Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Comparando as densidades dos refrigerantes normal e zero açúcar
Neste experimento você vai comparar as densidades de dois tipos de refrigerante: normal e zero açúcar.
Material
• 2 garrafas PET vazias de 2 L • tesoura com pontas arredondadas • régua de 30 cm • água • 2 latas de refrigerante fechadas, uma de refrigerante normal e outra de refrigerante zero açúcar
Procedimento
a) Peça ao professor que corte a parte de cima das garrafas de forma que as partes a serem utilizadas fiquem com aproximadamente 22 cm de altura, conforme a imagem ao lado.
b) Preencha os dois recipientes com água, deixando 3 cm livres antes da borda.
c) Mergulhe as latas de refrigerante, uma em cada recipiente, viradas para baixo.
d) Observe e anote o que acontece com as latas.
Por que as densidades dos refrigerantes são diferentes?
A densidade pode ser determinada dividindo-se a massa de refrigerante pelo seu volume. Como os volumes de ambas as latas são iguais, a diferença de densidade apresentada por elas decorre da diferença das massas. A lata de refrigerante normal tem maior massa, pois contém açúcar em sua composição, o que faz com que sua densidade seja maior.
3. Você conhece algum outro método de separação de misturas utilizado no dia a dia? Qual(is)?
É provável que os alunos não citem os nomes dos métodos de separação, mas sim as situações cotidianas em que eles são empregados, como preparo do café. Assim, sugerimos que o professor anote as situações citadas para que sejam retomadas ao longo do Módulo, com a apresentação da nomenclatura correta do processo de separação envolvido em cada uma delas.
Como você explicaria a formação das nuvens?
As nuvens são formadas pela evaporação da água da superfície terrestre e posterior condensação ao entrar em contato com temperaturas mais frias na atmosfera.
Esse é um bom momento para retomar os conceitos de propriedades da matéria, apresentados nos Módulos 4 e 5. Oriente as discussões para evidenciar que, nas transformações físicas, a matéria apenas muda de estado físico, sem sofrer nenhuma alteração na sua composição, ou seja, nessas transformações não há a formação de uma nova substância.
Esclareça aos alunos que as respostas serão retomadas no decorrer do estudo do Módulo.
EM QUE DIA COMEÇAM TODOS OS MESES?
CAMALEÃO
O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.
COM A TURMA, DESCUBRA QUAIS VERSOS SE REPETEM NA LETRA DA CANÇÃO.
DIVERSIDADE
[...] UM É MAGRELO OUTRO É GORDINHO UM É CASTANHO OUTRO É RUIVINHO
[...] UM É LIGEIRO OUTRO É MAIS LENTO UM É BRANQUELO OUTRO É SARDENTO
[...] OLHO REDONDO OLHO PUXADO NARIZ PONTUDO OU ARREBITADO
CABELO CRESPO CABELO LISO DENTE DE LEITE DENTE DE SISO
UM É MENINO OUTRO É MENINA (PODE SER GRANDE OU PEQUENINA)
UM É BEM JOVEM OUTRO, DE IDADE NADA É DEFEITO NEM QUALIDADE
TUDO É HUMANO, BEM DIFERENTE ASSIM, ASSADO TODOS SÃO GENTE
CADA UM NA SUA E NÃO FAZ MAL DI-VER-SI-DA-DE É QUE É LEGAL!
VAMOS, VENHAMOS ISTO É UM FATO: TUDO IGUALZINHO AI, COMO É CHATO!
TATIANA BELINKY. DIVERSIDADE. SÃO PAULO: QUINTETO EDITORIAL, 1999. P. 6, 10, 24, 26, 28, 30, 32-34. (COLEÇÃO CAMALEÃO).
O POEMA FALA QUE SER DIFERENTE NÃO É DEFEITO NEM QUALIDADE. O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
DOMÍNIO PÚBLICO
VOCÊ CONHECE UM PÉ DE CAFÉ?
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
DOMÍNIO PÚBLICO.
QUANTOS VERSOS TEM A PARLENDA?
Quatro versos.
VOCÊ E SUA FAMÍLIA COSTUMAM REGISTRAR OS ACONTECIMENTOS FELIZES? COMO?
OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) O QUE FAZ O CATA-VENTO GIRAR?
B) E A BICICLETA SE MOVIMENTAR?
C) E A TELEVISÃO FUNCIONAR?
a) Vento.
b) Força do corpo humano.
c) Energia elétrica.
NAS BRINCADEIRAS, VOCÊS SEGUEM ALGUMAS REGRAS? QUAIS?
QUEM SÃO AS PESSOAS QUE TOMAM CONTA DE VOCÊ, ORIENTAM O QUE PODE OU NÃO FAZER E EXPLICAM SUAS DÚVIDAS?
Resposta pessoal.
ESCREVA AS LETRAS DO ALFABETO QUE VÊM IMEDIATAMENTE ANTES E DEPOIS DE:
OS CINCO SENTIDOS
VER, OUVIR, TOCAR, SENTIR SABORES, CHEIROS…
TEMOS CINCO SENTIDOS PARA DESCOBRIR O MUNDO.
NOSSOS CINCO SENTIDOS FUNCIONAM GRAÇAS A CINCO PARTES DE NOSSO CORPO:
COMO FUNCIONA?
• NOSSOS OLHOS SÃO COMO CÂMERAS QUE TRANSMITEM IMAGENS PARA O NOSSO CÉREBRO. • OS SONS ENTRAM POR NOSSOS OUVIDOS E VÃO BATER EM UMA MEMBRANA, O TÍMPANO, QUE VIBRA COMO A PELE DE UM TAMBOR. • NOSSA PELE SENTE O QUE É QUENTE OU FRIO, DURO OU MOLE, ÁSPERO OU MACIO. • NOSSA LÍNGUA SABE RECONHECER OS SABORES: O SALGADO, O DOCE, O AMARGO E O AZEDO. • NOSSO NARIZ CAPTA OS ODORES GRAÇAS A PEQUENOS PELOS ESCONDIDOS EM SEU INTERIOR.
MICHÈLE LONGOUR. O CORPO. TRADUÇÃO DE MARIA LUIZA NEWLANDS DA SILVEIRA. SÃO PAULO: MODERNA, 2001. (CRIANÇA CURIOSA).
AO FECHAR OS OLHOS, O QUE VOCÊ CONSEGUE PERCEBER UTILIZANDO OS OUTROS SENTIDOS?
Por fim, na pergunta 3, ouça as respostas e oriente-os na descrição do que eles estão percebendo no ambiente ao utilizar os sentidos.
OS BRINQUEDOS A SEGUIR FORAM AGRUPADOS DE ACORDO COM O MATERIAL DE QUE FORAM PRODUZIDOS. QUAL DELES NÃO DEVERIA FAZER PARTE DESTE GRUPO? CONTORNE-O.
O brinquedo que não faz parte desse grupo é o bicho de pelúcia, pois os demais são feitos de plástico.
(Olimpíada Brasileira de Química Júnior) Analise a imagem abaixo.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo5.htm
Qual das opções indica, corretamente, a principal etapa e a característica do material bruto que é separado nesse processo industrial?
Destilação fracionada – Substância composta.
Destilação fracionada – Mistura.
Destilação simples – Substância composta.
Destilação simples – Mistura.
Utilize as dicas a seguir para completar a cruzadinha.
(1) Técnica de separação de arroz cru e feijão cru.
(2) O ar atmosférico é uma substância pura ou uma mistura?
(3) Técnica de separação dos grãos de café das folhas.
(4) Primeira palavra do processo de separação de areia e sal.
(5) Passagem do estado gasoso para o líquido.
(6) Passagem do estado líquido para o gasoso.
(7) Utilizado na separação de areia e ferro em pó.
(8) Mistura com apenas uma fase.
(9) Técnica de separação de sólido não dissolvido em líquido.
(10) Passagem do estado líquido para o estado sólido.
(11) Técnica de separação de areia e pedras.
(12) Técnica de separação de sólido não dissolvido em líquido por diferença de densidade.
1) catação
2) mistura
3) ventilação
4) dissolução
5) condensação
6) vaporização
7) ímã
8) homogênea
9) filtração
10) solidificação
11) peneiração
12) decantação
Em certas condições, a substância peróxido de hidrogênio, que compõe a solução de água oxigenada, pode se decompor rapidamente, originando água líquida e gás oxigênio. A presença de bolhas indica a formação de uma nova substância gasosa.
Com base nessas informações, responda aos itens:
a) A transformação descrita pode ser classificada como física ou química? Explique.
b) A formação de bolhas está relacionada a qual substância?
c) Nesse processo, caso tenha ocorrido uma transformação química, equacione a reação, indicando reagentes e produtos.
a) Química, pois ocorre com a formação das novas substâncias: água líquida e gás oxigênio.
b) Gás oxigênio.
c) Peróxido de hidrogênio → Água líquida + Gás oxigênio
• Peróxido de hidrogênio = reagente
• Água + gás oxigênio = produtos
PEIXE VIVO
COMO PODE UM PEIXE VIVO VIVER FORA DA ÁGUA FRIA? COMO PODE UM PEIXE VIVO VIVER FORA DA ÁGUA FRIA?
COMO PODEREI VIVER? COMO PODEREI VIVER? SEM A TUA, SEM A TUA, SEM A TUA COMPANHIA?
OS PASTORES DESSA ALDEIA FAZEM PRECE NOITE E DIA. OS PASTORES DESSA ALDEIA FAZEM PRECE NOITE E DIA.
COMO PODEREI VIVER? COMO PODEREI VIVER? SEM A TUA, SEM A TUA, SEM A TUA COMPANHIA?
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ GOSTA DA COMPANHIA DE QUEM? POR QUÊ?
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
VOCÊ BRINCA NOS MESMOS LOCAIS QUE ELAS? POR QUÊ?
NO LIXO COMUM, NÃO!
VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]
MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.
PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?
O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.
DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.
O QUE MOSTRA A IMAGEM QUE ACOMPANHA O SEGUNDO TEXTO?
IDENTIFIQUE A PALAVRA QUE NOMEIA CADA IMAGEM E PINTE-A.
a)
BOTA BOLA BELEZA
b)
BIGODE BATATA BALEIA
c)
PATO PESADO PANELA
d)
PUDIM POLÍCIA PENTE
a) Bola.
b) Baleia.
c) Panela.
d) Pudim.
VEJA QUANTOS ANIMAIS ESTAVAM EM TRATAMENTO E QUANTOS FORAM LIBERADOS. REGISTRE O TOTAL QUE FICOU NO HOSPITAL DO ZOOLÓGICO.
QUANTAS PESSOAS ESTAVAM NA CENA DE ANIVERSÁRIO DE UM ANO DE CAROLINA?
Quatro pessoas (pais e avós).
O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARA SE DIVERTIR COM SUA FAMÍLIA?
A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.
OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).
HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR. OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.
VOCÊ CONHECE ALGUMA FAMÍLIA DIFERENTE DA SUA? EM QUE ELA É DIFERENTE?
VOCÊ JÁ BRINCOU DE ALGUMAS DESSAS BRINCADEIRAS? COM QUEM VOCÊ COSTUMA BRINCAR?
NA PINTURA, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ADULTOS E AS REALIZADAS PELAS CRIANÇAS?
Os adultos estão trabalhando e as crianças estão brincando.
PINTE AS SÍLABAS QUE FORMAM O NOME DO ANIMAL RETRATADO EM CADA IMAGEM. DEPOIS, JUNTE AS SÍLABAS QUE SOBRARAM E FORME O NOME DE UM ANIMAL QUE APARECE NO POEMA.
a)
b)
c)
d)
a) Cavalo, lebre.
b) Camelo, tigre.
c) Tucano, gato.
d) Leão, macaco.
O ligre é o resultado do cruzamento de uma leoa (Panthera leo) com um tigre (Panthera tigris). É um felino enorme, que atinge o dobro do tamanho de um leão africano.
Os animais que deram origem ao ligre pertencem à mesma espécie? E ao mesmo gênero? Justifique.
É importante que os alunos compreendam que o leão e o tigre são de espécies diferentes, embora pertençam ao mesmo gênero.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas