Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Preste atenção na ilustração.
Ela representa indígenas brasileiros observando o céu noturno.
Por que os indígenas olham para o céu? O que eles observam?
Eles estão observando a Lua e as estrelas no céu.
Conheça um pouco da sabedoria dos povos indígenas brasileiros.
O olhar do índio sob o céu brasileiro
[...] há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça! Eles observaram que os ciclos são influenciados pelos movimentos aparentes do Sol e da Lua ou pela posição de certas estrelas no céu. E não pararam por aí!
Notaram ainda que tais ciclos influenciam o comportamento dos seres vivos. Isto é, conforme a época do ano, por exemplo, as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam. A partir dessas observações, os indígenas procuraram definir o melhor momento para plantar e colher alimentos, caçar, pescar e até comemorar datas especiais. Então, criaram objetos com funções parecidas às dos nossos relógio e calendário para organizar tais atividades ao longo de seu ano!
[...]
O olhar do índio sob o céu brasileiro. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/o-olhar-do-indio-sob-o-ceu-brasileiro/. Acesso em: mar. 2020.
Agora responda:
No texto O olhar do índio sob o céu brasileiro, grife:
a) em amarelo, o trecho que fornece exemplos de fenômenos naturais que se repetem.
b) em verde, o trecho que cita como o comportamento dos seres vivos é influenciado pelos ciclos dos corpos celestes.
a) O trecho a ser grifado é: “o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça!”.
b) O trecho a ser grifado é: “as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam”
AS IMAGENS MOSTRAM COMO É A ROTINA DE UMA CRIANÇA.
OBSERVE AS ATIVIDADES REALIZADAS POR ELA NOS PERÍODOS DA MANHÃ, TARDE E NOITE, DE SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA.
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) EM QUAL PERÍODO DO DIA VOCÊ ACHA QUE A CRIANÇA VAI À ESCOLA: MANHÃ, TARDE OU NOITE? POR QUÊ?
B) E VOCÊ, EM QUAL PERÍODO DO DIA VAI À ESCOLA?
( ) MANHÃ ( ) TARDE
C) CONTORNE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM AS ATIVIDADES QUE VOCÊ TAMBÉM REALIZA NOS PERÍODOS DA MANHÃ, TARDE E NOITE.
D) CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR E RESPONDA:
• O QUE É DIFERENTE EM SUA ROTINA EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DA CRIANÇA REPRESENTADA NA IMAGEM?
• VOCÊ REALIZA ESSAS ATIVIDADES EM TODOS OS DIAS DA SEMANA?
ACOMPANHE A LEITURA DOS VERSOS.
OLHO REDONDO OLHO PUXADO NARIZ PONTUDO OU ARREBITADO
CABELO CRESPO CABELO LISO DENTE DE LEITE DENTE DE SISO
AGORA, ESCOLHA ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS DESCRITAS E REPRESENTE-AS NO ROSTO ABAIXO.
Resposta pessoal.
VOCÊ SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
DOMÍNIO PÚBLICO.
QUEM SABIA ASSOBIAR NO TRAVA-LÍNGUA?
O sabiá.
TANGRAM
NA CAIXA COM MATERIAL DE MATEMÁTICA HÁ UM QUEBRA-CABEÇA CHAMADO TANGRAM, CUJAS PEÇAS TÊM FORMAS GEOMÉTRICAS.
QUANTAS PEÇAS COMPÕEM O TANGRAM?
Sete peças.
CRIE UM CARTAZ COM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA. REÚNA-SE COM UM COLEGA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
OBSERVE NOVAMENTE AS PINTURAS DE MONDRIAN. CRIE UMA OBRA PARECIDA COM A DESSE ARTISTA UTILIZANDO AS BARRINHAS CUISENAIRE. DEPOIS, DESENHE SUA PRODUÇÃO.
CAMILA FARÁ UMA FESTA DO PIJAMA EM SUA CASA E CONVIDOU ALGUNS COLEGAS DA TURMA. PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO, ELA FEZ DUAS LISTAS. VEJA ABAIXO.
QUANTAS CRIANÇAS FORAM CONVIDADAS PARA A FESTA?
10 crianças.
UMA CLASSE DE 1º ANO FEZ UMA VOTAÇÃO PARA DESCOBRIR QUAIS ERAM SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS ENTRE CINCO OPÇÕES.
VEJA O RESULTADO:
REGISTRE A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA BRINQUEDO RECEBEU.
4 bolas – 6 carros – 4 bonecas – 5 bicicletas – 3 tabuleiros.
INFÂNCIA
ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?
SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.
COM OS COLEGAS, LOCALIZE NO TEXTO ALGUNS PARES DE RIMAS.
A atmosfera é composta de camadas com características diferentes. Elas vão desde a superfície até onde começa o espaço. Observe-as na imagem e leia as informações.
Agora responda:
a) Qual é a camada da atmosfera em que podemos ver aves voando, onde ocorrem as nuvens e sobrevoam os aviões?
b) O que há nesta camada que é indispensável para a vida dos seres vivos?
c) Cite dois exemplos de como a atmosfera pode ser um “escudo protetor” do planeta.
a) Troposfera.
b) A presença do gás oxigênio.
c) Bloqueia parte dos raios UV e desintegra parte dos meteoros que atingem o planeta.
Crie um objeto tridimensional que possa representar o planeta Terra. Para isso, você poderá usar qualquer material. Use a sua criatividade!
Professor, diga aos alunos que eles podem usar nesta atividade diversos materiais, como massinha, papel machê, isopor ou qualquer material reciclável.
Jogo da água
Objetivo
• Vencer o desafio e, assim, ser o primeiro jogador a alcançar a casa chegada.
Número de jogadores
• Dois a quatro
Material
• Um tabuleiro (Anexo 3)
• Um peão para cada jogador (Anexo 4)
• Um dado (Anexo 4)
• Cartas do Anexo 5
Regras
• Recorte o tabuleiro, os peões e o dado dos Anexos 3 e 4.
• Recorte as cartas do Anexo 5.
• Cada jogador coloca o seu peão na casa partida.
• O jogador que tirar o maior número no dado será o primeiro a jogar, seguido pelo jogador à esquerda, e assim por diante. • Após lançar o dado, cada jogador deve mover o peão de acordo com o número sorteado.
• Ao cair em uma casa com tubulação de água, o jogador avança para o topo da casa onde se encontra a outra parte da tubulação.
• Quando o jogador parar em uma cachoeira, terá que deslizar e voltar para a casa onde ela termina.
• Se o jogador cair em uma casa com formato de gota de água, deve tirar uma carta. Essa carta deve ser lida por outro jogador.
• Se o jogador acertar a resposta, ele jogará novamente. Se errar, ficará uma rodada sem jogar.
• O primeiro jogador a alcançar a casa chegada será o vencedor.
Anexo 3
Anexo 4
Anexo 5
O solo é moradia de muitos seres. Observe a imagem e responda às questões.
a) Quais são os animais representados na imagem que utilizam o solo para a sua sobrevivência e que podem ser observados a olho nu?
b) E que outros seres vivos representados na imagem podem ser encontrados sobre o solo?
c) Quais seres podem ser encontrados no solo e não podem ser vistos a olho nu?
a) A olho nu, pode-se observar pequenos animais, como formigas, minhocas, caracóis, tatuzinhos, centopeias, lesmas e joaninhas.
b) Plantas rasteiras, flores, cogumelos e microrganismos.
c) Microrganismos.
Você já reparou nas mudanças que ocorrem no céu ao longo do dia? E das semanas? Compartilhe com os colegas o que você observou.
Resposta pessoal. Os alunos deverão relatar fenômenos como ver o nascer e o pôr do Sol; ter ficado um dia inteiro ao ar livre e notar a chegada da noite; bem como observar as fases da Lua.
Observe a imagem e identifique os corpos celestes em: estrela, planeta e satélite natural.
CAMALEÃO
O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.
NA LETRA DA CANÇÃO, O CAMALEÃO MUDA DE COR QUANDO ESTÁ PERTO DE ALGUMA COISA COLORIDA. ELE FICOU ROXO E LILÁS QUANDO DEU BOM DIA PARA QUE FLOR?
Violeta.
VEJA A OBRA DE IVAN CRUZ E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) USE O LÁPIS AZUL E CONTORNE DUAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ JÁ REALIZOU.
B) UTILIZE O LÁPIS VERMELHO E CONTORNE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ AINDA NÃO REALIZOU, MAS GOSTARIA DE REALIZAR.
REGISTRE COM DESENHOS O QUE ACONTECE NO TRAVA-LÍNGUA.
Resposta pessoal.
COM A AJUDA DE UM COLEGA, DESCUBRA QUAIS PALAVRAS ESTÃO FALTANDO NOS VERSOS DA CANTIGA E COMPLETE-OS.
COMO PODE UM _________ VIVO
VIVER FORA DA _________ FRIA?
_________ PODE UM PEIXE_________
VIVER _________ DA ÁGUA _________ ?
peixe / água / como / vivo / fora / fria.
OBSERVE O VARAL DE NÚMEROS DE 1 A 30 E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ANTES DO 11.
B) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ENTRE 6 E 13.
C) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ENTRE 19 E 30.
D) EXISTEM NÚMEROS DEPOIS DO 30? SE ACHAR QUE EXISTEM, ESCREVA TRÊS NÚMEROS QUE VENHAM LOGO DEPOIS DO 30.
E) EXISTE ALGUM NÚMERO ANTES DO 1? SE EXISTIR, QUAL É ESSE NÚMERO?
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. b) 7, 8, 9, 10, 11 e 12.
c) 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29.
d) Sim. Os números são 31, 32 e 33.
e) Como não há o zero no varal, talvez os alunos digam que não. Caso algum aluno diga que sim, explore o fato de o zero ser o ponto de origem da reta
PINTE, NA MALHA QUADRICULADA, O NÚMERO DE QUADRADINHOS DE ACORDO COM O COMPRIMENTO DE CADA BARRA. EM SEGUIDA, REGISTRE A QUANTIDADE DE QUADRADINHOS PINTADA.
Branca = 1 quadradinho.
Vermelha = 2 quadradinhos.
Verde-clara = 3 quadradinhos.
Lilás = 4 quadradinhos.
Amarela = 5 quadradinhos.
Verde-escura = 6 quadradinhos.
Preta = 7 quadradinhos.
Marrom = 8 quadradinhos.
Azul = 9 quadradinhos.
Laranja = 10 quadradinhos.
OBSERVE AS IMAGENS E REGISTRE A QUANTIDADE DE CRIANÇAS BRINCANDO EM CADA CENA.
a) 4
b) 6
c) 5
d) 7
COPIE NA TABELA O NOME DAS QUATRO BRINCADEIRAS QUE MAIS APARECEM NA LISTA. REGISTRE TAMBÉM QUANTOS ALUNOS AS ESCOLHERAM.
OBSERVE A SEQUÊNCIA DE MENINAS PALITO.
AGORA, DESENHE A PRÓXIMA MENINA DESSA SEQUÊNCIA COM A POSIÇÃO CORRETA DAS MÃOS.
Oriente os alunos a observar a imagem da sequência das meninas. Pergunte o que percebem e verifique se identificaram o que se repete. A sequência possibilita a percepção de diferentes regularidades:
• O que é sempre igual na sequência?
• O que muda de um elemento para o outro?
• Qual seria o próximo elemento? Por quê?
Depois de exploradas diferentes regularidades (posição das mãos, tipo de roupa, arranjo no cabelo, tipo de sapato – essas são as regularidades que, geralmente, as crianças observam), chame a atenção para o posicionamento do corpo e de suas partes, mãos e pés, para que eles observem que a posição destes últimos, diferentemente das mãos, quase não se altera. É importante que os alunos identifiquem a sequência de movimentos apenas das mãos para compor o registro. A próxima menina é a que está com as mãos para cima.
• Qual é a melhor maneira de lançar seu foguete de papel para que ele alcance a maior distância? Escreva a sua hipótese.
Material
• Foguete de papel construído na seção Mão na massa
• Uma fita métrica
Procedimento
1. No local indicado por seu professor, sopre fortemente o canudo para lançar o foguete para longe. Teste um dos ângulos de lançamento, conforme a figura abaixo.
2. Meça a distância entre você e onde o foguete caiu e anote na tabela.
3. Faça mais dois lançamentos, variando o ângulo de lançamento. Anote a distância na tabela.
Agora responda:
Houve diferença entre a distância alcançada pelo foguete ao variar o ângulo de lançamento?
( ) Sim
( ) Não
Resposta pessoal.
(X) Sim
Analise as imagens a seguir e responda ao que se pede.
a) Existe água em quais dos ambientes mostrados? Justifique sua resposta.
b) Em qual imagem é mostrada a água disponível para o consumo humano? Justifique sua resposta.
a) Existe água nas três imagens. Água do mar, do rio e, na imagem C, ela aparece nas nuvens e na forma de vapor (invisível na atmosfera).
b) Na imagem B. Na imagem A, a água é salgada e, na imagem C, a água está na atmosfera.
Siga as orientações do professor e complete o esquema selecionando as palavras a seguir.
água – atmosfera – fotografias – Lua – mapa – planeta – Sol
Leia o texto para responder à questão.
A cumbuca de ouro e os marimbondos
Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou, foi gritando:
— Ó, compadre! Fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!
O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo e gritou:
— Fecha a janela, compadre!
Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar. O ricaço gritava então:
— Ó, compadre, abra a porta!
Ao que o outro respondia:
— Deixe-me, que os marimbondos estão me matando!
E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.
LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 125-126.
Glossário Cumbuca – vaso feito de fruto da cuieira, em cuja parte superior se faz um furo. Mocambo – habitação precária; barraco; casebre.
Qual é o conflito da narrativa?
Um personagem é rico e o outro, pobre.
A casa do pobre está cheia de marimbondos.
O pobre encontra uma cumbuca de ouro.
O rico joga a casa de marimbondos dentro da casa do compadre pobre.
O conflito principal da narrativa é o fato de a cumbuca oferecer ouro ao pobre e marimbondos ao rico. É possível perceber o conflito no trecho “Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza.”.
Nível: intermediário
Objetivos operacionais: identificar o conflito principal da narrativa; ler e interpretar conto popular em prosa.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas