Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Atividade 02 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Terra: o planeta azul - BY NC 3.0BR

Relacione cada representação da Terra com a sua finalidade.

(  ) Fornece imagens de nuvens que auxiliam na previsão do tempo.

(  ) Permite ver a superfície da Terra em uma área plana.

Resposta:

(B) Fornece imagens de nuvens que auxiliam na previsão do tempo.

(A) Permite ver a superfície da Terra em uma área plana.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Leia um trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, que mostra o momento em que uma gotinha de água conversa com a garota Carolina sobre a poluição das águas.

Aventuras de uma gota d’água

[...]

A gotinha sorriu com simpatia. E contou:

— À medida que eu, minhas irmãs, os pobres peixes e muitos outros animais e plantas fomos avançando cidade adentro, começamos a receber, de todos os lados, imundícies de vários tipos: esgotos, água suja das fábricas, lixo, sujeiras de toda sorte. Os peixes logo começaram a morrer aos milhares.

[...]

— Falamos que um rio é morto quando nele não há peixes nem outros seres vivos, por causa da poluição. [...]

— Uma água com vida é uma água saudável, que não tem poluição [...]. Na água vivem muitos seres vivos: algas e animais microscópicos; pequeninos seres transparentes, como as pulgas-d’água; vermes aquáticos, semelhantes a minúsculas minhoquinhas vermelhas, de que os peixes gostam tanto; larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos, como libélulas e lavadeiras; camarões, caranguejos, peixes...

— Jacarés! — completou a menina.

— Sim, até jacarés, lontras, capivaras. Todos esses animais vivem na água e da água, alguns respirando o seu oxigênio, outros apenas comendo o que é produzido na água. Mas tudo isso, veja bem, só é possível em uma água saudável, limpa, bem arejada. [...]

Samuel Murgel Branco. Aventuras de uma gota d’água. 3. edição reformulada. 7. impressão. São Paulo: Moderna, 2011. p. 35 e 52. (Coleção Viramundo).

Agora responda:

Quais são as consequências da poluição no rio?

Resposta:

Os peixes e outros seres vivos podem morrer.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades (pg. 171) - BY NC 3.0BR

O que está sendo ensinado aos mais jovens?

Resposta:

Os jovens estão aprendendo que há um momento certo para se plantar dependendo da fase da Lua.

Atividade 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 100 - 104) - BY NC 3.0BR

LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO E LOCALIZE-AS NO DIAGRAMA.

Atividade 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 85 - 86) - BY NC 3.0BR

JUNTE A LETRA R COM AS VOGAIS E FORME SÍLABAS. EM SEGUIDA, ESCREVA PALAVRAS QUE COMEÇAM COM CADA UMA DELAS.

Resposta:

Exemplos de resposta: rema, rato, rua, rima.

Atividade 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 126 - 129) - BY NC 3.0BR

TANGRAM

NA CAIXA COM MATERIAL DE MATEMÁTICA HÁ UM QUEBRA-CABEÇA CHAMADO TANGRAM, CUJAS PEÇAS TÊM FORMAS GEOMÉTRICAS.

ESCREVA O NOME DE DUAS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE VOCÊ RECONHECE NAS PEÇAS DO TANGRAM.

Resposta:

Escreva na lousa o nome das peças do tangram como modelo. Provavelmente, os alunos conhecerão apenas o triângulo e o quadrado.

Atividade 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 131 - 133) - BY NC 3.0BR

VEJA O REGISTRO DA COMPOSIÇÃO DA BARRA DO 7.

PINTE NA MALHA QUADRICULADA A COR DA BARRA CUISENAIRE QUE FALTA E COMPLETE O REGISTRO MATEMÁTICO. VEJA O EXEMPLO:

Resposta:

2 + 5 = 7

6 + 1 = 7

3 + 4 = 7

1 + 6 = 7

5 + 2 = 7

Atividade 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 24 - 25) - BY NC 3.0BR

SORTEIE DA LISTA O NOME DE UM COLEGA E FAÇA O QUE SE PEDE.

A) CONTORNE NO ALFABETO DA PÁGINA ANTERIOR AS LETRAS QUE APARECEM NO NOME ESCOLHIDO.

B) ESCREVA ESSE NOME.

C) REGISTRE QUANTAS LETRAS HÁ NESSE NOME.

Atividade 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 50) - BY NC 3.0BR

INFÂNCIA

ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?

SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.

O TEXTO É UM POEMA. EM QUE ELE DIFERE DE UMA LISTA? COM OS COLEGAS, IDENTIFIQUE UMA CARACTERÍSTICA DOS POEMAS.

Atividade 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 79 - 82) - BY NC 3.0BR

COPIE DA PARLENDA AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM VOGAL.

Resposta:

Um, arroz, inglês, oito. 

Atividade 02 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Ciclos na natureza - BY NC 3.0BR

Quais fenômenos da natureza se repetem, formando um ciclo?

Resposta:

De acordo com o que estudaram, a sucessão dos dias e das noites e as fases da Lua.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe a imagem simplificada do mapa a seguir. Pinte-o de modo a representar corretamente os oceanos, os continentes e as áreas cobertas de gelo.

Resposta:

Professor, oriente os alunos a observar um globo terrestre ou um mapa durante a realização desta atividade.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe a imagem.

a) O que são os inúmeros pontos luminosos no céu?

b) Por que não vemos esses corpos celestes durante o dia?

Resposta:

a) Estrelas e planetas.

b) Não podemos ver estrelas e planetas durante o dia devido à iluminação do Sol, que ofusca o brilho das estrelas e dos planetas iluminados por ele.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - A presença da água no planeta Terra - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo mostra uma nascente. Nascente é o nome que recebe a água que sai do subsolo e surge no ambiente externo. Desse modo acaba formando rios e lagos.

a) Qual nome recebem essas águas subterrâneas?

b) De acordo com o texto, é possível existir relação entre as águas subterrâneas e a água que chega à casa das pessoas?

Resposta:

a) Aquífero.

b) Sim. Essas águas formam nascentes que vão originar rios e lagos. Desses locais são retiradas as águas que as pessoas consomem.

Avaliação Integrada de Aprendizagem - PNLD 2020 Interdisciplinar - 6º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto para responder à questão.

A cumbuca de ouro e os marimbondos

Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou, foi gritando:

— Ó, compadre! Fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!

O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo e gritou:

— Fecha a janela, compadre!

Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar. O ricaço gritava então:

— Ó, compadre, abra a porta!

Ao que o outro respondia:

— Deixe-me, que os marimbondos estão me matando!

E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 125-126.

Glossário Cumbuca – vaso feito de fruto da cuieira, em cuja parte superior se faz um furo. Mocambo – habitação precária; barraco; casebre.

Releia a última frase do texto.

E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

Por que o conto termina com essa frase?



( a )

Porque no desfecho do conto todos os personagens ficaram ricos.

( b )

Porque o pobre ficou com uma cumbuca de ouro, e o rico ficou sem nada.

( c )

Porque os personagens eram compadres e dividiram a fortuna.

( d )

Porque apenas o personagem rico gostava de pregar peças e por isso foi enganado.

Resposta:

A última frase do texto apresenta um caráter de provérbio/dito popular. Ao relacionar essa frase ao desfecho do conto, compreende-se que o pobre obtém muito dinheiro com a transformação dos marimbondos em moedas de ouro, ao passo que o rico é ludibriado, ridicularizado, ou seja, fica “ridículo”. Embora os dois personagens tratem-se por compadres, eles não dividem a fortuna. Os dois gostavam de pregar peças.

Nível: difícil

Objetivos operacionais: realizar a análise do desfecho do conto; interpretar frase com caráter de provérbio/dito popular.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades (pg. 184) - BY NC 3.0BR

Você acha que a vida na Terra seria possível caso a água não existisse?

Resposta:

A vida não seria possível sem a existência de água. Leve os alunos a observar que eles e seus animais de estimação, por exemplo, bebem água; as plantas precisam de água para crescer e sem elas não haveria alimentos.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Durante a aula de Ciências, você analisou a composição do solo ao passá-lo por peneiras. Escreva alguns componentes do solo que você observou.

Resposta:

Raízes, folhas, gravetos, entre outros elementos.

Atividade 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 96 - 97) - BY NC 3.0BR

PINTE, NA MALHA TRIANGULAR, AS FIGURAS DE ACORDO COM A QUANTIDADE E A COR INDICADAS.

Atividade 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 36 - 38) - BY NC 3.0BR

OBSERVE O DESENHO DO CORPO HUMANO A SEGUIR. ELE PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PARTES PRINCIPAIS: CABEÇA, TRONCO E MEMBROS.

QUANDO VOCÊ ESTÁ BRINCANDO OU REALIZANDO OUTRAS ATIVIDADES, VOCÊ MOVIMENTA ESSAS PARTES DO CORPO.

OBSERVE ACIMA AS IMAGENS DE CADA ATIVIDADE REALIZADA PELAS CRIANÇAS. CONVERSE COM OS COLEGAS E RESPONDA:

A) EM QUAIS DELAS SÃO MAIS UTILIZADOS OS MEMBROS SUPERIORES?

B) E OS MEMBROS INFERIORES?

C) EM ALGUMA DAS ATIVIDADES É UTILIZADA APENAS UMA PARTE DO CORPO? SE SIM, EM QUAL DELAS?

Resposta:

a) Os membros superiores são mais utilizados nas seguintes atividades: golfe, tênis e vôlei. No momento da correção, comente que, embora os membros superiores possam participar de todas as atividades, destacamos aquelas que não podem ser realizadas sem eles.

b) Os membros inferiores são mais utilizados nas seguintes atividades: futebol, ginástica e caratê.

c) Resposta esperada: em nenhuma atividade das imagens representadas utiliza- -se apenas uma parte do corpo.

Atividade 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 123) - BY NC 3.0BR

JUNTE AS LETRAS P E L COM AS VOGAIS E FORME SÍLABAS. EM SEGUIDA, ESCREVA PALAVRAS QUE INICIAM COM ESSAS SÍLABAS.

Resposta:

Exemplo de resposta:

Atividade 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 89 - 92) - BY NC 3.0BR

JUNTE AS PEÇAS DO MATERIAL CUISENAIRE E COMPLETE AS FRASES. OBSERVE O EXEMPLO.

A) 2 PEÇAS VERMELHAS FORMAM A PEÇA .

B) 5 PEÇAS BRANCAS FORMAM A PEÇA .

C) 4 PEÇAS VERMELHAS FORMAM A PEÇA .

D) 1 PEÇA LILÁS E 1 PEÇA VERDE-CLARA FORMAM A PEÇA .

E) 1 PEÇA AMARELA E 1 PEÇA VERMELHA FORMAM A PEÇA

Resposta:

a) Lilás.

b) Amarela.

c) Marrom.

d) Preta.

e) Preta.

Atividade 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 32) - BY NC 3.0BR

CAMILA FARÁ UMA FESTA DO PIJAMA EM SUA CASA E CONVIDOU ALGUNS COLEGAS DA TURMA. PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO, ELA FEZ DUAS LISTAS. VEJA ABAIXO.

CADA CRIANÇA UTILIZARÁ UM TRAVESSEIRO. QUANTOS TRAVESSEIROS SERÃO NECESSÁRIOS?

Resposta:

11 travesseiros (10 convidados mais a dona da festa).

Atividade 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 27) - BY NC 3.0BR

UMA CLASSE DE 1º ANO FEZ UMA VOTAÇÃO PARA DESCOBRIR QUAIS ERAM SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS ENTRE CINCO OPÇÕES.

VEJA O RESULTADO:

QUAL FOI O BRINQUEDO MAIS VOTADO?

E O MENOS VOTADO?

Resposta:

O brinquedo mais votado foi o carro; o menos votado foi o tabuleiro.

Atividade 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 75 - 76) - BY NC 3.0BR

EM UMA FOLHA AVULSA, DESENHE O TRAJETO DA SUA SALA ATÉ O LUGAR ONDE ESTAVA O “TESOURO”.

Resposta:

Refaça o trajeto com os alunos e chame a atenção deles para alguns pontos de referência, como escada, árvores, bancos, salas de aula, etc. Retome com eles os conceitos direita, esquerda, à frente, atrás. Pergunte: “O que está antes da cantina, o que está depois dela?”; “E da quadra?”.

O desenho poderá ser feito individualmente ou em duplas; para isso, distribua uma folha de papel sulfite. Os alunos poderão não desenhar na visão vertical. Nesse momento, eles provavelmente farão representações que a faixa etária permitir. O importante é que indiquem os principais elementos observados no trajeto e apontem sua localização, uns em relação aos outros.

Oriente-os na atividade e, durante sua execução, acompanhe o trabalho que estão realizando, fazendo intervenções. Verifique se eles colocaram algum ponto de referência: por exemplo, para chegar à quadra, passaram em frente à biblioteca e ao lado da cantina.

Por fim, faça a socialização dos desenhos produzidos. Alguns alunos ou duplas poderão mostrar seus trabalhos e descrever os pontos de referência que destacaram. Os desenhos poderão ser fixados na sala.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Conhecer os astros - BY NC 3.0BR

Uma criança perguntou à sua mãe para onde iam as estrelas quando ficava dia. Qual é a resposta correta a ser dada a ela?

Resposta:

As estrelas continuam no céu, mas não conseguimos vê-las, pois o Sol, que é a nossa estrela mais próxima, ofusca a luz de outras estrelas.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

Assinale a imagem que representa o ângulo de lançamento no qual o seu foguete percorreu a maior distância.

Resposta:

                                                                                                                                        (X)

Atividade 02 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades (pg. 155) - BY NC 3.0BR

Como é possível tirar uma foto como essa do nosso planeta?

Resposta:

É possível tirar uma foto assim a partir do espaço, por meio de naves espaciais que viajam para lá.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Conheça um pouco da sabedoria dos povos indígenas brasileiros.

O olhar do índio sob o céu brasileiro

[...] há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça! Eles observaram que os ciclos são influenciados pelos movimentos aparentes do Sol e da Lua ou pela posição de certas estrelas no céu. E não pararam por aí!

Notaram ainda que tais ciclos influenciam o comportamento dos seres vivos. Isto é, conforme a época do ano, por exemplo, as árvores florescem, os animais procriam e os frutos germinam. A partir dessas observações, os indígenas procuraram definir o melhor momento para plantar e colher alimentos, caçar, pescar e até comemorar datas especiais. Então, criaram objetos com funções parecidas às dos nossos relógio e calendário para organizar tais atividades ao longo de seu ano!

[...]

O olhar do índio sob o céu brasileiro. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/o-olhar-do-indio-sob-o-ceu-brasileiro/. Acesso em: mar. 2020.

Agora responda:

Como suas atividades cotidianas estão relacionadas aos ciclos dos corpos celestes? Converse com seus colegas e escreva suas conclusões.

Resposta:

As atividades cotidianas estão relacionadas à ocorrência dos dias e das noites (ciclos de Sol, Terra e Lua). Durante o dia, os seres humanos são mais ativos, executando a maioria de suas atividades: estudar, praticar atividades físicas, brincar, etc.

Atividade 02 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

A água é um recurso essencial para a vida dos seres humanos. Sabendo disso, responda às perguntas a seguir.

a) Pense desde o momento em que você acorda até a hora de ir dormir. Quais são as atividades diárias em que você faz uso da água?

b) Em quais situações a água é utilizada no ambiente escolar?

Resposta:

a) Ao beber água, escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos ou o rosto, cozinhar, lavar objetos, etc.

b) No refeitório, na limpeza, nos bebedouros, nos banheiros e no jardim.

Avaliação Integrada de Aprendizagem - PNLD 2020 Interdisciplinar - 7º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto.

Dona Cotinha, Tom e o gato Joca

Em frente à minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas. Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para mim aquilo é o que chamam de floresta. Tom diz que é um quintal. Ali mora dona Cotinha, uma velhinha que tem cabelos lilás e dirige um Fusquinha vermelho. Esse passou a ser meu esconderijo. Dona Cotinha sempre aparece com um prato de comida. Diz:

— Vem, gatinho. Olha só o que eu trouxe para você. [...]

— Bom dia, menino — disse ela. — Já que está em frente à minha casa, faça uma gentileza e abra o portão.

Tom obedeceu. Dona Cotinha afagou minha cabeça e perguntou:

— Este gatinho é seu?

— Sim, senhora.

— Ele é muito educado.

— Obrigado — disse eu, na minha voz de gato.

— No primeiro dia que o vi por aqui, ele entrou na casa e cheirou tudo. Agora, sempre deixo uma comidinha para ele! [...]

Dona Cotinha acabava de denunciar minha gula e o aumento de peso. Continuou:

— Passe aqui no fim da tarde. Faço um bolo de fubá com cobertura de chocolate que é de dar água na boca.

Com água na boca fiquei eu. Naquela tarde voltamos à casa de dona Cotinha. Ela foi logo mostrando pro Tom uma coleção de carrinhos antigos. Era do filho dela, que morreu bem pequeno. Depois nos levou para uma sala repleta de livros. Tom ficou de boca aberta e perguntou:

— A senhora já leu todos esses livros?

— Praticamente todos. Ler foi minha diversão, meu bom vício. Infelizmente meus olhos não ajudam mais. Essa pilha que você está vendo aqui ainda nem foi tocada.

Tom começou a ler em voz alta, e sua voz encheu a sala de seres fantásticos. O tempo parou.

Desse dia em diante, à tardinha, eu e Tom tínhamos uma missão. Abrir os livros de dona Cotinha e deixar os personagens passearem pela casa mágica, no meio da floresta da cidade de pedra.

Dona Cotinha, Tom e o Gato Joca. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2016. Adaptado. 

Qual é o desfecho da história?



( a )

Tom e o gato Joca deixam de visitar dona Cotinha.

( b )

Dona Cotinha dá de presente todos os seus livros para Tom.

( c )

Tom e o gato Joca passam a visitar dona Cotinha todos os dias para comer bolo.

( d )

Tom e o gato Joca passam a visitar dona Cotinha às tardes para ler os seus livros.

Resposta:

De acordo com o desfecho do conto, percebe-se que Tom e o gato Joca passam a visitar dona Cotinha todos os dias à tarde para ler os livros da senhora. O motivo principal da visita é a leitura e não apenas comer bolo. Dona Cotinha não dá de presente todos os seus livros para Tom.

Nível: intermediário

Objetivos operacionais: identificar as partes da história; interpretar os elementos presentes no desfecho do conto.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas