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Questão 2 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662489

VOCÊ SABIA QUE HÁ PLANTAS QUE DESABROCHAM DURANTE O DIA, ENQUANTO OUTRAS DESABROCHAM APENAS DURANTE A NOITE?

VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR SOBRE PLANTAS QUE DESABROCHAM À NOITE?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 2 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

AGORA, VOCÊS VÃO CONTAR AS SEMENTES. COMBINEM COMO FARÃO ESSA CONTAGEM.

Resposta:

As respostas serão de acordo com a quantidade de sementes disponibilizadas para os alunos realizarem as atividades de estimativa e contagem.

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

VAMOS CONTAR DE 3 EM 3.

Resposta:

A) 

B) Os alunos devem pintar de vermelho os números 6, 12, 18, 24 e 30 e de azul os números 3, 9, 15, 21 e 27.

C) 33

• Azul.

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662737

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

DOMINGO DE MANHÃ

A GENTE ACORDA CEDINHO. SEM AQUELE SONO DE DIA QUE TEM AULA. TODO MUNDO ANIMADO. FALANDO ALTO. RINDO. É O ÚNICO DIA EM QUE TODO MUNDO TOMA CAFÉ DA MANHÃ JUNTO. [...]

FLAVIO DE SOUZA. DOMINGÃO JOIA. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1997. P. 7.

DE ACORDO COM O TEXTO, EM QUAL DIA TODOS PODEM TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ JUNTOS?

Resposta:

Domingo.

Questão 2 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662960

OS PARQUES

ALÉM DE PRAÇAS, NAS CIDADES HÁ PARQUES PÚBLICOS. ELES SÃO GRANDES ESPAÇOS COLETIVOS ONDE AS PESSOAS PODEM ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA, COM ALGUNS TIPOS DE ANIMAIS E PLANTAS.

ESSES ESPAÇOS TAMBÉM SÃO USADOS PARA GRANDES EVENTOS PÚBLICOS, COMO APRESENTAÇÕES DE MÚSICA E FEIRAS.

HÁ OUTROS TIPOS DE PARQUE, LOCALIZADOS FORA DAS CIDADES. SÃO MAIORES E USADOS PARA PRESERVAR OS ANIMAIS SILVESTRES, A VEGETAÇÃO NATURAL E AS NASCENTES DE ÁGUA (LOCAIS ONDE NASCEM OS RIOS).

NELES, PODEMOS OBSERVAR A NATUREZA, APRENDER A RESPEITÁ-LA E PRESERVÁ-LA. NO BRASIL, HÁ MUITOS PARQUES IMPORTANTES PARA A MANUTENÇÃO DA NATUREZA. OBSERVE AS IMAGENS DE ALGUNS DELES.

QUAL DELES VOCÊ GOSTARIA DE VISITAR? POR QUÊ?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 2 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - BY NC 3.0BR

COMPLETE O QUADRO DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE ANTERIOR.

Resposta:

A) 1º LUGAR:  Joaquim   2º LUGAR:  Enzo   3º LUGAR:  Camila

B) 6 palitos.

Questão 2 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - BY NC 3.0BR

12662433

ACOMPANHE A LEITURA DA CANTIGA DE RODA COM O PROFESSOR.

CIRANDA, CIRANDINHA

CIRANDA, CIRANDINHA VAMOS TODOS CIRANDAR VAMOS DAR A MEIA-VOLTA VOLTA E MEIA VAMOS DAR.

O ANEL QUE TU ME DESTE ERA VIDRO E SE QUEBROU O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO E SE ACABOU.

POR ISSO, DONA MARIAZINHA, ENTRE DENTRO DESTA RODA DIGA UM VERSO BEM BONITO DIGA ADEUS E VÁ-SE EMBORA.

DOMÍNIO PÚBLICO.

COMPLETE AS PALAVRAS COM AS SÍLABAS DO QUADRO.

Resposta:

A) MACACO

B) CEGONHA

C) ÓCULOS

D) CIGARRA

E) CACHORRO

F) TUCANO

Questão 2 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - Em casa 48 - BY NC 3.0BR

FORME CINCO PALAVRAS USANDO AS SÍLABAS DO QUADRO DO ITEM ANTERIOR.

Resposta:

Resposta pessoal. Sugestões de resposta: boca, bola, colo, nave, mala, menina, boneca.

Questão 2 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662414

O CORPO HUMANO APRESENTA DIFERENTES CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COMO A COR DOS OLHOS, DA PELE, DO CABELO E O FORMATO DO NARIZ E DOS OLHOS. SÃO ESSAS CARACTERÍSTICAS QUE NOS DIFERENCIAM.

ESSA DIVERSIDADE TORNA O MUNDO MUITO MAIS INTERESSANTE, NÃO É MESMO?

QUE DIFERENÇAS PODEMOS OBSERVAR? CITE TRÊS.

Resposta:

Sugestão de resposta: a cor de cabelo, a cor da pele e a altura.

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662638

ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

O GATO

COM UM LINDO SALTO LESTO E SEGURO O GATO PASSA DO CHÃO AO MURO LOGO MUDANDO DE OPINIÃO PASSA DE NOVO DO MURO AO CHÃO E PEGA CORRE BEM DE MANSINHO ATRÁS DE UM POBRE DE UM PASSARINHO SÚBITO, PARA COMO ASSOMBRADO DEPOIS DISPARA PULA DE LADO E QUANDO TUDO SE LHE FATIGA TOMA O SEU BANHO PASSANDO A LÍNGUA PELA BARRIGA.

VINICIUS DE MORAES. O GATO. ARCA DE NOÉ. RIO DE JANEIRO: SABIÁ, 1970. DISPONÍVEL EM: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/ poesia/livros/arca-de-noe. ACESSO EM: 25 JUL. 2024.

GLOSSÁRIO LESTO: RÁPIDO. SÚBITO: DE REPENTE. FATIGA: CANSA.

O AUTOR DESCREVE NO POEMA ALGUNS MOVIMENTOS DO GATO. ESCREVA DOIS DELES.

Resposta:

Respostas possíveis: passa, pega, corre, para, dispara, pula e toma (banho).

Questão 2 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - Em casa 66 - BY NC 3.0BR

ENCONTRE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO QUADRO E PINTE-AS.

Resposta:

Questão 2 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - Em casa 49 - BY NC 3.0BR

SE CADA ALUNO VOTOU EM UM ANIMAL, QUANTOS ALUNOS TÊM ANIMAIS EM CASA? REGISTRE COMO PENSOU.

Resposta:

17 alunos, pois 5 + 7 + 3 + 2 = 17

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662673

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO INSTRUCIONAL.

JOGO DAS DIREÇÕES

MATERIAL

• 1 TABULEIRO

• 1 DADO

• 2 MARCADORES

• FICHAS INDICANDO AS DIREÇÕES (UM CONJUNTO DE FICHAS PARA CADA JOGADOR)

• 1 ENVELOPE PARA GUARDAR AS FICHAS

COMO JOGAR

1. UM COLEGA É ESCOLHIDO PARA JOGAR.

2. OS MARCADORES DEVEM SER COLOCADOS NO TABULEIRO, NA POSIÇÃO DE PARTIDA (INÍCIO). CADA JOGADOR ESCOLHE A SUA POSIÇÃO.

3. CADA JOGADOR, NA SUA VEZ, TIRA DO ENVELOPE UMA SETA QUE INDICARÁ A DIREÇÃO QUE O MARCADOR DEVERÁ SE DESLOCAR.

4. EM SEGUIDA, JOGA O DADO E MOVE O MARCADOR DE ACORDO COM O NÚMERO INDICADO NELE E NA DIREÇÃO INDICADA NA FICHA.

5. CASO O NÚMERO INDICADO NO DADO SEJA MAIOR QUE O NÚMERO DE CASAS NAQUELA DIREÇÃO, O JOGADOR DEVE ANDAR O MÁXIMO POSSÍVEL DE CASAS E PASSAR A VEZ PARA O COLEGA.

6. QUANDO O MARCADOR CAIR EM UMA DAS CASAS PREMIADAS, O JOGADOR DEVE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES QUE ESTÃO NA CASA.

7. SE NÃO FOR POSSÍVEL MOVER O MARCADOR PARA ALGUMA CASA, O JOGADOR PASSA A VEZ AO COLEGA.

8. GANHA O JOGO QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO FIM.

TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.

VOCÊ ACHA IMPORTANTE LER AS REGRAS ANTES DE JOGAR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 2 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Produção de texto - BY NC 3.0BR

12662946

ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM O PROFESSOR.

AGORA, ESCREVA A HISTÓRIA. SE PRECISAR, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR. SE PREFERIR, ESCREVA SEU TEXTO EM UMA FOLHA AVULSA.

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Em casa 85 - BY NC 3.0BR

NA SALA DE AULA, VOCÊ PARTICIPOU DE UM JOGO DE TABULEIRO SEGUINDO REGRAS. PARA DEFINIR QUANTAS CASAS ANDAR, O QUE CADA JOGADOR DEVERIA FAZER?

Resposta:

Deveria jogar o dado e ler o número sorteado.

Questão 2 - Módulo 8 - Nosso tempo - Atividades - BY NC 3.0BR

AGORA, VAMOS INVESTIGAR ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O DIA E A NOITE.

Resposta:

A) (X) DIA

B) (X) DIA

C) (X) NOITE

D) Resposta pessoal.

Questão 2 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - Em casa 52 - BY NC 3.0BR

ESCOLHA TRÊS SÍLABAS DO QUADRO DA ATIVIDADE 1 E ESCREVA UMA PALAVRA QUE SE INICIA COM CADA UMA DELAS. OBSERVE O EXEMPLO.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NAS REGRAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, MAS NÃO PRECISAM SER SEGUIDAS NO SÁBADO NEM NO DOMINGO.



( a )

IR À ESCOLA.

( b )

 FAZER TAREFA DE CASA.

( c )

FICAR ACORDADO ATÉ MAIS TARDE.

( e )

DORMIR NA HORA CERTA.

( d )

ACORDAR NO HORÁRIO.

( f )

ESTUDAR.

( g )

DESCANSAR O DIA TODO.

( h )

ARRUMAR O MATERIAL ESCOLAR.

Questão 2 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Produção de texto - BY NC 3.0BR

12663013

ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR.

REGISTRE O RECONTO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

Questão 2 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - BY NC 3.0BR

12662967

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO RELATO PESSOAL.

MINHAS FÉRIAS

MEU NOME É SOFIA E VOU CONTAR UM POUCO SOBRE MINHAS FÉRIAS DE JULHO DE 2024.

EU E MINHA FAMÍLIA FOMOS PARA O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES. FIZEMOS A VIAGEM DE CARRO E, POR SER LONGA, MEUS PAIS DECIDIRAM FAZÊ-LA EM QUATRO DIAS, POIS ASSIM CONHECERÍAMOS OUTROS LUGARES DURANTE O PERCURSO: AS CIDADES DE RIBEIRÃO PRETO, GOIÂNIA E CUIABÁ. SAÍMOS DE CURITIBA NO DIA 12 DE JULHO DE 2024, PELA MANHÃ.

CONHECEMOS LUGARES LINDOS, MAS O QUE MAIS ME MARCOU FOI A CACHOEIRA VÉU DE NOIVA, COM 86 METROS DE ALTURA, NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES.

FICAMOS NA CHAPADA DOS GUIMARÃES DURANTE 6 DIAS E DEPOIS RETORNAMOS PARA CASA. ESSAS FÉRIAS FORAM MARAVILHOSAS! 

TEXTO ESCRITO POR SOFIA.

AGORA, PEGUE UM CALENDÁRIO E, COM A AJUDA DO PROFESSOR, REGISTRE AS INFORMAÇÕES SOBRE O RELATO PESSOAL DE SOFIA.

Resposta:

A) DIA: 12 MÊS: julho ANO: 2024

B) Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

C) A família chegou no dia 15/7/2024.

D) A família partiu no dia 20/7/2024.

E) Eles chegaram às 18 horas.

F) A família chegou a Goiânia às 18 horas.

G) No dia 14 do mês de julho de 2024.

H) Eles saíram de Cuiabá às 10 horas.

Questão 2 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662200

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO POEMA.

CÃO E HOMEM SÃO AMIGOS DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS. O CÃO VIGIAVA OS PERIGOS. (TAMBÉM TINHA MEDO DAS FERAS). É BOM SER AMIGO DO HOMEM. ELE SABE QUANDO TENHO FOME. TENHO AMIGO, TENHO ABRIGO... SABE O QUE MAIS? TENHO ATÉ NOME.

LUIZ ROBERTO GUEDES. BICHARADA DE LETRAS. SÃO PAULO: FTD, 1996. (COLEÇÃO PLANETA BICHO).

O QUE VOCÊ SABE SOBRE O TEMPO DAS CAVERNAS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 2 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - Em casa 67 - BY NC 3.0BR

FAÇA UM TRAÇO SEPARANDO AS PALAVRAS E DEPOIS ESCREVA-AS AO LADO. VEJA O EXEMPLO.

Resposta:

A) peito - orelha

B) cabelo - mão

C) cotovelo - dedo

Questão 2 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - BY NC 3.0BR

DESCUBRA QUE NÚMERO ESTÁ ESCONDIDO EMBAIXO DE CADA FIGURA DO QUADRO NUMÉRICO.

Resposta:

Os números são, nesta ordem: 6, 9, 11, 15, 18, 23, 32, 39, 40, 41, 45 e 47

Questão 2 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - BY NC 3.0BR

12662417

ALGUMAS PESSOAS APRESENTAM DIFICULDADE PARA SE MOVIMENTAR, ENXERGAR, OUVIR OU FALAR. POR ISSO, EXISTEM EQUIPAMENTOS PARA AJUDÁ-LAS A EXECUTAR SUAS TAREFAS DIÁRIAS, COMO CADEIRAS DE RODAS, MULETAS OU BENGALAS, PRÓTESES, ÓCULOS E APARELHOS AUDITIVOS.

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO ABAIXO.

CONVERSE COM OS COLEGAS E PROPONHA OUTRAS BRINCADEIRAS EM QUE AS CRIANÇAS PODEM SE DIVERTIR JUNTAS.

Resposta:

Sugestão de resposta: Jogos e brincadeiras que utilizam mais os membros superiores, como passa anel, basquete, peteca, etc.

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - Em casa 83 - BY NC 3.0BR

DESENHE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 2 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - BY NC 3.0BR

AGORA, REGISTRE O RESULTADO DA VOTAÇÃO NA TABELA.

Resposta:

A resposta depende da preferência dos alunos da turma.

Questão 2 - Módulo 7 - Nosso corpo - Atividades - BY NC 3.0BR

AGORA, OBSERVE AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM EM CADA COLEÇÃO E COMPLETE OS REGISTROS MATEMÁTICOS.

Resposta:

A) 1

B) 3

C) 4

D) 4

Questão 2 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

OBSERVE A MALHA QUADRICULADA ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE DE ACORDO COM OS COMANDOS DOS NÚMEROS E DAS SETAS INDICADOS NOS ITENS DE A A F.

SIGA OS COMANDOS NA MALHA, PINTE O TRAJETO DE VERMELHO E INDIQUE COM UM X O PONTO DE CHEGADA.

Resposta:

Questão 2 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Em casa 105 - BY NC 3.0BR

JUNTE AS SÍLABAS E FORME SEIS PALAVRAS.

Resposta:

Possibilidades de resposta: bruxa, brigo, braço, brasa, abra, abre, abrigo, abro, abraço, aço, asa, brisa.

Questão 2 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662185

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA LETRA DA CANÇÃO.

GENTE TEM SOBRENOME

TODAS AS COISAS TÊM NOME CASA, JANELA E JARDIM COISAS NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM

TODAS AS FLORES TÊM NOME ROSA, CAMÉLIA E JASMIM FLORES NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM

O CHICO É BUARQUE, CAETANO É VELOSO O ARY FOI BARROSO TAMBÉM E TEM OS QUE SÃO JORGE, TEM O JORGE AMADO TEM OUTRO QUE É O JORGE BEN

QUEM TEM APELIDO, DEDÉ, ZACARIAS MUSSUM E A FAFÁ DE BELÉM TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME TEM SOBRENOME TAMBÉM

TODO BRINQUEDO TEM NOME BOLA, BONECA E PATINS BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM

COISAS GOSTOSAS TÊM NOME BOLO, MINGAU E PUDIM DOCES NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM

RENATO É ARAGÃO, O QUE FAZ CONFUSÃO CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN E TEM O VINÍCIUS, QUE ERA DE MORAES E O TOM BRASILEIRO É JOBIM

QUEM TEM APELIDO, ZICO, MAGUILA XUXA, PELÉ E HE-MAN TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME TEM SOBRENOME TAMBÉM

TOQUINHO E ELIFAS ANDREATO. GENTE TEM SOBRENOME. IN: CANÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS. PHILIPS, 1987. CD. FAIXA 2.

NA SALA DE AULA, HÁ PESSOAS COM O MESMO NOME? COMO PODEMOS DIFERENCIAR PESSOAS DE MESMO NOME?

Resposta:

Podemos usar o sobrenome ou um apelido de que a pessoa goste.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas