Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
• DEPOIS DE JOGAR COM OS COLEGAS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) É impossível obter 1, pois a menor soma possível com os pontos de dois dados é 2.
B) 12 em cada jogada.
C) 6 + 2 ou 2 + 6; 3 + 5 ou 5 + 3; 4 + 4
D) 4 + 6 ou 6 + 4; 5 + 5
E) • Impossível, pois o jogo é realizado com dois dados.
• É possível, pois 2, 4, 6, 8, 10 e 12 são somas possíveis.
• É possível, pois 3, 5, 7, 9 e 11 são somas possíveis.
• É impossível, pois a maior soma possível com dois dados é 12.
• É possível, basta tirar o número 1 nos dois dados.
F) • 1 + 2 ou 2 + 1.
• 1 + 4 ou 4 + 1; 2 + 3 ou 3 + 2.
• 3 + 6 ou 6 + 3; 4 + 5 ou 5 + 4.
• 5 + 6 ou 6 + 5.
• 6 + 6.
ESCREVA CINCO PALAVRAS USANDO O QUADRO DE SÍLABAS.
Resposta pessoal. Possibilidades de resposta: mata, sapato, casa, mesa, cama, melado, rato, mala.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DAS DUAS PARLENDAS. DEPOIS MEMORIZE E RECITE-AS COM OS COLEGAS.
PARLENDA 1
GALINHA CHOCA COMEU MINHOCA SAIU PULANDO QUE NEM PIPOCA.
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARLENDA 2
UMA PULGA NA BALANÇA DEU UM PULO E FOI À FRANÇA. OS CAVALOS A CORRER AS MENINAS A BRINCAR VAMOS VER QUEM VAI PEGAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
COPIE DA PRIMEIRA PARLENDA AS PALAVRAS QUE RIMAM COM CHOCA.
Minhoca e pipoca.
PREENCHA A FICHA A SEGUIR COM SEUS DADOS. PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR OU RESPONSÁVEL.
Respostas pessoais de acordo com informações de um familiar ou responsável.
OBSERVE CADA ILUSTRAÇÃO E ESCREVA OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS:
• A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
Imagem 1: • 4
• 8
Imagem 2: • 5
• 10
Imagem 3: • 8
• 16
Imagem 4: • 10
• 20
OBSERVE ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA O CORPO FICAR SAUDÁVEL.
AGORA, COPIE ESSES CUIDADOS, ORGANIZANDO-OS DE ACORDO COM A TABELA.
OBSERVE A FOTOGRAFIA.
A) 20 sementes.
B) 10 grupos.
EM UMA FOLHA À PARTE, FAÇA O DESENHO DO ROBÔ DE SUCATA QUE FOI CONFECCIONADO NA SEÇÃO VAMOS BRINCAR. NÃO SE ESQUEÇA DE DESENHAR OS ACESSÓRIOS NELE.
Desenho do robô de sucata confeccionado pelo aluno.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
UM CACHORRO
UM CACHORRO DO MORRO DESCEU PEDINDO SOCORRO: — SE NÃO CUIDAREM DE MIM, AI, EU MORRO! SE ME PEGAREM VIRANDO LIXO, NEM ME LIXO. SE VIEREM COM PONTAPÉ, DOU NO PÉ.
MAS AÍ O CACHORRO DO MORRO ENCONTROU DONA SOCORRO. E VEIO BANHO E VEIO BOA BOIA, MUITO AGRADO POR TODO LADO, UM BOM LUGAR PRA DORMIR E MUITA RAZÃO PRA SORRIR.
E ERA UMA VEZ UM CACHORRO DO MORRO…
ELIAS JOSÉ. DE OLHO NOS BICHOS. SÃO PAULO: FTD, 2003. P. 41. (SÉRIE ARCA DE NOÉ).
QUE VERSO DIZ QUE O CACHORRO ESTAVA PEDINDO SOCORRO?
No segundo verso: “Desceu pedindo socorro:”.
VOCÊ CONHECE O BOLICHE? JÁ JOGOU?
Respostas pessoais.
• AGORA QUE VOCÊ JÁ JOGOU, REGISTRE OS PONTOS DO SEU GRUPO COMPLETANDO O QUADRO ABAIXO.
Respostas pessoais. Para a soma dos pontos, os alunos podem utilizar qualquer estratégia.
a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
COMO VOCÊ ESTUDOU, DEPOIS DO DIA VEM A NOITE, DEPOIS OUTRO DIA E OUTRA NOITE. ESSAS SEQUÊNCIAS DE DIAS E NOITES SÃO ACONTECIMENTOS DA NATUREZA QUE CHAMAMOS DE RITMO NATURAL.
OS RITMOS NATURAIS INFLUENCIAM A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS, COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS E AS PESSOAS DE DIVERSOS LUGARES.
OBSERVE AS ATIVIDADES REALIZADAS POR CRIANÇAS DE DIFERENTES GRUPOS INDÍGENAS AO LONGO DO DIA.
ESCOLHA UMA DAS FOTOGRAFIAS DA PÁGINA ANTERIOR E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) Resposta pessoal.
B) A resposta depende da escolha do aluno. Na imagem 1, as crianças estão brincando de fazer bolo de terra; na 2, com arco e flecha; na 3, elas estão brincando ao redor da fogueira.
C) Resposta pessoal. É importante verificar se há coerência entre o horário de prática da atividade desenhada e a imagem selecionada previamente.
USE O ESPAÇAMENTO CORRETO ENTRE AS PALAVRAS PARA FORMAR AS FRASES. DEPOIS, COPIE-AS.
DICA: OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E SIGA O EXEMPLO.
b) A família de Marcelo brinca na neve.
c) O verão combina com praia e calor.
VOCÊ JÁ VISITOU UM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL? JÁ VIU DE PERTO FÓSSEIS E RÉPLICAS DE ANIMAIS EXTINTOS?
CONHEÇA UM ANIMAL QUE HABITAVA O PLANETA TERRA MONTANDO UM QUEBRA-CABEÇA.
DESTAQUE AS PEÇAS ABAIXO E MONTE O QUEBRA-CABEÇA. DEPOIS, COLE-O NO ESPAÇO INDICADO.
Acompanhe os alunos no destaque, na organização e na colagem das peças do quebra-cabeça que se encontram no enunciado.
REPRESENTE OS DESLOCAMENTOS NA RETA E FAÇA O REGISTRO MATEMÁTICO.
A) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 12.
REGISTRO MATEMÁTICO: 5 + 7 = 12
B) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 12
REGISTRO MATEMÁTICO: 3 + 9 = 12
C) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 8.
REGISTRO MATEMÁTICO: 12 – 4 = 8
D) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 6.
REGISTRO MATEMÁTICO: 13 – 7 = 6
E) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 20.
REGISTRO MATEMÁTICO: 12 + 8 = 20
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO A SEGUIR.
ROBÔ DE SUCATA
MATERIAL
• CAIXAS DE TAMANHOS VARIADOS
• COLA BRANCA, RÉGUA E TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
• FITA-CREPE
• UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE
• PINCEL
• TINTA ACRÍLICA (COR DE SUA PREFERÊNCIA)
• 1 ROLO DE PAPEL TOALHA
• 2 TAMPINHAS DE GARRAFA PET
• 4 TAMPINHAS DE CREME DENTAL
• PARA DECORAÇÃO: TAMPAS, BOTÕES, SOBRAS DE E.V.A., ENTRE OUTROS
COMO FAZER
1. COLOQUE O MATERIAL SOBRE A MESA.
2. SEPARE O MATERIAL POR TAMANHO E TIPO (PAPEL, CAIXA, TAMPINHAS, BOTÕES, ETC.).
3. PENSE NO MATERIAL QUE VOCÊ TEM DISPONÍVEL E FAÇA UM DESENHO (ESBOÇO) DE COMO VOCÊ ACHA QUE VAI FICAR SEU ROBÔ. ELE DEVE TER CABEÇA, TRONCO E MEMBROS, ALÉM DE OLHOS, NARIZ E BOCA.
4. USE A MAIOR CAIXA PARA FAZER O TRONCO DO ROBÔ.
5. SELECIONE O MATERIAL QUE PODE SER USADO PARA FAZER OS BRAÇOS E AS PERNAS DO ROBÔ. FIXE-OS AO TRONCO COM FITA-CREPE OU COLA.
6. FAÇA O PESCOÇO USANDO UMA CAIXA OU OUTRO MATERIAL. FIXE-A COM COLA OU FITA-CREPE.
7. SEPARE UMA CAIXA PARA SER A CABEÇA. FIXE-A AO PESCOÇO.
8. COLE BOTÕES, TAMPINHAS DE GARRAFA OU OUTROS MATERIAIS PARA FAZER OLHOS, BOCA E NARIZ. COLE-OS NA CABEÇA.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
Robô de sucata.
OS SERES HUMANOS E OS ANIMAIS
IMAGINE UMA MÁQUINA DO TEMPO. AGORA, PENSE QUE, COM ELA, VOCÊ PODE VOLTAR AO TEMPO EM QUE OS GRUPOS HUMANOS SE ABRIGAVAM EM GRUTAS E CAVERNAS. SERÁ QUE VOCÊ VERIA ANIMAIS CONVIVENDO COM AS PESSOAS? SERÁ QUE NAS CAVERNAS HAVERIA AQUÁRIO COM PEIXINHOS? OU GATOS E CÃES BRINCANDO COM AS CRIANÇAS? O QUE VOCÊ ACHA?
OS PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS NÃO TINHAM ANIMAIS DOMÉSTICOS, COMO OCORRE HOJE EM DIA. OS ANIMAIS ERAM PROCURADOS PELAS PESSOAS PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DE CAÇA.
COM O PASSAR DO TEMPO, A RELAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS COM OS ANIMAIS COMEÇOU A MUDAR. AS PESSOAS PERCEBERAM QUE ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS PODERIAM SER MAIS ÚTEIS VIVENDO PERTO DELAS.
A PARCERIA ENTRE SERES HUMANOS E CACHORROS AJUDAVA NA SOBREVIVÊNCIA DE AMBOS: OS CÃES AUXILIAVAM NA CAÇA, DE DIA, E NA PROTEÇÃO DAS PESSOAS, À NOITE. EM TROCA, RECEBIAM PARTE DOS ALIMENTOS.
AINDA HOJE ALGUNS CÃES SÃO TREINADOS PARA AJUDAR O SER HUMANO A EXECUTAR TAREFAS.
O GATO É OUTRO ANIMAL QUE TEM UMA CONVIVÊNCIA BEM ANTIGA COM O SER HUMANO. CIENTISTAS ACREDITAM QUE, HÁ CERCA DE 10 MIL ANOS, OS GATOS SE APROXIMARAM DAS POVOAÇÕES HUMANAS PARA CAÇAR RATOS. E ESSA CONVIVÊNCIA ENTRE GATOS E SERES HUMANOS PERMANECE ATÉ HOJE.
QUE PARCERIA OS SERES HUMANOS E OS CÃES FAZIAM ANTIGAMENTE?
O cão ajudava o ser humano a caçar, de dia, e protegia os grupos humanos, à noite; em troca, o animal recebia alimento.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
AO OUVIR O TRAVA-LÍNGUA, O QUE VOCÊ IMAGINA SER UM MAFAGAFO?
É um animal inventado ou imaginário.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
UM CACHORRO
UM CACHORRO DO MORRO DESCEU PEDINDO SOCORRO: — SE NÃO CUIDAREM DE MIM, AI, EU MORRO! SE ME PEGAREM VIRANDO LIXO, NEM ME LIXO. SE VIEREM COM PONTAPÉ, DOU NO PÉ.
MAS AÍ O CACHORRO DO MORRO ENCONTROU DONA SOCORRO. E VEIO BANHO E VEIO BOA BOIA, MUITO AGRADO POR TODO LADO, UM BOM LUGAR PRA DORMIR E MUITA RAZÃO PRA SORRIR.
E ERA UMA VEZ UM CACHORRO DO MORRO…
ELIAS JOSÉ. DE OLHO NOS BICHOS. SÃO PAULO: FTD, 2003. P. 41. (SÉRIE ARCA DE NOÉ).
ESCREVA O NOME DA PESSOA QUE O CACHORRO ENCONTROU.
Dona Socorro.
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E CONTORNE:
• DE LARANJA AS FIGURAS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
• DE AZUL OS ITENS UTILIZADOS PARA A ALIMENTAÇÃO DO ANIMAL.
• DE VERDE OS OBJETOS USADOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR DO ANIMAL.
Os alunos devem contornar:
– de laranja: gato, cachorro, peixe, coelho;
– de azul: comedouro, pacote de ração, ossinho;
– de verde: casinha, caminha, seringa/vacina, xampu, pente/escova, brinquedo/bola.
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO COM O PROFESSOR.
LAVAR AS MÃOS (MÃO)
UMA LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA LAVA UMA
DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA LAVA UMA MÃO, LAVA OUTRA LAVA UMA MÃO, LAVA OUTRA LAVA UMA
A DOENÇA VAI EMBORA JUNTO COM A SUJEIRA VERMES, BACTÉRIAS, MANDO EMBORA EMBAIXO DA TORNEIRA ÁGUA UMA, ÁGUA OUTRA ÁGUA UMA MÃO, ÁGUA OUTRA ÁGUA UMA MÃO
LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA LAVA UMA
NA SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA, BACIA, BANHEIRA LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA
ARNALDO ANTUNES. PRA FICAR COM VOCÊ. PALAVRA CANTADA, MCD, 2014.
NA LETRA DA CANÇÃO APARECE A PALAVRA SEGUNDA, QUE TEM A LETRA G EM UMA DE SUAS SÍLABAS. NO QUADRO, CONTORNE AS SÍLABAS QUE TÊM ESSA MESMA LETRA.
OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO. CONTORNE AQUELES QUE VOCÊ CONHECE E DIGA PARA QUE SERVEM.
Resposta pessoal.
OBSERVE A IMAGEM. EM GRUPO, CONVERSEM E REGISTREM O QUE AS CRIANÇAS FIZERAM PARA QUE OS CARRINHOS DESLIZASSEM NA TÁBUA DE MADEIRA SEM SEREM EMPURRADOS.
As crianças da imagem inclinaram a tábua de madeira para fazer uma rampa para que os carrinhos deslizassem sem serem empurrados.
VOCÊ E OS COLEGAS FARÃO UMA EXPERIÊNCIA COM CASCA DE OVO E VINAGRE PARA COMPREENDER COMO AS CÁRIES SURGEM NOS DENTES. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
MEU AMIGO DE PAPEL
ERA DOMINGO E UMA CHUVINHA CHATA PRENDIA TODO MUNDO DENTRO DE CASA.
– AI, AI, AI! – LAMENTAVA-SE PATRÍCIA. – VOU PASSAR O DOMINGO TODO SEM NADA PRA FAZER...
– E EU? – INTROMETEU-SE UMA VOZINHA. – POR QUE VOCÊ NÃO SE OCUPA COMIGO?
QUE VOZINHA ERA AQUELA? PATRÍCIA OLHOU PARA TODOS OS LADOS. QUEM ESTAVA FALANDO? ELA ESTAVA SOZINHA NO QUARTO. SERIA UM FANTASMA? NÃO ERA UM FANTASMA: EM CIMA DA MESA, UM LIVRO FALAVA FEITO GENTE!
– VOCÊ... VOCÊ... FALA?
– EU FAÇO QUALQUER COISA, PATRÍCIA! – RIU-SE O LIVRO.
– COMIGO, VOCÊ PODE FAZER O QUE QUISER. QUE NEGÓCIO É ESSE DE DIZER QUE NÃO TEM NADA PRA FAZER? É JUSTAMENTE NESSAS HORAS QUE EU POSSO LEVAR VOCÊ EM VIAGENS MARAVILHOSAS PARA QUALQUER LUGAR, PARA QUALQUER TEMPO. VENHA SONHAR COMIGO!
PATRÍCIA PEGOU O LIVRO. AOS POUCOS, AGACHADA NO TAPETE, ESQUECEU-SE DA VIDA. ATÉ QUE, LÁ DE FORA, A VOZ DA MÃE VEIO DESPERTÁ-LA:
– PATRÍCIA! VENHA AQUI UM MINUTO! SEM LEVANTAR OS OLHOS DO LIVRO, A MENINA RESPONDEU:
– AGORA NÃO POSSO, MÃE. ESTOU MUITO OCUPADA!
PEDRO BANDEIRA. MEU AMIGO DE PAPEL. DISPONÍVEL EM: h t t p s : //bibliotecapband.blogspot.com/. ACESSO EM: 5 DEZ. 2024.
QUEM É O AMIGO DE PAPEL?
O livro.
DESENHE UMA CENA À NOITE COM CHUVA E CALOR.
Resposta pessoal.
COM A RÉGUA, PODEMOS MEDIR EM CENTÍMETRO E USAMOS O SÍMBOLO cm PARA INDICAR A MEDIDA.
QUANTOS CENTÍMETROS TEM SUA RÉGUA?
Resposta pessoal.
DESCOBRIR DINOSSAUROS
VOCÊ JÁ VIU DINOSSAUROS EM FILMES OU EM DESENHOS ANIMADOS? É POSSÍVEL VER UM DINOSSAURO DE VERDADE?
OS DINOSSAUROS SÃO ANIMAIS EXTINTOS QUE VIVERAM NO PLANETA TERRA HÁ MILHÕES DE ANOS, BEM ANTES DO SURGIMENTO DO SER HUMANO.
OS CIENTISTAS QUE ESTUDAM DINOSSAUROS E OUTROS SERES QUE VIVERAM NO PASSADO SÃO CHAMADOS DE PALEONTÓLOGOS. ELES USAM OS VESTÍGIOS DESSES SERES PARA CONHECÊ-LOS E ESTUDÁ-LOS.
GLOSSÁRIO EXTINTO: QUE DEIXOU DE EXISTIR. VESTÍGIO: SINAL DE ALGO QUE EXISTIU.
O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM?
A imagem mostra paleontólogos desenterrando e manuseando ossos que encontraram em uma escavação.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas