Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
OBSERVE AS FOLHAS.
A) Há 4 tipos de folha.
B) Há 28 folhas no total.
PARTES DAS PLANTAS
PODEMOS OLHAR AS PLANTAS E OBSERVAR AS DIFERENTES PARTES QUE AS FORMAM.
ASSIM COMO O SER HUMANO E OS OUTROS ANIMAIS, AS PLANTAS SÃO FORMADAS POR DIFERENTES PARTES. OBSERVE-AS NA IMAGEM.
QUAL PARTE DA LARANJEIRA É UTILIZADA PARA FAZER O SUCO DE LARANJA?
A parte utilizada para a produção do suco é a laranja, que é o fruto da laranjeira.
BONECO DE ALPISTE
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA FAZER UMA ATIVIDADE DIVERTIDA.
BRINQUEDOS DO PARQUE
VOCÊ SABIA QUE, MESMO QUANDO BRINCA NO PARQUE, ESTÁ UTILIZANDO CIÊNCIA PARA SE DIVERTIR? VEJA QUE INTERESSANTE!
EM PARQUES PÚBLICOS PODEMOS ENCONTRAR ALGUNS BRINQUEDOS, COMO BALANÇO, GIRA-GIRA, GANGORRA E ESCORREGADOR. ESSES BRINQUEDOS FAZEM SEU CORPO SE MOVIMENTAR COM OU SEM A AJUDA DE OUTRA PESSOA.
O ESCORREGADOR, POR EXEMPLO, É UM BRINQUEDO QUE TEM O FORMATO DE UMA RAMPA INCLINADA E LISA QUE FAZ O CORPO DESLIZAR. VEJA A IMAGEM.
COM QUE BRINQUEDO CITADO NO TEXTO VOCÊ MAIS GOSTA DE BRINCAR?
Resposta pessoal.
COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NÃO SÃO LIVRES PARA PROCURAR ALIMENTO E ABRIGO, AS PESSOAS QUE OS ADOTAM SÃO AS RESPONSÁVEIS POR ELES. VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?
BEM-ESTAR ANIMAL
DAR AO ANIMAL A QUANTIDADE ADEQUADA DE ALIMENTO E ÁGUA FRESCA, ALÉM DE MANTER O AMBIENTE E OS RECIPIENTES PARA ALIMENTAÇÃO LIMPOS.
LEVAR O ANIMAL AO MÉDICO VETERINÁRIO SEMPRE QUE NECESSÁRIO. MANTER O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO E A APLICAÇÃO DE VERMÍFUGOS EM DIA, SEGUINDO A ORIENTAÇÃO MÉDICA.
PARA PROTEGER O ANIMAL DO VENTO, DA CHUVA, DO FRIO E DO CALOR, É PRECISO MANTÊ-LO EM LOCAL APROPRIADO.
DEPENDENDO DO ANIMAL, ELE TAMBÉM PODE SER LEVADO PARA PASSEAR E SE DIVERTIR.
QUAIS CUIDADOS UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PRECISA PARA VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL NO AMBIENTE DOMÉSTICO?
O animal precisa de proteção, alimentação adequada e assistência veterinária.
ESCREVA O NOME DE DOIS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA IR COM SUA FAMÍLIA QUE DEIXA VOCÊ MUITO FELIZ.
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DA PARLENDA COM O PROFESSOR.
CORRE CUTIA
CORRE CUTIA NA CASA DA TIA CORRE CIPÓ NA CASA DA VÓ
LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO
— POSSO JOGAR? — PODE — NINGUÉM VAI OLHAR? — NÃO!
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ JA BRINCOU COM A PARLENDA “CORRE CUTIA”?
Resposta pessoal.
COM UMA RÉGUA, DESENHE UMA FORMA GEOMÉTRICA NA MALHA QUADRICULADA A SEGUIR.
Os alunos poderão desenhar qualquer forma geométrica com o uso da régua. Evidentemente, não é possível desenhar o círculo.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.
O QUE CADA PERSONAGEM ESTÁ FAZENDO?
Cebolinha vai nadar, Mônica está tomando banho no chuveiro, Xaveco está tomando banho na banheira e Cascão está diante do ventilador.
LEIA AS INFORMAÇÕES NO CONVITE E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
a) Maria Clara.
b) 21 de maio.
c) 5 anos.
DURANTE UM MÊS, VOCÊS REGISTRARAM SUAS OBSERVAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DO TEMPO METEOROLÓGICO DO LUGAR ONDE ESTUDAM: SE ESTAVA CHUVOSO, SEM CHUVA, QUENTE, FRIO OU AMENO. AGORA REGISTREM AS INFORMAÇÕES COLETADAS NOS GRÁFICOS A SEGUIR.
PREENCHA O PRIMEIRO GRÁFICO DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES REGISTRADAS NO CALENDÁRIO DO MÊS DE _________ QUANTO À TEMPERATURA, OU SEJA, SE ESTAVA QUENTE, FRIO OU AMENO.
• CRIE UM TÍTULO PARA O GRÁFICO. _________
Sugestão de resposta: Temperaturas do mês de maio. Dependendo da região, sugestão de título: Começou o frio.
A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA TIRINHA QUE APRESENTA IMAGENS E PALAVRAS EM UMA SEQUÊNCIA DE QUADROS. O TEXTO ESCRITO FICA DENTRO DE BALÕES.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA TIRINHA.
LEIA A PERGUNTA DO PRIMEIRO QUADRINHO. QUAL FOI A RESPOSTA DADA?
“Ah, sim... o tempo todo...”
LEIA A FICHA INFORMATIVA DE UM ANIMAL QUE PODE SER ENCONTRADO EM JARDINS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
a) Abelha-rainha.
b) Resposta pessoal.
c) ( x ) SITE.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
O PODER DO SONO
GERALMENTE, AS CRIANÇAS PRECISAM DORMIR EM TORNO DE 10 HORAS POR DIA. É DURANTE O SONO QUE O CÉREBRO ORGANIZA TUDO NA MENTE, GUARDANDO AS BRINCADEIRAS, AS HISTÓRIAS E OS APRENDIZADOS EM NOSSA MEMÓRIA. O SONO É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E AUXILIA NO CRESCIMENTO DOS OSSOS E MÚSCULOS. E QUANDO DORMIMOS BEM, ACORDAMOS MAIS BEM DISPOSTOS, MAIS ALEGRES E COM MAIS ENERGIA PARA BRINCAR E APRENDER. VEJA ALGUMAS DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO:
– PROCURE DORMIR E ACORDAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO.
– DEIXE O QUARTO ESCURO, FRESCO E SILENCIOSO.
– EVITE O USO DE TELAS PELO MENOS UMA HORA ANTES DE DORMIR.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
POR QUE VOCÊ ACHA QUE O TÍTULO DO TEXTO É “O PODER DO SONO”?
Resposta pessoal.
VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO FAZER UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA OBSERVAR AS PLANTAS DO AMBIENTE. FIQUEM ATENTOS AOS FORMATOS, TAMANHOS E AROMAS!
• DESENHE NO ESPAÇO A SEGUIR AS PLANTAS QUE CHAMARAM SUA ATENÇÃO DURANTE A OBSERVAÇÃO.
Acompanhe os alunos durante a atividade.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO ALGUM LIMERIQUE?
Resposta pessoal.
OBSERVE A IMAGEM DAS CRIANÇAS E, SEM CONTÁ-LAS, RESPONDA:
A) Não.
B) Resposta pessoal.
PESQUISE SE NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA HÁ ALGUM PARQUE E ANOTE AS INFORMAÇÕES. CASO NÃO EXISTA PARQUE, UTILIZE UMA PRAÇA DA CIDADE COMO REFERÊNCIA.
Respostas pessoais.
ORGANIZE CADA ADIÇÃO COM AS BARRAS CUISENAIRE. EM SEGUIDA, PINTE COM AS CORES CORRESPONDENTES NO QUADRICULADO E COMPLETE O REGISTRO MATEMÁTICO.
A) 10 + 9
B) 10 + 6
C) 10 + 4
D) 10 + 6
E) 10 + 2
F) 10 + 2
G) 10 + 3
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
UMA DIETA BEM DIFERENTE
DIGA AÍ: O QUE VOCÊ COME NO DIA A DIA? ARROZ, FEIJÃO, LEGUMES, CARNES, FRUTAS? POIS SAIBA QUE A DIETA DO AUSTRALOPITHECUS SEDIBA, UM ANCESTRAL DO HOMEM MODERNO, ERA BEM DIFERENTE E INCLUÍA ATÉ MADEIRA E CASCA DE ÁRVORES. OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM ISSO ANALISANDO O TÁRTARO PRESENTE NOS DENTES DO HOMINÍDEO.
ENQUANTO A ALIMENTAÇÃO DOS OUTROS HOMINÍDEOS ERA MAIS BASEADA EM GRÃOS E FOLHAS – MAIS MOLES E FÁCEIS DE MASTIGAR –, OS AU. SEDIBA INCLUÍAM OUTROS ALIMENTOS MAIS DUROS EM SUA DIETA, COMO FRUTAS QUE OS OUTROS HOMINÍDEOS DEIXAVAM DE LADO. E ESTA É A PRIMEIRA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO CONHECIDA QUE SE ALIMENTAVA DE CASCAS DE ÁRVORES!
O PETISCO, PORÉM, NÃO ESTAVA ENTRE OS FAVORITOS. OS CIENTISTAS IMAGINAM QUE OS AU. SEDIBA SÓ SE ALIMENTAVAM DE CASCAS DE ÁRVORES EM ÉPOCA DE ESCASSEZ DE FRUTAS. ALÉM DISSO, ELES NÃO COMIAM A CASCA DE QUALQUER ÁRVORE, MAS APENAS DAQUELAS QUE TINHAM MAIS GORDURA E AÇÚCAR. [...] ATÉ HOJE AS CASCAS DE ALGUMAS ESPÉCIES SÃO INGERIDAS POR SERES HUMANOS. “AS CASCAS DE SALGUEIRO E CEREJEIRA SÃO USADAS MEDICINALMENTE”, LEMBRA A ANTROPÓLOGA AMANDA HENRY, DO INSTITUTO MAX PLANCK DE ANTROPOLOGIA EVOLUTIVA, NA ALEMANHA. [...]
DISPONÍVEL EM: h t t p ://chc.org.br/uma-dieta-bem-diferente. ACESSO EM: 21 JUL. 2024.
GLOSSÁRIO ANCESTRAL: ANTIGO; QUE VEM DOS ANTEPASSADOS. TÁRTARO: PLACA DURA QUE SE ACUMULA NOS DENTES E NAS GENGIVAS. SE NÃO FOR TRATADO ADEQUADAMENTE, PODE CAUSAR A PERDA DO DENTE. HOMINÍDEO: CLASSIFICAÇÃO QUE ENGLOBA OS HUMANOS E OS ANCESTRAIS DELES. ANTROPÓLOGO: PESSOA QUE ESTUDA A ORGANIZAÇÃO E A CULTURA DOS GRUPOS HUMANOS.
ESCOLHA UMA DAS INFORMAÇÕES DO TEXTO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU, REPRESENTE-A POR MEIO DE UM DESENHO E ESCREVA UMA LEGENDA. USE UMA FOLHA AVULSA.
Resposta pessoal.
PINTE NA SEGUNDA ESTROFE DA PARLENDA “CORRE CUTIA” AS PALAVRAS QUE RIMAM.
Os alunos devem pintar as palavras mão, chão e coração.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.
RECONTE ORALMENTE A HISTÓRIA DA TIRINHA COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR.
• O GRUPO DE PAULO JOGOU TRÊS PARTIDAS DE BOLICHE. VEJA OS PONTOS QUE CADA UM FEZ.
a)
b) Paulo.
c) 2 pontos.
d) Cássia.
e) 25 pontos.
A ESCOLA É UM DOS ESPAÇOS MAIS IMPORTANTES EM NOSSA VIDA. NELA APRENDEMOS A LER E ESCREVER, APRENDEMOS A RESPEITAR AS DIFERENÇAS E A CONVIVER E INTERAGIR COM OS AMIGOS.
NO BRASIL, EXISTEM ESCOLAS ANTIGAS, COM MAIS DE CEM ANOS. HÁ TAMBÉM ESCOLAS MODERNAS, QUE FORAM CRIADAS RECENTEMENTE. INDEPENDENTEMENTE DO TEMPO DE EXISTÊNCIA, TODA ESCOLA TEM UMA HISTÓRIA.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
COMPARE AS IMAGENS DA MESMA ESCOLA NO PASSADO E NO PRESENTE. CITE UMA DIFERENÇA E UMA SEMELHANÇA ENTRE ELAS.
Semelhanças: a estrutura e o tamanho do prédio permanecem. Diferenças: em 1910, havia mais área verde na entrada do colégio. Em 2023, percebe-se que uma parte dessa área verde, à direita, foi transformada em estaciomento de carros.
PEDRO E ENZO MEDIRAM SUAS AGENDAS USANDO A RÉGUA. A AGENDA DE PEDRO TEM 17 cm DE COMPRIMENTO E A DE ENZO TEM 25 cm. QUANTOS CENTÍMETROS A MENOS A AGENDA DE PEDRO TEM EM RELAÇÃO À DO COLEGA?
RESPOSTA: A AGENDA DE PEDRO É _____ MENOR EM RELAÇÃO À DE ENZO.
8 cm
JUNTE A LETRA C COM AS VOGAIS E FORME SÍLABAS.
DEPOIS, ESCREVA PALAVRAS COM AS SÍLABAS NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FIM DAS PALAVRAS.
Sugestões de palavras:
PREENCHA A CRUZADINHA COM O NOME DE CADA IMAGEM.
A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA TIRINHA QUE APRESENTA IMAGENS E PALAVRAS EM UMA SEQUÊNCIA DE QUADROS. O TEXTO ESCRITO FICA DENTRO DE BALÕES.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA TIRINHA.
VOCÊ CONHECE OU JÁ OUVIU FALAR DOS PERSONAGENS DESSA TIRINHA? SE SIM, SABE O NOME DELES?
Respostas pessoais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas