Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO.

AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO, NA ORDEM EM QUE ESTÃO APRESENTADAS NAS FOTOS, MEDEM CERCA DE: 0,7 CENTÍMETROS, 10 CENTÍMETROS E 2 METROS.

ELEMENTOS REPRESENTADOS EM TAMANHOS NÃO PROPORCIONAIS ENTRE SI.

QUAIS SERIAM AS FASES DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTADAS PELAS INTERROGAÇÕES?



( a )

MUDA E PLANTA ADULTA.

( b )

MUDA E PLANTA JOVEM.

( c )

GRÃO COM SEMENTE GERMINANDO E PLANTA ADULTA.

( d )

GRÃO COM SEMENTE GERMINANDO E PLANTA JOVEM.

Resposta:

Resposta:D

Objeto de conhecimento Plantas

Habilidade Conhecer o ciclo de vida do milho.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a primeira interrogação representa a fase de semente germinando no grão de milho e não de muda e que a segunda interrogação representa a fase de planta jovem e não a de planta adulta.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a primeira interrogação representa a fase de semente germinando no grão de milho e não de muda.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a segunda interrogação representa a fase de planta jovem e não a de planta adulta.

D. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a primeira interrogação representa a fase de semente germinando no grão de milho e que a segunda interrogação representa a fase de planta jovem.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula grãos de milho e germinar as sementes, com os alunos, em um copinho com algodão. Após a germinação, o professor e os alunos podem fazer o plantio em algum local da escola e acompanhar o desenvolvimento da planta ao longo do tempo, de forma que os alunos possam ver as fases de desenvolvimento do milho na prática.

A saúde em cartaz - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para explorar: Pesquisa - BY NC 3.0BR

UTILIZANDO A SUA PRODUÇÃO E A DE SEUS COLEGAS, E COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊS PODERÃO CRIAR UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E APRESENTÁ-LA À COMUNIDADE ESCOLAR.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 24 - 25) - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DO PROFESSOR E RESPONDA:

A) QUANTAS LETRAS HÁ NESSE NOME?

B) O NOME DO PROFESSOR COMEÇA COM:

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 100 - 104) - BY NC 3.0BR

COM OS COLEGAS, OBSERVE O CALENDÁRIO QUE ESTÁ NA CAIXA DE MATEMÁTICA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

A) DE QUE ANO É O CALENDÁRIO?

B) QUANTOS SÃO OS MESES DO ANO?

C) COMPLETE O QUADRO COM O NOME DOS MESES DO ANO.

D) QUANTOS SÃO OS DIAS DA SEMANA?

E) COMPLETE O QUADRO COM O NOME DOS DIAS DA SEMANA.

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 70 - 73) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

LEIA COM O PROFESSOR AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA-AS NO QUADRINHO CORRESPONDENTE.

ATENÇÃO: NÃO PODE FALTAR NEM SOBRAR QUADRINHO.

PIPA – CANÁRIO – SAPECA – AGORA – EU – VOU

Resposta:

a) Vou.

b) Pipa.

c) Canário.

d) Sapeca.

e) Eu.

f) Agora.

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 89 - 92) - BY NC 3.0BR

EM CADA LINHA, PINTE A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE QUADRADINHOS PARA FORMAR UMA BARRA LARANJA. EM SEGUIDA, REGISTRE O NÚMERO DE ACORDO COM O VALOR DE CADA BARRINHA.

Resposta:

6 e 4; 8 e 2; 7 e 3; 2 e 8; 4 e 6; 5 e 5.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 32) - BY NC 3.0BR

CAMILA FARÁ UMA FESTA DO PIJAMA EM SUA CASA E CONVIDOU ALGUNS COLEGAS DA TURMA. PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO, ELA FEZ DUAS LISTAS. VEJA ABAIXO.

NA LISTA DE COMPRAS, CONTORNE O ITEM QUE SERÁ COMPRADO EM MAIOR QUANTIDADE.

Resposta:

Os alunos deverão contornar 12 sorvetes.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 47 - 48) - BY NC 3.0BR

COMPLETE DE ACORDO COM O GRÁFICO CONSTRUÍDO PELA TURMA.

Atividade 03 - Ciências - Módulo 1 - Observar o planeta Terra - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Compare as imagens de três diferentes formas de representar o planeta Terra. Assinale o que é possível verificar em cada uma delas.

Resposta:

Atividade 03 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Leia um trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, que mostra o momento em que uma gotinha de água conversa com a garota Carolina sobre a poluição das águas.

Aventuras de uma gota d’água

[...]

A gotinha sorriu com simpatia. E contou:

— À medida que eu, minhas irmãs, os pobres peixes e muitos outros animais e plantas fomos avançando cidade adentro, começamos a receber, de todos os lados, imundícies de vários tipos: esgotos, água suja das fábricas, lixo, sujeiras de toda sorte. Os peixes logo começaram a morrer aos milhares.

[...]

— Falamos que um rio é morto quando nele não há peixes nem outros seres vivos, por causa da poluição. [...]

— Uma água com vida é uma água saudável, que não tem poluição [...]. Na água vivem muitos seres vivos: algas e animais microscópicos; pequeninos seres transparentes, como as pulgas-d’água; vermes aquáticos, semelhantes a minúsculas minhoquinhas vermelhas, de que os peixes gostam tanto; larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos, como libélulas e lavadeiras; camarões, caranguejos, peixes...

— Jacarés! — completou a menina.

— Sim, até jacarés, lontras, capivaras. Todos esses animais vivem na água e da água, alguns respirando o seu oxigênio, outros apenas comendo o que é produzido na água. Mas tudo isso, veja bem, só é possível em uma água saudável, limpa, bem arejada. [...]

Samuel Murgel Branco. Aventuras de uma gota d’água. 3. edição reformulada. 7. impressão. São Paulo: Moderna, 2011. p. 35 e 52. (Coleção Viramundo).

Agora responda:

Grife no texto o nome dos seres vivos que vivem no ambiente aquático.

Resposta:

Os trechos a serem grifados são: “algas e animais microscópicos”; “pulgas-d’água; vermes aquáticos”; “larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos”; “camarões, caranguejos, peixes”; “jacarés, lontras, capivaras”.

Atividade 03 - Ciências - Módulo 4 - O solo - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Os solos podem ser mais ou menos permeáveis. Observe as imagens.

a) Qual tipo de solo deixa passar maior quantidade de água, ou seja, é mais permeável?

b) E qual tipo de solo retém a maior quantidade de água, ou seja, é menos permeável?

Resposta:

a) Solo 1.

b) Solo 2.

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 107 - 109) - BY NC 3.0BR

CAMALEÃO

O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO 

SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO

PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.

QUANDO O CAMALEÃO SUBIU PELO TRONCO DE UMA ÁRVORE CHAMADA FIGUEIRA, QUAL ERA A COR DELE?​

Resposta:

Marrom.

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 85 - 86) - BY NC 3.0BR

AS PALAVRAS RATO E RAINHA FORAM ESCRITAS DE MODOS DIFERENTES. PINTE DE VERMELHO TODAS AS PALAVRAS RAINHA E, DE VERDE, AS PALAVRAS RATO.

Resposta:

Os alunos deverão pintar de vermelho todas as grafias da palavra RAINHA e, de verde, as da palavra RATO.

Atividade 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 146 - 147) - BY NC 3.0BR

DESCUBRA O NÚMERO QUE FALTA PARA COMPLETAR 6.

a) 6 = 5 + ____

b) 6 = 2 + 1 + ____

c) 6 = 3 + 1 + ____

d) 6 = 4 + _____

e) 6 = 3 + 2 + _____

f) 6 = 2 + 2 + _____

g) 6 = 1 + _____

h) 6 = 4 + 1 + _____

i) 6 = 3 + _____

j) 6 = 2 + _____

Resposta:

a) 6 = 5 +1

b) 6 = 2 + 1 + 3 

c) 6 = 3 + 1 + 2

d) 6 = 4 + 2

e) 6 = 3 + 2 + 1

f) 6 = 2 + 2 + 2

g) 6 = 1 + 5

h) 6 = 4 + 1 + 1

i) 6 = 3 + 3

j) 6 = 2 + 4

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 50) - BY NC 3.0BR

INFÂNCIA

ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?

SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.

LOCALIZE NO POEMA E CONTORNE COM LÁPIS LARANJA O NOME DE QUATRO BRINCADEIRAS.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Durante as férias, Miguel visitou um parque e tirou a fotografia abaixo. Esse parque está localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Miguel mostrou essa fotografia para os colegas de sala de aula, e eles concluíram que a vegetação encontrada no parque é típica 



( a )

dos Pampas, pois apresenta predomínio de vegetação rasteira. 

( b )

do Pantanal, pois apresenta vegetação rasteira, plantas aquáticas e arbustos. 

( c )

da Mata Atlântica, pois apresenta extrato rasteiro, herbáceo, muitas árvores de diferentes portes e plantas epífitas. 

( d )

da Caatinga, pois apresenta plantas típicas de regiões mais secas.

Resposta:

Resposta C

Objeto de conhecimento Plantas; áreas verdes

Habilidade Analisar imagens de paisagens, diferenciando-as em relação ao aspecto da vegetação e elaborando textos descritivos que indiquem os aspectos observados.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 1

Justificativa

a O aluno que seleciona essa alternativa sabe que nos Pampas predominam as plantas rasteiras, mas relaciona isso incorretamente com a imagem apresentada. Além disso, desconhece que, no Brasil, essa vegetação ocorre somente na região Sul.

b O aluno que seleciona essa alternativa ignora a ausência de plantas aquáticas na foto. Também relaciona incorretamente o Pantanal com a região geográfica onde foi tirada a foto (entre RJ e MG).

c O aluno que seleciona essa alternativa identifica e diferencia características do aspecto da vegetação da Mata Atlântica em relação à outros biomas.

d O aluno que seleciona essa alternativa identifica incorretamente a imagem como sendo a paisagem da Caatinga. Também relaciona incorretamente a Caatinga com a região geográfica onde foi tirada a foto (entre RJ e MG).

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode passar em sala de aula vídeos que mostrem as diferentes vegetações presentes no Brasil. Além disso, os alunos podem desenhar como é a vegetação dos principais biomas brasileiros. Depois, o professor pode organizar uma exposição com esses desenhos.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 16) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA? VAMOS RETOMÁ-LA.

PINTE SEU NOME E O DO PROFESSOR NESSA LISTA. USE CORES DIFERENTES DAS QUE VOCÊ JÁ UTILIZOU.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 27) - BY NC 3.0BR

UMA CLASSE DE 1º ANO FEZ UMA VOTAÇÃO PARA DESCOBRIR QUAIS ERAM SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS ENTRE CINCO OPÇÕES.

VEJA O RESULTADO:

HOUVE EMPATE NA ESCOLHA DOS BRINQUEDOS?

(   ) SIM

(   ) NÃO

SE SIM, QUAIS BRINQUEDOS FICARAM EMPATADOS?

Resposta:

Houve empate nos votos da boneca e da bola.

Atividade 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 197 - 198) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?

DOMÍNIO PÚBLICO.

O QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA?

Resposta:

Ela sabia que ele sabia assobiar.

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 75 - 76) - BY NC 3.0BR

VAMOS EXPLORAR OS OBJETOS DE MATEMÁTICA QUE ESTÃO DENTRO DA CAIXA.

A) DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU? ESCREVA O NOME DELE.

B) ESCREVA O NOME DE OUTROS TRÊS OBJETOS QUE FAZEM PARTE DA CAIXA. EM SEGUIDA, DESENHE ESSES OBJETOS.

Resposta:

Os itens a e b são escolhas pessoais dentre os itens que constam da caixa. Ouça os alunos, escreva o nome dos objetos na lousa e oriente-os a usá-los como referência para os registros no Caderno.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 36 - 38) - BY NC 3.0BR

APÓS BRINCAR DE “ADIVINHE QUEM É...”, PARTICIPE DA ELABORAÇÃO DE UMA LISTA COLETIVA DE CINCO CARACTERÍSTICAS PERCEBIDAS DURANTE A BRINCADEIRA. O PROFESSOR FARÁ O REGISTRO NA LOUSA.

Resposta:

Registro do professor com base nas contribuições dos alunos.

Atividade 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 116) - BY NC 3.0BR

COMPLETE O QUADRO COM AS LETRAS DO ALFABETO QUE ESTÃO FALTANDO.

Resposta:

Atividade 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 131 - 133) - BY NC 3.0BR

CONTINUE UTILIZANDO AS BARRAS CUISENAIRE E CONSTRUA A COMPOSIÇÃO DA BARRA DO 9. LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ DEVE USAR SEMPRE DUAS BARRAS A CADA LINHA. VEJA O EXEMPLO:

Resposta:

Composição da barra do 9:

Barras marrom e branca → 8 + 1 = 9.

Barras preta e vermelha → 7 + 2 = 9.

Barras verde-escura e verde-clara → 6 + 3 = 9.

Barras amarela e lilás → 5 + 4 = 9.

Barras lilás e amarela → 4 + 5 = 9.

Barras verde-clara e verde-escura → 3 + 6 = 9.

Barras vermelha e preta → 2 + 7 = 9.

Barras branca e marrom → 1 + 8 = 9.

Atividade 03 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Nesta atividade, você acompanhará as fases da Lua. Para isso, observe-a todas as noites durante um mês.

Cada dia, compare a imagem que você vê da Lua com as figuras do Anexo 2. Recorte a figura que mais se assemelha ao que você observou e cole-a no calendário lunar, do Anexo 1.

Atividade 03 - Ciências - Módulo 3 - A água - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Busque informações sobre a água do município em que você vive. Siga as orientações do professor. Anote os dados coletados abaixo.

A água no meu município

a) Quais são os ambientes aquáticos que existem no município em que você vive?

(  ) Mar  

(  ) Manguezal  

(  ) Rio  

(  ) Lagos e lagoas  

(  ) Represa  

(  ) Outros (indicar quais)

b) Indique como está a situação dos ambientes aquáticos do município em que você vive.

(  ) a maioria está limpa  

(  ) a maioria está poluída

Atividade 03 - Ciências - Módulo 2 - Os ciclos da natureza - Atividades - Ciclos na natureza - BY NC 3.0BR

Dois colegas estão fazendo uma atividade experimental na aula de Ciências.

Observe a imagem, depois responda ao que se pede.

a) Qual é a finalidade desse experimento?

b) O que precisa ser feito para que a pessoa representada no globo terrestre fique no período noturno?

Resposta:

a) Demonstrar a formação dos dias e das noites.

b) É preciso girar o globo terrestre até que a pessoa representada fique do lado oposto à lanterna.

Atividade 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 96 - 97) - BY NC 3.0BR

ESCREVA OS NÚMEROS QUE FALTAM NA SEQUÊNCIA DE 1 A 30.

Atividade 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 126 - 129) - BY NC 3.0BR

TANGRAM

NA CAIXA COM MATERIAL DE MATEMÁTICA HÁ UM QUEBRA-CABEÇA CHAMADO TANGRAM, CUJAS PEÇAS TÊM FORMAS GEOMÉTRICAS.

HÁ PEÇAS IGUAIS QUE PODEM SER SOBREPOSTAS?

Resposta:

Há dois triângulos grandes iguais e dois triângulos pequenos iguais.

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 55) - BY NC 3.0BR

OBSERVE A SEQUÊNCIA DE MENINOS PALITO. EM SEGUIDA, DESENHE OS PRÓXIMOS DOIS MENINOS DESSA SEQUÊNCIA.

Resposta:

Os dois próximos elementos da sequência são:

Atividade 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 58 - 59) - BY NC 3.0BR

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO   MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA MINDINHO?

Resposta:

Oriente os alunos a olhar, uma a uma, as letras da palavra e a buscar diferenças e semelhanças. A contagem das letras é relevante, porque o reconhecimento de cada uma como parte do alfabeto já trabalhado reforça a ideia de que, com poucas letras (vinte e seis), escrevem-se todas as palavras da nossa língua. A palavra mindinho possui oito letras.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas