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Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Você me entende?

Você acha que os sentidos são necessários para se comunicar com outras pessoas? Vamos fazer uma experiência para perceber isso melhor!

Primeira parte

• Forme uma dupla com um colega e tentem se comunicar sem usar a fala. Vocês podem desenhar, fazer mímicas ou usar outros recursos.

• Com os recursos escolhidos, tente fazer seu colega entender o que você está “dizendo”. Depois invertam os papéis.

Verificação

Agora que você e seu colega já experimentaram produzir e entender informações sem usar a fala, responda às questões.

Seu colega conseguiu entender tudo o que você “disse” ou somente uma parte? Qual informação ele não entendeu?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Sensações diferentes

Material

• Quatro pratos • Algodão • Colher de metal • Açúcar • Grãos de feijão • Creme hidratante • Guardanapos de papel

Como fazer

Coloque um pouco de creme hidratante no prato.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercício (pg. 182) - BY NC 3.0BR

• Converse com seus colegas e seu professor sobre como seus sentidos podem protegê-lo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios (pg. 122) - BY NC 3.0BR

Você já se perguntou de que é formado o corpo humano?

Resposta:

O corpo humano é formado de células.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Agora é com você (pg. 150) - BY NC 3.0BR

LEIA A TIRINHA A SEGUIR.

a) O QUE ACONTECEU COM A MAGALI?

b) SUBLINHE AS AÇÕES ABAIXO QUE DEVEM SER REALIZADAS ANTES DE SE INGERIR UM ALIMENTO

• LAVAR AS MÃOS ANTES DE QUALQUER REFEIÇÃO. • HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE CONSUMI-LOS. • VERIFICAR SE O ALIMENTO ESTÁ DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

Resposta:

a) Magali está se sentindo mal porque ingeriu uma fruta feita de cera.

b) O aluno deverá sublinhar as três afirmativas.

Professor, trace um paralelo entre a situação mostrada na tirinha e a ingestão de alimentos estragados, reforçando a importância de conhecer os alimentos que consumimos, bem como seu prazo de validade e as formas adequadas para conservá-lo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 132 - 133) - BY NC 3.0BR

Identifique qual é o órgão dos sentidos mais usado em cada situação.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para aprender: Os órgãos - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e, em duplas, apontem os nomes de alguns órgãos vitais. Veja o exemplo.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Utilizando os adesivos do acima, identifique como é o corpo humano por dentro e por fora.

a) Na imagem A, que estruturas você identifica no corpo do menino? Como elas estão organizadas?

b) E na imagem B? Quais estruturas estão representadas e como estão organizadas?

c) Você acha que o corpo de todas as pessoas é organizado dessa forma?

Resposta:

a) Espera-se que os alunos identifiquem o tronco, os braços, a cabeça, o cabelo, os olhos, as sobrancelhas, o nariz e a boca. A cabeça fica em cima do tronco; os braços e as pernas estão conectados a ele. Na cabeça, os olhos ficam voltados para a frente, acima do nariz e da boca. Ajude-os a perceber que essa organização é importante para que tudo funcione corretamente. Se a boca ficasse localizada em cima dos olhos, por exemplo, nossa visão poderia ser prejudicada quando comêssemos algo.

b) Espera-se que os alunos identifiquem alguns órgãos presentes na ilustração. Não há problema se eles não souberem nomear os órgãos neste momento; o objetivo da atividade é somente fazê-los perceber que o corpo é formado de várias partes organizadas. Na imagem, são mostrados: a traqueia, os brônquios, os pulmões, o coração, o estômago, o fígado, os intestinos, os rins, a vesícula biliar e o baço. Eles podem perceber vários tipos de organização: existem dois pulmões, localizados nas duas metades do corpo; o coração fica no meio dos pulmões; os órgãos digestórios ficam todos juntos no abdome; as estruturas respiratórias e cardiovasculares estão acima das estruturas digestórias, etc.

c) Espera-se que os alunos digam que sim. A organização interna e externa do corpo humano é comum para todas as pessoas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para aprender: Idade adulta (18 a 60 anos) - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA ATIVIDADE QUE PODE SER REALIZADA TANTO NA INFÂNCIA QUANTO NA FASE ADULTA.

A) TRABALHAR.

B) MORAR SOZINHO.

C) BRINCAR.

D) DIRIGIR.

Resposta:

 XC) BRINCAR.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 136) - BY NC 3.0BR

MARIANA VAI VIAJAR PARA A PRAIA NESTE FIM DE SEMANA E ESTÁ MONTANDO UMA LISTA DE CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA ESSE PASSEIO. AJUDE-A COMPLETANDO A LISTA COM AS PALAVRAS ABAIXO.

NÃO ESQUECER:_____________ ANTES DO PASSEIO.

LEVAR _____________ E ALIMENTOS, COMO E SANDUÍCHES SAUDÁVEIS.

LEVAR _____________, ÓCULOS DE SOL E .

LEVAR A _____________ E OUTROS BRINQUEDOS.

Resposta:

Dormir bem

água

frutas

protetor solar

boné

bola

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercício - Para aprender: Sistema urinário - BY NC 3.0BR

Agora, com um colega, responda às questões a seguir.

a) Cite dois motivos pelos quais a água é importante para o nosso corpo.

b) O que são as “pedras nos rins”? Como evitá-las? Se necessário, façam uma pesquisa sobre esse tema na internet, em livros, etc.

Resposta:

a) A água é importante para as funções de todas as células do corpo. Ela também permite que os nutrientes e o gás oxigênio sejam transportados pelo corpo e auxilia na regulação da temperatura.

b) Os cálculos renais, popularmente conhecidos como “pedras nos rins”, são cristais formados pelo acúmulo de substâncias, como cálcio e ácido úrico. As pedras formadas podem se alojar no centro dos rins ou descer pelos ureteres. Os cálculos renais causam dores muito fortes. Uma forma de prevenir a formação de cálculos é beber bastante água, porque ela evita o acúmulo de cristais e ajuda a dissolver os que existem, possibilitando sua eliminação pela urina. Mas pedras maiores, muitas vezes, precisam de intervenção cirúrgica para serem retiradas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercício - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Marque com um X a alternativa que contém a sequência de palavras que completam corretamente o texto abaixo.

O conjunto de órgãos que auxiliam o corpo na eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo é chamado de __________. Esse sistema é formado por órgãos como os __________. Os rins __________ o __________ que passa por eles, retirando os resíduos tóxicos. Os rins também ajudam a equilibrar a quantidade de água e sais minerais do corpo.



( a )

sistema urinário – sangue – filtram – rins. 

( b )

filtram – rins – sistema urinário – sangue. 

( c )

sistema urinário – rins – filtram – sangue. 

( d )

sistema urinário – rins – sangue – filtram.​

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Energia térmica, calor e temperatura - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

A fotografia abaixo mostra um ferreiro forjando uma barra de aço para confeccionar um portão.

Esse processo consiste em aquecer a barra de aço em uma chama ou em um braseiro até que fique rubra, para depois golpeá-la seguidas vezes com uma marreta até adquirir o formato desejado (processo denominado forja). Quando isso acontece, o ferreiro submerge imediatamente a barra em água fria, promovendo o seu resfriamento brusco (processo denominado têmpera). Os processos de forja e têmpera não somente moldam a barra de aço, como também, de modo geral, aumentam a sua resistência a choques mecânicos e a abrasão (característica denominada dureza).

Agora que você conhece um pouco sobre o processo de forja a quente, responda:

a. A extremidade rubra da barra de aço, a cabeça da marreta e a bigorna são compostas, basicamente, de átomos de ferro. Em qual desses corpos os átomos de ferro estão, em média, mais agitados? Qual desses corpos apresenta temperatura mais alta? Explique.

b. Suponha que tanto a cabeça da marreta quanto a bigorna estejam, em determinado momento, à mesma temperatura. Qual desses corpos tem maior energia térmica? Justifique.

Resposta:

a. A extremidade rubra da barra de aço apresenta maior temperatura, já que estava diretamente em contato com a chama ou o braseiro. Além disso, o fato de ela estar incandescente indica que se encontra a uma temperatura próxima do ponto de fusão (derretimento). Dessa maneira, podemos afirmar que seus átomos estão mais agitados que os átomos da cabeça da marreta ou da bigorna.

b. Como os dois corpos se encontram à mesma temperatura, seus átomos apresentam, em média, o mesmo grau de agitação térmica. Sendo assim, o corpo com maior quantidade de átomos (a bigorna) apresenta maior energia térmica.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Se o gelo é um material muito frio, por que os inuítes constroem seus iglus com blocos de gelo?

Resposta:

Os inuítes constroem seus iglus com blocos de gelo porque este é um material abundante nas regiões que habitam, apresenta boa resistência mecânica, é durável, é isolante térmico e, ao ser cortado em blocos de diferentes formas e tamanhos, possibilita diferentes arranjos.

Qualquer material da tabela que não seja metálico e cuja condutibilidade térmica seja cerca de dezenas de vezes maior que a do ar seria um bom material para compor ou revestir paredes de moradias, tanto em regiões quentes quanto em regiões frias. As vantagens seriam:

• manter o “calor dentro da casa” (na verdade, a energia térmica) quando as moradias se encontram em regiões frias, diminuindo o consumo de energia no aquecimento interno;

• manter o “calor do lado de fora da casa” (na verdade, a energia térmica) quando as moradias se encontram em regiões quentes, diminuindo o consumo de energia no resfriamento interno. Esclareça aos alunos que um isolante não isola do frio, como se diz coloquialmente, mas sim do calor.

A sensação de frio ocorre quando cedemos calor para o ambiente.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Energia térmica, calor e temperatura - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Imagine que você seja um especialista em restauração de objetos antigos e trabalhe em um antiquário. Certo dia, você recebe a incumbência de restaurar um antigo termômetro, retratado abaixo.

Ao observar o tubo de vidro que contém o álcool tingido de vermelho, você notou que a escala estava totalmente apagada. Com base na montagem experimental explanada anteriormente, você pôde perceber que é possível reconstruir uma escala com o auxílio de um termômetro novo que possua em casa. Depois de desmontar o aparelho antigo, você submerge o bulbo (reservatório inferior do termômetro, que contém grande parte do álcool) em água fria, a 10 °C (medidos com o termômetro novo), e aguarda a estabilização do nível da coluna de álcool. Em relação a uma régua de referência, que se encontra posicionada imediatamente acima do bulbo, esse nível se encontra a uma altura de 15 mm.

Em seguida, você tira o termômetro da água fria, espera um pouco (para que o termômetro não se rompa devido ao choque térmico), submerge o bulbo em água morna, a 40 °C (medidos com o termômetro novo), e aguarda mais uma vez a estabilização do nível da coluna de álcool. Em relação à mesma régua de referência, o nível sobe até uma altura de 45 mm.

a. Desenhe os dois pontos obtidos experimentalmente no gráfico a seguir, que relaciona as temperaturas (°C) usadas no procedimento com a altura atingida pela coluna de álcool (mm) no termômetro antigo.

b. No gráfico anterior, desenhe a reta que passa pelos dois pontos plotados entre as alturas 0 mm e 55 mm.

c. Com base na reta desenhada no item anterior, qual é a temperatura correspondente à altura de 35 mm? E qual é a altura da coluna de álcool correspondente à temperatura de 0 °C?

d. Considerando que a altura máxima medida no bulbo é 55 mm, quais são as temperaturas mínima e máxima que podem ser medidas com esse termômetro?

Resposta:

a. 

b.

c. 30 °C e 5 mm, respectivamente.

d. –5 °C e 50 °C.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Você já teve de tomar anestesia? As anestesias impedem, temporariamente, que as sensações percebidas pelos nervos cheguem até o encéfalo. Assim, não sentimos dor enquanto estamos anestesiados.

a) A anestesia age em que sistema do corpo humano para fazer efeito?

b) Que sentido, estudado neste módulo, fica temporariamente anulado no local onde é usada a anestesia?

Resposta:

a) Sistema nervoso.

b) O tato.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercício - Para aprender: O sistema nervoso e os sentidos - BY NC 3.0BR

Identifique na foto abaixo os órgãos e os respectivos sentidos. Siga o exemplo que já está na imagem.

Resposta:

Professor, comente com os alunos que as câmeras fotográficas imitam os olhos. O conjunto de lentes de uma câmera permite que a imagem seja projetada no fundo de sua caixa escura e os circuitos internos da máquina interpretam essa imagem, mostrando-a em uma tela.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Como é o seu dia? Será que é parecido com o dia de outros colegas da mesma idade que você?

Veja a seguir o que acontece em parte de um dia na vida do Wesley.

Troque ideias com o professor e os colegas e responda a questão.

Wesley fez uma refeição pela manhã e comeu um lanche no intervalo. Você acha que ele teria a mesma energia para praticar esportes se não tivesse comido?

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios (pg. 154) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SABIA QUE A DANÇA TAMBÉM PODE SER UMA MODALIDADE ESPORTIVA? QUE BENEFÍCIOS ESSA ATIVIDADE PODE TRAZER PARA A NOSSA SAÚDE?

Resposta:

Resposta pessoal. A dança esportiva ou dancesport é uma atividade que combina esporte e dança, permitindo aos participantes melhorar a aptidão física e o bem-estar mental. É dançada a dois (casal) e contempla dez ritmos de danças de salão. Há competições de adultos e de crianças.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Ao praticar natação, explique o que acontece com os seguintes sistemas de uma pessoa:

a) Sistema esquelético

b) Sistema muscular

c) Sistema cardiovascular

d) Sistema respiratório

e) Sistema nervoso

Resposta:

a. Os ossos se movimentam com os músculos e garantem a sustentação do corpo.

b. Os músculos se movimentam e demandam mais gás oxigênio e energia.

c. O sangue passa a circular mais rapidamente, para levar gás oxigênio e nutrientes para o corpo.

d. A respiração torna-se mais intensa, pois a demanda de gás oxigênio pelo corpo é maior.

e. O sistema nervoso envia para o corpo os comandos para que este se adapte à prática da atividade física.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para aprender: Os sistemas - BY NC 3.0BR

O que você acha que aconteceria se um desses sistemas parasse de funcionar?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercício - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

• Associe o nome do sistema à sua respectiva função.

1. Sistema cardiovascular

2. Sistema digestório

3. Sistema esquelético

4. Sistema muscular

5. Sistema nervoso

6. Sistema respiratório

(  ) Coordenação.

(  )  Digestão.

(  ) Movimentação.

(  )  Respiração.

(  )  Sustentação e proteção.

(  )  Transporte de substâncias.

Marque um X na sequência correta.



( a )

5 – 3 – 2 – 6 – 4 – 1. 

( b )

5 – 2 – 3 – 6 – 4 – 1. 

( c )

5 – 2 – 4 – 6 – 3 – 1. 

( d )

5 – 2 – 3 – 4 – 6 – 1.

Resposta:

5 Coordenação. 2 Digestão. 4 Movimentação. 6 Respiração. 3 Sustentação e proteção. 1 Transporte de substâncias.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para aprender: Infância (até 12 anos) - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO, QUE APRESENTA AS DIFERENTES FASES DA VIDA DE UM SER HUMANO.

CONTORNE DE VERMELHO A IMAGEM EM QUE A INFÂNCIA ESTÁ REPRESENTADA.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para aprender: Cuidados com o corpo - BY NC 3.0BR

PERGUNTE AOS SEUS RESPONSÁVEIS: SUA CARTEIRA DE VACINAÇÃO ESTÁ ATUALIZADA? 

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercício - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Com base no que você aprendeu neste capítulo, marque um X na afirmação correta.



( a )

O sangue é composto apenas de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

( b )

O sangue não participa das trocas gasosas no sistema respiratório.

( c )

O sangue é responsável pelo transporte de nutrientes, de gases e de outras substâncias no sistema cardiovascular.

( d )

Os batimentos cardíacos são, na realidade, os movimentos de contração e de relaxamento dos vasos sanguíneos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 144 - 145) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.

A) CONTORNE DE VERDE OS ALIMENTOS COM FUNÇÃO ENERGÉTICA.

B) CONTORNE DE AZUL OS ALIMENTOS COM FUNÇÃO CONSTRUTORA.

C) CONTORNE DE LARANJA OS ALIMENTOS COM FUNÇÃO REGULADORA.

Resposta:

A) Arroz, pão, milho, pizza, manteiga, macarrão.

B) Leite, queijo, manteiga, frango, feijão, ovo.

C) Melão, brócolis, banana, laranja, maçã, repolho.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios (pg. 156) - BY NC 3.0BR

• Você sabe de onde vêm os bebês?

Resposta:

Professor, comente com os alunos que existem algumas lendas para explicar a origem dos bebês, mas que, ao longo do módulo, serão trabalhados os aspectos biológicos do desenvolvimento e da reprodução humana.

Os bebês são gerados, de modo natural, pela junção da célula sexual masculina (espermatozoide) com a célula sexual feminina (óvulo).

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Você já reparou que os refrigeradores domésticos de ar são sempre instalados próximo ao teto, ao passo que os aquecedores são instalados próximo ao chão? Observe duas fotografias que mostram isso.

Por que esses aparelhos são instalados em posições tão diferentes? Justifique sua resposta com base nos diferentes mecanismos de transferência de calor que estudamos neste Módulo.

Resposta:

Os refrigeradores domésticos de ar são sempre instalados próximo ao teto porque o ar frio lançado por eles desce, uma vez que é mais denso que o ar do ambiente, resfriando o cômodo. Já os aquecedores são instalados próximo ao chão porque a porção de ar aquecida por eles sobe, por ser menos densa que o ar do ambiente, aquecendo o cômodo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios (pg. 334) - BY NC 3.0BR

Por que um esquimó constrói uma moradia de gelo, o iglu, mesmo em um clima tão frio?

Resposta:

Para sobreviver em uma região tão fria como o Ártico, seria esperado que o inuíte utilizasse materiais popularmente conhecidos como “quentes”, por exemplo, madeira e peles de animais. Esse conceito é equivocado, porque esses materiais não poderiam ser mais quentes do que o gelo, já que não produzem calor; se eles fossem utilizados, estariam aproximadamente à mesma temperatura que o gelo e o próprio ambiente (de acordo com o princípio do equilíbrio térmico). O gelo é um material de construção apropriado porque é abundante no Ártico e porque apresenta baixa condutividade térmica, ou seja, é um ótimo isolante térmico. Além disso, o gelo pode ser cortado em blocos de tamanhos e formatos variados, de modo a compor edificações sólidas e com adequada vedação aos ventos gelados que fazem a temperatura aparente ser inferior à temperatura ambiente (por causa do efeito da sensação térmica). É interessante notar que a pressão entre os blocos de gelo e as variações de temperatura entre o dia e a noite promovem a união solidária entre os blocos de gelo e as camadas de neve de assentamento dos blocos e de revestimento do iglu, compondo uma vedação bastante eficiente (fenômeno do regelo).

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Teste - BY NC 3.0BR

(Uece) A humanidade acaba de chegar ao meio de um caminho considerado sem volta rumo a mudanças climáticas de grande impacto. Um estudo divulgado pelo serviço britânico de Meteorologia mostrou que a temperatura média da Terra teve um aumento no período correspondente ao início da Revolução Industrial até os dias atuais. É a primeira vez que se registra um aumento dessa magnitude e se rompe o patamar de um flagrante desequilíbrio no planeta. A fonte predominante e a forma de transmissão dessa energia térmica que chega à Terra é, respectivamente,



( a )

o Sol e a convecção.

( b )

o efeito estufa e a irradiação.

( c )

o efeito estufa e a circulação atmosférica.

( d )

o Sol e a irradiação.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas