2] neutraliza o ácido clorídrico (HCℓ) presente no suco gástrico, resultando em alívio do desconforto. A reação química e a proporção entre as massas de HCℓ e Mg(OH)2 são apresentadas a seguir.

Reação química:        2 HCℓ + Mg(OH)2⟶MgCℓ2 + 2 H2O

Proporção entre as massas de HCℓ e Mg(OH)2:        73:58, isto é, 73 partes de ácido clorídrico para 58 partes de hidróxido de magnésio

Tendo em vista a lei de Proust, calcule a massa (em gramas) de ácido clorídrico que reage com 232 gramas de Mg(OH)2.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Aspectos quantitativos das transformações químicas

Habilidade (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção 100% O estudante compreende a lei de Proust (lei das proporções constantes), que postula que “as substâncias que se combinam para formar um composto sempre o fazem em uma relação de massas fixas, constantes e invariáveis” e calcula corretamente a massa de ácido clorídrico, conforme a regra de 3 simples, descrita a seguir. 36 g HCℓ — 84 g NaHCO3 x — 245 g NaHCO3

84 x = 36 × 245 x = 105 g de HCℓ

50% O estudante demonstra conhecer a lei de Proust e monta a regra de 3 simples corretamente, porém, comete algum erro de cálculo ao resolvê-la. 0% O estudante não compreende a lei de Proust e calcula a massa de ácido clorídrico de maneira equivocada.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em compreender as proporções entre as massas das substâncias envolvidas em uma reação química. Apresente aos estudantes uma receita de, por exemplo, um bolo com rendimento de 1 kg e proponha que, em grupos de quatro participantes, eles apresentem variações da receita para rendimentos de 0,5 kg, 2 kg, 3 kg, etc. É importante que as quantidades dos ingredientes da receita sejam fornecidas em unidade de massa (gramas). Após a apresentação, discuta com os estudantes a relação entre a proporcionalidade entre as quantidades de ingredientes em uma receita culinária e a proporcionalidade entre as massas das substâncias envolvidas em uma reação química.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Quando uma pessoa está febril, existem diferentes maneiras de avaliar a temperatura dela, como exemplificado no quadro a seguir.

Quadro elaborado para fins didáticos.

a) Indique qual dos dois métodos do quadro fornece informações mais confiáveis.

b) Com base nos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica, explique por que o outro método não fornece informações tão confiáveis.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Formas de propagação do calor Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Habilidade (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

Tipo de questão Aberta Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante identifica a utilização do termômetro como o método que fornece informações mais confiáveis. b) O estudante explica, corretamente, que o método 1 não fornece informações tão precisas, uma vez que o tato nos proporciona apenas uma sensação térmica, que varia de uma pessoa para outra e depende também de outros fatores, não sendo possível obter um resultado preciso acerca da temperatura. 50% O estudante identifica a utilização do termômetro como o método que produz resultados mais precisos, mas explica, equivocadamente, porque o método 1 não fornece informações tão confiáveis. 0% O estudante não identifica o método 2 como o que produz resultados mais confiáveis e explica, equivocadamente, porque o método 1 não fornece informações tão precisas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em diferenciar os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica. Proponha uma atividade na qual eles tentem adivinhar a temperatura de um corpo pela sensação térmica e depois comparem a temperatura, do mesmo corpo, medida com dois termômetros diferentes, concluindo, assim, que a sensação térmica produz palpites diferentes, mas os termômetros indicam o mesmo resultado. Em seguida, peça aos estudantes, individualmente, que escrevam um parágrafo explicando as diferenças obtidas, utilizando os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Uma das formas de aproveitarmos o lixo orgânico que produzimos em nossas casas é descartando-o em composteiras, pois nelas o lixo orgânico passará por processos que favorecem a produção do adubo.

Quais os dois grupos de seres vivos importantes para esse processo? O que eles fazem com o lixo orgânico?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos

Habilidade (BNCC) (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno escreveu uma resposta completa e correta. Exemplo de resposta correta: “Os dois grupos são: bactérias e fungos. Esses organismos fazem a decomposição do lixo orgânico transformando-o em adubo.”.

50% O aluno respondeu somente parte da resposta. Exemplo de resposta: “Os dois grupos são: bactérias e fungos.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode chamar a atenção dos alunos para o fato de que quase todos os tipos de lixo sofrerão decomposição eventualmente, mas que esse processo para o metal, o vidro e o plástico pode demorar milhares de anos. Pode-se propor uma campanha de coleta seletiva na escola ou na comunidade, comandada pelos alunos, na qual eles podem produzir cartazes nos quais explicam o tempo de decomposição de cada tipo de material.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

A alimentação diária de uma pessoa inclui, em sua maior parte, alimentos gordurosos e industrializados, poucas frutas e verduras. Essa pessoa não pratica nenhuma atividade física e passa boa parte do dia sentada utilizando o computador.

a) Quais mudanças alimentares essa pessoa pode fazer para que tenha hábitos mais saudáveis?

b) Além de fazer mudanças na alimentação, o que mais essa pessoa pode fazer para ficar saudável?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Hábitos alimentares

Habilidade (BNCC) (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Tipo de questão Aberta

Unidade 1

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão respondeu corretamente aos itens. Exemplo de resposta correta: a) “Para ter hábitos mais saudáveis a pessoa deve diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados e aumentar o consumo de frutas e verduras.”; b) “A pessoa deve fazer atividades físicas, como caminhar, andar de bicicleta, skate ou patins, jogar futebol, etc.”.

50% O aluno respondeu corretamente a apenas um dos itens. Exemplo de resposta: a) “Para ter hábitos mais saudáveis a pessoa deve diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados e aumentar o consumo de frutas e verduras.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem outras doenças relacionadas à má alimentação e sugiram estratégias para prevenir essas doenças (exemplos: hipertensão arterial, diabetes, desnutrição, anemia, etc.). É também possível pedir sugestões de alimentos saudáveis.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

COMPLETE A CRUZADINHA COM O MATERIAL QUE COMPÕE CADA OBJETO.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 3

Grade de correção

100%. O aluno consegue identificar os materiais de todos os objetos: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; tábua – madeira.

80%. O aluno consegue identificar os materiais de três objetos: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; ou tábua – madeira.

50%. O aluno consegue identificar os materiais de dois objetos: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; tábua – madeira.

0%. O aluno não consegue identificar o material de nenhum objeto: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; tábua – madeira.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Um experimento que permite demonstrar a composição da luz é o disco de Newton. Nele, um disco de cartolina branca é colado sobre um disco de papelão de mesmo tamanho (diâmetro). No círculo branco devem ser desenhadas “fatias” iguais, como em uma pizza, as quais devem ser coloridas com as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Em seguida, o disco é fixado em um suporte de madeira (um lápis, por exemplo) pelo centro, com o auxílio de uma tachinha. Feito isso, o disco é girado algumas vezes para adquirir velocidade, como se faz com um pião. Dependendo da luz do ambiente e da quantidade e tipos de cores que o disco foi colorido, o resultado visual será diferente.

a) Explique o que ocorrerá no disco se ele for colocado para girar em um ambiente com luz branca.

b) Quais cores serão observadas caso o disco parado seja iluminado com uma luz verde?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde

Habilidade (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que, ao girar um disco de Newton, cujas “fatias” foram coloridas com todas as cores do arco-íris, haverá uma combinação dos diferentes comprimentos de onda das luzes refletidas pelo disco, tornando visível apenas a cor branca. Também compreende que, se o ambiente tem luz branca, apenas a cor branca será visível no disco de Newton em movimento, já que ele refletirá ondas em todos os comprimentos de onda da luz incidente. b) O estudante indica corretamente que as cores verde e preta seriam visualizadas caso o disco parado fosse iluminado com uma luz verde, uma vez que a parte verde do disco refletiria a luz verde e as outras partes absorveriam essa luz, não refletindo nenhuma luz, ou seja, exibindo a cor preta. 50% O estudante apenas explica que, ao girar um disco de Newton cujas “fatias” são coloridas com todas as cores do arco-íris, haverá uma combinação dos diferentes comprimentos de onda refletidos pelo disco, tornando visível apenas a cor branca, ou apenas indica que as cores verde e preta seriam visualizadas caso o disco parado fosse iluminado com uma luz verde. 0% O estudante explica, equivocadamente, o que ocorre ao girar um disco de Newton cujas “fatias” são coloridas com todas as cores do arco-íris e não indica que as cores verde e preta seriam visualizadas caso o disco parado fosse iluminado com uma luz verde.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item, provavelmente, estão com dificuldade em compreender que a luz branca pode ser obtida pela mistura de todas as luzes, um espectro como o formado pelas cores do arco-íris, e que a cor de um objeto depende da luz que o ilumina. Leve para a sala de aula um disco de Newton, uma lanterna e papel celofane de cores diferentes. Coloque o papel celofane na saída de luz da lanterna, para que a luz fique com a cor do papel, e ilumine o disco. Solicite aos estudantes que observem as cores em cada situação e expliquem o motivo desse fato. Caso ocorram variações de percepção de cor, explique aos estudantes que os seres humanos interpretam os diferentes comprimentos de onda da luz de formas diferentes e que essa variação é natural, salvo os casos de daltonismo.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

A análise dos processos físicos e químicos que ocorrem durante a utilização dos equipamentos é essencial para garantir que o material escolhido seja capaz de cumprir suas funções. Observe o equipamento a seguir e responda às questões.

a) No local indicado pela seta deve-se utilizar qual tipo de material? Justifique sua resposta, baseando-se na função desse equipamento.

b) Qual é o modo de transferência de calor predominante nesse equipamento?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Formas de propagação do calor

Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

Tipo de questão Aberta Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante indica os condutores térmicos como materiais adequados para a confecção da base do ferro de passar roupa. Assim, a transferência de calor para as roupas é mais eficiente. b) O estudante indica corretamente que a condução é a principal forma de propagação de calor no ferro de passar roupas. 50% O estudante indica apenas os condutores térmicos como materiais adequados para a confecção da base do ferro de passar roupa, ou apenas indicam a condução como principal forma de propagação de calor no ferro de passar roupas. 0% O estudante indicam equivocadamente que o tipo de material mais adequado para a confecção do ferro de passar roupas são os isolantes térmicos e indica outra forma de propagação de calor como a predominante no ferro de passar roupas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em identificar o tipo de material mais adequado para utilização em alguns equipamentos e a forma de propagação de calor predominante, baseado em seu princípio de funcionamento. Selecione e recorte de revistas ou panfletos algumas imagens de equipamentos utilizados em atividades cotidianas (alisadores de cabelo, sanduicheiras, garrafas térmicas, etc.), e leve para a sala de aula. Organize os estudantes em grupos, entregue duas imagens para cada grupo e solicite que indiquem os materiais mais adequados para confecção dos equipamentos, baseados no princípio de funcionamento de cada um deles.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

Organize os animais da imagem em três grupos: animais com escamas, animais com pelos e animais com penas.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno organizou corretamente os animais representados na imagem. Resposta correta: “Animais com escamas: serpente e jacaré. Animais com pelos: macaco e cachorro. Animais com penas: arara e pato.”.

50% O aluno organizou os animais em três grupos, porém de forma incompleta. Por exemplo: “Animais com escamas: serpente. Animais com pelos: mico. Animais com penas: arara.”. Outra possibilidade seria o aluno formar apenas dois grupos corretos, esquecendo-se de formar o terceiro grupo: “Animais com escamas: serpente e jacaré. Animais com pelos: macaco e cachorro.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula figuras de diferentes animais. Em seguida, sugere-se que os alunos separem esses animais em três diferentes grupos: animais com escamas, animais com pelos e animais com penas.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM DA ÁRVORE.

A) QUAL É A PARTE DA ÁRVORE INDICADA COM A SETA NA IMAGEM?

B) ESCREVA UMA FUNÇÃO DESSA PARTE DA ÁRVORE.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.

Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.

Observações A questão se refere apenas a seguinte parte da habilidade: identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas.

Tipo de questão Aberta Unidade 2

Grade de correção

100%. O aluno identificou corretamente a parte da planta indicada pela seta na imagem, assim como sua função. Uma possibilidade de resposta: a) “O caule.” e b) “O caule sustenta a planta e transporta água e nutrientes para todas as partes da planta.”.

50%. O aluno identificou corretamente a parte da planta indicada pela seta na imagem, mas não escreveu a sua função ou vice-versa.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula revistas ou jornais que possam ser recortados e pedir que os alunos procurem imagens de plantas. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para recortarem as imagens, colarem no caderno, identificarem cada parte da planta e escreverem suas funções.

Ligamundo - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Você aprendeu que, quando um ser vivo morre, ele sofre decomposição e volta a fazer parte dos nutrientes (sais minerais e outras substâncias) que compõem o solo.

Se as bactérias e os fungos fossem totalmente eliminados do planeta Terra, o que aconteceria com os seres vivos que morreram? E o que poderia acontecer com o solo e com as plantas?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos

Habilidade (BNCC) (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno escreveu uma resposta completa e correta. Exemplo de resposta correta: “Os seres vivos mortos não seriam decompostos. Não seriam repostos sais minerais no solo e as plantas não iriam sobreviver.”.

50% O aluno respondeu apenas uma das questões. Exemplos de resposta: “Os seres vivos não seriam decompostos, após sua morte.”; ou “A falta de nutrientes no solo não permitiria o desenvolvimento ou a sobrevivência das plantas.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode conversar com os alunos sobre a importância do adubo para enriquecer o solo com nutrientes e, consequentemente, ajudar no crescimento das plantas. Comentar com os alunos que, em muitos casos, o que se usa como adubo são restos de alimentos, folhas mortas ou esterco. Esses tipos de adubo precisam sofrer ainda a decomposição por fungos e bactérias para que os nutrientes fiquem disponíveis para as plantas. Adubos comprados prontos já contêm os nutrientes a serem absorvidos diretamente pelas plantas.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 1º ano - BY NC 3.0BR

GABRIEL É DEFICIENTE VISUAL, PORTANTO NÃO POSSUI O SENTIDO DA VISÃO. APESAR DISSO, ELE CONSEGUE LER PASSANDO AS PONTAS DOS DEDOS SOBRE UM PAPEL COM PONTOS EM RELEVO ORGANIZADOS DE ACORDO COM A ESCRITA EM BRAILE. OBSERVE A IMAGEM.

PINTE O QUADRO COM O SENTIDO E O ÓRGÃO QUE GABRIEL UTILIZA PARA LER.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano

Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 1

Grade de correção

100%. O aluno consegue identificar que a leitura em braile é realizada utilizando o sentido do tato e que o órgão que exerce essa função é a pele.

50%. O aluno consegue identificar que a leitura em braile é realizada utilizando o sentido do tato, mas não identifica o órgão que exerce essa função.

0%. O aluno não consegue identificar que a leitura em braile é realizada utilizando o sentido do tato, nem o órgão que exerce essa função.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

aso uma filmagem seja exibida de trás para a frente, é possível ver um copo quebrado retornar intacto à mão de uma pessoa. Esse fenômeno, porém, não pode ser observado em condições reais, uma vez que a quebra do copo é considerada um fenômeno irreversível. Para discutir a irreversibilidade de fenômenos como esse, foi introduzido o conceito de equilíbrio termodinâmico.

a) Explique por que esse equilíbrio não pode ser verificado na natureza.

b) Cite outro exemplo, similar ao fenômeno mencionado no texto, que pode ser observado na natureza.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Tipo de questão Aberta Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que, apesar de existir uma tendência ao equilíbrio termodinâmico, a natureza está em constante mudança, não sendo possível alcançá-lo. b) O estudante cita corretamente outro exemplo de processo irreversível observado na natureza, como os fluxos de matéria e energia que podem ser observados nas cadeias alimentares. 50% O estudante apenas explica por que o equilíbrio termodinâmico não pode ser verificado na natureza ou apenas cita corretamente outro exemplo de processo irreversível observado na natureza. 0% O estudante explica equivocadamente porque o equilíbrio termodinâmico não pode ser verificado na natureza e não cita um exemplo de processo irreversível que pode ser observado na natureza.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em explicar por que o equilíbrio termodinâmico não se verifica na natureza e de citar exemplos de processos irreversíveis observados na natureza. Proponha a organização da turma em grupos e solicite a cada grupo que escolha um fenômeno presenciado na natureza, como o ciclo da água ou o fluxo de energia em cadeias alimentares. Em seguida, os grupos devem explicar como a tendência ao equilíbrio termodinâmico influencia a ocorrência desses fenômenos e por que esse equilíbrio não pode ser observado na natureza.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Durante uma campanha para promover ações que devem ser realizadas com o objetivo de garantir a sustentabilidade no ambiente escolar, dois estudantes formularam diferentes propostas para utilizar de maneira mais consciente a energia elétrica no colégio. No quadro a seguir são apresentadas as propostas elaboradas por esses estudantes.

Proposta A

Desligar 2 das 6 lâmpadas de cada uma das 10 salas do colégio durante as 6 horas de aula diárias. As lâmpadas utilizadas têm potência de 15 W cada.

Proposta B

Retirar da tomada os computadores e projetores presentes no colégio, assim que o uso for finalizado. Ao todo o colégio possui 60 desses equipamentos que consomem diariamente 0,05 kWh cada.

Ao final da campanha, a direção do colégio escolherá as melhores propostas. No campo da energia elétrica, será selecionada a que apresentar solução que viabilize maior redução no consumo energético da escola.

A energia consumida pela utilização de uma lâmpada pode ser calculada pela equação a seguir:

E = P X Δt

em que E é a energia consumida, P a potência e Δt o intervalo de tempo de utilização do equipamento.

Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos, responda:

a) Qual valor de energia, em kWh, será economizado por dia, caso a escola decida adotar a proposta A?

b) Qual valor de energia, em kWh, será economizado por dia, caso a escola decida adotar a proposta B?

c) Qual das propostas provavelmente será escolhida pelo diretor?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica

Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante calcula corretamente a energia economizada por dia na escola caso a proposta A fosse adotada, encontrando o valor de 1,8 kWh. 1 lâmpada: 15 W x 6 h = 90 Wh = 0,09 kWh 20 lâmpadas: 20 x 90 Wh = 1 800 Wh = 1,8 kWh

b) O estudante calcula corretamente a energia economizada por dia na escola caso a proposta B fosse adotada, encontrando o valor de 3,0 kWh. 1 computador: 0,05 kWh 60 computadores: 60 x 0,05 kWh = 3,0 kWh

c) O estudante indica corretamente que a proposta escolhida seria a B.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtêm êxito nesse item, provavelmente, estão com dificuldades em calcular o consumo energético de equipamentos elétricos a partir dos valores de potência e intervalo de tempo de uso. Proponha a formação de grupos de seis estudantes e solicite que proponham uma ação que resulte em economia de energia em suas residências. Em seguida, peça aos estudantes que calculem o valor correspondente à economia de energia elétrica resultante da implementação dessa ação, baseado nos valores de potência e intervalo tempo de uso dos equipamentos envolvidos na proposta. Por fim, os estudantes devem comparar os valores calculados pelos grupos, para que possam indicar a proposta mais eficiente para economia de energia.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

A ORELHA DA IMAGEM TEM A PARTE DE BAIXO SOLTA.

A) A SUA ORELHA É IGUAL OU DIFERENTE DA ORELHA DA IMAGEM? PREENCHA A FRASE A SEGUIR COM SUA A RESPOSTA:

MINHA ORELHA É ______________.

B) TODAS AS PESSOAS TÊM A ORELHA COM A PARTE DE BAIXO SOLTA COMO A DA IMAGEM?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100%. O aluno preencheu corretamente a frase com a forma da sua orelha e respondeu corretamente que nem todas as pessoas têm a orelha com a parte de baixo solta como a da imagem. Algumas possibilidades de respostas: a) A resposta irá variar de acordo com a característica do aluno. b) “Não, existem pessoas com a parte de baixo da orelha presa.”.

50%. O aluno não respondeu um dos itens ou respondeu corretamente apenas um.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos para que formem duplas, fechem os olhos, toquem na orelha do colega e descrevam como eles acreditam que a orelha do colega é. Em seguida, os alunos devem abrir os olhos e confirmarem se suas suposições estavam corretas e fazer desenho da orelha observada e o nome do aluno a quem ela pertence. Ao final da atividade, o professor pode construir um mural com os alunos para expor os desenhos das orelhas na sala de aula.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Após receber uma conta de luz com valor mais alto que o esperado, a família, em comum acordo, decidiu reduzir o consumo de energia elétrica. No mês anterior, um dos filhos havia realizado um trabalho escolar no qual registrou a potência e o tempo de uso dos equipamentos elétricos mais utilizados na casa. Suas anotações podem ser vistas na tabela a seguir.

Além disso, o filho aprendeu na escola que a quantidade de energia consumida por um equipamento elétrico pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:

E = P X Δt

em que E é a energia consumida, P a potência e Δt o intervalo de tempo de utilização do equipamento.

a) Com base nos dados registrados, calcule o consumo de cada um dos aparelhos listados no período de 30 dias.

b) Considere uma redução de 10% no intervalo de tempo de uso dos equipamentos listados. Qual é o aparelho que mais pouparia energia com essa medida em um período de 30 dias? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Transformação de energia Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica

Habilidade (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante obtém corretamente o consumo energético associado a cada equipamento no período de 30 dias: - Chuveiro: 5,50 kW x 30 h = 165 kWh - Televisão: 0,09 kW x 120 h = 10,8 kWh - Computador: 0,3 kW x 100 h = 30 kWh b) O estudante calcula corretamente que, considerando os aparelhos listados, a redução de 10% no intervalo de tempo de uso do chuveiro resultaria na maior economia de energia elétrica (16,5 kWh, em relação a 1,08 kWh da televisão e 3 kWh do computador).

50% O estudante obtém corretamente o consumo energético correspondente aos aparelhos listados, mas não consegue identificar que uma redução de 10% no intervalo de tempo de uso do chuveiro elétrico representa a maior economia no consumo de energia elétrica no período de 30 dias.

0% O estudante não consegue obter o consumo energético associado aos aparelhos listados no período de 30 dias e identifica equivocadamente o equipamento que ocasionaria a maior economia de energia com a redução de 10% no intervalo de tempo de uso em um período de 30 dias.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que responderam esse item de maneira incorreta provavelmente apresentam dificuldades em calcular o consumo de energia elétrica de equipamentos elétricos a partir de dados como potência e intervalo de tempo de uso. Além disso, é possível que alguns estudantes tenham dificuldades em desenvolver os cálculos. Solicite aos estudantes que elaborem uma lista com pelo menos cinco equipamentos elétricos utilizados em seu cotidiano, colocando-a em ordem do aparelho que consome mais energia elétrica ao que consome menos, considerando um período de 30 dias. Em seguida, proponha a eles que pesquisem a potência dos equipamentos listados, estimem o intervalo de tempo no qual são utilizados em um período de 30 dias e calculem o consumo energético de cada um. Por fim, os estudantes devem comparar a lista de consumo dos equipamentos com a lista baseada nas suas hipóteses iniciais.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir e responda ao que se pede.

a) A imagem mostra uma mistura homogênea ou heterogênea?

b) Supondo que uma pessoa obtenha uma amostra semelhante à da imagem, que método de separação de misturas pode ser utilizado para se obter somente areia?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Separação de materiais

Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Tipo de questão Aberta Capítulo 10

Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que a mistura recebida é heterogênea. b) O estudante identifica corretamente que o método mais adequado para a separação das pedras da areia é a peneiração, uma vez que os tamanhos dos materiais são diferentes. 50% O estudante responde corretamente que a mistura da imagem é heterogênea, mas não consegue identificar que a peneiração é o método de separação de misturas mais adequado para este caso. 0% O estudante classifica equivocadamente a mistura da figura como homogênea e não consegue identificar a peneiração como método de separação de misturas mais adequado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não sabem identificar misturas homogêneas, misturas heterogêneas e quais métodos de separação de misturas são adequados para cada tipo de situação. Leve para a sala de aula diferentes tipos de mistura (água e sal, água e óleo, areia e pedras, água e areia, etc.) e divida a turma em grupos para que troquem experiências e conhecimentos. Peça a eles que identifiquem o tipo de mistura – se homogênea ou heterogênea – e indiquem os métodos mais adequados para a separação de cada um dos sistemaslevados por você. Se houver disponibilidade na escola, solicite que utilizem os métodos discutidos para fazer a separação de cada uma das misturas.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem.

Escreva duas transformações pelas quais o animal da imagem irá passar ao sair do ovo até chegar à fase adulta.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno escreveu duas transformações corretas pelas quais a ave mostrada na imagem irá passar até se tornar um animal adulto. Uma possibilidade de resposta correta: “Os filhotes saem dos ovos, crescem, desenvolvem diferentes tipos de penas e aprendem a voar.”.

50% O aluno escreveu apenas uma transformação pela qual a ave mostrada na imagem irá passar até se tornar um animal adulto. Por exemplo: “Os filhotes irão crescer.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos observem os pássaros da região e tentem descobrir algum ninho para observarem os ovos, os filhotes e os cuidados dos pais com os filhotes.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM DOS IRMÃOS PEDRO E CARLOS:

USANDO AS PALAVRAS ABAIXO, COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM A IMAGEM:

SEMELHANTES        DIFERENTES

PEDRO E CARLOS SÃO IRMÃOS E TÊM MUITAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS __________________.

MAS AS IMPRESSÕES DIGITAIS DE PEDRO E CARLOS SÃO ____________________.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100%. O aluno completou corretamente todas as frases com as palavras do quadro. Resposta correta: “Pedro e Carlos são irmão e têm muitas características físicas semelhantes. Mas as impressões digitais de Pedro e Carlos são diferentes.”.

50%. O aluno não completou corretamente alguma parte das frases ou deixou algum espaço em branco.

0%. O aluno não completou nenhuma das frases ou não completou corretamente nenhuma delas, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma atividade em que os alunos utilizem tinta guache para registrar o os contornos de sua mão em um papel para que depois todos possam comparar as impressões da palma da mão de cada um.

Ligamundo - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

COMPARE AS FLORES NAS DUAS IMAGENS.

A) O QUE PODE TER OCORRIDO COM A PLANTA DA IMAGEM 2?

B) EXPLIQUE COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.

Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.

Tipo de questão Aberta Unidade 2

Grade de correção

100%. O aluno escreveu que a planta da imagem 2 está sem água e sem luz ou apenas um desses fatores, além disso, apresentou uma característica correta dessa planta que permite chegar a essa conclusão. Uma possibilidade de resposta: a) “A planta da imagem 2 está sem água e sem luz.” e b) ”A planta está murcha e caída no chão.”.

50%. O aluno escreveu apenas que a planta da imagem 2 está sem água e sem luz ou apenas escreveu a característica da planta mostrada na imagem 2 que permite chegar a essa conclusão. Ou ainda, só escreveu a característica vista na imagem 2, mas não escreveu que fator ou fatores podem ter influído no fenômeno.

0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode montar, junto com os alunos, um experimento para mostrar a germinação das plantas. Para isso, é interessante que o professor leve para a sala de aula três plântulas de feijão já germinadas, em vaso, e forneça a um dos vasos água e luz. O segundo vaso será regado, porém, coberto de forma a não receber luz. Um terceiro vaso pode receber luz, mas não ser regado. Os alunos deverão observar, após 10 dias, em que caso a plântula se desenvolveu normalmente.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Analise as duas fotografias abaixo e identifique nelas os tipos de poluição que afetam os espaços. O que pode ser feito para minimizar cada um dos dois tipos de poluição?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Saúde auditiva e visual

Habilidade (BNCC) (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Tipo de questão Aberta Capítulo 3

Grade de correção

100% O aluno identificou corretamente que na fotografia 1 pode ser notada a poluição atmosférica (do ar) e, na fotografia 2, a poluição visual; e apontou como possíveis soluções, por exemplo: reduzir a emissão de gases pelas indústrias ou diminuir o uso dos carros particulares, para conter a poluição do ar; e reduzir a quantidade de letreiros e propagandas, para se evitar a poluição visual.

50% O aluno identificou corretamente os tipos de poluição representados nas fotografias 1 e 2, mas não indicou nenhuma maneira de diminuí-las; ou, identificou corretamente apenas um dos tipos de poluição representados nas fotografias e indicou o que pode ser feito para diminuí-la.

0% O aluno não respondeu o que foi solicitado no enunciado.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Ao realizar a coleta de lixo em uma estação de coleta seletiva, Augusto percebeu que, na lixeira dos metais, havia objetos descartados indevidamente, como plásticos, vidros e papéis.

 Cite e descreva o melhor método de separação de misturas que poderia ser aplicado no caso de separar apenas:

• objetos de ferro dos demais objetos;

• latas de alumínio dos demais objetos.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Separação de materiais

Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Tipo de questão Aberta Capítulo 10

Grade de correção 100% O estudante identifica corretamente que o melhor método de separação de misturas neste caso é o método da imantação – utilizado para separar apenas os objetos de ferro dos demais – e descreve que, com este método, os objetos de ferro são separados dos outros materiais pela atração por um ímã. Já no caso das latas de alumínio, metal que não é atraído por ímã, o melhor é o método da catação, em que se separa manualmente as latas dos demais objetos. 50% O estudante identifica corretamente os métodos, mas não consegue descrever como os processos poderiam ser realizados; ou vice-versa. 0% O estudante não consegue identificar e descrever os melhores métodos para a separação da mistura citada no texto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não compreendem os processos de separação de materiais e não conseguem selecionar métodos adequados para separação de diferentes sistemas heterogêneos. Se possível, leve para a sala de aula um pequeno ímã e reproduza, em menor escala, a situação apresentada. Mostre que o alumínio não é atraído pelo ímã, mas o ferro sim. Peça que misturem vários objetos pequenos, incluindo alguns feitos de ferro e outros de alumínio, e que separem esses materiais utilizando um ímã. Também podem ser obtidas imagens de diferentes tipos de mistura heterogênea (água e óleo, água e areia, areia e serragem, palha e pregos, etc.) e, em grupos de cinco estudantes, eles podem discutir e indicar um método de separação adequado para cada uma das misturas.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Em meio à crescente preocupação com a questão ambiental, foram desenvolvidos sistemas de iluminação acoplados a sensores de movimento e luminosidade. Esses sistemas, implementados em diversas residências e na iluminação pública de algumas cidades, têm como característica principal o acionamento da lâmpada apenas quando há movimento no ambiente ou se a luminosidade do local cair significativamente.

a) Cite a principal vantagem desses sistemas em relação à iluminação tradicional, a qual é acionada manualmente.

b) Entre os sistemas de iluminação tradicional e o sistema descrito no texto, qual você recomendaria para uma empresa que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica

Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 9

Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que a principal vantagem dos sistemas de iluminação com sensores em relação aos tradicionais é o fato de a iluminação funcionar apenas quando necessário, resultando na redução do consumo de energia. b) O estudante indica corretamente o sistema acoplado a sensores como o sistema mais adequado para uma empresa que deseja reduzir o impacto ambiental, pois ele está associado à redução no consumo de energia elétrica e, consequentemente, com menor quantidade de recursos naturais utilizados.

50% O estudante identifica corretamente que a principal vantagem dos sistemas de iluminação com sensores em relação aos tradicionais é o fato de eles resultarem na redução do consumo de energia elétrica, entretanto não aponta que o sistema mais adequado para uma empresa que deseja reduzir o impacto ambiental é o acoplado a sensores, pois está associado à redução do consumo de energia elétrica.

0% O estudante não consegue identificar corretamente que a principal vantagem dos sistemas de iluminação com sensores em relação aos tradicionais é o fato de eles resultarem em menor consumo de energia elétrica. Além disso, não aponta que o sistema mais adequado para uma empresa que almeja reduzir o impacto ambiental é o acoplado a sensores, pois está associado à redução do consumo de energia elétrica.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados É provável que os estudantes que não responderam corretamente a esse item estejam com dificuldades em identificar como o funcionamento de aparelhos influencia o consumo de energia elétrica e em propor alternativas tecnológicas, com base nos objetivos de uma instituição ou indivíduos. Proponha a formação de grupos com cinco estudantes, no máximo, e solicite que pesquisem a respeito de novas tecnologias que têm por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. Em seguida, solicite que combinem de que modo cada grupo apresentará o resultado da pesquisa, explicando o funcionamento dessa tecnologia e comparando o consumo associado a esses modernos equipamentos com equipamentos ou sistemas semelhantes que consomem mais energia elétrica.

Ligamundo - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Os sistemas digestório e respiratório apresentam funções complementares ao participarem na obtenção de energia por parte das células. Quando um desses sistemas não funciona adequadamente, o outro sistema fica prejudicado.

a) Explique a função principal de cada um desses sistemas, demonstrando como essas funções se complementam no interior da célula.

b) Cite um órgão de cada um desses sistemas.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno respondeu corretamente à questão. Exemplo de resposta correta: a) “O sistema digestório é responsável por obter os nutrientes dos alimentos e o sistema respiratório obtém, por sua vez, o gás oxigênio. O oxigênio e os nutrientes se transformam no interior das células, que assim obtêm energia.”; b) “Sistema digestório: estômago, e sistema respiratório: pulmão.” (aqui, há várias outras respostas possíveis).

50% O aluno respondeu corretamente a apenas um item. Exemplo de resposta incompleta: “Sistema digestório: estômago.”.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que façam uma tabela com os órgãos dos sistemas digestório e respiratório. Em seguida, pode-se discutir com os alunos sobre as formas como esses sistemas se interconectam (absorção, transporte e transformação dos nutrientes em energia) e como eles estão ligados ao sistema circulatório.

Ligamundo - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

CIRCULE AS CRIANÇAS QUE TÊM OLHOS ESCUROS:

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade

Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Tipo de questão Aberta Unidade 1

Grade de correção

100%. O aluno que acertou esta questão comparou adequadamente os olhos das crianças da figura e circulou corretamente aquelas que possuem olhos escuros. Resposta correta: Circular a 2ª, 3ª, 4ª e 6ª crianças.

50%. O aluno não circulou todas as crianças que possuem olhos escuros na imagem ou circulou alguma criança que possui olhos claros.

0%. O aluno não circulou nenhuma criança ou não circulou corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que façam um desenho de diferentes crianças, com todas as cores de olhos que eles conhecem. Em seguida, o professor pode solicitar que o aluno circule a criança que ele desenhou com a mesma cor de olhos que ele possui.

Vem voar - PNLD 2019 Interdisciplinar - 2º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS E LIGUE CADA BRINQUEDO AO MATERIAL DE QUE É FEITO.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais

Habilidade (BNCC) (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 3

Grade de correção

100%. O aluno relaciona corretamente os objetos aos materiais usados em sua confecção: madeira - carrinho; vidro - bolinha de gude; tecido - boneca.

50%. O aluno relaciona corretamente os materiais usados para a produção de apenas dois dos brinquedos mostrados na figura.

0%. O aluno não consegue relacionar corretamente nenhum objeto ao material com o qual foi produzido

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Durante uma aula de Ciências, a professora pediu aos alunos que citassem exemplos de transformações químicas.

As seguintes respostas foram obtidas:

João: “A dissolução de sal em um copo de água”.

Mariana: “O derretimento de um bloco de gelo”.

Ricardo: “Uma lata de ferro que fica enferrujada após ser abandonada ao ar livre”.

a) Que aluno citou corretamente um exemplo de transformação química?

b) Cite uma evidência que pode indicar a ocorrência dessa transformação química. 

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Transformações químicas

Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Tipo de questão Aberta Capítulo 11

Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que foi Ricardo que citou o exemplo que representa uma transformação química. b) O estudante cita corretamente que a mudança de cor e a mudança de textura da lata são evidências de uma transformação química. 50% O estudante responde corretamente que Ricardo citou o exemplo que representa uma transformação química, mas não consegue identificar uma evidência dessa transformação, como a mudança de cor e a de textura da lata enferrujada em relação à lata não enferrujada; ou vice-versa. 0% O estudante não responde que foi Ricardo que citou o exemplo que representa uma transformação química e também não consegue identificar corretamente as evidências dessa transformação química.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente apresentam dificuldade em diferenciar fenômenos físicos de fenômenos químicos e em identificar evidências de reações químicas. Leve para a sala de aula um prego sem ferrugem, um prego enferrujado (Atenção! Recomendamos que somente você manipule esse objeto, pois pode trazer riscos aos alunos. Peça que observem o metal e mantenha-o com você) e um copo com água, e dissolva na água um comprimido efervescente, uma solução de água e sal e um papel amassado. Solicite aos estudantes que indiquem quais transformações representam fenômenos físicos e quais representam fenômenos químicos, e peça que citem as evidências que indicaram a ocorrência das transformações químicas.

Inovar Ciências da Natureza - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Atualmente, aplicações tecnológicas relevantes em áreas como medicina, agricultura e exploração de petróleo são baseadas no uso das radiações eletromagnéticas. Suas frequências são agrupadas em intervalos pertencentes a um amplo espectro eletromagnético, no qual se encontra a luz visível, que compreende as frequências de 4,3 × 1014 Hz a 7,5 × 1014 Hz.

Cite dois tipos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, indicando uma aplicação tecnológica para cada um deles.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde

Habilidade (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 9

Grade de correção 100% O estudante compreende que o comprimento de onda e a frequência são inversamente proporcionais e cita corretamente dois exemplos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, como a radiação ultravioleta, os raios X ou os raios gama. Além disso, indica corretamente uma aplicação tecnológica para cada tipo de radiação, por exemplo: ultravioleta: acelerar a fixação de resinas usadas na reparação de dentes; raios X: exame de radiografia; raios gama: radioterapia. 50% O estudante cita corretamente dois exemplos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, mas não indica ou indica equivocadamente uma aplicação tecnológica para cada tipo de radiação ou então cita corretamente apenas um exemplo e uma aplicação tecnológica. 0% O estudante não compreende que o comprimento de onda e a frequência são inversamente proporcionais e cita equivocadamente dois exemplos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, além de não indicar ou mesmo indicar de maneira incorreta uma aplicação tecnológica para cada tipo de radiação.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldades em classificar as radiações eletromagnéticas de acordo com sua frequência e identificar aplicações para cada tipo de radiação. Organize a turma em cinco grupos e peça que cada um deles realize uma pesquisa a respeito da aplicação dos tipos de radiação eletromagnética (radiação gama, raios X, ultravioleta, infravermelho e micro-ondas). Se possível, os estudantes podem entrevistar profissionais de áreas como física, odontologia, medicina, exploração de petróleo e agronomia, com o objetivo de questioná-los sobre como o uso de aparelhos que emitem radiações são úteis em seus trabalhos. Em seguida, os estudantes devem elaborar apresentações para a turma, discutindo as implicações do uso dessas radiações.

Ligamundo - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe a pele dos animais mostrados nas imagens.

Escreva um título para o Grupo 1 e outro título para o Grupo 2 combinado com a cobertura da pele de cada grupo.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais

Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Tipo de questão Aberta

Unidade 2

Grade de correção

100% O aluno escreveu corretamente o título de ambos os grupos. Possibilidades de respostas corretas: “Anfíbios e répteis” ou “Sem escamas e com escamas” para, respectivamente, grupos 1 e 2.

50% O aluno formulou resposta correta para apenas um dos grupos.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula figuras de diferentes animais. Em seguida, sugere-se que os alunos separem esses animais em diferentes grupos com base em características físicas externas, como, a presença de pelos, penas, escamas, etc.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas