Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
O texto a seguir é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade.
O que dizem as camisetas
Apareceram tantas camisetas com inscrições, que a gente estranha ao deparar com uma que não tenha nada escrito.
[...]
Vi na rua Sete de Setembro um homem que trazia a inscrição “Guiné-pipi” na frente e nas costas.
— Candidato a vereador? – perguntei. — De que partido?
— Não, senhor. Erva contra reumatismo. Quer experimentar? É um porrete. Trago para o senhor uma amostra da fábrica, lá de Cordovil.
— Obrigado, amigo. O Dr. Nava já cuida do meu.
— Mas qualquer problema, o senhor não tenha cerimônia. É só dizer, que eu falo com os colegas, conforme o caso. Ou o senhor mesmo fala, se encontrar com um deles.
— E como é que eu vou saber?
— Pela camiseta, é claro. Tem o Cipó-Azougue, que é um balaço contra eczema, aliás, pessoalmente, é um cara ótimo. O Beldroega (faz pouco ele passou por aqui) toma conta do fígado e depura o sangue. Do Sete-Folhas, que é até meu vizinho, vejo que o senhor não carece, pois é para emagrecer. Agora, convém não esquecer o Boldo. Lá um dia a gente tem uma ressaca, e o Boldo resolve.
Vi que as camisetas da medicina natural são numerosas, mas as de uísques, vinhos alemães, motos, motéis, cigarros, antigripais, cursinhos, judô, budismo, loteria, jogo de búzios, etc. não fazem por menos. Hoje em dia não há produto que não tenha, além dos comunicadores remunerados, outros absolutamente gratuitos, e estes são maioria. Todo mundo anuncia alguma coisa, e a camiseta é o cartaz na pele. Sendo de notar que há tendência para anunciar até no bumbum. Mas este é um ramo ainda experimental. [...]
Não há mais condições para gravar palavras eternas em muros de catedral. Hoje estampam-se recados em camisetas descartáveis. Como esta crônica.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O que dizem as camisetas. In: Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987. Adaptado.
Glossário Reumatismo – denominação de enfermidades que causam inflamação e dores nas articulações e nos músculos. Balaço – tiro de bala. Eczema – anormalidade da pele que se caracteriza por reação alérgica inflamatória, com formação de vesículas e crostas. Remunerado – que recebe remuneração, salário.
No fim do texto, o autor compara a crônica
aos muros de catedral.
às palavras eternas.
às camisetas descartáveis.
à gravação de recados.
No trecho “Não há mais condições para gravar palavras eternas em muros de catedral. Hoje estampam- -se recados em camisetas descartáveis. Como esta crônica.”, é possível perceber que o autor compara a crônica às camisetas descartáveis, tão criticadas por ele ao longo do texto.
A crença da Terra plana era muito comum entre vários povos do antigo Oriente Médio. No entanto, na Grécia antiga, essa ideia começou a ser questionada por causa da observação de algumas evidências de que o formato do planeta seria esférico. Argumente a favor do formato esférico da Terra apoiando-se em três evidências observadas desde a Antiguidade.
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 2/1
Grade de correção 100% O estudante selecionou corretamente três exemplos de evidências que demonstram a esfericidade da Terra. Alguns exemplos são: (1) a sombra da Terra projetada na Lua durante o eclipse lunar tem formato circular; (2) Um observador no cais do porto nota que, à medida que um navio se afasta em direção ao horizonte, vai desaparecendo de sua visão em partes: primeiro o casco, depois o corpo e, por último, o mastro, como se a embarcação estivesse “afundando” no mar; (3) a diferença na posição das constelações no céu e mesmo a presença de outras constelações notadas por observadores em locais diferentes e no mesmo horário. 50% O estudante indicou corretamente uma ou duas evidências que demonstram a esfericidade da Terra. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe a ilustração que mostra a provável posição dos continentes sul-americano e africano há milhões de anos.
a) Baseando-se na teoria da Deriva Continental, explique por que é possível supor que os continentes sul-americano e africano estavam arranjados da forma mostrada na ilustração.
b) Cite duas evidências que dão fundamento a essa teoria.
Objeto(s) de conhecimento Placas tectônicas e deriva continental
Habilidade (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) Os continentes sul-americano e africano estavam arranjados da forma mostrada na ilustração porque há cerca de 225 milhões de anos, segundo a teoria da Deriva Continental, existia um único continente denominado Pangeia, que teria sofrido diversos processos de fragmentação, formando assim continentes menores, que se afastaram ao longo do tempo. b) O estudante citou evidências corretas que dão fundamento à teoria da Deriva Continental, como o formato de aparente “encaixe” entre as costas brasileira e africana, a existência de registro fóssil dos mesmos organismos animais e vegetais nos dois continentes, e semelhanças entre as rochas de ambos. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Discussão
Ao final da atividade, respondam às seguintes questões:
1 O momento em que vocês sacudiram a caixa e aquele em que tocaram o objeto correspondem a qual etapa do método científico?
2 As hipóteses que vocês elaboraram em cada momento foram confirmadas? Alguma delas precisou ser reformulada? O objeto que vocês imaginaram correspondeu ao que de fato estava na caixa?
1 Experimentação.
2 Resposta pessoal.
Fermentação alcoólica
Nesta atividade, vamos comprovar a atividade fermentativa da levedura, fungo unicelular do fermento biológico.
Material
● Uma vasilha de plástico própria para esquentar alimentos no micro-ondas, com tamanho suficiente para se colocar em pé uma garrafa PET de 250 mL
● Um copo americano (200 mL)
● Uma garrafa PET de 250 mL previamente lavada
● Um balão de borracha de festa de aniversário (bexiga)
● Uma colher de sobremesa de açúcar
● de tablete de fermento biológico (compra-se em padarias ou supermercados), contendo levedura
● Água morna suficiente para imergir os inferiores da garrafa PET (evite usar água quente)
● Um elástico de escritório
Procedimento
1 - Misture o fermento com o açúcar em meio copo de água morna.
2 - Coloque essa mistura na garrafa PET. Ela vai ocupar mais ou menos a metade da garrafa.
3 - Encaixe o balão de borracha (murcho) na boca da garrafa PET. Não balance a garrafa, evitando assim que a mistura entre no balão. Prenda, com o elástico, o balão na boca da garrafa, dando algumas voltas nele para que fique bem firme.
4 - Coloque água morna na vasilha de plástico. Acomode agora a garrafa PET dentro da vasilha (Figura 24). A garrafa não pode tombar; ela tem de ficar em pé, firme e submersa na água.
5 - Mantenha a garrafa mergulhada na água morna durante 30 a 35 minutos.
Anote as alterações que você observar ao longo do experimento.
Ocorreu alguma mudança na bexiga? Qual? Por quê?
Sim, a bexiga aumentou de volume por causa do gás carbônico resultante da fermentação.
Construindo um modelo de caixa torácica
Para entender melhor como funciona o sistema respiratório, vamos construir um modelo da caixa torácica que mostra o funcionamento do diafragma e simula o movimento de ventilação pulmonar.
Material
● 1 garrafa PET de 2 litros com tampa
● 1 canudo
● 2 balões de festa, um grande e um pequeno
● fita adesiva
● tesoura com pontas arredondadas
Procedimento
1 - Peça ao professor que corte a garrafa mais ou menos na metade.
2 - Em seguida, solicite ao professor que faça um furo do tamanho do diâmetro do canudo na tampa da garrafa e corte o canudo para que ele fique com aproximadamente 5 cm de comprimento.
3 - Coloque o balão pequeno na ponta do canudo e prenda-o com a fita adesiva.
4 - Encaixe o canudo no furo da tampa da garrafa de modo que o balão fique dentro dela.
5 - Vede o fundo da garrafa com o balão maior, fixando-o com fita adesiva, como mostra a Figura 17.
Ao final da atividade, responda à seguinte questão:
A que partes de nosso corpo correspondem a garrafa, o balão grande e o balão pequeno?
A garrafa corresponde à caixa torácica, o balão grande, ao diafragma, e o pequeno, aos pulmões.
No modelo de coluna vertebral que você construiu, o que representam:
a) os rolinhos de papel higiênico?
b) os discos de papelão?
a) As vértebras.
b) As articulações que ficam entre as vértebras.
Agora, salte dez vezes. Logo em seguida, conte novamente quantos batimentos você sente em um minuto. Anote o resultado abaixo.
Resposta pessoal.
OS QUADRINHOS A SEGUIR ESTÃO MOSTRANDO UM DIA NA VIDA DE RUI, MAS OS ACONTECIMENTOS ESTÃO FORA DE ORDEM!
CONTORNE DE AZUL AS ATITUDES QUE INDICAM QUE RUI ESTÁ CUIDANDO DA LIMPEZA DO CORPO DELE.
Rui está cuidando da limpeza do seu corpo quando escova os dentes (2), lava as mãos (4) e toma banho (6).
Os ferimentos mais superficiais na pele são chamados de escoriações, esfoliaduras ou arranhões. Por que há pouco sangramento nesse tipo de ferimento?
Os ferimentos superfciais atingem, na maioria das vezes, a camada superfcial da pele: a epiderme. Os vasos sanguíneos, pelos quais o sangue circula, estão localizados em uma camada mais profunda – a derme.
Sobre a vitamina D, responda:
a) Um aluno escreveu na prova de Ciências que o sol é importante para a saúde porque ele fornece vitamina D para o corpo. Explique o que há de errado nessa resposta.
b) Existem alguns alimentos que fornecem vitamina D, mas, ainda assim, é preciso tomar sol. Explique por quê.
Encaminhamento: a finalidade é levar os alunos a empregar o conhecimento sobre a importância do sol na produção de vitamina D. Se achar necessário, peça a eles que releiam o tópico O sol e a vitamina D antes de realizar essa tarefa.
Retorno: faça a correção oral e coletiva. Aproveite para explorar a função do cálcio no corpo humano.
Resposta: a) O sol não fornece vitamina D para o corpo. O correto é dizer que o corpo produz a vitamina D quando em contato com os raios solares. b) Os alimentos fornecem pequenas quantidades de vitamina D, por isso é preciso tomar sol para que o corpo possa produzi-la em maior quantidade e suprir sua necessidade.
Por que é essencial ingerir muito líquido nas estações quentes do ano?
No calor intenso, uma pessoa pode perder muita água pela transpiração. Para não ficar desidratada, é essencial que líquidos sejam ingeridos em maior quantidade e regularidade.
Explique como os músculos trabalham para fazer o braço flexionar, ou seja, mover-se para cima.
Para flexionar o braço, o músculo bíceps se contrai e o tríceps, relaxa. Ao se moverem, os músculos puxam os tendões e estes tracionam os ossos do braço, permitindo o movimento.
Observe, abaixo, a representação do esqueleto e faça o que se pede a seguir.
a) Nessa representação, contorne:
• em verde as articulações do ombro; • em amarelo as articulações do cotovelo; • em vermelho as articulações dos quadris; • em laranja as articulações do joelho; • em azul as articulações do tornozelo.
b) As articulações são divididas em três grupos. A que grupo pertencem as articulações contornadas na figura e quais suas funções?
b) As articulações contornadas na figura são classificadas como articulações móveis. Elas ligam os ossos uns aos outros, permitindo o movimento, em um trabalho conjunto com os músculos.
Por que é necessário que as unhas estejam limpas e cortadas quando se manipula alimentos?
As unhas devem ser limpas e cortadas regularmente, pois a sujeira debaixo delas pode conter microrganismos que causam doenças. A contaminação pode ocorrer quando a pessoa leva a mão à boca ou manipula os alimentos.
Leia o poema.
Noturno
O apito do trem perfura a noite. As paredes do quarto se encolhem. O mundo fica mais vasto.
Tantos livros para ler tantas ruas por andar tantas mulheres a possuir...
Quando chega a madrugada o adolescente adormece por fim certo de que o dia vai nascer especialmente para ele.
PAES, José Paulo. Noturno. In: Prosas seguidas de Odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Na segunda estrofe do poema, os versos começam de forma similar. Essa repetição de termos sugere que
as experiências do eu lírico são repetitivas.
ainda há muitas experiências para o eu lírico vivenciar.
o eu lírico encontra-se exausto com tantas atividades que deve realizar.
o eu lírico está entediado com a repetição de tarefas.
A repetição dos termos – tantos e tantas – nos versos da segunda estrofe sugere que o eu lírico ainda tem muitas experiências para vivenciar. A repetição é apenas de palavras, e não de atividades. O eu lírico não se encontra exausto ou entediado.
Observe as imagens.
As imagens mostram um exemplo de Unidade de Conservação de Proteção Integral (I) e um exemplo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável (II). Considerando as atividades que podem ser realizadas dentro dos seus limites, justifique a importância de cada uma delas para a preservação da biodiversidade.
Objeto(s) de conhecimento Preservação da biodiversidade
Habilidade (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 2/1
Grade de correção 100% O estudante justificou corretamente a importância das duas categorias de unidades de conservação para preservação da biodiversidade. As Unidades de Conservação de Proteção Integral são áreas destinadas à preservação dos ecossistemas, à realização de pesquisas científicas e visitação para fins educacionais e, portanto, ajudam na manutenção da biodiversidade e a melhorar o conhecimento e a conscientização sobre sua importância. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável são áreas utilizadas por populações cuja subsistência se baseia no extrativismo, na agricultura ou na pecuária e, além de proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, objetiva assegurar o uso sustentável dos recursos da unidade ajudando na preservação da biodiversidade. 50% O estudante justificou corretamente a importância de apenas uma das unidades de conservação para preservação da biodiversidade. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe a ilustração a seguir.
a) Identifique as estruturas numeradas da flor e suas respectivas funções.
b) Considerando que a autofecundação em flores hermafroditas não costuma acontecer com frequência, cite um mecanismo responsável por evitar esse processo.
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos
Habilidade Identificar as principais estruturas de uma flor e de um fruto e suas funções na reprodução e dispersão.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) 1: Abertura superior da parte feminina da flor. É a parte que recebe o grão de pólen. 2: Ovário. É onde são produzidos os gametas femininos e, após a fecundação, se desenvolvem em fruto. 3: Pétalas. Folhas modificadas, geralmente coloridas e atraentes para os polinizadores. 4: Antera. É onde os grãos de pólen são formados. Os grãos de pólen contêm o gameta masculino. 5: Filete. Estrutura que eleva a antera. b) Pode-se citar o amadurecimento dos órgãos reprodutores masculinos e femininos em tempos diferentes; ou a disposição afastada desses órgãos nas flores, o que impede o encontro dos gametas. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Discussão
1 No momento de leitura do relógio de sol, compare a hora solar com a hora de um relógio digital. Elas são iguais?
2 Explique por que só é possível verificar 12 horas do dia com o relógio solar.
1 Resposta pessoal.
2 Porque a sombra só é projetada, em geral, no período de 12 horas de incidência solar.
Esta atividade prática vai ajudar você a entender melhor como é o corpo dos cnidários. Com os colegas, formem grupos de quatro integrantes. Ao final de cada uma das orientações a seguir, conversem entre si e esclareçam dúvidas.
Material
Água
Tesoura
Canetas hidrocor
Lã colorida
Fita adesiva dupla face
Um balão de borracha (bexiga de festa)
Procedimento
Encha o balão com água.
Amarre o balão com um nó para ser o corpo principal do cnidário.
Corte os fios de lã em vários comprimentos diferentes para fazer os tentáculos.
Cole os fios de lã no balão com a fita dupla face.
Desenhe no balão as principais estruturas do cnidário utilizando as canetas coloridas.
Após a construção do modelo, converse com os colegas e respondam à questão a seguir.
Quais são as funções dos tentáculos?
Os tentáculos atuam na locomoção dos cnidários, além de serem importantes tanto na defesa quanto na captura de alimentos.
NO ESPAÇO ABAIXO, DESENHE VOCÊ DE FRENTE.
Modelo de sistema respiratório
Veja a seguir como montar um modelo de sistema respiratório. Este modelo ajudará você a compreender de um jeito divertido como funciona essa importante estrutura do corpo humano.
Material
• Dois canudos dobráveis
• Três bexigas
• Uma garrafa PET de 2 litros
• Tesoura de pontas arredondadas
• Fita adesiva
• Massa de modelar
Como fazer
1) Corte a garrafa ao meio, como indicado na figura abaixo. Peça ajuda a um adulto.
2) Prenda os dois canudos com fita adesiva. Em cada ponta solta dos canudos, encaixe uma bexiga e prenda-a também com fita adesiva.
3) Com a ajuda de um adulto, faça um furo na tampa da garrafa. O furo deve ser grande o suficiente para passar os dois canudos.
4) Passe os canudos pelo furo da tampa e prenda-os com um pouco de massa de modelar, de modo a vedar a saída e não deixar entrar ar.
5) Pegue a bexiga que sobrou e dê um nó para fechá-la. Depois, corte um pedaço do fundo da bexiga e encaixe-a na parte inferior da garrafa. Se necessário, prenda-a com fita adesiva.
6) Puxe e empurre a bexiga da parte inferior da garrafa. Observe o que acontece com as bexigas que estão dentro da garrafa.
O que representam a garrafa PET, os dois canudos e as duas bexigas dentro da garrafa?
A garrafa PET representa a caixa torácica, os canudos representam a traqueia e os brônquios, as bexigas laterais representam os pulmões.
ANALISE AS IMAGENS E RESPONDA:
QUE MUDANÇAS ACONTECERAM NO SEU CORPO DESDE QUE VOCÊ TINHA 1 ANO?
Resposta pessoal. Respostas possíveis: aumento da estatura, crescimento dos cabelos, mudanças no rosto, surgimento de pintas (sinais), etc.
Quando o dia está nublado, não é necessário passar o protetor solar.
Correto
Incorreto
O tom da pele do ser humano pode sofrer alteração? Em que situação você acha que isso pode ocorrer?
Escreva dois cuidados que se deve ter:
a) antes de expor-se ao sol:
b) durante a exposição ao sol:
a) Antes de tomar sol, devemos nos preparar colocando chapéu e óculos, além de aplicar o protetor solar.
b) Durante a exposição solar, precisamos nos hidratar e evitar o contato com frutas ácidas.
Durante o verão, utilizamos roupas, acessórios e outros produtos que nos dão conforto e proteção. Confira os que estão na lista a seguir e escreva como ou por que cada um deles contribui para manter a nossa saúde. Siga o modelo.
O fantástico rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes
O jamaicano Usain Bolt foi eleito o homem mais rápido do mundo durante as Olimpíadas de 2008, ao realizar a prova dos 100 metros rasos em 9,58 segundos.
O corredor queniano de longa distância Paul Tergat ficou conhecido aqui no Brasil ao vencer, por cinco vezes, a tradicional Corrida de São Silvestre, que é realizada na cidade de São Paulo.
E eles não são os únicos, pois os corredores africanos e afrodescendentes, especialmente quenianos e etíopes, na maioria das vezes, têm excelente rendimento esportivo.
Antes deles, outros superatletas também ficaram conhecidos mundialmente: Jesse Owens – campeão que obteve quatro medalhas de ouro na Olimpíada de 1936 – e Carl Lewis, ganhador de nove medalhas olímpicas de ouro, entre as décadas de 1980 e 1990.
Qual será o segredo da superioridade atlética dos africanos e afrodescendentes?
Vários estudos foram feitos para tentar explicar os motivos desse fenômeno. E indicam que as fantásticas conquistas esportivas são o resultado de uma combinação de vários fatores bem-sucedidos, tais como: a intensa prática de atividade física no decorrer da infância; uma dieta com baixo teor de gordura e rica em carboidratos; o grande volume de treinamento físico intensivo no período que antecede as competições e motivação psicológica para o sucesso. Contribui também o biotipo corporal que permite uma melhor eficiência no atletismo: corpo mais magro e longilíneo, com força muscular e elasticidade dos tendões, entre outros.
VANCINI, Rodrigo Luiz et al. O que explicaria o fantástico fenômeno de rendimento esportivo dos corredores africanos? Brazilian Journal of Biomotricity, v. 7, n.1, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.
*Biotipo corporal: tipo físico, formato do corpo. Por exemplo: corpo alto e magro, ou corpo forte e encorpado.
Quais foram os exemplos de atletas dados pelo texto que comprovam o extraordinário rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes?
O texto citou superatletas negros, vencedores de competições mundiais de atletismo, como Usain Bolt, Paul Tergat, Jesse Owens e Carl Lewis.
Toda a cartilagem se transforma em ossos? Explique
Não. Certos tipos de cartilagem não absorvem o cálcio e mantêm-se como cartilagem. Isso ocorre, por exemplo, com o tecido que forma as orelhas, a maior parte do nariz, o osso esterno e aqueles que recobrem as extremidades dos ossos nas articulações.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas