Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 02 - Ciências - Capítulo 3 - A conservação dos alimentos - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Discuta com seus colegas e responda à questão a seguir.

No supermercado é indicado que as carnes e os derivados do leite sejam colocados por último no carrinho de compras. Por quê?

Resposta:

As carnes, assim como todos os alimentos perecíveis, devem ser colocadas por último no carrinho de compras, pois precisam ser mantidas sob refrigeração para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Questão 02 - Ciências - Capítulo 2 - De olho no rótulo dos alimentos - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você ou sua família tem o hábito de ler o rótulo dos alimentos antes de comprá-los?

Resposta:

Peça aos alunos que formem um círculo em sala de aula a fim de facilitar a troca de ideias entre eles. Oriente-os para que cada um espere a sua vez de falar, evitando as conversas paralelas que comprometem a eficácia da dinâmica e que respeitem a vez dos colegas se manifestarem, para que todos possam ouvir e ser ouvidos em seus depoimentos.

O objetivo desta seção é instigar nos alunos o hábito da leitura dos rótulos e, também, chamar a atenção deles para as características das embalagens. Se as tiver em mãos, utilize-as para enriquecer a discussão. Estimule os alunos a emitir livremente suas opiniões e faça-os refletir sobre a valorização que geralmente é dada a imagens (desenhos, por exemplo), cores e tipos de letras das embalagens; de modo que eles possam perceber que, de fato, não são estes os elementos mais importantes quando se trata da escolha dos alimentos.

É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre a data de validade dos alimentos. Porém, é mais raro que eles já tenham observado ou tido alguma informação sobre as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens. Sendo assim, conduza a conversa de modo a estimular a curiosidade deles pelo significado das outras informações apresentadas nos rótulos. Anuncie que o próximo tópico tratará desse tema.  

Questão 02 - Ciências - Capítulo 1 - A energiados alimentos - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

A partir de 1990, diversos países implantaram o programa alimentar chamado “5 ao dia”, cujo objetivo é fazer as pessoas se lembrarem de comer, no mínimo, cinco porções de frutas ou de hortaliças todos os dias.

Imagine que você resolveu participar desse programa e complete o cardápio a seguir. Para isso, basta acrescentar um suco, uma fruta ou uma hortaliça em cada uma das cinco refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Pense nas melhores combinações que você pode fazer!

Resposta:

O objetivo deste item é estimular a inclusão de frutas e hortaliças nas refeições diárias dos alunos. Antes de iniciar, converse com eles sobre o programa “5 ao dia”. Leia, de forma compartilhada, o enunciado, e pergunte se já conheciam este programa. Chame a atenção para a representação dos vegetais no logotipo.

Professor, na seção Na rede, no fim deste Manual, sugerimos acessar o site que fornece informações complementares sobre o programa “5 ao dia”.

Aproveite a tabela apresentada na atividade para explorar, de forma oral, o conteúdo estudado. Questione os alunos quanto ao tipo de nutriente que deve estar presente em cada refeição proposta. Faça-os perceber que em todas elas devem estar incluídos alimentos energéticos e construtores. Reforce a ideia de que, para desenvolver uma alimentação saudável, é fundamental diversificar os alimentos em cada refeição, garantindo a presença de todos os nutrientes essenciais ao corpo humano.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os recursos naturais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na imagem abaixo (Figura 19) podemos observar a produção de ferro líquido em uma siderúrgica. O aquecimento é utilizado para:



( a )

a) eliminar a água formada no interior do minério de ferro.

( b )

 eliminar as partículas de areia e o oxigênio do minério de ferro.

( c )

substituir o carbono pelo hidrogênio.

( d )

transformar o ferro em ouro.

Resposta:

 Alternativa b.

O minério de ferro é aquecido a uma temperatura de 1 500 oC para eliminar as impurezas que ficam aderidas a ele, incluindo partículas de areia e gás oxigênio.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - As rochas e os minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As diatomáceas são algas muito pequenas que apresentam uma carapaça rígida. Quando morrem, suas carapaças se depositam no fundo dos oceanos e são compactadas. Após milhares de anos, originam rochas, os diatomitos. Essas rochas são:



( a )

magmáticas.

( b )

sedimentares.

( c )

metamórficas.

( d )

mistas.

Resposta:

Alternativa b.

As rochas sedimentares formam-se a partir do acúmulo e da compactação de grãos. Nesse caso, os sedimentos são provenientes das carapaças das diatomáceas, um tipo de alga unicelular.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Os movimentos da Terra - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Com base na figura a seguir (Figura 13), responda à questão.

 Relacione o movimento indicado pela letra B à sucessão de dias e noites.  

Resposta:

A letra B indica o movimento de rotação, que faz com que cada região do planeta esteja iluminada durante um período do dia e no escuro em outro período. Assim, o giro do planeta em torno do próprio eixo determina a sucessão de dias e noites.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O planeta em que vivemos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique como Aristóteles chegou à conclusão de que o formato da Terra é esférico.

Resposta:

A partir da observação do eclipse lunar, em que a sombra da Terra, esférica, é projetada integral ou parcialmente sobre a Lua.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios (pg. 108) - BY NC 3.0BR

TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS? E QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS?

Resposta:

Não. Diferenças: sexo (há meninos e meninas); altura; cor da pele; cor dos olhos; tamanho e cor do cabelo. Semelhanças: as crianças têm cabeça, olhos, narinas, boca com dentes, orelhas, cabelos, braços, mãos (com dedos), pernas e pés (com dedos).

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

FORME DUPLA COM UM COLEGA E COMPAREM AS RESPOSTAS QUE VOCÊS DERAM NA ATIVIDADE ANTERIOR. DEPOIS COMPLETE O QUADRO ABAIXO, REGISTRANDO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE VOCÊS.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

A QUEM PERTENCE ESSE ESPAÇO? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.

A) A TODAS AS PESSOAS. B) ÀS PESSOAS QUE MORAM AO REDOR DA PRAÇA. C) A BIA E A SUA FAMÍLIA. D) AO GOVERNO. 

Resposta:

X A) A TODAS AS PESSOAS

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

QUE SENTIMENTOS VOCÊ PODE PERCEBER NAS PESSOAS DAS DUAS IMAGENS? ELAS PARECEM GOSTAR DA ATIVIDADE QUE ESTÃO REALIZANDO?

Resposta:

As pessoas parecem felizes, o que pode indicar que elas estão gostando de fazer as atividades juntas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios (pg. 134) - BY NC 3.0BR

AS PESSOAS DA IMAGEM RECOLHERAM O LIXO NO PARQUE.

• COMO O ACÚMULO DE LIXO NESSE AMBIENTE PODERIA SER EVITADO?

Resposta:

• As pessoas que frequentam o local não deveriam jogar lixo no parque e deveriam recolher o lixo que produziram. A disponibilidade de lixeiras facilita essa prática. Além disso, o governo também precisa fiscalizar a região e saber se o lixo produzido pelas indústrias está indo para o local adequado.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

QUAIS ATITUDES VOCÊ PINTOU? ASSINALE-AS COM UM X.

A) GRITAR COM AS PESSOAS.

B) AJUDAR AS PESSOAS.

C) DIZER OBRIGADO QUANDO NECESSÁRIO.

D) BRINCAR SOZINHO.

Resposta:

X B) AJUDAR AS PESSOAS.

X C) DIZER OBRIGADO QUANDO NECESSÁRIO.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS: PODEMOS AFIRMAR QUE OS SENTIDOS FUNCIONAM EM CONJUNTO PARA PERCEBERMOS OS AMBIENTES?

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

TRUDI E KIKI

ERA UMA VEZ DUAS GAROTAS, A TRUDI E A KIKI. ELAS TINHAM GOSTOS E DESGOSTOS PARECIDOS. GOSTAVAM DE PINTAR AS UNHAS COM CORES CHOCANTES, ADORAVAM BRINCAR DE MÍMICA COM O PAI, AMAVAM OUVIR A MÃE CONTAR HISTÓRIAS. DETESTAVAM TER QUE APAGAR A LUZ NA HORA DE DORMIR E ODIAVAM ROUPA QUE PINICAVA. AS DUAS TINHAM A MESMA IDADE E A MESMA ALTURA. AMBAS ERAM RUIVAS E USAVAM O MESMO CORTE DE CABELO: CHANEL. APESAR DE TANTAS COISAS PARECIDAS, AS MENINAS TINHAM GRANDES DIFERENÇAS, E A MAIS IMPORTANTE DE TODAS É QUE UMA ERA BRUXA E A OUTRA NÃO.

EVA FURNARI. TRUDI E KIKI. SÃO PAULO: MODERNA, 2010. P. 5.

ESCREVA ABAIXO AS SEMELHANÇAS FÍSICAS ENTRE AS DUAS MENINAS.

Resposta:

Tinham a mesma altura, eram ruivas e usavam o mesmo corte de cabelo.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Cuidar dos ossos - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Assinale C se a alternativa for correta e I se a alternativa for incorreta.

(    ) Desde o nascimento até por volta dos 18 anos, os ossos do ser humano vão crescendo.

(    ) O estirão do crescimento representa a fase em que meninos e meninas têm um intenso aumento de estatura.

(    ) A ponta do nariz do ser humano é formada por cartilagem.

(    ) A cartilagem que recobre as extremidades dos ossos não permite o atrito entre eles, evitando seu desgaste.

(    ) No experimento 1 (página 315), é possível verificar a importância do cálcio na elasticidade dos ossos.

(    ) No experimento 2 (página 315), é possível compreender a importância do colágeno na rigidez dos ossos.

Resposta:

( C  ) Desde o nascimento até por volta dos 18 anos, os ossos do ser humano vão crescendo.

( C  ) O estirão do crescimento representa a fase em que meninos e meninas têm um intenso aumento de estatura.

(  C ) A ponta do nariz do ser humano é formada por cartilagem.

(  C ) A cartilagem que recobre as extremidades dos ossos não permite o atrito entre eles, evitando seu desgaste.

( I  ) No experimento 1 (página 315), é possível verificar a importância do cálcio na elasticidade dos ossos.

( I ) No experimento 2 (página 315), é possível compreender a importância do colágeno na rigidez dos ossos.

Questão 02 - Ciências - Capítulo 2 - De olho no rótulo dos alimentos - Atividade - BY NC 3.0BR

Suponha que você está em um supermercado, comparando os rótulos de dois tipos de barra de cereais, que apresentam as seguintes informações:

A escolha do melhor alimento dependerá de sua necessidade nutricional. Analise as duas situações a seguir, escreva qual barrinha de cereais você escolheria em cada uma delas e explique o porquê.

a) Você quer ter mais energia para praticar seu esporte preferido.

Escolha:

Justificativa:

b) Seu intestino está "preso", ou seja, não está funcionando como deveria.

Escolha:

Justificativa:

Resposta:

a) Para obtenção de energia, a barra de cereais com castanha é mais indicada, já que possui uma quantidade maior de carboidratos.

b) Para combater a prisão de ventre, é indicada a barra de cereais com grãos integrais, pela presença de maior quantidade de fibras em sua composição. Esses elementos estimulam os movimentos peristálticos do intestino.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - As rochas e os minerais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Diferencie rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas quanto à sua formação.  

Resposta:

As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma, enquanto as sedimentares formam‑se pelo acúmulo e pela compactação de sedimentos. Já as rochas metamórficas originam‑se de rochas preexistentes que são submetidas a altas pressões e temperaturas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - O solo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Quanto à constituição, como os solos podem ser classificados? Cite o principal componente de cada um deles.

Resposta:

Arenoso (areia), argiloso (argila) e humífero (húmus).

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - As rochas e os minerais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Por que é mais comum encontrar fósseis em rochas sedimentares do que em outros tipos de rocha?

Resposta:

Porque o acúmulo de sedimentos necessários à formação das rochas sedimentares favorece a preservação de vestígios de seres vivos que constituem os fósseis.

Durante o processo de formação das rochas sedimentares, vestígios de seres vivos, como ossos, carapaças, dentes e plantas, são cobertos pelos minerais que constituem as rochas, preservando sua forma. O ponto importante dessa questão é expor a característica singular das rochas sedimentares que favorece a formação dos fósseis. Em regra, os alunos não compreendem por que é possível a fossilização em rochas sedimentares e em outras rochas, não.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Vamos estudar ciências? - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

João estava dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou. Ele logo pensou que a gasolina havia acabado. Então virou a chave de partida e analisou o painel: o mostrador de gasolina indicou que o tanque estava cheio, mas a bateria do veículo estava sem carga. João concluiu, então, que esse era o motivo de o automóvel ter parado.

Qual trecho dessa história representa a etapa da elaboração de hipóteses do método científico?



( a )

“[...] dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou.” 

( b )

“Ele logo pensou que a gasolina havia acabado.” 

( c )

“Então virou a chave de partida [...]” 

( d )

“[...] a bateria do veículo estava sem carga.”

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os recursos naturais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Relacione corretamente

A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa

(  ) Proveniente da queima de matéria orgânica. (  ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. (  ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. (  ) Utiliza apenas o vento.

Resposta:

A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa

( D ) Proveniente da queima de matéria orgânica. ( C ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. ( A ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. ( B ) Utiliza apenas o vento.

Nesta questão, espera-se que os alunos relembrem as diferentes formas de geração de energia elétrica, seus modos de obtenção e os possíveis impactos ambientais associados a elas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios - Para aprender: Semelhanças e diferenças entre as pessoas - BY NC 3.0BR

ESCREVA NO QUADRO ABAIXO UMA SEMELHANÇA E UMA DIFERENÇA ENTRE VOCÊ E A CRIANÇA QUE VOCÊ INDICOU NA ATIVIDADE ANTERIOR.

Resposta:

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Para aprender: Boas atitudes - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NO CARTAZ DE CADA CRIANÇA.

AS EXPRESSÕES A A D SÃO USADAS EM SITUAÇÕES EM QUE DEVEMOS DEMONSTRAR GENTILEZA. AGORA RESPONDA:

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS EXPRESSÕES B E C?

Resposta:

A expressão B é usada para reparar algo errado que a pessoa fez. Reforce que muitas vezes não achamos que magoamos alguém, mas, se a outra pessoa ficou triste ou ofendida, devemos pedir desculpas, pois cada pessoa sente de modo diferente. A expressão C é usada para solicitar algo, e deixar de usá-la é indelicadeza.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

SE VOCÊ TEM ALGO PARA JOGAR NO LIXO E A LIXEIRA ESTÁ DISTANTE, O QUE VOCÊ FAZ?

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam que recolhem e guardam o lixo para descartá-lo assim que encontrarem uma lixeira.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

COMO VOCÊ COLABORA COM A ORGANIZAÇÃO DA CASA? E DA ESCOLA?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Para aprender: Higiene dos ambientes - BY NC 3.0BR

A TURMA DO PRIMEIRO ANO FEZ UMA LISTA DE BOAS ATITUDES. MAS ESTÃO FALTANDO ALGUMAS PALAVRAS NESSA LISTA! PARA COMPLETÁ-LA, UTILIZE AS PALAVRAS ABAIXO E OBSERVE AS IMAGENS DESTA PÁGINA.

PAREDES              ROUPAS               BRINQUEDOS               LIXEIRA               ESCOLA

• JOGAR O LIXO NA __________________.

• NÃO RABISCAR AS __________________ OU PICHAR OS MUROS.

• CONSERVAR LIMPOS OS AMBIENTES, COMO A __________________ CASA, A E OS LUGARES PÚBLICOS.

• AJUDAR A ORGANIZAR __________________ AS E OS __________________.

Resposta:

• lixeira

• paredes

• escola

• roupas / brinquedos

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

CUIDANDO DE ONDE MORAMOS

VIMOS QUE CUIDAR DO BAIRRO ONDE MORAMOS É IMPORTANTE PARA A MELHORIA DESSE AMBIENTE. SERÁ QUE CUIDAR DAS CASAS E DOS PRÉDIOS TAMBÉM É UMA FORMA DE CUIDAR DO NOSSO BAIRRO?

VEJA AS IMAGENS A SEGUIR.

QUE TIPO DE PINTURA FOI FEITA NA FACHADA DO EDIFÍCIO DA FOTOGRAFIA B?

Resposta:

Foram feitas pichações na fachada do prédio da imagem B.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para aprender: Sentidos e emoções - BY NC 3.0BR

AS SITUAÇÕES APRESENTADAS ABAIXO PRODUZEM QUE TIPOS DE EMOÇÃO?

AS NOSSAS EMOÇÕES ESTÃO LIGADAS AOS SENTIDOS.

ALGUNS SENTIDOS, COMO A VISÃO E A AUDIÇÃO, TAMBÉM AJUDAM AS PESSOAS A PERCEBER NOSSAS EMOÇÕES.

Resposta:

Professor, converse com os alunos e verifique se perceberam que o uso dos sentidos levou a emoções prazerosas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para aprender - BY NC 3.0BR

POR QUE DEVO ME LAVAR?. CLAIRE LLEWELLYN E MIKE GORDON. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2002.

PINTE A MOLDURA DAS IMAGENS COM AS CORES QUE INDICAM QUANDO UMA ATITUDE DEVE SER TOMADA.

 TODOS OS DIAS.

 APÓS AS REFEIÇÕES.

 APÓS USAR O BANHEIRO E ANTES DAS REFEIÇÕES.

Resposta:

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas