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Discuta com seus colegas e responda à questão a seguir.
No supermercado é indicado que as carnes e os derivados do leite sejam colocados por último no carrinho de compras. Por quê?
As carnes, assim como todos os alimentos perecíveis, devem ser colocadas por último no carrinho de compras, pois precisam ser mantidas sob refrigeração para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Você ou sua família tem o hábito de ler o rótulo dos alimentos antes de comprá-los?
Peça aos alunos que formem um círculo em sala de aula a fim de facilitar a troca de ideias entre eles. Oriente-os para que cada um espere a sua vez de falar, evitando as conversas paralelas que comprometem a eficácia da dinâmica e que respeitem a vez dos colegas se manifestarem, para que todos possam ouvir e ser ouvidos em seus depoimentos.
O objetivo desta seção é instigar nos alunos o hábito da leitura dos rótulos e, também, chamar a atenção deles para as características das embalagens. Se as tiver em mãos, utilize-as para enriquecer a discussão. Estimule os alunos a emitir livremente suas opiniões e faça-os refletir sobre a valorização que geralmente é dada a imagens (desenhos, por exemplo), cores e tipos de letras das embalagens; de modo que eles possam perceber que, de fato, não são estes os elementos mais importantes quando se trata da escolha dos alimentos.
É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre a data de validade dos alimentos. Porém, é mais raro que eles já tenham observado ou tido alguma informação sobre as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens. Sendo assim, conduza a conversa de modo a estimular a curiosidade deles pelo significado das outras informações apresentadas nos rótulos. Anuncie que o próximo tópico tratará desse tema.
A partir de 1990, diversos países implantaram o programa alimentar chamado “5 ao dia”, cujo objetivo é fazer as pessoas se lembrarem de comer, no mínimo, cinco porções de frutas ou de hortaliças todos os dias.
Imagine que você resolveu participar desse programa e complete o cardápio a seguir. Para isso, basta acrescentar um suco, uma fruta ou uma hortaliça em cada uma das cinco refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Pense nas melhores combinações que você pode fazer!
O objetivo deste item é estimular a inclusão de frutas e hortaliças nas refeições diárias dos alunos. Antes de iniciar, converse com eles sobre o programa “5 ao dia”. Leia, de forma compartilhada, o enunciado, e pergunte se já conheciam este programa. Chame a atenção para a representação dos vegetais no logotipo.
Professor, na seção Na rede, no fim deste Manual, sugerimos acessar o site que fornece informações complementares sobre o programa “5 ao dia”.
Aproveite a tabela apresentada na atividade para explorar, de forma oral, o conteúdo estudado. Questione os alunos quanto ao tipo de nutriente que deve estar presente em cada refeição proposta. Faça-os perceber que em todas elas devem estar incluídos alimentos energéticos e construtores. Reforce a ideia de que, para desenvolver uma alimentação saudável, é fundamental diversificar os alimentos em cada refeição, garantindo a presença de todos os nutrientes essenciais ao corpo humano.
Na imagem abaixo (Figura 19) podemos observar a produção de ferro líquido em uma siderúrgica. O aquecimento é utilizado para:
a) eliminar a água formada no interior do minério de ferro.
eliminar as partículas de areia e o oxigênio do minério de ferro.
substituir o carbono pelo hidrogênio.
transformar o ferro em ouro.
Alternativa b.
O minério de ferro é aquecido a uma temperatura de 1 500 oC para eliminar as impurezas que ficam aderidas a ele, incluindo partículas de areia e gás oxigênio.
As diatomáceas são algas muito pequenas que apresentam uma carapaça rígida. Quando morrem, suas carapaças se depositam no fundo dos oceanos e são compactadas. Após milhares de anos, originam rochas, os diatomitos. Essas rochas são:
magmáticas.
sedimentares.
metamórficas.
mistas.
Alternativa b.
As rochas sedimentares formam-se a partir do acúmulo e da compactação de grãos. Nesse caso, os sedimentos são provenientes das carapaças das diatomáceas, um tipo de alga unicelular.
Com base na figura a seguir (Figura 13), responda à questão.
Relacione o movimento indicado pela letra B à sucessão de dias e noites.
A letra B indica o movimento de rotação, que faz com que cada região do planeta esteja iluminada durante um período do dia e no escuro em outro período. Assim, o giro do planeta em torno do próprio eixo determina a sucessão de dias e noites.
Explique como Aristóteles chegou à conclusão de que o formato da Terra é esférico.
A partir da observação do eclipse lunar, em que a sombra da Terra, esférica, é projetada integral ou parcialmente sobre a Lua.
TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS? E QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS?
Não. Diferenças: sexo (há meninos e meninas); altura; cor da pele; cor dos olhos; tamanho e cor do cabelo. Semelhanças: as crianças têm cabeça, olhos, narinas, boca com dentes, orelhas, cabelos, braços, mãos (com dedos), pernas e pés (com dedos).
FORME DUPLA COM UM COLEGA E COMPAREM AS RESPOSTAS QUE VOCÊS DERAM NA ATIVIDADE ANTERIOR. DEPOIS COMPLETE O QUADRO ABAIXO, REGISTRANDO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE VOCÊS.
Respostas pessoais.
A QUEM PERTENCE ESSE ESPAÇO? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
A) A TODAS AS PESSOAS. B) ÀS PESSOAS QUE MORAM AO REDOR DA PRAÇA. C) A BIA E A SUA FAMÍLIA. D) AO GOVERNO.
X A) A TODAS AS PESSOAS
QUE SENTIMENTOS VOCÊ PODE PERCEBER NAS PESSOAS DAS DUAS IMAGENS? ELAS PARECEM GOSTAR DA ATIVIDADE QUE ESTÃO REALIZANDO?
As pessoas parecem felizes, o que pode indicar que elas estão gostando de fazer as atividades juntas.
AS PESSOAS DA IMAGEM RECOLHERAM O LIXO NO PARQUE.
• COMO O ACÚMULO DE LIXO NESSE AMBIENTE PODERIA SER EVITADO?
• As pessoas que frequentam o local não deveriam jogar lixo no parque e deveriam recolher o lixo que produziram. A disponibilidade de lixeiras facilita essa prática. Além disso, o governo também precisa fiscalizar a região e saber se o lixo produzido pelas indústrias está indo para o local adequado.
QUAIS ATITUDES VOCÊ PINTOU? ASSINALE-AS COM UM X.
A) GRITAR COM AS PESSOAS.
B) AJUDAR AS PESSOAS.
C) DIZER OBRIGADO QUANDO NECESSÁRIO.
D) BRINCAR SOZINHO.
X B) AJUDAR AS PESSOAS.
X C) DIZER OBRIGADO QUANDO NECESSÁRIO.
CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS: PODEMOS AFIRMAR QUE OS SENTIDOS FUNCIONAM EM CONJUNTO PARA PERCEBERMOS OS AMBIENTES?
TRUDI E KIKI
ERA UMA VEZ DUAS GAROTAS, A TRUDI E A KIKI. ELAS TINHAM GOSTOS E DESGOSTOS PARECIDOS. GOSTAVAM DE PINTAR AS UNHAS COM CORES CHOCANTES, ADORAVAM BRINCAR DE MÍMICA COM O PAI, AMAVAM OUVIR A MÃE CONTAR HISTÓRIAS. DETESTAVAM TER QUE APAGAR A LUZ NA HORA DE DORMIR E ODIAVAM ROUPA QUE PINICAVA. AS DUAS TINHAM A MESMA IDADE E A MESMA ALTURA. AMBAS ERAM RUIVAS E USAVAM O MESMO CORTE DE CABELO: CHANEL. APESAR DE TANTAS COISAS PARECIDAS, AS MENINAS TINHAM GRANDES DIFERENÇAS, E A MAIS IMPORTANTE DE TODAS É QUE UMA ERA BRUXA E A OUTRA NÃO.
EVA FURNARI. TRUDI E KIKI. SÃO PAULO: MODERNA, 2010. P. 5.
ESCREVA ABAIXO AS SEMELHANÇAS FÍSICAS ENTRE AS DUAS MENINAS.
Tinham a mesma altura, eram ruivas e usavam o mesmo corte de cabelo.
Assinale C se a alternativa for correta e I se a alternativa for incorreta.
( ) Desde o nascimento até por volta dos 18 anos, os ossos do ser humano vão crescendo.
( ) O estirão do crescimento representa a fase em que meninos e meninas têm um intenso aumento de estatura.
( ) A ponta do nariz do ser humano é formada por cartilagem.
( ) A cartilagem que recobre as extremidades dos ossos não permite o atrito entre eles, evitando seu desgaste.
( ) No experimento 1 (página 315), é possível verificar a importância do cálcio na elasticidade dos ossos.
( ) No experimento 2 (página 315), é possível compreender a importância do colágeno na rigidez dos ossos.
( C ) Desde o nascimento até por volta dos 18 anos, os ossos do ser humano vão crescendo.
( C ) O estirão do crescimento representa a fase em que meninos e meninas têm um intenso aumento de estatura.
( C ) A ponta do nariz do ser humano é formada por cartilagem.
( C ) A cartilagem que recobre as extremidades dos ossos não permite o atrito entre eles, evitando seu desgaste.
( I ) No experimento 1 (página 315), é possível verificar a importância do cálcio na elasticidade dos ossos.
( I ) No experimento 2 (página 315), é possível compreender a importância do colágeno na rigidez dos ossos.
Suponha que você está em um supermercado, comparando os rótulos de dois tipos de barra de cereais, que apresentam as seguintes informações:
A escolha do melhor alimento dependerá de sua necessidade nutricional. Analise as duas situações a seguir, escreva qual barrinha de cereais você escolheria em cada uma delas e explique o porquê.
a) Você quer ter mais energia para praticar seu esporte preferido.
Escolha:
Justificativa:
b) Seu intestino está "preso", ou seja, não está funcionando como deveria.
Escolha:
Justificativa:
a) Para obtenção de energia, a barra de cereais com castanha é mais indicada, já que possui uma quantidade maior de carboidratos.
b) Para combater a prisão de ventre, é indicada a barra de cereais com grãos integrais, pela presença de maior quantidade de fibras em sua composição. Esses elementos estimulam os movimentos peristálticos do intestino.
Diferencie rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas quanto à sua formação.
As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma, enquanto as sedimentares formam‑se pelo acúmulo e pela compactação de sedimentos. Já as rochas metamórficas originam‑se de rochas preexistentes que são submetidas a altas pressões e temperaturas.
Quanto à constituição, como os solos podem ser classificados? Cite o principal componente de cada um deles.
Arenoso (areia), argiloso (argila) e humífero (húmus).
Por que é mais comum encontrar fósseis em rochas sedimentares do que em outros tipos de rocha?
Porque o acúmulo de sedimentos necessários à formação das rochas sedimentares favorece a preservação de vestígios de seres vivos que constituem os fósseis.
Durante o processo de formação das rochas sedimentares, vestígios de seres vivos, como ossos, carapaças, dentes e plantas, são cobertos pelos minerais que constituem as rochas, preservando sua forma. O ponto importante dessa questão é expor a característica singular das rochas sedimentares que favorece a formação dos fósseis. Em regra, os alunos não compreendem por que é possível a fossilização em rochas sedimentares e em outras rochas, não.
João estava dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou. Ele logo pensou que a gasolina havia acabado. Então virou a chave de partida e analisou o painel: o mostrador de gasolina indicou que o tanque estava cheio, mas a bateria do veículo estava sem carga. João concluiu, então, que esse era o motivo de o automóvel ter parado.
Qual trecho dessa história representa a etapa da elaboração de hipóteses do método científico?
“[...] dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou.”
“Ele logo pensou que a gasolina havia acabado.”
“Então virou a chave de partida [...]”
“[...] a bateria do veículo estava sem carga.”
Relacione corretamente
A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa
( ) Proveniente da queima de matéria orgânica. ( ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. ( ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. ( ) Utiliza apenas o vento.
A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa
( D ) Proveniente da queima de matéria orgânica. ( C ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. ( A ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. ( B ) Utiliza apenas o vento.
Nesta questão, espera-se que os alunos relembrem as diferentes formas de geração de energia elétrica, seus modos de obtenção e os possíveis impactos ambientais associados a elas.
ESCREVA NO QUADRO ABAIXO UMA SEMELHANÇA E UMA DIFERENÇA ENTRE VOCÊ E A CRIANÇA QUE VOCÊ INDICOU NA ATIVIDADE ANTERIOR.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NO CARTAZ DE CADA CRIANÇA.
AS EXPRESSÕES A A D SÃO USADAS EM SITUAÇÕES EM QUE DEVEMOS DEMONSTRAR GENTILEZA. AGORA RESPONDA:
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS EXPRESSÕES B E C?
A expressão B é usada para reparar algo errado que a pessoa fez. Reforce que muitas vezes não achamos que magoamos alguém, mas, se a outra pessoa ficou triste ou ofendida, devemos pedir desculpas, pois cada pessoa sente de modo diferente. A expressão C é usada para solicitar algo, e deixar de usá-la é indelicadeza.
SE VOCÊ TEM ALGO PARA JOGAR NO LIXO E A LIXEIRA ESTÁ DISTANTE, O QUE VOCÊ FAZ?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam que recolhem e guardam o lixo para descartá-lo assim que encontrarem uma lixeira.
COMO VOCÊ COLABORA COM A ORGANIZAÇÃO DA CASA? E DA ESCOLA?
Respostas pessoais.
A TURMA DO PRIMEIRO ANO FEZ UMA LISTA DE BOAS ATITUDES. MAS ESTÃO FALTANDO ALGUMAS PALAVRAS NESSA LISTA! PARA COMPLETÁ-LA, UTILIZE AS PALAVRAS ABAIXO E OBSERVE AS IMAGENS DESTA PÁGINA.
PAREDES ROUPAS BRINQUEDOS LIXEIRA ESCOLA
• JOGAR O LIXO NA __________________.
• NÃO RABISCAR AS __________________ OU PICHAR OS MUROS.
• CONSERVAR LIMPOS OS AMBIENTES, COMO A __________________ CASA, A E OS LUGARES PÚBLICOS.
• AJUDAR A ORGANIZAR __________________ AS E OS __________________.
• lixeira
• paredes
• escola
• roupas / brinquedos
CUIDANDO DE ONDE MORAMOS
VIMOS QUE CUIDAR DO BAIRRO ONDE MORAMOS É IMPORTANTE PARA A MELHORIA DESSE AMBIENTE. SERÁ QUE CUIDAR DAS CASAS E DOS PRÉDIOS TAMBÉM É UMA FORMA DE CUIDAR DO NOSSO BAIRRO?
VEJA AS IMAGENS A SEGUIR.
QUE TIPO DE PINTURA FOI FEITA NA FACHADA DO EDIFÍCIO DA FOTOGRAFIA B?
Foram feitas pichações na fachada do prédio da imagem B.
AS SITUAÇÕES APRESENTADAS ABAIXO PRODUZEM QUE TIPOS DE EMOÇÃO?
AS NOSSAS EMOÇÕES ESTÃO LIGADAS AOS SENTIDOS.
ALGUNS SENTIDOS, COMO A VISÃO E A AUDIÇÃO, TAMBÉM AJUDAM AS PESSOAS A PERCEBER NOSSAS EMOÇÕES.
Professor, converse com os alunos e verifique se perceberam que o uso dos sentidos levou a emoções prazerosas.
POR QUE DEVO ME LAVAR?. CLAIRE LLEWELLYN E MIKE GORDON. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2002.
PINTE A MOLDURA DAS IMAGENS COM AS CORES QUE INDICAM QUANDO UMA ATITUDE DEVE SER TOMADA.
TODOS OS DIAS.
APÓS AS REFEIÇÕES.
APÓS USAR O BANHEIRO E ANTES DAS REFEIÇÕES.
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