Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ESCREVA UMA LISTA COM NOMES DE CINCO ANIMAIS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM.
Sugestão de resposta: abelha, joaninha, minhoca, formiga, aranha, caracol, borboleta.
NUNCA 10
VOCÊ JÁ SABE QUE NO JOGO “NUNCA 10” HÁ SEMPRE AGRUPAMENTOS DE 10 EM 10. CADA GRUPO DE 10 É CHAMADO DE DEZENA. OS ELEMENTOS QUE FICAM SOLTOS SÃO AS UNIDADES.
OBSERVE A ESCRITA DAS PALAVRAS: UNIDADE E DEZENA. ELAS AJUDAM A SABER QUANTOS ELEMENTOS CADA UMA REPRESENTA, NÃO É MESMO?
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PARTIDA DO JOGO “NUNCA 10”. DEPOIS, FAÇA O REGISTRO DE SEU GRUPO.
ACOMPANHE A LEITURA DAS PARLENDAS COM O PROFESSOR.
PARLENDA 1
O GATO AMARRADO DÁ PARA MIAR A BOA CASTANHA DÁ PARA DANÇAR ESTE É O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU A ROUPA QUE ESTAVA NA CORDA QUE AMARRAVA A BOTA DO GATO DE BOTAS.
JOSCA AILINE BAROUKH; LUCILA SILVA DE ALMEIDA. PARLENDAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2013. P. 11.
PARLENDA 2
TEM PICOLÉ, SEU JOSÉ É DE MURICI, DONA LILI É DE ABACAXI, SEU GIGI É DE COCO, SEU TINOCO É DE CAJU, DONA JUJU É DE MARACUJÁ, DONA SINHÁ É UM TREMENDÃO, SEU BRANDÃO.
JOSCA AILINE BAROUKH; LUCILA SILVA DE ALMEIDA. PARLENDAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2013. P. 13.
AO ACOMPANHAR A LEITURA DA PARLENDA 1, VOCÊ RECONHECEU TRECHO DE ALGUMA HISTÓRIA? QUAL?
Respostas pessoais.
NA PARLENDA 2, CONTORNE EM CADA VERSO AS PALAVRAS QUE RIMAM. USE A MESMA COR PARA CADA PAR DE RIMA.
OBSERVE AS PALAVRAS DA CANTIGA QUE TÊM A LETRA R.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA CANTIGA.
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
SE ESSA RUA SE ESSA RUA FOSSE MINHA EU MANDAVA EU MANDAVA LADRILHAR COM PEDRINHAS COM PEDRINHAS DE BRILHANTE PARA O MEU PARA O MEU AMOR PASSAR
NESSA RUA NESSA RUA TEM UM BOSQUE QUE SE CHAMA QUE SE CHAMA SOLIDÃO DENTRO DELE DENTRO DELE MORA UM ANJO QUE ROUBOU QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO
SE EU ROUBEI SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO TU ROUBASTE TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM SE EU ROUBEI SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO É PORQUE É PORQUE TE QUERO BEM
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ JÁ OUVIU ESSA CANTIGA?
Resposta pessoal.
• AGORA QUE VOCÊ JÁ JOGOU, REGISTRE OS PONTOS DO SEU GRUPO COMPLETANDO O QUADRO ABAIXO.
Respostas pessoais. Para a soma dos pontos, os alunos podem utilizar qualquer estratégia.
a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
OBSERVE A CAPA DO LIVRO.
a) O fantástico mistério de Feiurinha.
b) Pedro Bandeira.
c) Moderna.
d) Avelino Guedes.
EM SALA DE AULA, OUVIMOS A CANÇÃO “TODA CRIANÇA QUER”. ESCREVA O NOME DE DUAS COISAS QUE VOCÊ QUER QUE ACONTEÇA AGORA.
Resposta pessoal.
OS ALUNOS DO PROFESSOR JOÃO REALIZARAM UMA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER OS DINOSSAUROS PREFERIDOS DA TURMA. VEJA A TABELA COM O RESULTADO.
A) Santanarraptor.
B) Uberabatitan.
C) RESPOSTA: O SANTANARRAPTOR TEVE 5 VOTOS A MAIS QUE O UBERABATITAN.
D) RESPOSTA: AO TODO, 27 ALUNOS VOTARAM.
JOGO DE AGRUPAMENTOS
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR O “JOGO DE AGRUPAMENTOS”.
COMO ESTÁ O TEMPO ONDE VOCÊ MORA NESTE MOMENTO?
Resposta pessoal.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE 6 E 1?
5
CONSTRUÇÕES COM BARRAS CUISENAIRE
VAMOS RETOMAR NOSSAS ATIVIDADES COM AS BARRAS CUISENAIRE. VOCÊ DEVE SE LEMBRAR DE QUE CADA BARRA PODE SER REPRESENTADA POR UM NÚMERO QUE INDICA O SEU COMPRIMENTO.
COMPONHA A BARRA VERDE-ESCURA USANDO APENAS BARRAS IGUAIS. USE QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS.
a) Sim.
6.
b) Sim.
3
c) Sim.
2
d) Não.
Não é possível.
NO “JOGO DE AGRUPAMENTOS”, VEJA OS PALITOS QUE CAROLINE E MATEUS CONSEGUIRAM.
• NAS IMAGENS ACIMA, AGRUPE OS PALITOS DE CAROLINE E DE MATEUS FORMANDO GRUPOS DE 10.
ASSINALE AS FRASES QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS ARQUEÓLOGOS.
CAVAR BURACOS.
ENCONTRAR ESQUELETOS DE GRANDES RÉPTEIS.
DESCOBRIR INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO DOS GRUPOS HUMANOS.
CONHECER HÁBITOS DE PESSOAS QUE VIVERAM HÁ MUITO TEMPO.
CONECTAR O PASSADO COM O PRESENTE, MOSTRANDO COMO AS PESSOAS VIVIAM ANOS ATRÁS.
JOGO DA MEMÓRIA
DESTAQUE DO ANEXO 2 AS CARTAS DO “JOGO DA MEMÓRIA”. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
IMAGINE ESTA SITUAÇÃO: SUA TURMA RECEBE A NOTÍCIA DE QUE, EM UMA FLORESTA, UM ANIMAL GIGANTE, MUITO PARECIDO COM UM DINOSSAURO, FOI AVISTADO DE LONGE, À NOITE, CAUSANDO MUITO MEDO NOS MORADORES DA REGIÃO.
A TURMA FOI CONVIDADA PARA VERIFICAR SE ESSE FATO É REAL E QUE TIPO DE ANIMAL FOI VISTO.
EM DUPLA, VOCÊ E UM COLEGA VÃO CRIAR UMA HISTÓRIA QUE CONTA:
• A CHEGADA DA TURMA AO LOCAL ONDE O ANIMAL FOI AVISTADO;
• O QUE REALMENTE VOCÊS ENCONTRARAM ALI;
• O QUE FIZERAM PARA TRANQUILIZAR OS MORADORES. USEM UMA FOLHA AVULSA.
VOCÊ VAI CRIAR E REPRESENTAR UM DINOSSAURO NA FOLHA QUE O PROFESSOR FORNECEU.
ANTES DE INICIAR SUA CRIAÇÃO, PENSE E PLANEJE O QUE VAI DESENHAR:
• COM QUAL DINOSSAURO VOCÊ GOSTARIA QUE SEU DESENHO SE PARECESSE?
• QUE TIPO DE DENTE ELE TERÁ?
• ELE ANDARÁ SOBRE DUAS OU QUATRO PATAS?
• DE QUE COR ELE SERÁ?
OBSERVE AS PALAVRAS DA CANTIGA QUE TÊM A LETRA R.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA CANTIGA.
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
SE ESSA RUA SE ESSA RUA FOSSE MINHA EU MANDAVA EU MANDAVA LADRILHAR COM PEDRINHAS COM PEDRINHAS DE BRILHANTE PARA O MEU PARA O MEU AMOR PASSAR
NESSA RUA NESSA RUA TEM UM BOSQUE QUE SE CHAMA QUE SE CHAMA SOLIDÃO DENTRO DELE DENTRO DELE MORA UM ANJO QUE ROUBOU QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO
SE EU ROUBEI SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO TU ROUBASTE TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM SE EU ROUBEI SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO É PORQUE É PORQUE TE QUERO BEM
DOMÍNIO PÚBLICO.
PINTE NA ESTROFE A SEGUIR OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
SE ESSA RUA SE ESSA RUA FOSSE MINHA EU MANDAVA EU MANDAVA LADRILHAR COM PEDRINHAS COM PEDRINHAS DE BRILHANTE PARA O MEU PARA O MEU AMOR PASSAR
VOCÊ E OS COLEGAS FARÃO UMA EXPERIÊNCIA COM CASCA DE OVO E VINAGRE PARA COMPREENDER COMO AS CÁRIES SURGEM NOS DENTES. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
QUE ANIMAIS PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM?
Alguns exemplos de animais que vivem no jardim são: borboleta, abelha, vespa, percevejo, formiga, minhoca, tatuzinho-de-jardim, aranha, gafanhoto, cigarra, caracol, lesma, piolho-de-cobra, lacraia, libélula, louva-a-deus, grilo, etc.
DESENHE O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER. DEPOIS, CRIE UMA LEGENDA PARA O DESENHO.
Resposta pessoal.
CONTORNE DE AZUL AS FOLHAS, AGRUPANDO-AS DE 5 EM 5.
A) 5 grupos.
B) Sim, 3 folhas.
C) Há 28 folhas no total.
D) 5 – 10 – 15 – 20 – 25 – 30 – 35 – 40 – 45 – 50.
VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DE SUA ESCOLA. PARA ISSO, PARTICIPE DA ENTREVISTA COM O FUNCIONÁRIO ESCOLHIDO. DEPOIS, REGISTRE AS RESPOSTAS DELE.
NOME DO ENTREVISTADO:
Resposta pessoal.
COMPLETE O DIAGRAMA COM O NOME DE ALGUNS ITENS QUE PODEMOS USAR NO BANHO.
O QUE PODEMOS ENCONTRAR NOS PARQUES ESTADUAIS E NACIONAIS?
Resposta pessoal. Sugestão de resposta: São áreas com natureza preservada; em alguns, encontramos sítios arqueológicos, com vestígios do passado.
ANTES DA CRIAÇÃO DO PAPEL E DO LÁPIS, ONDE AS PESSOAS DESENHAVAM?
Nas rochas, principalmente nas paredes dentro de cavernas.
OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS DE JARDIM A SEGUIR.
• AGORA, OBSERVE NOVAMENTE AS IMAGENS COM A LUPA E CONTE AOS COLEGAS O QUE VOCÊ DESCOBRIU.
Resposta pessoal.
VAMOS CHEGAR ATÉ O 20.
A) 10 + 10 = 20
B) 19 + 1 = 20
C) 18 + 2 = 20
D) 17 + 3 = 20
E) 16 + 4 = 20
F) 15 + 5 = 20
G) 14 + 6 = 20
H) 13 + 7 = 20
I) 12 + 8 = 20
J) 11 + 9 = 20
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
UMA DIETA BEM DIFERENTE
DIGA AÍ: O QUE VOCÊ COME NO DIA A DIA? ARROZ, FEIJÃO, LEGUMES, CARNES, FRUTAS? POIS SAIBA QUE A DIETA DO AUSTRALOPITHECUS SEDIBA, UM ANCESTRAL DO HOMEM MODERNO, ERA BEM DIFERENTE E INCLUÍA ATÉ MADEIRA E CASCA DE ÁRVORES. OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM ISSO ANALISANDO O TÁRTARO PRESENTE NOS DENTES DO HOMINÍDEO.
ENQUANTO A ALIMENTAÇÃO DOS OUTROS HOMINÍDEOS ERA MAIS BASEADA EM GRÃOS E FOLHAS – MAIS MOLES E FÁCEIS DE MASTIGAR –, OS AU. SEDIBA INCLUÍAM OUTROS ALIMENTOS MAIS DUROS EM SUA DIETA, COMO FRUTAS QUE OS OUTROS HOMINÍDEOS DEIXAVAM DE LADO. E ESTA É A PRIMEIRA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO CONHECIDA QUE SE ALIMENTAVA DE CASCAS DE ÁRVORES!
O PETISCO, PORÉM, NÃO ESTAVA ENTRE OS FAVORITOS. OS CIENTISTAS IMAGINAM QUE OS AU. SEDIBA SÓ SE ALIMENTAVAM DE CASCAS DE ÁRVORES EM ÉPOCA DE ESCASSEZ DE FRUTAS. ALÉM DISSO, ELES NÃO COMIAM A CASCA DE QUALQUER ÁRVORE, MAS APENAS DAQUELAS QUE TINHAM MAIS GORDURA E AÇÚCAR. [...] ATÉ HOJE AS CASCAS DE ALGUMAS ESPÉCIES SÃO INGERIDAS POR SERES HUMANOS. “AS CASCAS DE SALGUEIRO E CEREJEIRA SÃO USADAS MEDICINALMENTE”, LEMBRA A ANTROPÓLOGA AMANDA HENRY, DO INSTITUTO MAX PLANCK DE ANTROPOLOGIA EVOLUTIVA, NA ALEMANHA. [...]
DISPONÍVEL EM: h t t p ://chc.org.br/uma-dieta-bem-diferente. ACESSO EM: 21 JUL. 2024.
GLOSSÁRIO ANCESTRAL: ANTIGO; QUE VEM DOS ANTEPASSADOS. TÁRTARO: PLACA DURA QUE SE ACUMULA NOS DENTES E NAS GENGIVAS. SE NÃO FOR TRATADO ADEQUADAMENTE, PODE CAUSAR A PERDA DO DENTE. HOMINÍDEO: CLASSIFICAÇÃO QUE ENGLOBA OS HUMANOS E OS ANCESTRAIS DELES. ANTROPÓLOGO: PESSOA QUE ESTUDA A ORGANIZAÇÃO E A CULTURA DOS GRUPOS HUMANOS.
SEGUNDO O TEXTO, DE QUE O AUSTRALOPITHECUS SEDIBA SE ALIMENTAVA?
Alimentava-se de frutas e até de madeira e cascas de árvore.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas