Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
MARIA EMÍLIA E SUA IRMÃ PAULA FORAM À PRAIA CEDINHO PARA APROVEITAR BEM O DIA. VEJA NAS IMAGENS O QUE ACONTECEU.
O QUE SIGNIFICA A EXPLICAÇÃO DE MARIA EMÍLIA PARA A MUDANÇA VENHA TAMBÉM DA POSIÇÃO DA SOMBRA?
Significa que não foi ela quem mudou o guarda-sol de lugar, mas que o Sol se “movimentou”, indo do nascente para o poente. (Ou seja, ela se refere ao movimento aparente do Sol ao longo do dia.)
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DE UM TEATRO DE SOMBRAS.
QUE MATERIAL ESTÁ FALTANDO PARA QUE SEJA POSSÍVEL A FORMAÇÃO DAS SOMBRAS?
Na imagem representada está faltando a fonte de luz na parte detrás da caixa para a formação das sombras.
O que significa a palavra “líquida”?
As discussões e explicações resultantes da questão 1 podem ser o ponto de partida para apresentar a questão 2. Para isso, é possível perguntar qual o destino do vapor de água da secagem das roupas, conduzindo as discussões para o fato de que ele se espalha no ambiente. Pergunte então: Quando a roupa do varal está muito molhada, é comum que parte da água pingue, formando poças. Neste caso, qual seria o formato dessas poças? Elas se espalhariam por todo o ambiente como o vapor, ou teriam um “tamanho definido” com uma forma indefinida? É importante que as discussões sejam conduzidas de forma que os alunos notem a diferença entre o estado de vapor e o líquido em relação à forma e ao volume e consigam, neste primeiro momento, definir os estados físicos com base apenas nessas diferenças entre eles.
Com base no que foi apresentado na seção Olho vivo, é possível dizer que, durante o experimento “Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água?”, todo o gás liberado na reação do comprimido efervescente com a água do frasco 2 foi recolhido no frasco 1? Justifique.
Não. É bem provável que parte dos gases do frasco 2 tenha se dissolvido na água e por isso não tenha sido contabilizada ao final.
A respeito da vela, pode-se afirmar que:
O que queima em uma vela é apenas o pavio
A parafina derrete na vela, no entanto sem queimar
No pavio logo abaixo da chama da vela queimando, não há parafina.
Na “fumacinha branca” que sai da vela queimando, existe parafina.
Observe a imagem abaixo.
Um aluno, observando a imagem, fez a seguinte afirmação: A “fumacinha” que está saindo da boca da chaleira é o vapor de água. Você concorda com a afirmação do aluno? Justifique.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que não, pois não é possível enxergar o vapor de água. A “fumacinha” é formada por água líquida, resultado do resfriamento do vapor de água recém-formado pelo aquecimento da água líquida que, ao entrar em contato com o ar externo à chaleira, se resfria.
A água que chega às casas pode ser classificada como uma mistura? Por quê?
É provável que os alunos digam que a água para consumo deve ser pura, ou seja, que não pode ser classificada como mistura. Neste momento a discussão pode ser conduzida relembrando os parâmetros de potabilidade citados na questão 1 (limites de substâncias dissolvidas) e mencionando alguns elementos importantes que estão na água tratada, como o flúor (que auxilia na prevenção contra cáries) e o cloro (um importante bactericida). A discussão deve levar à conclusão de que, apesar de não ser possível enxergar a olho nu as substâncias presentes na água potável, ela é uma mistura.
Um estudante fez a seguinte afirmação: “Só podemos consumir água mineral porque ela é uma substância pura". Analisando o rótulo de uma água mineral apresentado ao lado, você concorda com essa afirmação ou não. Escreva sua resposta justificando-a.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que não, pois no rótulo são indica das várias substâncias presentes na água mineral.
(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)
Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.
Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.
Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.
Adaptado de BORGES, Jerry Carvalho. O manto negro da morte. Coluna Por dentro das células. Ciência Hoje On-line. Disponível em: . .
Considere as seguintes afirmações:
I. Todo sistema com mais de uma fase é uma mistura.
II. Todo sistema com uma única fase é uma substância.
III. Todo sistema com mais de um componente é heterogêneo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
I, II e III.
I e II, somente.
II e III, somente.
I, somente
Nenhuma.
Classifique as seguintes transformações em físicas ou químicas:
a) Roupa secando no varal.
b) Obtenção da gasolina de petróleo.
c) Produção de sabão a partir de sebo (gordura).
d) Esculpir uma estátua a partir de uma rocha.
e) Fabricação de coalhada do leite.
Físicas: a; b; d.
Químicas: c; e.
Considere a preparação de um suco artificial de uva dissolvendo-se um pó de coloração roxa em água (imagem A).
O suco preparado caracteriza um sistema homogêneo de coloração roxa (imagem B). Em seguida, o suco é submetido a dois processos: filtração e destilação.
a) Qual é a cor do filtrado obtido na filtração? Justifique sua resposta.
b) Qual é a cor do líquido destilado? Justifique sua resposta.
a) Roxa. O corante está dissolvido na água e tudo que está dissolvido passa pelo filtro de papel.
b) Incolor. Somente a água será o produto da destilação.
Na filtração de uma mistura, quanto maior a eficiência do filtro, maior é a quantidade de partículas sólidas não dissolvidas que será retida.
Neste experimento, você construirá dois filtros diferentes para comparar a eficiência deles.
Material
• 2 garrafas PET transparentes cortadas no sentido horizontal
• 2 pedaços de tecido (o mesmo usado em panos de prato)
• 2 elásticos
• 1 L de água barrenta
• algodão
• cascalho
• areia fina
• areia grossa
• proveta de 500 mL (ou copo medidor graduado)
• relógio
Procedimento
a. Na parte externa da abertura de cada garrafa, prenda um pedaço de tecido utilizando um elástico. Monte as partes cortadas das garrafas como representado nas figuras ao lado.
b. Em uma das garrafas será realizado o experimento 1. Nela, insira somente um pedaço de algodão.
c. Na outra garrafa será realizado o experimento 2. Nela, insira o algodão e, sobre ele, uma camada de cascalho, uma camada de areia grossa e, finalmente, uma camada de areia fina.
d. Os dois sistemas, depois de montados, devem ter o aspecto indicado na imagem ao lado.
e. Adicione 300 mL de água barrenta no filtro constituído somente de algodão (experimento 1). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.
f. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 1 e anote suas observações.
g. Adicione a mesma quantidade de água barrenta (300 mL) no filtro em camadas (experimento 2). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.
h. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 2 e anote suas observações.
O líquido obtido após a filtração nos dois experimentos tem a mesma aparência? Explique sua resposta.
Não. O líquido do experimento 2, aparentemente, é mais transparente (límpido).
Filtrado glomerular é o nome dado ao líquido proveniente do sangue e presente no túbulo renal. Uma substância presente no filtrado e que não é reabsorvida é:
a vitamina.
a glicose.
a água.
a ureia.
o aminoácido.
O objetivo desta questão é reforçar que a ureia, parte da água e dos sais minerais não são reabsorvidos do filtrado, compondo, assim, a urina.
Um crime foi cometido e os principais suspeitos são um homem e uma mulher. Na análise de uma amostra de DNA encontrada na cena do crime, verificou-se a presença de dois cromossomos sexuais diferentes. Com isso, o que podemos concluir a respeito do responsável pelo crime? Quais características são reguladas pelos cromossomos sexuais?
Podemos concluir que o homem foi o responsável pelo crime, pois apenas indivíduos do sexo masculino apresentam cromossomos sexuais diferentes, X e Y (nas mulheres, o par sexual é formado por dois cromossomos X). Os cromossomos sexuais são responsáveis pela determinação do sexo biológico dos indivíduos e de características que acentuam as diferenças entre os sexos.
Utilize esta questão para relembrar o papel dos cromossomos na determinação do sexo biológico dos indivíduos. O cromossomo Y, responsável pela determinação do sexo masculino, contém genes envolvidos no desenvolvimento dos testículos no embrião e na proliferação de células precursoras dos espermatozoides. Dessa forma, apenas os homens apresentam cromossomos diferentes no par sexual (XY); as mulheres apresentam dois cromossomos X.
ACABOU A LUZ NESTA CASA! VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
QUAL É A FONTE DE ENERGIA DE CADA FONTE DE LUZ?
Luz de vela: chama de fogo do pavio; luz de lanterna: luz elétrica produzida por pilhas; luz de fogão: produzida por fogo do gás; luz da Lua: este astro é iluminado pelo Sol e reflete para a Terra a luz que recebe. (Aproveite o momento para reforçar que a Lua não tem luz própria.)
Nesta atividade, você vai tentar descobrir quais são as características do objeto que está dentro de uma caixa, sem abri-la.
Material
• caixa fechada contendo o objeto misterioso.
Procedimento
a. Manuseie a caixa fechada para tentar descobrir algumas características do objeto misterioso.
b. Preste atenção aos sons que ele produz, se rola ou desliza, se é leve ou pesado, se é grande ou pequeno, etc.
Seguindo as orientações do professor, você e seus colegas vão apresentar as características que puderam identificar. Repare se algum deles identificou características do objeto misterioso que você não havia percebido e registre-as a seguir.
Respostas pessoais.
Uma estudante aqueceu 1 litro de água e monitorou a temperatura com um termômetro ao longo do tempo. Quando a água entrou em ebulição, a temperatura indicada no termômetro era de 100 °C.
Um colega, que estava acompanhando o experimento, fez a seguinte observação: “Se aquecermos 2 litros de água em vez de 1 litro, ela entrará em ebulição a 200 °C.”
Você concorda com a observação do colega? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que não, pois a temperatura de ebulição da água ao nível do mar é igual a 100 °C independentemente do volume. A diferença ao aquecer 1 L ou 2 L de água é o tempo, pois 2 L demoram mais para entrar em ebulição, mas a temperatura de ebulição é a mesma.
A forma como você imaginou que seria um experimento para medir a quantidade de gás liberado a partir de um comprimido efervescente em contato com a água seria adequada? Justifique.
Resposta pessoal. Caso os alunos tenham proposto um experimento que apresente problemas de execução ou de outra ordem, espera-se que percebam os eventuais problemas e por que eles ocorreram.
Por que não se consegue acender uma vela apagada há muito tempo apenas aproximando-se, sem encostar, a chama de um fósforo do pavio?
Porque a vela apagada há muito tempo não solta “fumacinha” (parafina condensada) e, portanto, vai acender sem que se encoste a chama no pavio.
Com relação a processos químicos e físicos, correlacione as colunas.
Em um experimento em que se pretendia observar a sublimação de cristais de naftalina, alguns desses cristais foram colocados em um recipiente fechado, que foi lentamente aquecido. Com o tempo, observou-se a formação de cristais no tubo de vidro, na parte superior do recipiente, como mostrado na imagem abaixo.
Proponha uma explicação para o que foi observado sabendo que, durante todo o experimento, só foi possível visualizar a existência do estado sólido dentro do recipiente.
A naftalina sólida, com o aquecimento, tornou-se vapor (sublimação), que, em contato com o tubo na parte superior, foi resfriado e passou para o estado sólido novamente (ressublimação).
A identificação de um frasco contendo um líquido apresenta a seguinte descrição:
Com relação ao conteúdo do frasco, responda:
a) Trata-se de uma substância ou de uma mistura?
b) O conteúdo desse frasco é formado por quantos componentes?
c) Quanto ao aspecto visual, o sistema pode ser classificado como homogêneo ou heterogêneo?
d) Quantas fases o conteúdo desse frasco apresenta?
a) Mistura
b) Dois: água e sacarose.
c) Homogêneo.
d) Uma.
Nesta atividade, você vai praticar a classificação de sistemas em homogêneos ou heterogêneos.
Material
• água destilada • óleo de cozinha • sal de cozinha • álcool hidratado • pedras de gelo (obtidas do congelamento da água destilada) • 4 copos transparentes • uma colher
Procedimento
a) Separe cada copo para receber um sistema.
b) Identifique os copos da seguinte forma:
1. Água destilada e óleo 2. Água destilada e sal totalmente dissolvido 3. Álcool hidratado 4. Água destilada e gelo
c) Produza os sistemas referentes a cada copo, de acordo com a identificação realizada.
d) Observe cada sistema.
Registro
Quais sistemas são formados por substâncias puras e quais por misturas?
Substância pura: água destilada e gelo.
Misturas: água destilada e óleo; água destilada e sal dissolvido; álcool hidratado.
Palitos de fósforo, como os que aparecem na imagem I, podem sofrer diferentes tipos de transformação. Observe duas dessas transformações mostradas nas imagens II e III.
Responda ao que se pede.
a) Na imagem II, o palito de fósforo foi quebrado. Quebrar o palito de fósforo é uma transformação física ou química? Justifique.
b) O que está ocorrendo na fotografia III é uma transformação física ou química? Justifique.
a) Transformação física, pois ocorreu somente a mudança no formato do material, sem formação de novas substâncias.
b) Transformação química, pois é possível observar a mudança de coloração da cabeça do palito e da madeira, além da luz emitida pela chama, evidências de que está ocorrendo a formação de novas substâncias.
Existem diferenças entre a ferrugem e o metal que a originou? Quais?
Resposta esperada: Sim. A cor da ferrugem é diferente da do ferro; além disso, é um material mais frágil e quebradiço.
Durante a discussão sobre essa questão, é importante que os alunos evidenciem na foto as mudanças que ocorreram no navio que fazem com que ele não tenha mais o aspecto de quando foi construído. Esse é um bom momento para questioná-los sobre como a ferrugem se formou no navio, ou seja, quais materiais foram misturados para produzir a ferrugem. Essas respostas podem ser retomadas durante a apresentação das equações químicas, evidenciando o que são reagentes e produtos.
Ao analisar a atividade da enzima amilase salivar em laboratório, verificou-se que todo o amido presente no alimento colocado em contato com a enzima foi digerido. Isso não ocorre quando a mesma análise é feita com esse carboidrato na boca. Por quê?
Embora a enzima atue da mesma forma nos dois ambientes, o alimento fica pouco tempo na boca e, por isso, a digestão do amido não se completa.
O que são néfrons? Qual é a sua função principal?
Os néfrons são estruturas microscópicas presentes nos rins. Eles são responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina.
A imagem a seguir (Figura 23) mostra um coração humano. As letras indicam as cavidades cardíacas, e os algarismos romanos, os vasos sanguíneos.
Quais são as letras e os algarismos correspondentes, respectivamente, às cavidades cardíacas e aos vasos sanguíneos pelos quais circula o sangue venoso?
Cavidades cardíacas: A e D; vasos sanguíneos: I e III.
O sangue venoso, rico em gás carbônico, entra no coração pelo átrio direito (A), sendo trazido pelas veias cavas (I) e segue para o ventrículo direito (D), onde é bombeado para os pulmões, passando pela artéria pulmonar (III). Nos pulmões, ocorre a hematose, e o sangue, agora arterial, volta ao coração pelas veias pulmonares (IV), entrando pelo átrio esquerdo (B). Ele segue para o ventrículo esquerdo (C), que o bombeia para o corpo todo, saindo do coração pela artéria aorta (II).
Durante uma partida de futebol, podemos perceber que a respiração dos jogadores torna-se bastante ofegante. Explique por que isso acontece.
Durante uma atividade física, o aumento da frequência respiratória é uma resposta do organismo à maior demanda celular por gás oxigênio, pois a necessidade de produção de energia pelas células também aumenta.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas