Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FOLHAS.

Resposta:

A) Há 4 tipos de folha.

B) Há 28 folhas no total.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662231

PARTES DAS PLANTAS

PODEMOS OLHAR AS PLANTAS E OBSERVAR AS DIFERENTES PARTES QUE AS FORMAM.

ASSIM COMO O SER HUMANO E OS OUTROS ANIMAIS, AS PLANTAS SÃO FORMADAS POR DIFERENTES PARTES. OBSERVE-AS NA IMAGEM.

QUAL PARTE DA LARANJEIRA É UTILIZADA PARA FAZER O SUCO DE LARANJA?

Resposta:

A parte utilizada para a produção do suco é a laranja, que é o fruto da laranjeira.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividade - Vamos brincar - BY NC 3.0BR

BONECO DE ALPISTE

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA FAZER UMA ATIVIDADE DIVERTIDA.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662975

BRINQUEDOS DO PARQUE

VOCÊ SABIA QUE, MESMO QUANDO BRINCA NO PARQUE, ESTÁ UTILIZANDO CIÊNCIA PARA SE DIVERTIR? VEJA QUE INTERESSANTE!

EM PARQUES PÚBLICOS PODEMOS ENCONTRAR ALGUNS BRINQUEDOS, COMO BALANÇO, GIRA-GIRA, GANGORRA E ESCORREGADOR. ESSES BRINQUEDOS FAZEM SEU CORPO SE MOVIMENTAR COM OU SEM A AJUDA DE OUTRA PESSOA.

O ESCORREGADOR, POR EXEMPLO, É UM BRINQUEDO QUE TEM O FORMATO DE UMA RAMPA INCLINADA E LISA QUE FAZ O CORPO DESLIZAR. VEJA A IMAGEM.

COM QUE BRINQUEDO CITADO NO TEXTO VOCÊ MAIS GOSTA DE BRINCAR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662695

COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NÃO SÃO LIVRES PARA PROCURAR ALIMENTO E ABRIGO, AS PESSOAS QUE OS ADOTAM SÃO AS RESPONSÁVEIS POR ELES. VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?

BEM-ESTAR ANIMAL

DAR AO ANIMAL A QUANTIDADE ADEQUADA DE ALIMENTO E ÁGUA FRESCA, ALÉM DE MANTER O AMBIENTE E OS RECIPIENTES PARA ALIMENTAÇÃO LIMPOS.

LEVAR O ANIMAL AO MÉDICO VETERINÁRIO SEMPRE QUE NECESSÁRIO. MANTER O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO E A APLICAÇÃO DE VERMÍFUGOS EM DIA, SEGUINDO A ORIENTAÇÃO MÉDICA.

PARA PROTEGER O ANIMAL DO VENTO, DA CHUVA, DO FRIO E DO CALOR, É PRECISO MANTÊ-LO EM LOCAL APROPRIADO.

DEPENDENDO DO ANIMAL, ELE TAMBÉM PODE SER LEVADO PARA PASSEAR E SE DIVERTIR.

QUAIS CUIDADOS UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PRECISA PARA VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL NO AMBIENTE DOMÉSTICO?

Resposta:

O animal precisa de proteção, alimentação adequada e assistência veterinária.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Em casa 60 - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DE DOIS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA IR COM SUA FAMÍLIA QUE DEIXA VOCÊ MUITO FELIZ.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662582

ACOMPANHE A LEITURA DA PARLENDA COM O PROFESSOR.

CORRE CUTIA

CORRE CUTIA NA CASA DA TIA CORRE CIPÓ NA CASA DA VÓ

LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO

— POSSO JOGAR? — PODE — NINGUÉM VAI OLHAR? — NÃO!

DOMÍNIO PÚBLICO.

VOCÊ JA BRINCOU COM A PARLENDA “CORRE CUTIA”?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Em casa 77 - BY NC 3.0BR

COM UMA RÉGUA, DESENHE UMA FORMA GEOMÉTRICA NA MALHA QUADRICULADA A SEGUIR.

Resposta:

Os alunos poderão desenhar qualquer forma geométrica com o uso da régua. Evidentemente, não é possível desenhar o círculo.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662561

ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.

O QUE CADA PERSONAGEM ESTÁ FAZENDO?

Resposta:

Cebolinha vai nadar, Mônica está tomando banho no chuveiro, Xaveco está tomando banho na banheira e Cascão está diante do ventilador.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - Em casa 94 - BY NC 3.0BR

LEIA AS INFORMAÇÕES NO CONVITE E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Resposta:

a) Maria Clara.

b) 21 de maio.

c) 5 anos.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - BY NC 3.0BR

12662576

DURANTE UM MÊS, VOCÊS REGISTRARAM SUAS OBSERVAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DO TEMPO METEOROLÓGICO DO LUGAR ONDE ESTUDAM: SE ESTAVA CHUVOSO, SEM CHUVA, QUENTE, FRIO OU AMENO. AGORA REGISTREM AS INFORMAÇÕES COLETADAS NOS GRÁFICOS A SEGUIR.

PREENCHA O PRIMEIRO GRÁFICO DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES REGISTRADAS NO CALENDÁRIO DO MÊS DE _________ QUANTO À TEMPERATURA, OU SEJA, SE ESTAVA QUENTE, FRIO OU AMENO.

• CRIE UM TÍTULO PARA O GRÁFICO. _________

Resposta:

Sugestão de resposta: Temperaturas do mês de maio. Dependendo da região, sugestão de título: Começou o frio.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662335

A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA TIRINHA QUE APRESENTA IMAGENS E PALAVRAS EM UMA SEQUÊNCIA DE QUADROS. O TEXTO ESCRITO FICA DENTRO DE BALÕES.

DE OLHO NO TEXTO

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA TIRINHA.

LEIA A PERGUNTA DO PRIMEIRO QUADRINHO. QUAL FOI A RESPOSTA DADA?

Resposta:

“Ah, sim... o tempo todo...”

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

LEIA A FICHA INFORMATIVA DE UM ANIMAL QUE PODE SER ENCONTRADO EM JARDINS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Resposta:

a) Abelha-rainha.

b) Resposta pessoal.

c) ( x ) SITE.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662593

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.

O PODER DO SONO

GERALMENTE, AS CRIANÇAS PRECISAM DORMIR EM TORNO DE 10 HORAS POR DIA. É DURANTE O SONO QUE O CÉREBRO ORGANIZA TUDO NA MENTE, GUARDANDO AS BRINCADEIRAS, AS HISTÓRIAS E OS APRENDIZADOS EM NOSSA MEMÓRIA. O SONO É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E AUXILIA NO CRESCIMENTO DOS OSSOS E MÚSCULOS. E QUANDO DORMIMOS BEM, ACORDAMOS MAIS BEM DISPOSTOS, MAIS ALEGRES E COM MAIS ENERGIA PARA BRINCAR E APRENDER. VEJA ALGUMAS DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO:

– PROCURE DORMIR E ACORDAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO.

– DEIXE O QUARTO ESCURO, FRESCO E SILENCIOSO.

– EVITE O USO DE TELAS PELO MENOS UMA HORA ANTES DE DORMIR. 

TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.

POR QUE VOCÊ ACHA QUE O TÍTULO DO TEXTO É “O PODER DO SONO”?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

PREENCHA A FICHA A SEGUIR COM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividade - Ponto de partida - BY NC 3.0BR

VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO FAZER UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA OBSERVAR AS PLANTAS DO AMBIENTE. FIQUEM ATENTOS AOS FORMATOS, TAMANHOS E AROMAS!

• DESENHE NO ESPAÇO A SEGUIR AS PLANTAS QUE CHAMARAM SUA ATENÇÃO DURANTE A OBSERVAÇÃO.

Resposta:

Acompanhe os alunos durante a atividade.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662981

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO ALGUM LIMERIQUE?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM DAS CRIANÇAS E, SEM CONTÁ-LAS, RESPONDA:

Resposta:

A) Não.

B) Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Em casa 106 - BY NC 3.0BR

PESQUISE SE NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA HÁ ALGUM PARQUE E ANOTE AS INFORMAÇÕES. CASO NÃO EXISTA PARQUE, UTILIZE UMA PRAÇA DA CIDADE COMO REFERÊNCIA.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 1 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - BY NC 3.0BR

ORGANIZE CADA ADIÇÃO COM AS BARRAS CUISENAIRE. EM SEGUIDA, PINTE COM AS CORES CORRESPONDENTES NO QUADRICULADO E COMPLETE O REGISTRO MATEMÁTICO.

Resposta:

A) 10 + 9

B) 10 + 6

C) 10 + 4

D) 10 + 6

E) 10 + 2

F) 10 + 2

G) 10 + 3

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - BY NC 3.0BR

12663088

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.

UMA DIETA BEM DIFERENTE

DIGA AÍ: O QUE VOCÊ COME NO DIA A DIA? ARROZ, FEIJÃO, LEGUMES, CARNES, FRUTAS? POIS SAIBA QUE A DIETA DO AUSTRALOPITHECUS SEDIBA, UM ANCESTRAL DO HOMEM MODERNO, ERA BEM DIFERENTE E INCLUÍA ATÉ MADEIRA E CASCA DE ÁRVORES. OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM ISSO ANALISANDO O TÁRTARO PRESENTE NOS DENTES DO HOMINÍDEO.

ENQUANTO A ALIMENTAÇÃO DOS OUTROS HOMINÍDEOS ERA MAIS BASEADA EM GRÃOS E FOLHAS – MAIS MOLES E FÁCEIS DE MASTIGAR –, OS AU. SEDIBA INCLUÍAM OUTROS ALIMENTOS MAIS DUROS EM SUA DIETA, COMO FRUTAS QUE OS OUTROS HOMINÍDEOS DEIXAVAM DE LADO. E ESTA É A PRIMEIRA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO CONHECIDA QUE SE ALIMENTAVA DE CASCAS DE ÁRVORES!

O PETISCO, PORÉM, NÃO ESTAVA ENTRE OS FAVORITOS. OS CIENTISTAS IMAGINAM QUE OS AU. SEDIBA SÓ SE ALIMENTAVAM DE CASCAS DE ÁRVORES EM ÉPOCA DE ESCASSEZ DE FRUTAS. ALÉM DISSO, ELES NÃO COMIAM A CASCA DE QUALQUER ÁRVORE, MAS APENAS DAQUELAS QUE TINHAM MAIS GORDURA E AÇÚCAR. [...] ATÉ HOJE AS CASCAS DE ALGUMAS ESPÉCIES SÃO INGERIDAS POR SERES HUMANOS. “AS CASCAS DE SALGUEIRO E CEREJEIRA SÃO USADAS MEDICINALMENTE”, LEMBRA A ANTROPÓLOGA AMANDA HENRY, DO INSTITUTO MAX PLANCK DE ANTROPOLOGIA EVOLUTIVA, NA ALEMANHA. [...]

DISPONÍVEL EM: h t t p ://chc.org.br/uma-dieta-bem-diferente. ACESSO EM: 21 JUL. 2024.

GLOSSÁRIO ANCESTRAL: ANTIGO; QUE VEM DOS ANTEPASSADOS. TÁRTARO: PLACA DURA QUE SE ACUMULA NOS DENTES E NAS GENGIVAS. SE NÃO FOR TRATADO ADEQUADAMENTE, PODE CAUSAR A PERDA DO DENTE. HOMINÍDEO: CLASSIFICAÇÃO QUE ENGLOBA OS HUMANOS E OS ANCESTRAIS DELES. ANTROPÓLOGO: PESSOA QUE ESTUDA A ORGANIZAÇÃO E A CULTURA DOS GRUPOS HUMANOS.

ESCOLHA UMA DAS INFORMAÇÕES DO TEXTO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU, REPRESENTE-A POR MEIO DE UM DESENHO E ESCREVA UMA LEGENDA. USE UMA FOLHA AVULSA.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - BY NC 3.0BR

PINTE NA SEGUNDA ESTROFE DA PARLENDA “CORRE CUTIA” AS PALAVRAS QUE RIMAM.

Resposta:

Os alunos devem pintar as palavras mão, chão e coração.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Produção de texto - BY NC 3.0BR

12662561

ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.

RECONTE ORALMENTE A HISTÓRIA DA TIRINHA COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividade - BY NC 3.0BR

• O GRUPO DE PAULO JOGOU TRÊS PARTIDAS DE BOLICHE. VEJA OS PONTOS QUE CADA UM FEZ.

Resposta:

a) 

b) Paulo.

c) 2 pontos.

d) Cássia.

e) 25 pontos.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662801

A ESCOLA É UM DOS ESPAÇOS MAIS IMPORTANTES EM NOSSA VIDA. NELA APRENDEMOS A LER E ESCREVER, APRENDEMOS A RESPEITAR AS DIFERENÇAS E A CONVIVER E INTERAGIR COM OS AMIGOS.

NO BRASIL, EXISTEM ESCOLAS ANTIGAS, COM MAIS DE CEM ANOS. HÁ TAMBÉM ESCOLAS MODERNAS, QUE FORAM CRIADAS RECENTEMENTE. INDEPENDENTEMENTE DO TEMPO DE EXISTÊNCIA, TODA ESCOLA TEM UMA HISTÓRIA.

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.

COMPARE AS IMAGENS DA MESMA ESCOLA NO PASSADO E NO PRESENTE. CITE UMA DIFERENÇA E UMA SEMELHANÇA ENTRE ELAS.

Resposta:

Semelhanças: a estrutura e o tamanho do prédio permanecem. Diferenças: em 1910, havia mais área verde na entrada do colégio. Em 2023, percebe-se que uma parte dessa área verde, à direita, foi transformada em estaciomento de carros.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

PEDRO E ENZO MEDIRAM SUAS AGENDAS USANDO A RÉGUA. A AGENDA DE PEDRO TEM 17 cm DE COMPRIMENTO E A DE ENZO TEM 25 cm. QUANTOS CENTÍMETROS A MENOS A AGENDA DE PEDRO TEM EM RELAÇÃO À DO COLEGA?

RESPOSTA: A AGENDA DE PEDRO É _____ MENOR EM RELAÇÃO À DE ENZO.

Resposta:

8 cm

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

JUNTE A LETRA C COM AS VOGAIS E FORME SÍLABAS.

DEPOIS, ESCREVA PALAVRAS COM AS SÍLABAS NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FIM DAS PALAVRAS.

Resposta:

Sugestões de palavras:

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Em casa 79 - BY NC 3.0BR

PREENCHA A CRUZADINHA COM O NOME DE CADA IMAGEM.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662335

A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA TIRINHA QUE APRESENTA IMAGENS E PALAVRAS EM UMA SEQUÊNCIA DE QUADROS. O TEXTO ESCRITO FICA DENTRO DE BALÕES.

DE OLHO NO TEXTO

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA TIRINHA.

VOCÊ CONHECE OU JÁ OUVIU FALAR DOS PERSONAGENS DESSA TIRINHA? SE SIM, SABE O NOME DELES?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - Em casa 95 - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DOS OBJETOS ESCOLARES.

Resposta:

a) Tesoura.

b) Caderno.

c) Lápis.

d) Borracha.

• ( x ) SIM.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas