Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
CONTE QUANTOS DEDOS HÁ EM CADA JOGADA E ESCREVA SE O RESULTADO FOI PAR OU ÍMPAR.
A) 3 DEDOS: ÍMPAR.
B) 5 DEDOS: ÍMPAR
C) 5 DEDOS: ÍMPAR
D) 10 DEDOS: PAR
ESCREVA O NOME DOS ANIMAIS A SEGUIR.
A) Cachorro.
B) Gato.
C) Coelho.
D) Peixe.
E) Galinha.
F) Tartaruga.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
O GATO
COM UM LINDO SALTO LESTO E SEGURO O GATO PASSA DO CHÃO AO MURO LOGO MUDANDO DE OPINIÃO PASSA DE NOVO DO MURO AO CHÃO E PEGA CORRE BEM DE MANSINHO ATRÁS DE UM POBRE DE UM PASSARINHO SÚBITO, PARA COMO ASSOMBRADO DEPOIS DISPARA PULA DE LADO E QUANDO TUDO SE LHE FATIGA TOMA O SEU BANHO PASSANDO A LÍNGUA PELA BARRIGA.
VINICIUS DE MORAES. O GATO. ARCA DE NOÉ. RIO DE JANEIRO: SABIÁ, 1970. DISPONÍVEL EM: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/ poesia/livros/arca-de-noe. ACESSO EM: 25 JUL. 2024.
GLOSSÁRIO LESTO: RÁPIDO. SÚBITO: DE REPENTE. FATIGA: CANSA.
ESCREVA O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECEM NO POEMA.
Gato e passarinho.
ALÉM DAS PESSOAS DA NOSSA FAMÍLIA, TEMOS CONTATO COM DIFERENTES SERES VIVOS. ALGUNS DELES, COMO AS PLANTAS E OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, CONVIVEM CONOSCO DENTRO DE NOSSA CASA, ENQUANTO OUTROS VIVEM FORA DELA.
QUAIS SERES VIVOS ESTÃO DENTRO DA CASA?
Ser humano, planta, lagartixa (na parede do quarto), gato e peixe.
NUNCA 10
VAMOS SEGUIR AS MESMAS REGRAS DO JOGO DE AGRUPAMENTOS QUE REALIZAMOS NO CADERNO ANTERIOR.
ORGANIZEM GRUPOS DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. DECIDAM A ORDEM DOS JOGADORES PARA COMEÇAR. DEIXEM OS PALITOS E OS ELÁSTICOS DISTRIBUÍDOS FORA DO ÁBACO.
CADA UM NA SUA VEZ JOGA O DADO E PEGA A QUANTIDADE DE PALITOS IGUAL AO NÚMERO DE PONTOS DA FACE DO DADO. DEIXE OS PALITOS SOLTOS NA PRIMEIRA COLUNA DA DIREITA DO ÁBACO.
SEMPRE QUE FORMAR 10 PALITOS, FAÇA UM FEIXINHO E PASSE PARA A SEGUNDA COLUNA DO ÁBACO, DEIXANDO OS PALITOS SOLTOS, SE HOUVER, NA PRIMEIRA COLUNA DO ÁBACO.
O JOGO ACABA QUANDO OS PALITOS TERMINAREM OU NÃO FOR MAIS POSSÍVEL FORMAR GRUPOS DE 10.
PARA REGISTRAR OS PONTOS DE CADA JOGADOR, FAÇAM AS ATIVIDADES DA PRÓXIMA PÁGINA.
DESENHE UM OBJETO DE SUA CASA QUE LEMBRE UM SÓLIDO GEOMÉTRICO. DEPOIS, ESCREVA O NOME DO OBJETO.
Resposta pessoal.
OBSERVE ATENTAMENTE A IMAGEM QUE MOSTRA UMA PARTIDA DE VÔLEI. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE NOS JOGADORES DO TIME VERDE.
A) (X) DIREITA
B) (X) DIREITO
C) (X) ESQUERDA
D)
E)
F)
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.
A CASA
ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO NÃO TINHA NADA NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA NÃO PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE NINGUÉM PODIA FAZER PIPI PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO NA RUA DOS BOBOS NÚMERO ZERO
VINICIUS DE MORAES. A CASA. ARCA DE NOÉ. RIO DE JANEIRO: SABIÁ, 1970. DISPONÍVEL EM: http://www. viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/ poesias-avulsas/casa. ACESSO EM: 26 JUL. 2024.
PELO QUE DIZ A LETRA DA CANÇÃO, O QUE FALTAVA NA CASA?
Faltava quase tudo que é comum encontrar em uma casa: teto, parede, chão.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO POEMA.
INFÂNCIA
EU TENHO OITO ANOS E JÁ SEI LER E ESCREVER.
POR ISSO GANHEI DE PRESENTE A HISTÓRIA DE PETER PAN.
AS AVENTURAS DELE COM O CAPITÃO GANCHO E O JACARÉ QUE ENGOLIU UM RELÓGIO ATÉ QUE SÃO ENGRAÇADAS.
MAS ACHEI UMA BOBAGEM AQUELA MANIA DO PETER PAN DE QUERER FICAR SEMPRE MENINO.
JÁ IMAGINARAM SE TODOS QUISESSEM FICAR SEMPRE PEQUENOS E NUNCA MAIS CRESCER?
AÍ QUEM IA CUIDAR DA GENTE? FAZER COMIDA, PASSAR PITO, MANDAR TOMAR BANHO, DIZER QUE É HORA DE IR PRA CAMA?
SARAR A GENTE DA DOR DE BARRIGA E DA DOR DE DENTE?
ENSINAR A GENTE A LER PARA GANHAR DE PRESENTE A HISTÓRIA DE UM MENINO QUE NÃO QUIS CRESCER E NUNCA PÔDE TER, COITADO!, (COMO EU UM DIA VOU TER) SAUDADES DA INFÂNCIA?
JOSÉ PAULO PAES. INFÂNCIA. IN: VEJAM COMO EU SEI ESCREVER. SÃO PAULO: ÁTICA, 2001. (COLEÇÃO POESIA PARA CRIANÇAS).
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE PETER PAN?
Resposta pessoal.
BOLICHE DE VOGAIS
TODOS OS ALUNOS DA TURMA VÃO PARTICIPAR DESTE JOGO. OUÇAM AS EXPLICAÇÕES DO PROFESSOR E DIVIRTAM-SE!
PRAÇAS E PARQUES SÃO LOCAIS EM QUE AS PESSOAS PODEM ANDAR, SENTAR PARA DESCANSAR, CONVERSAR, BRINCAR, PASSEAR COM SEUS CÃES, TOMAR SORVETE OU COMER PIPOCA. MAS, POR SEREM ESPAÇOS COLETIVOS, TODAS AS PESSOAS TÊM O DEVER DE CUIDAR DELES.
OBSERVE NOVAMENTE A ILUSTRAÇÃO DA PRAÇA. CONVERSE COM OS COLEGAS E RESPONDA À QUESTÃO.
SE VOCÊ TOMOU UM SORVETE, O QUE DEVE FAZER COM A EMBALAGEM E O PALITO?
Após tomar sorvete, a embalagem e o palito devem ser descartados em lixeiras adequadas para reciclagem.
AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR REPRESENTAM O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE DANIELA. NUMERE DE 1 A 4 AS ETAPAS DE VIDA DELA POR ORDEM DE ACONTECIMENTO.
OS ALUNOS DO 1º ANO PESQUISARAM QUAIS ANIMAIS AS CRIANÇAS TÊM. OBSERVE O RESULTADO NO GRÁFICO.
A) 7 votos.
B) Jabuti.
ALGUMAS PESSOAS APRESENTAM DIFICULDADE PARA SE MOVIMENTAR, ENXERGAR, OUVIR OU FALAR. POR ISSO, EXISTEM EQUIPAMENTOS PARA AJUDÁ-LAS A EXECUTAR SUAS TAREFAS DIÁRIAS, COMO CADEIRAS DE RODAS, MULETAS OU BENGALAS, PRÓTESES, ÓCULOS E APARELHOS AUDITIVOS.
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO ABAIXO.
QUAIS SÃO OS NOMES DOS EQUIPAMENTOS RETRATADOS QUE PERMITEM A LOCOMOÇÃO DE DUAS DAS CRIANÇAS?
Cadeira de rodas e prótese.
RESOLVA OS PROBLEMAS E REGISTRE SUA ESTRATÉGIA PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO.
a) 16
b) 11
c) 9
TROQUE A LETRA INICIAL PELA INDICADA E ESCREVA NOVAS PALAVRAS.
PAR OU ÍMPAR
ACOMPANHE A LEITURA DA BRINCADEIRA “PAR OU ÍMPAR” COM O PROFESSOR.
DOIS JOGADORES FICAM FRENTE A FRENTE. UM DIZ “PAR”, E O OUTRO, “ÍMPAR”, MANTENDO AS MÃOS ATRÁS, FECHADAS.
DEPOIS, OS DOIS TRAZEM UMA DAS MÃOS PARA A FRENTE AO MESMO TEMPO, APRESENTANDO ZERO, UM, DOIS, TRÊS, QUATRO OU CINCO DEDOS.
SOMAM-SE O NÚMERO DE DEDOS COLOCADOS PELOS DOIS. SE A SOMA É UM NÚMERO PAR, GANHA QUEM DISSE “PAR”. SE A SOMA É ÍMPAR, GANHA QUEM DISSE “ÍMPAR”.
DISPONÍVEL EM: https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/ formulas-de-escolha/324-par-ou-impar. ACESSO EM: 31 DE MAIO DE 2024.
• AGORA, REGISTRE O TOTAL DE DEDOS REPRESENTADOS EM CADA IMAGEM E ESCREVA SE O NÚMERO TOTAL É PAR OU ÍMPAR.
A) 3 dedos: ímpar.
B) 7 dedos: ímpar.
C) 6 dedos: par.
D) 8 dedos: par.
E) 9 dedos: ímpar.
F) Este item visa conhecer como as crianças de sua comunidade brincam. Em algumas regiões do país, quando nenhum dedo é apontado, a brincadeira não vale e recomeça. Como temos trabalhado com sequências, você poderá discutir com os alunos sobre a sequência par/ímpar, que tem uma regularidade: o número par vem antes e depois de um ímpar. Assim, se o número 1 é ímpar, o que vem antes é par; portanto, o zero é par.
OBSERVE A TIRINHA.
OBSERVE MAIS UMA VEZ CADA QUADRO DA TIRINHA.
B) Resposta pessoal.
OBSERVE A TIRINHA.
NO PRIMEIRO QUADRINHO, O QUE A EXPRESSÃO DE MAGALI REVELA QUANDO ELA VÊ A ÁRVORE CARREGADA DE FRUTAS?
Alegria.
FORMAS POR TODA PARTE
VOCÊ VIU IMAGENS DE DIVERSAS MORADIAS. ELAS APRESENTAM FORMAS DIFERENTES. AS FORMAS FAZEM PARTE DO SEU DIA A DIA E ESTÃO PRESENTES NA SUA CASA, NOS SEUS BRINQUEDOS, NO SEU MATERIAL ESCOLAR, ETC. VEJA ALGUMAS NAS IMAGENS A SEGUIR.
• REÚNA-SE COM ALGUNS COLEGAS. O PROFESSOR VAI ENTREGAR A VOCÊS UM CONJUNTO DE OBJETOS COM DIFERENTES FORMAS GEOMÉTRICAS. ELES SÃO CHAMADOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
OBSERVEM AS CARACTERÍSTICAS DESSES SÓLIDOS E ORGANIZEM AS PEÇAS EM GRUPOS, DE ACORDO COM ALGUM CRITÉRIO.
MOSTREM AO PROFESSOR CADA GRUPO QUE VOCÊS ORGANIZAREM.
Há diferentes possibilidades de organização.
DESENHE OU COLE A SEGUIR A IMAGEM DE UMA MORADIA DIFERENTE DA SUA.
Os alunos devem reproduzir moradias diferentes daquela em que vivem. Recorde o tipo de moradia representado anteriormente pelo aluno e verifique se ele representou um tipo diferente nesta tarefa.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO POEMA.
INFÂNCIA
EU TENHO OITO ANOS E JÁ SEI LER E ESCREVER.
POR ISSO GANHEI DE PRESENTE A HISTÓRIA DE PETER PAN.
AS AVENTURAS DELE COM O CAPITÃO GANCHO E O JACARÉ QUE ENGOLIU UM RELÓGIO ATÉ QUE SÃO ENGRAÇADAS.
MAS ACHEI UMA BOBAGEM AQUELA MANIA DO PETER PAN DE QUERER FICAR SEMPRE MENINO.
JÁ IMAGINARAM SE TODOS QUISESSEM FICAR SEMPRE PEQUENOS E NUNCA MAIS CRESCER?
AÍ QUEM IA CUIDAR DA GENTE? FAZER COMIDA, PASSAR PITO, MANDAR TOMAR BANHO, DIZER QUE É HORA DE IR PRA CAMA?
SARAR A GENTE DA DOR DE BARRIGA E DA DOR DE DENTE?
ENSINAR A GENTE A LER PARA GANHAR DE PRESENTE A HISTÓRIA DE UM MENINO QUE NÃO QUIS CRESCER E NUNCA PÔDE TER, COITADO!, (COMO EU UM DIA VOU TER) SAUDADES DA INFÂNCIA?
JOSÉ PAULO PAES. INFÂNCIA. IN: VEJAM COMO EU SEI ESCREVER. SÃO PAULO: ÁTICA, 2001. (COLEÇÃO POESIA PARA CRIANÇAS).
QUE PRESENTE A CRIANÇA DO POEMA GANHOU?
Um livro da história de Peter Pan.
MEXER O CORPO
NESTA AULA, VAMOS DANÇAR, NOS DIVERTIR E APRENDER MAIS SOBRE OS LADOS DIREITO E ESQUERDO DO NOSSO CORPO.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO COM O PROFESSOR.
DESENGONÇADA
VEM DANÇAR, VEM REQUEBRAR VEM FAZER O CORPO SE MEXER E ACORDAR
É A MÃO DIREITA, MÃO DIREITA, MÃO DIREITA AGORA, A MÃO DIREITA, QUE EU VOU ACORDAR. É A MÃO ESQUERDA, A MÃO ESQUERDA, A MÃO ESQUERDA AGORA AS DUAS JUNTAS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O OMBRO DIREITO, É O OMBRO DIREITO, É O OMBRO QUE EU VOU ACORDAR. É O OMBRO ESQUERDO, É O OMBRO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O COTOVELO DIREITO, É O COTOVELO DIREITO É O COTOVELO QUE EU VOU ACORDAR É O COTOVELO ESQUERDO, É O COTOVELO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O BRAÇO DIREITO, É O BRAÇO DIREITO É O BRAÇO QUE EU VOU ACORDAR É O BRAÇO ESQUERDO, É O BRAÇO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O JOELHO DIREITO, É O JOELHO DIREITO É O JOELHO QUE EU VOU ACORDAR É O JOELHO ESQUERDO, É O JOELHO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O PÉ DIREITO, É O PÉ DIREITO, É O PÉ DIREITO AGORA É O PÉ DIREITO QUE EU VOU ACORDAR É O PÉ ESQUERDO, É O PÉ ESQUERDO, É O PÉ ESQUERDO AGORA OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É A CABEÇA, OS OMBROS, AS MÃOS, COTOVELOS E BRAÇOS QUE EU VOU ACORDAR A CINTURA, A BARRIGA, O BUMBUM, OS JOELHOS TUDO JUNTO QUE EU VOU ACORDAR.
BIA BEDRAN. A CAIXA DE MÚSICA DE BIA. ÂNGELUS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. RIO DE JANEIRO: EG STUDIO, 1995. FAIXA 11. DISPONÍVEL EM: https://biabedran.com.br. ACESSO EM: 31 MAIO 2024.
VOCÊ JÁ OUVIU A PALAVRA DESENGONÇADA? SABE O QUE ELA SIGNIFICA?
Resposta pessoal.
ENCONTRE E PINTE NO DIAGRAMA OS NOMES DE ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NA ESCOLA.
ESCREVA UMA LEGENDA PARA CADA UMA DAS IMAGENS.
Resposta pessoal.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO COM SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS.
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O CAMPEONATO ESCOLAR
NOME COMPLETO:
IDADE:
NOME DO RESPONSÁVEL:
NOME DAS MODALIDADES ESPORTIVAS DE QUE VAI PARTICIPAR:
1. ________________________________________________________
2. ________________________________________________________
3. ________________________________________________________
4. ________________________________________________________
5. ________________________________________________________
6. ________________________________________________________
Respostas pessoais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas