Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Vacina mais avançada contra malária perde eficácia com o tempo

Após 4 anos, taxa de proteção de pacientes caiu para 2,5%. Estudo foi publicado na revista The New England Journal of Medicine.

A vacina experimental RTS,S, a mais avançada contra a malária, perde grande parte da sua eficácia após alguns anos, de acordo com os resultados de um ensaio clínico realizado no Quênia com crianças […].

A proteção também diminui mais rapidamente em pessoas que vivem em zonas onde os índices de malária são maiores que a média, disseram os pesquisadores britânicos, cujo estudo foi publicado na revista americana The New England Journal of Medicine.

VACINA mais avançada contra malária perde eficácia com o tempo. G1. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2019.

Qual é a importância do desenvolvimento de vacinas contra doenças como a malária?

Resposta:

A busca de soluções para prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida, bem como a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, é um dos objetivos da ciência. Nesse sentido, você pode explicar aos alunos que a expectativa de vida aumentou com o desenvolvimento dos antibióticos e das vacinas. Cabe ainda à sociedade enfrentar desafios, como a cura do câncer e outras doenças.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Um navio afundou; um ano depois, quando mergulhadores foram retirar alguns itens importantes da embarcação, observaram diversas esponjas no convés, na proa e até mesmo nas cabines internas do navio. Explique como isso foi possível, considerando que as esponjas são animais fixos.

Resposta:

As esponjas também realizam reprodução sexuada e formam larvas. Como as larvas são móveis, elas poderiam chegar até o navio e encontrar substrato para seu desenvolvimento e sua reprodução. Brotos, gêmulas e pedaços de esponjas também podem ter sido levados até o navio pela correnteza.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A vacinação e a saúde pública - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Nomeie as proteínas produzidas pelo sistema imunitário humano responsáveis pela defesa do organismo.

Resposta:

Anticorpos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os artrópodes têm um crescimento diferenciado, que ocorre em mudas. Esse tipo de crescimento é característico do grupo e decorre do fato de esses animais apresentarem:



( a )

três ou quatro pares de pernas.

( b )

um exoesqueleto quitinoso.

( c )

corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

( d )

um ou dois pares de asas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O declínio das populações de insetos polinizadores afeta a reprodução de todas as plantas? Justifique.

Resposta:

Não. A extinção de espécies de insetos polinizadores afetaria apenas as plantas que se reproduzem a partir das flores. Embora a maioria das plantas produza flores, nem todas dependem dos insetos para se reproduzir.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 14) - BY NC 3.0BR

HÁ NOMES QUE SE REPETEM NA TURMA?

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 100) - BY NC 3.0BR

POR QUE CONSULTAMOS O CALENDÁRIO?

Resposta:

Resposta possível: O calendário conta os dias, as semanas e os meses que compõem o ano.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 189) - BY NC 3.0BR

NO LIXO COMUM, NÃO!

VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]

MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.

PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?

O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM TEXTO INFORMATIVO E UM POEMA?

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 34 - BY NC 3.0BR

VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO COM OS NÚMEROS. REGISTRE OS NÚMEROS DE 1 A 30.

Resposta:

1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 - 14 - 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 – 26 – 27 – 28 – 29 – 30.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 33 - BY NC 3.0BR

ENCONTRE NA PARLENDA AS PALAVRAS QUE RIMAM. EM SEGUIDA, CONTORNE-AS COM CORES CLARAS.

QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA, COME PÃO COM LAGARTIXA.

DOMÍNIO PÚBLICO.

Resposta:

Os alunos deverão pintar as palavras cochicha, espicha e lagartixa.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 213) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

COMO JOGAR DADOS

1) PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, SÃO NECESSÁRIOS AO MENOS 2 PARTICIPANTES (PODE HAVER MAIS).

2) PROVIDENCIE 3 DADOS E 1 COPO PARA GUARDÁ-LOS.

3) ANTES DE CADA RODADA, OS JOGADORES DEVEM ESCOLHER UM NÚMERO DE 1 A 6 E INFORMAR AOS DEMAIS QUE NÚMERO É ESSE.

4) CADA JOGADOR GIRA O COPO, LANÇA OS DADOS NA MESA E VÊ SE OS NÚMEROS QUE APARECEM NOS DADOS SÃO IGUAIS AO NÚMERO ESCOLHIDO.

5) SEMPRE QUE O NÚMERO ESCOLHIDO COINCIDIR COM O DOS DADOS, O JOGADOR GANHARÁ PONTO. SE APARECEREM FACES REPETIDAS, OS PONTOS SERÃO GANHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VEZES EM QUE HOUVE REPETIÇÃO.

6) CADA JOGADOR PODE LANÇAR OS DADOS 3 VEZES A CADA RODADA.

7) OS PONTOS OBTIDOS EM CADA RODADA DEVEM SER ANOTADOS EM UMA TABELA COM O NOME DE CADA JOGADOR E A RESPECTIVA JOGADA.

8) GANHARÁ O JOGO QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DA PARTIDA. PODEM-SE JOGAR QUANTAS PARTIDAS OS PARTICIPANTES QUISEREM, MAS É IMPORTANTE QUE ELES JOGUEM A MESMA QUANTIDADE DE VEZES PARA QUE TODOS TENHAM AS MESMAS CHANCES.

TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.

PARA QUE SERVE ESSE TIPO DE TEXTO?

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 53) - BY NC 3.0BR

TUM PÁ

PÉ NO CHÃO MÃO NO CORAÇÃO BATE PALMA, ESTALA O DEDO BRINQUE O JOGO DA CANÇÃO MÃO NA PERNA UM PÉ DE CADA LADO BATE PALMA, ESTALA O DEDO TUDO AO MESMO TEMPO AGORA CORRE PRO REFRÃO

LU HORTA. TUM PÁ. INTÉRPRETE: BARBATUQUES. IN: TUM PÁ. MCD, 2012. CD. FAIXA 3.

QUAIS PARTES DO CORPO FORAM CITADAS NAS TRÊS PRIMEIRAS LINHAS DA LETRA DA CANÇÃO?

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 11 - BY NC 3.0BR

CIRCULE NO ALFABETO AS LETRAS DE SEU NOME.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 15 - BY NC 3.0BR

PINTE A QUANTIDADE 8 USANDO SEMPRE DUAS BARRAS DE CORES DIFERENTES.

Resposta:

Os alunos deverão pintar apenas 8 quadradinhos usando duas cores, que poderão ser, ou não, as mesmas das barras. Os registros numéricos serão: 7 e 1, 1 e 7, 6 e 2, 2 e 6, 5 e 3, 3 e 5. Há seis possibilidades.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 14 - BY NC 3.0BR

CONTORNE AS PALAVRAS DO QUADRO QUE COMEÇAM COM VOGAL.

Resposta:

Os alunos deverão contornar as palavras: aranha, arranha e olha.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

As esponjas não têm tecidos verdadeiros. Que estruturas realizam os principais processos do organismo, como digestão e respiração?

Resposta:

Células especializadas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Os nematódeos são o primeiro grupo de animais a apresentar tubo digestório completo. O que isso significa?

Resposta:

Significa que os nematódeos apresentam tubo digestório com boca e ânus.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Os seres vivos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Da Antiguidade ao século XIX, estudiosos notáveis defenderam a ideia da geração espontânea: Tales, Platão, Aristóteles, Galileu, Descartes e Newton. O médico belga Jean Baptist van Helmont, no século XVII, chegou a dar receitas para produzir animais vivos.

Alguns desses pensadores influenciaram os rumos da História. Eram inteligentes e cultos para a sua época. Como podemos explicar a crença deles na abiogênese?

Assinale a alternativa correta.



( a )

O estudo da origem do Universo e da vida não era do interesse desses pensadores. Eles opinavam sobre o assunto sem conhecê-lo. 

( b )

O conhecimento não era obtido por meio de um método objetivo, baseado em testes e experimentações que comprovassem suas hipóteses. 

( c )

Todos eram muito religiosos, portanto não ousaram desafiar as crenças sobre a origem da vida aceitas em sua época. 

( d )

Na realidade, não eram inteligentes, pois não questionavam o conhecimento aceito pelas tradições e crenças do período em que viveram.

Resposta:

Esta questão desconstrói a impressão de que os pensadores antigos eram ignorantes ou mesmo tolos. O que os impedia de chegar a conclusões semelhantes aos conceitos modernamente aceitos era a falta do método científico de investigação. O método adotado por alguns era o dedutivo, que não exigia a comprovação prática dos fenômenos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As figuras a seguir ilustram medidas de prevenção contra parasitoses causadas por nematódeos. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as doenças evitadas por essas medidas (Figura 35).



( a )

Ascaridíase e filariose.

( b )

Amarelão e elefantíase.

( c )

Elefantíase e teníase.

( d )

Filariose e ascaridíase.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 30) - BY NC 3.0BR

AS LISTAS SÃO ORGANIZADAS DE UM JEITO DIFERENTE DAS HISTÓRIAS. VOCÊ SABE EXPLICAR EM QUE UMA LISTA É DIFERENTE DE UMA HISTÓRIA?

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 95) - BY NC 3.0BR

VÁRIOS ARTISTAS COSTUMAM REGISTRAR A FORMA COMO VEEM O MUNDO UTILIZANDO CORES, TRAÇOS, MUITA CRIATIVIDADE E UM TOQUE DE GENIALIDADE.

OBSERVE A IMAGEM DE DUAS PINTURAS DE PIET MONDRIAN.

PIET MONDRIAN

O PINTOR NASCEU NA HOLANDA, EM 1872, E FICOU FAMOSO PELA PRESENÇA MARCANTE DE LINHAS PRETAS, RETAS E CORES PRIMÁRIAS (AZUL, VERMELHO E AMARELO) NAS FIGURAS GEOMÉTRICAS DE SUAS OBRAS. MORREU EM 1944, NOS ESTADOS UNIDOS.

AS OBRAS DE MONDRIAN LEMBRAM QUAIS FORMAS GEOMÉTRICAS?

Resposta:

Ressalte que Mondrian usou vermelho, azul, amarelo, preto e cinza nas obras. 

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 18 - BY NC 3.0BR

UTILIZE SUA COR PREFERIDA PARA DESENHAR O CAMALEÃO CAMUFLADO.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 191 - 195) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ALGUNS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE JÚLIA:

A. NASCEU EM 2013.

B. SEU IRMÃO MAIS NOVO NASCEU EM 2015.

C. ENTROU NA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS 3 ANOS.

D. GANHOU A PRIMEIRA BICICLETA AOS 5 ANOS.

E. INICIOU O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS 6 ANOS.

AGORA, REGISTRE NA RETA NUMÉRICA A LETRA QUE CORRESPONDE AO ANO DE CADA ACONTECIMENTO DA VIDA DE JÚLIA.

Resposta:

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 32 - BY NC 3.0BR

DESCUBRA O NÚMERO QUE FALTA. OBSERVE O NÚMERO QUE VEM IMEDIATAMENTE ANTES E O QUE VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DELE.

Resposta:

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 213 - 214) - BY NC 3.0BR

QUAL DUPLA OBTEVE A MAIOR SOMA NOS PONTOS DOS TRÊS DADOS? A DUPLA VENCEDORA COMEÇARÁ UMA NOVA PARTIDA DO JOGO.

QUE DUPLA VAI COMEÇAR O JOGO?

Resposta:

Felipe – 10 pontos.

Carla – 14 pontos.

Francisco – 11 pontos.

Sara – 12 pontos.

• Carla e Sara.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 57) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO   MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

IDENTIFIQUE AS PALAVRAS COM SONS SEMELHANTES NO FINAL DOS VERSOS.

Resposta:

As palavras são: mindinho/vizinho, todos/piolho.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 64 - 65) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, CONTE QUANTOS ALUNOS PREFEREM CADA UM DESSES LUGARES DA ESCOLA. DEPOIS, REGISTRE A QUANTIDADE NO QUADRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

A) QUAL FOI O LUGAR PREFERIDO DA TURMA?

B) QUAL LUGAR FOI MENOS ESCOLHIDO PELA TURMA?

Resposta:

Copie o quadro na lousa e encaminhe a votação. Ouça um aluno por vez e anote o número de escolhas. Em seguida, ajude-os a contar os votos e oriente-os a copiar os dados no Caderno. No item b, eles terão que perceber qual foi o lugar menos votado.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 10 - BY NC 3.0BR

NA FOLHA AVULSA QUE VOCÊ RECEBEU, FAÇA UM DESENHO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:

A) DESENHE UMA MESA.

B) EM CIMA DA MESA, DESENHE UMA MAÇÃ E UM LÁPIS.

C) EMBAIXO DA MESA, DESENHE UMA BOLA.

Resposta:

A atividade aborda os conceitos “em cima” e “embaixo”. Leia os comandos para os alunos e certifique-se de que todos entenderam. Entregue uma folha sulfite avulsa para que eles possam compor o desenho. Se julgar necessário, faça um exemplo na lousa com a colaboração deles. Aproveite o momento para retomar os conceitos topológicos. Informe-lhes que os desenhos serão expostos na próxima aula. No retorno da tarefa, monte uma exposição com os desenhos e peça à turma que observe e converse sobre as semelhanças e diferenças entre cada registro.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 13 - BY NC 3.0BR

QUE SÍLABA É ESSA? ESCREVA-A ABAIXO.

Resposta:

FE.

Questão 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 27 - BY NC 3.0BR

CONSULTE O VARAL DE NÚMEROS E FAÇA O QUE SE PEDE.

A) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ANTES DO 10.

B) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ENTRE 10 E 20.

Resposta:

a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Se os alunos escreverem o zero, considere a resposta correta.

b) 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas