Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia o texto a seguir e depois responda à questão.
Lancheira saudável
Na hora de montar o lanche, aprenda a escolher quitutes que, além de deliciosos, fazem bem para sua saúde
Se você já começou a salivar pensando em biscoitos recheados ou pizzas, saiba que, apesar de gostosas, essas comidas não são as mais indicadas para nossos lanches diários.
“Esses alimentos são de alto valor calórico e baixo valor nutritivo”, alerta a nutricionista Maria Lucia Polônio. Em outras palavras, eles possuem muitas calorias - que são fundamentais para termos energia, mas que, em excesso, podem nos trazer uns quilinhos a mais - e poucos nutrientes como vitaminas e minerais.
Um lanche saudável deve ter valor calórico moderado e valor nutritivo bem alto. Encontramos essas características em alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais. Mas não vá desde já torcer o nariz: as comidas saudáveis, ao contrário do que muita gente pensa, podem ser muito saborosas. Que tal experimentar?
Comer nas horas certas ao longo do dia pode ser uma boa estratégia para manter uma alimentação saudável.
Lancheira saudável. Fernanda Turino. Disponível em : . Acesso em : 30 ago. 2014. Adaptado.
Tendo em vista tudo que você aprendeu sobre o valor nutricional dos alimentos, seu lanche do recreio é saudável? Por quê?
Veja um exemplo de rótulo com as informações nutricionais de um pacote de biscoito cookie integral.
a) Observe os seguintes nutrientes presentes nesse alimento: carboidratos, proteínas e gorduras totais. Grife, com lápis de cor vermelha, aquele que está em maior quantidade.
b) Qual é a função desse nutriente?
c) Em que grupo de alimentos você classificaria esse biscoito: energético, construtor ou regulador?
a) O nutriente que aparece em maior quantidade é o carboidrato.
b) Os carboidratos são fonte de energia para o organismo.
c) Os carboidratos estão no grupo de alimentos energéticos.
Por que se deve evitar que a porta da geladeira fique aberta por muito tempo?
Devemos evitar que a porta da geladeira que aberta por muito tempo e sem necessidade, pois, além de aumentar o gasto de energia elétrica, provoca variação de temperatura em seu interior. A consequência dessa variação de temperatura é o aumento das chances de multiplicação de fungos e bactérias nos alimentos.
Você já sabe que, ao cozinhar, é preciso seguir algumas regras básicas de higiene como lavar bem as mãos antes de manipular os alimentos e usar avental e touca para cabelo.
Explique no seu caderno por que essas medidas são importantes.
Essas regras básicas de higiene na cozinha são fundamentais para evitar a contaminação do alimento por microrganismos que podem estar nas mãos, nos cabelos e na roupa de quem vai utilizá-los.
Por que temos de nos alimentar
O pai de Henrique sempre dizia que era preciso comer para ficar forte.
Um dia, Henrique perguntou-lhe:
— Como é que a comida faz ficar forte?
Ele não respondeu logo. Ficou pensando, pensando... Depois disse:
— É um pouco complicado para você entender, mas... Você já viu um carro andar sem a gasolina ou o álcool que colocamos no tanque?
— Não...
— E a batedeira elétrica? Funciona sem ligar o fio na tomada?
— Não. Nem a máquina de lavar roupa!
Carolina, que também estava escutando, acrescentou:
— Às vezes, quando falta luz no prédio de apartamentos, os elevadores também não se movem e as luzes não acendem. Mesmo ligando na tomada, a máquina de lavar roupa não se mexe...
Sr. Eduardo gostou da observação e continuou:
— Pois é isso: a gasolina, o álcool ou a corrente elétrica são fontes de energia, quer dizer... de força, de luz, de movimento. O alimento, do mesmo modo que a gasolina, ou que a lenha ou o carvão usados nas antigas locomotivas, possui energia, que é transformada em força ou em calor. É por isso que todos os animais precisam comer. E quem se alimenta bem, fica mais forte.
Samuel Murgel Branco. O ambiente da nossa casa. São Paulo: Moderna, 1996. Adaptado.
No texto, o alimento foi comparado:
ao carro, à máquina de lavar roupa, à batedeira elétrica e ao elevador.
à gasolina, ao álcool, à lenha e ao carvão.
Alternativa b.
Leia a frase abaixo.
Maleável, bom condutor de eletricidade e calor, forma fios bem finos, e pode participar de ligas para formar o bronze.
Em relação aos metais estudados no módulo, a frase se refere ao metal:
estanho.
ouro.
ferro.
cobre.
Alternativa d.
O cobre é um metal muito utilizado na fabricação de cabos elétricos, pois é bom condutor de eletricidade. Além disso, é um dos principais componentes do bronze, ao lado do estanho.
Analise a charge abaixo (Figura 18) e responda ao que se pede.
Por que é necessário ter cuidado ao extrair e transportar petróleo no mar?
Para evitar vazamento. O petróleo pode poluir as águas e aderir às penas das aves, às brânquias de peixes e invertebrados marinhos, colocando em risco suas vidas.
Comente que, além do efeito direto nos animais, o derramamento de petróleo também interfere no processo de fotossíntese dos organismos autotróficos que vivem na superfície da água, pois a camada de petróleo impede a passagem da luz solar.
Diferencie mineral de minério.
Minerais são agregados de substâncias químicas inorgânicas. Minérios são minerais que apresentam valor econômico.
Nas férias de julho, Felipe e Ana fizeram uma viagem ao Nordeste do Brasil. Felipe fez uma trilha em uma região de solo arenoso, e Ana preferiu caminhar em uma região de solo argiloso. No dia do passeio, choveu bastante. Após a chuva, Felipe pôde fazer a trilha, mas Ana teve de cancelar sua caminhada, pois muitos trechos ficaram alagados e enlameados. Como podemos relacionar o tipo de solo com o desfecho dos dois passeios?
Felipe pôde continuar sua trilha, pois o solo arenoso é permeável e, portanto, absorveu a água da chuva. Já Ana teve de cancelar sua caminhada, pois o solo argiloso é menos permeável; logo, a trilha ficou alagada e cheia de lama.
Espera-se que os alunos percebam que a água demora mais para se infiltrar no solo argiloso do que no arenoso em razão do tamanho das partículas que os constituem.
Complete a imagem a seguir (Figura 9) com o nome das camadas da Terra.
Nesta atividade, os alunos deverão localizar no desenho as camadas da Terra. Nesse momento, porém, não é necessário trabalhar a divisão do manto em externo e interno nem a do núcleo em interno e externo.
Leia o trecho da notícia a seguir.
[...]
Além desse raciocínio puro, Aristóteles forneceu argumentos empíricos – baseados na observação – para justificar o formato da Terra. Um deles é a observação de eclipses lunares. Já era aceito que a Lua reflete a luz do Sol, ou seja, ela não tem luz própria, ideia proposta pela primeira vez pelo também filósofo grego Anaxágoras (500 a.C.-428 a.C.). O fato de eclipses lunares apresentarem sempre o formato de um arco circular e serem causados pela sombra da Terra na Lua é um indicativo de que a Terra é esférica.
[...]
MORICONI, Marco. A Terra é redonda. Ciência Hoje. Disponível em: . Acesso em: 1º jul. 2019.
Com base em seus conhecimentos e na leitura do trecho acima, assinale a alternativa que apresenta mais um argumento que sustenta a concepção descrita no trecho sobre o formato da Terra.
Algumas constelações são vistas apenas no hemisfério sul, enquanto outras apenas no hemisfério norte.
As sombras dos objetos, em um mesmo horário, têm sempre tamanho igual em diferentes locais no planeta.
Navios que partem em direção ao horizonte são vistos durante todo o tempo até que fiquem muito pequenos para serem vistos a olho nu.
Caso um navio parta para uma volta ao redor do planeta, chegará ao limite de um dos polos, que é um “paredão de gelo”.
Com base na figura a seguir (Figura 13), responda à questão.
Relacione o movimento indicado pela letra A às estações do ano.
A letra A indica o movimento de translação, que, aliado à inclinação do eixo da Terra, faz com que as regiões do globo terrestre recebam luz solar com intensidades diferentes. Assim, haverá maior ou menor incidência de luz, o que determina as estações do ano.
Um aluno, tentando explicar o porquê da cor amarela de uma camisa, afirmou que as cores dependem do tipo de tecido das roupas. O professor, então, perguntou a ele: Você tem como comprovar sua afirmação? O aluno não soube o que responder. Por qual etapa do método científico esse aluno provavelmente não passou para que pudesse sustentar sua afirmação diante do professor?
Pela experimentação.
CORPO HUMANO
TODOS OS SERES HUMANOS TÊM O CORPO FORMADO POR CABEÇA, TRONCO, MEMBROS SUPERIORES E MEMBROS INFERIORES. OBSERVE ESSAS PARTES DO CORPO HUMANO NA IMAGEM ABAIXO:
O CORPO HUMANO. PHILIP ARDAGH. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2011.
COMPLETE O NOME DAS OUTRAS PARTES DO CORPO COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO.
• AGORA, FORME DUPLA COM UM COLEGA E APONTE AS PARTES DO CORPO DELE INDICADAS NA IMAGEM.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR. DEPOIS, RESPONDA AO QUE SE PEDE.
A) EM QUAIS IMAGENS AS CRIANÇAS DEMONSTRAM CUIDADO COM O AMBIENTE? QUE ATITUDES SÃO ESSAS? ESCREVA-AS ABAIXO.
B) EM QUAIS IMAGENS AS CRIANÇAS NÃO DEMONSTRAM CUIDADO COM O AMBIENTE? QUE ATITUDES SÃO ESSAS? ESCREVA-AS ABAIXO.
a) Imagem C – Cuidar do jardim, regando as plantas.
Imagem D – Descartar o lixo no local adequado.
b) Imagem A – Pisar na grama, desrespeitando o aviso.
Imagem B – Rabiscar as paredes, estragando o cartaz do mural.
Para descobrir a resposta da questão anterior será preciso aprender a ler as informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos industrializados. Por isso, preste bastante atenção.
Nos rótulos, as informações nutricionais geralmente são apresentadas de duas formas:
1ª - Tabela vertical
2ª - Formato linear
Informação Nutricional: Porção de 200 g (1 unidade); Valor energético 210 kcal = 886 kJ (11% VD); Carboidratos 32 g (11% VD); Proteínas 6,6 g (9% VD); Gorduras totais 6,2 g (11% VD); Gorduras saturadas 3,9 g (18% VD); Gorduras trans não contém; Fibra alimentar 0,7 g (3% VD); Sódio 104 mg (6% VD).
% Valores diários com base em uma dieta de 2 000 kcal ou 8 400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Agora, leia com cuidado as informações desses rótulos e responda:
a) Quais são as informações que aparecem nesses modelos de rótulos?
b) Os dois modelos apresentam as mesmas informações nutricionais?
a) As informações que aparecem nos modelos dos rótulos referem-se aos tipos de nutrientes, além da quantidade de calorias presente em cada alimento. Ainda são apresentados as porções e os valores diários para cada item.
b) Os dois modelos apresentam as mesmas informações nutricionais.
Você já comprou algum alimento influenciado pela embalagem? Como era essa embalagem?
Peça aos alunos que formem um círculo em sala de aula a fim de facilitar a troca de ideias entre eles. Oriente-os para que cada um espere a sua vez de falar, evitando as conversas paralelas que comprometem a eficácia da dinâmica e que respeitem a vez dos colegas se manifestarem, para que todos possam ouvir e ser ouvidos em seus depoimentos.
O objetivo desta seção é instigar nos alunos o hábito da leitura dos rótulos e, também, chamar a atenção deles para as características das embalagens. Se as tiver em mãos, utilize-as para enriquecer a discussão. Estimule os alunos a emitir livremente suas opiniões e faça-os refletir sobre a valorização que geralmente é dada a imagens (desenhos, por exemplo), cores e tipos de letras das embalagens; de modo que eles possam perceber que, de fato, não são estes os elementos mais importantes quando se trata da escolha dos alimentos.
É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre a data de validade dos alimentos. Porém, é mais raro que eles já tenham observado ou tido alguma informação sobre as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens. Sendo assim, conduza a conversa de modo a estimular a curiosidade deles pelo significado das outras informações apresentadas nos rótulos. Anuncie que o próximo tópico tratará desse tema.
Leia as palavras do quadro e:
a) pinte de vermelho as que nomeiam alimentos perecíveis.
b) pinte de amarelo as que nomeiam alimentos não perecíveis.
a) Palavras a serem pintadas de vermelho: iogurte, presunto, queijo, ovos, carne, margarina e requeijão.
b) Palavras a serem pintadas de amarelo: farinha, biscoito, arroz, feijão, óleo, leite condensado e chocolate em pó.
Por que o consumo de frutas e hortaliças (verduras e legumes) é importante?
O consumo de frutas, verduras e legumes é importante porque estes são alimentos reguladores que contêm vitaminas, sais minerais e fibras. Essas substâncias auxiliam no funcionamento dos órgãos; aumentam a resistência do organismo às doenças; mantêm a saúde dos olhos, da pele, dos dentes; ajudam o intestino a funcionar melhor e fortalecem os vasos sanguíneos, entre outras funções.
Leia com atenção o trecho da notícia a seguir.
Novo gênero de perereca fóssil é descoberto em Nova Olinda
Um novo gênero de perereca fóssil [Figura 20], com cerca de 110 milhões de anos, foi descoberto em Nova Olinda, na Bacia do Araripe. Batizado de Cratopipa novaolindesis, ele foi encontrado em 2017 na Formação Santana, membro Crato, e pertenceu ao período Cretáceo. Sua descrição foi publicada no último dia 15 [de março de 2019], na revista ScienceDirect.
A pesquisa foi coordenada pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que trabalha na região desde a década de 1960.
A nova espécime consiste de um esqueleto quase completo, com parte da pele e dos músculos ainda preservados, que mostra várias semelhanças anatômicas com outros fósseis da América do Sul. O animal habitava a água doce e não possuía língua. “A primeira questão que nos chama atenção é que ela é de um grupo muito semelhante com as pererecas atuais. Este fóssil é quase que um ancestral”, explica o professor Ismar Carvalho, que coordenou a pesquisa.
[...]
“Naquele período, começa o rompimento da América do Sul com a África. Nesse momento, há muitos eventos de extinção, em que novos espaços ecológicos estão surgindo. Isso torna o Araripe muito importante. Ele acaba marcando esse momento de transformação na Terra. Vão surgindo novas espécimes”, explica o pesquisador.
Ismar acredita que a Bacia Sedimentar do Araripe faz um registro do momento de grandes transformações no clima, na fauna e na flora do planeta. “Se quer conhecer esse mundo, a gente tem que ter um olhar nas rochas que se encontram no Araripe”, reforça.
Outro aspecto destacado pelo pesquisador é a preservação dos fósseis. “Você dificilmente encontra um animal e uma planta por completo. O animal não sofreu apodrecimento. A análise que a gente faz é que a matéria orgânica conseguiu [se] preservar. A gente ainda tem resquícios da pele e músculos do animal. Isso mostra as condições que reinavam onde esse organismo se fossilizou”, completa Ismar.
RODRIGUES, Antonio. Novo gênero de perereca fóssil é descoberto em Nova Olinda. Diário do Nordeste. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2019.
A notícia relata a descoberta do fóssil de uma perereca na Bacia do Araripe, encontrado com parte da pele e dos músculos preservados. Considerando que os fósseis podem ser encontrados intactos quando o organismo é coberto por gelo ou resina, converse com o professor e os colegas e discutam: Quais são as possíveis condições ambientais pelas quais o organismo passou que possibilitaram seu estado de conservação?
Professor, comente que, possivelmente, o organismo passou por glaciações que possibilitaram sua preservação, devido às baixas temperaturas. Utilizando a Figura 17, comente que o organismo provavelmente viveu no período cretáceo (a notícia afirma que ele teria cerca de 110 milhões de anos), relacionando assim a formação de fósseis e os diferentes períodos geológicos, conforme previsto na BNCC (EF06CI12).
Leia o trecho da notícia a seguir.
Por que o Brasil tem uma das energias mais limpas do mundo
[...]
Energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera. Entre as principais formas de produção, estão a energia hidrelétrica, gerada pela movimentação das águas, a eólica, produzida pelo vento, e a energia solar. No mundo, a energia elétrica ainda é, em sua maioria, baseada em combustíveis fósseis e carvão, que emitem uma série de poluentes.
No território brasileiro, ocorre o contrário, pois aqui há a melhor matriz de energia renovável do mundo, segundo o professor Nivalde Castro, que coordena o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel). “Enquanto no resto do mundo é entre 17%, 18%, o Brasil tem 80% de energia renovável”, diz.
[...]
O quadro brasileiro se diferencia da situação de outros países principalmente pela força das águas. As hidrelétricas, por exemplo, representam 60% do total do que é consumido no país. Essas usinas geram eletricidade pelo movimento da água de rios, seja por desníveis naturais ou por outros criados artificialmente.
[...]
Uma das fontes renováveis que mais podem crescer no Brasil é a energia solar [Figura 17] pois, segundo Moreira [coordenador do curso de especialização em Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética da USP], o país tem um dos maiores potenciais para expandi-la no mundo. “As medidas mínimas de radiação solar brasileiras são maiores que as maiores médias da Alemanha”, exemplifica, citando um dos países mais importantes na produção solar no mundo.
[...]
EM MOVIMENTO. Por que o Brasil tem uma das energias mais limpas do mundo. G1. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2019.
O debate sobre o uso de fontes alternativas de energia é parte do noticiário de diversos países. No Brasil, essa discussão se torna mais importante por se tratar de um país com inúmeras possibilidades para a produção de energia que não utilize combustíveis fósseis.
Com o auxílio do professor, organize-se em grupo para criar um blog da turma (ou de toda a escola) visando divulgar quais são as formas de produção de energia possíveis no Brasil e de que maneira cada um pode contribuir para o consumo consciente de energia elétrica.
A criação de um blog poderá ter papel importante no desenvolvimento da cultura digital dos alunos (Competência geral 5 da BNCC). Utilize o endereço abaixo e siga as instruções para a criação do blog junto aos alunos: Criar um blog. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2019.
Leia o trecho da notícia a seguir e observe a Figura 23.
A transformação do barro em arte no interior de Pernambuco
A intervenção do trabalho e do talento, dos pés às mãos, na fabricação de peças utilitárias que têm a terra como matéria-prima.
MACIEL, Arthur. Rede Brasil Atual. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2019.
Qual tipo de solo é utilizado para a confecção das peças citadas no texto e também presentes na imagem?
Arenoso.
Argiloso.
Humífero.
Humoso.
Alternativa b.
Por reter bastante água e ser pouco permeável, o solo argiloso é ideal para ser moldado e fazer objetos como vasos e panelas.
Diferencie intemperismo físico de intemperismo químico. Dê exemplos.
Intemperismo físico resulta de processos que desgastam e fragmentam a rocha, por meio da ação de agentes físicos, como a água e o vento. O intemperismo químico resulta de transformações da estrutura ou da composição química das rochas. Ele pode ser causado pela água da chuva, por exemplo.
O granito e o basalto são as rochas magmáticas mais abundantes do planeta. Diferencie o processo de formação dessas duas rochas.
No caso do basalto, a lava de um vulcão em erupção entra em contato com a superfície, perde calor e se cristaliza. O granito também é uma rocha magmática, mas ele se forma ainda dentro da crosta terrestre, por meio de um processo lento de solidificação do magma.
Relembre os alunos de que ambas as rochas são magmáticas; logo, são formadas a partir da cristalização do magma.
Leia o trecho da notícia abaixo.
Moradores registram balões sobrevoando a região de Sorocaba e Jundiaí
Moradores registraram balões sobrevoando em Sorocaba, Mairinque, Piedade e Campo Limpo Paulista [...]. A prática é crime e pode render multa e prisão aos responsáveis.
Em Sorocaba (SP), um balão com o rosto do personagem Chaves chamou atenção durante a manhã. Segundo Roseli Garcia, além do balão com o rosto do personagem mexicano, havia outros dois perto do bairro Brigadeiro Tobias.
“Quando eu vi, eles já estavam no ar. Um deles começou a cair, mas os outros eu perdi de vista”, conta.
[...]
MORADORES registram balões sobrevoando a região de Sorocaba e Jundiaí. G1. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
A prática de soltar balões é proibida em virtude dos riscos que pode provocar. Grandes queimadas já ocorreram quando balões atingiram regiões de mata e incendiaram árvores. Além disso, a presença de balões na atmosfera próximos a aeroportos pode prejudicar pousos e decolagens e até causar graves acidentes.
Os balões, característicos da época das festas juninas, voam na:
troposfera.
estratosfera.
mesosfera.
termosfera.
Alternativa a.
Os balões, que são lançados do solo, voam na camada próxima ao solo, a troposfera
Criando um modelo do planeta
Uma das formas de estudar a Terra e as camadas que compõem o planeta é por meio da criação de um modelo. Vamos lá?
Material
● 1 cartolina branca
● Três bastões de giz de cera de cores diferentes
● Um pedaço de barbante de 80 centímetros
● Fita métrica
● Tesoura de pontas arredondadas
Procedimento
1 Utilizando a fita métrica, corte três fios de barbante medindo 40 centímetros, 30 centímetros e 10 centímetros, respectivamente.
2 Amarre à ponta de cada pedaço de barbante um dos três bastões de giz.
3 Utilizando o pedaço de barbante de 40 centímetros, fixe a extremidade que não tem o pedaço de giz no centro da cartolina e desenhe uma circunferência a partir desse ponto fixo.
4 Usando o mesmo ponto fixo escolhido para o barbante de 40 centímetros, repita o procedimento e desenhe mais duas circunferências com os pedaços de barbante de 30 centímetros e 10 centímetros. Será formada uma figura semelhante à mostrada abaixo (Figura 7).
5 Com o giz que escolheu para a circunferência mais externa, pinte a área entre a linha mais externa e a linha intermediária. Já com o giz que utilizou para desenhar a linha intermediária, preencha o espaço entre a linha intermediária e a mais interna. Por fim, com o último pedaço de giz, pinte o círculo mais interno. Dessa forma, o modelo deve ficar semelhante à Figura 8.
6 Crie uma legenda para o seu modelo. Escreva em três pedaços de papel diferentes as palavras crosta, manto e núcleo. Você deve posicionar, sobre cada uma das cores, a palavra que entende representar aquela porção da estrutura da Terra. Como suas cores serão distribuídas?
Professor, procure um espaço aberto, no pátio do colégio ou na própria sala de aula, para realizar esta atividade.
Um modelo é uma representação de algo que a ciência procura explicar ou descrever. Quando um modelo é compartilhado com a comunidade científica, revisões e melhorias são geradas, evidenciando o caráter provisório do conhecimento científico e reforçando a ideia de que a ciência é uma construção humana e coletiva. Dessa maneira, o assunto explorado no Módulo 1 pode ser retomado e expandido.
No século XIX, um cientista chamado Charles Darwin formulou importantes ideias sobre um processo chamado evolução, que propõe uma explicação científica para o desenvolvimento da vida na Terra. Desde então, o conjunto de princípios relacionados à evolução vem sendo debatido por pesquisadores de todo o mundo. Esse conjunto de princípios gerais aplicados à evolução faz parte de uma:
hipótese.
lei.
teoria.
experiência.
O que é método científico?
É o conjunto de regras, aplicado na ciência, que organiza o estudo que leva ao conhecimento científico.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
DIFERENÇAS
CADA UM TEM UM ROSTO, CORPO, NOME, JEITO DE SER. [...] TODO MUNDO É IGUAL SENDO DIFERENTE. [...]
MARGARETH DAREZZO. CANTEIRO: MÚSICAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: ÁTICA, 2011. P. 14.
DE QUE TRATA A LETRA DE CANÇÃO? MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA CORRETA.
AS PESSOAS POSSUEM SOMENTE DIFERENÇAS FÍSICAS.
AS PESSOAS SÃO ÚNICAS E POSSUEM SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.
TODAS AS PESSOAS TÊM A MESMA COR DA PELE.
SOMENTE ALGUMAS PESSOAS SÃO IMPORTANTES.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NO CARTAZ DE CADA CRIANÇA.
AS EXPRESSÕES A A D SÃO USADAS EM SITUAÇÕES EM QUE DEVEMOS DEMONSTRAR GENTILEZA. AGORA RESPONDA:
EM QUE OCASIÕES VOCÊ USA A EXPRESSÃO A?
A expressão A pode ser usada logo que se desperta ou no encontro com alguém pela manhã. Trata-se de um cumprimento de cortesia.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas