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Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

DESTAQUE O MATERIAL ACIMA (COMPLEMENTAR 3 DAS PÁGINAS 165 E 167). COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR, MONTE O MODELO DE CORPO HUMANO CONFORME A IMAGEM ABAIXO. EM SEGUIDA, UTILIZE OS ADESIVOS MAIS ABAIXO (PÁGINA 169 DO MATERIAL COMPLEMENTAR 4) PARA IDENTIFICAR AS PARTES DO CORPO.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

ESCUTE A LEITURA DO POEMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

CHEIROS

 

QUAL SERÁ O MOTIVO, DE FATO,

POR QUE POETAS NÃO FALAM DO OLFATO?

EU AMO OS CHEIROS – CHEIRO DE MATO,

DE CAFÉ FRESCO, DE DOCE E DE PUDIM

CEBOLAS FRITAS, TOSTADAS ASSIM –

CHEIRO DE BOAS COMIDAS, ENFIM... [...]

CHRISTOPHER MORLEY. UM CALDEIRÃO DE POEMAS, ORGANIZADO POR TATIANA BELINKY. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2007. P. 22.

A) QUAL DOS CINCO SENTIDOS APARECE NO POEMA?

B) QUAL É O PRINCIPAL ÓRGÃO DESSE SENTIDO?

C) DE QUE CHEIROS VOCÊ GOSTA? TROQUE IDEIAS COM OS COLEGAS.

Resposta:

a) Olfato.

b) Nariz.

c) Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

LEIA AS FRASES A SEGUIR E COMPLETE AS AFIRMAÇÕES COM O NOME DOS SENTIDOS CORRETOS.

A) AS PESSOAS PERCEBEM SE ESTOU TRISTE QUANDO ME OLHAM. ELAS UTILIZAM O SENTIDO DO(A) _____.

B) QUANDO AS PESSOAS ME ESCUTAM PERCEBEM SE ESTOU FELIZ. ELAS UTILIZAM O SENTIDO DO(A) _____.

Resposta:

A) visão

B) audição

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Do núcleo do planeta às camadas da atmosfera - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que é a litosfera?

Resposta:

É a camada mais rígida e sólida do planeta, formada pela camada mais externa do manto e a crosta terrestre.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O planeta em que vivemos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Diferencie as explicações fornecidas sobre a estrutura do nosso sistema planetário pelo geocentrismo e pelo heliocentrismo.

Resposta:

Ptolomeu defendia que a Terra era o centro do Universo e todos os demais astros, incluindo o Sol, giravam ao seu redor (modelo geocêntrico). Nicolau Copérnico defendia que o Sol seria o centro do nosso sistema planetário e que os planetas giravam em movimentos circulares perfeitos em torno dele (modelo heliocêntrico).

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Vamos estudar ciências? - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Em um programa de esportes na televisão, o entrevistado diz:

“Tenho uma teoria sobre o assunto: acho que o Brasil não joga melhor por causa da grama sintética dos estádios.”

A afirmação do entrevistado do programa está de acordo com o que você aprendeu sobre método científico? Justifique a sua resposta.

Resposta:

Não. Na verdade, o entrevistado deveria dizer que tinha uma hipótese sobre o assunto, e não uma teoria.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Os movimentos da Terra - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que são os fusos horários?

Resposta:

São as 24 áreas em que se divide a Terra para padronizar o cálculo de tempo.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os recursos naturais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

 Defina o que são jazidas.

Resposta:

Jazidas são grandes depósitos de minérios, localizados abaixo da superfície terrestre.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Vamos estudar ciências? - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Quais são as etapas do método científico?

Resposta:

Observação, elaboração de hipóteses, experimentação e conclusão.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Teste - BY NC 3.0BR

Rodrigo observou que Joana, aluna do Ensino Fundamental I, havia feito um experimento que resultou em pequenas plantinhas de feijão nascendo em um copo com chumaço de algodão no fundo.

Joana disse que ela e seus colegas tinham colocado as sementes de feijão sobre o algodão no copo e depois de uns dias as sementes tinham germinado e dado origem às plantinhas.

Rodrigo então perguntou se haviam colocado também água no algodão, mas Joana disse que não.

Ele ficou desconfiado, pois achava que as sementes só poderiam germinar se houvesse água no algodão. Decidiu então realizar um experimento em que pretendia verificar se a água era necessária para a germinação de sementes de feijão. Para isso, colocou um chumaço de algodão no fundo de um copo e, sobre ele, quatro sementes de feijão. Repetiu a preparação em um segundo copo.

No primeiro copo colocou água embebendo o algodão, e no segundo, não. Depois de alguns dias, no primeiro copo ocorreu a germinação das quatro sementes e no segundo não houve germinação. Assim, Rodrigo pôde contestar a afirmação de Joana, dizendo que ela provavelmente se esqueceu de que havia colocado água no algodão.

Sobre o experimento de Rodrigo, pode-se afirmar que:



( a )

O problema que Rodrigo estava investigando era a possibilidade de as sementes de feijão originarem plantinhas de feijão.

( b )

A hipótese elaborada nesse experimento era a de que as sementes poderiam germinar em copos com algodão sem água.

( c )

Rodrigo realizou um experimento controlado em que foi possível coletar dados.

( d )

Apesar dos resultados do experimento, não foi possível obter uma conclusão.

 

Resposta:

Esse teste propõe verificar se os alunos compreenderam farão etapas do método científico em um outro contexto.

Alternativa c. Rodrigo realizou o experimento com os copos, algodão, sementes e água e obteve dados sobre a germinação ou não das sementes em diferentes condições.

a. Incorreta. O problema está mal identificado, já que Rodrigo pretendia saber se as sementes germinavam com ou sem água, e não se originavam plantinhas de feijão.

b. Incorreta. A hipótese de Rodrigo era a de que a água seria necessária para a germinação das sementes.

d. Incorreta. Rodrigo conseguiu concluir que a água era necessária para a germinação das sementes.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sol e sombras - Exercícios (pg. 304) - BY NC 3.0BR

Imagine que essa foto foi feita em determinados dia e horário no verão. Seis meses depois, nesse mesmo horário, o Sol estaria iluminando os dromedários e o condutor da mesma forma (na mesma posição)?

Resposta:

Pode-se supor que as respostas variem: desde que “o Sol sempre estará na mesma posição”, para os alunos que nunca reparam nessas observações, até: “o Sol vai estar em outra posição” (mais baixo, mais alto no céu), no caso dos alunos que já notaram esse movimento aparente do Sol no céu. Isso poderá instigá-los a propor algumas hipóteses sobre o movimento da Terra ao redor do Sol ou sobre o movimento aparente do Sol no céu ao longo do ano. É importante que os alunos sejam instruídos a registrar suas hipóteses no caderno para que possam ser resgatadas no Caderno do Aluno 4, ao final do ano. O boxe Saiba mais Tuaregues permite um aprofundamento na cultura desses povos e pode ser trabalhado com a página de abertura.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

Certo tipo de álcool sólido começa a se transformar em líquido quando a sua temperatura chega a 25 °C. Portanto, a sua temperatura de



( a )

fusão é 25 °C.

( b )

ebulição é 25 °C.

( c )

ebulição se inicia em 25 °C.

( d )

fusão é menor que 25 °C.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercícios - Experimentando: Mudanças de estado físico da água - BY NC 3.0BR

Mudanças de estado físico da água

Neste experimento, você vai analisar a mudança de estado físico da água em uma situação específica.

Material

• 1 copo de vidro • cubos de gelo

Procedimento

a) Coloque alguns cubos de gelo no copo.

b) Coloque o copo em algum lugar em que incidam raios solares.

c) Observe o que ocorre depois de certo tempo.

Alguma alteração pode ser observada nas paredes do copo? Qual?

Resposta:

Sim, o surgimento de gotas de água líquida.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Quando utilizamos um filtro de água em nossa casa, estamos realizando uma filtração.

O filtro de barro, por exemplo, tem em seu interior uma vela, que é um recipiente constituído de porcelana contendo carvão em pó (carvão ativado).

A porcelana da vela atua como um filtro, e o carvão ativado é capaz de reter outras substâncias específicas. Assim, a vela retém algumas impurezas que podem alterar o odor e o sabor da água.

Com base nessas informações, responda:

a) Na parte externa da vela ficam retidas as substâncias dissolvidas ou as não dissolvidas na água?

b) Se tomarmos a água proveniente desse filtro, estamos ingerindo uma substância pura ou uma mistura? Justifique.

Resposta:

a) Ficam retidas as substâncias não dissolvidas.

b) Estamos ingerindo uma mistura que contém água e várias substâncias dissolvidas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

Considere as seguintes etapas de preparação de um purê de batatas:

I. Lavar, descascar e picar as batatas.

II. Cozinhar os pedaços de batata por 10 minutos.

III. Amassar os pedaços de batata até obter uma textura lisa e homogênea.

IV. Acrescentar um pouco de sal ao purê e misturar bem.

Sobre essas etapas, pode-se afirmar que



( a )

apenas II é uma transformação química.

( b )

II e III são transformações químicas.

( c )

IV é uma transformação química e I é uma transformação física.

( d )

I e III são transformações químicas e II é uma transformação física.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios (pg. 148) - BY NC 3.0BR

A MULHER ESTÁ COMENDO ALGO. É DOCE OU SALGADO?

Resposta:

Ela está comendo morango, que é doce.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

QUE PARTE DO CORPO A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA B ESTÁ USANDO PARA CHEIRAR AS FLORES? E A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA C, PARA OUVIR MÚSICA?

Resposta:

A criança da imagem B está usando o nariz, enquanto a criança da imagem C está usando as orelhas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Do núcleo do planeta às camadas da atmosfera - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Um grupo de alunos iniciou uma pesquisa para organizar uma expedição ao centro da Terra. Com base no que você estudou, responda: A expedição seria bem-sucedida? Por quê?  

Resposta:

Não, porque nenhum ser humano sobreviveria às altas temperaturas nem à alta pressão do núcleo terrestre.

 A temperatura no núcleo é altíssima e, possivelmente, ultrapassa 5 000 oC. Já a pressão na parte inferior do manto atinge mais de 1 400 000 atmosferas. Essas condições são incompatíveis com a vida.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Do núcleo do planeta às camadas da atmosfera - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A energia geotérmica utiliza o calor proveniente da Terra para gerar energia elétrica. Segundo um estudo, em vários pontos no Brasil, a perfuração de poços de apenas 300 metros ou 400 metros de profundidade poderia levar a uma produção considerável de energia elétrica.

As perfurações mencionadas no enunciado atingem:



( a )

o núcleo interno.

( b )

o núcleo externo.

( c )

o manto.

( d )

a crosta.

Resposta:

Alternativa d.

A crosta terrestre tem uma espessura de 5 km a 70 km. Assim, escavações de 300 metros ou 400 metros atingem apenas essa camada.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - O solo - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Um agricultor queria testar o seu solo para saber se ele era ideal para o cultivo. Pediu ajuda a especialistas, que analisaram a constituição do solo e obtiveram o resultado do gráfico abaixo (Figura 21).

Após analisar os resultados dos estudos sobre o solo, o que os especialistas deveriam dizer ao agricultor? Por quê?  

Resposta:

Os especialistas deveriam dizer que o solo não é apropriado para o plantio agrícola, pois há grande quantidade de areia e pouca quantidade de matéria orgânica.

Relembre os alunos de que um solo rico em areia e com pouca matéria orgânica é um solo pouco fértil.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O planeta em que vivemos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a figura abaixo (Figura 14). As imagens A e B representam diferentes concepções sobre a organização do sistema planetário em que vivemos.

A partir das imagens apresentadas, pode-se concluir que A e B são, respectivamente, os modelos:



( a )

heliocêntrico e geocêntrico. 

( b )

geocêntrico e heliocêntrico. 

( c )

heliocêntrico e heliocêntrico. 

( d )

geocêntrico e geocêntrico.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Os movimentos da Terra - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observando o comportamento da sombra de um gnômon, um aluno percebeu que o tamanho dessa sombra variava ao longo de um dia e se modificava no decorrer do ano.

Caso o estudante estivesse enxergando a menor sombra vista por ele ao longo de todo o ano, poderíamos concluir que: 



( a )

É meio-dia e estamos no verão. 

( b )

É meio-dia e estamos no inverno.

( c )

São 8 horas da manhã no verão.

( d )

São 10 horas da manhã no inverno.

Resposta:

 Alternativa a.

Busca-se, com essa questão, o desenvolvimento direto da habilidade proposta pela BNCC: interpretar a sombra do gnômon para determinar o horário do dia, estabelecendo a relação entre os movimentos de rotação e translação. O desenvolvimento do pensamento científico é a base para a resposta.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - O solo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um agricultor enviou uma amostra do solo de seu terreno para um laboratório. O laudo emitido informava que o solo em questão estava ácido. Nesse caso, que técnica esse agricultor deverá utilizar para corrigir o solo?  



( a )

Compostagem.

( b )

Calagem.

( c )

Irrigação.

( d )

Drenagem.

Resposta:

Alternativa b.

A calagem consiste na adição de calcário ao solo para neutralizar sua acidez. 

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Exercícios - Experimentando: Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água? - BY NC 3.0BR

Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água?

Nesta atividade, você vai medir a quantidade de gás liberado por um comprimido efervescente em contato com água, procedendo do mesmo modo que os cientistas quando desenvolvem suas investigações.

Material

• 2 garrafas transparentes de plástico de 600 mL, com tampa • 1 recipiente plástico de 5 L, de preferência transparente • 2 comprimidos efervescentes de antiácido • 1 tubo de borracha flexível (tripa-de-mico) com cerca de 50 cm de comprimento • 1 proveta de 1 L ou outro recipiente graduado • massinha de modelar • água

Procedimento

a) Identifique uma das garrafas como frasco 1 e a outra como frasco 2.

b) Encha cerca de  do recipiente plástico com água.

c) Encha completamente o frasco 1 com água. Em seguida, despeje toda a água no recipiente graduado e anote a medida em seu caderno.

d) Encha novamente o frasco 1 com a mesma água depositada no recipiente graduado. Rosqueie a tampa e emborque frasco 1 no recipiente de 5 L (imagem 1 abaixo).

 

e) Com cuidado, para não entrar ar, abra a tampa do frasco 1 dentro da água (imagem 2 ao lado).

f) Coloque a massinha de modelar em torno da tripa-de-mico a uma distância de cerca de 15 cm de uma de suas extremidades (imagem 3). Faça uma bolinha com a massinha (imagem 4).

g) Insira a extremidade livre da tripa-de-mico (oposta àquela com massinha de modelar) dentro do frasco 1, mantendo-o sempre com a abertura dentro da água (imagem 5).

h) Coloque água até a metade do frasco 2.

i) Quebre os comprimidos efervescentes em quatro pedaços. Com a mão seca, insira-os no frasco 2 (imagem 6) e, rapidamente, insira também a tripa-de-mico, tampando a abertura do frasco com a massinha de modelar para que o gás não escape (imagem 7).

j) Espere os comprimidos se dissolverem por completo. Agite cuidadosamente o frasco 2 até perceber que não aparecem mais bolhas no frasco 1 (imagem 8).

k) Ainda mantendo a abertura do frasco 1 na água, retire a tripa-de-mico e rosqueie a tampa (imagem 9).

l) Adicione o restante de água do frasco 1 no recipiente graduado e anote a quantidade, em mL (imagem 10).

Registro

A partir de suas observações durante o experimento, aponte suas considerações sobre o que se pede.

A respeito da quantidade de gás, responda:

a) Qual foi a quantidade aproximada, em volume, de gás obtido?

b) Qual instrumento de medida você utilizou?

c) Indique os cálculos que você efetuou para determinar o volume de gás obtido.

Resposta:

a) Nas condições em que o experimento foi realizado, a quantidade esperada de gás é de aproximadamente 200 mL.

b) Resposta pessoal. O instrumento utilizado para essa medida pode ter sido a proveta ou outro escolhido pelo aluno.

c) Os cálculos dependem da quantidade de água utilizada inicialmente. Por exemplo, caso tenham sido usados 600 mL de água no frasco 1, teremos: 600 mL (água medida no início do experimento) – 400 mL (água medida no final do experimento) = 200 mL (água deslocada durante o experimento).

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Exercícios (pg. 283) - BY NC 3.0BR

Qual é o papel da investigação científica nesse processo?

Resposta:

A investigação científica é a responsável pelo desenvolvimento desse tipo de material.

Engenheiros químicos, principalmente, são os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento de novos polímeros, por exemplo a partir do etanol da cana-de-açúcar, isto é, uma matéria-prima de uma fonte renovável que pode ser reciclada.

 

 

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Exercícios - Experimentando: Comparando as densidades dos refrigerantes normal e zero açúcar - BY NC 3.0BR

Comparando as densidades dos refrigerantes normal e zero açúcar

Neste experimento você vai comparar as densidades de dois tipos de refrigerante: normal e zero açúcar.

Material

• 2 garrafas PET vazias de 2 L • tesoura com pontas arredondadas • régua de 30 cm • água • 2 latas de refrigerante fechadas, uma de refrigerante normal e outra de refrigerante zero açúcar

Procedimento

a) Peça ao professor que corte a parte de cima das garrafas de forma que as partes a serem utilizadas fiquem com aproximadamente 22 cm de altura, conforme a imagem ao lado.

b) Preencha os dois recipientes com água, deixando 3 cm livres antes da borda.

c) Mergulhe as latas de refrigerante, uma em cada recipiente, viradas para baixo.

d) Observe e anote o que acontece com as latas.

As duas latas contêm o mesmo volume? Responda à pergunta consultando o rótulo delas.

Resposta:

Sim, ambas as latas têm o mesmo volume (350 mL).

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Escreva um exemplo do seu cotidiano em que ocorrem as mudanças de estado indicadas.

a. Solidificação

Exemplo: _____________________

b. Ebulição

Exemplo: _____________________

c. Evaporação

Exemplo: _____________________

Resposta:

a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

c) Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Exercícios (pg. 315) - BY NC 3.0BR

Supondo que não seja permitido provar ou cheirar o conteúdo dos recipientes, proponha uma forma de diferenciar o sal de cozinha do açúcar refinado.

Resposta:

Resposta pessoal. Nessa questão, é interessante explorar com os alunos a percepção de que o processo investigativo, de maneira isolada, pode ser simples e comumente realizado por nós quando tentamos descobrir algo. Outro ponto importante a ser enfatizado é que, em muitos casos, não podemos utilizar os órgãos dos sentidos para identificar os materiais, pois seria extremamente perigoso.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Teste - BY NC 3.0BR

(Olimpíada Brasileira de Química Júnior) A produção de biodiesel gera duas fases imiscíveis. No laboratório, qual das vidrarias abaixo é indicada para separar esse material?



( a )

( b )

( c )

( d )

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Exercícios (pg. 338) - BY NC 3.0BR

2. Você sabe qual é o nome do método de separação mostrado na imagem?

Resposta:

O nome do método de separação é ventilação. Nesse método, o vento separa as folhas e os galhos dos grãos de café.

É provável que os alunos não conheçam o nome do método, então a discussão pode ser conduzida de modo que eles percebam o emprego do vento na separação.

É interessante comentar que a peneira também tem certa utilidade nesse processo de separação, pois permite que apenas os grãos maiores sejam recolhidos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas