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Como são chamadas as células que fazem parte do sistema nervoso?
Neurônios.
O que o menino quis dizer com “a boca é mais rápida do que o cérebro”?
O menino quis dizer que, em muitas situações, podemos dizer algo inadequado sem refletir sobre as consequências dessa atitude. Com isso, podemos magoar ou chatear alguém.
Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro foi sede da 31ª edição dos Jogos Olímpicos. Nessa ocasião ocorreram muitos momentos semelhantes aos que são vistos nas imagens a seguir.
Observe as imagens e responda:
Em quais imagens há alguém com coração acelerado porque está emocionado?
Nas imagens A, B e D.
QUE FESTA DIVERTIDA! OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) QUANTAS PESSOAS ESTÃO CANTANDO PARABÉNS?
B) CONTORNE DE VERMELHO AS PESSOAS QUE ESTÃO NA INFÂNCIA.
C) CONTORNE DE VERDE AS PESSOAS QUE ESTÃO NA FASE ADULTA.
D) CONTORNE DE AZUL AS PESSOAS QUE ESTÃO NA VELHICE.
a) Há 15 pessoas cantando parabéns.
b), c) e d)
TROCANDO CONHECIMENTOS
CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS TÊM CONHECIMENTOS DIFERENTES.
CERTAMENTE, VOCÊ JÁ APRENDEU ALGO COM PESSOAS MAIS VELHAS, COM PESSOAS MAIS NOVAS E TAMBÉM ENSINOU ALGUMA COISA A ALGUÉM.
OBSERVE
EM QUE FASE DA VIDA ESTÁ A PESSOA QUE ESTÁ ENSINANDO AS CRIANÇAS?
Fase adulta.
Explique quais substâncias são liberadas pela pele e a importância delas.
Uma substância oleosa, que evita que a pele e os pelos fiquem ressecados, e o suor, que é liberado para resfriar a pele, evitando que o corpo esquente muito.
Qual dos itens abaixo não indica uma função dos pelos? Marque a opção correta.
Camuflagem.
Proteção contra os raios solares.
Manutenção da temperatura do corpo.
Higienização do corpo.
Que formato tem o poema?
Leia, agora, este fragmento de um texto escrito para uma revista:
Como o cabelo cresce?
Ele cresce por causa da divisão e multiplicação de um tipo de célula, os queratinócitos. [...] “À medida que os queratinócitos se dividem, eles são empurrados para cima, fazendo o fio crescer”, diz o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. O ciclo de vida dos fios da nossa juba tem três fases: nascimento, crescimento/repouso e queda. [...] nesse exato momento, você tem fios que estão nascendo, outros crescendo e por aí vai. [...]
MOIÓLI, Julia. Como o cabelo cresce? Mundo estranho. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2013.
Sugestão: O poema parece ter o formato de um feixe de fios.
COM O AUXÍLIO DOS SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS, COMPLETE:
EU NASCI EM ______ DE _______________ DO ANO DE _________ . AO NASCER, EU MEDIA __________ CENTÍMETROS E PESAVA ___________ QUILOS.
QUANDO ERA BEBÊ, MINHA COMIDA PREFERIDA ERA __________________ . HOJE EM DIA, MINHA COMIDA PREFERIDA É ____________________ .
EU COMECEI A FALAR COM _____ ANOS, A ANDAR COM _______ ANOS E A FALAR COM _________ ANOS.
Respostas pessoais.
Em relação ao ar que entra nos pulmões, faça um X na alternativa correta.
Apresenta mais gás carbônico do que o ar que sai dos pulmões.
Apresenta mais gás oxigênio do que o ar que sai dos pulmões.
Apresenta a mesma quantidade de gás oxigênio que o ar que sai dos pulmões.
Está mais quente que o ar que sai dos pulmões.
a) Está com menos gás carbônico.
c) O ar que entra nos pulmões tem maior quantidade de gás oxigênio do que ar que sai deles.
d) Está mais frio quando entra; já o ar que sai foi aquecido pelo organismo.
Cite duas aplicações da tecnologia de manipulação do DNA.
Investigação de paternidade, análise de amostras biológicas de suspeitos em crimes, produção de proteínas humanas usando bactérias, produção de novas variedades de vegetais para uso na alimentação humana.
Leia o texto a seguir.
Se numa região diminuísse a intensidade das chuvas, as plantas passariam, como consequência, a ter necessidade de conservar a água. Passados muitos anos, à medida que a região se tornasse mais parecida com um deserto, as plantas transmitiriam aos descendentes as características que tinham adquirido para reter água. Deste modo, ter-se-iam originado as plantas típicas das regiões desérticas, como os cactos, capazes de armazenar grandes quantidades de água.
Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, 1809.
Considerando a afirmação de Lamarck, identifique no texto as causas da evolução das espécies.
O trecho: “Se numa região diminuísse a intensidade das chuvas” corresponde ao fator ambiental que induz a evolução das espécies. O trecho: “à medida que a região se tornasse mais parecida com um deserto” indica que a manutenção das condições climáticas e do solo propiciam também a manutenção das características adquiridas nas gerações seguintes.
Segundo Lamarck, o meio induz o surgimento de uma variedade adaptada às necessidades ambientais, como descrito nos trechos destacados.
Indique duas soluções ambientais para reduzir a poluição da água.
Pode-se citar: extensão dos serviços de saneamento básico, como tratamento do esgoto e da água, a toda a população, incentivo à redução da produção e à destinação adequada do lixo, controle do uso de pesticidas na agricultura.
Qual é a parte do corpo que ajuda você a:
a) ver a cor do céu?
b) sentir se está frio ou calor?
c) ouvir o sinal do intervalo?
d) sentir o cheiro do lanche?
e) sentir o gosto da sua comida favorita?
a) Os olhos.
b) A pele.
c) As orelhas (pode ser que os alunos citem ouvidos).
d) O nariz.
e) A língua, boca.
Quando você faz atividades físicas, como a que é observada na imagem, geralmente também sente muita sede. Por que isso ocorre?
As pessoas sentem sede quando realizam atividades físicas porque nessa situação há maior perda de água tanto na respiração quanto na transpiração (suor).
A MÃE DE LUÍSA SEMPRE DIZ A ELA QUE TÃO IMPORTANTE QUANTO LIMPAR E ORGANIZAR OS AMBIENTES É PRESERVÁ-LOS LIMPOS E ORGANIZADOS. VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? POR QUÊ?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos concordem que manter os ambientes limpos e organizados indica não só boa higiene, mas também respeito às outras pessoas.
VELHICE (A PARTIR DOS 60 ANOS)
AS PESSOAS QUE ESTÃO NESTA FASE DA VIDA, TAMBÉM DENOMINADA TERCEIRA IDADE, SÃO CHAMADAS DE IDOSAS.
DURANTE A VELHICE, GERALMENTE, O CORPO TORNA-SE MAIS FRÁGIL, MAS IDOSOS QUE CUIDAM DA SAÚDE PODEM TER UMA VIDA BASTANTE SAUDÁVEL E PRODUTIVA.
OS IDOSOS TÊM GRANDE EXPERIÊNCIA DE VIDA E MUITOS CONHECIMENTOS. ELES MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO.
LEIA A TIRINHA ABAIXO E EXPLIQUE COMO A MENSAGEM DA TIRINHA CONTRARIA A VISÃO QUE AS PESSOAS TÊM DA VELHICE.
Professor, esclareça o objetivo da questão. É possível que alguns alunos tenham dificuldade por não compreender o significado do termo “contrariar”. A tirinha mostra um id oso indo praticar surfe, que é uma prática esportiva geralmente associada a pessoas jovens. Com isso, tira-se a ideia de que os idosos são pessoas pouco ativas. Reforce que manter a mente ativa e fazer atividades físicas são práticas necessárias para que a fase da velhice seja vivida com qualidade de vida satisfatória.
A pele
Pele cobre tudo Pele de veludo Pele é a roupa natural (e a mais legal) A pele nela revela quem você é Da ponta da cabeça Até a pele da ponta do pé
Pele de bebê Pede pra beijar você Cada pele tem na pele uma história Pele de anjinho Pede pra fazer carinho Pele tem de toda cor [...]
OLIVEIRA, Jair. Simples. Som Livre, 2007. CD.
Você sabe quais são as funções desse órgão?
A pele bloqueia os raios solares, fornece proteção para os órgãos internos e contra ameaças de fora, controla a temperatura por meio da transpiração e percebe, pelo tato, o toque e a temperatura.
A pele poderia também ser considerada uma forma de proteção do organismo? Dê alguns exemplos.
A pele é uma barreira protetora do organismo. Ela impede a perda de água (organismos com pele muito sensível precisam ficar próximos à água, como lesmas e sapos) e a entrada de agentes que causam doença, como microrganismos.
Observe
Veja as crianças da imagem abaixo.
Todas as crianças mostradas na imagem têm a mesma quantidade de melanina na pele?
Não. As crianças que têm a pele mais escura apresentam mais melanina e as que possuem a pele mais clara têm menos melanina.
IDADE ADULTA (18 A 60 ANOS)
NESTA FASE, O CORPO JÁ PASSOU PELAS MAIORES TRANSFORMAÇÕES QUE SOFRERÁ AO LONGO DA VIDA. A ALTURA MÁXIMA JÁ FOI ATINGIDA E NÃO HAVERÁ MAIS GRANDES MUDANÇAS.
NESTA FASE, EM GERAL, AS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADES RELACIONADAS À VIDA PROFISSIONAL E À FAMÍLIA. POR EXEMPLO, ALGUMAS PESSOAS ESTUDAM, TRABALHAM, VIAJAM E OPTAM POR TER FILHOS.
MARQUE UM X NA ÚNICA DESCRIÇÃO QUE PODE SE REFERIR A UMA PESSOA NA IDADE ADULTA.
A) ESSA PESSOA APRENDEU A DAR SEUS PRIMEIROS PASSOS AGORA E ESTÁ DESCOBRINDO MUITAS COISAS NOVAS.
B) ESSA PESSOA TEM UMA FAMÍLIA COM DOIS FILHOS E TRABALHA EM UM RESTAURANTE.
C) ESSA PESSOA VIVEU MUITAS EXPERIÊNCIAS AO LONGO DOS SEUS 75 ANOS E ENSINA MUITO DO QUE APRENDEU AOS SEUS NETOS.
D) ESSA PESSOA ESTÁ PASSANDO POR VÁRIAS MUDANÇAS: SUA VOZ ESTÁ ENGROSSANDO E ESTÃO SURGINDO MAIS PELOS EM SEU CORPO.
X B) ESSA PESSOA TEM UMA FAMÍLIA COM DOIS FILHOS E TRABALHA EM UM RESTAURANTE.
Observe
O formato das árvores e o modo como estão apresentadas lembram órgãos de qual sistema do corpo humano?
Do sistema respiratório
Lucas estava brincando em uma praça e observou que as plantas ao seu redor eram da mesma espécie, porém algumas tinham flores vermelhas e outras, flores amarelas. Que hipótese Lucas poderia propor para explicar a diferença de cor das flores?
Ele poderia pensar que existe um alelo para determinar a cor vermelha das flores e outro para determinar a cor amarela.
Joana estava doente e faltou a algumas aulas de Biologia. Seus colegas, Leandro, Gustavo, Gabriela e Roberta, foram até sua casa para passar alguns conceitos ensinados em sala.
• Leandro se lembrou de que a identidade genética individual pode ser estabelecida pela técnica DNA fingerprint ou impressão digital genética.
• De acordo com Gustavo, as enzimas de restrição são aquelas que podem cortar o DNA em pontos determinados.
• Gabriela definiu a terapia gênica como a introdução de um material genético que irá corrigir uma informação que está errada no DNA do indivíduo, aliviando os sintomas ou até mesmo curando-o da doença.
• Roberta relatou que algumas substâncias, como a insulina, podem ser produzidas por bactérias mutantes que passam a sintetizar esse hormônio.
Ao voltar à escola, Joana conversou com a professora e constatou que estavam corretas:
apenas as afirmações de Leandro, Gustavo e Roberta.
apenas as afirmações de Leandro, Gustavo e Gabriela.
apenas as afirmações de Gabriela e Roberta.
apenas as afirmações de Gustavo e Roberta.
as afirmações de todos os colegas.
Alternativa b.
A afirmação de Roberta está incorreta porque as bactérias que produzem a insulina são transgênicas, e não mutantes, e recebem o gene humano incorporado em plasmídeos.
O cladograma abaixo (Figura 34) apresenta uma hipótese simplificada das prováveis relações evolutivas entre anfíbios, répteis e mamíferos. Os números indicam características adaptativas que teriam surgido durante a evolução desses grupos de animais.
Os números 1, 2 e 3 correspondem a novidades evolutivas que surgiram em um ancestral comum a cada grupo. São elas, respectivamente,
membros locomotores, embrião envolto por ovo com casca e pelos.
glândulas sudoríparas, pálpebras e esqueleto rígido.
brânquias, placenta e pele impermeável.
mandíbula, pulmões e penas.
rins, bexiga natatória e medula espinal.
Alternativa a.
Os anfíbios foram os primeiros tetrápodes; os répteis foram os primeiros animais em que apareceu o ovo com casca, um mecanismo eficaz de desenvolvimento embrionário fora da água; somente os mamíferos têm pelos.
VOCÊ ESTUDOU QUE OS ASTRÔNOMOS UTILIZAM OS TELESCÓPIOS PARA OBSERVAR O ESPAÇO E OS CORPOS CELESTES. AGORA, VEJA O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO NESTA CENA.
POR QUE NÃO CONSEGUIMOS ENXERGAR ALGUNS CORPOS CELESTES A OLHO NU?
Não conseguimos ver alguns objetos a olho nu, pois estão muito distantes de nós.
VOCÊ JÁ VIU ALGUNS DESSES ASTROS DA PAISAGEM NOTURNA? ELES ESTÃO PRÓXIMOS OU DISTANTES?
É provável que muitos alunos tenham tido a vivência de apreciar o céu noturno. Os astros representados na ilustração estão bem distantes; alguns, porém, estão mais próximos, como a Lua, outros estão a distâncias gigantescas, como as estrelas.
AS LENTES SÃO UTILIZADAS EM VÁRIOS INSTRUMENTOS COM FUNÇÕES DIFERENTES. SABENDO DISSO, CONTORNE:
A) DE VERMELHO SITUAÇÕES COM LENTES SENDO USADAS PARA VER COISAS PEQUENAS.
B) DE VERDE SITUAÇÕES COM LENTES SENDO USADAS PARA VER OS OBJETOS QUE ESTÃO DISTANTES.
a) Vermelho: menina usando microscópio e detetive usando lupa.
b) Verde: pirata usando luneta e garoto usando telescópio.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas