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Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Máquinas térmicas e frigoríficas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a poluição do ar seja responsável pela morte prematura de cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, a cada ano. A origem e os efeitos da poluição do ar no organismo são bastante variados, conforme ilustrado a seguir.

Tanto as mortes prematuras quanto as doenças relacionadas à poluição do ar impactam a economia, gerando um grande prejuízo à sociedade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse custo supera os US$ 208 milhões ao ano.

Além de afetar diretamente a saúde da população, principalmente a de baixa renda, cujo acesso aos serviços de saúde é bastante restrito, a poluição do ar também impacta a sociedade e o meio ambiente de diversas outras maneiras. Por exemplo:

• A emissão de material particulado reduz a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta. Isso diminui a taxa de evaporação da água e a formação de nuvens e, portanto, altera o regime de chuvas. As consequências na agricultura, nos reservatórios de água e na biodiversidade são significativas. Também diminui em até 25% o rendimento dos painéis fotovoltaicos das usinas solares, reduzindo a quantidade de energia renovável que é gerada. Na China, por exemplo, isso significou um prejuízo de US$ 1,9 bilhão em 2016, de acordo com um estudo do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

• O contato dos dióxidos de carbono, de nitrogênio e de enxofre com gotículas de água em suspensão forma soluções diluídas de ácido carbônico, ácido nítrico e ácido sulfúrico, respectivamente. Esse fenômeno, conhecido como chuva ácida, aliado à emissão de ozônio, danifica as plantas de modo geral, afetando todo o ambiente e a produtividade agrícola. De acordo com diversos estudos, isso fez com que as perdas mundiais anuais de produtividade chegassem a ultrapassar centenas de milhões de toneladas de alimentos.

A sociedade precisa se mobilizar em busca de soluções que revertam esse quadro antes que seja tarde demais para todos nós.

a) Cite algumas fontes de poluição atmosférica, explicando os seus efeitos.

b) Proponha uma ou mais ações que possam contribuir para a diminuição da poluição atmosférica.

Resposta:

• A emissão de material particulado reduz a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta. Isso diminui a taxa de evaporação da água e a formação de nuvens e, portanto, altera o regime de chuvas. As consequências na agricultura, nos reservatórios de água e na biodiversidade são significativas. Também diminui em até 25% o rendimento dos painéis fotovoltaicos das usinas solares, reduzindo a quantidade de energia renovável que é gerada. Na China, por exemplo, isso significou um prejuízo de US$ 1,9 bilhão em 2016, de acordo com um estudo do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça3.

3 REIS, Pedro. Problemas em painéis solares na China devido a poluição. Portal Energia, 8 ago. 2019. Disponível em: https:// www.portal-energia. com/poluicao-chinadesempenho-paineissolares-147805/. Acesso em: 2 out. 2020.

a) Considere os conhecimentos prévios dos alunos sobre poluição atmosférica e seus efeitos. Eles poderão mencionar automóveis, ônibus, caminhões, indústrias que utilizam combustíveis fósseis, usinas termelétricas, siderúrgicas, usinas de cana-de-açúcar, queimadas antrópicas ou naturais, etc. Aproveite a oportunidade para abordar outras fontes de poluição atmosférica que eles não conheçam, como a geração de poluentes em obras, por exemplo.

Quanto aos efeitos, podem ser citados o acúmulo de partículas na atmosfera e o aumento na concentração de gases do efeito estufa, como o gás carbônico, o metano e o dióxido de enxofre, por exemplo. Esse acúmulo de poluentes atmosféricos pode provocar vários danos ao organismo das pessoas. Os danos ao ambiente também devem ser considerados, explorando diferentes aspectos do desequilíbrio ambiental, como interferência no ciclo das chuvas, no derretimento das geleiras, no aumento do nível do mar e no aumento da temperatura média anual do planeta, a intensificação do efeito estufa, etc.

b) Respostas pessoais. Aproveite para incrementar a discussão propondo ações como: evitar queimadas, utilizar combustíveis cuja queima libere menos poluentes, instalar filtros adequados nas chaminés das indústrias, evitar o desperdício de energia de modo a diminuir a necessidade de produção energética em usinas termelétricas, evitar o “consumismo dispensável”, cobrar do Ministério Público maior atuação e fiscalização das atividades poluentes que afetam a atmosfera, etc.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Máquinas simples e suas aplicações - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

A gangorra da figura a seguir se encontra em equilíbrio estático e na posição horizontal. Ela é constituída de um material muito resistente e extremamente leve. Em uma das extremidades, há um adulto e, na outra, uma criança. Ambos estão sentados, fixos em suas posições e com os pés soltos no ar. Considere que o peso do adulto seja igual a 900 N e que o peso da gangorra seja desprezível em relação ao peso da criança.

a) Qual é o peso da criança?

b) Suponha que o adulto esteja se acomodando na gangorra e que a extremidade em que ele está sentado oscile 1 cm verticalmente. Qual será a medida da oscilação da criança nesse mesmo momento?

c) Suponha que o apoio seja deslocado para o centro da gangorra. A gangorra vai se desequilibrar? Por quê?

Resposta:

a) Como o braço de alavanca onde se encontra a criança é três vezes maior do que o braço de alavanca em que se encontra o adulto, o peso do adulto é três vezes maior do que o peso da criança. Logo, a criança pesa: 900  = 300 N.

b) Como o braço de alavanca em que se encontra a criança é três vezes maior do que o braço de alavanca em que se encontra o adulto, se o adulto oscilar verticalmente 1 cm, a criança deverá oscilar verticalmente 3 cm.

c) A gangorra vai se desequilibrar, tombando no sentido anti-horário. Isso acontecerá porque o braço de alavanca do maior peso (adulto) se tornou maior do que o braço de alavanca do menor peso (criança).

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Ciências e tecnologias dos séculos XX e XXI - Exercícios (pg. 389) - BY NC 3.0BR

O pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol masculino de 2014, sediada no Brasil, foi dado por Juliano Pinto (1986-), que é paraplégico. Isso foi possível graças ao BRA-Santos Dumont 1, um exoesqueleto biônico criado pelo médico e pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis (1961-) e sua equipe de 156 cientistas. A Fifa só transmitiu cerca de 7 segundos desse importante momento, assistido por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

Outros efeitos, porém, foram negativos. Cite alguns deles.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios (pg. 122) - BY NC 3.0BR

Nadar é uma atividade que exige bastante energia. Como o corpo humano obtém energia para nadar e realizar outras atividades do dia a dia?

Resposta:

Por meio da alimentação.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios (pg. 126) - BY NC 3.0BR

Como a pessoa com a venda se orienta nos ambientes?

Resposta:

A pessoa com a venda percebe as variações no ar geradas pelo movimento das outras pessoas, escuta as suas vozes e, dependendo da venda, pode ver a silhueta delas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 132 - 133) - BY NC 3.0BR

LEIA A TIRINHA A SEGUIR.

AGORA, RESPONDA:

A) O QUE CAUSA O MAU HÁLITO?

B) EM SUA OPINIÃO, A “CURA DO MAU HÁLITO”, ENCONTRADA PELO MENINO MALUQUINHO, REALMENTE FUNCIONA? CITE DUAS ATITUDES QUE DEVEMOS TER PARA EVITAR O MAU HÁLITO.

Resposta:

a. O acúmulo de alimentos entre os dentes favorece o desenvolvimento de bactérias que provocam o mau hálito e a formação de cáries.

b. Espera-se que os alunos respondam que a cura encontrada pelo Menino Maluquinho não funciona. Para evitar o mau hálito é necessário escovar os dentes após cada refeição, usar fio dental todos os dias e visitar o dentista regularmente.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Identifique as estruturas ósseas responsáveis pelas seguintes funções:

a) Sustentação principal do corpo:

b) Proteção do encéfalo:

c) Proteção de órgãos vitais:

Resposta:

a) Coluna vertebral.

b) Crânio.

c) Caixa torácica.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.

CONTORNE DE AZUL AS ATIVIDADES QUE NÃO MOVIMENTAM O CORPO.

Resposta:

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 144 - 145) - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS TRÊS PRATOS A SEGUIR E MARQUE UM X NAQUELES QUE NÃO APRESENTAM UMA REFEIÇÃO BALANCEADA.

Resposta:

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios (pg. 156) - BY NC 3.0BR

• Uma mulher pode gerar, de modo natural, um filho por conta própria ou ela precisa da participação de um homem?

Resposta:

Uma mulher não pode gerar, de modo natural, filhos sem a junção da célula sexual masculina (espermatozoide) com a célula sexual feminina (óvulo).

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para aprender: Cuidados importantes - BY NC 3.0BR

EM SUA OPINIÃO, QUALQUER BRINCADEIRA PODE SER CONSIDERADA UMA ATIVIDADE FÍSICA?

Resposta:

Resposta pessoal. Professor, ressalte, porém, que nem toda brincadeira movimenta o corpo e demanda energia. Portanto, algumas brincadeiras não podem ser consideradas atividades físicas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Identifique na imagem abaixo as estruturas que compõem o sistema genital feminino. Em seguida, responda à questão.

• Indique a estrutura responsável pela produção de células sexuais femininas e a região onde acontece a fecundação.

Resposta:

• Produção de células sexuais: ovário. Região onde ocorre a fecundação: tuba uterina.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para aprender: A formação de gêmeos - BY NC 3.0BR

• Você conhece algum caso de irmãos gêmeos?

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Qual a menor unidade viva que forma os seres vivos?



( a )

Órgão. 

( b )

Sistema. 

( c )

Organismo. 

( d )

Célula.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Sensações diferentes

Material

• Quatro pratos • Algodão • Colher de metal • Açúcar • Grãos de feijão • Creme hidratante • Guardanapos de papel

Como fazer

Passe o cotovelo no creme hidratante e fique atento ao que sente.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Ciências e tecnologias dos séculos XX e XXI - Teste - BY NC 3.0BR

(Enem)

Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. (Adaptado.)

O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo:



( a )

priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e à natureza.

( b )

negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos.

( c )

instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.

( d )

combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais.

( e )

romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Máquinas térmicas e frigoríficas - Exercícios (pg. 372) - BY NC 3.0BR

Os reatores nucleares têm algo em comum com as máquinas a vapor das antigas locomotivas? E com outras usinas, como as termelétricas?

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para aprender: Os órgãos - BY NC 3.0BR

Pinte os órgãos da imagem de acordo com a legenda abaixo, que indica a função que eles desempenham. 

Rosa: Circulação do sangue. • Roxo: Respiração. • Verde: Digestão dos alimentos. • Laranja: Coordenação do corpo.

GLOSSÁRIO coordenação: comando, controle.

Resposta:

• Rosa: Coração; vasos sanguíneos.

• Roxo: Vias aéreas; pulmões.

• Verde: Estômago; intestinos.

• Laranja: Cérebro.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios (pg. 112) - BY NC 3.0BR

QUE IDADES VOCÊ ACHA QUE AS P ESSOAS DA IMAGEM TÊM?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Que partes do corpo as pessoas que estão acompanhando o desfile estão usando para ouvir e cantar?

Resposta:

As pessoas estão usando as orelhas para ouvir e a boca para cantar.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Construindo um estetoscópio

O estetoscópio é um instrumento utilizado pelos médicos para escutar barulhos no interior do corpo. Então, que tal criar seu próprio estetoscópio? O que você acha que vai escutar?

Material

• Duas garrafas PET (1,5 L ou 2 L) • Massinha de modelar • Uma mangueira de borracha ou de plástico com cerca de 60 cm • Um rolo de fita-crepe • Uma tesoura com pontas arredondadas

Como fazer

1 Pegue as garrafas de plástico e corte a parte do gargalo, formando um funil.

2 Una cada um dos funis a uma das extremidades da mangueira, vede bem com a massinha e prenda com a fita-crepe.

3 Aproxime uma extremidade do estetoscópio do seu peito, um pouco à esquerda, e peça a um colega que aproxime a outra extremidade da orelha dele.

4 Peça ao colega que marque em um relógio 1 minuto; durante esse tempo, ele deve contar quantas vezes os barulhos se repetem e registrar o resultado.

5 Sob a orientação do professor, faça polichinelos (pule abrindo e fechando as pernas, enquanto bate palmas sobre a cabeça) durante 30 segundos.

6 Agora, repita o passo 4. Em seguida, troque de lugar com o colega e repitam os passos 3 a 6.

Responda a questão a seguir.

b) Como ficaram os sons depois que vocês pularam? Por que isso aconteceu?

Resposta:

Espera-se que os batimentos tenham ficado mais acelerados. Durante uma atividade física, os músculos precisam de mais gás oxigênio. Por isso, o coração acelera e o sangue circula mais rapidamente.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios (pg. 142) - BY NC 3.0BR

A água-viva usa as mesmas estruturas que um ser humano para se movimentar?

Resposta:

A água-viva não tem músculos, braços nem pernas, por isso ela utiliza outras estruturas para se movimentar.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para aprender: O corpo muda - BY NC 3.0BR

Em qual fase da vida há mais diferenças em relação à fase anterior?

Resposta:

Na adolescência, que é a penúltima imagem representada.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

De acordo com o cartaz, quais condições são necessárias para se tornar um doador?

Resposta:

Gozar de boa saúde, ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita até os 60 anos), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios (pg. 140) - BY NC 3.0BR

PODEMOS COMER UMA FRUTA SEM LAVÁ-LA SÓ PORQUE ELA FOI COLHIDA NO PÉ?

Resposta:

É preciso lavar a fruta. Converse com os alunos de modo a buscar razões para a resposta. No caso exposto, mesmo estando em ambiente natural, a fruta recebe elementos químicos, e animais pequenos e microrganismos podem ter deixado resíduos no alimento.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para praticar: Agora é sua vez (pg. 160) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E MARQUE UM X NAQUELA QUE MOSTRA UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE FAVORECE O TRABALHO EM EQUIPE.

• ALÉM DESTE, CITE OUTROS TRÊS BENEFÍCIOS QUE ESSE TIPO DE ATIVIDADE PODE PROPORCIONAR AO NOSSO ORGANISMO.

Resposta:

Respostas pessoais.

Os alunos podem citar quaisquer dos tópicos apontados nas páginas 156 e 157. Sugestões: evitar doenças, fortalecer o corpo, conhecer pessoas novas, competir de modo saudável, brincar com os amigos, aprender as regras e a respeitá-las, conseguir correr mais rápido, etc

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Em que fase Maíra e Pedro estão na imagem B e qual é o nome dado às modificações físicas que ocorreram no corpo deles?

Resposta:

Maíra e Pedro estão na fase da adolescência. As modificações físicas recebem o nome de puberdade.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para aprender: Atividades físicas - BY NC 3.0BR

ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS SÃO A MESMA COISA?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para aprender: Alimentos e nutrientes - BY NC 3.0BR

Como o corpo consegue aproveitar os nutrientes dos alimentos?

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercícios - Para aprender: Atos voluntários e involuntários - BY NC 3.0BR

Analise as atividades a seguir.

Batimentos do coração - Movimentar as pernas - Movimentar os braços - Movimentos do sistema digestório - Mastigar - Espirrar - Sorrir

a) Contorne de azul os atos voluntários.

b) Contorne de vermelho os atos involuntários.

Resposta:

vermelho: Batimentos do coração - Movimentos do sistema digestório - Espirrar

azul: Movimentar as pernas - Movimentar os braços - Mastigar - Sorrir

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas