Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
OBSERVE AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO.
AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO, NA ORDEM EM QUE ESTÃO APRESENTADAS NAS FOTOS, MEDEM CERCA DE: 0,7 CENTÍMETROS, 10 CENTÍMETROS E 2 METROS.
ELEMENTOS REPRESENTADOS EM TAMANHOS NÃO PROPORCIONAIS ENTRE SI.
QUAIS SERIAM AS FASES DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTADAS PELAS INTERROGAÇÕES?
MUDA E PLANTA ADULTA.
MUDA E PLANTA JOVEM.
GRÃO COM SEMENTE GERMINANDO E PLANTA ADULTA.
GRÃO COM SEMENTE GERMINANDO E PLANTA JOVEM.
Resposta:D
Objeto de conhecimento Plantas
Habilidade Conhecer o ciclo de vida do milho.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a primeira interrogação representa a fase de semente germinando no grão de milho e não de muda e que a segunda interrogação representa a fase de planta jovem e não a de planta adulta.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a primeira interrogação representa a fase de semente germinando no grão de milho e não de muda.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a segunda interrogação representa a fase de planta jovem e não a de planta adulta.
D. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a primeira interrogação representa a fase de semente germinando no grão de milho e que a segunda interrogação representa a fase de planta jovem.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula grãos de milho e germinar as sementes, com os alunos, em um copinho com algodão. Após a germinação, o professor e os alunos podem fazer o plantio em algum local da escola e acompanhar o desenvolvimento da planta ao longo do tempo, de forma que os alunos possam ver as fases de desenvolvimento do milho na prática.
UTILIZANDO A SUA PRODUÇÃO E A DE SEUS COLEGAS, E COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊS PODERÃO CRIAR UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E APRESENTÁ-LA À COMUNIDADE ESCOLAR.
ESCREVA O NOME DO PROFESSOR E RESPONDA:
A) QUANTAS LETRAS HÁ NESSE NOME?
B) O NOME DO PROFESSOR COMEÇA COM:
COM OS COLEGAS, OBSERVE O CALENDÁRIO QUE ESTÁ NA CAIXA DE MATEMÁTICA E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
A) DE QUE ANO É O CALENDÁRIO?
B) QUANTOS SÃO OS MESES DO ANO?
C) COMPLETE O QUADRO COM O NOME DOS MESES DO ANO.
D) QUANTOS SÃO OS DIAS DA SEMANA?
E) COMPLETE O QUADRO COM O NOME DOS DIAS DA SEMANA.
A ESCOLA
O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.
TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.
JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.
LEIA COM O PROFESSOR AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA-AS NO QUADRINHO CORRESPONDENTE.
ATENÇÃO: NÃO PODE FALTAR NEM SOBRAR QUADRINHO.
PIPA – CANÁRIO – SAPECA – AGORA – EU – VOU
a) Vou.
b) Pipa.
c) Canário.
d) Sapeca.
e) Eu.
f) Agora.
EM CADA LINHA, PINTE A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE QUADRADINHOS PARA FORMAR UMA BARRA LARANJA. EM SEGUIDA, REGISTRE O NÚMERO DE ACORDO COM O VALOR DE CADA BARRINHA.
6 e 4; 8 e 2; 7 e 3; 2 e 8; 4 e 6; 5 e 5.
CAMILA FARÁ UMA FESTA DO PIJAMA EM SUA CASA E CONVIDOU ALGUNS COLEGAS DA TURMA. PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO, ELA FEZ DUAS LISTAS. VEJA ABAIXO.
NA LISTA DE COMPRAS, CONTORNE O ITEM QUE SERÁ COMPRADO EM MAIOR QUANTIDADE.
Os alunos deverão contornar 12 sorvetes.
COMPLETE DE ACORDO COM O GRÁFICO CONSTRUÍDO PELA TURMA.
Compare as imagens de três diferentes formas de representar o planeta Terra. Assinale o que é possível verificar em cada uma delas.
Leia um trecho do livro Aventuras de uma gota d’água, que mostra o momento em que uma gotinha de água conversa com a garota Carolina sobre a poluição das águas.
Aventuras de uma gota d’água
[...]
A gotinha sorriu com simpatia. E contou:
— À medida que eu, minhas irmãs, os pobres peixes e muitos outros animais e plantas fomos avançando cidade adentro, começamos a receber, de todos os lados, imundícies de vários tipos: esgotos, água suja das fábricas, lixo, sujeiras de toda sorte. Os peixes logo começaram a morrer aos milhares.
[...]
— Falamos que um rio é morto quando nele não há peixes nem outros seres vivos, por causa da poluição. [...]
— Uma água com vida é uma água saudável, que não tem poluição [...]. Na água vivem muitos seres vivos: algas e animais microscópicos; pequeninos seres transparentes, como as pulgas-d’água; vermes aquáticos, semelhantes a minúsculas minhoquinhas vermelhas, de que os peixes gostam tanto; larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos, como libélulas e lavadeiras; camarões, caranguejos, peixes...
— Jacarés! — completou a menina.
— Sim, até jacarés, lontras, capivaras. Todos esses animais vivem na água e da água, alguns respirando o seu oxigênio, outros apenas comendo o que é produzido na água. Mas tudo isso, veja bem, só é possível em uma água saudável, limpa, bem arejada. [...]
Samuel Murgel Branco. Aventuras de uma gota d’água. 3. edição reformulada. 7. impressão. São Paulo: Moderna, 2011. p. 35 e 52. (Coleção Viramundo).
Agora responda:
Grife no texto o nome dos seres vivos que vivem no ambiente aquático.
Os trechos a serem grifados são: “algas e animais microscópicos”; “pulgas-d’água; vermes aquáticos”; “larvas de inúmeros tipos de insetos aquáticos”; “camarões, caranguejos, peixes”; “jacarés, lontras, capivaras”.
Os solos podem ser mais ou menos permeáveis. Observe as imagens.
a) Qual tipo de solo deixa passar maior quantidade de água, ou seja, é mais permeável?
b) E qual tipo de solo retém a maior quantidade de água, ou seja, é menos permeável?
a) Solo 1.
b) Solo 2.
CAMALEÃO
O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.
QUANDO O CAMALEÃO SUBIU PELO TRONCO DE UMA ÁRVORE CHAMADA FIGUEIRA, QUAL ERA A COR DELE?
Marrom.
AS PALAVRAS RATO E RAINHA FORAM ESCRITAS DE MODOS DIFERENTES. PINTE DE VERMELHO TODAS AS PALAVRAS RAINHA E, DE VERDE, AS PALAVRAS RATO.
Os alunos deverão pintar de vermelho todas as grafias da palavra RAINHA e, de verde, as da palavra RATO.
DESCUBRA O NÚMERO QUE FALTA PARA COMPLETAR 6.
a) 6 = 5 + ____
b) 6 = 2 + 1 + ____
c) 6 = 3 + 1 + ____
d) 6 = 4 + _____
e) 6 = 3 + 2 + _____
f) 6 = 2 + 2 + _____
g) 6 = 1 + _____
h) 6 = 4 + 1 + _____
i) 6 = 3 + _____
j) 6 = 2 + _____
a) 6 = 5 +1
b) 6 = 2 + 1 + 3
c) 6 = 3 + 1 + 2
d) 6 = 4 + 2
e) 6 = 3 + 2 + 1
f) 6 = 2 + 2 + 2
g) 6 = 1 + 5
h) 6 = 4 + 1 + 1
i) 6 = 3 + 3
j) 6 = 2 + 4
INFÂNCIA
ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?
SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.
LOCALIZE NO POEMA E CONTORNE COM LÁPIS LARANJA O NOME DE QUATRO BRINCADEIRAS.
Durante as férias, Miguel visitou um parque e tirou a fotografia abaixo. Esse parque está localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Miguel mostrou essa fotografia para os colegas de sala de aula, e eles concluíram que a vegetação encontrada no parque é típica
dos Pampas, pois apresenta predomínio de vegetação rasteira.
do Pantanal, pois apresenta vegetação rasteira, plantas aquáticas e arbustos.
da Mata Atlântica, pois apresenta extrato rasteiro, herbáceo, muitas árvores de diferentes portes e plantas epífitas.
da Caatinga, pois apresenta plantas típicas de regiões mais secas.
Resposta C
Objeto de conhecimento Plantas; áreas verdes
Habilidade Analisar imagens de paisagens, diferenciando-as em relação ao aspecto da vegetação e elaborando textos descritivos que indiquem os aspectos observados.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona essa alternativa sabe que nos Pampas predominam as plantas rasteiras, mas relaciona isso incorretamente com a imagem apresentada. Além disso, desconhece que, no Brasil, essa vegetação ocorre somente na região Sul.
b O aluno que seleciona essa alternativa ignora a ausência de plantas aquáticas na foto. Também relaciona incorretamente o Pantanal com a região geográfica onde foi tirada a foto (entre RJ e MG).
c O aluno que seleciona essa alternativa identifica e diferencia características do aspecto da vegetação da Mata Atlântica em relação à outros biomas.
d O aluno que seleciona essa alternativa identifica incorretamente a imagem como sendo a paisagem da Caatinga. Também relaciona incorretamente a Caatinga com a região geográfica onde foi tirada a foto (entre RJ e MG).
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode passar em sala de aula vídeos que mostrem as diferentes vegetações presentes no Brasil. Além disso, os alunos podem desenhar como é a vegetação dos principais biomas brasileiros. Depois, o professor pode organizar uma exposição com esses desenhos.
VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA? VAMOS RETOMÁ-LA.
PINTE SEU NOME E O DO PROFESSOR NESSA LISTA. USE CORES DIFERENTES DAS QUE VOCÊ JÁ UTILIZOU.
UMA CLASSE DE 1º ANO FEZ UMA VOTAÇÃO PARA DESCOBRIR QUAIS ERAM SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS ENTRE CINCO OPÇÕES.
VEJA O RESULTADO:
HOUVE EMPATE NA ESCOLHA DOS BRINQUEDOS?
( ) SIM
( ) NÃO
SE SIM, QUAIS BRINQUEDOS FICARAM EMPATADOS?
Houve empate nos votos da boneca e da bola.
VOCÊ SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
DOMÍNIO PÚBLICO.
O QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA?
Ela sabia que ele sabia assobiar.
VAMOS EXPLORAR OS OBJETOS DE MATEMÁTICA QUE ESTÃO DENTRO DA CAIXA.
A) DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU? ESCREVA O NOME DELE.
B) ESCREVA O NOME DE OUTROS TRÊS OBJETOS QUE FAZEM PARTE DA CAIXA. EM SEGUIDA, DESENHE ESSES OBJETOS.
Os itens a e b são escolhas pessoais dentre os itens que constam da caixa. Ouça os alunos, escreva o nome dos objetos na lousa e oriente-os a usá-los como referência para os registros no Caderno.
APÓS BRINCAR DE “ADIVINHE QUEM É...”, PARTICIPE DA ELABORAÇÃO DE UMA LISTA COLETIVA DE CINCO CARACTERÍSTICAS PERCEBIDAS DURANTE A BRINCADEIRA. O PROFESSOR FARÁ O REGISTRO NA LOUSA.
Registro do professor com base nas contribuições dos alunos.
COMPLETE O QUADRO COM AS LETRAS DO ALFABETO QUE ESTÃO FALTANDO.
CONTINUE UTILIZANDO AS BARRAS CUISENAIRE E CONSTRUA A COMPOSIÇÃO DA BARRA DO 9. LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ DEVE USAR SEMPRE DUAS BARRAS A CADA LINHA. VEJA O EXEMPLO:
Composição da barra do 9:
Barras marrom e branca → 8 + 1 = 9.
Barras preta e vermelha → 7 + 2 = 9.
Barras verde-escura e verde-clara → 6 + 3 = 9.
Barras amarela e lilás → 5 + 4 = 9.
Barras lilás e amarela → 4 + 5 = 9.
Barras verde-clara e verde-escura → 3 + 6 = 9.
Barras vermelha e preta → 2 + 7 = 9.
Barras branca e marrom → 1 + 8 = 9.
Nesta atividade, você acompanhará as fases da Lua. Para isso, observe-a todas as noites durante um mês.
Cada dia, compare a imagem que você vê da Lua com as figuras do Anexo 2. Recorte a figura que mais se assemelha ao que você observou e cole-a no calendário lunar, do Anexo 1.
Busque informações sobre a água do município em que você vive. Siga as orientações do professor. Anote os dados coletados abaixo.
A água no meu município
a) Quais são os ambientes aquáticos que existem no município em que você vive?
( ) Mar
( ) Manguezal
( ) Rio
( ) Lagos e lagoas
( ) Represa
( ) Outros (indicar quais)
b) Indique como está a situação dos ambientes aquáticos do município em que você vive.
( ) a maioria está limpa
( ) a maioria está poluída
Dois colegas estão fazendo uma atividade experimental na aula de Ciências.
Observe a imagem, depois responda ao que se pede.
a) Qual é a finalidade desse experimento?
b) O que precisa ser feito para que a pessoa representada no globo terrestre fique no período noturno?
a) Demonstrar a formação dos dias e das noites.
b) É preciso girar o globo terrestre até que a pessoa representada fique do lado oposto à lanterna.
ESCREVA OS NÚMEROS QUE FALTAM NA SEQUÊNCIA DE 1 A 30.
TANGRAM
NA CAIXA COM MATERIAL DE MATEMÁTICA HÁ UM QUEBRA-CABEÇA CHAMADO TANGRAM, CUJAS PEÇAS TÊM FORMAS GEOMÉTRICAS.
HÁ PEÇAS IGUAIS QUE PODEM SER SOBREPOSTAS?
Há dois triângulos grandes iguais e dois triângulos pequenos iguais.
OBSERVE A SEQUÊNCIA DE MENINOS PALITO. EM SEGUIDA, DESENHE OS PRÓXIMOS DOIS MENINOS DESSA SEQUÊNCIA.
Os dois próximos elementos da sequência são:
DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA MINDINHO?
Oriente os alunos a olhar, uma a uma, as letras da palavra e a buscar diferenças e semelhanças. A contagem das letras é relevante, porque o reconhecimento de cada uma como parte do alfabeto já trabalhado reforça a ideia de que, com poucas letras (vinte e seis), escrevem-se todas as palavras da nossa língua. A palavra mindinho possui oito letras.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas