Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662713

OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SERVEM DE INSPIRAÇÃO PARA ALGUNS ARTISTAS. VAMOS CONHECER ALGUMAS OBRAS EM QUE GUSTAVO ROSA RETRATOU ESSES ANIMAIS COM CORES, FORMAS E CRIATIVIDADE!

ESCREVA O NOME DAS FORMAS GEOMÉTRICAS UTILIZADAS NAS PINTURAS.

Resposta:

A) Retângulo, triângulo, círculo.

B) Retângulo, triângulo, círculo, trapézio.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12663013

ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR.

POR QUE GARFIELD PEDIU A ODIE QUE SE AFASTASSE UM POUCO?

Resposta:

Garfield pediu a Odie que se afastasse porque, provavelmente, ele estava incomodado com a língua e a saliva do cão.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662995

NÚMEROS E QUANTIDADES

VOCÊ JÁ TRABALHOU COM CONTAGENS, NÚMEROS E QUANTIDADES. DEVE TER PERCEBIDO COMO ESSES ASSUNTOS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, NÃO É MESMO? OBSERVE AS IMAGENS.

EM SUA OPINIÃO, HÁ APROXIMADAMENTE QUANTOS LIVROS NA IMAGEM DA ESTANTE?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Em casa 88 - BY NC 3.0BR

ENCONTRE E PINTE NA IMAGEM O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO QUE ESTÁ EM DESTAQUE. EM SEGUIDA, ESCREVA O NOME DELE.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

ESCREVA DUAS ATIVIDADES QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA REALIZAM AOS DOMINGOS.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA O NOME DE CADA FRUTA..

Resposta:

a) Uva.

b) Melancia.

c) Tomate.

d) Mamão.

e) Goiaba.

f) Figo.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

12662763

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.

MEU AMIGO DE PAPEL

ERA DOMINGO E UMA CHUVINHA CHATA PRENDIA TODO MUNDO DENTRO DE CASA.

– AI, AI, AI! – LAMENTAVA-SE PATRÍCIA. – VOU PASSAR O DOMINGO TODO SEM NADA PRA FAZER...

– E EU? – INTROMETEU-SE UMA VOZINHA. – POR QUE VOCÊ NÃO SE OCUPA COMIGO?

QUE VOZINHA ERA AQUELA? PATRÍCIA OLHOU PARA TODOS OS LADOS. QUEM ESTAVA FALANDO? ELA ESTAVA SOZINHA NO QUARTO. SERIA UM FANTASMA? NÃO ERA UM FANTASMA: EM CIMA DA MESA, UM LIVRO FALAVA FEITO GENTE!

– VOCÊ... VOCÊ... FALA?

– EU FAÇO QUALQUER COISA, PATRÍCIA! – RIU-SE O LIVRO.

– COMIGO, VOCÊ PODE FAZER O QUE QUISER. QUE NEGÓCIO É ESSE DE DIZER QUE NÃO TEM NADA PRA FAZER? É JUSTAMENTE NESSAS HORAS QUE EU POSSO LEVAR VOCÊ EM VIAGENS MARAVILHOSAS PARA QUALQUER LUGAR, PARA QUALQUER TEMPO. VENHA SONHAR COMIGO!

PATRÍCIA PEGOU O LIVRO. AOS POUCOS, AGACHADA NO TAPETE, ESQUECEU-SE DA VIDA. ATÉ QUE, LÁ DE FORA, A VOZ DA MÃE VEIO DESPERTÁ-LA:

– PATRÍCIA! VENHA AQUI UM MINUTO! SEM LEVANTAR OS OLHOS DO LIVRO, A MENINA RESPONDEU:

– AGORA NÃO POSSO, MÃE. ESTOU MUITO OCUPADA!

PEDRO BANDEIRA. MEU AMIGO DE PAPEL. DISPONÍVEL EM: h t t p s : //bibliotecapband.blogspot.com/. ACESSO EM: 5 DEZ. 2024.

ESCREVA O TÍTULO DA HISTÓRIA.

Resposta:

Meu amigo de papel.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662519

COMO VOCÊ ESTUDOU, DEPOIS DO DIA VEM A NOITE, DEPOIS OUTRO DIA E OUTRA NOITE. ESSAS SEQUÊNCIAS DE DIAS E NOITES SÃO ACONTECIMENTOS DA NATUREZA QUE CHAMAMOS DE RITMO NATURAL.

OS RITMOS NATURAIS INFLUENCIAM A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS, COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS E AS PESSOAS DE DIVERSOS LUGARES.

OBSERVE AS ATIVIDADES REALIZADAS POR CRIANÇAS DE DIFERENTES GRUPOS INDÍGENAS AO LONGO DO DIA.

EM QUE PERÍODO DO DIA CADA FOTOGRAFIA FOI REGISTRADA?

Resposta:

A fotografia 1 foi registrada durante o dia; a fotografia 2, ao entardecer, e a fotografia 3, à noite.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA PREENCHER A TABELA COM AS ESTATURAS DA TURMA.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662508

DA HIGIENE. AGORA VAMOS PENSAR EM OUTROS HÁBITOS QUE DEVEMOS TER PARA VIVER DE FORMA SAUDÁVEL. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO.

O QUE AS CRIANÇAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO ESTÃO FAZENDO?

Resposta:

As crianças estão brincando.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

MANIPULE OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O QUE ESSES SÓLIDOS TÊM DE SEMELHANTE E DE DIFERENTE. DEPOIS, REGISTRE SUAS RESPOSTAS.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Em casa 54 - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS QUE REPRESENTAM OUTROS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DE AUGUSTO E MARQUE UM X:

Resposta:

Os alunos deverão marcar com a cor vermelha as ilustrações: primeiros passos, comendo sem ajuda e colocando a sandália sozinho. E com a cor azul, a ilustração: escrevendo o nome

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Em casa 90 - BY NC 3.0BR

CONTORNE DE:

AMARELO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR;

VERMELHO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR;

VERDE AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE DEVEM SER PRATICADAS NA ESCOLA E NA FAMÍLIA.

Resposta:

Os alunos devem contornar de amarelo as regras: arrumar o quarto e guardar os brinquedos.

Os alunos devem contornar de vermelho as regras: chegar no horário marcado e levantar a mão para falar.

Os alunos devem contornar de verde as regras: ser gentil e jogar o lixo no lixo.

Questão 1 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ ESTUDOU AS REGRAS DE SUA SALA DE AULA. AGORA, RESPONDA: QUEM FAZ ESSAS REGRAS?

Resposta:

Os alunos poderão responder que quem faz as regras da sala de aula é o professor ou que as regras são definidas por alunos e professor, em conjunto. A resposta dependerá da realidade vivenciada em cada escola.

Registro - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios - Experimentando: Condução térmica - BY NC 3.0BR

Condução térmica

Nesta atividade, vamos verificar o fenômeno da condução térmica.

Material

• 1 pratinho

• 2 velas de mesmo tamanho

• 1 caixa de fósforos

• 1 barra de ferro retangular (1 cm a 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura por 20 cm a 30 cm de comprimento)

• alguns preguinhos ou tachinhas

• luvas de couro

Procedimento

1. Apoie a barra de ferro em uma superfície horizontal e, com a vela acesa e inclinada, pingue gotas de parafina líquida a 5 cm de uma de suas extremidades.

2. Antes de cada gota esfriar, coloque um prego com a “cabeça metálica” na gota de parafina líquida e segure-o. Alguns segundos bastarão para que o prego fique “preso” pela parafina, que vai solidificar.

3. Repita o procedimento anterior deixando uma distância de mais ou menos 2 cm entre cada prego, até ter um total de 4 a 5 pregos presos pela parafina.

4. Segure a barra com os pregos voltados para baixo e verifique se todos estão bem presos à barra de ferro. Se necessário, utilize mais parafina para fixar os pregos.

Coloque duas velas acesas em um pratinho e, segurando na outra extremidade da barra, com os pregos virados para baixo, aqueça apenas a extremidade oposta, onde você “prendeu” os pregos. Observe atentamente e registre suas observações.

Atenção! Você vai trabalhar com vela acesa. Tenha cuidado para não se queimar. Se a parafina líquida pingar em sua mão, ela poderá provocar queimaduras. Utilize luvas de couro. Peça ajuda a um adulto.

Registro

Os pregos caem todos de uma vez? Justifique.

Resposta:

Os pregos não caem todos de uma vez. Quanto mais próximo um prego se encontra da extremidade exposta à chama, antes ele cai. Portanto, a queda dos pregos é sequencial: do mais próximo à chama ao mais distante.

Após os comentários feitos com base nas observações registradas pelos alunos, feche a discussão reforçando que: • A porção de água em contato com o fundo do recipiente recebe calor direto dessa região, que, por sua vez, recebe calor da fonte térmica (lamparina ou fogareiro). Ao receber calor, as partículas que compõem a região inferior do fluido têm seu grau de agitação térmica aumentado, ou seja, a temperatura dessa porção de água aumenta.

• Como consequência, o espaçamento médio entre essas partículas também aumenta, e o volume que essa massa de água ocupa passa a ser maior. Com isso, a densidade dessa porção de água diminui, e sua tendência é ocupar as regiões superiores do recipiente.

• Enquanto essa porção de água se desloca para cima até alcançar a superfície, ela dissipa/perde calor, diminuindo sua temperatura. Por esse motivo, a densidade dessa porção de água aumenta, e sua tendência é ocupar novamente a região inferior do recipiente, reiniciando o processo.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividade - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

JOGO DE DADOS

DESTAQUE O TABULEIRO DO ANEXO 2 E OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO DE DADOS.

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662713

OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SERVEM DE INSPIRAÇÃO PARA ALGUNS ARTISTAS. VAMOS CONHECER ALGUMAS OBRAS EM QUE GUSTAVO ROSA RETRATOU ESSES ANIMAIS COM CORES, FORMAS E CRIATIVIDADE!

VOCÊ JÁ VIU ALGUMA PINTURA QUE RETRATA ANIMAIS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Em casa 107 - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS. EM SEGUIDA, CONTORNE:

• DE VERDE, OS ACESSOS QUE FACILITAM O CAMINHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

• DE LARANJA, O ACESSO UTILIZADO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Em casa 89 - BY NC 3.0BR

CRIE UMA LEGENDA PARA A IMAGEM.

Resposta:

Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Cachorro tomando banho.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Em casa 55 - BY NC 3.0BR

LEIA O TRAVA-LÍNGUA.

O TEMPO

O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.

DOMÍNIO PÚBLICO.

Resposta:

a) Tempo.

b) 

O TEMPO

O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.

DOMÍNIO PÚBLICO.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

DESTAQUE DO ANEXO 4 AS FICHAS DE OBSERVAÇÃO DO PLANTIO DE FEIJÃO. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividade - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

DESTAQUE AS CARTAS DO ANEXO 3. JUNTE-SE A UM COLEGA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. DEPOIS GUARDE SUAS CARTAS, POIS ELAS SERÃO UTILIZADAS EM OUTRO JOGO.

ANEXO 3

Questão 1 - Módulo 12 - Espaços que contam histórias - Atividades - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM DAS PEGADAS DE DINOSSAUROS A SEGUIR.

Resposta:

A) 9

B) Os diferentes dinossauros apresentavam uma variedade de formatos de pés e números variados de dedos.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Em casa 56 - BY NC 3.0BR

ORGANIZE AS SÍLABAS E ESCREVA O NOME DE CADA FOTOGRAFIA.

Resposta:

a) Árvore.

b) Flores.

c) Morango.

d) Melão.

e) Abóbora.

f) Vagem.

g) Caju.

h) Abacate.

i) Limão.

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ AO AR LIVRE NA ESCOLA OU NA SUA CASA.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

COMO VOCÊ PERCEBE QUE ESTÁ CRESCENDO?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

QUE ATIVIDADES VOCÊ COSTUMA FAZER EM SEU TEMPO LIVRE?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

COMPLETE O QUADRO COM O QUE ESTÁ FALTANDO.

Resposta:

Questão 1 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividade - Produção de texto - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR E DOS COLEGAS, FAÇA A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA A SEGUIR. COMO VOCÊ A ENTENDEU?

ESCREVA UMA HISTÓRIA QUE PODERIA SER ILUSTRADA POR ESSAS IMAGENS. SE PRECISAR, PEÇA AJUDA A SEU PROFESSOR.

Resposta:

Resposta pessoal.

Registro - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios - Experimentando: Convecção térmica - BY NC 3.0BR

Convecção térmica

Esta atividade experimental possibilita visualizar o fenômeno da convecção térmica.

Material

• 1 recipiente de vidro transparente que resista ao aquecimento

• 1 colher de sopa e 1 copo

• 1 lamparina ou pequeno fogareiro

• água

• pó de serra ou pó de giz (giz moído)

• luvas de couro

Procedimento

1. Adicione um ou dois copos de água no recipiente transparente. Acrescente um pouco de pó de serra (uma colher de sopa será suficiente para dois copos de água).

2. Aqueça essa mistura usando a lamparina ou o fogareiro.

3. Observe atentamente o movimento da água e do pó de serra à medida que eles se aquecem.

4. Não deixe a água ferver. Apague a lamparina ou o fogareiro quando a água já estiver bem aquecida. Registre suas observações.

Registro

Descreva como a serragem dispersa na água se movimenta dentro do recipiente.

Resposta:

À medida que a água é aquecida, a serragem tende a subir pelo centro do recipiente e descer pela lateral, em “círculos”.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas