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Convecção térmica
Esta atividade experimental possibilita visualizar o fenômeno da convecção térmica.
Material
• 1 recipiente de vidro transparente que resista ao aquecimento
• 1 colher de sopa e 1 copo
• 1 lamparina ou pequeno fogareiro
• água
• pó de serra ou pó de giz (giz moído)
• luvas de couro
Procedimento
1. Adicione um ou dois copos de água no recipiente transparente. Acrescente um pouco de pó de serra (uma colher de sopa será suficiente para dois copos de água).
2. Aqueça essa mistura usando a lamparina ou o fogareiro.
3. Observe atentamente o movimento da água e do pó de serra à medida que eles se aquecem.
4. Não deixe a água ferver. Apague a lamparina ou o fogareiro quando a água já estiver bem aquecida. Registre suas observações.
Registro
Descreva como a serragem dispersa na água se movimenta dentro do recipiente.
À medida que a água é aquecida, a serragem tende a subir pelo centro do recipiente e descer pela lateral, em “círculos”.
Nesta atividade, você vai verificar o princípio de funcionamento da máquina de Heron.
Material
• 1 lata de refrigerante previamente preparada pelo professor (note que essa lata não foi aberta e que seu conteúdo foi totalmente esvaziado através dos dois furos laterais)
• 3 velas
• 1 pires
• fósforos
• cerca de 50 cm de linha de pesca
• suporte universal de laboratório (base e haste para sustentação)
• luvas de proteção (por exemplo, de couro)
• 1 bacia média vazia
• 1 balde médio cheio de água
Procedimento
1. Submerja a lata no balde com água para preenchê-la parcialmente. O nível da água dentro da lata, quando você a puser de pé, deverá ficar abaixo do nível dos dois furos.
2. Pendure a lata no suporte universal com o auxílio da linha de pesca. Para isso, amarre a linha no lacre da lata, com cuidado para não a abrir acidentalmente.
3. Fixe as três velas no pires e posicione-as logo abaixo do fundo da lata. Caso necessário, ajuste a altura da lata.
4. Acenda as velas com os fósforos e aguarde até que o vapor seja ejetado pelos furos. Anote suas observações.
Atenção Utilize as luvas de couro para não queimar as mãos e tome muito cuidado com o fogo.
Quais são as transformações de energia que ocorrem no funcionamento desse modelo da máquina de Heron?
Nessa máquina, o calor proveniente da combustão da parafina das velas é transferido para a água, que então aquece e vaporiza. O vapor de água que é ejetado pelos furos em sentidos opostos provoca a rotação da lata. Sendo assim, é produzido movimento a partir de energia térmica.
SALADA DE FRUTAS COM A TURMA
NA HORA DO LANCHE VOCÊ COSTUMA CONSUMIR PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS? MUITO MAIS INTERESSANTE É TROCAR ESSA ALTERNATIVA POR OUTRA MAIS SAUDÁVEL, COMO A SALADA DE FRUTAS QUE VAMOS PREPARAR!
INGREDIENTES
• 2 FATIAS DE MAMÃO • 2 FATIAS DE ABACAXI • 1 KIWI • 5 MORANGOS • 10 UVAS • 1 BANANA • 1 LARANJA
RENDIMENTO
• 4 PORÇÕES
COMO FAZER
1 - LAVE AS FRUTAS CUIDADOSAMENTE EM ÁGUA CORRENTE.
2 - PEÇA A UM ADULTO PARA CORTAR O MAMÃO, O ABACAXI, O KIWI E A BANANA EM CUBINHOS.
3 - EM SEGUIDA, PEÇA A UM ADULTO QUE CORTE OS MORANGOS EM 4 PEDAÇOS E AS UVAS EM 2 PEDAÇOS.
4 - PEÇA A UM ADULTO QUE ESPREMA A LARANJA NO ESPREMEDOR MANUAL.
5 - COLOQUE TODAS AS FRUTAS CORTADAS EM UMA TIGELA E ACRESCENTE AS UVAS.
6 - REGUE AS FRUTAS COM O SUCO DE LARANJA.
7 - DEIXE UM POUCO NA GELADEIRA E DEPOIS SIRVA. BOM APETITE!
Suco vitaminado
Sucos podem ser uma excelente opção para consumir frutas e vegetais variados. Com a receita a seguir, é possível fazer um suco com muitas propriedades que podem ajudar a proteger o corpo contra doenças.
Ingredientes
• 120 gramas de acerola;
• 2 copos de água;
• 1 copo de suco de limão;
• 3 colheres de sopa de mel;
• 1 rodela de gengibre;
• 5 folhas de hortelã;
• 2 copos de suco de laranja.
Como fazer
1. Lave as frutas, o gengibre e as folhas de hortelã e reserve-os.
2. Peça a um adulto que bata a acerola no liquidificador com os dois copos de água e depois passe a mistura por uma peneira.
3. O adulto deve voltar o suco de acerola ao liquidificador e acrescentar o mel, o gengibre e a hortelã.
4. Por fim, adicione o suco de limão e o de laranja e misture. Eles não devem ser batidos, pois assim perdem um pouco de suas vitaminas.
ATENÇÃO!
Somente um adulto deve utilizar a faca e o liquidificador!
A pessoa representada na ilustração abaixo está de frente para um gnômon, com os braços abertos. No chão, foram feitas as seguintes marcações:
I. a sombra do gnômon em algum horário da manhã;
II. partindo da extremidade desta sombra mais distante do gnômon, foi traçada uma circunferência cujo centro é a base do gnômon;
III. à tarde, quando a extremidade da sombra do gnômon coincidiu com a circunferência, a sombra formada foi desenhada;
IV. e a reta A foi traçada ligando as extremidades dessas duas sombras. A reta B é perpendicular à reta A, passando pelo gnômon.
Preste bastante atenção na imagem para identificar os pontos cardeais. Indique a resposta correta:
O braço esquerdo da pessoa aponta para o lado oeste. Bem à sua frente, na direção da reta B, está o lado norte e, atrás, o lado sul.
O braço esquerdo da pessoa aponta para o lado oeste e o braço direito para o lado leste. Bem à sua frente está o lado sul, na direção da reta B.
O lado norte está à direita da pessoa, na direção da reta A.
O braço esquerdo da pessoa, na direção da reta A, indica o lado leste e o braço direito indica o lado oeste.
Resposta A
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O estudante identificou os pontos cardeais tomando a posição do Sol no céu e a sombra do gnômon como referência.
B O estudante indicou corretamente a direção Leste-Oeste, porém não identificou corretamente a direção Norte-Sul.
C O estudante indicou o ponto Norte incorretamente no eixo Leste-Oeste.
D O aluno trocou a indicação dos lados Leste e Oeste.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode iniciar a aula com uma roda de conversa contando curiosidades sobre o gnômon. Por exemplo: Vocês sabiam que o gnômon foi um dos primeiros instrumentos astronômicos inventados pelo ser humano?; Sabiam que, em sua forma mais simples, ele consiste apenas em uma estaca fincada verticalmente no chão?; Sabiam que por meio da observação das sombras criadas a partir da incidência da luz do Sol sobre o gnômon podemos encontrar os pontos cardeais? É importante deixar que todos participem e exponham o que sabem a respeito do gnômon. Ao final, pode-se levar a turma até uma área aberta (dentro da escola) e montar um gnômon usando um cabo de vassoura, por exemplo. A turma pode traçar as linhas indicadas no enunciado desta questão e, ao final, encontrar a direção Leste-Oeste e a direção Norte-Sul.
A IMAGEM ABAIXO MOSTRA UMA FASE DO DESENVOLVIMENTO DA BORBOLETA.
EM QUAL FASE DE DESENVOLVIMENTO A BORBOLETA ESTÁ?
OVO.
LAGARTA JOVEM.
PUPA EM SEU CASULO.
ADULTO.
Resposta: C
Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente
Habilidade Conhecer o ciclo de vida das borboletas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa e não a de ovo.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa e não a de lagarta jovem.
C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a pupa e não a de adulto.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras das diferentes etapas de desenvolvimento da borboleta e pedir aos alunos que digam o nome de cada uma delas. Em seguida, os alunos podem desenhar cada uma das fases da borboleta.
OBSERVE A FOTOGRAFIA ABAIXO.
QUAL PARTE DO CORPO O EQUILIBRISTA DA FOTOGRAFIA ESTÁ USANDO PARA SE APOIAR?
BRAÇOS.
PÉS.
CABEÇA.
MÃOS.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa acredita que o equilibrista da fotografia está usando os braços para se apoiar, e não as mãos.
B. O estudante que selecionou esta alternativa acredita que o equilibrista da fotografia está usando os pés para se apoiar, e não as mãos.
C. O estudante que selecionou esta alternativa acredita que o equilibrista da fotografia está usando a cabeça para se apoiar, e não as mãos.
D. O estudante que selecionou esta alternativa compreende que o equilibrista da fotografia está usando as mãos para se apoiar.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula fotografias de pessoas realizando diferentes atividades e solicitar aos estudantes que identifiquem as partes do corpo que cada pessoa está usando para realizar cada atividade. Pode também desenhar no quadro de giz a figura de uma pessoa e solicitar aos estudantes que indiquem as partes que o compõe.
OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS ABAIXO.
QUAIS DESSES ANIMAIS COSTUMAM SER CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO?
O CAVALO, O GALO E O MICO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
O CAVALO E O GALO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
A ARARA, O CAVALO E O GALO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
APENAS O CAVALO É CRIADO NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
Resposta: B
Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente.
Habilidade (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionadas à sua vida cotidiana.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa acredita que o mico, além do cavalo e do galo, é criado em campos agropecuários.
B. O aluno que seleciona esta alternativa sabe que cavalos e galinhas costumam ser criados em campos agropecuários e que animais como araras e micos não costumam ser criados no campo agropecuário.
C. O aluno que seleciona esta alternativa acredita que as araras são criadas em campos agropecuários. Talvez ele confunda a ocorrência eventual de araras no campo agropecuário porque esses animais podem ser criados pelo ser humano.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não inclui o galo entre os animais que podem ser criados em campos agropecuários.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar vídeos e fotos de seres vivos criados em campos agropecuários, a fim de demonstrar que animais costumam ser encontrados nesse ambiente. Em seguida, juntamente com os alunos, o professor pode fazer um registro coletivo do que foi discutido. Se possível, excursões a sítios e fazendas também são indicadas.
ALÉM DA HIGIENE, QUE OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS DEVEMOS CULTIVAR?
VAMOS REGISTRAR UMA MESMA QUANTIDADE DE DOIS MODOS DIFERENTES. FAÇA A REPRESENTAÇÃO COM DESENHOS, OU ESCREVA O NÚMERO CORRESPONDENTE.
Respostas possíveis:
VOCÊ SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
DOMÍNIO PÚBLICO.
QUE PALAVRA NO TRAVA-LÍNGUA COMEÇA COM A LETRA M?
A palavra mãe.
QUAL É A SEQUÊNCIA DE POSIÇÃO DAS MÃOS DAS MENINAS PALITO?
Retome a sequência indicada na ilustração das meninas: mãos para baixo, mãos para cima, mãos para trás e verifique se os alunos fizeram essa identificação.
FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE UM ACONTECIMENTO COM SUA FAMÍLIA QUE TENHA SIDO MUITO ESPECIAL PARA VOCÊ. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSE ACONTECIMENTO.
O encaixe dos continentes e a deriva continental
Nesta atividade experimental, você vai construir, em grupo, um quebra-cabeça para comparar o encaixe dos continentes que acontecia na Pangeia com a distribuição atual deles.
Material
• Anexo 1
• Anexo 2
• cola branca
• tesoura com pontas arredondadas
• cartolina branca (em tamanho A4)
• máquina fotográfica, que pode ser a de um celular (item opcional a ser definido pelo seu professor )
Procedimento
1. O professor vai indicar se todos os componentes do grupo deverão realizar os mesmos procedimentos.
2. Destaque os Anexos 1 e 2 disponíveis no final do seu Caderno do Aluno.
3. Cole as figuras do Anexo 1 em uma cartolina usando a cola branca.
4. Recorte as figuras do Anexo 1 usando tesoura sem ponta e identifique, no verso de cada uma delas, a qual continente ou país se referem.
5. Disponha todos os recortes sobre o Anexo 2. Essa cartolina vai representar o oceano Pantalassa.
Agora, junto com seus colegas, montem o quebra-cabeça de modo a unir os continentes formando a Pangeia (observe a figura).
6. Uma vez formada a Pangeia, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 1). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 1).
7. Agora, em outra montagem, representem o que aconteceu no Jurássico, há 135 milhões de anos, quando a Laurásia e a Gondwana estavam separadas, a Antártica e a Austrália ainda estavam unidas e a placa Indiana já se deslocava em direção à Ásia.
8. Uma vez feita a montagem do Jurássico, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 2). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 2).
9. Agora, em outra montagem, representem os continentes na posição atual.
10. Uma vez feita a montagem dos continentes na posição atual, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 3). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 3).
Registro
Com base em suas montagens (modelos), no processo seguido para realizar essa simulação e na figura da página 306, responda à questão.
Compare a Montagem 1 com o mapa das placas tectônicas da página 308. Quais placas não foram representadas separadamente no modelo montado?
As seguintes placas não foram representadas separadamente na Montagem 1: Placa das Filipinas; Placa do Pacífico; Placa de Nazca; Placa de Cocos e Placa do Caribe (representadas junto com a Placa Norte-Americana); Placa Arábica e Placa Iraniana (representadas junto com a Placa Africana).
Os alunos devem realizar a comparação considerando que o modelo proposto apresenta limitações, sendo importante detectá-las para não ser produzida uma ideia errônea do que realmente está sendo representado e do alcance do modelo como simulador de um fenômeno natural.
Nesta atividade, vamos verificar alguns princípios físicos relacionados ao perfil de asa proposto por estudiosos da aerodinâmica, como Leonardo da Vinci.
Material
• folha de papel sulfite
O que acontece?
1. Tome a folha de papel sulfite em suas mãos, posicionando-a em frente à sua boca, conforme mostra a imagem a seguir.
2. Agora, assopre com força, fazendo o ar passar horizontalmente por cima da folha de papel.
O que acontece?
A folha, que até então se encontrava curvada para baixo, movimenta-se para cima. A folha se mantém na posição horizontal enquanto o ar se movimentar por cima dela.
SERES ÚNICOS
COMO VIMOS NESTE MÓDULO, NENHUMA PESSOA É IGUAL A OUTRA.
A ÍRIS, QUE É A PARTE COLORIDA DO OLHO, A VOZ E A ARCADA DENTÁRIA (OS DENTES), POR EXEMPLO, SÃO DIFERENTES PARA CADA PESSOA. AS IMPRESSÕES DIGITAIS TAMBÉM SÃO CARACTERÍSTICAS ÚNICAS.
AS IMPRESSÕES DIGITAIS SÃO ELEVAÇÕES CURVAS NA PELE DOS DEDOS. NENHUMA PESSOA TEM A IMPRESSÃO DIGITAL IGUAL À DE OUTRA, NEM MESMO OS IRMÃOS GÊMEOS.
VAMOS OBSERVAR SUAS IMPRESSÕES DIGITAIS?
SIGA AS ETAPAS.
MATERIAL
• LÁPIS COM GRAFITE PRETA • CREME HIDRATANTE • PAPEL SULFITE • FITA ADESIVA TRANSPARENTE
COMO FAZER
1 - EM UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE, DESENHE UM QUADRADO DO TAMANHO DA PONTA DE SEU DEDO E PINTE O INTERIOR DELE. FICARÁ ASSIM:
2 - APLIQUE UM POUCO DE CREME EM UM DOS SEUS POLEGARES E PRESSIONE-O SOBRE O QUADRADO DE GRAFITE FEITO NA FOLHA. ATENÇÃO: NÃO MOVIMENTE O DEDO; APENAS PRESSIONE-O COM FIRMEZA.
3 - COLE A FITA ADESIVA SOBRE SEU DEDO. DEPENDENDO DA LARGURA DA FITA, VOCÊ VAI PRECISAR DE DOIS PEDAÇOS PARA COBRIR TODA A IMPRESSÃO DIGITAL DO POLEGAR.
4 TIRE A FITA ADESIVA DO SEU DEDO E, COM CUIDADO, COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO.
5 - REPITA OS PASSOS 2, 3 E 4 PARA OBTER AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO SEU DEDO INDICADOR.
ADAPTADO DE: . ACESSO EM: 8 JAN. 2018.
Professor, oriente os alunos a escrever nas linhas abaixo dos quadros se eles registraram os dedos da mão direita ou da mão esquerda (exemplo: POLEGAR DIREITO).
A imagem abaixo evidencia um dos problemas das grandes cidades nos dias de hoje.
Assinale a alternativa que indica o problema evidenciado e qual seria uma das formas de amenizá-lo.
Ilhas de calor. Poderiam ser usadas cores escuras na pavimentação das ruas para refletir mais a luz.
Mobilidade. Poderia ser melhorada se cada um tivesse seu próprio carro.
Enchentes. Poderiam ser melhoradas com a canalização dos rios.
Qualidade do ar. Poderia ser melhorada com a ampliação de áreas verdes, pois a vegetação, entre outras coisas, pode contribuir com a umidade do ar.
Resposta D
Objeto de conhecimento Ciclo hidrológico; plantas
Habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a A imagem pode sugerir o fato de as áreas urbanas serem mais quentes. Porém, para amenizar esse problema, uma das medidas a ser implementadas é o uso de cores claras, que refletem mais a luz.
b A imagem pode sugerir o problema da mobilidade urbana. No entanto, a forma sugerida para amenizar esse problema é inadequada, pois quanto mais pessoas usarem seu próprio carro no dia a dia, mais as ruas ficarão congestionadas.
c A imagem não sugere o problema das enchentes. Tampouco canalizar rios resolveria esse problema nas grandes cidades, uma vez que essa medida não ataca o problema de haver muitas áreas impermeáveis nos centros urbanos.
d O aluno identifica que a imagem de trânsito intenso sugere o excesso de veículos, um dos fatores que contribui para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. O aluno também reconhece que as plantas contribuem para a melhoria da qualidade do ar de maneira geral, favorecendo particularmente a umidade do ar – devido ao volume de água que perdem pela evapotranspiração.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode organizar uma saída de campo com os alunos para uma área asfaltada, com grande circulação de veículos, e depois para uma área verde. Os alunos devem registrar as diferenças entre os dois locais quanto à sensação térmica e à facilidade ou dificuldade para respirar. Os alunos devem compreender a influência da cobertura vegetal na sensação que tiveram nos dois ambientes.
Bia pesquisou desenhos de animais que observou no caminho para casa ao voltar da escola:
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.
Qual animal observado por Bia não se reproduz por meio de ovos?
Lagartixa.
Pica-pau.
Esquilo.
Mosca.
Resposta C
Objeto de conhecimento Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a lagartixa se reproduz por meio de ovos.
b O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que o pica-pau, como todas as aves, se reproduz por meio de ovos.
c O aluno que seleciona esta alternativa identifica corretamente que o esquilo não se reproduz por meio de ovos.
d O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a mosca se reproduz por meio de ovos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguma animação infantil na qual os personagens sejam representados, em sua maioria, por diferentes animais (como Zootopia: essa cidade é o bicho. Direção de Byron Howard e Rich Moore. Estados Unidos: Disney, 2016. 1h48min; ou Os sem-floresta. Direção de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, Estados Unidos: UIP, 2006. 1h25min). Depois de assistirem à animação, pode convidar os alunos a tentar identificar as diferentes formas de reprodução dos animais representados no filme.
Se você observar o céu à noite, verá que as constelações se deslocam no mesmo sentido que vemos o Sol se deslocar no céu durante o dia.
Isso ocorre devido ao movimento de rotação:
do Sol ao redor da Terra.
das constelações ao redor do Sol.
das constelações ao redor da Terra.
da Terra em torno do próprio eixo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa indica incorretamente que o Sol gira em torno da Terra.
B. O estudante que selecionou esta alternativa não reconhece que é o movimento de rotação terrestre que causa os fenômenos descritos.
C. O estudante que selecionou esta alternativa não reconhece que é o movimento de rotação terrestre que causa os fenômenos descritos.
D. O estudante que selecionou esta alternativa identificou que o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo é o que causa o movimento aparente do Sol e das constelações no céu.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que observem o deslocamento de alguma constelação (como as Três Marias ou o Cruzeiro do Sul) no céu, em diferentes horários da noite. Depois, em sala de aula, os estudantes devem compartilhar suas observações com os colegas e o professor.
Observe os organismos mostrados abaixo.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Em uma cadeia alimentar entre esses organismos, o sentido da passagem dos recursos é:
folhas de amoreira lagarta camaleão gavião.
camaleão → lagarta → folhas de amoreira → gavião.
camaleão lagarta → folhas de amoreira gavião
folhas de amoreira → bicho-da-seda → camaleão → harpia.
Resposta: D
Objeto de conhecimento Cadeias alimentares simples
Habilidade (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona essa alternativa compreende a sequência dos organismos nessa cadeia alimentar, mas se equivoca em relação ao sentido em que ocorre a passagem dos recursos nesta cadeia.
b O aluno que seleciona essa alternativa não compreende as relações alimentares entre os organismos mostrados.
c O aluno que seleciona essa alternativa não compreende a posição dos organismos dessa cadeia alimentar e se equivoca em relação ao sentido em que ocorre a passagem dos recursos nesta cadeia.
d O aluno que seleciona essa alternativa consegue determinar corretamente a posição ocupada pelos organismos dessa cadeia alimentar e também o sentido em que ocorre a passagem dos recursos nesta cadeia.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos que levem para a sala de aula recortes de jornais e revistas com os mais variados tipos de organismos. Em seguida, proponha aos alunos que organizem, em grupos, diferentes cadeias alimentares, sinalizando com setas qual é o sentido correto do fluxo de recursos. Os alunos devem perceber que os seres vivos podem ocupar diferentes posições em diferentes cadeias alimentares, a depender dos organismos envolvidos.
Escolha três objetos que estejam perto de você na sala de aula ou na sua casa e classifique-os quanto ao tipo de material que os compõe.
Os alunos podem citar, por exemplo: a parede, a carteira e o caderno como objetos opacos; copos de vidro, pratos de vidro e janelas como transparentes; papel de seda (utilizado para cozinhar) e alguns tipos de vidro como objetos translúcidos.
VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA? VAMOS RETOMÁ-LA.
NA LISTA DE NOMES DA TURMA, CONTORNE COM UM LÁPIS DA MESMA COR OS NOMES QUE INICIAM COM A MESMA LETRA.
CAMALEÃO
O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.
QUE COR O CAMALEÃO ADOTA QUANDO ESTÁ AO SOL?
Amarelo.
DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
A PALAVRA MINDINHO TERMINA IGUAL A QUE PALAVRA DA PARLENDA?
Espera-se que os alunos sejam capazes de perceber a rima, não sendo necessário que dominem esse conceito. Provavelmente eles dirão “mindinho” e “vizinho”. Faça, então, perguntas relativas à grafia das palavras. Escreva as palavras MINDINHO e VIZINHO na lousa, uma sobre a outra, como no modelo:
MINDINHO VIZINHO
Pergunte o que há de igual entre essas duas palavras. Convide um aluno para ir à lousa circular as partes das palavras que se grafam da mesma forma. Esta é uma ótima oportunidade para que eles avancem em suas hipóteses rumo à construção e à compreensão do nosso sistema de escrita.
A ESCOLA
O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.
TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.
JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.
COMPLETE AS PALAVRAS QUE APARECEM NO POEMA COM AS VOGAIS O, U, I, E, A.
a) Boneca.
b) Bola.
c) Pipa.
d) Figurinha.
e) Gaiola.
f) Canário.
g) Sino.
AS LETRAS QUE ESTÃO NO QUADRO FORMAM UMA PALAVRA QUE APARECE NA CANTIGA. QUE PALAVRA É ESSA? ESCREVA-A.
Fora.
COM OS COLEGAS, CONSTRUA UM GRÁFICO DE COLUNAS COM O TOTAL DE VOTOS DAS BRINCADEIRAS FAVORITAS.
QUAL FOI A CARACTERÍSTICA USADA PARA AGRUPAR ESTES BRINQUEDOS?
O critério usado para agrupar esses brinquedos é sua origem material, no caso, o metal. Outras respostas esperadas: os brinquedos são elétricos, produzem som, precisam de pilha, bateria ou energia elétrica para funcionar.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas