Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
VEJA A QUANTIDADE DE PALITOS QUE DUAS CRIANÇAS CONSEGUIRAM NO “JOGO DE AGRUPAMENTOS”. CONTORNE-OS FORMANDO GRUPOS DE 10. GANHOU QUEM CONSEGUIU MAIS GRUPOS COM 10 PALITOS.
AGORA, RESPONDA.
a) 24 palitos.
b) 32 palitos.
c) 2 grupos.
d) 4 palitos.
e) 3 grupos.
f) 2 palitos.
g) João.
ONDE AS PESSOAS QUE VIVERAM NO PASSADO DESENHAVAM?
JOGO DA MEMÓRIA: ANIMAIS DO PASSADO E DO PRESENTE
DESTAQUE AS PEÇAS DO ANEXO 3 E OUÇA AS ORIENTACÕES DO PROFESSOR PARA JOGAR.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
A MAIOR EXTINÇÃO DA HISTÓRIA DA TERRA
VOCÊ TALVEZ JÁ TENHA OUVIDO FALAR QUE OS DINOSSAUROS, QUE POR MILHARES DE ANOS REINARAM SOBRE A TERRA, FORAM EXTINTOS PROVAVELMENTE POR CAUSA DO CHOQUE DE UM ASTEROIDE COM A TERRA.
ISSO ACONTECEU HÁ CERCA DE 65 MILHÕES DE ANOS.
MAS VOCÊ SABIA QUE, BEM ANTES DISSO, POR VOLTA DE 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS, OCORREU UMA OUTRA GRANDE EXTINÇÃO QUE TAMBÉM FOI PROVOCADA PELA QUEDA DE UM CORPO CELESTE NA TERRA? [...]
TENTE IMAGINAR A CENA: UM GRANDE COMETA OU ASTEROIDE, [...] ENTRE SEIS E DOZE QUILÔMETROS DE COMPRIMENTO, CHOCA-SE COM A TERRA. [...]
MAS NÃO PENSE QUE ESSE CORPO CELESTE SÓ EXTERMINOU OS BICHOS E PLANTAS QUE ESTAVAM DEBAIXO DELE! DEVIDO À QUEDA DO COMETA OU ASTEROIDE, A ATIVIDADE DOS VULCÕES AUMENTOU, O NÍVEL DE OXIGÊNIO NOS OCEANOS FOI MODIFICADO E O CLIMA SE ALTEROU BASTANTE. E FORAM ESSES EVENTOS QUE PROVOCARAM A MORTE DE MUITOS DOS SERES VIVOS QUE HABITAVAM A TERRA.
PARA VOCÊ TER UMA IDEIA, SAIBA QUE 90% DAS ESPÉCIES MARINHAS E 70% DAS ESPÉCIES DE VERTEBRADOS TERRESTRES QUE EXISTIAM NA ÉPOCA SIMPLESMENTE DESAPARECERAM! [...] OS DINOSSAUROS SÓ PASSARAM A EXISTIR NA TERRA DEPOIS DESSA EXTINÇÃO EM MASSA.
[...]
AS ROCHAS QUE OS CIENTISTAS ANALISARAM FORAM ENCONTRADAS EM TRÊS PAÍSES: JAPÃO, CHINA E HUNGRIA. MAS NINGUÉM SABE DIZER ONDE DEVE TER CAÍDO O COMETA OU ASTEROIDE HÁ 250 MILHÕES DE ANOS, POIS NAQUELA ÉPOCA SÓ EXISTIA UM ENORME CONTINENTE NA TERRA CONHECIDO COMO PANGEA.
DISPONÍVEL EM: http://chc.org.br/a-maior-extincao-da-historia-da-terra. ACESSO EM: 9 SET. 2024.
GLOSSÁRIO CORPO CELESTE: QUALQUER OBJETO EXISTENTE FORA DO PLANETA TERRA. COMETA: BOLA DE POEIRA, GELO E ROCHA QUE ORBITA O SOL. ASTEROIDE: CORPO DE ROCHA QUE GIRA EM VOLTA DO SOL. VERTEBRADO: GRUPO DE SERES VIVOS QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL A PRESENÇA DE COLUNA VERTEBRAL (FORMADA POR VÉRTEBRAS).
DIGA O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS.
Resposta pessoal.
CONSULTE O TEXTO E ESCREVA O NOME DE QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA QUE FORAM ALTERADOS PELO ASTEROIDE QUE CAIU NA TERRA HÁ 250 MILHÕES DE ANOS.
Sugestão de resposta: plantas, oxigênio, clima e vulcões.
UMA ESCOLA FEZ UMA PESQUISA ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO PARA SABER QUANTAS HORAS ELES DORMEM POR DIA. VAMOS CONHECER ESSES DADOS?
A) Os alunos deverão contornar “Horas de sono por dia”.
B) 10 horas.
C) Os alunos devem somar a quantidade de crianças que dormem 9 e 10 horas por dia.
29 alunos.
D) Os alunos devem somar a quantidade de crianças de todas as colunas do gráfico.
43 alunos.
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E USE O TABULEIRO A SEGUIR PARA JOGAR E ACOMPANHAR A JOGADA DOS COLEGAS!
COM OS COLEGAS, CONTE A HISTÓRIA DA TIRINHA.
Resposta pessoal.
VOCÊ SE IMAGINOU VIVENDO NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA. AGORA, CONTE COMO ERA O SEU DIA A DIA NESSE LUGAR. USE O ESPAÇO A SEGUIR OU A FOLHA AVULSA OFERECIDA PELO PROFESSOR. SIGA ALGUMAS ORIENTAÇÕES QUE PODEM AJUDÁ-LO EM SUA ESCRITA.
• A QUE HORAS VOCÊ ACORDAVA?
• QUE ATIVIDADES FAZIA?
• QUE PESSOAS VIVIAM COM VOCÊ?
• QUE ANIMAIS VOCÊ VIA EM SEU DIA A DIA?
• COM O QUE VOCÊ BRINCAVA?
VEJA NO QUADRO O NOME DO ANIMAL E SUA MASSA APROXIMADA.
a) Jacaré-de-papo-amarelo.
b) Gato siamês.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA COM O PROFESSOR.
PONTINHO DE VISTA
EU SOU PEQUENO, ME DIZEM, E FICO MUITO ZANGADO. TENHO DE OLHAR TODO MUNDO COM O QUEIXO LEVANTADO.
MAS, SE FORMIGA FALASSE E ME VISSE LÁ DO CHÃO, IA DIZER, COM CERTEZA: – MINHA NOSSA, QUE GRANDÃO!
PEDRO BANDEIRA. POR ENQUANTO SOU PEQUENO. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 22
ALGUÉM NO POEMA ESTÁ FALANDO.
a) Um menino.
b) Porque ele é pequeno e precisa olhar para cima.
LEIA AS ADIVINHAS COM OS COLEGAS. DEPOIS, PINTE A RESPOSTA DE CADA UMA DELAS.
A) OLHOS
B) PESCOÇO
C) UMBIGO
ADIVINHAR AS PARTES DO CORPO
VOCÊ JÁ BRINCOU COM ADIVINHAS? ELAS SÃO PERGUNTAS OU QUESTÕES ENIGMÁTICAS FORMULADAS POR VERSOS RIMADOS QUE MEXEM COM A NOSSA IMAGINAÇÃO E NOS DIVERTEM.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA DAS ADIVINHAS COM O PROFESSOR.
O QUE É, O QUE É? ANDA DEITADO E DORME DE PÉ?
DOMÍNIO PÚBLICO.
O QUE É, O QUE É? É ÁGUA E NÃO VEM DO MAR, NEM NA TERRA NASCEU, DO CÉU NÃO CAIU, TODO MUNDO JÁ LAMBEU.
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ CONHECE ALGUMA ADIVINHA? SE SIM, QUAL?
Respostas pessoais.
OBSERVE A SEQUÊNCIA A SEGUIR E CONTORNE O PADRÃO. DEPOIS, DESENHE E PINTE MAIS TRÊS ELEMENTOS.
Os alunos deverão desenhar um balão verde, um laranja e um lilás.
EXISTEM MUITOS ESPAÇOS COLETIVOS EM NOSSA VIZINHANÇA, COMO PRAÇAS, PARQUES, ESCOLAS.
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE OS ESPAÇOS COLETIVOS DA SUA VIZINHANÇA E DIGA DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA NELES.
OBSERVE NA CENA COMO AS PESSOAS COMPARTILHAM E APROVEITAM O PARQUE. DEPOIS, PINTE A IMAGEM.
VOCÊ JÁ OBSERVOU ALGUM SER VIVO OU OBJETO COM UMA LUPA? CONTE AOS COLEGAS.
Resposta pessoal.
JOGO DE AGRUPAMENTOS
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR MAIS UMA VEZ O “JOGO DE AGRUPAMENTOS”.
LEIA A LISTA DE PALAVRAS E CONTORNE A SÍLABA EM QUE APARECE CR.
LIGUE A IMAGEM DO ESQUELETO AO NOME CORRESPONDENTE.
RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA A SEGUIR. UTILIZE A ESTRATÉGIA QUE PREFERIR E REGISTRE COMO PENSOU.
A) 3 metros.
B) • 8 patas.
• 12 patas.
C) 30 cm.
LEIA AS INFORMAÇÕES DA TABELA, REFERENTE ÀS HORAS DIÁRIAS DE SONO DE ALGUMAS PESSOAS, E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
A) José dorme o maior número de horas.
B) Sara é quem dorme menos.
C) Dormem 8 horas ou mais: Tiago, Pedro, Carol e José.
D) Dormem menos de 8 horas: Ana, Lara e Sara.
E) Diariamente, José dorme 12 horas.
AGORA QUE VOCÊ JÁ JOGOU O “JOGO DA DIFERENÇA”, VAMOS ANALISAR, COM AJUDA DO PROFESSOR E DOS COLEGAS, O TABULEIRO E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE JOGADAS.
a) A) Espera-se que os alunos concluam que somente os números que constam do tabuleiro, de 0 a 5, podem ser restos da subtração entre os valores das faces dos dois dados lançados. A menor diferença possível será zero, resultado da subtração de duas faces iguais (por exemplo, 6 - 6 = 0); a maior diferença possível, por sua vez, será 5, resultado da subtração de um dado lançado com face de valor 6 e outro com face de valor 1 (6 - 1 = 5). Os argumentos podem ser na linguagem dos próprios alunos.
b) A casa do zero será marcada quando as faces dos dados forem iguais.
c) Exemplos: 6 - 6 = 0; 5 - 5 = 0; 4 - 4 = 0.
d) A casa do 1 pode ser marcada quando a face de um dos lados tiver uma unidade a mais do que a outra.
e) Exemplos: 6 - 5 = 1; 5 - 4 = 1; 4 - 3 = 1.
DE ACORDO COM ARQUEÓLOGOS, GRUPOS HUMANOS VIVERAM NA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA MUITOS ANOS ATRÁS.
NAQUELA ÉPOCA, ELES USAVAM AS CAVERNAS E OS PAREDÕES ROCHOSOS PARA SE ABRIGAR DA CHUVA E DO FRIO E SE PROTEGER DOS GRANDES ANIMAIS. LÁ TAMBÉM DESENHAVAM ACONTECIMENTOS DO SEU DIA A DIA NAS PAREDES.
• AO OBSERVAR ESSA IMAGEM, QUE HISTÓRIAS VOCÊ IMAGINA SOBRE A VIDA DAS PESSOAS QUE VIVIAM NESSE LOCAL?
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR, CONHEÇA ALGUNS ANIMAIS E REVEJA OUTROS, JÁ VISTOS POR VOCÊ AO LONGO DESTE MÓDULO.
FICHA DO ANIMAL: TIGRE-DENTES-DE-SABRE
NOME CIENTÍFICO: SMILODON POPULATOR. COMPRIMENTO: CERCA DE 2 METROS. ALTURA: CERCA DE 1 METRO. ALIMENTAÇÃO: OUTROS ANIMAIS. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA E CAÇAVA EM PEQUENOS BANDOS.
FICHA DO ANIMAL: PREGUIÇA-GIGANTE
NOME CIENTÍFICO: EREMOTHERIUM LAURILLARDI. COMPRIMENTO: ATÉ 6 METROS. ALTURA: 2 METROS SOBRE 4 PÉS E 4 METROS SOBRE 2 PÉS. ALIMENTAÇÃO: FOLHAS E GRAMA. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA EM BANDOS.
FICHA DO ANIMAL: MASTODONTE
NOME CIENTÍFICO: STEGOMASTODON WARINGI. COMPRIMENTO: CERCA DE 5 METROS. ALTURA: DE 3 A 4 METROS. ALIMENTAÇÃO: FOLHAS, BROTOS DE ARBUSTOS E FRUTOS. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA EM MANADAS.
VOCÊ JÁ CONHECIA ESSES ANIMAIS?
Resposta pessoal.
VOCÊ JÁ VIU ALGUMA DAS BALANÇAS RETRATADAS NAS IMAGENS? SE SIM, O QUE ESTAVA SENDO MEDIDO NELAS?
Respostas pessoais.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA COM O PROFESSOR.
PONTINHO DE VISTA
EU SOU PEQUENO, ME DIZEM, E FICO MUITO ZANGADO. TENHO DE OLHAR TODO MUNDO COM O QUEIXO LEVANTADO.
MAS, SE FORMIGA FALASSE E ME VISSE LÁ DO CHÃO, IA DIZER, COM CERTEZA: – MINHA NOSSA, QUE GRANDÃO!
PEDRO BANDEIRA. POR ENQUANTO SOU PEQUENO. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 22
QUAL ATIVIDADE VOCÊ NÃO CONSEGUE REALIZAR POR SER PEQUENO? E QUAL NÃO CONSEGUE REALIZAR POR JÁ SER CONSIDERADO GRANDE?
Respostas pessoais.
LEIA OS PARES DE PALAVRAS. O QUE VOCÊ OBSERVA EM RELAÇÃO AO SOM DELAS QUANDO SE ACRESCENTA A LETRA M OU N AO FINAL DE UMA SÍLABA?
A) CATAR → CANTAR B) MUDO → MUNDO C) SETA → SENTA D) SOBRA → SOMBRA E) MITO → MINTO F) BOBA → BOMBA
As consoantes n e m, quando colocadas após as vogais, alteram a sonoridade destas.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA A SEGUIR.
NOSSAS CASAS
EM CADA CANTINHO, UMA CASA SE FAZ. HÁ CASAS TÉRREAS, BAIXINHAS NO CHÃO; NOS APARTAMENTOS, LÁ NO ALTO, A PAZ. OS SOBRADOS COM ESCADAS SÃO DIVERSÃO. EM TERRAS BEM FRIAS, IGLUS SÃO CONSTRUÍDOS E COM GELO FICAM PROTEGIDOS. SOBRE A ÁGUA CALMA, PALAFITAS FLUTUAM E SOBRE O RIO SUAVEMENTE ONDULAM. O CONFORTO DE UM LAR, ONDE QUER QUE SEJA, CADA CASA, UMA MEMÓRIA, UM LUGAR ESPECIAL, COM O AMOR SENDO SEMPRE O MATERIAL PRINCIPAL.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
DAS MORADIAS CITADAS NO TEXTO, QUAIS VOCÊ CONHECE?
Resposta pessoal.
QUE ESPAÇO COLETIVO VOCÊ FREQUENTA?
Resposta pessoal.
MORADIAS PARA TODOS
MUITAS PESSOAS VIVEM EM APARTAMENTOS. OUTRAS VIVEM EM CASAS, QUE PODEM SER GRANDES OU PEQUENAS.
ALGUMAS PESSOAS VIVEM PERTO DE RIOS E CONSTROEM SUAS CASAS SOBRE ESTACAS. ESSAS MORADIAS SÃO CHAMADAS PALAFITAS.
AS POPULAÇÕES QUE VIVEM NA FLORESTA, COMO OS INDÍGENAS, CONSTROEM SUAS MORADIAS COM MADEIRA E PALHA QUE ELES MESMOS RETIRAM DA NATUREZA.
NAS CIDADES, EXISTEM PESSOAS QUE, POR NÃO TEREM CONDIÇÕES FINANCEIRAS, CONSTROEM MORADIAS MUITO SIMPLES, CHAMADAS BARRACOS. ESSAS MORADIAS COSTUMAM SER POUCO RESISTENTES ÀS CHUVAS E AOS VENTOS.
HÁ PESSOAS QUE VIVEM EM MORADIAS MÓVEIS, COMO OS TRAILERS E AS TENDAS DE PANO. HÁ TAMBÉM MORADIAS TEMPORÁRIAS, COMO OS IGLUS, FEITOS DE GELO.
CONTORNE NOS TEXTOS O NOME DOS DIFERENTES TIPOS DE MORADIA.
APARTAMENTOS; CASAS; PALAFITAS; MORADIAS COM MADEIRA E PALHA; BARRACOS; TRAILERS; TENDAS; IGLUS.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas