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Questão 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 140 - 141) - BY NC 3.0BR

PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.

GATO POR LEBRE LEBRE POR LEÃO LEÃO POR TIGRE

Resposta:

Questão 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 140) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

LELÉ DA CUCA

VOCÊ CONHECE ALGUÉM LELÉ DA CUCA?

QUE TROCA AS BOLAS: GATO POR LEBRE LEBRE POR LEÃO LEÃO POR TIGRE TIGRE POR GATO GATO POR RATO E CADÊ O RATO? O QUEIJO COMEU.

VOCÊ CONHECE ALGUÉM ASSIM LELÉ DA CUCA COMO EU?

NYE RIBEIRO. RODA DE LETRINHAS. CAMPINAS: RODA e CIA., 2004. P. 17

O POEMA GANHA RITMO COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS. QUAIS SÃO OS NOMES DE BICHOS QUE SE REPETEM?

Resposta:

No item 2, as trocas dos nomes dos bichos são: gato por lebre, lebre por leão, leão por tigre, tigre por gato, gato por rato. E os nomes dos bichos que se repetem são: gato, lebre, leão, tigre e rato.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Os seres vivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo.

Põem-se em um canto sossegado e pouco iluminado de um galpão camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo. Como resultado, 21 dias depois, surgirão ratos. O mais notável é que esses ratos não são filhotes, mas surgem de um salto, totalmente formados.

Jean Baptist van Helmont, séc. XVII.

a) Qual teoria sobre a origem da vida está expressa no texto?

b) Essa teoria é válida atualmente? Justifique.

Resposta:

a) O texto exemplifica a teoria da geração espontânea. Se necessário, relembre os alunos de que a teoria da abiogênese, proposta por Aristóteles, foi a primeira que tentou explicar o surgimento da vida.

b) Foi a partir dos experimentos de Louis Pasteur que a teoria da abiogênese foi invalidada. Antes de Pasteur, Redi e Spallanzani também tentaram comprovar que a teoria da geração espontânea não poderia explicar a origem da vida, mas não tiveram êxito.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Os vírus e as bactérias - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Classifique a célula bacteriana em procarionte ou eucarionte e justifique.

Resposta:

A célula bacteriana é procarionte e, portanto, não apresenta núcleo ou organelas membranosas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A vacinação e a saúde pública - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A vacinação leva a modificações no organismo que alteram o funcionamento do sistema imunitário. Por ser uma forma preventiva de atuação, as vacinas geralmente possuem antígenos em fragmentos, mortos ou enfraquecidos, que vão ativar o sistema imunológico.

A ação preventiva da vacina se caracteriza pela produção de:



( a )

anticorpos. 

( b )

células de memória. 

( c )

antígenos. 

( d )

células fagocitárias.

Resposta:

A questão trabalha um conceito importante e que, muitas vezes, é confundido pelos alunos. As vacinas têm caráter preventivo não pela produção de anticorpos, mas por originarem células de memória. São essas células que reconhecem o antígeno em uma nova infecção, e não os anticorpos produzidos pela vacina.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Os vírus e as bactérias - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A descoberta de vida extraterrestre se torna cada vez mais possível com o avanço das tecnologias de exploração. Além disso, o envio de sondas a outros sistemas e mesmo corpos do Sistema Solar amplia essa possibilidade. Especialistas supõem que seres semelhantes às bactérias serão descobertos nessas explorações. A alternativa que melhor descreve as bactérias é:



( a )

São seres complexos, com um conjunto de processos químicos que ocorrem dentro de organelas, assim como os órgãos de nosso corpo. 

( b )

São seres unicelulares que se organizam em colônias. Por isso, podemos dizer que são organismos complexos como os seres pluricelulares. 

( c )

São seres unicelulares simples, mas que podem fabricar o seu próprio alimento, o que lhes confere certa autonomia. 

( d )

São seres simples que precisam viver dentro de outras células para obter seu próprio alimento.

Resposta:

Os cientistas que trabalham em busca de vida fora da Terra esperam encontrar formas de vida com características semelhantes às bactérias, ou seja, organismos simples, autotróficos, unicelulares.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a charge a seguir (Figura 34).

Os caracóis e as lesmas são animais extremamente sensíveis à desidratação. Por que o contato com sal é prejudicial a esses animais?

Resposta:

Quando entram em contato com sal, caracóis e lesmas perdem rapidamente a água do corpo, o que leva à destruição de células e tecidos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Bactérias e fungos são agentes decompositores importantes nos ecossistemas e, portanto, participam da reciclagem de matéria. Em alguns casos, porém, parasitam outros organismos. Suponha que um grupo de cientistas desenvolva uma droga com ação bactericida e fungicida extremamente eficaz, mas que não faz mal a animais e plantas. Se essa droga fosse espalhada por toda a superfície da Terra, causando assim a completa extinção de fungos e bactérias, o que aconteceria com a fotossíntese em todos os ecossistemas da Terra?



( a )

Aumentaria, pois os fungos competem com as plantas na produção de alimentos para os ecossistemas.

( b )

Reduziria, pois bactérias e fungos decompõem a matéria orgânica, oferecendo às plantas substâncias importantes ao seu desenvolvimento.

( c )

Aumentaria, pois as plantas obteriam mais luz sem a presença dos fungos em suas folhas.

( d )

Acabaria, pois os fungos produzem o oxigênio de que as plantas necessitam para fazer a fotossíntese.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 4 - BY NC 3.0BR

REGISTRE, EM FORMA DE LISTA, OS NOMES ENCONTRADOS NO DIAGRAMA.

LISTA DE NOMES

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 2 - BY NC 3.0BR

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

A) QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?

B) QUAL É A SUA IDADE?

C) QUAL É O NÚMERO DE LETRAS DE SEU NOME?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 1 - BY NC 3.0BR

QUAL É A ORIGEM DE SEU NOME? PERGUNTE AOS SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS. DEPOIS, CONTE AS DESCOBERTAS PARA OS COLEGAS.

• COMO SEU NOME FOI ESCOLHIDO?

• QUEM O ESCOLHEU?

• SEU NOME TEM ALGUM SIGNIFICADO?

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 8 - BY NC 3.0BR

PINTE UMA LUVA PARA CADA MÃO.

Resposta:

Leia a proposta e dê um exemplo oral para os alunos. Na correção, verifique se pintaram exatamente 8 luvas, restando 4 sem pintar.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 9 - BY NC 3.0BR

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

AGORA, REGISTRE NO QUADRO A QUANTIDADE DE VOGAIS ENCONTRADA NA PARLENDA.

Resposta:

Dê o primeiro exemplo oralmente para que os alunos compreendam o que deve ser feito.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 79) - BY NC 3.0BR

VAMOS RECITAR A PARLENDA COM A TURMA. UM GRUPO FALARÁ OS VERSOS COM O NOME DOS NÚMEROS E, O OUTRO, OS DEMAIS VERSOS.

Resposta:

Informe aos alunos que farão um jogral, organizando-os em dois grupos. Cada grupo lerá um verso da parlenda. Por exemplo: o grupo um recita “Um, dois” e o outro continua “Feijão com arroz” e deverão seguir a leitura alternando a sequência de versos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Sistema genital - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os hormônios têm papel fundamental no funcionamento do organismo. O estrógeno, por exemplo, induz o amadurecimento dos órgãos sexuais e estimula o surgimento de caracteres sexuais secundários. Esse hormônio é produzido pelo(a):



( a )

útero.

( b )

próstata.

( c )

ovário.

( d )

vesícula seminal.

( e )

testículo.

Resposta:

Esta questão pode ser utilizada para reforçar a anatomia do sistema genital feminino. O ovário, localizado na região abdominal, é responsável pela produção dos hormônios estrógeno e progesterona e do gameta feminino, o ovócito.

Questão 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 22 - BY NC 3.0BR

LEIA AS PALAVRAS QUE NOMEIAM AS FIGURAS. DEPOIS, TROQUE A PRIMEIRA LETRA DE CADA PALAVRA E FORME O NOME DAS FIGURAS AO LADO.

Resposta:

a) Janela – Panela.

b) Faca – Vaca.

c) Pão – Mão.

d) Pomada – Tomada.

Questão 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividade (pg. 134) - BY NC 3.0BR

TROQUE A LETRA DESTACADA E ESCREVA O NOME DE CADA FIGURA.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Os seres vivos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Diferencie organismos autotróficos de heterotróficos.

Resposta:

Os organismos autotróficos são capazes de produzir o próprio alimento, enquanto os heterotróficos precisam se alimentar de outros seres vivos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A vacinação e a saúde pública - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O Ministério da Saúde emitiu alerta para a baixa vacinação contra a paralisia infantil: 312 cidades não vacinaram nem metade das crianças menores de 1 ano em 2017.

OLIVEIRA, Monique. Brasil teve 26 mil casos de pólio de 68 a 89 e não registra casos há 30 anos; entenda. G1. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

A vacina promove uma resposta do sistema imunitário, mas não provoca a doença. Por quê?

Resposta:

A questão procura chamar a atenção para a característica básica da vacina. Os antígenos, por estarem em 21CIÊNCIAS MÓDULO 3 PH_EF2_7ANO_CIE_016a022_CAD1_M0D03_MP.indd 21 9/16/19 3:21 PM fragmentos, mortos ou enfraquecidos, têm a capacidade de gerar defesa, mas não provocarão a doença. Caso os antígenos fossem usados sem estarem modificados, acabariam por provocar a doença no paciente, e não preveni-lo contra ela.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Os vírus e as bactérias - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Mais de 500 mil casos de dengue foram registrados em Minas Gerais, só este ano

Foram registrados em Minas Gerais 525 975 casos prováveis de dengue até o dia primeiro de novembro de 2016, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde. Nessa classificação, estão incluídos os casos confirmados e os casos de suspeitas de dengue. Normalmente, observa-se uma tendência de maior concentração entre os meses de março e abril. Mas em 2016, excepcionalmente, a incidência maior ocorreu em fevereiro e março.

LOPES, Liziane. Mais de 500 mil casos de dengue foram registrados em Minas Gerais, só este ano. Hoje em Dia. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2019

A dengue é uma doença viral que traz grandes preocupações à saúde pública no Brasil. Nesse contexto, explique como ela é transmitida e quais são as principais formas de prevenção da doença.

Resposta:

Como a principal forma de transmissão da dengue é a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, o combate aos focos de reprodução do mosquito é fundamental.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Qual é a composição do exoesqueleto dos artrópodes?

Resposta:

O exoesqueleto dos artrópodes é formado de quitina, um açúcar insolúvel em água.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As águas-vivas e as caravelas são muito comuns em nossas praias por preferirem águas com fundo arenoso. No Brasil, sua maior incidência ocorre no verão, principalmente durante as tempestades e as ressacas. Geralmente, esses animais flutuam na superfície do mar e, apesar de se deslocarem, ficam à mercê das correntes e das ondas. Para capturar alimento, eles inoculam sua toxina através dos nematocistos. Cada nematocisto possui uma pequena cápsula arredondada contendo a toxina, além da ponta que é projetada para fora ao entrar em contato com o corpo da vítima. Em caso de queimadura, não se deve colocar água doce nem esfregar o local: é preciso procurar um posto de saúde ou salva-vidas imediatamente. Cada água-viva possui milhares de nematocistos prontos para serem disparados. Os cnidários costumam ser temidos pelos banhistas porque:



( a )

têm aspecto gelatinoso.

( b )

tornam a água poluída.

( c )

podem provocar lesões na pele.

( d )

podem entrar pela pele e se tornar parasitas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Diferencie os protozoários das algas quanto à forma de nutrição.

Resposta:

Os protozoários são heterotróficos e as algas unicelulares são autotróficas.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Produção de texto (pg. 30) - BY NC 3.0BR

ESCOLHA DUAS COMIDAS ENGRAÇADAS QUE FAZEM PARTE DA LISTA REGISTRADA NA LOUSA E COPIE O NOME DELAS ABAIXO.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 13 - 14) - BY NC 3.0BR

ESCREVA SEU NOME. SE PRECISAR, CONSULTE A LISTA.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 3 - BY NC 3.0BR

CONTE O NÚMERO DE LETRAS DE CADA PALAVRA E PINTE A QUANTIDADE DE QUADRADINHOS CORRESPONDENTE.

Resposta:

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 53 - 54) - BY NC 3.0BR

EXPLORE NOVAMENTE OS SONS PRODUZIDOS APENAS COM O CORPO. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

Resposta:

Proponha uma atividade em que os alunos criarão uma sequência de movimentos e sons produzidos pelo corpo. Na primeira rodada, crie com a colaboração deles uma sequência, garantindo que todos entendam como é a brincadeira. Em seguida, organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos; cada grupo cria a sua sequência de movimentos, que será apresentada aos demais. Sugerimos duas possibilidades:

• Quando o grupo terminar a produção da sequência, você pode fotografá-la ou filmá-la (pode-se usar um celular, caso a escola não tenha uma filmadora). Proceda dessa forma com todos os grupos. Terminada a filmagem, com os alunos organizados na sala, projete cada vídeo para eles analisarem a produção dos colegas e identificarem a sequência de movimentos. As fotografias devem ser reproduzidas e distribuídas aos respectivos grupos, para colagem no mural da classe.

• Não sendo possível concretizar a primeira sugestão, use o espaço da sala. Cada grupo apresentará aos demais a sequência criada. Os colegas identificarão a regularidade dos movimentos e, posteriormente, farão o registro em forma de desenho para ser exposto no mural.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 70) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

VOCÊ COSTUMA FAZER ESSAS BRINCADEIRAS COM COLEGAS DA ESCOLA?

Resposta:

Resposta de acordo com a experiência e cultura da escola.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Sistema urinário - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A incidência de infecções urinárias é maior em mulheres do que em homens. Explique a razão disso baseando-se nas diferenças entre a anatomia do sistema urinário feminino e a do masculino.

Resposta:

A uretra das mulheres é mais curta e fica perto do ânus, favorecendo a entrada, no sistema urinário feminino, de bactérias presentes no intestino.

O objetivo desta questão é que os alunos relacionem as diferenças anatômicas masculinas e femininas com a incidência de infecções urinárias. Nas mulheres, a proximidade com o ânus favorece a contaminação da uretra por bactérias. É importante alertar as meninas de que elas devem sempre usar o papel higiênico para limpar o ânus no sentido oposto ao da abertura da vagina.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - A puberdade e as dimensões da sexualidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na adolescência, o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários contribui para a distinção entre indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino. Os caracteres sexuais primários, presentes desde o nascimento de um indivíduo, são determinadas por genes presentes:



( a )

nos cromossomos sexuais X e Y.

( b )

apenas no cromossomo X.

( c )

apenas no cromossomo Y.

( d )

em todos os cromossomos de um indivíduo.

( e )

nenhuma das anteriores.

Resposta:

Os cromossomos sexuais contêm genes que atuam diretamente na determinação do sexo biológico, ou indiretamente, ativando genes presentes em outros cromossomos e que determinam algumas características sexuais.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas