Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 03 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Exercícios - Experimentando: Comparando as densidades dos refrigerantes normal e zero açúcar - BY NC 3.0BR

Comparando as densidades dos refrigerantes normal e zero açúcar

Neste experimento você vai comparar as densidades de dois tipos de refrigerante: normal e zero açúcar.

Material

• 2 garrafas PET vazias de 2 L • tesoura com pontas arredondadas • régua de 30 cm • água • 2 latas de refrigerante fechadas, uma de refrigerante normal e outra de refrigerante zero açúcar

Procedimento

a) Peça ao professor que corte a parte de cima das garrafas de forma que as partes a serem utilizadas fiquem com aproximadamente 22 cm de altura, conforme a imagem ao lado.

b) Preencha os dois recipientes com água, deixando 3 cm livres antes da borda.

c) Mergulhe as latas de refrigerante, uma em cada recipiente, viradas para baixo.

d) Observe e anote o que acontece com as latas.

Por que as densidades dos refrigerantes são diferentes?

Resposta:

A densidade pode ser determinada dividindo-se a massa de refrigerante pelo seu volume. Como os volumes de ambas as latas são iguais, a diferença de densidade apresentada por elas decorre da diferença das massas. A lata de refrigerante normal tem maior massa, pois contém açúcar em sua composição, o que faz com que sua densidade seja maior.

Questão 03 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Exercícios (pg. 338) - BY NC 3.0BR

3. Você conhece algum outro método de separação de misturas utilizado no dia a dia? Qual(is)?

Resposta:

É provável que os alunos não citem os nomes dos métodos de separação, mas sim as situações cotidianas em que eles são empregados, como preparo do café. Assim, sugerimos que o professor anote as situações citadas para que sejam retomadas ao longo do Módulo, com a apresentação da nomenclatura correta do processo de separação envolvido em cada uma delas.

Questão 03 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Exercícios (pg. 356) - BY NC 3.0BR

Como você explicaria a formação das nuvens?

Resposta:

As nuvens são formadas pela evaporação da água da superfície terrestre e posterior condensação ao entrar em contato com temperaturas mais frias na atmosfera.

Esse é um bom momento para retomar os conceitos de propriedades da matéria, apresentados nos Módulos 4 e 5. Oriente as discussões para evidenciar que, nas transformações físicas, a matéria apenas muda de estado físico, sem sofrer nenhuma alteração na sua composição, ou seja, nessas transformações não há a formação de uma nova substância.

Esclareça aos alunos que as respostas serão retomadas no decorrer do estudo do Módulo.

Questão 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 100) - BY NC 3.0BR

EM QUE DIA COMEÇAM TODOS OS MESES?

Questão 03 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 107) - BY NC 3.0BR

CAMALEÃO

O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO 

SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO

PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.

COM A TURMA, DESCUBRA QUAIS VERSOS SE REPETEM NA LETRA DA CANÇÃO.

Questão 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 36) - BY NC 3.0BR

DIVERSIDADE

[...] UM É MAGRELO OUTRO É GORDINHO UM É CASTANHO OUTRO É RUIVINHO

[...] UM É LIGEIRO OUTRO É MAIS LENTO UM É BRANQUELO OUTRO É SARDENTO

[...] OLHO REDONDO OLHO PUXADO NARIZ PONTUDO OU ARREBITADO

CABELO CRESPO CABELO LISO DENTE DE LEITE DENTE DE SISO

UM É MENINO OUTRO É MENINA (PODE SER GRANDE OU PEQUENINA)

UM É BEM JOVEM OUTRO, DE IDADE NADA É DEFEITO NEM QUALIDADE

TUDO É HUMANO, BEM DIFERENTE ASSIM, ASSADO TODOS SÃO GENTE

CADA UM NA SUA E NÃO FAZ MAL DI-VER-SI-DA-DE É QUE É LEGAL!

VAMOS, VENHAMOS ISTO É UM FATO: TUDO IGUALZINHO AI, COMO É CHATO! 

TATIANA BELINKY. DIVERSIDADE. SÃO PAULO: QUINTETO EDITORIAL, 1999. P. 6, 10, 24, 26, 28, 30, 32-34. (COLEÇÃO CAMALEÃO).

O POEMA FALA QUE SER DIFERENTE NÃO É DEFEITO NEM QUALIDADE. O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 199) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

DOMÍNIO PÚBLICO

VOCÊ CONHECE UM PÉ DE CAFÉ?

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 199 - 200) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

DOMÍNIO PÚBLICO.

QUANTOS VERSOS TEM A PARLENDA?

Resposta:

Quatro versos.

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 182) - BY NC 3.0BR

VOCÊ E SUA FAMÍLIA COSTUMAM REGISTRAR OS ACONTECIMENTOS FELIZES? COMO?

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 182 - 183) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

A) O QUE FAZ O CATA-VENTO GIRAR?

B) E A BICICLETA SE MOVIMENTAR?

C) E A TELEVISÃO FUNCIONAR?

Resposta:

a) Vento.

b) Força do corpo humano.

c) Energia elétrica.

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 164) - BY NC 3.0BR

NAS BRINCADEIRAS, VOCÊS SEGUEM ALGUMAS REGRAS? QUAIS?

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 177 - 178) - BY NC 3.0BR

QUEM SÃO AS PESSOAS QUE TOMAM CONTA DE VOCÊ, ORIENTAM O QUE PODE OU NÃO FAZER E EXPLICAM SUAS DÚVIDAS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 25 - BY NC 3.0BR

ESCREVA AS LETRAS DO ALFABETO QUE VÊM IMEDIATAMENTE ANTES E DEPOIS DE:

Resposta:

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 151) - BY NC 3.0BR

OS CINCO SENTIDOS

VER, OUVIR, TOCAR, SENTIR SABORES, CHEIROS…

TEMOS CINCO SENTIDOS PARA DESCOBRIR O MUNDO.

NOSSOS CINCO SENTIDOS FUNCIONAM GRAÇAS A CINCO PARTES DE NOSSO CORPO:

COMO FUNCIONA?

• NOSSOS OLHOS SÃO COMO CÂMERAS QUE TRANSMITEM IMAGENS PARA O NOSSO CÉREBRO. • OS SONS ENTRAM POR NOSSOS OUVIDOS E VÃO BATER EM UMA MEMBRANA, O TÍMPANO, QUE VIBRA COMO A PELE DE UM TAMBOR. • NOSSA PELE SENTE O QUE É QUENTE OU FRIO, DURO OU MOLE, ÁSPERO OU MACIO. • NOSSA LÍNGUA SABE RECONHECER OS SABORES: O SALGADO, O DOCE, O AMARGO E O AZEDO. • NOSSO NARIZ CAPTA OS ODORES GRAÇAS A PEQUENOS PELOS ESCONDIDOS EM SEU INTERIOR.

MICHÈLE LONGOUR. O CORPO. TRADUÇÃO DE MARIA LUIZA NEWLANDS DA SILVEIRA. SÃO PAULO: MODERNA, 2001. (CRIANÇA CURIOSA).

AO FECHAR OS OLHOS, O QUE VOCÊ CONSEGUE PERCEBER UTILIZANDO OS OUTROS SENTIDOS?

Resposta:

Por fim, na pergunta 3, ouça as respostas e oriente-os na descrição do que eles estão percebendo no ambiente ao utilizar os sentidos.

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 137 - 138) - BY NC 3.0BR

OS BRINQUEDOS A SEGUIR FORAM AGRUPADOS DE ACORDO COM O MATERIAL DE QUE FORAM PRODUZIDOS. QUAL DELES NÃO DEVERIA FAZER PARTE DESTE GRUPO? CONTORNE-O.

Resposta:

O brinquedo que não faz parte desse grupo é o bicho de pelúcia, pois os demais são feitos de plástico.

Questão 03 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Teste - BY NC 3.0BR

(Olimpíada Brasileira de Química Júnior) Analise a imagem abaixo.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo5.htm

Qual das opções indica, corretamente, a principal etapa e a característica do material bruto que é separado nesse processo industrial?



( a )

Destilação fracionada – Substância composta.

( b )

Destilação fracionada – Mistura.

( c )

Destilação simples – Substância composta.

( d )

Destilação simples – Mistura.

Questão 03 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Utilize as dicas a seguir para completar a cruzadinha.

(1) Técnica de separação de arroz cru e feijão cru.

(2) O ar atmosférico é uma substância pura ou uma mistura?

(3) Técnica de separação dos grãos de café das folhas.

(4) Primeira palavra do processo de separação de areia e sal.

(5) Passagem do estado gasoso para o líquido.

(6) Passagem do estado líquido para o gasoso.

(7) Utilizado na separação de areia e ferro em pó.

(8) Mistura com apenas uma fase.

(9) Técnica de separação de sólido não dissolvido em líquido.

(10) Passagem do estado líquido para o estado sólido.

(11) Técnica de separação de areia e pedras.

(12) Técnica de separação de sólido não dissolvido em líquido por diferença de densidade.

Resposta:

1) catação

2) mistura

3) ventilação

4) dissolução

5) condensação

6) vaporização

7) ímã

8) homogênea

9) filtração

10) solidificação

11) peneiração

12) decantação

Questão 03 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Em certas condições, a substância peróxido de hidrogênio, que compõe a solução de água oxigenada, pode se decompor rapidamente, originando água líquida e gás oxigênio. A presença de bolhas indica a formação de uma nova substância gasosa.

Com base nessas informações, responda aos itens:

a) A transformação descrita pode ser classificada como física ou química? Explique.

b) A formação de bolhas está relacionada a qual substância?

c) Nesse processo, caso tenha ocorrido uma transformação química, equacione a reação, indicando reagentes e produtos.

Resposta:

a) Química, pois ocorre com a formação das novas substâncias: água líquida e gás oxigênio.

b) Gás oxigênio.

c) Peróxido de hidrogênio → Água líquida + Gás oxigênio

• Peróxido de hidrogênio = reagente

• Água + gás oxigênio = produtos

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 115) - BY NC 3.0BR

PEIXE VIVO

COMO PODE UM PEIXE VIVO VIVER FORA DA ÁGUA FRIA? COMO PODE UM PEIXE VIVO VIVER FORA DA ÁGUA FRIA?

COMO PODEREI VIVER? COMO PODEREI VIVER? SEM A TUA, SEM A TUA, SEM A TUA COMPANHIA?

OS PASTORES DESSA ALDEIA FAZEM PRECE NOITE E DIA. OS PASTORES DESSA ALDEIA FAZEM PRECE NOITE E DIA.

COMO PODEREI VIVER? COMO PODEREI VIVER? SEM A TUA, SEM A TUA, SEM A TUA COMPANHIA?

DOMÍNIO PÚBLICO.

VOCÊ GOSTA DA COMPANHIA DE QUEM? POR QUÊ?​

Questão 03 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 40) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?

VOCÊ BRINCA NOS MESMOS LOCAIS QUE ELAS? POR QUÊ?

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 189) - BY NC 3.0BR

NO LIXO COMUM, NÃO!

VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]

MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.

PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?

O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.

O QUE MOSTRA A IMAGEM QUE ACOMPANHA O SEGUNDO TEXTO?

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 19 - BY NC 3.0BR

IDENTIFIQUE A PALAVRA QUE NOMEIA CADA IMAGEM E PINTE-A.

a) 

BOTA           BOLA           BELEZA

b)

BIGODE           BATATA           BALEIA

c)

PATO           PESADO           PANELA

d)

PUDIM           POLÍCIA           PENTE

Resposta:

a) Bola.

b) Baleia.

c) Panela.

d) Pudim.

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 205 - 206) - BY NC 3.0BR

VEJA QUANTOS ANIMAIS ESTAVAM EM TRATAMENTO E QUANTOS FORAM LIBERADOS. REGISTRE O TOTAL QUE FICOU NO HOSPITAL DO ZOOLÓGICO.

Resposta:

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 182 - 183) - BY NC 3.0BR

QUANTAS PESSOAS ESTAVAM NA CENA DE ANIVERSÁRIO DE UM ANO DE CAROLINA?

Resposta:

Quatro pessoas (pais e avós).

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 182) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARA SE DIVERTIR COM SUA FAMÍLIA?

Questão 03 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 172) - BY NC 3.0BR

A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.

OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).

HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR. OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.

VOCÊ CONHECE ALGUMA FAMÍLIA DIFERENTE DA SUA? EM QUE ELA É DIFERENTE?

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 158) - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ BRINCOU DE ALGUMAS DESSAS BRINCADEIRAS? COM QUEM VOCÊ COSTUMA BRINCAR?

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 158 - 159) - BY NC 3.0BR

NA PINTURA, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ADULTOS E AS REALIZADAS PELAS CRIANÇAS?

Resposta:

Os adultos estão trabalhando e as crianças estão brincando.

Questão 03 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 140 - 141) - BY NC 3.0BR

PINTE AS SÍLABAS QUE FORMAM O NOME DO ANIMAL RETRATADO EM CADA IMAGEM. DEPOIS, JUNTE AS SÍLABAS QUE SOBRARAM E FORME O NOME DE UM ANIMAL QUE APARECE NO POEMA.

a)

b)

c)

d)

Resposta:

a) Cavalo, lebre.

b) Camelo, tigre.

c) Tucano, gato.

d) Leão, macaco.

Questão 03 - Ciências - Módulo 1 - Os seres vivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O ligre é o resultado do cruzamento de uma leoa (Panthera leo) com um tigre (Panthera tigris). É um felino enorme, que atinge o dobro do tamanho de um leão africano.

Os animais que deram origem ao ligre pertencem à mesma espécie? E ao mesmo gênero? Justifique.

Resposta:

É importante que os alunos compreendam que o leão e o tigre são de espécies diferentes, embora pertençam ao mesmo gênero.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas