Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ACOMPANHE A LEITURA DA CANTIGA COM O PROFESSOR.
FORMIGUINHA
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ VEIO A FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU PÉ EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA-ROXA VEIO A FORMIGUINHA E SUBIU NA MINHA COXA EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR MELÃO E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR UM GIZ VEIO A FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU NARIZ EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
DOMÍNIO PÚBLICO.
ESCREVA O NOME DE CADA FIGURA E COMPLETE OS VERSOS DA CANTIGA “FORMIGUINHA”.
A) FUI AO MERCADO COMPRAR café VEIO A formiguinha E SUBIU NO MEU pé
B) FUI AO MERCADO COMPRAR UM giz VEIO A formiguinha E SUBIU NO MEU nariz
PINTE AS SÍLABAS QUE FORMAM O NOME DO PASSARINHO CORRESPONDENTE À IMAGEM. JUNTE AS SÍLABAS QUE SOBRARAM E DESCUBRA O NOME DE OUTRA AVE. DEPOIS, COPIE OS DOIS NOMES.
A) Canário e arara.
B) Pardal e tucano.
C) Sabiá e periquito.
PRAÇAS E PARQUES SÃO LOCAIS EM QUE AS PESSOAS PODEM ANDAR, SENTAR PARA DESCANSAR, CONVERSAR, BRINCAR, PASSEAR COM SEUS CÃES, TOMAR SORVETE OU COMER PIPOCA. MAS, POR SEREM ESPAÇOS COLETIVOS, TODAS AS PESSOAS TÊM O DEVER DE CUIDAR DELES.
OBSERVE NOVAMENTE A ILUSTRAÇÃO DA PRAÇA. CONVERSE COM OS COLEGAS E RESPONDA À QUESTÃO.
SE VOCÊ TOMOU UM SORVETE, O QUE DEVE FAZER COM A EMBALAGEM E O PALITO?
Após tomar sorvete, a embalagem e o palito devem ser descartados em lixeiras adequadas para reciclagem.
AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR REPRESENTAM O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE DANIELA. NUMERE DE 1 A 4 AS ETAPAS DE VIDA DELA POR ORDEM DE ACONTECIMENTO.
ESCREVA UMA LEGENDA PARA CADA UMA DAS IMAGENS.
Resposta pessoal.
LEIA OS PARES DE PALAVRAS. O QUE VOCÊ OBSERVA EM RELAÇÃO AO SOM DELAS QUANDO SE ACRESCENTA A LETRA M OU N AO FINAL DE UMA SÍLABA?
A) CATAR → CANTAR B) MUDO → MUNDO C) SETA → SENTA D) SOBRA → SOMBRA E) MITO → MINTO F) BOBA → BOMBA
As consoantes n e m, quando colocadas após as vogais, alteram a sonoridade destas.
AS FOTOGRAFIAS CONTAM HISTÓRIAS E PASSAM INFORMAÇÕES, PROVOCANDO DIFERENTES SENSAÇÕES QUANDO AS OBSERVAMOS. O QUE AS FOTOGRAFIAS ACIMA MOSTRAM?
Resposta pessoal.
OBSERVE AS COLEÇÕES DE ANA E JÚLIA E CONTE QUANTAS PEDRAS CADA UMA TEM. EM SEGUIDA, REGISTRE ESSA QUANTIDADE.
A) 19 pedras.
B) 14 pedras.
NINA É UMA MENINA QUE “PINTA O SETE”. VOCÊ JÁ OUVIU ESSA EXPRESSÃO? SABE O QUE SIGNIFICA?
Respostas pessoais.
DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA O NOME DE CADA FRUTA..
a) Uva.
b) Melancia.
c) Tomate.
d) Mamão.
e) Goiaba.
f) Figo.
DESTAQUE AS CARTAS DO ANEXO 3. JUNTE-SE A UM COLEGA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. DEPOIS GUARDE SUAS CARTAS, POIS ELAS SERÃO UTILIZADAS EM OUTRO JOGO.
ANEXO 3
LIGUE A IMAGEM DO ESQUELETO AO NOME CORRESPONDENTE.
RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA A SEGUIR. UTILIZE A ESTRATÉGIA QUE PREFERIR E REGISTRE COMO PENSOU.
A) 3 metros.
B) • 8 patas.
• 12 patas.
C) 30 cm.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
O PODER DO SONO
GERALMENTE, AS CRIANÇAS PRECISAM DORMIR EM TORNO DE 10 HORAS POR DIA. É DURANTE O SONO QUE O CÉREBRO ORGANIZA TUDO NA MENTE, GUARDANDO AS BRINCADEIRAS, AS HISTÓRIAS E OS APRENDIZADOS EM NOSSA MEMÓRIA. O SONO É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E AUXILIA NO CRESCIMENTO DOS OSSOS E MÚSCULOS. E QUANDO DORMIMOS BEM, ACORDAMOS MAIS BEM DISPOSTOS, MAIS ALEGRES E COM MAIS ENERGIA PARA BRINCAR E APRENDER. VEJA ALGUMAS DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO:
– PROCURE DORMIR E ACORDAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO.
– DEIXE O QUARTO ESCURO, FRESCO E SILENCIOSO.
– EVITE O USO DE TELAS PELO MENOS UMA HORA ANTES DE DORMIR.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
POR QUE VOCÊ ACHA QUE O TÍTULO DO TEXTO É “O PODER DO SONO”?
Resposta pessoal.
LEIA AS INFORMAÇÕES DA TABELA, REFERENTE ÀS HORAS DIÁRIAS DE SONO DE ALGUMAS PESSOAS, E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
A) José dorme o maior número de horas.
B) Sara é quem dorme menos.
C) Dormem 8 horas ou mais: Tiago, Pedro, Carol e José.
D) Dormem menos de 8 horas: Ana, Lara e Sara.
E) Diariamente, José dorme 12 horas.
EM UMA FOLHA AVULSA, CRIE UMA CENA EM UM LUGAR ESPECIAL, MOSTRANDO A DIVERSIDADE DE PESSOAS QUE PODEMOS ENCONTRAR NO MUNDO. ESCOLHA O CENÁRIO DE SUA PREFERÊNCIA: ESCOLA, PARQUE, PRAIA, CIDADE OU OUTRO LUGAR QUE DESEJAR.
Organize uma exposição com as cenas criadas pelos alunos para que toda a turma possa apreciar a riqueza da diversidade.
VOCÊ SABIA QUE O BRASIL É UM DOS PAÍSES COM MAIOR DIVERSIDADE DE PÁSSAROS DO MUNDO? VEJA AS IMAGENS A SEGUIR.
VOCÊ CONHECE ALGUMA ESPÉCIE DE PÁSSARO? QUAL?
Respostas pessoais.
ENCONTRE E PINTE NO DIAGRAMA OS NOMES DE ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NA ESCOLA.
TROQUE A LETRA INICIAL PELA INDICADA E ESCREVA NOVAS PALAVRAS.
LEIA AS ADIVINHAS COM OS COLEGAS. DEPOIS, PINTE A RESPOSTA DE CADA UMA DELAS.
A) OLHOS
B) PESCOÇO
C) UMBIGO
ADIVINHAR AS PARTES DO CORPO
VOCÊ JÁ BRINCOU COM ADIVINHAS? ELAS SÃO PERGUNTAS OU QUESTÕES ENIGMÁTICAS FORMULADAS POR VERSOS RIMADOS QUE MEXEM COM A NOSSA IMAGINAÇÃO E NOS DIVERTEM.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA DAS ADIVINHAS COM O PROFESSOR.
O QUE É, O QUE É? ANDA DEITADO E DORME DE PÉ?
DOMÍNIO PÚBLICO.
O QUE É, O QUE É? É ÁGUA E NÃO VEM DO MAR, NEM NA TERRA NASCEU, DO CÉU NÃO CAIU, TODO MUNDO JÁ LAMBEU.
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ CONHECE ALGUMA ADIVINHA? SE SIM, QUAL?
Respostas pessoais.
OBSERVE O DESENHO FEITO POR LUCAS. EM SEGUIDA, CONTORNE OS SERES VIVOS QUE ELE DESENHOU.
Respostas possíveis: seres humanos, gramado, abelhas, gato, cachorro, peixes, passarinho, ovinhos, galinha, pintinhos, árvore e joaninha.
ENCONTRE E CONTORNE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS DO QUADRO.
LEIA O TRAVA-LÍNGUA.
O TEMPO
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
DOMÍNIO PÚBLICO.
a) Tempo.
b)
O TEMPO
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
DOMÍNIO PÚBLICO.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
MEU AMIGO DE PAPEL
ERA DOMINGO E UMA CHUVINHA CHATA PRENDIA TODO MUNDO DENTRO DE CASA.
– AI, AI, AI! – LAMENTAVA-SE PATRÍCIA. – VOU PASSAR O DOMINGO TODO SEM NADA PRA FAZER...
– E EU? – INTROMETEU-SE UMA VOZINHA. – POR QUE VOCÊ NÃO SE OCUPA COMIGO?
QUE VOZINHA ERA AQUELA? PATRÍCIA OLHOU PARA TODOS OS LADOS. QUEM ESTAVA FALANDO? ELA ESTAVA SOZINHA NO QUARTO. SERIA UM FANTASMA? NÃO ERA UM FANTASMA: EM CIMA DA MESA, UM LIVRO FALAVA FEITO GENTE!
– VOCÊ... VOCÊ... FALA?
– EU FAÇO QUALQUER COISA, PATRÍCIA! – RIU-SE O LIVRO.
– COMIGO, VOCÊ PODE FAZER O QUE QUISER. QUE NEGÓCIO É ESSE DE DIZER QUE NÃO TEM NADA PRA FAZER? É JUSTAMENTE NESSAS HORAS QUE EU POSSO LEVAR VOCÊ EM VIAGENS MARAVILHOSAS PARA QUALQUER LUGAR, PARA QUALQUER TEMPO. VENHA SONHAR COMIGO!
PATRÍCIA PEGOU O LIVRO. AOS POUCOS, AGACHADA NO TAPETE, ESQUECEU-SE DA VIDA. ATÉ QUE, LÁ DE FORA, A VOZ DA MÃE VEIO DESPERTÁ-LA:
– PATRÍCIA! VENHA AQUI UM MINUTO! SEM LEVANTAR OS OLHOS DO LIVRO, A MENINA RESPONDEU:
– AGORA NÃO POSSO, MÃE. ESTOU MUITO OCUPADA!
PEDRO BANDEIRA. MEU AMIGO DE PAPEL. DISPONÍVEL EM: h t t p s : //bibliotecapband.blogspot.com/. ACESSO EM: 5 DEZ. 2024.
ESCREVA O TÍTULO DA HISTÓRIA.
Meu amigo de papel.
COMO VOCÊ ESTUDOU, DEPOIS DO DIA VEM A NOITE, DEPOIS OUTRO DIA E OUTRA NOITE. ESSAS SEQUÊNCIAS DE DIAS E NOITES SÃO ACONTECIMENTOS DA NATUREZA QUE CHAMAMOS DE RITMO NATURAL.
OS RITMOS NATURAIS INFLUENCIAM A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS, COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS E AS PESSOAS DE DIVERSOS LUGARES.
OBSERVE AS ATIVIDADES REALIZADAS POR CRIANÇAS DE DIFERENTES GRUPOS INDÍGENAS AO LONGO DO DIA.
EM QUE PERÍODO DO DIA CADA FOTOGRAFIA FOI REGISTRADA?
A fotografia 1 foi registrada durante o dia; a fotografia 2, ao entardecer, e a fotografia 3, à noite.
CONSULTE O TEXTO E ESCREVA O NOME DE QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA QUE FORAM ALTERADOS PELO ASTEROIDE QUE CAIU NA TERRA HÁ 250 MILHÕES DE ANOS.
Sugestão de resposta: plantas, oxigênio, clima e vulcões.
PREENCHA A CRUZADINHA COM O NOME DE CADA IMAGEM.
UMA ESCOLA FEZ UMA PESQUISA ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO PARA SABER QUANTAS HORAS ELES DORMEM POR DIA. VAMOS CONHECER ESSES DADOS?
A) Os alunos deverão contornar “Horas de sono por dia”.
B) 10 horas.
C) Os alunos devem somar a quantidade de crianças que dormem 9 e 10 horas por dia.
29 alunos.
D) Os alunos devem somar a quantidade de crianças de todas as colunas do gráfico.
43 alunos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas