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Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Como você explicaria o fato de a menina da imagem A ainda não ter o corpo totalmente desenvolvido, como o da mulher?

Resposta:

Espera-se que os alunos mencionem que os seres humanos desenvolvem-se ao longo dos anos desde o seu nascimento, e a menina ainda não é adulta como a mãe.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Observe a ilustração abaixo, que mostra o sistema urinário, e responda ao que se pede.

a) Qual é a função do sistema ilustrado?

b) Identifique, na imagem, os órgãos vitais responsáveis pela produção da urina.

Resposta:

a. A função do sistema urinário é remover impurezas do sangue e produzir a urina.

b. Os órgãos vitais responsáveis pela produção da urina são os rins.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para aprender: Os sistemas - BY NC 3.0BR

Complete as lacunas com as palavras a seguir.

Para o ____ funcionar de modo adequado, é fundamental que os ____  trabalhem ____  . Um depende do outro e é isso que mantém um organismo ____  .

Resposta:

corpo

sistemas

juntos

vivo

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para aprender: Infância (até 12 anos) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUM ACONTECIMENTO DO INÍCIO DA SUA INFÂNCIA? CITE TRÊS COISAS NOVAS QUE VOCÊ APRENDEU NESSA FASE.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para aprender: Cuidados com o corpo - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO?

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Qual é a função do sangue no organismo?

Resposta:

O sangue transporta substâncias por todo o organismo, como nutrientes da alimentação e gases da respiração.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS DUAS IMAGENS A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA À QUESTÃO:

MARQUE COM UM X A IMAGEM EM QUE HÁ ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, OU SEJA, QUE PASSARAM POR TRANSFORMAÇÕES.

A) IMAGEM A: (   ) FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.

B) IMAGEM B: (   ) DOCES E GULOSEIMAS.

Resposta:

B) IMAGEM B: DOCES E GULOSEIMAS.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Se roupas de lã ou mesmo roupas mais grossas de algodão nos mantêm aquecidos em dias muito frios, por que os beduínos utilizam roupas de lã debaixo do sol escaldante do deserto?

Resposta:

As roupas dos povos do deserto, por reterem grande quantidade de ar entre as fibras dos tecidos de que são feitas, têm a propriedade de funcionar como isolantes térmicos. Assim, a temperatura no interior dessas roupas tende a ficar mais próxima da temperatura média do corpo humano (em torno de 36,5 °C) do que da temperatura externa, do deserto (que pode ultrapassar 50 °C).

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios (pg. 334) - BY NC 3.0BR

Por que um nômade do deserto usa tanta roupa em um clima tão quente?

Resposta:

Para sobreviver em uma região tão quente como é o deserto durante o dia, seria esperado que um nômade utilizasse roupas frescas e leves, assim como muitos turistas o fazem. No entanto, ao contrário do que se crê popularmente, as vestimentas dos povos do deserto, muitas vezes constituídas de lã, não os aquecem, já que não produzem calor; elas funcionam, na verdade, como isolantes térmicos, isolando-os do ambiente, cuja temperatura em pleno Sol pode ultrapassar os 55 °C, sendo muito superior à temperatura do corpo deles (cerca de 36,5 °C). Esse raciocínio também vale para os períodos noturnos, quando a temperatura do deserto costuma ser inferior a 0 °C. Vale observar que um dos motivos pelos quais regiões desérticas apresentam extremos de temperatura é a ausência de umidade, o que diminui a inércia térmica da região (note que a capacidade térmica da água, assim como seus calores latentes de solidificação e vaporização são bastante altos, ou seja, é muito difícil aquecer, resfriar, congelar ou vaporizar água). Além disso, não se deve expor a pele excessivamente ao Sol, pois há o risco de a radiação solar provocar queimaduras nela, provocando feridas passíveis de infecção e aumentando a probabilidade de se desenvolver câncer, além de estimular um aumento excessivo da temperatura corporal, contribuindo para um grande desgaste físico e quadros de desidratação.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Você já ouviu dizer que a cor azul é “fria e repousante”, ao passo que a cor vermelha é “quente e vibrante”?

Esses adjetivos são muito comuns, principalmente quando tratamos de decoração e fotografia, por exemplo. Portanto, ao utilizarmos essas palavras, muitas vezes estamos atribuindo sensações e sentimentos às cores.

Mas será que é possível fazer essa mesma correspondência no estudo da Física? Para responder a essa pergunta, vamos analisar o fenômeno da chama de uma vela simples, relacionando a cor da chama com a sua respectiva temperatura. Ao analisar a fotografia, podemos verificar pelo menos três regiões distintas na chama da vela.

A seguir, descrevemos essas regiões.

I. A região inferior e mais interna, cuja cor é azulada, encontra-se a uma temperatura de cerca de 1 400 °C. Nessa região, o vapor de parafina entra em combustão na presença de uma grande quantidade de gás oxigênio, proveniente do ar circulante na região próxima à base do pavio. Trata-se de uma combustão de grande eficiência energética.

II. A região intermediária, cuja cor é alaranjada, encontra-se a uma temperatura de cerca de 800 °C. Nessa região, a combustão do vapor de parafina ocorre na presença de uma menor quantidade de gás oxigênio, pois boa parte dele já foi utilizada na região I. Trata-se de uma combustão de baixa eficiência energética.

III. A região superior e mais externa, cuja cor é amarela-esbranquiçada, encontra-se a uma temperatura de cerca de 1 200 °C. Nessa região ocorre, principalmente, a combustão da fuligem (carbono) proveniente da combustão já ocorrida nas regiões I e II. Por ser a região mais externa, ela ocorre na presença de uma quantidade maior de gás oxigênio, presente no ar do entorno da chama. A temperatura dessa região é maior do que aquela da região II. Trata-se de uma combustão de boa eficiência energética.

Agora, responda: Do ponto de vista da Física, é possível afirmar que o azul corresponde a uma cor “fria” e o vermelho, a uma cor “quente”? Justifique.

Resposta:

Não. Na chama, a luz azul é irradiada por corpos que se encontram a uma temperatura superior àquela dos corpos que emitem luz vermelha.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Energia térmica, calor e temperatura - Exercícios (pg. 322) - BY NC 3.0BR

Qual é a relação entre uma onda de calor e o aumento da temperatura de determinada região?

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Máquinas simples e suas aplicações - Teste - BY NC 3.0BR

A balança romana é muito utilizada, desde a Antiguidade, para medir a massa de diversos corpos, como alimentos e materiais de construção. Ela é constituída de uma haste suspensa por um gancho; a haste fica presa ao gancho por meio de uma articulação. De um lado da haste, pendura-se o corpo cuja massa se deseja mensurar; do outro lado, situa-se o contrapeso, que deve ser deslocado pela haste a fim de manter a balança equilibrada horizontalmente.

Considere que o contrapeso pese 2 N e que sua distância até a articulação seja de 40 cm. Qual é o peso do corpo, sabendo que sua distância até a articulação mede 10 cm? (Considere que o peso do prato onde o corpo se encontra, o peso das correntes, o peso do gancho e o peso da haste sejam desprezíveis.)



( a )

0,5 N

( b )

4 N

( c )

8 N

( d )

10 N

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo e responda à questão.

[...] Os sintomas mais comuns da hemofilia são os sangramentos prolongados. Esses sangramentos podem ser externos, como quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento ocorre dentro das articulações, dentro dos músculos ou em outras partes internas do corpo.

As pessoas com hemofilia grave podem ter sangramentos espontâneos nas articulações ou nos músculos. As articulações mais acometidas são joelhos, cotovelos e tornozelos [...]. Como a coagulação nessas pessoas é muito lenta, ocorre grande derramamento de sangue nessas regiões provocando inchaço e dor. [...]

FEDERAÇÃO Brasileira de Hemofilia (FBH). O que é hemofilia?. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2019.

Apesar de existirem inúmeros esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas com hemofilia, ainda não há uma medicação que promova sua cura porque a doença:



( a )

é muito rara.

( b )

apresenta sintomas muito complexos.

( c )

possui característica genética e hereditária.

( d )

atinge apenas mulheres.

( e )

manifesta-se apenas em idosos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Conservação da biodiversidade - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia as informações contidas na placa (Figura 22).

Explique por que é vedada a entrada de pessoas desautorizadas.

Resposta:

Os Parques Nacionais estão entre as unidades de conservação de proteção integral. Neste caso, a prioridade é a preservação do arquipélago de Anavilhanas e da diversidade biológica, portanto a visitação só é permitida com fins de pesquisa e educação ambiental.

 Utilize esta questão para relembrar as particularidades de uma unidade de conservação de proteção integral, em específico o Parque Nacional.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Larissa estava conversando com os colegas e levantou a seguinte questão: “O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?”

 Que resposta você daria a Larissa? Justifique.

Resposta:

A resposta seria o ovo. Vários grupos de vertebrados ovíparos, como peixes, anfíbios e répteis, já habitavam a Terra antes das aves, e, no caso dos répteis, o ovo já apresentava adaptações para o desenvolvimento embrionário no meio terrestre. Portanto, a existência do ovo com casca precede o aparecimento das aves.

 Essa questão possibilita relembrar os alunos de que os répteis já tinham ovos amnióticos, adaptados ao ambiente terrestre, ou seja, evolutivamente, o ovo precede as aves. Além disso, possibilita a revisão de conceitos básicos relacionados à evolução dos vertebrados.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg, 151) - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NA AFIRMAÇÃO CORRETA SOBRE ALIMENTOS IN NATURA E ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS.

a) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS PORQUE NÃO CONTÊM FIBRAS.

b) ALIMENTOS IN NATURA PASSAM POR TRANSFORMAÇÕES ANTES DE SEREM CONSUMIDOS.

c) ALIMENTOS IN NATURA CONTÊM NUTRIENTES DE BOA QUALIDADE.

d) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NÃO POSSUEM CONSERVANTES E COSTUMAM ESTRAGAR RAPIDAMENTE.

Resposta:

X c) ALIMENTOS IN NATURA CONTÊM NUTRIENTES DE BOA QUALIDADE.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 132 - 133) - BY NC 3.0BR

Observe a fotografia. Este é um exemplo de como o tato é importante na nossa vida: podemos abraçar as pessoas de quem gostamos. O contato com essas pessoas nos proporciona bem-estar e conforto.

Além dessa função agradável, o tato pode nos ajudar em situações de perigo. Que situações podem ser essas?

Resposta:

O tato pode evitar que nos queimemos ou nos machuquemos com objetos cortantes ou pontiagudos, por exemplo.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Transplante de órgãos e tecidos para doação

Ao detectar a morte encefálica de um paciente, e ficar comprovado que todas as funções do cérebro pararam de funcionar de maneira irreversível, a equipe médica envolvida tem o direito, e o dever, de levar à família a possibilidade de se fazer a doação dos órgãos da vítima.

[...]

As cirurgias de coração e de pulmão são as mais urgentes e devem ser feitas no prazo de até 4 horas. Depois vem a do fígado, do rim e do pâncreas, com até 12 horas. A operação dos dois rins pode ser feita em até 36 horas. Já a córnea pode ser transplantada em até 7 dias. A facilidade ajuda a aumentar os números de cirurgia de córneas, além do fato de se tratar de uma operação que pode ser feita em ambulatórios, sem necessidade da internação do paciente.

Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018.

a) Sublinhe os órgãos citados na reportagem. O que há em comum entre eles?

b) Por que a doação desses órgãos ajuda a salvar vidas?

Resposta:

a. Ao detectar a morte encefálica de um paciente, e ficar comprovado que todas as funções do cérebro pararam de funcionar de maneira irreversível, a equipe médica envolvida tem o direito, e o dever, de levar à família a possibilidade de se fazer a doação dos órgãos da vítima.

[...]

As cirurgias de coração e de pulmão são as mais urgentes e devem ser feitas no prazo de até 4 horas. Depois vem a do fígado, do rim e do pâncreas, com até 12 horas. A operação dos dois rins pode ser feita em até 36 horas. Já a córnea pode ser transplantada em até 7 dias. A facilidade ajuda a aumentar os números de cirurgia de córneas, além do fato de se tratar de uma operação que pode ser feita em ambulatórios, sem necessidade da internação do paciente.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Qual é a vantagem, para a digestão, de o intestino delgado ser tão longo?

Resposta:

Ao percorrer um longo caminho, o alimento tem mais tempo para ser digerido pelos sucos digestivos e os nutrientes têm mais tempo para serem absorvidos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 136) - BY NC 3.0BR

CUIDAR DA POSTURA TAMBÉM É CUIDAR DA SAÚDE! MARQUE UM X NA IMAGEM QUE MOSTRA A CRIANÇA QUE ESTÁ SENTADA CORRETAMENTE.

Resposta:

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

2 Observe o esquema abaixo e faça o que se pede.

a) Identifique na figura os órgãos do sistema urinário representados.

b) Quais são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue?

c) Qual é o órgão responsável pelo armazenamento da urina?

Resposta:

a)

 

b) Rins.

c) Bexiga urinária.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - A deriva continental e a tectônica de placas - Exercícios (pg. 305) - BY NC 3.0BR

Esvaziar os prédios da avenida Paulista (São Paulo, SP) foi um exagero?

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Energia térmica, calor e temperatura - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

No século II, o médico e filósofo grego Galeno de Pérgamo (c. 129-c. 217) sugeriu que as sensações de quente e frio poderiam ser medidas com base em uma escala muito simples, produzida com a mistura de partes iguais de água fervente e gelo.

Em 1592, Galileu idealizou o primeiro termoscópio, um instrumento capaz de medir temperaturas com algum nível de precisão. O termoscópio de Galileu era semelhante ao gadget da imagem abaixo.

Note que ele é constituído de duas câmaras interligadas por um tubo, sendo todo feito de vidro. Na câmara inferior, há certa quantidade de éter tingido com anilina. O éter é um líquido bastante volátil, ou seja, que vaporiza com facilidade. Considere que, na situação da fotografia, as pressões no interior das câmaras inferior e superior sejam aproximadamente iguais.

Imagine que, após esse gadget ter ficado um bom tempo em repouso sobre uma mesa, uma pessoa o segure pela câmara inferior, fazendo o líquido subir pelo tubo até jorrar na câmara superior, conforme mostra a imagem abaixo.

Considere que a temperatura da mão humana seja de aproximadamente 37 ºC e que a temperatura ambiente seja de 25 ºC e responda às perguntas a seguir.

termoscópio: o sufixo “scópio” é muito utilizado na designação de instrumentos científicos; provém do grego skopein e significa “olhar atentamente”, “considerar”, “observar”, “visar”. gadget: termo inglês que tem origem no francês gachette, que significa “peça mecânica”. Era um termo muito utilizado por antigos marinheiros europeus para designar peças ou dispositivos mecânicos cujo nome era ignorado. Atualmente, é muito utilizado na área de tecnologia para designar bugigangas lúdicas e engenhosas ou dispositivos eletrônicos de grande utilidade cotidiana.

Atenção! Se você ganhar ou comprar um desses gadgets, tome muito cuidado ao manuseá-lo, pois ele é de vidro (podendo causar cortes, caso se quebre), e o éter colorido que se encontra dentro dele é tóxico.

a. O que aconteceu com a temperatura do éter? Justifique.

b. Como o éter é um líquido muito volátil, o que acontece com a pressão no interior da câmara inferior? Justifique.

c. Por que o líquido subiu pelo tubo de vidro até a câmara superior?

d. Podemos afirmar que esse gadget mede, ainda que de modo muito impreciso, a temperatura das mãos? Justifique.

Resposta:

a. Sabe-se que a mão, cuja temperatura é 37 ºC, é mais quente que o líquido, cuja temperatura é 25 ºC (uma vez que o gadget se encontra em equilíbrio térmico com o ambiente). Logo, ao segurá-lo, a mão transfere calor para o líquido, aumentando a sua temperatura.

b. Quando o éter recebe calor da mão, ele vaporiza, aumentando a pressão no interior da câmara inferior.

c. De acordo com o enunciado, as pressões no interior das duas câmaras eram aproximadamente iguais. Assim, quando a pressão na câmara inferior aumenta, ela se torna maior do que a pressão na câmara superior, empurrando o éter líquido para cima.

d. Sim, porque quanto maior é a temperatura das mãos, mais rápida e fortemente o éter jorra na câmara superior.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Energia térmica, calor e temperatura - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Suponha agora que você colocou da água do copo F em outro copo. Além disso, esses dois copos de água foram posicionados bem próximos um do outro e bem distantes do copo Q.

Em relação às porções de água dos copos F(2/3)e F(1/3), responda:

a. Podemos dizer que as duas porções de água apresentam, aproximadamente, a mesma temperatura? Justifique.

b. Qual dos copos, F(2/3)e F(1/3), contém água com maior energia térmica? Justifique.

c. Há transferência de calor entre as duas porções de água? Explique.

Resposta:

a. Sim, porque o grau de agitação médio das moléculas de água nos dois recipientes é o mesmo (considerando que não tenha havido tempo para o resfriamento).

b. O recipiente F(2/3) contém o dobro de moléculas de água do recipiente F(1/3). Como as moléculas das duas porções de água apresentam o mesmo grau de agitação médio, a energia térmica do recipiente F(2/3) é o dobro da energia térmica do recipiente F(1/3).

c. Não, uma vez que os dois se encontram na mesma temperatura.

c. Deixe claro para os alunos que o calor não flui do corpo de maior energia térmica para o de menor energia térmica, mas sim do corpo de temperatura mais alta para o corpo de temperatura mais baixa. Se julgar oportuno, comente também que, mesmo que dois corpos isolados tenham a mesma temperatura, eles trocam energia térmica entre si quando entram em contato. Entretanto, a quantidade de energia que cada um perde é igual à quantidade que ganha, ou seja, o fluxo líquido de energia térmica trocada entre os dois corpos é nulo.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Máquinas simples e suas aplicações - Exercícios (pg. 349) - BY NC 3.0BR

As modernas linhas de produção das indústrias atuais apresentam diversas máquinas complexas cujos componentes fundamentais são máquinas simples.

Quais são os princípios de funcionamento dessas máquinas?

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Ciências e tecnologias dos séculos XX e XXI - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Democracia digital: heroína ou vilã?

George Orwell (1903-1950), pseudônimo de Eric Arthur Blair, foi um famoso escritor, jornalista e ensaísta político britânico. Uma de suas obras mais conhecidas é o romance Nineteen Eighty-Four (em português, Mil novecentos e oitenta e quatro ou, simplesmente, 1984), publicada em 1948. Trata-se da mais antiga visão da sociedade da informação. No livro, Orwell retrata um regime político totalitário e repressivo, caracterizado pela fiscalização e pelo controle da vida dos cidadãos pelo governo. 

Teria Orwell vislumbrado o futuro? Segundo Martin Hilbert, assessor de tecnologia da Biblioteca do Congresso Norte -Americano e professor da Universidade da Califórnia, EUA, sim. Segundo ele, os provedores de internet têm buscado permissão para coletar dados privados dos clientes há muito tempo – incluindo o histórico de navegação na web. O objetivo é compartilhar essas informações com terceiros, como anunciantes e empresas de marketing. Em uma entrevista concedida à BBC Mundo – New York, em 9 abr. 2017, Hilbert alertou:

“Com 100 curtidas, poderiam prever sua personalidade com acuidade e até outras coisas: sua orientação sexual, sua origem étnica, sua opinião religiosa e política, seu nível de inteligência, se usa substâncias que causam vício ou se tem pais separados. E os pesquisadores detectaram que, com 150 curtidas, o algoritmo poderia prever sua personalidade melhor que seu companheiro. Com 250 curtidas, o algoritmo teria elementos para conhecer sua personalidade melhor do que você.

“DESPREPARADA para a era digital, a democracia está sendo destruída”, afirma guru do Big Data. G1, 9 abr. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/despreparada-para-a-era-digital-ademocracia-esta-sendo-destruida-afirma-guru-do-big-data.ghtml. Acesso em: 5 maio 2020.

Estarrecedor, não?

Um exemplo de como a tecnologia da informação e da comunicação pode ser utilizada para mudar o curso da história aconteceu durante a eleição presidencial de 2012, nos Estados Unidos. Um dos fatores decisivos para que Barack Obama vencesse a eleição foi o maciço investimento realizado para a aquisição e a manipulação matemática de informações pessoais dos eleitores estadunidenses. A maior parte dessas informações foi obtida das redes sociais. Elas permitiram que se promovessem ajustes na campanha. Além disso, também houve um grande esforço para assediar 16 milhões de eleitores indecisos, procurando influenciar as suas opiniões. Tudo isso aconteceu praticamente em tempo real. Apesar de essas práticas serem legalmente permitidas nos Estados Unidos, elas são proibidas no Brasil.

• Se as práticas de aquisição e manipulação matemática de informações pessoais passassem a ser legalmente permitidas no Brasil a partir das próximas eleições, você acha que os resultados seriam favoráveis ou desfavoráveis à nossa democracia? Produza um pequeno texto justificando a sua opinião.

Resposta:

Resposta pessoal. Pode ser interessante reunir em um debate as diferentes opiniões dos alunos. Neste exercício, é importante que as opiniões favoráveis ou contraditórias sejam fundamentadas com base no texto, nos conhecimentos do dia a dia dos próprios alunos e nas informações eventualmente discutidas em outras disciplinas. Para incrementar a discussão, proponha questões como:

• A coleta de informações pessoais pode conduzir a um processo democrático com resultados positivos? Como?

• A manipulação dessas informações pode ser canalizada para efeitos negativos e prejudiciais à democracia? Como?

Durante o debate procure subsidiar os alunos com informações como:

• O acesso à internet tem sido cada vez mais fundamental ao desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico de qualquer nação.

• As democracias podem e devem fazer uso dos recursos tecnológicos para aprimorar seus canais de comunicação.

• A inclusão digital passa a integrar cada vez mais as políticas governamentais.

• Ainda falta consciência e uma cultura de bom uso dos canais digitais. Para desenvolver essa nova cultura, é preciso maior participação e envolvimento popular.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Máquinas simples e suas aplicações - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

DESAFIO. Segundo relatos históricos, para defender a cidade de Siracusa, Arquimedes teria concebido uma máquina de guerra, semelhante a um guindaste, cuja função era virar os navios dos invasores inimigos. Como havia uma espécie de gancho na extremidade da corda do guindaste, essa temida máquina ficou conhecida como garra de Arquimedes.

Representação esquemática do funcionamento da garra de Arquimedes.

Considere que:

• A viga de madeira fica posicionada horizontalmente.

• O sistema de polias fica posicionado verticalmente. Trata-se de um sistema especial, cuja montagem é complexa e não nos interessa nesse momento. O importante é saber que esse sistema consegue multiplicar qualquer força potente por 10.

• Cada um dos 8 bois consegue puxar a extremidade da corda com uma força de intensidade constante de 2 000 N.

• O braço resistente da viga mede 12 m, e o braço potente, 3 m.

Nessas condições, determine:

a) o maior peso, em newtons, que pode ser suspenso dessa maneira.

b) o deslocamento vertical da extremidade do braço resistente quando a extremidade do braço potente se desloca verticalmente 20 cm.

Resposta:

Esta questão tem um nível maior de complexidade, exigindo habilidades de interpretação de texto e relação de conceitos. Trata-se de um desafio que acreditamos ser importante para estimular os alunos.

a) 40 000 N. Veja resolução no Caderno do Professor.

b) 80 cm. Veja resolução no Caderno do Professor.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Na aula de laboratório, a professora levou algumas amostras de sangue para tipagem sanguínea e realizou o seguinte experimento: pingou duas gotas de cada tipo de sangue em quatro placas. Em seguida, em cada placa, pingou soro anti-A em uma das gotas de sangue e soro anti-B na outra (Figura 20). Utilize essas informações para responder à questão.

Identifique os tipos sanguíneos das amostras de sangue de cada placa e justifique sua resposta.

Resposta:

Placa A: tipo O, pois não ocorreu aglutinação ao entrar em contato com nenhum dos dois soros, ou seja, a amostra não tem nenhum dos dois aglutinogênios no sangue. Placa B: tipo AB, pois ocorreu aglutinação em contato com os dois soros, ou seja, a amostra possui os dois aglutinogênios. Placa C: tipo A, pois ocorreu aglutinação com o soro anti-A, logo a amostra possui o aglutinogênio A. Placa D: tipo B, pois ocorreu aglutinação com o soro anti-B, logo a amostra possui o aglutinogênio B.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Conservação da biodiversidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

 Leia o texto a seguir.

Os Corredores Ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal. [...] São, portanto, uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente e uma busca ao ordenamento da ocupação humana para a manutenção das funções ecológicas no mesmo território.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Corredores ecológicos. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2019.

Os corredores ecológicos são eficientes para a recuperação da biodiversidade porque: 



( a )

permitem que indivíduos da mesma espécie continuem se encontrando e se reproduzindo.

( b )

intensificam a degradação do ambiente.

( c )

ampliam o processo de ocupação humana.

( d )

aumentam o número de indivíduos nas populações.

( e )

favorecem a formação de áreas de proteção integral.

Resposta:

Alternativa a.

Os corredores ecológicos são estratégias para evitar as consequências da fragmentação de habitat e permitir o deslocamento e o encontro das espécies.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - A evolução dos seres vivos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

 Relacione o modo de vida dos primatas com o desenvolvimento do encéfalo nesse grupo. 

Resposta:

O modo de vida desse grupo envolve atividades de coordenação motora, como o deslocamento pelas árvores, a caça e a manipulação de objetos, que estão relacionadas ao desenvolvimento do encéfalo.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas