Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ECOLOGIA
Questão 2 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e está presente no Nordeste e norte de Minas Gerais. A destruição da vegetação deste bioma, tem consequências como a(o)
criação de novos habitats.
perda de espécies endêmicas.
melhoria na qualidade do solo.
aumento da salinidade do solo.
aumento da biodiversidade marinha.
Resposta: B Apontador: OBB 2019 Questão 18
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não conhece o conceito de habitat, que é fornecer condições à vida, e nesse caso, ocorreu um desfavorecimento das condições para a manutenção da vida. B) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa associou corretamente a perda da vegetação à diminuição da biodiversidade local. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento que a perda da vegetação leva a diminuição da qualidade do solo em qualquer bioma. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o impacto do desmatamento na caatinga. O desmatamento não interfere na salinidade do solo e sim na biodiversidade do bioma. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a caatinga, que apesar de possuir uma região banhada pelo oceano, o aumento da biodiversidade marinha não teria nenhuma relação com o desmatamento desse bioma.
CINEMÁTICA
Questão 2 Tema: Movimento Retilíneo e Uniforme
O gráfico a seguir apresenta os movimentos de duas partículas A e B numa mesma trajetória retilínea com espaços escalares s, medidos a partir de uma origem comum, em função de instantes t.
Mantendo-se esses movimentos, ocorrerá colisão entre essas partículas no espaço escalar, em metro, igual a
60.
72.
90.
108.
120.
Resposta: D Apontador: OBF 2017 – Fase 2 – Q2
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que o espaço do encontro deve ser um múltiplo de 60 e, por algum motivo, selecionou este próprio valor. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa provavelmente equivocou-se em cálculos geométricos no gráfico. C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que o espaço do encontro deve ser um múltiplo de 90. D) CORRETA – Trabalhando-se com as funções horárias, temos:
E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que o espaço do encontro deve ser um múltiplo de 60 e, por algum motivo, selecionou o valor de 120.
ASTRONÁUTICA 2
Questão 2 Tema: Propelente e velocidade
Várias missões espaciais utilizam satélites artificiais para explorar o ambiente na órbita da Terra, permitindo estudos de fenômenos físicos e químicos que ocorrem na nossa atmosfera e no espaço exterior.
Considere o planeta Terra como sendo esférico e homogêneo, de massa M, com um satélite artificial de massa m em órbita circular de raio r, à altura h acima da superfície terrestre. Considere, também, a Constante da Gravitação Universal sendo G.
Determine a Energia Mecânica desse satélite.
Resposta: A Apontador: OPF 2019 Fase 1 Q6
A) CORRETA – Aplicando-se as leis de Newton no satélite em órbita circular, temos a força gravitacional igual a resultante centrípeta:
Calculando-se sua Energia Mecânica, vem:
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa, provavelmente, procurava calcular a Energia Cinética do satélite, mas parou ao calcular sua velocidade. C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa, provavelmente, procurava calcular a Energia Mecânica do satélite, mas parou ao calcular sua Energia Cinética. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o cálculo da Energia Potencial Gravitacional do satélite é o mesmo nas proximidades da superfície da Terra (mgh). E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o cálculo da Energia Potencial Gravitacional do satélite é o mesmo nas proximidades da superfície da Terra e acrescentou o sinal negativo porque lembrou-se dele no cálculo correto (-GMm/r)
TERMOLOGIA
Questão 2 Tema: Termometria
A composição de nossa atmosfera é, basicamente: 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Em quantidades muito menores há gás carbônico, vapor de água e outros gases.
Dentre os valores de temperaturas a seguir, qual poderia representar aquela em que o nitrogênio passaria do estado gasoso para o estado líquido aqui na superfície da Terra?
0 °C
- 300 °C
77 K
0 K
- 40 K
Resposta: C Apontador: OBFEP 2021 Fase 1 Q14
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a temperatura de congelamento da água seria suficiente para tal passagem e ignora o observado no cotidiano. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que deve ser algum valor inferior aos do cotidiano, porém não observa que a temperatura mínima possível é de 273,15 °C (zero absoluto). C) CORRETA – O valor da alternativa A contradiz o cotidiano e as outras alternativas possuem valores que não existem na natureza, dessa forma a temperatura de liquefação do nitrogênio é 77 K. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, possível que seja o zero absoluto, porém, teoricamente, é impossível de ser atingido. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a possibilidade de existirem temperaturas absolutas negativas, o que, teoricamente, é impossível.
Os seres vivos mostrados também precisam respirar, assim como você?
Sim, tanto o animal como a planta precisam respirar para sobreviver.
Se as pessoas da sua casa pedissem para você preparar um café da manhã bem nutritivo, o que você prepararia?
Resposta pessoal.
Complete a tabela com o tipo de nutriente que cada alimento possui em maior quantidade.
Agora, identifique quais órgãos representados na atividade anterior realizam as ações descritas a seguir.
a) Mastigação:
b) Absorção de nutrientes:
c) Absorção de água:
d) Liberação de sucos digestivos:
a. Boca
b. Intestino delgado
c. Intestino grosso
d. Glândulas salivares, estômago, pâncreas, vesícula biliar e fígado
Para realizar essa atividade, quais capacidades físicas você acha importantes?
É importante ter boa saúde em geral, ser rápido, ter músculos fortes, bom sistema cardíaco e excelente capacidade respiratória.
Por que é melhor respirarmos pelo nariz do que pela boca?
Porque, quando o ar entra pela boca, ele não é filtrado nem umidificado, mas, quando entra pelo nariz, chega mais quente, úmido e com menos impurezas aos pulmões, o que o torna mais saudável ao corpo.
Convecção térmica
Esta atividade experimental possibilita visualizar o fenômeno da convecção térmica.
Material
• 1 recipiente de vidro transparente que resista ao aquecimento
• 1 colher de sopa e 1 copo
• 1 lamparina ou pequeno fogareiro
• água
• pó de serra ou pó de giz (giz moído)
• luvas de couro
Procedimento
1. Adicione um ou dois copos de água no recipiente transparente. Acrescente um pouco de pó de serra (uma colher de sopa será suficiente para dois copos de água).
2. Aqueça essa mistura usando a lamparina ou o fogareiro.
3. Observe atentamente o movimento da água e do pó de serra à medida que eles se aquecem.
4. Não deixe a água ferver. Apague a lamparina ou o fogareiro quando a água já estiver bem aquecida. Registre suas observações.
Registro
Por que a serragem está se movimentando?
Porque a porção de água que está sendo aquecida pela chama tende a subir, arrastando com ela a serragem. Ao alcançar regiões próximas à superfície, a água resfria, retornando pelas laterais do recipiente até alcançar o fundo, arrastando a serragem consigo. Esse ciclo pode ser visualizado até um pouco antes de a água entrar em ebulição.
Por que a água não deve ocupar toda a latinha?
Porque é necessário um espaço interno para acomodar boa quantidade de vapor de água sob pressão.
POR QUE A RECEITA DESENVOLVIDA NA ATIVIDADE É MAIS SAUDÁVEL DO QUE, POR EXEMPLO, UM PACOTE DE BOLACHA ACOMPANHADO DE REFRESCO ARTIFICIAL?
A salada de frutas é mais saudável porque utiliza alimentos in natura e com excelente valor nutritivo. A bolacha e o refresco são alimentos bastante processados, com adição de açúcar, gorduras e outros produtos químicos ruins para o organismo.
Agora, responda a questão.
Você e seus colegas gostaram do suco?
Resposta pessoal.
NUMERE AS IMAGENS DE 1 A 3, INDICANDO A SEQUÊNCIA EM QUE SE DÁ O DESENVOLVIMENTO DE UMA GALINHA DESDE O OVO. DEPOIS, ESCOLHA QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO MELHOR INDICA A SUCESSÃO DE FASES DE DESENVOLVIMENTO DESSE SER VIVO.
1; 3; 2.
2; 3; 1.
3; 2; 1.
2; 1; 3.
Resposta: B
Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente.
Habilidade (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionadas à sua vida cotidiana.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa ignora que a fase de ovo antecede a fase de filhote.
B. O aluno que seleciona essa alternativa compreendeu as fases de desenvolvimento das galinhas: fase de ovo, filhote e fase adulta.
C. O aluno que seleciona essa alternativa não diferencia a sucessão de fase de filhote para adulto.
D. O aluno que seleciona essa alternativa desconhece as fases do desenvolvimento desse ser vivo ou não compreende a ordem em que elas ocorrem.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar vídeos sobre as principais fases do desenvolvimento de alguns animais, dando ênfase para aqueles que nascem a partir de ovos. Em seguida, com os alunos, pode ser feito um registro coletivo do que foi discutido. Pode-se também promover um trabalho em equipe para que os alunos levantem informações sobre o desenvolvimento de diferentes animais. Cada equipe pode buscar imagens das fases de desenvolvimento de diferentes seres vivos, por exemplo: insetos, mamíferos, peixes, aves. Ao final, as fases de desenvolvimento dos diversos animais podem ser comparadas.
ASTRONÁUTICA 2
Questão 2 Tema: Propelente e velocidade
Várias missões espaciais utilizam satélites artificiais para explorar o ambiente na órbita da Terra, permitindo estudos de fenômenos físicos e químicos que ocorrem na nossa atmosfera e no espaço exterior.
Considere o planeta Terra como sendo esférico e homogêneo, de massa M, com um satélite artificial de massa m em órbita circular de raio r, à altura h acima da superfície terrestre. Considere, também, a Constante da Gravitação Universal sendo G.
Determine a Energia Mecânica desse satélite.
Resposta: A Apontador: OPF 2019 Fase 1 Q6
A) CORRETA – Aplicando-se as leis de Newton no satélite em órbita circular, temos a força gravitacional igual a resultante centrípeta:
Calculando-se sua Energia Mecânica, vem:
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa, provavelmente, procurava calcular a Energia Cinética do satélite, mas parou ao calcular sua velocidade. C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa, provavelmente, procurava calcular a Energia Mecânica do satélite, mas parou ao calcular sua Energia Cinética. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o cálculo da Energia Potencial Gravitacional do satélite é o mesmo nas proximidades da superfície da Terra (mgh). E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o cálculo da Energia Potencial Gravitacional do satélite é o mesmo nas proximidades da superfície da Terra e acrescentou o sinal negativo porque lembrou-se dele no cálculo correto (-GMm/r)
LEIS PONDERAIS
Questão 2 Tema: Lei de Lavoisier
Considere o gráfico a seguir, que apresenta a variação da massa de um material sobre uma balança em função do tempo durante uma transformação química, realizada em um sistema aberto a temperatura ambiente.
Uma transformação química que poderia ser representada pelo gráfico é a
reação do gás eteno com gás hidrogênio para obtenção do gás etano.
hidratação do óxido de cálcio para formação do hidróxido de cálcio sólido.
oxidação do cobre metálico pelo oxigênio do ar para formar óxido cobre sólido.
corrosão do ferro metálico pelo oxigênio e água do ar formando hidróxido de ferro.
combustão do etanol líquido em que há formação de dióxido de carbono e vapor de água.
Resposta: E Apontador: OBQJr 2015 – Fase 2 – Questão 11
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A reação entre o eteno (C2H4) e o hidrogênio (H₂) para formar etano (C₂H₆) é uma reação de adição. Todos os reagentes e produtos são gases, devendo ser realizada em um sistema fechado, no qual não haveria perda de massa significativa. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A reação de hidratação do óxido de cálcio (CaO) para formar hidróxido de cálcio (Ca(OH)₂) é representada pela equação: CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(s). Nesta reação, não existe participante gasoso, logo a massa de material no gráfico não deveria variar. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A oxidação do cobre (Cu) pelo oxigênio (O₂) do ar para formar óxido de cobre (CuO) é uma reação em que a massa de sólido aumenta massa, pois o oxigênio do ar é adicionado ao metal no óxido sólido formado: 2Cu(s) + O₂ (g) → 2CuO(s), o que não corresponde ao gráfico apresentado. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A corrosão do ferro (Fe) pelo gás oxigênio (O₂) e pelo vapor de água (H₂O) do ar para formar hidróxido de ferro (Fe(OH)₃) não resulta em perda de massa de sólido; na verdade, ocorre um aumento de massa devido à adição de oxigênio e água ao produto sólido final, o que não corresponde ao gráfico de perda de massa apresentado. E) CORRETA. O gráfico apresenta a variação da massa de um material em função do tempo durante uma transformação química realizada em um sistema aberto, que permite a troca de matéria e energia com o ambiente. A perda de massa de um material durante uma reação em um sistema aberto, como mostrado no gráfico, geralmente ocorre porque algum produto da reação química está sendo liberado na forma de um gás ou vapor, que escapa do sistema, resultando na diminuição da massa observada. Um exemplo de transformação química em que isso acontece é a combustão do etanol líquido (C₂H₅OH) na presença de oxigênio (O2) formando dióxido de carbono (CO₂) e água (H₂O), ambos na forma gasosa: C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(g). Em um sistema aberto, o CO₂ e o vapor de água escapam para a atmosfera, resultando em uma perda de massa do material no sistema, o que corresponde ao gráfico apresentado, que mostra uma diminuição contínua da massa ao longo do tempo.
ECOLOGIA
Questão 2 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e está presente no Nordeste e norte de Minas Gerais. A destruição da vegetação deste bioma, tem consequências como a(o)
criação de novos habitats.
perda de espécies endêmicas.
melhoria na qualidade do solo.
aumento da salinidade do solo.
aumento da biodiversidade marinha.
Resposta: B Apontador: OBB 2019 Questão 18
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não conhece o conceito de habitat, que é fornecer condições à vida, e nesse caso, ocorreu um desfavorecimento das condições para a manutenção da vida. B) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa associou corretamente a perda da vegetação à diminuição da biodiversidade local. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento que a perda da vegetação leva a diminuição da qualidade do solo em qualquer bioma. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o impacto do desmatamento na caatinga. O desmatamento não interfere na salinidade do solo e sim na biodiversidade do bioma. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a caatinga, que apesar de possuir uma região banhada pelo oceano, o aumento da biodiversidade marinha não teria nenhuma relação com o desmatamento desse bioma.
Qual dos itens a seguir NÃO indica um cuidado com o sistema respiratório?
Evitar locais pouco ventilados e com muitas pessoas, nos quais a transmissão de doenças é facilitada.
Manter a casa e os ambientes de estudo e de trabalho limpos e sem poeira.
Evitar vacinas, que podem transmitir doenças, como gripes, resfriados e tuberculose.
Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar; depois, lavar as mãos.
Os bicos fortes das araras são uma importante adaptação para alimentação e construção do ninho. Do que se alimentam e como constroem o ninho?
Alimentam-se de castanhas (que são duras) retiradas de cocos. Para fazer os ninhos, elas aumentam pequenas cavidades no tronco das árvores
Observe as situações apresentadas nas sequências de imagens abaixo.
O que está representado na sequência B?
Observamos o crescimento de um menino, acompanhado por seu pai.
Observe a imagem a seguir.
Que nome recebem os dentes que caem para dar lugar aos dentes permanentes?
Dentes de leite.
Os nutrientes presentes nos alimentos nutrem as células do corpo. Como os nutrientes ingeridos chegam até elas?
O alimento ingerido é triturado e quebrado em pedaços cada vez menores. Esse processo começa com a mastigação, depois outras substâncias vão digerindo o alimento até que sobrem somente os nutrientes, que caem na corrente sanguínea e chegam até as células.
Analise a imagem abaixo. Depois, elabore uma frase relacionada à figura.
Resposta pessoal.
O encaixe dos continentes e a deriva continental
Nesta atividade experimental, você vai construir, em grupo, um quebra-cabeça para comparar o encaixe dos continentes que acontecia na Pangeia com a distribuição atual deles.
Material
• Anexo 1
• Anexo 2
• cola branca
• tesoura com pontas arredondadas
• cartolina branca (em tamanho A4)
• máquina fotográfica, que pode ser a de um celular (item opcional a ser definido pelo seu professor )
Procedimento
1. O professor vai indicar se todos os componentes do grupo deverão realizar os mesmos procedimentos.
2. Destaque os Anexos 1 e 2 disponíveis no final do seu Caderno do Aluno.
3. Cole as figuras do Anexo 1 em uma cartolina usando a cola branca.
4. Recorte as figuras do Anexo 1 usando tesoura sem ponta e identifique, no verso de cada uma delas, a qual continente ou país se referem.
5. Disponha todos os recortes sobre o Anexo 2. Essa cartolina vai representar o oceano Pantalassa.
Agora, junto com seus colegas, montem o quebra-cabeça de modo a unir os continentes formando a Pangeia (observe a figura).
6. Uma vez formada a Pangeia, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 1). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 1).
7. Agora, em outra montagem, representem o que aconteceu no Jurássico, há 135 milhões de anos, quando a Laurásia e a Gondwana estavam separadas, a Antártica e a Austrália ainda estavam unidas e a placa Indiana já se deslocava em direção à Ásia.
8. Uma vez feita a montagem do Jurássico, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 2). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 2).
9. Agora, em outra montagem, representem os continentes na posição atual.
10. Uma vez feita a montagem dos continentes na posição atual, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 3). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 3).
Registro
Com base em suas montagens (modelos), no processo seguido para realizar essa simulação e na figura da página 306, responda à questão.
Por que não foi possível obter, na Montagem 3, uma representação dos continentes atuais mais parecida com a do mapa das placas tectônicas?
A representação obtida na Montagem 3 não corresponde exatamente aos continentes atuais devido às projeções cartográficas.
Condução térmica
Nesta atividade, vamos verificar o fenômeno da condução térmica.
Material
• 1 pratinho
• 2 velas de mesmo tamanho
• 1 caixa de fósforos
• 1 barra de ferro retangular (1 cm a 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura por 20 cm a 30 cm de comprimento)
• alguns preguinhos ou tachinhas
• luvas de couro
Procedimento
1. Apoie a barra de ferro em uma superfície horizontal e, com a vela acesa e inclinada, pingue gotas de parafina líquida a 5 cm de uma de suas extremidades.
2. Antes de cada gota esfriar, coloque um prego com a “cabeça metálica” na gota de parafina líquida e segure-o. Alguns segundos bastarão para que o prego fique “preso” pela parafina, que vai solidificar.
3. Repita o procedimento anterior deixando uma distância de mais ou menos 2 cm entre cada prego, até ter um total de 4 a 5 pregos presos pela parafina.
4. Segure a barra com os pregos voltados para baixo e verifique se todos estão bem presos à barra de ferro. Se necessário, utilize mais parafina para fixar os pregos.
Coloque duas velas acesas em um pratinho e, segurando na outra extremidade da barra, com os pregos virados para baixo, aqueça apenas a extremidade oposta, onde você “prendeu” os pregos. Observe atentamente e registre suas observações.
Atenção! Você vai trabalhar com vela acesa. Tenha cuidado para não se queimar. Se a parafina líquida pingar em sua mão, ela poderá provocar queimaduras. Utilize luvas de couro. Peça ajuda a um adulto.
Registro
Se você não estivesse usando luvas, ao iniciar o procedimento de posicionar a barra de ferro sobre as chamas das velas, não sentiria a sua mão esquentar imediatamente. Explique por que isso ocorreria.
Como a condução ocorre de partícula a partícula, apesar de o ferro ser bom condutor de calor, o calor transmitido pelas chamas das velas à extremidade da barra demora certo intervalo de tempo para chegar à outra extremidade, em que a mão está segurando.
Após os comentários feitos com base nas observações registradas pelos alunos, feche a discussão reforçando que: • A porção de água em contato com o fundo do recipiente recebe calor direto dessa região, que, por sua vez, recebe calor da fonte térmica (lamparina ou fogareiro). Ao receber calor, as partículas que compõem a região inferior do fluido têm seu grau de agitação térmica aumentado, ou seja, a temperatura dessa porção de água aumenta.
• Como consequência, o espaçamento médio entre essas partículas também aumenta, e o volume que essa massa de água ocupa passa a ser maior. Com isso, a densidade dessa porção de água diminui, e sua tendência é ocupar as regiões superiores do recipiente.
• Enquanto essa porção de água se desloca para cima até alcançar a superfície, ela dissipa/perde calor, diminuindo sua temperatura. Por esse motivo, a densidade dessa porção de água aumenta, e sua tendência é ocupar novamente a região inferior do recipiente, reiniciando o processo.
Para explicar fenômenos como o que você constatou anteriormente, o médico, matemático e físico suíço Daniel Bernoulli (1700-1782) fez, no século XVIII, a seguinte proposição: quanto maior é a velocidade de escoamento de um fluido (como o ar ou a água), menor é a sua pressão. Essa afirmação ficou conhecida como princípio de Bernoulli.
• Como o princípio de Bernoulli justifica suas observações? Explique.
Antes de assoprar, a pressão da face inferior da folha é igual à pressão atmosférica, já que o ar se encontra em repouso nessa região. Ao fazer o ar fluir horizontalmente por cima da folha, de acordo com o princípio de Bernoulli, a pressão do ar na face superior diminui, ou seja, torna-se inferior à pressão atmosférica. A folha então se curva para cima em decorrência da diferença de pressão entre as faces inferior e superior.
Testar a passagem da água pelo solo
Vamos testar a permeabilidade do solo, ou seja, a propriedade de permitir que a água passe pelos espaços que existem entre os grãos que formam o solo. Dizemos que uma porção de solo é permeável quando deixa atravessar água. Uma porção de solo pode ser mais permeável que outra.
• Dos solos que analisou, qual deles você acha que é mais permeável? E por quê? Anote suas hipóteses.
Agora, vamos fazer o experimento para verificar se sua hipótese está correta.
Material
• Três recipientes transparentes com funis
• Tesoura com pontas arredondadas
• Três filtros de papel, ou chumaços de algodão ou de gaze
• Três amostras de solo do experimento anterior
• Água
• Três etiquetas
• Uma colher de sopa
• Um copo medidor graduado de, no mínimo, 300 mL
Procedimento
1. Encaixe cada funil em um dos recipientes, com o bico apontando para baixo. Nesses bicos, você vai encaixar os filtros de papel, ou chumaços de algodão ou de gaze.
2. Coloque uma etiqueta em cada recipiente, identificando os diferentes tipos de solo.
3. Ponha a mesma quantidade de solo (por exemplo, 4 colheres cheias) em cada um dos funis.
4. Despeje 300 mL de água em cada um dos funis. Observe a velocidade de escoamento de cada um deles.
5. Aguarde toda a água escorrer e meça a quantidade de água que não ficou retida no solo, ou seja, a que escorreu para o recipiente.
6. Anote na tabela o que você observou.
Agora responda:
Como é o solo que deixa passar maior quantidade de água?
.• Resposta pessoal.
O solo que deixa passar maior quantidade de água é aquele que possui textura mais grossa.
A imagem mostra um tucano se alimentando de frutos da palmeira-açaí.
Marque a alternativa que apresenta adequadamente a relação, em uma cadeia alimentar, entre esses dois organismos.
Frutos de açaí (produtor) → Tucano (consumidor).
Frutos de açaí (consumidor) → Tucano (produtor).
Frutos de açaí (consumidor) → Tucano (decompositor).
Frutos de açaí (decompositor) → Tucano (consumidor).
Resposta: a
Objeto de conhecimento Cadeias alimentares simples
Habilidade (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona essa alternativa compreende que o açaí é uma planta e, portanto, ocupa o papel de produtor na cadeia alimentar; e que, ao comer o açaí, o tucano ocupa a posição de consumidor primário.
b O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, em uma cadeia alimentar, a energia é transmitida do produtor para o consumidor e que o açaí é um produtor e o tucano é um consumidor.
c O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, em uma cadeia alimentar, as plantas são produtoras e que o tucano é um consumidor, não um decompositor.
d O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que, em uma cadeia alimentar, as plantas ocupam o papel de produtores, elas não são decompositores.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos que levem para a sala de aula imagens de diferentes plantas e de animais que se alimentam destas, a fim de organizar um jogo da memória no qual seja feita a associação entre um produtor e seu consumidor primário.
A figura a seguir mostra uma coruja
Coruja. Mede cerca de 50 cm de envergadura.
Uma característica desse animal, que pertence ao grupo das aves, é:
Ter dois pares de asas.
Alimentar-se apenas de plantas e frutos.
Reproduzir-se por meio de ovos.
Ser capaz de se locomover por meio de nadadeiras.
Resposta C
Objeto de conhecimento Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não consegue identificar que a coruja apresenta apenas um par de asas.
b O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a coruja se alimenta de outros animais.
c O aluno que seleciona esta alternativa compreende que as aves se reproduzem por meio de ovos.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a coruja se locomove por meio de asas e pernas, e não por nadadeiras.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode fazer um passeio com os alunos pelo entorno da escola e pedir que identifiquem características relacionadas ao modo de vida dos animais que encontrarem pelo caminho.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas