Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

VEJA A QUANTIDADE DE PALITOS QUE DUAS CRIANÇAS CONSEGUIRAM NO “JOGO DE AGRUPAMENTOS”. CONTORNE-OS FORMANDO GRUPOS DE 10. GANHOU QUEM CONSEGUIU MAIS GRUPOS COM 10 PALITOS.

AGORA, RESPONDA.

Resposta:

a) 24 palitos.

b) 32 palitos.

c) 2 grupos.

d) 4 palitos.

e) 3 grupos.

f) 2 palitos.

g) João.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - BY NC 3.0BR

ONDE AS PESSOAS QUE VIVERAM NO PASSADO DESENHAVAM?

Resposta:

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividade - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

JOGO DA MEMÓRIA: ANIMAIS DO PASSADO E DO PRESENTE

DESTAQUE AS PEÇAS DO ANEXO 3 E OUÇA AS ORIENTACÕES DO PROFESSOR PARA JOGAR.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12663138

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.

A MAIOR EXTINÇÃO DA HISTÓRIA DA TERRA

VOCÊ TALVEZ JÁ TENHA OUVIDO FALAR QUE OS DINOSSAUROS, QUE POR MILHARES DE ANOS REINARAM SOBRE A TERRA, FORAM EXTINTOS PROVAVELMENTE POR CAUSA DO CHOQUE DE UM ASTEROIDE COM A TERRA.

ISSO ACONTECEU HÁ CERCA DE 65 MILHÕES DE ANOS.

MAS VOCÊ SABIA QUE, BEM ANTES DISSO, POR VOLTA DE 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS, OCORREU UMA OUTRA GRANDE EXTINÇÃO QUE TAMBÉM FOI PROVOCADA PELA QUEDA DE UM CORPO CELESTE NA TERRA? [...]

TENTE IMAGINAR A CENA: UM GRANDE COMETA OU ASTEROIDE, [...] ENTRE SEIS E DOZE QUILÔMETROS DE COMPRIMENTO, CHOCA-SE COM A TERRA. [...]

MAS NÃO PENSE QUE ESSE CORPO CELESTE SÓ EXTERMINOU OS BICHOS E PLANTAS QUE ESTAVAM DEBAIXO DELE! DEVIDO À QUEDA DO COMETA OU ASTEROIDE, A ATIVIDADE DOS VULCÕES AUMENTOU, O NÍVEL DE OXIGÊNIO NOS OCEANOS FOI MODIFICADO E O CLIMA SE ALTEROU BASTANTE. E FORAM ESSES EVENTOS QUE PROVOCARAM A MORTE DE MUITOS DOS SERES VIVOS QUE HABITAVAM A TERRA.

PARA VOCÊ TER UMA IDEIA, SAIBA QUE 90% DAS ESPÉCIES MARINHAS E 70% DAS ESPÉCIES DE VERTEBRADOS TERRESTRES QUE EXISTIAM NA ÉPOCA SIMPLESMENTE DESAPARECERAM! [...] OS DINOSSAUROS SÓ PASSARAM A EXISTIR NA TERRA DEPOIS DESSA EXTINÇÃO EM MASSA.

[...]

AS ROCHAS QUE OS CIENTISTAS ANALISARAM FORAM ENCONTRADAS EM TRÊS PAÍSES: JAPÃO, CHINA E HUNGRIA. MAS NINGUÉM SABE DIZER ONDE DEVE TER CAÍDO O COMETA OU ASTEROIDE HÁ 250 MILHÕES DE ANOS, POIS NAQUELA ÉPOCA SÓ EXISTIA UM ENORME CONTINENTE NA TERRA CONHECIDO COMO PANGEA.

DISPONÍVEL EM: http://chc.org.br/a-maior-extincao-da-historia-da-terra. ACESSO EM: 9 SET. 2024.

GLOSSÁRIO CORPO CELESTE: QUALQUER OBJETO EXISTENTE FORA DO PLANETA TERRA. COMETA: BOLA DE POEIRA, GELO E ROCHA QUE ORBITA O SOL. ASTEROIDE: CORPO DE ROCHA QUE GIRA EM VOLTA DO SOL. VERTEBRADO: GRUPO DE SERES VIVOS QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL A PRESENÇA DE COLUNA VERTEBRAL (FORMADA POR VÉRTEBRAS).

DIGA O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - BY NC 3.0BR

CONSULTE O TEXTO E ESCREVA O NOME DE QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA QUE FORAM ALTERADOS PELO ASTEROIDE QUE CAIU NA TERRA HÁ 250 MILHÕES DE ANOS.

Resposta:

Sugestão de resposta: plantas, oxigênio, clima e vulcões.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - BY NC 3.0BR

UMA ESCOLA FEZ UMA PESQUISA ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO PARA SABER QUANTAS HORAS ELES DORMEM POR DIA. VAMOS CONHECER ESSES DADOS?

Resposta:

A) Os alunos deverão contornar “Horas de sono por dia”.

B) 10 horas.

C) Os alunos devem somar a quantidade de crianças que dormem 9 e 10 horas por dia.

29 alunos.

D) Os alunos devem somar a quantidade de crianças de todas as colunas do gráfico.

43 alunos.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividade - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E USE O TABULEIRO A SEGUIR PARA JOGAR E ACOMPANHAR A JOGADA DOS COLEGAS!

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - Produção de texto - BY NC 3.0BR

COM OS COLEGAS, CONTE A HISTÓRIA DA TIRINHA.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE IMAGINOU VIVENDO NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA. AGORA, CONTE COMO ERA O SEU DIA A DIA NESSE LUGAR. USE O ESPAÇO A SEGUIR OU A FOLHA AVULSA OFERECIDA PELO PROFESSOR. SIGA ALGUMAS ORIENTAÇÕES QUE PODEM AJUDÁ-LO EM SUA ESCRITA.

• A QUE HORAS VOCÊ ACORDAVA?

• QUE ATIVIDADES FAZIA?

• QUE PESSOAS VIVIAM COM VOCÊ?

• QUE ANIMAIS VOCÊ VIA EM SEU DIA A DIA?

• COM O QUE VOCÊ BRINCAVA?

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

VEJA NO QUADRO O NOME DO ANIMAL E SUA MASSA APROXIMADA.

Resposta:

a) Jacaré-de-papo-amarelo.

b) Gato siamês.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

12662846

ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA COM O PROFESSOR.

PONTINHO DE VISTA

EU SOU PEQUENO, ME DIZEM, E FICO MUITO ZANGADO. TENHO DE OLHAR TODO MUNDO COM O QUEIXO LEVANTADO.

MAS, SE FORMIGA FALASSE E ME VISSE LÁ DO CHÃO, IA DIZER, COM CERTEZA: – MINHA NOSSA, QUE GRANDÃO!

PEDRO BANDEIRA. POR ENQUANTO SOU PEQUENO. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 22

ALGUÉM NO POEMA ESTÁ FALANDO.

Resposta:

a) Um menino.

b) Porque ele é pequeno e precisa olhar para cima.

Questão 1 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - BY NC 3.0BR

LEIA AS ADIVINHAS COM OS COLEGAS. DEPOIS, PINTE A RESPOSTA DE CADA UMA DELAS.

Resposta:

A) OLHOS

B) PESCOÇO

C) UMBIGO

Questão 1 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662351

ADIVINHAR AS PARTES DO CORPO

VOCÊ JÁ BRINCOU COM ADIVINHAS? ELAS SÃO PERGUNTAS OU QUESTÕES ENIGMÁTICAS FORMULADAS POR VERSOS RIMADOS QUE MEXEM COM A NOSSA IMAGINAÇÃO E NOS DIVERTEM.

DE OLHO NO TEXTO

ACOMPANHE A LEITURA DAS ADIVINHAS COM O PROFESSOR.

O QUE É, O QUE É? ANDA DEITADO E DORME DE PÉ?

DOMÍNIO PÚBLICO.

O QUE É, O QUE É? É ÁGUA E NÃO VEM DO MAR, NEM NA TERRA NASCEU, DO CÉU NÃO CAIU, TODO MUNDO JÁ LAMBEU.

DOMÍNIO PÚBLICO.

VOCÊ CONHECE ALGUMA ADIVINHA? SE SIM, QUAL?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - BY NC 3.0BR

OBSERVE A SEQUÊNCIA A SEGUIR E CONTORNE O PADRÃO. DEPOIS, DESENHE E PINTE MAIS TRÊS ELEMENTOS.

Resposta:

Os alunos deverão desenhar um balão verde, um laranja e um lilás.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividade - Ponto de partida - BY NC 3.0BR

EXISTEM MUITOS ESPAÇOS COLETIVOS EM NOSSA VIZINHANÇA, COMO PRAÇAS, PARQUES, ESCOLAS.

CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE OS ESPAÇOS COLETIVOS DA SUA VIZINHANÇA E DIGA DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA NELES.

OBSERVE NA CENA COMO AS PESSOAS COMPARTILHAM E APROVEITAM O PARQUE. DEPOIS, PINTE A IMAGEM.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ OBSERVOU ALGUM SER VIVO OU OBJETO COM UMA LUPA? CONTE AOS COLEGAS.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividade - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

JOGO DE AGRUPAMENTOS

OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR MAIS UMA VEZ O “JOGO DE AGRUPAMENTOS”.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

LEIA A LISTA DE PALAVRAS E CONTORNE A SÍLABA EM QUE APARECE CR.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - Em casa 119 - BY NC 3.0BR

LIGUE A IMAGEM DO ESQUELETO AO NOME CORRESPONDENTE.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - Em casa 120 - BY NC 3.0BR

RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA A SEGUIR. UTILIZE A ESTRATÉGIA QUE PREFERIR E REGISTRE COMO PENSOU.

Resposta:

A) 3 metros.

B) • 8 patas.

• 12 patas.

C) 30 cm.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Em casa 80 - BY NC 3.0BR

LEIA AS INFORMAÇÕES DA TABELA, REFERENTE ÀS HORAS DIÁRIAS DE SONO DE ALGUMAS PESSOAS, E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.

Resposta:

A) José dorme o maior número de horas.

B) Sara é quem dorme menos.

C) Dormem 8 horas ou mais: Tiago, Pedro, Carol e José.

D) Dormem menos de 8 horas: Ana, Lara e Sara.

E) Diariamente, José dorme 12 horas.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - BY NC 3.0BR

AGORA QUE VOCÊ JÁ JOGOU O “JOGO DA DIFERENÇA”, VAMOS ANALISAR, COM AJUDA DO PROFESSOR E DOS COLEGAS, O TABULEIRO E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE JOGADAS.

Resposta:

a) A) Espera-se que os alunos concluam que somente os números que constam do tabuleiro, de 0 a 5, podem ser restos da subtração entre os valores das faces dos dois dados lançados. A menor diferença possível será zero, resultado da subtração de duas faces iguais (por exemplo, 6 - 6 = 0); a maior diferença possível, por sua vez, será 5, resultado da subtração de um dado lançado com face de valor 6 e outro com face de valor 1 (6 - 1 = 5). Os argumentos podem ser na linguagem dos próprios alunos.

b) A casa do zero será marcada quando as faces dos dados forem iguais.

c) Exemplos: 6 - 6 = 0; 5 - 5 = 0; 4 - 4 = 0.

d) A casa do 1 pode ser marcada quando a face de um dos lados tiver uma unidade a mais do que a outra.

e) Exemplos: 6 - 5 = 1; 5 - 4 = 1; 4 - 3 = 1.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

DE ACORDO COM ARQUEÓLOGOS, GRUPOS HUMANOS VIVERAM NA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA MUITOS ANOS ATRÁS.

NAQUELA ÉPOCA, ELES USAVAM AS CAVERNAS E OS PAREDÕES ROCHOSOS PARA SE ABRIGAR DA CHUVA E DO FRIO E SE PROTEGER DOS GRANDES ANIMAIS. LÁ TAMBÉM DESENHAVAM ACONTECIMENTOS DO SEU DIA A DIA NAS PAREDES.

• AO OBSERVAR ESSA IMAGEM, QUE HISTÓRIAS VOCÊ IMAGINA SOBRE A VIDA DAS PESSOAS QUE VIVIAM NESSE LOCAL?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12663129

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR, CONHEÇA ALGUNS ANIMAIS E REVEJA OUTROS, JÁ VISTOS POR VOCÊ AO LONGO DESTE MÓDULO.

FICHA DO ANIMAL: TIGRE-DENTES-DE-SABRE

NOME CIENTÍFICO: SMILODON POPULATOR. COMPRIMENTO: CERCA DE 2 METROS. ALTURA: CERCA DE 1 METRO. ALIMENTAÇÃO: OUTROS ANIMAIS. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA E CAÇAVA EM PEQUENOS BANDOS.

FICHA DO ANIMAL: PREGUIÇA-GIGANTE

NOME CIENTÍFICO: EREMOTHERIUM LAURILLARDI. COMPRIMENTO: ATÉ 6 METROS. ALTURA: 2 METROS SOBRE 4 PÉS E 4 METROS SOBRE 2 PÉS. ALIMENTAÇÃO: FOLHAS E GRAMA. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA EM BANDOS.

FICHA DO ANIMAL: MASTODONTE

NOME CIENTÍFICO: STEGOMASTODON WARINGI. COMPRIMENTO: CERCA DE 5 METROS. ALTURA: DE 3 A 4 METROS. ALIMENTAÇÃO: FOLHAS, BROTOS DE ARBUSTOS E FRUTOS. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA EM MANADAS.

VOCÊ JÁ CONHECIA ESSES ANIMAIS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ VIU ALGUMA DAS BALANÇAS RETRATADAS NAS IMAGENS? SE SIM, O QUE ESTAVA SENDO MEDIDO NELAS?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662846

ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA COM O PROFESSOR.

PONTINHO DE VISTA

EU SOU PEQUENO, ME DIZEM, E FICO MUITO ZANGADO. TENHO DE OLHAR TODO MUNDO COM O QUEIXO LEVANTADO.

MAS, SE FORMIGA FALASSE E ME VISSE LÁ DO CHÃO, IA DIZER, COM CERTEZA: – MINHA NOSSA, QUE GRANDÃO!

PEDRO BANDEIRA. POR ENQUANTO SOU PEQUENO. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 22

QUAL ATIVIDADE VOCÊ NÃO CONSEGUE REALIZAR POR SER PEQUENO? E QUAL NÃO CONSEGUE REALIZAR POR JÁ SER CONSIDERADO GRANDE?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 1 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - BY NC 3.0BR

LEIA OS PARES DE PALAVRAS. O QUE VOCÊ OBSERVA EM RELAÇÃO AO SOM DELAS QUANDO SE ACRESCENTA A LETRA M OU N AO FINAL DE UMA SÍLABA?

A) CATAR  CANTAR B) MUDO  MUNDO C) SETA  SENTA D) SOBRA  SOMBRA E) MITO → MINTO F) BOBA → BOMBA

Resposta:

As consoantes n e m, quando colocadas após as vogais, alteram a sonoridade destas.

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662603

ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA A SEGUIR.

NOSSAS CASAS

EM CADA CANTINHO, UMA CASA SE FAZ. HÁ CASAS TÉRREAS, BAIXINHAS NO CHÃO; NOS APARTAMENTOS, LÁ NO ALTO, A PAZ. OS SOBRADOS COM ESCADAS SÃO DIVERSÃO. EM TERRAS BEM FRIAS, IGLUS SÃO CONSTRUÍDOS E COM GELO FICAM PROTEGIDOS. SOBRE A ÁGUA CALMA, PALAFITAS FLUTUAM E SOBRE O RIO SUAVEMENTE ONDULAM. O CONFORTO DE UM LAR, ONDE QUER QUE SEJA, CADA CASA, UMA MEMÓRIA, UM LUGAR ESPECIAL, COM O AMOR SENDO SEMPRE O MATERIAL PRINCIPAL.

TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.

DAS MORADIAS CITADAS NO TEXTO, QUAIS VOCÊ CONHECE?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

QUE ESPAÇO COLETIVO VOCÊ FREQUENTA?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662607

MORADIAS PARA TODOS

MUITAS PESSOAS VIVEM EM APARTAMENTOS. OUTRAS VIVEM EM CASAS, QUE PODEM SER GRANDES OU PEQUENAS.

ALGUMAS PESSOAS VIVEM PERTO DE RIOS E CONSTROEM SUAS CASAS SOBRE ESTACAS. ESSAS MORADIAS SÃO CHAMADAS PALAFITAS.

AS POPULAÇÕES QUE VIVEM NA FLORESTA, COMO OS INDÍGENAS, CONSTROEM SUAS MORADIAS COM MADEIRA E PALHA QUE ELES MESMOS RETIRAM DA NATUREZA.

NAS CIDADES, EXISTEM PESSOAS QUE, POR NÃO TEREM CONDIÇÕES FINANCEIRAS, CONSTROEM MORADIAS MUITO SIMPLES, CHAMADAS BARRACOS. ESSAS MORADIAS COSTUMAM SER POUCO RESISTENTES ÀS CHUVAS E AOS VENTOS.

HÁ PESSOAS QUE VIVEM EM MORADIAS MÓVEIS, COMO OS TRAILERS E AS TENDAS DE PANO. HÁ TAMBÉM MORADIAS TEMPORÁRIAS, COMO OS IGLUS, FEITOS DE GELO.

CONTORNE NOS TEXTOS O NOME DOS DIFERENTES TIPOS DE MORADIA.

Resposta:

APARTAMENTOS; CASAS; PALAFITAS; MORADIAS COM MADEIRA E PALHA; BARRACOS; TRAILERS; TENDAS; IGLUS.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas