Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
INTRODUÇÃO À FÍSICA
Questão 1 Tema: Vetores
A figura representa, com certa distribuição, vetores .
Autoria própria
Podemos afirmar que:
Resposta: C Apontador: OBC 2018 Fase 1 Q3
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem conhecimento sobre o tema. C) CORRETA – Basta usar o método da poligonal para identificar a soma vetorial apresentada na imagem. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa baseia-se, equivocadamente, em que a figura representa 2 vezes um mesmo vetor.
ECOLOGIA
Questão 1 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024. O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos. Nos sete primeiros meses deste ano, mais de 5 milhões e 700 mil hectares foram queimados, um crescimento de 92%, em relação a 2023. Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins lideram os focos de queimadas. Em Mato Grosso, por exemplo, o aumento chega a 646%, passando de 1400, no ano passado, para quase 10 mil e 700, neste ano. Já houve crescimento de 415%, um salto de 1200, em 2023, para 6 mil e 200, em 2024. O Brasil vive a pior seca da história, inclusive, com o agravamento de incêndios em diversas regiões.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-09/brasil-registra-aumento-de-104-nos-focos-de-queimadas-em-2024#:~:text=O%20Brasil%20est%C3%A1%20prestes%20a,%25%2C%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202023.
O texto faz referência a alguns biomas brasileiros que vem sofrendo com as queimadas em 2024 e entre esses biomas podemos citar a(o)
A Mata atlântica que abrange o estado do Tocantins, e parte do Mato Grosso.
A Caatinga encontrada no estado do Pará com clima semiárido e altas temperaturas durante o ano todo.
O Amazônico que possui solo arenoso com uma camada de matéria orgânica depositada sobre ele.
O Cerrado que necessita de constantes queimadas para a manutenção de sua fitofisionomia, por isso o sofrimento desse bioma com as queimadas não ocorre.
O Pantanal, responsável pela maior reserva de água doce do país. A diminuição dos recursos hídricos nessa região ameaça a permanência da fauna local.
Resposta: C Apontador: USP 2022 2 fase Questão 1; Unicamp 2022 2 fase Questão 11
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a localização da Mata Atlântica que está situada na costa leste, sudeste e sul do Brasil.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não tem conhecimento sobre a abrangência do bioma caatinga, apesar da descrição climática estar correta. Esse bioma está presente no Nordeste do Brasil e não no Norte.
C) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa possui o conhecimento geográfico e fitofisionômico sobre o bioma e a sua associação com o solo pobre mantido pela matéria orgânica depositada sobre ele.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o bioma cerrado, interpretando que as queimadas não são deletérias para o bioma, pois o cerrado é marcado por queimadas que ocorrem de forma natural, que o mantem com suas características próprias.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o pantanal, concluindo de forma equivocada que esse bioma é responsável pela reserva de água doce do país.
NÚMEROS DO ÁTOMO E SEMELHANÇAS ATÔMICAS
Questão 1 Tema: Semelhanças Atômicas (isótopos, isóbaros, isótonos e Isoeletrônicos)
China localiza presença do raro isótopo hélio-3 no lado oculto da Lua
O hélio-3 é um isótopo escasso na Terra, mas depois do lançamento da sonda chinesa, foi descoberto um minério que contém partículas de hélio-3. A ida da nova sonda no lado oculto da Lua levanta a possibilidade de haver uma grande jazida na Lua. O hélio-3 pode ser uma alternativa limpa de combustível, proporcionando energia nuclear de forma mais segura e eficiente.
China localiza presença do raro isótopo hélio-3 no lado oculto da Lua. Disponível em: https://horadopovo.com.br/china-localiza-presenca-do-raro-isotopo-helio-3-no-lado-oculto-da-lua/. Acesso em: 19 ago. 2024 (adaptado).
A diferença entre a espécie encontrada pelos chineses e a espécie encontrada na Terra está no
número atômico.
número de prótons.
número de elétrons.
número de oxidação.
número de nêutrons.
Resposta: E Apontador: USP 1981 – Fase 1 – Questão 29 | ID 130761
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O número atômico de um elemento é definido pelo número de prótons no núcleo. Como o hélio-3 e o hélio-4 são isótopos do mesmo elemento, ambos possuem o mesmo número atômico, que é 2. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Assim como o número atômico, o número de prótons é uma característica que define o elemento químico. Tanto o hélio-3 quanto o hélio-4 possuem 2 prótons. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em átomos neutros, o número de elétrons é igual ao número de prótons. Portanto, o hélio-3 também tem 2 elétrons, assim como o hélio-4. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O número de oxidação está relacionado ao número de elétrons ganhados ou perdidos após por um átomo ao formar um composto químico. Para o hélio, que é um gás nobre, o número de oxidação é tipicamente 0. E) CORRETA. O texto trata sobre a descoberta de um isótopo do elemento hélio na Lua. Isótopos são átomos de um mesmo elemento químico que possuem o mesmo número atômico (ou seja, o mesmo número de prótons) mas diferem no número de nêutrons em seus núcleos. Essa diferença no número de nêutrons resulta em massas atômicas distintas para os isótopos. No caso do hélio, o isótopo mais comum na Terra é o hélio-4, que tem 2 prótons e 2 nêutrons. Já o hélio-3, que foi descoberto na Lua, tem 2 prótons e apenas 1 nêutron.
LEIS PONDERAIS
Questão 1 Tema: Lei de Lavoisier
Em seus trabalhos, Lavoisier investigou um fenômeno conhecido desde muito tempo antes: vários metais, quando aquecidos, podem perder suas características metálicas, transformando-se em um tipo de “cal” e, nesse processo, o peso final é maior do que o peso inicial.
MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C. P. Lavoisier e a Conservação da Massa. Disponível em: https://bit.ly/3yY1oO2. Acesso em: 22 ago. 2024 (adaptado).
A diferença de peso observada no fenômeno investigado por Lavoisier está relacionada com a
decomposição do metal em vapor.
formação de um sal derivado do metal.
reação do metal com a chama do fogo.
fusão do metal mediante o aquecimento.
combinação do metal com o oxigênio do ar.
Resposta: E Apontador: UNICAMP 1999 – Fase 2 – Questão 3
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A decomposição de um metal em vapor não explicaria o aumento de peso. Na verdade, se o metal se decompusesse em vapor, a massa total deveria diminuir ou, na melhor das hipóteses, permanecer constante se todo o vapor fosse coletado. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A formação de um sal geralmente ocorre em uma reação entre um metal e um ácido ou uma base, não com o oxigênio do ar. Além disso, a formação de um sal não foi o foco das investigações de Lavoisier em relação ao aumento de massa. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A reação com a chama em si não explica o aumento de massa. A chama serve apenas como uma fonte de calor que facilita a reação entre o metal e o oxigênio do ar. A interação principal que causa o aumento de massa é com o oxigênio, não diretamente com a chama. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A fusão do metal (passagem do estado sólido para o líquido) não altera a massa do metal. A mudança de estado físico não envolve ganho de massa, mas apenas a mudança de forma do material. E) CORRETA. O trecho comenta sobre as investigações de Lavoisier a respeito do processo pelo qual certos metais, ao serem aquecidos, apresentavam aumento de massa. Lavoisier descobriu que o aumento de massa se devia à reação do metal com o oxigênio presente no ar, formando óxidos metálicos. Essa combinação adiciona massa ao metal original, explicando o aumento de peso observado por Lavoisier.
NÚMEROS DO ÁTOMO E SEMELHANÇAS ATÔMICAS
Questão 1 Tema: Semelhanças Atômicas (isótopos, isóbaros, isótonos e Isoeletrônicos)
China localiza presença do raro isótopo hélio-3 no lado oculto da Lua
O hélio-3 é um isótopo escasso na Terra, mas depois do lançamento da sonda chinesa, foi descoberto um minério que contém partículas de hélio-3. A ida da nova sonda no lado oculto da Lua levanta a possibilidade de haver uma grande jazida na Lua. O hélio-3 pode ser uma alternativa limpa de combustível, proporcionando energia nuclear de forma mais segura e eficiente.
China localiza presença do raro isótopo hélio-3 no lado oculto da Lua. Disponível em: https://horadopovo.com.br/china-localiza-presenca-do-raro-isotopo-helio-3-no-lado-oculto-da-lua/. Acesso em: 19 ago. 2024 (adaptado).
A diferença entre a espécie encontrada pelos chineses e a espécie encontrada na Terra está no
número atômico.
número de prótons.
número de elétrons.
número de oxidação.
número de nêutrons.
Resposta: E Apontador: USP 1981 – Fase 1 – Questão 29 | ID 130761
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O número atômico de um elemento é definido pelo número de prótons no núcleo. Como o hélio-3 e o hélio-4 são isótopos do mesmo elemento, ambos possuem o mesmo número atômico, que é 2. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Assim como o número atômico, o número de prótons é uma característica que define o elemento químico. Tanto o hélio-3 quanto o hélio-4 possuem 2 prótons. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em átomos neutros, o número de elétrons é igual ao número de prótons. Portanto, o hélio-3 também tem 2 elétrons, assim como o hélio-4. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O número de oxidação está relacionado ao número de elétrons ganhados ou perdidos após por um átomo ao formar um composto químico. Para o hélio, que é um gás nobre, o número de oxidação é tipicamente 0. E) CORRETA. O texto trata sobre a descoberta de um isótopo do elemento hélio na Lua. Isótopos são átomos de um mesmo elemento químico que possuem o mesmo número atômico (ou seja, o mesmo número de prótons) mas diferem no número de nêutrons em seus núcleos. Essa diferença no número de nêutrons resulta em massas atômicas distintas para os isótopos. No caso do hélio, o isótopo mais comum na Terra é o hélio-4, que tem 2 prótons e 2 nêutrons. Já o hélio-3, que foi descoberto na Lua, tem 2 prótons e apenas 1 nêutron.
TERMOLOGIA
Questão 1 Tema: Termometria
Turistas norte-americanos que se encontram no Brasil, podem utilizar uma expressão matemática que lhes forneça o valor da temperatura na escala Fahrenheit (θF) a partir do valor na escala Celsius (θC) para essa mesma temperatura
Qual seria uma expressão correta e possível?.
θF = 0,6 · θC - 32
θF = 0,6 · θC + 3,6
θF = 0,6 · θC + 32
θF = 1,8 · θC + 6,4
θF = 1,8 · θC + 32
Resposta: E Apontador: OBC 2017 Fase 1 Q8
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, mantém o sinal negativo do número 32. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, também calcula 32/9 (= 3,6). C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8). D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 32/5 (= 6,4). E) CORRETA – Pode-se seguir o raciocínio:
CINEMÁTICA
Questão 1 Tema: Movimento Retilíneo e Uniforme
Durante um teste drive, um automóvel percorre uma rodovia retilínea e sua velocidade escalar v é registrada em função de sua distância percorrida, marcada no odômetro. A figura a seguir representa essa situação.
Considere que as mudanças de velocidade foram instantâneas.
Esse mesmo automóvel, em um único movimento retilíneo e uniforme, partiria e chegaria nos mesmos pontos inicial e final nos mesmos instantes se sua velocidade escalar, em km/h, fosse
8,3.
20,0.
25,0.
40,0.
41,7.
Resposta: B Apontador: ITA 2017 – Fase única – Q14
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética das velocidades escalares. B) CORRETA – Essa velocidade escalar V deve ser igual à velocidade escalar média vm.
C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a soma das velocidades escalares. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o deslocamento escalar do automóvel foi de 4 km. E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética dos módulos das velocidades escalares.
Os seres vivos se alimentam
A alimentação é importante para os seres vivos obterem a energia necessária para suas atividades diárias. Entre essas atividades estão desde manter o organismo vivo até buscar presas ou parceiros para a reprodução, por exemplo.
Assim, os seres vivos podem ser classificados de acordo com a forma como obtêm alimento. As plantas, por exemplo, produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese, um processo que utiliza a energia do Sol.
Já os animais não fazem fotossíntese e precisam se alimentar de outros seres vivos para conseguir os nutrientes necessários à sua sobrevivência. A maioria dos animais explora o ambiente em busca de alimentos adequados à sua dieta.
Há animais herbívoros, que se alimentam apenas de plantas, e animais carnívoros, que se alimentam de carne. Há também animais que se alimentam tanto de plantas quanto de carne, por exemplo, e são chamados de onívoros. Há ainda animais que se alimentam do néctar das flores, como o beija-flor e a abelha, de sangue, como alguns mosquitos e morcegos, e até de fezes, como alguns besouros.
Agora, pense sobre sua dieta. Que tipo de alimentação você tem?
Professor, converse com os alunos de modo que percebam que, embora existam hábitos alimentares diversos, a maioria dos seres humanos é onívora.
Sabendo que cada tipo de dentição é uma adaptação a um hábito alimentar, analise as imagens e escreva qual a dieta seguida por cada ser vivo.
A) Alimenta-se de carne.
B) Alimenta-se de plantas.
C) Alimenta-se de carnes e plantas.
• Marque um X na alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação às plantas.
A plantas utilizam a energia do Sol para produzir seu alimento.
As plantas são seres herbívoros.
As plantas são seres carnívoros.
As plantas não precisam se alimentar.
Ligue o alimento à função dos nutrientes que ele contém em maior quantidade.
Você sabe para onde vão os alimentos que comemos?
Os alimentos passam por transformações dentro do organismo e são quebrados em partes menores, que serão absorvidas pelas células.
Observe as imagens a seguir.
Todas as pessoas mostradas nas imagens acima estão respirando?
Sim. Tanto na imagem A quanto na imagem B as pessoas estão respirando durante suas atividades.
Você já se perguntou por que o ritmo da respiração fica acelerado quando uma pessoa realiza uma atividade física intensa? Converse com os colegas e o professor.
CINEMÁTICA
Questão 1 Tema: Movimento Retilíneo e Uniforme
Durante um teste drive, um automóvel percorre uma rodovia retilínea e sua velocidade escalar v é registrada em função de sua distância percorrida, marcada no odômetro. A figura a seguir representa essa situação.
Considere que as mudanças de velocidade foram instantâneas.
Esse mesmo automóvel, em um único movimento retilíneo e uniforme, partiria e chegaria nos mesmos pontos inicial e final nos mesmos instantes se sua velocidade escalar, em km/h, fosse
8,3.
20,0.
25,0.
40,0.
41,7.
Resposta: B Apontador: ITA 2017 – Fase única – Q14
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética das velocidades escalares. B) CORRETA – Essa velocidade escalar V deve ser igual à velocidade escalar média vm.
C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a soma das velocidades escalares. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o deslocamento escalar do automóvel foi de 4 km. E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética dos módulos das velocidades escalares.
TERMOLOGIA
Questão 1 Tema: Termometria
Turistas norte-americanos que se encontram no Brasil, podem utilizar uma expressão matemática que lhes forneça o valor da temperatura na escala Fahrenheit (θF) a partir do valor na escala Celsius (θC) para essa mesma temperatura.
Qual seria uma expressão correta e possível?
θF = 0,6 · θC - 32
θF = 0,6 · θC + 3,6
θF = 0,6 · θC + 32
θF = 1,8 · θC + 6,4
θF = 1,8 · θC + 32
Resposta: E Apontador: OBC 2017 Fase 1 Q8
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, mantém o sinal negativo do número 32. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, também calcula 32/9 (= 3,6). C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8). D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 32/5 (= 6,4). E) CORRETA – Pode-se seguir o raciocínio:
ECOLOGIA
Questão 1 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024. O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos. Nos sete primeiros meses deste ano, mais de 5 milhões e 700 mil hectares foram queimados, um crescimento de 92%, em relação a 2023. Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins lideram os focos de queimadas. Em Mato Grosso, por exemplo, o aumento chega a 646%, passando de 1400, no ano passado, para quase 10 mil e 700, neste ano. Já houve crescimento de 415%, um salto de 1200, em 2023, para 6 mil e 200, em 2024. O Brasil vive a pior seca da história, inclusive, com o agravamento de incêndios em diversas regiões.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-09/brasil-registra-aumento-de-104-nos-focos-de-queimadas-em-2024#:~:text=O%20Brasil%20est%C3%A1%20prestes%20a,%25%2C%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202023.
O texto faz referência a alguns biomas brasileiros que vem sofrendo com as queimadas em 2024 e entre esses biomas podemos citar a(o)
Mata atlântica que abrange o estado do Tocantins, e parte do Mato Grosso.
A Caatinga encontrada no estado do Pará com clima semiárido e altas temperaturas durante o ano todo.
O Amazônico que possui solo arenoso com uma camada de matéria orgânica depositada sobre ele.
O Cerrado que necessita de constantes queimadas para a manutenção de sua fitofisionomia, por isso o sofrimento desse bioma com as queimadas não ocorre.
Pantanal, responsável pela maior reserva de água doce do país e onde a diminuição dos recursos hídricos ameaça a permanência da fauna local.
Resposta: C Apontador: USP 2022 2 fase Questão 1; Unicamp 2022 2 fase Questão 11
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a localização da Mata Atlântica que está situada na costa leste, sudeste e sul do Brasil.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não tem conhecimento sobre a abrangência do bioma caatinga, apesar da descrição climática estar correta. Esse bioma está presente no Nordeste do Brasil e não no Norte.
C) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa possui o conhecimento geográfico e fitofisionômico sobre o bioma e a sua associação com o solo pobre mantido pela matéria orgânica depositada sobre ele.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o bioma cerrado, interpretando que as queimadas não são deletérias para o bioma, pois o cerrado é marcado por queimadas que ocorrem de forma natural, que o mantem com suas características próprias.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o pantanal, concluindo de forma equivocada que esse bioma é responsável pela reserva de água doce do país.
LEIS PONDERAIS
Questão 1 Tema: Lei de Lavoisier
Em seus trabalhos, Lavoisier investigou um fenômeno conhecido desde muito tempo antes: vários metais, quando aquecidos, podem perder suas características metálicas, transformando-se em um tipo de “cal” e, nesse processo, o peso final é maior do que o peso inicial.
MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C. P. Lavoisier e a Conservação da Massa. Disponível em: https://bit.ly/3yY1oO2. Acesso em: 22 ago. 2024 (adaptado).
A diferença de peso observada no fenômeno investigado por Lavoisier está relacionada com a
decomposição do metal em vapor.
formação de um sal derivado do metal.
reação do metal com a chama do fogo.
fusão do metal mediante o aquecimento.
combinação do metal com o oxigênio do ar.
Resposta: E Apontador: UNICAMP 1999 – Fase 2 – Questão 3
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A decomposição de um metal em vapor não explicaria o aumento de peso. Na verdade, se o metal se decompusesse em vapor, a massa total deveria diminuir ou, na melhor das hipóteses, permanecer constante se todo o vapor fosse coletado. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A formação de um sal geralmente ocorre em uma reação entre um metal e um ácido ou uma base, não com o oxigênio do ar. Além disso, a formação de um sal não foi o foco das investigações de Lavoisier em relação ao aumento de massa. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A reação com a chama em si não explica o aumento de massa. A chama serve apenas como uma fonte de calor que facilita a reação entre o metal e o oxigênio do ar. A interação principal que causa o aumento de massa é com o oxigênio, não diretamente com a chama. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A fusão do metal (passagem do estado sólido para o líquido) não altera a massa do metal. A mudança de estado físico não envolve ganho de massa, mas apenas a mudança de forma do material. E) CORRETA. O trecho comenta sobre as investigações de Lavoisier a respeito do processo pelo qual certos metais, ao serem aquecidos, apresentavam aumento de massa. Lavoisier descobriu que o aumento de massa se devia à reação do metal com o oxigênio presente no ar, formando óxidos metálicos. Essa combinação adiciona massa ao metal original, explicando o aumento de peso observado por Lavoisier.
ASTRONÁUTICA 2
Questão 1 Tema: Propelente e velocidade
Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.
Qual é a importância dessa forma de 8?
Menor tempo de viagem.
É um dos formatos de elipse.
Menor consumo de combustível.
O valor do momento linear manter-se constante.
O valor do momento angular manter-se constante.
Resposta: C
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.
ASTRONÁUTICA 2
Questão 1 Tema: Propelente e velocidade
Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.
Qual é a importância dessa forma de 8?
Menor tempo de viagem.
É um dos formatos de elipse.
Menor consumo de combustível.
O valor do momento linear manter-se constante.
O valor do momento angular manter-se constante.
Resposta: C
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.
INTRODUÇÃO À FÍSICA
Questão 1 Tema: Vetores
A figura representa, com certa distribuição, vetores .
Autoria própria
Podemos afirmar que:
Resposta: C Apontadores: OBC 2018 Fase 1 Q3
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem conhecimento sobre o tema. C) CORRETA – Basta usar o método da poligonal para identificar a soma vetorial apresentada na imagem. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa baseia-se, equivocadamente, em que a figura representa 2 vezes um mesmo vetor.
Observe as imagens a seguir e responda às questões.
Como os seres vivos mostrados nas fotografias obtêm alimento?
Converse com os alunos de modo que percebam que todos os seres mostrados estão obtendo alimento, que será convertido na energia necessária para se manterem vivos.
O gafanhoto come somente plantas; os mamíferos (como os cães), quando são filhotes se alimentam de leite; os leões comem apenas carne de outros animais; as plantas produzem seu próprio alimento consumindo água, nutrientes do solo e utilizando a energia do Sol.
Agora você é o detetive das doenças! A quais doenças se referem os sintomas a seguir? Identifique-as.
a) Dor de cabeça, dor na face, coriza e congestão decorrentes da inflamação nos ossos das vias aéreas. Doença:_____________________________.
b) Tosse com muco e falta de ar causados pela inflamação dos brônquios. Doença: _____________________________.
c) Catarro, febre, calafrios e dificuldade para respirar causados pelo acúmulo de líquido ou pus nos pulmões. Doença: _____________________________.
a) Sinusite.
b) Bronquite.
c) Pneumonia.
As araras-azuis
As araras-azuis se alimentam das castanhas retiradas de cocos de duas espécies de palmeira: acuri e bocaiuva. Para fazer os ninhos, elas aumentam pequenas cavidades no tronco das árvores.
Aos 7 anos a arara-azul começa sua própria família. Em média, a fêmea tem dois filhotes, mas, na maioria dos casos, só um sobrevive (o mais forte e saudável). Na época de incubação, ovos são predados por gralhas e tucanos, entre outras aves, ou por algumas espécies de mamíferos, como o gambá.
Os filhotes nascem frágeis e são alimentados pelos pais até os seis meses.
Correm risco de vida até completarem 45 dias, pois não conseguem se defender de baratas, formigas ou outras aves que invadem o ninho.
Somente com três meses de vida, quando o corpo está todo coberto por penas, se aventuram em seus primeiros voos.
Fonte de pesquisa: WWF BRASIL. Arara-azul. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2018.
Na maioria das vezes, apenas um filhote de arara-azul sobrevive. Sublinhe no texto os trechos que explicam por que isso acontece.
Na época de incubação, ovos são predados por gralhas e tucanos, entre outras aves, ou por algumas espécies de mamíferos, como o gambá.
Os filhotes nascem frágeis e são alimentados pelos pais até os seis meses.
Correm risco de vida até completarem 45 dias, pois não conseguem se defender de baratas, formigas ou outras aves que invadem o ninho.
• Os golfinhos são mamíferos que vivem em ambiente marinho. Sobem constantemente à superfície para respirar porque têm pulmões, e não brânquias, como os peixes.
Leia as alternativas a seguir e escolha a única afirmação ERRADA a respeito do tema
Os golfinhos necessitam ir até a superfície para respirar porque têm pulmões.
Os peixes retiram gás oxigênio da água.
Os golfinhos utilizam os pulmões para retirar gás oxigênio da água.
Apesar de viverem no mar, os golfinhos não possuem brânquias.
Você já ajudou as pessoas da sua casa no preparo de uma refeição, como mostra a fotografia desta página? Conte como foi.
Resposta pessoal.
Crianças devem ser ensinadas a identificar “comida de verdade”, diz OPAS
[...].
Para a OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a base da alimentação deve ser composta por alimentos in natura e minimamente processados. Alimentos in natura são os obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite.
Alimentos minimamente processados são produtos in natura que foram submetidos a alterações irrisórias [pequenas]. São os grãos secos polidos ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.
Os alimentos processados — queijo, pães, geleias, frutas em calda, entre outros — são relativamente simples, fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário, como óleo, a um alimento in natura ou processado em menor medida. Devem ser consumidos em pequenas quantidades e como ingredientes ou parte de refeições baseadas em produtos naturais ou minimamente processados.
Outro hábito fundamental, segundo a OPAS, é evitar as comidas ultraprocessadas, fortemente associadas a sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Entre esses alimentos, estão vários tipos de biscoitos, sorvetes, misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, salgadinhos “de pacote”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas.
ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas. Crianças devem ser ensinadas a identificar “comida de verdade”, diz OPAS. ONU-BR, 27 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2018.
Com um colega, pesquise outros tipos de alimento ultraprocessado. Descubra a partir de quais alimentos in natura eles são feitos e registrem no caderno as informações encontradas.
O que as pessoas da imagem estão fazendo?
Estão participando de uma prova de heptatlo olímpico.
Nicole reproduziu em casa um experimento que aprendeu na escola. Primeiro, pegou dois saquinhos e colocou alguns biscoitos dentro deles. Em um dos sacos, ela triturou os biscoitos e, no outro, deixou os biscoitos inteiros. Por fim, acrescentou água aos dois saquinhos, os fechou e chacoalhou bem. Depois de um tempo, Nicole e sua mãe viram que os biscoitos que haviam sido triturados se dissolveram mais do que os que estavam inteiros.
De acordo com o que foi descrito, marque a alternativa que relaciona corretamente o experimento com o processo da digestão.
Os biscoitos quebrados representam a mastigação e a água representa a saliva, por isso eles demoraram mais para se dissolver.
Os biscoitos inteiros dissolveram-se mais rapidamente, pois a água representa a saliva.
Os biscoitos quebrados imitaram a ação dos dentes e a água imitou a ação da saliva, por isso esses biscoitos dissolveram-se mais rapidamente.
Os biscoitos quebrados e dentro da água não representam a digestão mais rápida
a. Os biscoitos quebrados se dissolveram mais rapidamente na água.
b. Os biscoitos quebrados se dissolveram mais rápido.
d. Ao contrário, esses tiveram a digestão mais rápida.
Condução térmica
Nesta atividade, vamos verificar o fenômeno da condução térmica.
Material
• 1 pratinho
• 2 velas de mesmo tamanho
• 1 caixa de fósforos
• 1 barra de ferro retangular (1 cm a 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura por 20 cm a 30 cm de comprimento)
• alguns preguinhos ou tachinhas
• luvas de couro
Procedimento
1. Apoie a barra de ferro em uma superfície horizontal e, com a vela acesa e inclinada, pingue gotas de parafina líquida a 5 cm de uma de suas extremidades.
2. Antes de cada gota esfriar, coloque um prego com a “cabeça metálica” na gota de parafina líquida e segure-o. Alguns segundos bastarão para que o prego fique “preso” pela parafina, que vai solidificar.
3. Repita o procedimento anterior deixando uma distância de mais ou menos 2 cm entre cada prego, até ter um total de 4 a 5 pregos presos pela parafina.
4. Segure a barra com os pregos voltados para baixo e verifique se todos estão bem presos à barra de ferro. Se necessário, utilize mais parafina para fixar os pregos.
Coloque duas velas acesas em um pratinho e, segurando na outra extremidade da barra, com os pregos virados para baixo, aqueça apenas a extremidade oposta, onde você “prendeu” os pregos. Observe atentamente e registre suas observações.
Atenção! Você vai trabalhar com vela acesa. Tenha cuidado para não se queimar. Se a parafina líquida pingar em sua mão, ela poderá provocar queimaduras. Utilize luvas de couro. Peça ajuda a um adulto.
Registro
Os pregos caem todos de uma vez? Justifique.
Os pregos não caem todos de uma vez. Quanto mais próximo um prego se encontra da extremidade exposta à chama, antes ele cai. Portanto, a queda dos pregos é sequencial: do mais próximo à chama ao mais distante.
Após os comentários feitos com base nas observações registradas pelos alunos, feche a discussão reforçando que: • A porção de água em contato com o fundo do recipiente recebe calor direto dessa região, que, por sua vez, recebe calor da fonte térmica (lamparina ou fogareiro). Ao receber calor, as partículas que compõem a região inferior do fluido têm seu grau de agitação térmica aumentado, ou seja, a temperatura dessa porção de água aumenta.
• Como consequência, o espaçamento médio entre essas partículas também aumenta, e o volume que essa massa de água ocupa passa a ser maior. Com isso, a densidade dessa porção de água diminui, e sua tendência é ocupar as regiões superiores do recipiente.
• Enquanto essa porção de água se desloca para cima até alcançar a superfície, ela dissipa/perde calor, diminuindo sua temperatura. Por esse motivo, a densidade dessa porção de água aumenta, e sua tendência é ocupar novamente a região inferior do recipiente, reiniciando o processo.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas