Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Vacina mais avançada contra malária perde eficácia com o tempo
Após 4 anos, taxa de proteção de pacientes caiu para 2,5%. Estudo foi publicado na revista The New England Journal of Medicine.
A vacina experimental RTS,S, a mais avançada contra a malária, perde grande parte da sua eficácia após alguns anos, de acordo com os resultados de um ensaio clínico realizado no Quênia com crianças […].
A proteção também diminui mais rapidamente em pessoas que vivem em zonas onde os índices de malária são maiores que a média, disseram os pesquisadores britânicos, cujo estudo foi publicado na revista americana The New England Journal of Medicine.
VACINA mais avançada contra malária perde eficácia com o tempo. G1. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2019.
Qual é a importância do desenvolvimento de vacinas contra doenças como a malária?
A busca de soluções para prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida, bem como a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, é um dos objetivos da ciência. Nesse sentido, você pode explicar aos alunos que a expectativa de vida aumentou com o desenvolvimento dos antibióticos e das vacinas. Cabe ainda à sociedade enfrentar desafios, como a cura do câncer e outras doenças.
Um navio afundou; um ano depois, quando mergulhadores foram retirar alguns itens importantes da embarcação, observaram diversas esponjas no convés, na proa e até mesmo nas cabines internas do navio. Explique como isso foi possível, considerando que as esponjas são animais fixos.
As esponjas também realizam reprodução sexuada e formam larvas. Como as larvas são móveis, elas poderiam chegar até o navio e encontrar substrato para seu desenvolvimento e sua reprodução. Brotos, gêmulas e pedaços de esponjas também podem ter sido levados até o navio pela correnteza.
Nomeie as proteínas produzidas pelo sistema imunitário humano responsáveis pela defesa do organismo.
Anticorpos.
Os artrópodes têm um crescimento diferenciado, que ocorre em mudas. Esse tipo de crescimento é característico do grupo e decorre do fato de esses animais apresentarem:
três ou quatro pares de pernas.
um exoesqueleto quitinoso.
corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
um ou dois pares de asas.
O declínio das populações de insetos polinizadores afeta a reprodução de todas as plantas? Justifique.
Não. A extinção de espécies de insetos polinizadores afetaria apenas as plantas que se reproduzem a partir das flores. Embora a maioria das plantas produza flores, nem todas dependem dos insetos para se reproduzir.
HÁ NOMES QUE SE REPETEM NA TURMA?
POR QUE CONSULTAMOS O CALENDÁRIO?
Resposta possível: O calendário conta os dias, as semanas e os meses que compõem o ano.
NO LIXO COMUM, NÃO!
VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]
MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.
PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?
O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.
DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM TEXTO INFORMATIVO E UM POEMA?
VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO COM OS NÚMEROS. REGISTRE OS NÚMEROS DE 1 A 30.
1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 - 14 - 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 – 26 – 27 – 28 – 29 – 30.
ENCONTRE NA PARLENDA AS PALAVRAS QUE RIMAM. EM SEGUIDA, CONTORNE-AS COM CORES CLARAS.
QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA, COME PÃO COM LAGARTIXA.
DOMÍNIO PÚBLICO.
Os alunos deverão pintar as palavras cochicha, espicha e lagartixa.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
COMO JOGAR DADOS
1) PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, SÃO NECESSÁRIOS AO MENOS 2 PARTICIPANTES (PODE HAVER MAIS).
2) PROVIDENCIE 3 DADOS E 1 COPO PARA GUARDÁ-LOS.
3) ANTES DE CADA RODADA, OS JOGADORES DEVEM ESCOLHER UM NÚMERO DE 1 A 6 E INFORMAR AOS DEMAIS QUE NÚMERO É ESSE.
4) CADA JOGADOR GIRA O COPO, LANÇA OS DADOS NA MESA E VÊ SE OS NÚMEROS QUE APARECEM NOS DADOS SÃO IGUAIS AO NÚMERO ESCOLHIDO.
5) SEMPRE QUE O NÚMERO ESCOLHIDO COINCIDIR COM O DOS DADOS, O JOGADOR GANHARÁ PONTO. SE APARECEREM FACES REPETIDAS, OS PONTOS SERÃO GANHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VEZES EM QUE HOUVE REPETIÇÃO.
6) CADA JOGADOR PODE LANÇAR OS DADOS 3 VEZES A CADA RODADA.
7) OS PONTOS OBTIDOS EM CADA RODADA DEVEM SER ANOTADOS EM UMA TABELA COM O NOME DE CADA JOGADOR E A RESPECTIVA JOGADA.
8) GANHARÁ O JOGO QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DA PARTIDA. PODEM-SE JOGAR QUANTAS PARTIDAS OS PARTICIPANTES QUISEREM, MAS É IMPORTANTE QUE ELES JOGUEM A MESMA QUANTIDADE DE VEZES PARA QUE TODOS TENHAM AS MESMAS CHANCES.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
PARA QUE SERVE ESSE TIPO DE TEXTO?
TUM PÁ
PÉ NO CHÃO MÃO NO CORAÇÃO BATE PALMA, ESTALA O DEDO BRINQUE O JOGO DA CANÇÃO MÃO NA PERNA UM PÉ DE CADA LADO BATE PALMA, ESTALA O DEDO TUDO AO MESMO TEMPO AGORA CORRE PRO REFRÃO
LU HORTA. TUM PÁ. INTÉRPRETE: BARBATUQUES. IN: TUM PÁ. MCD, 2012. CD. FAIXA 3.
QUAIS PARTES DO CORPO FORAM CITADAS NAS TRÊS PRIMEIRAS LINHAS DA LETRA DA CANÇÃO?
CIRCULE NO ALFABETO AS LETRAS DE SEU NOME.
Resposta pessoal.
PINTE A QUANTIDADE 8 USANDO SEMPRE DUAS BARRAS DE CORES DIFERENTES.
Os alunos deverão pintar apenas 8 quadradinhos usando duas cores, que poderão ser, ou não, as mesmas das barras. Os registros numéricos serão: 7 e 1, 1 e 7, 6 e 2, 2 e 6, 5 e 3, 3 e 5. Há seis possibilidades.
As esponjas não têm tecidos verdadeiros. Que estruturas realizam os principais processos do organismo, como digestão e respiração?
Células especializadas.
Os nematódeos são o primeiro grupo de animais a apresentar tubo digestório completo. O que isso significa?
Significa que os nematódeos apresentam tubo digestório com boca e ânus.
Da Antiguidade ao século XIX, estudiosos notáveis defenderam a ideia da geração espontânea: Tales, Platão, Aristóteles, Galileu, Descartes e Newton. O médico belga Jean Baptist van Helmont, no século XVII, chegou a dar receitas para produzir animais vivos.
Alguns desses pensadores influenciaram os rumos da História. Eram inteligentes e cultos para a sua época. Como podemos explicar a crença deles na abiogênese?
Assinale a alternativa correta.
O estudo da origem do Universo e da vida não era do interesse desses pensadores. Eles opinavam sobre o assunto sem conhecê-lo.
O conhecimento não era obtido por meio de um método objetivo, baseado em testes e experimentações que comprovassem suas hipóteses.
Todos eram muito religiosos, portanto não ousaram desafiar as crenças sobre a origem da vida aceitas em sua época.
Na realidade, não eram inteligentes, pois não questionavam o conhecimento aceito pelas tradições e crenças do período em que viveram.
Esta questão desconstrói a impressão de que os pensadores antigos eram ignorantes ou mesmo tolos. O que os impedia de chegar a conclusões semelhantes aos conceitos modernamente aceitos era a falta do método científico de investigação. O método adotado por alguns era o dedutivo, que não exigia a comprovação prática dos fenômenos.
As figuras a seguir ilustram medidas de prevenção contra parasitoses causadas por nematódeos. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as doenças evitadas por essas medidas (Figura 35).
Ascaridíase e filariose.
Amarelão e elefantíase.
Elefantíase e teníase.
Filariose e ascaridíase.
AS LISTAS SÃO ORGANIZADAS DE UM JEITO DIFERENTE DAS HISTÓRIAS. VOCÊ SABE EXPLICAR EM QUE UMA LISTA É DIFERENTE DE UMA HISTÓRIA?
VÁRIOS ARTISTAS COSTUMAM REGISTRAR A FORMA COMO VEEM O MUNDO UTILIZANDO CORES, TRAÇOS, MUITA CRIATIVIDADE E UM TOQUE DE GENIALIDADE.
OBSERVE A IMAGEM DE DUAS PINTURAS DE PIET MONDRIAN.
PIET MONDRIAN
O PINTOR NASCEU NA HOLANDA, EM 1872, E FICOU FAMOSO PELA PRESENÇA MARCANTE DE LINHAS PRETAS, RETAS E CORES PRIMÁRIAS (AZUL, VERMELHO E AMARELO) NAS FIGURAS GEOMÉTRICAS DE SUAS OBRAS. MORREU EM 1944, NOS ESTADOS UNIDOS.
AS OBRAS DE MONDRIAN LEMBRAM QUAIS FORMAS GEOMÉTRICAS?
Ressalte que Mondrian usou vermelho, azul, amarelo, preto e cinza nas obras.
UTILIZE SUA COR PREFERIDA PARA DESENHAR O CAMALEÃO CAMUFLADO.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ALGUNS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE JÚLIA:
A. NASCEU EM 2013.
B. SEU IRMÃO MAIS NOVO NASCEU EM 2015.
C. ENTROU NA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS 3 ANOS.
D. GANHOU A PRIMEIRA BICICLETA AOS 5 ANOS.
E. INICIOU O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS 6 ANOS.
AGORA, REGISTRE NA RETA NUMÉRICA A LETRA QUE CORRESPONDE AO ANO DE CADA ACONTECIMENTO DA VIDA DE JÚLIA.
DESCUBRA O NÚMERO QUE FALTA. OBSERVE O NÚMERO QUE VEM IMEDIATAMENTE ANTES E O QUE VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DELE.
QUAL DUPLA OBTEVE A MAIOR SOMA NOS PONTOS DOS TRÊS DADOS? A DUPLA VENCEDORA COMEÇARÁ UMA NOVA PARTIDA DO JOGO.
QUE DUPLA VAI COMEÇAR O JOGO?
Felipe – 10 pontos.
Carla – 14 pontos.
Francisco – 11 pontos.
Sara – 12 pontos.
• Carla e Sara.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
IDENTIFIQUE AS PALAVRAS COM SONS SEMELHANTES NO FINAL DOS VERSOS.
As palavras são: mindinho/vizinho, todos/piolho.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, CONTE QUANTOS ALUNOS PREFEREM CADA UM DESSES LUGARES DA ESCOLA. DEPOIS, REGISTRE A QUANTIDADE NO QUADRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) QUAL FOI O LUGAR PREFERIDO DA TURMA?
B) QUAL LUGAR FOI MENOS ESCOLHIDO PELA TURMA?
Copie o quadro na lousa e encaminhe a votação. Ouça um aluno por vez e anote o número de escolhas. Em seguida, ajude-os a contar os votos e oriente-os a copiar os dados no Caderno. No item b, eles terão que perceber qual foi o lugar menos votado.
NA FOLHA AVULSA QUE VOCÊ RECEBEU, FAÇA UM DESENHO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:
A) DESENHE UMA MESA.
B) EM CIMA DA MESA, DESENHE UMA MAÇÃ E UM LÁPIS.
C) EMBAIXO DA MESA, DESENHE UMA BOLA.
A atividade aborda os conceitos “em cima” e “embaixo”. Leia os comandos para os alunos e certifique-se de que todos entenderam. Entregue uma folha sulfite avulsa para que eles possam compor o desenho. Se julgar necessário, faça um exemplo na lousa com a colaboração deles. Aproveite o momento para retomar os conceitos topológicos. Informe-lhes que os desenhos serão expostos na próxima aula. No retorno da tarefa, monte uma exposição com os desenhos e peça à turma que observe e converse sobre as semelhanças e diferenças entre cada registro.
QUE SÍLABA É ESSA? ESCREVA-A ABAIXO.
FE.
CONSULTE O VARAL DE NÚMEROS E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ANTES DO 10.
B) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ENTRE 10 E 20.
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Se os alunos escreverem o zero, considere a resposta correta.
b) 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas