Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios (pg. 134) - BY NC 3.0BR

AS PESSOAS DA IMAGEM RECOLHERAM O LIXO NO PARQUE.

• VOCÊ ACHA QUE O MATERIAL RECOLHIDO PODERIA FAZER ALGUM MAL PARA AS PESSOAS? E PARA OS ANIMAIS?

Resposta:

• Sim. Comente que o descarte inadequado de resíduos como demonstrado na imagem pode, entre outros fatores, provocar a poluição do solo e da água; provocar acidentes; causar doenças aos seres humanos e a outros animais; etc.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

COMPLETE O QUADRO COM O NOME DOS SENTIDOS E DOS ÓRGÃOS ABAIXO.

Resposta:

A - Audição. Orelha.

B - Paladar. Língua.

C - Visão. Olhos.

D - Olfato. Nariz.

E - Tato. Pele.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios (pg. 122) - BY NC 3.0BR

POR QUE O ADULTO ESTÁ SE PREOCUPANDO COM A LIMPEZA DA CRIANÇA?

Resposta:

Porque ele tem mais anos de vida e sabe que a higiene adequada do corpo é importante.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

EM ALGUNS DIAS DA SEMANA, TAÍS PAROU DE ASSISTIR À TELEVISÃO À TARDE E COMEÇOU A BRINCAR DE PULAR CORDA. DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ESTUDOU, ESSA ATITUDE FOI BOA PORQUE:



( a )

ASSISTIR MUITO À TELEVISÃO FAZ DOER A CABEÇA.

( b )

VAI DIMINUIR O CONSUMO DE ENERGIA NA CASA DELA.

( c )

PULAR CORDA DIMINUI O CANSAÇO DO CORPO.

( d )

MOVIMENTAR-SE É BOM PARA O CORPO.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Cite a forma de transmissão da doença de Chagas e um modo de preveni-la.

Resposta:

A transmissão da doença de Chagas ocorre por meio das fezes do barbeiro contaminadas com o protozoário Trypanosoma cruzi. Uma possível medida profilática é o combate ao vetor (barbeiro) com o uso de inseticidas ou a substituição de casas de pau a pique por alvenaria.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os cogumelos podem ser encontrados em locais úmidos, geralmente sobre troncos ou galhos de plantas em decomposição. O tempo de vida do cogumelo é bem curto – alguns dias, em geral, após as chuvas em certa época do ano. Indique a alternativa que explica como o cogumelo chega e se estabelece nesses locais.



( a )

Suas sementes são trazidas por animais, como aves e pequenos mamíferos.

( b )

Esses organismos são um tipo de vegetal que existe em associação permanente com outros vegetais.

( c )

O cogumelo se desloca lentamente, de modo imperceptível; ao longo de dias, é capaz de alcançar outro local para se estabelecer.

( d )

O cogumelo produz esporos que são lançados no ar e alcançam novos locais de desenvolvimento.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

[...]

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga-d’água” ou “doença dos caramujos”.

[...]

Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas vivem em áreas sob o risco de contrair a doença [Figura 31]. Os estados das regiões Nordeste e Sudeste são os mais afetados sendo que a ocorrência está diretamente ligada à presença dos moluscos transmissores.

Atualmente, a doença é detectada em todas as regiões do país. As áreas endêmicas e focais abrangem os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte (faixa litorânea), Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais (predominantemente no Norte e Nordeste do Estado).

No Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e no Distrito Federal, a transmissão é focal, não atingindo grandes áreas.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Esquistossomose: causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2019.

A esquistossomose é uma doença endêmica no Brasil e um desafio para o controle da saúde pública. Em 2016, foram registrados 509 casos no Brasil segundo dados do Ministério da Saúde.

Para que o Schistosoma mansoni possa completar seu ciclo de vida, é necessária a presença de um caramujo. A transmissão ocorre pela penetração da larva do verme pela pele. As medidas para evitar a doença são o saneamento básico, o controle da proliferação do caramujo e o cuidado ao tomar banho em lagos e rios onde há notícias de infestação.

A fiscalização das medidas de saúde pública desenvolvidas pelos governos locais é muito importante para o controle das doenças endêmicas no Brasil.

Em sua região, há alguma doença endêmica? De que forma essa doença é transmitida e quais as medidas tomadas pelo governo para seu controle?

Converse com o professor e discuta com os colegas que doenças endêmicas ocorrem em seu bairro, município ou estado e de que modo o governo está atuando para seu controle.

Glossário Doença endêmica: que só ocorre em determinada região.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Os seres vivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho de notícia abaixo.

Cientistas criam robô com células de corações de ratos

Pesquisadores da Harvard University criaram uma espécie de “robô biológico” semelhante a uma arraia, usando ouro, silicone e células cardíacas de ratos modificadas geneticamente. Divulgado hoje no periódico Science, o robô tem pouco mais de um centímetro de comprimento, pesa menos que dez gramas e pode ser controlado remotamente para se mover por líquidos.

[...]

Kit Parker, o bioengenheiro que liderou a equipe responsável pelo robô, acredita que ele é, na verdade, um ser vivo. “Acho que temos uma forma de vida biológica aqui”, ele disse ao Popular Mechanics. “Eu não o chamaria de organismo, porque ele não pode se reproduzir, mas ele certamente está vivo”, completou.

SUMARES, Gustavo. Cientistas criam robô com células de corações de ratos. Olhar digital. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2019.

Reúna-se com dois colegas e, com base em seus conhecimentos sobre as características dos seres vivos, respondam: Vocês concordam com o ponto de vista do bioengenheiro? Converse com o professor e os colegas e, em seguida, registre sua opinião abaixo.

Resposta:

O objetivo desta questão é despertar os alunos para a discussão do que deve ser considerado ser vivo e o que é elemento não vivo. Ela também pode ser utilizada para dar início à discussão sobre seres vivos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os vírus e as bactérias - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

No Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinge 14% das internações

No Brasil, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações, de acordo com o Ministério da Saúde. O simples ato dos profissionais de saúde lavarem as mãos é fundamental para evitar essas infecções. [...]

“A maior e principal das ações de prevenção e controle é a higienização das mãos para evitar passar uma infecção entre os pacientes ou entre os profissionais de saúde”, explica a gerente de vigilância e monitoramento em serviços de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Magda Costa.

Outros fatores citados pela gerente como importantes na prevenção ao problema é a higienização dos ambientes onde estão os pacientes, dos leitos, isolar aqueles que já estão contaminados e a aplicação de protocolos de prevenção.

O infectologista Adelino Freire Júnior [...] destaca que evitar as infecções em ambiente hospitalar se torna cada dia mais importante no atual contexto das bactérias multirresistentes a antibióticos. “Isso traz um desafio mais difícil de ser conquistado porque as infecções hoje são cada vez mais difíceis de serem tratadas. As drogas são mais tóxicas, com mais efeitos colaterais e menos eficientes. As infecções por essas bactérias multirresistentes têm impacto muito grande em aumento de mortalidade”.

O infectologista acrescenta que as infecções hospitalares ainda aumentam o tempo de internação e os custos da assistência médica.

[...]

NO BRASIL, a taxa de infecções hospitalares atinge 14% das internações. Istoé. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019. 

Lavar as mãos é uma importante medida de profilaxia contra as infecções hospitalares. Que outras medidas podem ajudar a conter essas infecções? Faça uma lista dos cuidados com seus colegas e seu professor

Resposta:

Por fim, a leitura e a discussão do texto da Situação-problema reforçam a associação do consumo indiscriminado de antibióticos ao desenvolvimento de linhagens de bactérias resistentes, por meio dos casos comuns de infecções hospitalares. Comente novamente a questão das bactérias resistentes aos antibióticos e abra um debate para a questão das medidas de controle dessas infecções. Assim, desenvolvemos a Competência geral 8 da BNCC e a Competência específica 6 de Ciências da Natureza. É importante que o aluno identifique meios de prevenção contra essas infecções, uma vez que elas contribuem para a saúde individual e coletiva.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Que característica dos artrópodes deu origem a seu nome?

Resposta:

A presença de pernas articuladas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Apesar de apresentarem características em comum, os artrópodes possuem algumas diferenças morfológicas (em sua forma) que caracterizam grupos distintos. Escreva quais são os grupos dos seguintes animais: barata, siri, carrapato, lagosta e ácaro.

Resposta:

Barata – inseto, siri – crustáceo, carrapato – aracnídeo, lagosta – crustáceo, ácaro – aracnídeo.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Vamos jogar (pg. 16) - BY NC 3.0BR

OS NOMES DA TURMA

PEGUE AS LETRAS MÓVEIS DO CONJUNTO DE LETRAS. EM DUPLA, USE AS LETRAS PARA FORMAR O MAIOR NÚMERO DE NOMES DE COLEGAS DA TURMA QUE CONSEGUIR.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 30) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA DE NOMES DOS COLEGAS DA TURMA?

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 189) - BY NC 3.0BR

NO LIXO COMUM, NÃO!

VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]

MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.

PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?

O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O ASSUNTO APRESENTADO NOS TEXTOS?

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 34 - BY NC 3.0BR

EM SALA DE AULA, VOCÊ BRINCOU COM AS RIMAS DE ALGUNS NÚMEROS. AGORA, CONTORNE A PALAVRA QUE CORRESPONDE AO NOME DO NÚMERO.

Resposta:

Sete, nove, vinte, cinco, dez, doze.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercício - Para aprender: No bairro - BY NC 3.0BR

NO BAIRRO

O BAIRRO EM QUE MORAMOS É COMPOSTO, EM SUA MAIORIA, DE CASAS, PRÉDIOS E PRAÇAS. HÁ TAMBÉM ÁRVORES E ALGUNS ANIMAIS QUE VIVEM NESSE AMBIENTE.

• COMO VOCÊ PODE AJUDAR A MANTER UM AMBIENTE SAUDÁVEL E AGRADÁVEL EM SEU BAIRRO?

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

COMO A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA A PERCEBE QUE EXISTE UM ANIMAL PRÓXIMO A ELA?

Resposta:

Os alunos podem citar os vários sentidos envolvidos nesta percepção, mas note se citaram que a criança percebe a presença do animal por meio da sua própria pele.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para aprender: Hábitos saudáveis - BY NC 3.0BR

DECIFRE O CÓDIGO E DESCUBRA UM HÁBITO QUE AJUDA A MANTER NOSSA SAÚDE.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercício - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA E FAÇA O QUE SE PEDE.

QUE DELÍCIA

COMIDA GOSTOSA, AI QUE COISA LOUCA QUE SÓ DE PENSAR ME DÁ AGUA NA BOCA! [...]

BATATA ASSADA, COM MANTEIGA E SAL DERRETE NA BOCA PRAZER SEM IGUAL [...]

E A PIZZA ENTÃO – MUITA MUÇARELA – TÃO APETITOSA, TÃO AMARELA. [...]

E MAIS MARAVILHAS, MAIS MIL GOSTOSURAS DE FRUTAS, LEGUMES (E ATÉ DE VERDURAS...)

TATIANA BELINKY. UM CALDEIRÃO DE POEMAS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2012. P. 34-37

A) SUBLINHE OS ALIMENTOS CITADOS NO POEMA.

B) CONTORNE DE VERDE TODAS AS FRUTAS QUE VOCÊ ENCONTRAR NESTA PÁGINA.

C) COMPLETE A FRASE:

MINHA FRUTA PREFERIDA É _______.

Resposta:

A) BATATA / MANTEIGA / SAL / PIZZA / MUÇARELA / FRUTAS / LEGUMES / VERDURAS

B)

C) Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A vacinação e a saúde pública - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O Ministério da Saúde emitiu alerta para a baixa vacinação contra a paralisia infantil: 312 cidades não vacinaram nem metade das crianças menores de 1 ano em 2017.

OLIVEIRA, Monique. Brasil teve 26 mil casos de pólio de 68 a 89 e não registra casos há 30 anos; entenda. G1. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

O texto mostra a preocupação do Ministério da Saúde quanto à baixa vacinação contra a paralisia infantil. Explique por que a baixa vacinação é um problema de saúde pública.

Resposta:

A questão busca trabalhar a conscientização dos estudantes quanto à importância da vacinação. A redução do número de pessoas vacinadas pode permitir que a doença volte a aparecer e o número de casos aumente.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique o que é brotamento.

Resposta:

Brotamento é um tipo de reprodução assexuada em que um broto se desenvolve a partir de um organismo inicial, podendo se desprender dele e originar outro organismo ou formar colônias.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

O que é compostagem e como fazê-la em casa

A compostagem [Figura 33], conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. 

O processo também contribui para a redução do aquecimento global. Só em 2015, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, foram geradas cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos no Brasil, o que equivale a 88 mil toneladas de lixo diário. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

[...]

Composteira com minhocas

Quem procura um processo de compostagem mais rápido pode optar pela compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, que também pode ser feita em casas e apartamentos com o uso da composteira doméstica.  O vermicomposto, adubo orgânico gerado a partir desse processo, conhecido também como o húmus de minhoca, é rico em flora bacteriana e ajuda a fornecer às plantas uma nutrição equilibrada e maior resistência a doenças.

CAMPOS, Karina. O que é compostagem e como fazê-la em casa. Globo Rural. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2019.

A compostagem é uma das formas de reutilização dos resíduos orgânicos para redução de impactos ambientais, como a intensificação do efeito estufa.

Além de ser dado um novo destino aos resíduos, o produto da compostagem pode ser utilizado como adubo para plantações.

As minhocas, um grupo de anelídeos, podem acelerar o processo.

Que tal construírmos uma composteira para a escola? O adubo pode ser produzido com os próprios resíduos orgânicos e utilizado nos canteiros de plantas da escola ou doados para pessoas da comunidade escolar.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os vírus e as bactérias - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Quais características dos vírus permitiriam classificá-los como seres vivos?

Resposta:

As características dos vírus que permitem sua classificação como seres vivos são: a capacidade de reprodução e o fato de apresentarem material genético

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A vacinação e a saúde pública - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Cite duas barreiras que evitam doenças e outras ameaças no organismo humano.

Resposta:

A pele é uma barreira física. Substâncias presentes na lágrima são barreiras químicas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

Inverno é a melhor época para a prevenção contra o mosquito da dengue

O inverno traz baixas temperaturas e escassez de chuva. Apesar deste cenário não ser favorável ao ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, o mosquito da dengue continua a depositar seus ovos, que podem aguentar até 450 dias em ambiente seco, até o início do verão, quando irão se desenvolver e dar origem a um novo mosquito.

As pessoas acabam relaxando no combate ao inseto nos meses mais frios, por causa das férias e das roupas mais longas, que diminuem a exposição à picada. No entanto, devido à capacidade dos ovos em resistir por todo esse período, o inverno acaba se tornando a melhor época de prevenção [Figura 43] contra o Aedes aegypti, através da eliminação de seus possíveis criadouros.

A importância da continuidade no combate é reforçada pelo primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que apontou que 994 municípios brasileiros apresentaram alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya.

Alguns insetos são vetores de doenças contagiosas, dificultando o controle dessas doenças. O Aedes aegypti, por exemplo, é o mosquito responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela. Portanto, o controle da proliferação do mosquito é de extrema importância para que o número de casos dessas doenças diminua.

Nesse contexto, que tal fazermos uma busca na escola e nas vizinhanças por possíveis focos das larvas do Aedes aegypti? Monte um grupo com os colegas e o professor para caminhar pela escola e por suas redondezas procurando por locais de reprodução do mosquito.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 1 - BY NC 3.0BR

OBSERVE O NOME:

VEJA COMO FICOU O NOME DEPOIS DE ENFEITADO:

ESCREVA SEU NOME NA FOLHA AVULSA QUE RECEBEU NA AULA.

ENFEITE AS LETRAS DE SEU NOME COM LÁPIS DE COR OU CANETAS COLORIDAS, BARBANTE, PAPEL, ENTRE OUTROS MATERIAIS.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 2 - BY NC 3.0BR

DESENHE DOIS OBJETOS OU PESSOAS CUJOS NOMES COMECEM COM A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 100) - BY NC 3.0BR

POR QUE É PRECISO CONTAR O TEMPO?

Resposta:

Leve em conta a resposta de cada aluno; o objetivo é que reflitam sobre por que a contagem do tempo é importante. O desenvolvimento etário possibilitará respostas simples, como: para saber que dia é hoje, para poder comemorar o aniversário, se é dia de vir para a escola, etc. Essas respostas são importantes para que o aluno inicie o desenvolvimento de sua noção de temporalidade histórica. 

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 191 - 195) - BY NC 3.0BR

COMPLETE AS RETAS NUMÉRICAS DE 0 A 10 COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.

a) 

b) 

c) 

Resposta:

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 205 - 206) - BY NC 3.0BR

RESOLVA OS PROBLEMAS E REPRESENTE SUA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO.

A) UMA FAMÍLIA CRIA 3 CACHORROS E 2 GATOS. QUANTOS ANIMAIS ESSA FAMÍLIA CRIA?

B) CHEGARAM MAIS 2 CACHORRAS NA CASA. ENTÃO O NÚMERO DE ANIMAIS AUMENTOU. QUANTOS CACHORROS HÁ AGORA NA CASA?

C) UMA DAS CACHORRAS TEVE 8 FILHOTES. 3 DELES FORAM DOADOS. QUANTOS FILHOTES FICARAM?

D) NO DIA SEGUINTE, 5 FILHOTES FORAM LEVADOS PARA UMA CHÁCARA. QUANTOS FILHOTES FICARAM?

Resposta:

a) A família cria 5 animais.

b) Há 5 cachorros.

c) Ficaram 5 filhotes.

d) Não ficou nenhum filhote, ou 0 filhote.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas