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Leia o texto.
Dona Cotinha, Tom e o gato Joca
Em frente à minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas. Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para mim aquilo é o que chamam de floresta. Tom diz que é um quintal. Ali mora dona Cotinha, uma velhinha que tem cabelos lilás e dirige um Fusquinha vermelho. Esse passou a ser meu esconderijo. Dona Cotinha sempre aparece com um prato de comida. Diz:
— Vem, gatinho. Olha só o que eu trouxe para você. [...]
— Bom dia, menino — disse ela. — Já que está em frente à minha casa, faça uma gentileza e abra o portão.
Tom obedeceu. Dona Cotinha afagou minha cabeça e perguntou:
— Este gatinho é seu?
— Sim, senhora.
— Ele é muito educado.
— Obrigado — disse eu, na minha voz de gato.
— No primeiro dia que o vi por aqui, ele entrou na casa e cheirou tudo. Agora, sempre deixo uma comidinha para ele! [...]
Dona Cotinha acabava de denunciar minha gula e o aumento de peso. Continuou:
— Passe aqui no fim da tarde. Faço um bolo de fubá com cobertura de chocolate que é de dar água na boca.
Com água na boca fiquei eu. Naquela tarde voltamos à casa de dona Cotinha. Ela foi logo mostrando pro Tom uma coleção de carrinhos antigos. Era do filho dela, que morreu bem pequeno. Depois nos levou para uma sala repleta de livros. Tom ficou de boca aberta e perguntou:
— A senhora já leu todos esses livros?
— Praticamente todos. Ler foi minha diversão, meu bom vício. Infelizmente meus olhos não ajudam mais. Essa pilha que você está vendo aqui ainda nem foi tocada.
Tom começou a ler em voz alta, e sua voz encheu a sala de seres fantásticos. O tempo parou.
Desse dia em diante, à tardinha, eu e Tom tínhamos uma missão. Abrir os livros de dona Cotinha e deixar os personagens passearem pela casa mágica, no meio da floresta da cidade de pedra.
Dona Cotinha, Tom e o Gato Joca. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2016. Adaptado.
Quem é o narrador dessa história?
O gato Joca
Tom
Dona Cotinha
O filho de dona Cotinha
Leia o poema.
Noturno
O apito do trem perfura a noite. As paredes do quarto se encolhem. O mundo fica mais vasto.
Tantos livros para ler tantas ruas por andar tantas mulheres a possuir...
Quando chega a madrugada o adolescente adormece por fim certo de que o dia vai nascer especialmente para ele.
PAES, José Paulo. Noturno. In: Prosas seguidas de Odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Releia os seguintes versos.
As paredes do quarto se encolhem. O mundo fica mais vasto.
Pode-se afirmar que, nesses versos, é estabelecida uma ideia de
continuação, pois o quarto diminui ao mesmo tempo em que o mundo se encolhe.
consequência, pois o encolhimento do quarto é uma consequência da imensidão do mundo.
alternativa, pois enquanto o quarto se encolhe, pode-se procurar espaço na vastidão do mundo.
oposição entre o encolhimento das paredes do quarto e a vastidão do mundo.
No segundo e terceiro versos da primeira estrofe do poema é estabelecida uma ideia de oposição entre o encolhimento das paredes do quarto e a vastidão do mundo.
O quadro a seguir representa as quatro categorias de plantas existentesseparadas em dois grandes grupos (I e II), relativos aos seus diferentes tipos de reprodução.
a) Qual é a diferença no ciclo de vida, em relação ao deslocamento dos gametas, dos vegetais do grupo II em relação aos do grupo I?
b) A presença de sementes é observada nas plantas de qual grupo? Explique a importância dessa estrutura para a reprodução dessas plantas.
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos
Habilidade (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção
100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A diferença no ciclo de vida, em relação ao deslocamento dos gametas, é a independência da água na chegada do gameta masculino até o gameta feminino, no grupo II, devido à existência do grão de pólen e do tubo polínico nas gimnospermas e angiospermas. b) Grupo II. A semente fornece proteção e alimento para o embrião e ajuda na dispersão dessas plantas, pois pode germinar longe da planta que lhe deu origem.
50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens.
0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe a fotografia abaixo, que mostra a ocorrência de um fenômeno natural.
a) Qual fenômeno natural é mostrado nessa fotografia?
b) Por que a possibilidade de ocorrer esse fenômeno natural no Brasil é muito baixa?
Objeto(s) de conhecimento Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A fotografia mostra um tsunami. b) A possibilidade de ocorrer tsunamis no Brasil é muito baixa porque esse fenômeno se dá devido aos intensos tremores (ondas sísmicas) gerados pelo movimento das placas tectônicas. O deslocamento dessas placas provoca a propagação de energia e vibrações no solo oceânico (fundo do mar), que se propagam na água para a região costeira, gerando ondas que podem atingir grandes amplitudes. Esses tremores ocorrem quando uma placa desliza ao lado de outra, ou quando uma placa se sobrepõe a uma outra. No caso do Brasil, além de ele estar localizado na parte central de uma dessas placas, a placa Sul-Americana faz limite, no meio do oceano Atlântico, com a placa Africana. Essas duas placas estão se afastando, tornando muito remota a ocorrência de grandes terremotos e, consequentemente, de tsunamis. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Fermentação alcoólica
Nesta atividade, vamos comprovar a atividade fermentativa da levedura, fungo unicelular do fermento biológico.
Material
● Uma vasilha de plástico própria para esquentar alimentos no micro-ondas, com tamanho suficiente para se colocar em pé uma garrafa PET de 250 mL
● Um copo americano (200 mL)
● Uma garrafa PET de 250 mL previamente lavada
● Um balão de borracha de festa de aniversário (bexiga)
● Uma colher de sobremesa de açúcar
● de tablete de fermento biológico (compra-se em padarias ou supermercados), contendo levedura
● Água morna suficiente para imergir os inferiores da garrafa PET (evite usar água quente)
● Um elástico de escritório
Procedimento
1 - Misture o fermento com o açúcar em meio copo de água morna.
2 - Coloque essa mistura na garrafa PET. Ela vai ocupar mais ou menos a metade da garrafa.
3 - Encaixe o balão de borracha (murcho) na boca da garrafa PET. Não balance a garrafa, evitando assim que a mistura entre no balão. Prenda, com o elástico, o balão na boca da garrafa, dando algumas voltas nele para que fique bem firme.
4 - Coloque água morna na vasilha de plástico. Acomode agora a garrafa PET dentro da vasilha (Figura 24). A garrafa não pode tombar; ela tem de ficar em pé, firme e submersa na água.
5 - Mantenha a garrafa mergulhada na água morna durante 30 a 35 minutos.
Anote as alterações que você observar ao longo do experimento.
Houve alguma alteração na mistura em fermentação?
A cor e a textura da mistura sofreram alteração e surgiram bolhas de gás carbônico.
Esta atividade prática vai ajudar você a entender melhor como é o corpo dos cnidários. Com os colegas, formem grupos de quatro integrantes. Ao final de cada uma das orientações a seguir, conversem entre si e esclareçam dúvidas.
Material
Água
Tesoura
Canetas hidrocor
Lã colorida
Fita adesiva dupla face
Um balão de borracha (bexiga de festa)
Procedimento
Encha o balão com água.
Amarre o balão com um nó para ser o corpo principal do cnidário.
Corte os fios de lã em vários comprimentos diferentes para fazer os tentáculos.
Cole os fios de lã no balão com a fita dupla face.
Desenhe no balão as principais estruturas do cnidário utilizando as canetas coloridas.
Após a construção do modelo, converse com os colegas e respondam à questão a seguir.
Qual é a posição da boca do cnidário?
Os tentáculos saem próximo da região da boca; portanto, a boca estará posicionada no lado em que estiverem os tentáculos.
VAMOS CANTAR? APONTE PARA AS PARTES DO SEU CORPO NO MOMENTO EM QUE ELAS FOREM CITADAS NA MÚSICA QUE SEU PROFESSOR CANTARÁ COM VOCÊ.
Modelo de sistema respiratório
Veja a seguir como montar um modelo de sistema respiratório. Este modelo ajudará você a compreender de um jeito divertido como funciona essa importante estrutura do corpo humano.
Material
• Dois canudos dobráveis
• Três bexigas
• Uma garrafa PET de 2 litros
• Tesoura de pontas arredondadas
• Fita adesiva
• Massa de modelar
Como fazer
1) Corte a garrafa ao meio, como indicado na figura abaixo. Peça ajuda a um adulto.
2) Prenda os dois canudos com fita adesiva. Em cada ponta solta dos canudos, encaixe uma bexiga e prenda-a também com fita adesiva.
3) Com a ajuda de um adulto, faça um furo na tampa da garrafa. O furo deve ser grande o suficiente para passar os dois canudos.
4) Passe os canudos pelo furo da tampa e prenda-os com um pouco de massa de modelar, de modo a vedar a saída e não deixar entrar ar.
5) Pegue a bexiga que sobrou e dê um nó para fechá-la. Depois, corte um pedaço do fundo da bexiga e encaixe-a na parte inferior da garrafa. Se necessário, prenda-a com fita adesiva.
6) Puxe e empurre a bexiga da parte inferior da garrafa. Observe o que acontece com as bexigas que estão dentro da garrafa.
Você e os colegas vão observar como alguns de seus sentidos funcionam em conjunto. Para isso, o professor vai disponibilizar para vocês alguns alimentos, alguns objetos e uma venda, que um aluno por vez vai utilizar. Siga as etapas:
1 Primeiro, coloque a venda nos olhos. Tape então o nariz com a mão. O professor lhe dará um alimento para provar, e você deverá tentar descobrir o que é.
2 Depois, destape o nariz. O professor lhe dará outro pedaço do mesmo alimento que você provou com o nariz tapado. Você deverá então comparar o gosto que sentiu com o nariz tapado e o que sentiu com o nariz destapado.
3 Sem tirar a venda, toque alguns objetos que o professor vai separar. Manuseie-os com cuidado e diga o que você acha que é e como você chegou à sua conclusão.
4 Depois de passar pela experiência, converse com os colegas e o professor: Vocês sentiram alguma diferença entre o sabor do alimento que ingeriram com o nariz tapado e com o nariz destapado? E quanto aos objetos, sentiram alguma dificuldade em tentar identificá- -los sem que pudessem vê-los?
Observe a imagem a seguir e responda:
• O que a imagem mostra?
• Quais detalhes você consegue identificar?
• De que modo é possível saber como é o interior do corpo humano?
a) Explique por que existem diferentes tons de pele.
b) Pode-se afirmar que as pessoas que possuem pele com maior concentração de melanina têm maior proteção que as pessoas mais claras, quanto à exposição aos raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol? Por quê?
a) Existem diferentes tons de pele porque a quantidade de melanina produzida varia entre as pessoas.
b) As pessoas que possuem pele com maior concentração de melanina estão mais protegidas em relação às pessoas com tons de pele mais claros quanto à exposição aos raios ultravioleta, pois a melanina funciona como um protetor solar natural.
Preencha o esquema sobre a pele, utilizando palavras e expressões que você estudou nestas aulas.
Vamos fazer uma experiência para comprovar a existência de microrganismos na pele humana? Siga as orientações do professor.
O que você observou?
Por que isso ocorreu?
A região entre os dedos é um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos e bactérias, em decorrência da umidade provocada por intensa produção de suor nessa região do corpo. As condições do pote com mingau são semelhantes às dos pés, uma vez que apresentam umidade e fonte de alimento.
As tatuagens são realizadas com injeções de pigmentos corantes. Porém, se as células da pele se renovam, por que as tatuagens não saem com o tempo?
Os pigmentos corantes da tatuagem são inoculados na derme, região da pele que não se renova. A renovação das células se dá na epiderme.
Observe a imagem a seguir e leia a legenda.
De acordo com o que você estudou, explique o significado dessa legenda.
A massa muscular pode ser aumentada a partir de exercícios físicos regulares e de uma dieta rica em proteína, baseada, por exemplo, em ovos.
O texto a seguir é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade.
O que dizem as camisetas
Apareceram tantas camisetas com inscrições, que a gente estranha ao deparar com uma que não tenha nada escrito.
[...]
Vi na rua Sete de Setembro um homem que trazia a inscrição “Guiné-pipi” na frente e nas costas.
— Candidato a vereador? – perguntei. — De que partido?
— Não, senhor. Erva contra reumatismo. Quer experimentar? É um porrete. Trago para o senhor uma amostra da fábrica, lá de Cordovil.
— Obrigado, amigo. O Dr. Nava já cuida do meu.
— Mas qualquer problema, o senhor não tenha cerimônia. É só dizer, que eu falo com os colegas, conforme o caso. Ou o senhor mesmo fala, se encontrar com um deles.
— E como é que eu vou saber?
— Pela camiseta, é claro. Tem o Cipó-Azougue, que é um balaço contra eczema, aliás, pessoalmente, é um cara ótimo. O Beldroega (faz pouco ele passou por aqui) toma conta do fígado e depura o sangue. Do Sete-Folhas, que é até meu vizinho, vejo que o senhor não carece, pois é para emagrecer. Agora, convém não esquecer o Boldo. Lá um dia a gente tem uma ressaca, e o Boldo resolve.
Vi que as camisetas da medicina natural são numerosas, mas as de uísques, vinhos alemães, motos, motéis, cigarros, antigripais, cursinhos, judô, budismo, loteria, jogo de búzios, etc. não fazem por menos. Hoje em dia não há produto que não tenha, além dos comunicadores remunerados, outros absolutamente gratuitos, e estes são maioria. Todo mundo anuncia alguma coisa, e a camiseta é o cartaz na pele. Sendo de notar que há tendência para anunciar até no bumbum. Mas este é um ramo ainda experimental. [...]
Não há mais condições para gravar palavras eternas em muros de catedral. Hoje estampam-se recados em camisetas descartáveis. Como esta crônica.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O que dizem as camisetas. In: Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987. Adaptado.
Glossário Reumatismo – denominação de enfermidades que causam inflamação e dores nas articulações e nos músculos. Balaço – tiro de bala. Eczema – anormalidade da pele que se caracteriza por reação alérgica inflamatória, com formação de vesículas e crostas. Remunerado – que recebe remuneração, salário.
De acordo com o texto, o uso de algumas camisetas pode
identificar as pessoas com doenças como reumatismo, eczema e problemas no fígado.
curar algumas doenças não muito graves.
fazer parte de um tratamento médico, identificando os pacientes.
ajudar a identificar os vendedores de remédios naturais.
De acordo com a crônica, o uso de algumas camisetas pode ajudar a identificar os vendedores de remédios naturais.
Observe a ilustração a seguir, que mostra um gnômon fincado verticalmente em determinado local plano e horizontal do hemisfério sul e a representação do movimento aparente do Sol ao longo de um dia em diferentes períodos do ano.
Responda:
a) Indique na ilustração o movimento aparente do Sol no solstício de dezembro. Justifique sua resposta.
b) Indique na ilustração o movimento aparente do Sol no solstício de junho. Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) O movimento aparente do Sol no solstício de dezembro está representado pela curva azul, pois indica, nesse período, maior altura do Sol na abóboda celeste, provocando maior insolação na região e maior aquecimento nessa época do ano. b) O movimento aparente do Sol no solstício de junho está representado pela curva verde, pois indica, nesse período, menor altura do Sol na abóboda celeste, provocando menor insolação na região e menor aquecimento nessa época do ano. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
A cidade de Curitiba, no Paraná, é conhecida por ser uma das mais sustentáveis do Brasil. Apesar disso, ainda enfrenta problemas relacionados ao lixo, conforme descrito no trecho da reportagem a seguir:
“[Em 2018], quase 1,1 mil de tonelada de lixo foi retirada [...] das bacias hidrográficas de Curitiba
[...]
[...] o que mais preocupa são os itens descartados de forma incorreta pela população [...]”
Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba. Disponível em: (acesso em: 2 out. 2018).
a) Proponha uma iniciativa individual e uma política pública para diminuir o problema ambiental que a cidade de Curitiba enfrenta.
b) Apesar desse problema, Curitiba ainda é considerada uma das cidades mais sustentáveis do Brasil. Que ação citada no texto contribui para que essa situação se mantenha?
Objeto(s) de conhecimento Preservação da biodiversidade
Habilidade (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) Ação individual: descartar de forma correta todos os tipos de material (orgânicos e não orgânicos); política pública: instalação ou ampliação da coleta seletiva. b) A ação que contribuiu para que a cidade de Curitiba se mantenha como uma das mais sustentáveis do Brasil é a da retirada do lixo das bacias hidrográficas. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
A caixa do mistério
Esta atividade prática vai ajudar você a entender melhor como funciona o método científico e cada uma de suas etapas.
Com seus colegas, formem grupos de quatro alunos. Ao final de cada uma das orientações a seguir, reflitam sobre a questão e registrem suas hipóteses.
Material
● 1 caixa de papelão com tampa.
● Objetos diversos: pentes, canetas, prendedores de cabelo, lixas de unha, bolas de diferentes tamanhos, clipes, etc.
Procedimento
1 O professor vai colocar um objeto no interior de cada caixa, sem que os grupos saibam o que é.
2 Observem a caixa por fora, sem tocá-la. Respondam: o que há dentro dela?
3 Peguem e sacudam a caixa, sem abri-la. E agora, quais são as impressões de vocês sobre o conteúdo da caixa?
4 Fechem os olhos (se necessário, utilizem uma venda) e toquem o objeto no interior da caixa. Do que se trata?
5 Por fim, abram a caixa e respondam: o que há dentro dela?
Resposta pessoais.
Construindo um relógio de sol
Com os colegas, organizem-se em grupos e sigam as instruções abaixo para confeccionar um relógio de sol.
Material
● Pedaço de papelão com aproximadamente 16 cm de largura e 16 cm de altura
● Canetas coloridas
● Régua
● Transferidor
● Tesoura com pontas arredondadas
● 1 palito de madeira
● 1 folha A4 em branco
Procedimento
1 No pedaço de papelão, trace as diagonais com o auxílio da régua. Em seguida, o encontro das diagonais deve ser marcado, pois representa o centro do relógio. No verso do papelão, trace uma reta paralela à base, onde foi feita a marcação do centro (Figura 10).
2 Por se tratar de um relógio de sol, devemos fazer no papelão marcações de 12 horas, ou seja, o tempo médio de incidência de luz solar ao longo de um dia. Para isso, utilize a reta traçada como referência e, com o transferidor, registre cada hora com uma distância de 15° entre elas (Figura 11).
3 Faça um furo no ponto de encontro entre as diagonais (o centro) com o palito de madeira, fixando-o.
4 Na folha em branco, registre a posição dos eixos norte-sul e leste-oeste, e coloque-a na base do relógio (Figura 12). O seu relógio de sol deve estar projetado para o Sol, de modo que o palito de madeira esteja paralelo ao eixo norte-sul. A parte mais alta da haste ficará, assim, apontando para o ponto cardeal sul.
5 Perceba que o relógio da imagem está levemente inclinado. A inclinação do relógio deve ser igual à latitude em que sua escola se encontra. Solicite a ajuda do professor para posicionar o relógio no ângulo correto.
6 Agora, busque um local com bastante luz solar e faça a leitura, através da sombra projetada pela haste (palito de madeira), da hora solar.
Construindo um modelo de caixa torácica
Para entender melhor como funciona o sistema respiratório, vamos construir um modelo da caixa torácica que mostra o funcionamento do diafragma e simula o movimento de ventilação pulmonar.
Material
● 1 garrafa PET de 2 litros com tampa
● 1 canudo
● 2 balões de festa, um grande e um pequeno
● fita adesiva
● tesoura com pontas arredondadas
Procedimento
1 - Peça ao professor que corte a garrafa mais ou menos na metade.
2 - Em seguida, solicite ao professor que faça um furo do tamanho do diâmetro do canudo na tampa da garrafa e corte o canudo para que ele fique com aproximadamente 5 cm de comprimento.
3 - Coloque o balão pequeno na ponta do canudo e prenda-o com a fita adesiva.
4 - Encaixe o canudo no furo da tampa da garrafa de modo que o balão fique dentro dela.
5 - Vede o fundo da garrafa com o balão maior, fixando-o com fita adesiva, como mostra a Figura 17.
Ao final da atividade, responda à seguinte questão:
Ao puxar o balão maior para baixo, o que ocorre com o menor? Que movimento respiratório está sendo simulado?
O balão menor enche de ar. Isso ocorre porque, ao puxar o balão maior, aumentamos o volume no interior da garrafa e, consequentemente, diminuímos a pressão. Como a pressão externa é maior que a interna, o ar entra, simulando a inspiração.
A coluna vertebral é uma estrutura bastante importante. Vamos criar um modelo de coluna para observar como ela funciona.
Material
• 4 rolinhos de papel higiênico sem papel
• 22 discos de papelão com tamanho um pouco maior que o dos rolinhos de papel higiênico (usar uma caixa de papelão pequena)
• 2 metros de barbante, aproximadamente
• 2 clipes
• tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
1. Recorte cada rolinho de papel higiênico em cinco partes, como mostrado na imagem abaixo.
2. Peça a um adulto que, com a ponta de um lápis ou de uma caneta, faça um furo no centro de cada um dos discos de papelão.
3 Passe o barbante nos discos e nos rolinhos de papel higiênico, intercalando-os (um disco, um rolinho, um disco, um rolinho). Comece e termine a sequência com um disco. Veja a imagem abaixo Para facilitar, prenda um clipe em uma das pontas do barbante ou faça um nó nela. Quando terminar a sequência, faça o mesmo na outra ponta do barbante.
Coloque dois dedos sobre a lateral do seu pescoço, como mostra a figura ao lado, sem pressionar com muita força.
a) O que você sente na ponta dos dedos? Você sabe explicar o que é isso que você sente?
b) Usando um relógio, conte quantos batimentos você sente em um minuto. Anote o resultado abaixo.
Resposta pessoal.
NO ESPAÇO ABAIXO, COLE UMA FOTOGRAFIA DE VOCÊ COM 1 ANO DE IDADE E UMA DE VOCÊ HOJE.
Ordene as estruturas de acordo com a organização do corpo humano.
Por que sentimos sede quando está muito calor ou após praticarmos atividades físicas?
Em consequência do calor ou da prática de exercícios físicos, a pele produz e libera grande quantidade de suor. A sensação de sede se deve à necessidade de reposição de líquidos, que foram, em parte, perdidos pelo organismo na transpiração.
Observe a imagem.
a) O que essa imagem mostra?
b) Qual é a função do suor?
c) Explique o que está ocorrendo em cada uma das etapas enumeradas na imagem.
1. 2. 3. 4.
a) A imagem mostra como o suor é fabricado e eliminado pela pele humana.
b) A função do suor é resfriar o corpo, mantendo a temperatura corporal constante (por volta dos 36,5 ºC).
c) 1. Com o aumento da temperatura, o sistema nervoso envia mensagens para as glândulas sudoríferas produzirem o suor.
2. As glândulas sudoríferas recebem informações por meio dos nervos e secretam o suor.
3. O suor produzido é enviado por ductos até a superfície da pele, saindo pelos poros.
4. Na superfície da pele, o suor evapora, transferindo o calor para a atmosfera e resfriando o corpo.
Por que é preciso manter a pele ferida sempre limpa e protegida?
Com o rompimento da camada superfcial de proteção, a pele fca exposta à entrada de microrganismos. Ao lavar a região e cobri-la com um curativo, é possível evitar uma infecção.
Seguindo as orientações de seu professor, localize na representação do esqueleto abaixo os seguintes ossos:
clavícula – coluna vertebral – costelas – crânio – escápula – esterno – fêmur fíbula – mandíbula – patela – pelve – rádio – tíbia – ulna – úmero
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas